O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 3 de janeiro de 2016

No rescaldo de Guimarães e do Lumiar...

. 32 comentários

Os últimos dias têm sido estranhos... para muitos que sempre me acusaram de apenas criticar, agora leio (e muitas vezes apago) diversos comentários a dizer que virei avençado e "controlado" pelo João Gabriel e pelo Pedro Guerra. Logo esses dois que considero estarem a mais no SLBenfica desde... o primeiro dia - sem desprimor para a sua capacidade profissional, mas na verdade não vejo que tragam nada de positivo ao SLBenfica e sempre o escrevi e não o mudo.

Pelos vistos, para muitos que comentam os nossos tópicos, cedi aos interesses da "estrutura" por escolher atacar de volta os baixos e reles ataques que o "tolinho das aldrabices" faz ao SLBenfica ao invés de, num momento menos bom do clube, eu optar por me juntar a um coro de assobios e ataques à Direcção.

Não há muitos meses, na altura da saída de Jesus, eu disse que o problema não era a saída de Jesus nem a necessidade de contermos a dependência do sistema financeiro, mas sim os motivos que nos levaram a ter que tomar essas decisões, poucos se preocuparam com isso e continuaram a defender os seus pontos de vista e fazer birras no chão a pedir o regresso do Jesus, todo poderoso.

Caguei para o Jesus! Com o que lhe deram, outro vencerá! O problema é precisamente "como é que lhe deram" e porquê!

Durante os últimos 10 anos assistimos a um brutal endividamento do Benfica. Ninguém, além do blog NGB questionava os sucessivos empréstimos obrigacionistas patrocinados pela corja que está a contas com a justiça no NovoBanco. Ninguém questionava de onde vinha o dinheiro e em menos de nada, cumprindo-se a profecia de José Veiga, o gestor profissional de topo Domingos Soares Oliveira tornava-se o farol do SLBenfica. O arauto da gestão financeira.

Pelo caminho, no NGB eu escrevi várias vezes - é só pesquisarem - que "com as calças do pai qualquer um parece um homem" e o Benfica foi vivendo claramente bem acima do que podia para satisfazer os caprichos de um Benfica campeão e de um projeto Europeu que daria dimensão ao Clube ao treinador. E o BES paga...

Só que o BES... morreu! E com ele morreu a tolerância para estas manobras, morreu a falta de sustentabilidade para esta dívida... e nasceu um problema: O presidente tem um problema igual ao do Benfica, aqui expresso pelo BenficaEagle num tópico sobre as empresas do Presidente. Ora, se do outro lado da segunda circular temos um mentiroso... deste lado temos um habilidoso. Porventura, e é uma especulação, o homem lá terá feito a promessa de não deixar cair as dívidas ao banco, nem que para isso tenha que emagrecer as ambições no Benfica... desde que isso lhe garanta tempo e proteção para as próprias dívidas que dimensão ainda maior que as do Benfica.

Isto não foi aqui levantado nem uma, nem duas vezes... foram muitas! Agora é tarde para chorarem, na altura como andavam de barriguinha cheia com os títulos, não quiseram ouvir. Foi mais ou menos como o "golpe" dos estatutos que andámos aqui semanas a fio a anunciar que estava a ser feito no rescaldo de um título e que ninguém ligou... mas que nas eleições seguintes ficaram muito escandalizados. Para os que não sabem... foram mais que uma assembleia em que estivemos a debater o tema.

Queixam-se agora que eu não reclamo? Agora? É bonito de falar sim... Depois da merda feita!

Tal como no passado, uns só escrevem em duas ondas: para deitar a baixo quando já está mau... ou para reclamarem uma visão fantástica quando está bem, apontando aos que criticaram o caminho. Tinha que deixar aqui uma bicada ao meu companheiro, que muito estimo, Redmoon :). Mas adiante.

Agora a moda é dizer que os que não deitam abaixo quando está mau... são controlados pela estrutura, a tal que foi por mim criticada por ao invés de reestruturar o clube, escolheu rapidamente apoderar-se do "poder" largado por Jesus, para tomarem o lugar dele. E apontei aqui os nomes sem meias palavras... curiosamente os mesmos nomes que Jesus aponta. Coincidências.

Mas claro que agora a culpa é dos que não criticam... dos que optam por não chorar sobre o leite que enquanto derramava e eu avisava... todos assobiavam para o lado e festejavam as taças da Liga.

Agora é tarde parolos!

Agora o momento é de assistir de camarote a mais uma queda desportiva a que se seguirá um renascimento alavancado, isso sim, no bom trabalho de sustentabilidade que esta situação está a obrigar. Nem tudo é mau, felizmente... mas vai demorar uns dois aninhos.

A outra boa notícia segue-se a uma má notícia. Vão ter que aturar uma ou duas conquistas do "tolinho das aldrabices" e do "mete-nojo" do labrego enquanto estiver a torneira do dinheiro angolano aberto, enquanto o Sobrinho tiver que lavar o dinheiro que estamos a pagar que ele tirou do BES.

A boa notícia é que quando cairem e não vai demorar mais de três anos... vão demorar mais do que nunca a levantar-se... e por essa altura já o "tolinho das adrabices", corrido do Lumiar ao pontapé, vai desaparecer do mapa.

Antes desses, caem os de lá de cima e, também eles, vão ter muita dificuldade em se levantar.

Até lá vão assistir ao regresso temporário e por pouco tempo do "grelhador de treinadores" na Luz. Rui Vitória, traído pela paixão, deixou uma carreira sólida no Guimarães - mas que porventura não iria muito além disso - para vir para o clube do coração... agir como se estivesse no Guimarães, mas deu jeito... poucos aceitariam este momento do clube com aquela entrega e elevação.

Seguir-se-á lá mais para o final da época, entre festejos do regresso aos títulos dos betinhos do Lumiar, uma substituição do Rui Vitória pelo Marco Silva ou pelo Vitor Pereira, enquanto o basco dará lugar ao André Vilas Boas.

O plano de liquidação total até essa altura visa que por aí - e já com as eleições em vista - seja possível voltar a por "a lenha toda" na fogueira e voltar ao ataque. Por essa altura, desejavelmente, já os três estarolas do Lumiar andam às turras com os egos e a reclamar os louros do sucesso para cada um deles e aí o Benfica terá de volta o seu luga.

Vão ver, vai parecer um plano sustentado e bem pensado... mas não! O único plano que isto teve foi o de salvar a pele de quem se atravessou com compromissos financeiros na banca e não quer responder criminalmente por isso.

Da próxima vez que para aqui vierem mandar bocas sobre estas merdas... lembrem-se que eu não preciso ter boa memória sobre estes assuntos, porque enquanto andavam entretidos a ter orgasmos em frente aos posters do Jesus no vosso quarto, eu andava a ser insultado e acusado de tudo e mais alguma coisa neste blog por andar a alertar para o que agora nos cai em cima.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Dude, deves ganhar ao post.
    Para quem fala na falta de elevação de outros, um pouco de chá não te fazia mal nenhum.
    Eleva lá a linguagem jovem.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo3/1/16 01:19

    O "plano sustentado" inclui comprar meio Jimenez por 9M e meio Pizzi por 8M, tornando um jogador banal o mais caro de sempre do Benfica? Ou isso também é culpa do Jesus?

    É que em termos de contratações/vendas como o RedMoon explicou nós lucramos e não foi pouco... mas esse dinheiro desaparece e o passivo aumenta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/1/16 09:52

      claro. Então o sustentado é dar 14 milhões pelo Pizzi e 9 milhões por 50% do Jimenez?

      Eliminar
    2. Anónimo3/1/16 10:58

      Essa é a verdade que tentam abafar. Não vá alguém perguntar pelas participações em empresas de construção do estádio do atlético de Madrid. E porque manda o Benfica tanto dinheiro para o atlético?

      Eliminar
    3. Será que lucrámos? Vamos a contas?

      http://borregodascartas.blogspot.pt/2015/08/ninguem-fala-destes.html?m=1

      Destes ninguém fala. Só se fala do Coentrão e do Matic...

      Eliminar
  3. Post muito bem esgalhado. Só peca pelo tardio.

    ResponderEliminar
  4. Para quem não valoriza o Jesus, o Sporting e o Bruno de Carvalho, é estranho que passe o tempo a falar neles.
    Esquece. Passa à frente. Muda de assunto.
    Não há pachorra para aturar tanto azedume.

    ResponderEliminar
  5. benfiquista a serio3/1/16 02:20

    no rescaldo de hoje, aqui vai a minha opiniao:

    temos tudo para sermos tricampeões. basta sermos inteligentes. para isso, aqui ficam as minhas ideias:

    - precisamos de um 6 de qualidade semelhante ao nosso 8 (renato sanches). eu não conheço bem o pelé mas se este não servir precisamos de alguem com grande poder fisico e de luta (um verdadeiro pitbull para esta posição). para mim, nem fejsa nem samaris cumprem estes requisitos. assim proponho a venda de samaris e fejsa e a aposta em pelé ou em cristante se estes derem conta do recado, senão temos de ir ao mercado procurar um verdadeiro 6.
    - precisamos de dois laterais ofensivos: na esquerda temos o grimaldo e o eliseu (não percebo a sua situação contratual, é preciso uma decisao ou serve e fica e renova-se o contrato ou entao é po-lo de parte); na direita temos o nelson semedo, andre almeida (pouca qualidade para ser ofensivo) e silvio (acho-o com pouca força e com fraca capacidade fisica). por isso, ou nelson semedo volta rapidamente e mostra o que mostrou antes de se lesionar ou então precisamos de uma alternativa.
    - pizzi, como extremo fica muito a desejar pois não tem explosao nem velocidade. por isso precisamos urgentemente do salvio (igual ao antes de se lesionar) e de uma alternativa credivel. por isso, acho que o cervi tem de vir já (não precebo o porquê de não vir já pois já foi contratado em setembro) e se for possivel a vinda de outro extremo para se ambientar e ser uma alternativa ao gaitan. por isso, zivkovic tem de vir já em janeiro ou entao procurar outro de igual valia.
    - jimenez não me convence. acho que o suk do setubal é tao bom como ele mas muito mais barato. mitroglou tem de ser mais activo e marcar mais golos, senão temos de arranjar outro.

    em conclusao: precisamos de uns pequenos ajustes em termos de contratações e uma garra, uma crença, uma energia, uma entrega de todos os jogadores iguais ao do nosso puto maravilha renato sanches. precisamos de mais 10 renatos sanches em campo todos os jogos independentemente do jogo a disputar, seja ele da champions ou da taça da liga.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo3/1/16 02:21

    Treta de post....continua a guerrilha dentro do post...pior que virem todos os dias escrevem sobre outros bloguistas só o bdc a escrever no fb.

    Estou-me completamente indiferente ao que vocês opinam sobre uns e outros o que me interessa é a defesa do SPORT LISBOA E BENFICA.

    Sinceramente parei de ler o post quando li redmoon, e kd o redmoon começa a falar do Benfica by GB mudo logo de blogue. Eu quero saber e do SL Benfica.


    Parecem putos pa...

    ResponderEliminar
  7. Que texto fantástico. Digno do melhor programa do "Levanta-te e Ri!"

    Tinhas o nariz vermelho colocado enquanto o escrevias ?

    Clap, clap, clap! (em câmara lenta)

    ResponderEliminar
  8. Ninguém entende muito bem porque acha que o Sporting está a viver acima das suas possibilidades.

    Acabou de assinar um contrato que lhe reduz drasticamente a diferença nos proveitos operacionais em relação aos rivais , sendo que nos custos anda abaixo do Benfica e do Porto apesar do incremento deste ano.

    Vou-me repetir , a estrutura do Sporting é : Bruno de Carvalho , Jorge Jesus , Otávio Machado , Inácio , Manuel Fernandes , Virgílio e Frederico Varandas , aqui todos teem curso de treinador à excepção do Virgílio que foi jogador , ou seja todos já passaram pela casa. Entende-se o futebol na estrutura do SCP , isso sim permitiu-lhe subir o seu desempenho esta época , e mais virá noutras vertentes com a subida de investimento no caso das modalidades e da formação.

    Patrício ( custo zero ) , João Pereira ( custo zero ) , Oliveira ( 2M) , Naldo ( 3M) , Jefferson ( 400 mil) , William ( custo zero ) , Adrien ( custo zero ) , João Mário ( custo zero ) , Bryan Ruiz ( 1M) , Matheus ( custo zero ) , Slimani ( 300m mil ).

    Este foi o 11 do SCP hoje , 6 portugueses , 5 jogadores da formação. Sporting acrescentou ao plantel do ano passado Ruiz , Teo , Aquilani , Naldo , João Pereira , Azbe Jug , Bruno paulista ... experiência para completar com os miúdos da formação e um investimento externo para trazer o Paulista. Não vejo onde este projeto tem o perigo que você anuncia ao ponto de levar a queda dentro de 3 anos , o Sporting já tem muito mais receitas do que estes custos , com a diferença de ter uma SAD saneada e sob reestruturação o que lhe permite ter juros mais baixos que os seus rivais.

    Com o dinheiro encaixado , é fácil gerir e ordenar um plano progressivo para a liquidação da dívida do SCP.

    Vê nuvens negras no caminho do Sporting e isso a mim faz-me confusão , o Sporting para ganhar a nível financeiro , tem de ficar nos 2 primeiros , e isso com Jorge Jesus está sempre mais próximo de acontecer ...

    Eu vejo o clube a ser recuperado a todos os níveis.

    Puxe pela memória você a sua confiança há 3 anos quando ia jogar contra o Sporting certamente é diferente da de hoje... Nós temos uma chave de sucesso na estrutura chamada Jorge Jesus , e sabemos reconhecer isso , os projetos de formação do SCP falharam sempre pois juntavam jovens jogadores a jovens treinadores , e era todos a aprender ao mesmo tempo e isso é complicado no futebol.

    A fórmula está lá , mesmo que o SCP não seja campeão , vai valorizar jogadores , e acredito que estará na champions , ora isto é ser campeão para uma SAD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/1/16 11:37

      Tem razão e só não vê quem não quer ... Continuam a desvalorizar o trabalho feito pelo Presidente do Sporting porque não gostam da atitudes e da maneira como ele fala , mas o Sporting desde que ele entrou mudou e muito e para melhor . Ao contrario do Benfica que temos lá um que só pensa nos seus bolsos com negociatas estranhas com Mendes e Atleticos. Empurrou o JJ para fora da luz porque este lhe tapava os louros . Num ano em que diz que se tem de desinvestir e apostar mais na formação da 9 Milhões por metade do passe de Jimenez e mais 8M pelo restante do Pizzi só esses dois são mais que as compras do Sporting . Sejamos sérios estamos a ser comidos de cebolada e nada se pode fazer porque Vieira até os estatutos mudou e o Bruno de Carvalho é que é o Ditador...

      Eliminar
    2. Finalmente o Sporting teve a ajuda de LFV, que ao avançar para o contrato com a NOS proporcionou aos rivais uma grande melhoria dos seus contratos, aliviando assim as suas dificuldades financeiras.

      Eliminar
  9. benfiquista a serio3/1/16 02:44

    para finalizar o meu ultimo comentario proponho o seguinte:

    - vendas já em janeiro de samaris (10 a 15 milhoes), cristante (6 a 8 milhoes), talisca (6 a 8 milhoes), pizzi (14 milhoes), djuricic (6 a 8 milhoes), silvio , andre almeida (6 a 8 milhoes)
    - compra imediata de medel (internacional chileno) ou outro de igual qualidade e de poder fisico (o gazal do nacional da madeira, parece-me uma boa aquisição se o preço for inferior a 1.5 milhoes), ingresso imediato de cervi, compra de zivkovic, ingressos de pelé e de marçal.

    em suma: precisamos de mais poder de choque, de maior capacidade fisica, de maior capacidade de explosão, de mais velocidade para a nossa equipa. não é com «lengrinhas» que seremos campeões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alex Silva3/1/16 12:09

      Em primeiro lugar, os valores que apresentas para as vendas não as consegues nem no fm. Em segundo, o cervi foi contratado para vir no fim da época. Se o Benfica o quiser já, terá de compensar o clube onde este joga. E com a contenção de custos, bem podes esperar sentado. Terceiro, o zivkovic já está a ser cobiçado por outros clubes, e quer parecer que o Benfica já perdeu a corrida. Por último, de nada te serve contratar bons jogadores se não tens um treinador à altura. Até podia vir o Messi. Cumprimentos

      Eliminar
  10. Há mais críticos que se converteram em defensores da "estrutura ", vulgo LFV.

    ResponderEliminar
  11. Os jornalistas andam a fazer as perguntas erradas aos treinadores quem têm menos 8/9 pontos que na época transacta! Tenho dito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As contas fazem-se no fim.
      Carrega Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Eliminar
  12. Boa boa ! Repararam que ele aqui desvalorizou por completo o facto de o Benfica ser tricampeão? Como a ambição muda de uma época para a outra.

    Em todos os Posts falas do Sporting e estranho para um benfiquista..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/1/16 09:40

      O bruno de carvalho paga-te quanto para fazeres jihad?

      Eliminar
  13. benfiquista a serio3/1/16 03:38

    o meu ultimo comentario:

    proponho a aquisição imediata de jogadores baratos do nosso campeonato:

    - aly gazal (nacional da madeira): troca com o candeias e mais 0.8 milhoes
    - suk (v. setubal): 1 a 1.5 milhões
    - jose sa: regresso após clausula de recompra nunca superior a 1 milhao pois jose sá é suplente do maritimo o que perfaz um valor reduzido do seu passe(este seria uma mais valia futura para lutar com ederson pelo futuro da defesa das nossas redes; julio cesar não irá durar para sempre, é preciso acautelar o futuro, por isso, acho que ederson e jose sá serão os futuros nossos guardiões)
    - boly do braga: será, em minha opinião, um excelente central. vale 1 a 2 milhoes. poderemos utilizar o rui fonte para diminuir o preço
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Benfiquista a sério, enquanto os outros discutem merda e os autores deste blogue se engalfinham, nada como discutir mesmo os pormenores que interessam.
      Concordo que temos 2 laterais que têm de ser substituídos o mais cedo possível.
      Com o regresso de Sálvio e do Nélson, a ala direita fica recomposta e teremos Pizzi para as sobras. Não vejo para quê contratar mais alguém.
      Espero que o Grimaldo seja algo de jeito e acima de tudo se adapte depressa. Marçal seria um bom substituto.
      Agora a grande pecha deste Benfica é sem dúvida no centro do meio campo. Cristante não sei o que joga, mas nem Fejsa nem Samaris são jogadores para o Benfica. Para destruir ponham me lá a mim por muito menos dinheiro. Não conseguem construir jogo ofensivo de jeito. Passes para trás e para o lado, e é aqui que o ataque começa. Daí a nossa dificuldade em construir jogadas de ataque.
      Por outro lado isto faz-me lembrar o Benfica de Trapatoni. Pouco jogo ofensivo, boa coesão defensiva, golos muito perto do fim quando a pressão se intensifica.... e fomos campeões.

      Eliminar
    2. Anónimo3/1/16 11:10

      Rubra é a minha alma,

      Concordo com tudo!

      Eliminar
  14. O Gb neste texto me parece o Zandinga ja temos campeao pelo menos por dois anos seguidos e depois vamos aparecer nos novamente no nosso explendor e que o tolinho do Lumiar vai desaparecer pronto se assim for not to bad dois anos passam-se nun instante mas que vais dizer no final de epoca se formos nos os campeoes,olha que estamos a 2 pontinhos de um e 4 de outro ate final eles vao perder pontos tal como nos os vamos perder mas espero que eles percam mais que nos sei que falaste de outras coisas e ate bem mas cahamou-me mais a atencao a futurologia.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo3/1/16 04:50

    Alguém viu o Pestana ? Ainda estará a comemorar ?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo3/1/16 09:00

    com que lhe deram? o ano passado perdeu 5 titulares + um por lesao. e foi campeao com a melhor prestacao em pontos, golos marcados e sofridos desde 1991.

    este ano? maxi / semedo. lima / mitroglou. individualmente, pouco mexe. so a lesao de salvio complicou um pouco. mas dinheiro, houve. o benfica, contando o que andou a gastar em taarabt e bilals, mais agora o pizzi, chegou aos 30M em compras.

    e agora no sporting? é quem joga mais, e dos 3 grandes tem o plantel mais fraco. e quase nao gastou em contratacoes.

    ResponderEliminar
  17. Continuas sem perceber o essencial. O clube podia ter o Messi e o Ronaldo. O futebol continuaria a ser pessimo. Tinhas o Jesus e o que quer que tenha acontecido para ele sair para aqueles montes de merda, hipotecou-nos o futuro. Ontem em alvalade aconteceu aquilo que eu reclamava há anos. Um meio campo reforçado. Significa que Jesus aprendeu e dominou.

    Tu aparentemente não aprendes. Sem vitórias não há sustentabilidade do clube, não há nada daquilo que referes. Se tu não tens culpa nenhuma disso, tens culpa de defenderes uma má escolha só porque sim. Isso é só idiota e não serve os interesses do clube, como Vieira também não o faz... embora por motivos diferentes.

    Protege o nosso clube em condições. Foi tomada uma má decisão. Tem de ser explorada até há exaustão. Ele não pode voltar a ganhar as eleições ainda por cima tendo um idiota de treinador no clube.

    ResponderEliminar
  18. O Benfica vai a Guimarães e ganha com um remate de fé e raiva depois de não apresentar uma porcaria de ideia de jogo. Como tem sido característico desde que o professor de educação física chegou ao clube.
    No mesmo dia, o Botafogo ganha facilmente ao Frutas (4 vitórias em 4 clássicos, tendo sido sempre superior) e tu estás preocupado com os gastos daqueles idiotas de Lumiar?

    ResponderEliminar
  19. Anónimo3/1/16 11:12

    Rubra é a minha alma,

    Contratem o Paulo Fonseca por favor, por 6 meses!
    Contratem um guarda redes (José Sá), 2 laterais, um médio e 2 extremos não sabemos como regressa o Sálvio.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo3/1/16 13:14

    Continuas sem perceber o essencial, o Sporting esteve no fundo em 2013 e quase fechou portas à imagem de um Rangers.

    Com BdC recuperou e, após celebrar o contrato da NOS, volta hoje a ser um clube com futuro do ponto de vista financeiro pois tem a casa arrumada, com custos controlados, sem ter à sua volta empresários e outros abutres a mamar milhões.

    Melhor ainda, não tem de fazer negócios ridículos como o do Pizzi, esbanjando milhões.

    Do ponto de vista desportivo, aproveitou o erro colossal de Vieira ao dispensar Jesus, e deu a este uma equipa com muitos valores da formação, à qual se juntou a experiência de jogadores como Naldo, Teo e Ruiz, resultando hoje na melhor equipa a jogar futebol em Portugal.

    Tanto foi feito no Sporting no espaço de menos de 3 anos, agora imagina o que poderá ainda vir a ser feito pela estrutura sportinguista se tiver dinheiro para comprar jogadores de mais qualidade para dar a JJ.

    Se pensares um bocadinho, verás que o teu Benfica já passou pelo mesmo, mas com um problema, tem demasiada gente a mamar dinheiro.

    BdC ainda só vai na terceira época como presidente e Jesus apenas na primeira como treinador.
    Imagina como será daqui por 3 anos.
    Os sportinguistas têm total fé em quem os dirige, os benfiquistas não, e isso faz toda a diferença.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo3/1/16 14:33

    "Durante os últimos 10 anos assistimos a um brutal endividamento do Benfica."

    Ainda há uns meses a "super-estrutura" orgulhava-se da "excelente saúde financeira".

    São 14 anos de incompetência e mentiras. Esta corja, não merece sair do Benfica assim. Merecem ser corridos ao pontapé! Que vão roubar as suas mãezinhas! Cambada de bandidos!

    A.Martins

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking