O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O "novo Benfica" que é preciso entender

. 29 comentários

Atualmente todos estamos ansiosos de ver os planteis fechados, no caso do SLBenfica, salvo alguma saída inesperada, o que está em causa é a otimização do plantel com vendas de jogadores que possam ter, entretanto, perdido espaço para novos jogadores.

Há algum tempo atrás, ouviamos jogadores dizer que queriam vir para o Benfica para poderem sair depois para clubes grandes da Europa, reconhendo o Clube como um meio e não como um fim. Alguns até sairam para clubes de média dimensão porque lhes foram oferecidos contratos de grande dimensão financeira.

Nos dias que correm, vemos jogadores como Lindelof a não querer sair porque não pretende deixar o Benfica para ser suplente num grande clube mundial, vemos Samaris e Talisca a preferir ficar no Benfica do que aceitar clubes que consideram de menor dimensão como o Zenit ou entrar por baixo em ligas que lhes podem abrir o futuro como o Championship. E temos ainda o Jonas que prefere manter-se no Benfica do que aproveitar para sair para a China para fazer aquele que será, porventura, o último grande contrato da sua vida.

No caso dos excedentários, portanto excluindo Lindelof e Jonas desta conversa, não há quaisquer dúvidas que qualquer destes jogadores tem qualidade e valor. 

Samaris já no ano passado mostrou que, sendo um jogador de qualidade e sendo um profissional fabuloso que tem a camisola bem junto à pele, com a chegada de jogadores jovens como Danilo ou mesmo Horta e com um super-Fejsa na equipa, a possibilidade de este jogador ter o tempo de jogo que o seu profissionalismo e qualidade merecem, é curta. É daqueles jogadores que custa ver sair, mas que será porventura o melhor para todos. Se ficar, terá o seu espaço, menor do que deveria ter, mas terá e ficará cá muito bem. Não se trata de querer empurrar o jogador mas sim de rentabilizar um ativo que terá pouco espaço de valorização.

Com Talisca o caso é diferente. O jogador tem qualidade, mas o Benfica para a posição de 10 ou segundo avançado tem jogadores melhores e que completam melhor a função de apoio defensivo que faz parte da estratégia de Rui Vitória. Talisca é um excelente jogador para jogar a 10 à antiga ou segundo avançado e vale golos, por isso vale dinheiro... mas quem tem Jonas, Guedes e Jimenez... não precisa manter Talisca.

O caso de Salvio é totalmente diferente. Em condições normais seria o líder em campo que foi Gaitan, mas apesar da excelente pré-temporada, a sucessão de lesões manda que a prudência económica aproveite o momento para rentabilizar este ativo, sob risco de, como no passado, ficarmos sem jogador e sem dinheiro. Tal como Samaris, ninguém gostaria de ver sair Salvio, mas o risco existe e temos que agir de acordo.

Depois há outros casos como Carcela, que sendo um jogador de qualidade, tem mercado e manter um suplente para o qual podemos ter alternativas "in house" também não faz sentido...

Por fim, há o caso de Jonas! Este é, porventura, um caso de grande paixão por parte dos benfiquistas por um dos melhores jogadores a atuar em Portugal mas que, porém, aos 32 anos tem um elevado potencial de começar a ter quebras de rendimento - é a lei da vida.

Jonas é e será sempre um excelente jogador, Jonas é e será sempre um jogador com espaço na equipa titular do SLBenfica... porém, friamente,. tenho alguma dificuldade em considerar o jogador intransferível aos 32 anos se aparecer uma proposta acima dos 20M€.

É importante entender que o Benfica tem SEMPRE que ter em conta a capacidade de gerar retorno financeiro de todo e qualquer ativo que tenha no clube. Ao contrario dos clubes de topo mundial, não podemos investir para ter e manter... Não podemos manter jogadores até final da carreira e não obter retorno.

A estratégia do Benfica não pode passar por pagar grandes ordenados a jogadores que já foram consagrados e que entre lesões e idade, terão rendimento mas não tanto como um jogador jovem que além do rendimento crescente poderá ainda render financeiramente.

Isto vai obrigar-nos a "desprendermo-nos" emocionalmente de jogadores como Jonas, Luisão ou, na próxima temporada, Fejsa. São jogadores muito importantes, porém que têm atrás deles novo sangue pronto a lutar pelo seu espaço - como vimos com Lindelof.

Por fim, é também importante que possamos compreender a atitude dos empresários que tentam depois "jogar" com os contratos. Atualmente há uma "luta" entre o Benfica que quer pagar mais ao Victor e aumentar a clausula e o seu empresario que prefere que tudo se mantenha assim para que quem quiser dar-lhe a titularidade num clube de topo possa "bater" os 30M a pronto, que sempre é mais fácil que os 45 ou 60M.

Tudo isto faz parte do "novo Benfica", aliás do "futebol-negócio" que temos que todos ter capacidade para compreender antes de desatarmos a disparar contra quem tem que tomar decisões e, de fora, nos parece que são decisões ao contrário dos nossos gostos.

Fiquem sim felizes que o SLBenfica não tenha um presidente que desvaloriza a ambição e desejo dos seus jogadores, que não recusa reconhecer financeiramente a qualidade de quem a tem, para depois estar no mercado a pagar valores mais altos a jogadores de fora e que, dificilmente, irão render o mesmo que jogadores de grande nível que já estão no plantel.

Melhor que ter o plantel já estruturado é, ao contrário do que acontece com outros, não termos todos os nossos melhores jogadores a ambicionar uma saída e como não vai ser possível sairem todos, terão varios um rendimento abaixo do desejado.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

29 comentários

  1. Enquanto o ex 17 e novo 10 pisar o relvado da luz festejaremos sempre em Maio!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/8/16 12:40

    Xi, Shadows, e agora? O GB a defender o Vieira?! Este blog, afinal, é de quem? Ah e tal, lá vem a ladainha que não existe linha editorial por trás.

    Já pensaram que isto só vai parar , no mínimo, no hexa? Rebentar com os tripas de vez? A lagartagem está fora disto.

    Zé pincel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Rebentar com os tripas de vez?"

      Andamos com esta conversa há mais de 30 anos e eles não rebentam... alias, até cresceram a ritmo nunca visto. Quando é que nos vamos enxergar e perceber que a escumalha se tornou num clube grande? E que a nível europeu já nos ultrapassou? É que olhámos tanto para os outros que nos esquecemos de ganhar e solidificar o clube. E criticámos tanto o seu modus operandi que acabámos por nós tornar iguais. Sem o mesmo nível de vitórias, vem entendido...

      Eliminar
  3. Anónimo4/8/16 12:48

    Excelente post, finalmente a falar do nosso amor o BENFICA, e não de contas, de vieiras ou de carneiros...
    P.S: Parece que o dinheiro da possivel venda de Salvio, pode ser utilizado em Rafa.
    Qual a vossa opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/8/16 13:29

      Isso faz-me lembrar o SLB da minha meninice, raçudo a mandar também no mercado de jogadores, nos tempos em que a nossa 2ª linha era melhor que a 1ª dos outros clubes todos.

      Eliminar
  4. benfiquista de gaia4/8/16 12:57

    comprar o jimenez e o pizi pelos valores que sao publicos...e um roubo...nao existe ponderaçao possivel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/8/16 14:45

      Tens toda a razão; bom mesmo é comprar o Andrien Lopez, Imbula, Liedson na fase da reforma, Ismailov, Quintero, Aboubakar, Chikabala entre outras tantas estrelas que têm impedido nestas últimas três épocas o Benfica de se sagrar TRI-CAMPEÃO.

      O Portista de Almada

      Eliminar
    2. burra de gaia, deixa-te de merdas e faz-te à vida.
      Vai trabalhar malandro...

      Eliminar
  5. Apesar de crítico das vendas, melhor dizendo, das negociatas subscrevo muito do foi escrito.

    Há um Benfica histórico que não voltará, em que o núcleo duro, (pelo menos 7/8 jogadores), tinham no mínimo uns 5/6 anos de primeira equipa.

    Há outro Benfica, o do FM em que os jogadores só saem por várias vezes o valor com que foram comprados, e depois de "espremidos" ao máximo e terem dado muitos títulos ao clube, mas esse Benfica é virtual.

    Depois há o Benfica que temos, real e presente que está longe de ter uma gestão perfeita basta ver as enormes dúvidas que muitos temos, mas que lá vai fazendo pela vida e vai se aguentando.

    Esperemos que a receita continue a dar títulos e a ajudar à vagarosa recuperação das contas, porque antes ganhar e melhorar um pouco que perder e piorar, algo que num passado recente era regra, este Presidente incluído.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo4/8/16 13:12

    Excelente post, só um apontamento:

    - Luisao neste momento deveria retirar-se como jogador e passar para a "secretaria", tal como o Nuno Gomes. Sairia pela porta grande, deixando na memoria dos benfiquistas as grandes exibições que realizou nestes anos de águia ao peito. Caso continue, o mais certo será falhar porque já não conserva a frescura de outros tempos e com isso poder sair manchado e eventualmente pela porta pequena....

    ResponderEliminar
  7. Concordo que o nosso clube é hoje um clube onde os seus jogadores se sentem bem e onde são recompensados pelo seu empenho, o que depois gera resultados positivos no campo. É uma força nossa que importa valorizar.

    No entanto, e há sempre um "mas...", gostava que fosse mais claro de que forma a "gestão de activos" está de facto a ajudar o clube a crescer desportivamente (mesmo que seja só através da sua consolidação financeira e económica para o futuro).

    Ouvimos falar de milhões para aqui e para ali e ficamos com a cabeça à roda porque: a) não há informação (e mesmo fontes de informação) fidedignas; b) tudo nos parece desligado da vida que a maioria de nós leva.

    Não há tradução real entre os valores de que se fala no futebol e o que se fala na vida real.

    No fundo a questão é simples: Gostava que a análise destes últimos anos pudesse ser mais objectiva, que fosse mais além do que a mera questão dos resultados desportivos (a avaliação de um mandato presidencial não pode ficar dependente do Brian Ruiz marcar ou não um golo), que fosse menos uma questão de fé (eu acredito/não acredito no presidente) porque da fé ao dogma vai um passinho muito pequenino e muito perigoso.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo4/8/16 13:37

    E, entretanto o J.J. lá vai gerindo o seu "barcos", comprando hoje jogadores que dispensa quatro ou cinco meses depois...

    Que nabo!

    ResponderEliminar
  9. benfiquista de gaia4/8/16 14:09

    (estar no mercado a pagar valores mais altos a jogadores de fora????) porra??? o jiminez e o pizi sao valores baixos.. o sr.deve ser milionario...

    ResponderEliminar
  10. Quero um Benfica sem negociatas4/8/16 14:33

    Realmente existe um novo "Benfica"

    Na teoria o Benfica ainda mantém o nome e somente o nome.

    ...mas que na pratica é o Sport Vieira & Friends.

    Um novo " Benfica " que permite a uma pessoa que nem se podia candidatar ser presimente.

    Um novo " Benfica" que trata mal os Benfiquistas.

    Um novo " Benfica " em que o ilegítimo manda os Benfiquistas po carvalho

    Um novo " Benfica " que infelizmente é uma cópia do FCP que todos nós criticavamos.

    Um novo " Benfica" que não honra os valores e princípios da sua fundação.

    Um novo " Benfica " repleto de mentiras/inverdades/omissões.

    Um novo " Benfica " em que os Benfiquistas não tem liberdade para expressar a sua opinião sendo ofendidos de tudo e ameaçados fisicamente.

    Um novo "Benfica " das negociatas estranhas.

    Um novo "Benfica " que é um clube satélite, um clube cobaia de um empresário ( Jorge Mendes) e dos " seus clubes " empresário esse que manda e remanda nas vendas e compras do Benfica.

    Um novo "Benfica" que é um entreposto de compra e venda de produtos (jogadores)

    Um novo "Benfica " que apoia o sistema corrupto do futebol português com apoios inequivecos a pessoas apanhadas nas escutas do Apito dourado ( Fernando Gomes )

    Um novo " Benfica " com reuniões com carteis de droga no Estádio da Luz.

    Um novo " Benfica " que tem pessoas que enojam quem é honesto.

    E que um dia todos nós Benquiquistas nos vamos arrepender de termos permitido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/8/16 15:32

      Creio que nem o ACP mantém os mesmos princípios e valores de quando foi fundado, quanto mais o SLB.

      Os tempos mudam, as pessoas mudam, o que é uma chatice, para os Velhos do Restelo.

      Como cantava o poeta Bob Dylan:

      The times they are a-changing

      Then you better start swimmin'
      Or you'll sink like a stone
      For the times they are a-changin'

      For the loser now
      Will be later to win
      For the times they are a-changin'

      Your sons and your daughters
      Are beyond your command
      Your old road is
      Rapidly agin(g)'.
      Please get out of the new one
      If you can't lend your hand
      For the times they are a-changin'

      Ah, como se aprende com a poesia maravilhosa!

      Eliminar
    2. Nuno Figo4/8/16 16:31

      Bela resposta.
      Nestes últimos 20 anos de sócio, vejo de facto um Benfica novo.
      Que trata mal os Benfiquistas? Quais? A mim, sempre me tratam e trataram bem na Luz.
      Repleto de mentira? Bem me lembro de Vilarinho e Azevedo... Mas sim, podia ser mais transparente.
      Sem liberdade de expressão? Engraçado. Que estaremos nós a discutir aqui, em plena liberdade?
      De negociatas, empresários e entreposto. Pois. E de Aimar, Saviola e Jonas, de David Luiz, Maxi e Ramires, de Witsel, Gaitan e Salvio, de Markovic, Matic e Fejsa, de Di Maria, Cardozo e Lima. Irra tanta negociata.
      O resto é demagogia pura.

      Venha daí essa alternativa a LFV. Vamos lá discuti-la.
      Entretanto, irei apreciando o TRI. A mim, pelo menos, sabe-me bem.

      Eliminar
    3. gostei Nuno Figo. Acho que sinto o mesmo que tu!abraço

      Eliminar
  11. Há duas coisas, entre muitas outras, que acho extraordinárias: uma, é haver benfiquistas que acham que os jogadores amam o Benfica e outra é haver benfiquistas que acham que talisca vale 25M e salvio 30M... É também à pala deste género de benfiquistas que os do costume continuam a rechear as contas bancárias como se nada fosse e com toda a naturalidade...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo4/8/16 15:43

    Alice no País das Maravilhas.

    O nosso amado e querido Vieira, além das mentiras que foi lançando ao vento ao longo destes anos, é segundo o pessoal informado, um presidente ilegítimo.
    As ideias que colocas aqui são razoáveis se o nosso querido e amado líder não fosse um real alternadíssimo aldrabão - essa situação de ser presidente Ilegitimo.
    Quem apoia o nosso salvador e inequívoco aldrabão Vieira, está a apoiar a aldrabice como forma razoável de nos sermos uns com os outros, pensem nisso, antes de apoiar, ou inequivocamente assumam que ser aldrabão é uma qualidade que apreciam e querem que por exemplo os vossos parceiros e/ou parceiras de cama desenvolvam com profundidade, temos que ser consequentes com os nossos princípios.

    Viva Vieira, Viva Mendes, Viva todos aqueles que amam a aldrabice!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/8/16 16:13

      Vento Lusitado? Welcome back.

      Eliminar
    2. Anónimo4/8/16 16:26

      Aldrabão é um conceito demasiado abrangente e universal. Qualquer pessoa pode ser acusada de ser um aldrabão, mesmo uma pessoa boa. Porque todos nós temos contratempos e contradições. Todos nós em algum momento mentimos, manipulamos ou fomos egoístas.

      Por isso John Lennon cantava:

      God is a Concept by which we measure our pain
      I'll say it again
      God is a Concept by which we measure our pain

      I don't believe in magic
      I don't believe in I-ching
      I don't believe in Bible
      I don't believe in Tarot
      I don't believe in Hitler
      I don't believe in Jesus
      I don't believe in Kennedy
      I don't believe in Buddha
      I don't believe in Mantra
      I don't believe in Gita
      I don't believe in Yoga
      I don't believe in Kings
      I don't believe in Elvis
      I don't believe in Zimmerman
      I don't believe in Beatles

      I just believe in LFV. LFV and me.

      Eliminar
    3. Nuno Figo4/8/16 16:36

      Então explique lá porque os "informados" dizem que LFV é presidente ilegítimo?
      Eu informei-me e o único que consigo saber é que há dúvidas sobre se LFV terá tido sempre as quotas em dia. O que, por si só e de acordo com os estatutos do clube, direitos e deveres dos associados, não lhe retira o estatuto de sócio.

      Ilumine-nos, por favor.
      E já agora, caro/a Alice, ponha um pouco de perfume. É que deita um fedor a lagarto que enoja.

      Eliminar
    4. Pessoal Informado? lol define pessoal informado. Acéfalos que escrevem em blogs? É que há pessoal informado que diz que o benfica n tem 35 titulos de campeao!


      Frazes soltas de grande benfiquistas:

      ""
      e admitindo sim que roubou sim, mas que também pôs dinheiro no Benfica

      É verdade levamos 7 do Celta de Vigo, mas nesse mesmo ano tambem foi a primeira vez que um clube portugues virou uma eliminatoria depois de ter perdido em casa, frente ao Dinamo de Bucareste

      João Mário é muito superior ao Senhor 14milhões.

      William Carvalho seria titular a trinco no Benfica.

      Todos sabemos isso face a provas publicadas em vários blogs
      ""

      .Calma o tipo robou mas primeiro pos dinheiro no Benfica, que depois roubou a quadriplicar.!!
      .Calma perdemos 7-0 com o Vigo, mas antes tinhamos perdido com uma equipa fraquissima em casa!!
      .Onde é que está o Joao Mario? Aquele tipo que foi o pior jogador do Europeu.
      http://goalpoint.pt/blog/futebolnacional/pizzi-entre-os-reis-do-passe-chave_26825

      . O Fesja ainda está a rir-se. Vamos esperar que não se lesione.
      . Extra, extra, O benfica n tem 35 titulos de campeão, vejam este blog:
      http://leoninamente.blogspot.pt/2014/05/a-matematica-do-benfica-27-3-33.html

      Se está num blog, está provado!! E a Policia que nada faz!!

      É ternurento o amor que estes benfiquistas tem pelo Vale Azevedo e pelo Sporting!!

      O comentario "O ingenuo da semana" vai para Xander_Aguia,

      . Não entendo o porquê comentar-se este jogo desta forma e não se ter deito o mesmo no jogo da Alemanha onde metemos os gajos no bolso literalmente......

      O comentário "estes tipos só merecem ser gozados" vai para Anonimo

      . Eu sou do tempo em que os jogadores eram nossos e baratos - Nelo, King, Paredão, Tavares, Michael Thomas, Deane Sounders etc etc etc





      Enfim as mentiras repetidas do sombra e dos seus muchachos, verdadeiros e grandes benfiquistas que incitam os falso benfiquistas contra a Benfica TV pq o avião bateu no torreao e não na cupula, lá vai enganando os desatentos.


      http://www.jn.pt/desporto/interior/luis-filipe-vieira-pelos-50-anos-de-socio-do-benfica-5050944.html


      O Vieira é tão ilegitimo como o Benfica tem só 32 titulos. Enfim chamar ilegitimo a alguem que ganhou DE ABADA consecutivamente as eleições mais participadas da historia do benfica é algo que enfim.

      Eliminar
    5. Anónimo4/8/16 21:06

      Alice no País dos Tipos que se estão a cagar para a verdade, porque o que interessa é o seu tacho, grandessíssimos


      Vieira é NOSso irmão, Pai, Aquele que se encontra acima de Deus Vosso Senhor, segue aqui meu estimado irmão e amigo Tadeu, serumaninho simpático e disponível para a verdade, segue o link:

      http://eternobenfica.blogspot.pt/2012/10/era-uma-vez-um-nao-socio-que-e-hoje.html

      Um aldrabão é um aldrabão e o NOSso estimado JFelipe Vieira é segundo estas provas um grandessíssimo aldrabão.

      Apoiemos com firmeza e dedicação, o que interessa é ganhar, o que interessa é fingir que não se servem do Benfica para ganhar Bom Dinheiro!

      Viva Vieira, Viva NOS

      Eliminar
    6. Nuno Figo5/8/16 00:31

      "Se hoje em dia Vieira tem um número de sócio entre o de Rui Cunha e o de Domingos Lima, teve de receber o emblema de mérito entre Rui Cunha e Domingos Lima. Mas tal não sucedeu. A única explicação é qual mesmo ? Quotas em atraso. Muitas quotas em atraso... Isso torna-o o quê, mesmo ? Num mau exemplo. E se atentarmos bem à lista vemos que todos os anos há números bem inferiores a receberem os emblemas: tratam-se das pessoas que recuperaram números ou que pagaram quotas. Nem aí Vieira aparece, nem ao trabalho de pagar as quotas em atraso, na altura, se deu. Há com cada uma... Objectivamente: Luis Filipe Vieira não era sócio do clube no ínicio da década de 90"

      É isto?! É este o grande cavalo de batalha anti LFV? Toda esta conversa por... Não ter recebido emblema de mérito.
      Talvez - porque não há prova, só suspeita - LFV tenha estado sem pagar quotas. O que é de facto, um "mau exemplo". Mas que não resulta em perda do estatuto de sócio (sugestão: leiam os nossos estatutos no site do SLB, por favor, antes de insinuarem mais treta).

      Eliminar
  13. FranciscoB4/8/16 20:13

    Samaris vai ficar, vai fazer uma grande época, e tão cedo não sairá do Benfica - logo q o Luisão arrumar as botas será Samaris o Capitão.

    ResponderEliminar
  14. Tudo bem, concordo. Porém quem atirou Gaitán para fora do SL Benfica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém. Não viste a apresentação no A. Madrid com o Gaitán a dizer que já queria sair na época passada?

      Eliminar
  15. agora vamos ver é se o carcela não sai porque temos alternativas "in house" tipo o benitez.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking