O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Carta de um sportinguista a Renato Sanches

. 27 comentários


Publicado no blogue "Camarote Leonino":

"Caro Renato Sanches,

Não nos conhecemos de lado nenhum mas queria dizer que desde ontem fiquei a gostar muito de ti.

Parabéns pela vitória e pela classe que mostraste (mesmo que ache que o melhor jogador do jogo foi o Pepe) e não foi só os golos que marcaste, foi essa maneira contagiante de jogares que o Fernando Santos diz fazer lembrar o Coluna mas que a mim me faz lembrar muito o nosso Oceano. Ainda tens bastante que aprender, especialmente a nível táctico, mas vais no bom caminho.

Ontem deste uma estalada de luva branca a todos os teus detractores, a começar no inenarrável Bruno Carvalho e nos seus "irmãos metralha" que para minha vergonha como sportinguista puseram em causa a tua honra.

Primeiro diziam não teres a idade que tens; depois que devias ter sido quase irradiado pela pancada que deste ao Bryan (ai sei que te excedeste e nem a tua exaustão e pressão do momento servem de atenuante, mas já deu para ver que não és maldoso e nessa noite também me apeteceu dar uma pancada ao Bryan depois daqueles falhanços dele :) );

depois diziam que não valias nada como jogador e que eras um produto da imprensa que nem convocado devias ser para o Euro. Felizmente ontem provaste que estavam equivocados e de que maneira.

Tal como o João Pinto fez numa época no Benfica, o Jardel no Sporting e o Quaresma no Porto, a época passada carregaste às tuas costas uma equipa rumo ao campeonato. E com a tua juventude! Para mim perdemos o campeonato pela nossa arrogância que vos espicaçou e também porque tu apareceste quase do nada.

Não me admirou nada teres ido parar ao Bayern e como sportinguista fico satisfeito por não ter que te enfrentar para o ano nas competições nacionais e como português contente pela evolução que certamente terás como jogador.

Boa sorte para o resto do Euro e para a tua carreira e peço-te que não confundas o Sporting e os sportinguistas com algumas pessoas sem nível e desportivismo que por lá passam.

Manda um abraço meu a todos os teus companheiros especialmente aos meus preferidos Patrício (que defesa ontem!!); João Mário (que confusão táctica ontem dá-me ideia que por tua culpa); William (gostei especialmente de o ver sacrificar-se pela equipa e levar aquele amarelo) e Adrien (que gostei de ver parecer ser bom amigo teu).

PS Hoje dia de anos do Sporting pensei em escrever também ao João Benedito mas vou fazê-lo pessoalmente só para ele porque até o conheço pessoalmente - custa-me mesmo muito ver sair mais uma das nossas referências mas faz sentido neste "novo Sporting" que está a ser criado e é também um dia complicado porque ainda estou revoltado com a confirmação da entrada do Carrillo no teu Benfica ainda com a esperança que ele não jogue lá."
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Anónimo1/7/16 21:58

    Ontem, a Seleção Nacional fez-me lembrar alguns serviços do funcionalismo público que, por vezes, ainda encontramos por aí:

    - Um chefe dos antigos (Fernando Santos) que apenas zela para que, bem ou mal, a coisa vá andando e se cumpram os objetivos mínimos;

    - Um serviço (futebol jogado) que empata todas e quaisquer situações com burocracias, inutilidades e afins;

    - Um funcionário novato (Renato) que chega ao serviço cheio de dinâmica e vontade de despachar serviço e que rapidamente é encostado a um canto a arquivar dossiês, com a desculpa da falta de experiência;

    - Um funcionário super porpular (Ronaldo) que parece ser sempre mais competente no biscate que faz lá fora do que no próprio serviço onde trabalha;

    - Um funcionário mal encarado (Pepe) que ninguém parece dar valor mas que na verdade é ele que faz com que não haja mais barracas e papelada mal preenchida;

    - Um funcionário simpático (Patrício) que salva sempre no último momento que alguém faça queixa no livro de reclamações;

    roubado do fb de joaonarciso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/7/16 23:04

      Parabéns pela analogia!
      Concordo plenamente!
      CP

      Eliminar
    2. Anónimo2/7/16 01:21

      Convém não esquecer a campanha que foi feita, e coloco aqui um comentário que é uma pequena síntese da campanha nojenta

      " agora todos entendem a chamada do Renato Maradona para a seleção… O Fernado a facilitar como é normal… São essas cenas que fazem-me não querer apoiar… Isto não é a seleção nacional, mas sim a seleção de interesses financeiros do benfas"

      "Neste momento já toda a gente percebeu porque Renato foi convocado. Há que aproveitar os amigáveis para somar internacionalizações pois o único dinheiro que o Benfica ainda pode ver, relativo à sua venda, vem precisamente daqui. Quando começar a sério, jogarão os melhores e, mais uma vez, deu para perceber que Renato não é um deles. "

      "Quem analisar as opiniões da imprensa estrangeira percebe logo o tipo de broche que a cs tuga continua a fazer."

      "Ahahahahah! Titular? Só se for roupeiro titular. O Renato foi ali na bagagem de jogadores da bola, pá."

      "A sério, já imaginaram o Renato a jogar entre Danilo (William)/Moutinho (Adrien) e J.Mário? Jogadores que sabem ocupar espaços, que sabem jogar com e sem bola e que, por isso e quase sem se conhecerem, sabem que terrenos ocupa cada colega, em qualquer momento do jogo? Parabéns a... Jorge Mendes, conseguiu o que precisava."

      "Mas meter o Renato entre a qualidade de Danilo-Moutinho-João Mário era estragar aquilo tudo, não? Desculpa lá, mas Renato não tem conhecimentos tácticos para estar num grupo destes, um grupo que trata a bola por tu e sabe o que fazer em campo, com e sem bola."

      Agora a sério, #mais110destes, mas com mais tabaco!

      RENATO SANCHES AINDA NÃO CONVENCEU INÁCIO Diretor do Sporting diz que médio ainda não merece Seleção OCTÁVIO MACHADO “Alguns jogadores do Sporting interrogam-se como é que há outros que chegam lá à Seleção tão depressa. À seleção tem de se chegar por mérito e não a queimar etapas”, afirmou o diretor desportivo dos leões em entrevista à SIC Notícias, abordando a chamada do benfiquista Renato Sanches Desculpem-me o que disse e vou dizer, mas comparar o Renato Sanches com o João Mário é qualquer coisa que não pode ser comparável. Se Renato Sanches tem lugar na seleção nacional, então João Mário seria um candidato à Bola de Ouro”, sublinhou.

      OCTÁVIO MACHADO: “Espero que o Renato Sanches não vá para a equipa B” -«Comparar João Mário ou Adrien com Renato Sanches é um trabalho de imaginação» - Octávio Machado 19:25 - 06-04-2016

      JORGE JESUS considera que Renato Sanches não deverá ser lançado a titular na equipa nacional, neste momento há jogadores para a sua posição com mais experiência e não creio que deva ser primeira opção», disse o treinador do Sporting, em declarações à Marca. O técnico explicou depois quem poderá alinhar no miolo da equipa das quinas. «Há Adrien, André Gomes, João Moutinho e João Mário», disse, falando sobre o momento de Ronaldo"

      Eliminar
    3. Anónimo2/7/16 11:21

      Nem mais. Agora queixam-se da tatica do Fernando Santos, o João Mário é jogador mediano, mas quiseram fazer do homem o platini. O Rafa é neste momento o grande injustiçado da selecção, da convocatória o Pizzi. Não acredito que joão Mário jogue mais, no europeu, mas..., o SCP, ninguem fala, mas o Renato e as bocas fizeram mossa, e à cereja no topo do bolo é a estrela não jogar mais. Vamos aguardar

      Eliminar
    4. Bem sacada esta analogia. Parabéns a quem a escreveu :) .

      Eliminar
  2. Anónimo1/7/16 22:04

    Por amor de Deus,mas alguem acredita que foi um Sportinguista a escrever isto???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/7/16 22:41

      Foi, foi.

      Eliminar
    2. Anónimo2/7/16 11:59

      Atenção que nem todos nós somos carneiros do Bruno AZEVEDO Carvalho.

      Leoninamente

      Eliminar
  3. Tenho um enorme respeito pelo SCP... e já agora em jeito de retribuição, João Mário é um dos jogadores mais inteligentes do futebol português.

    ResponderEliminar
  4. Quem escreveu esse texto, apontando o dedo ao badocha, só pode ser mau sportinguista...

    Alias, se é que o é, deviam votar a sua expulsão de sócio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É semelhante a mim (enquanto benfiquista - sou um mau benfiquista, porque não sou vieirista, mas unicamente do Benfica!) e a muitos outros que... sabemos ver com lucidez e isenção as realidades dentro e fora do clube,... as realidades múltiplas do que é estar-se vivo. Qualquer ser humano tem dentro de si a habilidade de observar e... ver. Basta respirar fundo e ser honesto com ... a realidade.

      Eliminar
    2. Sim porque qualquer pessoa que não concorde com o Kim Jong Un, merece ser expulso.

      Eliminar
  5. Anónimo1/7/16 23:03

    Quem escreveu este excelente texto, que subscrevo, não todo, mas varias coisas, não deve ter visto isto:

    https://www.youtube.com/watch?v=7usTXZSRB_E

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/7/16 11:45

      Foi uma pisadela involuntária, ó idiota! Modric mudou a perna no exacto momento em que RS ia apoiar o pé no chão. Lagarto invejoso!

      Eliminar
    2. Anónimo2/7/16 22:45

      Isso mesmo, foi tão involuntária mas tão involuntária que faz parecer o Slimani um menino de coro.

      Eliminar
    3. Anónimo3/7/16 15:53

      Foi tão involuntário que ate levantou o joelho para ganhar mais força involuntária!

      Eliminar
  6. Senhor Mário Coluna1/7/16 23:08

    Comparar o oceano ao Sr MÁRIO COLUNA,só na cabeça dum sportinguista.
    Oceano nunca foi campeão e só ganhou uma taça de Portugal e 2 supertaças.
    Mário Coluna foi só 5 vezes finalista da Taça do Campeões europeus,com 2 vitórias.
    Dez vezes Campeão Nacional e venceu 7 vezes a Taça de Portugal.
    Terceiro lugar num mundial de futebol.

    Há comparação possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luigi SLB2/7/16 10:11

      Benvindo Sr. Mário Coluna, muito bem relembrado.

      Caro sportinguista é pena só agora te lembrares de escrever um texto destes, mas mais vale tarde do que nunca.

      Temos que começar a deixar de lado as clubites quando joga a seleção nacional.

      Com o Pais de Gales vamos ter o meio campo mais produtivo do euro 2016. Danilo Renato João Mário André Gomes.

      Eliminar
    2. Comparar o COLUNA com o Oceano é o mesmo que comparar azeitonas com caganitas de cabrito.

      Eliminar
  7. João Carlos1/7/16 23:24

    e já agora, vergonha alheia

    ResponderEliminar
  8. Coitado, está na cara que vai levar com processo crime.

    ResponderEliminar
  9. Águia Preocupada2/7/16 08:01

    Em Portugal, não se pode sobressair porque a inveja, a azia, o azedume, logo se encarregam de desvalorizar, de menosprezar, de ridicularizar até! Infelizmente, mais rápido exaltamos as qualidades dos que vem de fora, do que reconhecemos e incentivamos os nossos. Há excepções como é o caso deste sportinguista(?).
    Parece que em Portugal, exaltar algum dos nossos equivale a humilharmos a nossa pessoa, só porque percebemos que não somos iguais ou capazes de imitar...
    Renato Sanches, pode ser ou não enorme... Mas a grandeza já ninguém lhe tira.
    Renato, tem sido vítima de uma feroz, inexplicável e vergonhosa campanha de desvalorização a todos os níveis que qualquer miúdo da sua idade soçobraria. Ao invés, ele parece manter-se seguro e certo do caminho que quer trilhar. E é esta segurança, esta capacidade de seguir em frente, surdo e cego relativamente a quem lhe pretende tolher os movimentos, que gera tanta raiva, tanto ódio, tanta inveja aos seus antagonistas.
    Renato ainda não é completo. Mas acredito que, num país que sabe respeitar e reconhecer as capacidades naturais e até aumentá-las, apurá-las e engrandece-las, será, no futuro, um grande jogador.
    Renato é diferente de todos os outros, não é um jogador tipificado, não é uma colheita ou fabricação em série. É, como disse o Rui Victória, um jogador selvagem, que deambula pelo campo e espalha a sua graciosidade e a sua irreverência. Talvez estejamos pouco ou nada habituados a estes valores. Mas para bem do futebol da sociedade e do mundo é bom que apareçam estes desalinhados, pois só assim o mundo pula e avança.
    Oxalá Renato não se inebrie e continue sempre a ser o menino "traquina" que hoje nos deleita!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/7/16 11:15

    VAN HOOIJDONK: «RENATO SANCHES LEVA UMA EQUIPA ÀS COSTAS»

    HOLANDÊS CRITICA OPÇÃO DE FERNANDO SANTOS

    RENATO SANCHES É CONSIDERADO POR MUITOS O 'JOGADOR SENSAÇÃO' DO EURO'2016 E OS ELOGIOS AO AGORA JOGADOR DO BAYERN MUNIQUE, EX-BENFICA, CHEGAM DE TODO O LADO. PIERRE VAN HOOIJDONK, ANTIGO JOGADOR DOS ENCARNADOS E DA SELEÇÃO HOLANDESA, JUNTA-SE AOS APLAUSOS AO MÉDIO, DE 18 ANOS, MAS NÃO ESCONDE A INSATISFAÇÃO COM A OPÇÃO DE FERNANDO SANTOS, NOMEADAMENTE NA SEGUNDA PARTE DO JOGO COM A POLÓNIA.

    "DEPOIS DO QUE FEZ LOGO NO PRIMEIRO JOGO COM A ISLÂNDIA, PERCEBEU-SE QUE TINHA DE JOGAR. (...) MAS COMO É QUE O PODE COLOCAR NA DIREITA ENCOSTADO À LINHA? QUERIA QUE ELE AJUDASSE CÉDRIC A DEFENDER? MAS PORTUGAL ESTAVA ALI PARA GANHAR OU PARA EMPATAR? FERNANDO SANTOS ESTAVA COM MEDO? O RENATO TEM DE JOGAR NO MEIO, SEMPRE. ELE LEVA UMA EQUIPA ÀS COSTAS, COLOCÁ-LO JUNTO A A UMA LINHA É LIMITÁ-LO COMPLETAMENTE. NÃO PERCEBI A INTENÇÃO DE FERNANDO SANTOS. TEM MEDO DA FALTA DE MATURIDADE DO MIÚDO? ELE RESPONDEU A ISSO AO QUERER MARCAR O PENÁLTI", AFIRMOU AO "DIÁRIO DE NOTÍCIAS".

    VAN HOOIJDONK SUBLINHOU AS PALAVRAS DE CARLO ANCELOTTI QUE ASSEGUROU QUE O MÉDIO PORTUGUÊS "É O MELHOR JOGADOR DO EUROPEU", MAS NÃO IRIA TÃO LONGE. "PARA O RENATO VENCER ESSE TROFÉU TEM DE VENCER O EUROPEU. SE O COLOCARIA NO MEU ONZE? SIM, CLARO QUE SIM. AINDA ANTES DO EUROPEU DISSE NA TELEVISÃO QUE O ESCOLHERIA PARA A MELHOR EQUIPA DO TORNEIO".


    O ANTIGO MÉDIO HOLANDÊS, SABENDO QUE RENATO SANCHES JÁ ASSUMIU ADMIRAR OUTRO SEU COMPATRIOTA, SEEDORF, DÁ AINDA OUTRO ALENTO AO CAMISOLA 16 DA EQUIPA DAS QUINAS.

    "SE SÃO SEMELHANTES? MUITO, MUITO MESMO. (...) A MANEIRA DE JOGAR É IGUAL, A INTENSIDADE TAMBÉM. O RENATO ADORA LEVAR O JOGO PARA A FRENTE, TAL COMO O SEEDORF. TEM UMA MATURIDADE INACREDITÁVEL PARA A SUA IDADE. SEEDORF ERA ASSIM. SÓ ENCONTRO UMA DIFERENÇA. AMBOS SÃO CORAJOSOS E O SEEDORF TAMBÉM NÃO TINHA RECEIO DE MARCAR GRANDES PENALIDADES. MAS HÁ A TAL DIFERENÇA: O RENATO NÃO FALHA PENÁLTis!".

    ResponderEliminar
  11. São cada vez .menos, os que não vão na conversa do arrivista, mas ainda há um ou outro sportinguista

    ResponderEliminar
  12. Anónimo3/7/16 18:45

    Os patetas do Camarote Leonino - apoiantes até à última hora de Godinho Lopes que ia arruinando o clube - esquecem que houve uma campanha suja contra Slimani e que a menção da cacetada de Renato Sanches deu veio como um contra-ataque do Sporting para defender o seu jogador. Porque razão o acto do Slimani é uma agressão e o do Sanches não é? Será que não havia mais risco profissional para o adversário na entrada do Sanches que nem foi sancionada com cartão amarelo (os vouchers servem para isso)?

    JRamos

    ResponderEliminar
  13. Não confundam o Sporting Clube de Portugal com alguns sportinguistas!
    Em todos os grupos há os menos sérios e os que não querem ver....

    Rumo ao Tetra e seis!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking