O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Novidades?

. 2 comentários


A possibilidade de o Gil Vicente aproveitar as condições meteorológicas, que serão de chuva durante o fim de semana, para empapar ainda mais o relvado e impedir que a bola role normalmente no tapete verde do Estádio Cidade de Barcelos está a preocupar seriamente os encarnados, apurou o CM. As previsões apontam para períodos de chuva no sábado à hora do jogo (18h00, Sport TV 1), mas o CM sabe que à Luz chegaram informações, levadas a sério, no sentido de os gilistas pretenderem encharcar ainda mais a relva, contando para isso com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Barcelos. Ao CM, fonte oficial da corporação afastou liminarmente essa hipótese. "Somos uma associação antiga e credível. Nunca iríamos prestar-nos a um trabalho desses. Por que razão iria um carro dos bombeiros expor- -se dessa maneira sem motivos para isso? Se o Gil Vicente decidir fazer a rega, como dizem, o que mais há no estádio é água. Os bombeiros nada têm a ver com o assunto", expressou. Também António Fiúsa, presidente do Gil Vicente, negou ao CM tal intenção: "Já me tinham falado nisso, mas desminto. Neste momento, o relvado está espetacular." À Luz, chegaram também notícias sobre incentivos monetários, exteriores, aos jogadores da equipa da casa.
Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/benfica_desconfia_de_batota_com_relva.html

Obrigado Fiuza!

. 37 comentários

A AABE emitiu um excelente comunicado acerca do preço pornográfico dos bilhetes para os adeptos do SL Benfica pagarem mais uma vez, que li no Vozes Encarnadas.

Entendo que, embora de facto a responsabilidade da Liga de Clubes seja óbvia, não é à Liga que os adeptos do Benfica têm que se queixar.
Aliás, nem deveria ser preciso algum adepto queixar-se.
A direcção do SL Benfica tem a obrigação de defender os seus adeptos.
Em especial Luís Filipe Vieira, que é tão próximo de Luís Duque e até do cómico Fiuza, como a foto do almoço da Mealhada demonstra.

Mas assim como hoje até Jorge Jesus resolveu elogiar o Lopatego,  apelidando de coragem um ato de má-criação e assim esvaziando a questão facilitando a vida ao seu principal adversário, se calhar devíamos era agradecer ao presidente do Gil Vicente.




quarta-feira, 29 de abril de 2015

Quem não percebe é porque não pesca mesmo nada disto

. 68 comentários
2004/2005
1º Benfica                  34 jogos          65 pontos

2005/2006
1º Porto                      34 jogos          79 pontos
3º Benfica                  34 jogos          67 pontos

2006/2007
1º Porto                      30 jogos          69 pontos
3º Benfica                  30 jogos          67 pontos

2007/2008
1º Porto                      30 jogos          69 pontos
4º Benfica                  30 jogos          52 pontos

2008/2009
1º Porto                      30 jogos          70 pontos
3º Benfica                  30 jogos          59 pontos

2009/2010
1º Benfica                  30 jogos          76 pontos

2010/2011
1º Porto                      30 jogos          84 pontos
2º Benfica                  30 jogos          63 pontos

2011/2012
1º Porto                      30 jogos          75 pontos
2º Benfica                  30 jogos          69 pontos

2012/2013
1º Porto                      30 jogos          78 pontos
2º Benfica                  30 jogos          77 pontos

2013/2014
1º Benfica                  30 jogos          74 pontos

2014/2015
1º Benfica                  30 jogos          75 pontos


Bem, a verdade é que quem não gosta há-de encontrar sempre razões para não gostar, sejam elas aquilo que deveria ser o mais importante ou o menos... Pouco importa... Um argumento há-de ser sempre um argumento...

Ou porque o homem não aposta nos jogadores que o adepto A ou o B gostam;

Ou porque o homem não vê no jovem Y os dotes de craque que o adepto X vislumbra ao longe;

Ou porque o homem fala mal;

Ou porque se pode tirar o homem do bairro mas é impossível tirar o bairro do homem;

Ou porque o homem tem um modo de tratar os jogadores que os faz por vezes sentir-se abaixo de cão;

Ou porque antes do Benfica o homem não tinha ganho nada, enquanto o Mourinho no Leiria já tinha ganho... pois, nada tinha ganho também;

Enfim, como disse, um argumento é sempre um argumento, e nem Jesus Cristo agradou a todos...



Mas numa época em que como disse, e aqui repito, acho que partimos coxos e com menos argumentos do que o nosso maior rival, e numa época também em que não esqueço o que aqueles que aqui sempre duvidaram das capacidades de Jorge Jesus escreveram, de que este ano sim, é que iríamos ver o que o homem valia, eu vou continuando curioso, para ver o que aqueles que não gostam (e não têm de gostar) vão inventar desta vez, se de facto, contra a lógica dos números, e com um plantel de que não me canso de apelidar de apenas mediano (se comparado com o de épocas recentes) formos capazes de ser campeões este ano...

A verdade é que Jorge Jesus já convenceu o país quase todo da sua enormíssima qualidade, e quando digo quase, estou a incluir até os paineleiros de clubes rivais dos programas televisivos, fazedores de opinião pública, e que enquanto puderam fizeram chacota, até as evidências se tornarem fortes demais;

A verdade é que até Bruno Carvalho, o tal candidato a presidente do Benfica para quem bom bom era o Azenha e Jorge Jesus não passava de um azeiteiro, já parece rendido às qualidades de quem antes não servia, defendendo até, imagine-se, a continuidade do técnico por muitos e bons anos!

A verdade é que Jorge Jesus já sabe até, imagine-se, ser pragmático e jogar para o ponto e para as contas do título, como faz aliás, Mourinho, o Deus de Inglaterra e do Mundo que com um plantel de milhões não sabe jogar mais do que um futebol aborrecido e enfadonho... Mas que ganha, e isso para mim chega-me.

Mas claro, um argumento contra há-de ser sempre um argumento, por mais pequeno ou insignificante que seja...

E o Benfica até pode ser campeão este ano mas, e a Liga dos Campeões, hã?!

Que importa a certeza absoluta que todos temos de que nunca o Benfica teve este ano plantel para disputar todas as competições e de que se tudo quiséssemos tudo perderíamos?

Que importa se Jorge Jesus cedo percebeu que Enzo tinha saída marcada para Janeiro, e que não era nem com Taliscas nem com Pizzis que iria disputar competições contra Bayerns e Reais Madrid e ainda vencer campeonatos contra uma equipa que apostou este ano todas as fichas?!

E os jogos decisivos que já perdemos, hã? E aquela derrota em Paços? E a conversa de que falhamos sempre nos jogos decisivos, mesmo que já não percamos com o Porto há 4 jogos, facto inédito há quantas décadas?! 

E o jogo pobre que fizemos em Alvalade ou na Luz contra o FCPorto, não conta?! Sim, porque este Benfica de luxo tinha obrigação de ter as contas do campeonato já mais do que arrumadas, dirão alguns!

Tretas, digo eu! Dirão alguns, mas são aqueles alguns que só analisam com o coração e não vêm a realidade nem os números...

São 75 pontos que temos este ano em 30 jornadas, mais um do que os 74 que somámos o ano passado e que serviram para sermos campeões!

Este Benfica de Jorge Jesus tem este ano e com um plantel bem mais fraco que antes, apenas menos um ponto que em 2009/2010 onde foi campeão com 76 pontos, e apenas menos dois do que em 2012/2013, onde 77 pontos só serviram para o segundo lugar!

Este Benfica que não joga maravilhas, e que JÁ não joga contra as grandes equipas metido no meio campo adversário porque claramente já não tem MUITOS artistas capazes de segurar a bola e que por isso teve de encontrar outras armas, é um Benfica  pontualmente ao nível dos melhores Benficas destes últimos 6 anos, e MUITÍSSIMO melhor que todos os Benficas antes da era Jesus, mesmo o de Quique Flores, que com um plantel também ele de milhões, não conseguiu mais do que um terceiro lugar com apenas 59 pontos em 30 jogos!

Por isso meus amigos, inventem lá os argumentos que quiserem, que o homem mastiga demasiada pastilha ou que não devia puxar as orelhas ao Ola John em público!

Os números falam por si... E quem não percebe é porque não pesca mesmo nada da coisa!


A renovação de Jorge Jesus.

. 57 comentários

Diz o Correio da Manhã que Luís Filipe Vieira vai oferecer um novo contrato a Jorge Jesus, caso o SL Benfica seja campeão.

Continua o parceiro do SL Benfica dizendo que o novo contrato será por dois anos, com um corte salarial não especificado e com a obrigatoriedade de uma maior aposta na formação.

Ora,  a ser isto verdade, duvido que esta proposta tenha aceitação por parte de Jorge Jesus.

Se fosse para reduzir o seu vencimento Jorge Jesus tinha aceite a proposta do Milan no início desta temporada, a qual levou o ainda treinador do SLB a ter duas reuniões com o staff do clube italiano.

Também a inclusão de uma obrigatoriedade de utilização de jovens não será algo que Jorge Jesus sequer considere, desde que não tenha sido ele a "descobrir" o jogador.

Juntando isto à "ameaça" recorrente de que se não renovarem com ele ainda vai para o FCP, vamos ver como Luís Filipe Vieira ou quem esteja a mandar realmente no futebol do Benfica vai gerir este tema.

Jorge Jesus não tem capacidade para fazer concessões seja do que for. Daí que pensar que uma proposta deste género possa resultar será um erro.

Jorge Jesus não é um treinador "tão cobiçado"? Então certamente não terá dificuldade em encontrar clube.

Certamente que o SL Benfica não terá dificuldades em cativar um novo treinador com as condições que oferece como clube e por um vencimento inferior à fortuna que paga a um treinador de consumo interno como é Jorge Jesus.

Será assim tão fácil até ao final?

. 42 comentários

2013/2014 - Gil Vicente 1 - SL Benfica 1
2012/2013 - Gil Vicente 0 - SL Benfica 3
2011/2012 - Gil Vicente 2 - SL Benfica 2
2010/2011 - ----------------------------------
2009/2010 - ----------------------------------

2013/2014 - Guimarães 0 - SL Benfica 1
2012/2013 - Guimarães 0 - SL Benfica 4
2011/2012 - Guimarães 1 - SL Benfica 0
2010/2011 - Guimarães 2 - SL Benfica 1
2009/2010 - Guimarães 0 - SL Benfica 1

2013/2014 - SL Benfica 2 - Marítimo 0
2012/2013 - SL Benfica 4 - Marítimo 1
2011/2012 - SL Benfica 4 - Marítimo 1
2010/2011 - SL Benfica 2 - Marítimo 1
2009/2010 - SL Benfica 1 - Marítimo 1

Este é o historial do SL Benfica sob a batuta de Jorge Jesus com os adversários que ainda faltam. Excluo o Penafiel pelas razões óbvias. Além disso, que clube pode aspirar a ser campeão se não vencer em casa o Penafiel?

Quanto aos outros, os resultados dos últimos anos são globalmente favoráveis ao Benfica, mas em especial os dois jogos fora são os que me preocupam mais.

A pressão e a responsabilidade são muitas e as exibições do SL Benfica fora de casa deixam muito a desejar.

Além disso, no caso do Gil Vicente a necessidade de pontos é muito grande. (Já agora, quem servirá de correio para as malas?)

Quanto ao Guimarães, tem um bom treinador e boa equipa. A invasão dos nossos será muito importante pois os atrasados mentais que compõem parte dos adeptos do Guimarães não deixarão de fazer tudo para hostilizar o SL Benfica.

O Marítimo não deixará de ensaiar a estratégia para a final da Taça da Liga. Mas talvez já não precisemos desse jogo para ser campeões.

Qual o desafio mais complicado? 

terça-feira, 28 de abril de 2015

Aliança Vieira-Pinto da Costa está confirmada

. 93 comentários

O jogo SL Benfica - FC Porto teve também o condão de demonstrar como afinal as relações entre os dois clubes não têm nada a ver com a realidade pública dos últimos anos.

Nada a opor de que as pessoas se comportem com civismo e sem atritos tipo azeiteiro. É bom para o futebol.
Mas já quanto ao que isso significa na realidade a coisa é diferente.

Foi revelado ontem no programa "O Dia Seguinte" aquilo que já tínhamos afirmado por várias vezes por aqui. O entendimento entre Benfica e Porto não era algo ocasional e apenas ao nível da Liga de Clubes.

O entendimento, eu chamo-lhe Aliança, envolve reuniões frequentes entre Domingos Soares de Oliveira e Antero Henrique e...reuniões privadas entre Luis Filipe Vieira e Pinto da Costa. Foram relatadas pelos menos duas.

É inaceitável, seja qual for o pretexto, que o SL Benfica se rebaixe a este ponto de negociar com os corruptores do futebol português, com aqueles que vivem do ódio ao Sport Lisboa e Benfica e à verdade desportiva.

Depois de tudo o que o Apito Dourado revelou, depois de tudo o que Luis Filipe Vieira afirmou sobre Pinto da Costa e o FC Porto, como se justifica isto?

Quem é que está a dar a mão a quem, e sacrificando o quê? 
O adepto comum do futebol, aquele que não se interessa pelos jogos de bastidores, aquele que só tem olhos para o que se passa dentro das quatro linhas provavelmente desvalorizará isto.

Mas duvido que algum benfiquista que tenha assistido ao quanto o SL Benfica foi prejudicado nos últimos anos, que tenha visto os títulos que nos foram roubados, que tenha sofrido agressões nas Antas ou no Dragão fruto desse ódio cultivado por Pedroto e Pinto da Costa, ou que tenha amor pela verdade desportiva e pelo jogo limpo, que se reveja nesta aliança.

Vêm aí mudanças no futebol português. Essas mudanças, que poderiam ser a favor da limpeza do futebol, vão ajudar a manter no poder os mesmos que corromperam o futebol português. 
E o SL Benfica está a ter parte nisso.

A solução não era afastarmo-nos e não participar, como o Benfica fez tantas vezes no passado recente ou como está a fazer o Sporting.
A solução passaria por ter-se criado uma alternativa a quem conduziu o futebol português como quis. Era a missão do SL Benfica, como maior clube português, liderar essa alternativa.

Luis Filipe Vieira preferiu as velhas amizades. Aquelas do seu círculo antigo de confiança, segundo palavras do próprio. As escolhas de Fernando Gomes e Luis Duque são exemplo claro disso.

O próximo passo será a centralização dos direitos televisivos, a verdadeira fonte de rendimento para o sistema corrupto. Nenhuma formula tem sucesso sem os jogos em casa do SL Benfica. As contas actuais da Sport TV confirmam isso.
De que irá abdicar o SL Benfica para que essa formula tenha sucesso? Das transmissões nacionais? Das transmissões internacionais dos jogos do SL Benfica?

A Aliança decidirá. Para bem de alguns mas para mal do futebol português. E do Sport Lisboa e Benfica.


Em memória de um benfiquista que partiu.

. 2 comentários


José António Martinez. Até sempre.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Apenas... Benfica!

. 2 comentários
Enormes Tomás e Guilherme

Lopetegui:

. 17 comentários

"Acerca do Sr. Lopetegui,

Como compatriota basco, infelizmente sinto-me envergonhado pela falta de categoria e educação nas suas declarações, após o jogo de hoje. 

Quem já aprendeu a pronunciar correctamente em português : " jogo, guarda-redes, tremendamente, entre outras palavras ", deveria ter a correção de potencializar o seu conhecimento e ter o profissionalismo de saber o nome do seu adversário, que não se chama " Eles", mas BENFICA:
o ainda líder, do campeonato que lhe proporciona poder exercer a sua profissão. 

Os Euskeras, somos mais bem formados.
O Sr. está a deixar-nos ficar mal. 
Nola triste....".

Palavras de Ramón Galarza, benfiquista e um senhor,  não fosse ele também filho de uma lenda e de um Senhor chamado Shegundo Galarza.

Análise à arbitragem SL Benfica - FC Porto.

. 29 comentários

Análise à arbitragem por Reborn, ex-árbitro, que muito nos honra com as suas análises imparciais.

LANCES CHAVE

Min. 12 - Após lançamento lateral de Maxi Pereira, e quando Samaris já havia recebido o esférico e embalado depois de ultrapassar Evandro, o mesmo jogador do Porto, para evitar a saída rápida do grego, rasteira de forma imprudente por trás o seu adversário. Jorge Sousa interrompe de imediato o jogo e avisa Evandro. O aviso nesta situação fica muitissimo curto. A falta do brasileiro é mercedora de advertência pela sua imprudência e pelo ostensiva que foi (decisão incorrecta - advertência por efectuar a Evandro)

Min. 18 - Eliseu ao tentar passar por Danilo com um passe arriscado, vê o lateral direito do Porto roubar-lhe o esférico, junto ao banco do Benfica, e ao perceber que Danilo se ia esgueirar em velocidade e com muito perigo pelo flanco direito do ataque, agarra de forma ostensiva pela camisola o reforço do Real Madrid. Jorge Sousa adverte e bem Eliseu por cortar um ataque prometedor do FC Porto (advertência correcta a Eliseu)

Min. 23 - Quando saia para um contra-golpe bastante rápido, Nico Gaitan, ao passar junto de Brahimi, e ao invés de prosseguir o lance quando já havia passado pelo argelino, simula, como se torna ostensivo e visivel pelas imagens televisivas, um toque no seu pé esquerdo. Jorge Sousa, perto do lance, foi lesto a analisar, e fê-lo de forma correcta. Gaitan simulou nitidamente o toque do seu adversário (advertência bem efectuada a Nico Gaitan)

Min. 39 - Golo bem anulado ao FC Porto pelo árbitro assistente Bertino Miranda. Após pontapé de canto de Danilo, a bola acaba por ser cabeceada e ir parar à cabeça de Maicon que está bastante adiantado ao penúltimo defensor encarnado quando assiste o seu colega que empurra o esférico sem oposição de Júlio César. Excelente decisão de Bertino (golo bem anulado ao FC Porto)

Min. 43 - Após cruzamento para a grande área do Benfica efectuado por Danilo, Jackson que estava no meio de Luisão e Eliseu, ao tentar disputar uma bola aérea com os mesmos, como as imagens comprovam, sofre um ligeiro toque na nuca por parte do internacional brasileiro. Este toque, parece muito ligeiro para provocar a queda do colombiano (nas imagens percebe-se Luisão a chegar-se perto de Jackson e a parecer dizer "foi só um toque". Ainda que não se entenda o movimento como uma simulação, porque efectivamente existiu um toque, o mesmo é, na minha opinião, totalmente insuficiente para provocar a vertigem da queda de Martinez. As imagens permitem também verificar que logo de seguida, também o colombiano molha a sopa na nuca de Luisão. Lance típico de avançado que ao sentir o "cheiro" do defesa, procura a grande penalidade. Pessoalmente, concordo com a decisão de Jorge Sousa. Não existe motivo para a marcação da grande penalidade (Grande não assinalada a favor do FC Porto de forma correcta)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?24722 

Min. 46 - Jorge Sousa interrompe de forma incorrecta o jogo, punindo Danilo por supostamente ter tocado com o seu pé no peito de Jonas. Não só assinala a infracção técnica, como ainda adverte o brasileiro. Como as imagens comprovam, Danilo, efectivamente levanta o seu pé direito, mas, nem o faz a uma altura desproporcionada, nem sequer toca em Jonas, ficando inclusivamente muito longe de lhe tocar. Jonas, matreiro, ao ver o pé de Danilo no ar, aproveita para simular o toque, induzindo Jorge Sousa em erro. Não só assinalou mal a falta, como mostrou indevidamente cartão amarelo de forma errada ao lateral portista. Podia, seguindo o mesmo critério da advertência de Gaitan, ter antes advertido Jonas pela simulação ostensiva de falta que perpetrou (falta e advertência incorrectamente assinaladas contra o FC Porto e Danilo + advertência a Jonas por simulação por efectuar)

Min. 55 - Fora-de-jogo por assinalar a Jackson Martinez após passe de Oliver Torres que só não deu golo porque o colombiano acabou por apanhar as orelhas da bola. Álvaro Mesquita estava bem posicionado, como a repetição sustenta, não se percebendo muito bem o porquê de não levantar a bandeirola punindo a irregularidade. Jackson não faz golo por um triz. (fora-de-jogo por assinalar a Jackson Martinez) 

Min. 58 - Após lance disputado entre Ricardo Quaresma e Eliseu, colegas de selecção, Quaresma acaba por tentar tirar de esforço do seu adversário benfiquista, empurrando o mesmo na zona do peito. É verdade que Eliseu acaba por empular a situação (mesmo junto a Àlvaro Mesquita), mas também não deixa de ser verdade que Quaresma não tinha rigorosamente necessidade nenhuma para fazer o que fez. A bola estava já na posse do Benfica, Eliseu ia marcar o lançamento, e Quaresma quis apenas acicatar o seu adversário com este empurrão (advertência bem feita a Ricardo Quaresma)

Min. 60 - Num lance muito próximo do árbitro assistente Álvaro Mesquita, Jackson Rodriguez em desespero por roubar a bola a Jardel, entra em carrinho de forma totalmente imprudente sobre o brasileiro, acabando por lhe acertar em cheio na zona dos pés por trás. Falta bem evidente, e merecedora de advertência, que Jorge Sousa não deixou passar (advertência bem feita a Jackson Martinez)

Min. 71 - Quando Jonas já estava no interior do meio campo defensivo portista, e ao tentar desmarcar sobre a esquerda Lima, vê Marcano aproximar-se, e cortar a linha de passe com a mão de forma completamente intencional. Jorge Sousa aqui não tinha muito espaço para dúvidas, a advertência impunha-se. (advertência bem efectuada a Marcano)

Min. 77 - Depois de perder a bola em terreno proibido, Fejsa, que havia entrado 15 minutos antes, ao ver que Herrera se escapulia rapidamente para construir uma situação perigosa para o FC Porto a meio do meio campo do Benfica, agarra pela camisola o mexicano cortando de forma ostensiva um ataque prometedor do rival azul e branco. Jorge Sousa não teve outra opção senão puxar da cartolina mais uma vez (advertência correcta a Fejsa)

Min. 79 - A maior falha de Jorge Sousa. Fejsa, que havia sido advertido apenas dois minutos antes, comete novamente uma infracção imprudente sobre um jogador do FC Porto, Casimiro neste caso, mesmo junto ao árbitro assistente Álvaro Mesquita. Além de pisar o pé direito de Casimiro, as imagens permitem vislumbrar que o sérvio entra com o seu braço direito À frente do corpo, projectando o mesmo de forma imprudente sobre o brasileiro emprestado pelo Real Madrid. Não só o castiga no pé, como acaba por o atingir de forma imprudente no peito. Talvez por ter acabado de ser advertido, escapou à expulsão por segundo amarelo, mas, as leis são claras, e a falta era merecedora de punição disciplinar (erro grave de Jorge Sousa : Fejsa deveria ter sido expulso por segunda advertência)

Min. 85 - O público da Luz e muitos jogadores do Benfica contestar o segundo amarelo a Jackson por pontapear a bola para a baliza de Júlio César. Esteve bem Jorge Sousa ao não o fazer. Primeiro, porque é Jardel que nitidamente dá um pequeno toque na bola para a fazer deslocar apenas sorrateiramente, e não na direcção do seu colega e, em segundo lugar porque, ao ser advertido, esta infracção teria de ser englobada em retardar o recomeço de jogo. Ora na altura, com 0-0 no placar, e com o FC Porto a ser a equipa mais prejudicada com o resultado, o único prejudicado em rematar a bola para longe foi o próprio colombiano, que fez com que o jogo demorasse ainda mais tempo a recomeçar (bem Jorge Sousa ao não advertir Jackson)

Min. 86 - Na sequência do lance anterior, acabou por advertir Júlio César por retardar o recomeço de jogo. Talvez o devesse ter feito a Jardel, que na verdade foi o causador de toda a situação, mas aceita-se que o tenha feito ao internacional brasileiro, que também contribuiu para atrasar o recomeço da partida. (advertência correcta a Júlio César)

Min. 89 - Nicolas Gaitan escapava-se para um ataque perigoso no interior do grande circulo já no meio campo portista quando Maicon, ao ver que não conseguiria travar o argentino, o rasteirou de forma imprudente nas pernas. Poucas opções para Jorge Sousa - advertência evidente. (advertência correcta a Maicon)

SUMÁRIO

No apelidado jogo do título, Jorge Sousa acabou por ter um trabalho de grau de dificuldade médio, mas não alto. O jogo começou muito faltoso, mas acabou por se soltar mais na segunda metade. Fez uma arbitragem de nível médio/baixo (já fez muitissimo melhor em jogos da mesma indole), tendo algumas falhas técnicas e disciplinares. O seu trabalho fica marcado contudo, na minha opinião, pela não expulsão do sérvio Fejsa. Deixou Evandro por advertir, fê-lo de forma errada com Danilo, e deveria ter punido Jonas por simulação. Estas falhas por si só não tiveram grande influência no desenrolar do desafio, nem no resultado final. Contudo, a expulsão de Fejsa deixaria o Benfica a jogar com 10 durante 11 minutos. Não se pode dizer que tenha influenciado o resultado com esta decisão, mas foi sem dúvida um erro grave do arbitro portuense.

Quanto aos assistentes, Bertino esteve excelente, sobretudo no golo anulado ao Porto, enquanto Álvaro Mesquita por pouco ia cometendo um erro que poderia ter proporções gravissimas, ao permitir que Jackson marcasse um golo em fora de jogo evidente. 

O minuto 92, por Jorge Jesus.

. 58 comentários



Fantástico ambiente no estádio da Luz para o jogo mais importante da temporada, face à classificação do campeonato.
Desde logo os parabéns a quem idealizou a coreografia nas bancadas pois foi impressionante! 

Infelizmente, o jogo não esteve à altura dos adeptos. Foi um jogo medíocre, sem quase nenhuma ocasião de golo que merecesse esse nome. Muito mastigado a meio campo, não se via de parte a parte uma jogada com princípio meio e fim.

Do lado do Benfica, JJ optou por Talisca para o lugar de Salvio, mantendo a restante estrutura já habitual. Não só essa opção foi incompreensível face ao problema disciplinar que envolveu Talisca que quebrou uma das regras do regulamento interno do clube, como em termos futebolísticos Talisca vale pouco mais que zero naquela posição.
Não ajudava a defender, não atacava em condições e raramente conseguiu sequer fazer um bom passe. Foi um elemento a menos enquanto esteve em campo, com a excepção daquele remate fraco.

Também optou por manter Eliseu a titular e desde o início da partida que se percebeu que seria um dos caminhos preferidos do FCP. Curiosamente, Eliseu melhorou a sua produção depois de ser amarelado e louvo-o por isso. Mas ainda assim sempre a precisar de muletas, ora Jardel ora Pizzi que até valeu uma discussão entre eles durante a primeira parte.

Pizzi foi também um elemento problemático. Perdeu muitas bolas, chegou atrasado a imensas outras e apesar de lhe reconhecer um empenho e concentração no jogo acima da média, a sua qualidade como jogador não chega. 

Gaitan passou ao lado do jogo assim como Lima e Jonas que raramente tiveram bola ou espaço para tentar sequer rematar à baliza. Aquela do Jonas ser eleito o homem do jogo só pode ter sido por quem não viu o mesmo.

Destaco Luisão e Jardel por quase não terem tido uma falha bem como Samaris que fez um bom jogo.
Júlio César empresta uma estabilidade a todos que mesmo quando tem menos participação no jogo nota-se a sua presença.

O treinador do Benfica preferiu jogar para o empate. O seu discurso no final do jogo deixou isso claro para quem não tivesse visto o jogo. 
Enunciou que o SL Benfica tinha 2 objectivos: vencer e em segundo lugar não perder.
Jorge Jesus mostrou neste jogo a sua essência: em jogos decisivos e importantes só sabe jogar para não perder. Uma equipa que chega ao final da primeira parte, no seu estádio, perante a sua gente, sem qualquer remate à baliza, não pode afirmar com honestidade que joga para ganhar.

Chego nesta minha análise ao minuto 92. Ontem fizemos uma exibição parecida com aquela em que jogamos com o FCP de Vítor Pereira. A diferença foi que para segurar o resultado desta vez JJ meteu Fejsa e não o Roderick que todos menos Jorge Jesus já tinham percebido que não tinha maturidade para ser opção num jogo daqueles.

A falta que Fejsa faz sobre, salvo erro, o Herrera e em que leva amarelo foi de um jogador inteligente e preparado para não deixar chegar bola à sua baliza. Nesse fatídico jogo, a equipa não tinha essas instruções e por isso perdeu.

Ontem o SL Benfica tinha que fazer tudo para ganhar o jogo. Sem ataques desenfreados ou desmedidos mas tinha que ter feito mais perante um FCP que estava claramente partido, sem chama e que só teve mais bola porque tem alguns bons jogadores e porque o SL Benfica jogou à defesa.  

O treinador do Benfica preferiu apostar no minuto 92. Como assim? Vamos viver vários minutos 92 nas próximas semanas. Em Barcelos que é um campo tradicionalmente complicado e em Guimarães onde também o Benfica não tem sido muitas vezes feliz sob a batuta de Jorge Jesus.
Serão os minutos 92 deste campeonato que poderão deitar tudo a perder.

No final do jogo, as palmas foram merecidas para os atletas que fizeram o melhor perante as instruções e escolhas do seu treinador.

Jorge Jesus mostrou porque não é um treinador de topo ou de elite. Ontem não vimos táctica. Não vimos um jogo à Trapattoni como já lhe vi chamar. É um treinador medroso que não sabe muito mais que isto e que nem sequer quer aprender. Não aprendeu com o jogo do minuto 92 de Kelvin. 

Palavras avisadas e sábias de Luis Filipe Vieira que avisou todos para não festejarem porque ainda não ganhamos nada. 

Estamos mais perto do título 34? Matematicamente sim. Futebolisticamente não.

Nota: Não vi uma única referência ao gesto de Danilo na segunda parte que, ao efectuar um lançamento lateral, abaixou-se para cuspir numa cartolina vermelha que estava aos seus pés. Ao nível do seu treinador azeiteiro.

VIDEO: "remontada" do Swansea com Nelson Oliveira em dois (de 3) golos

. 12 comentários

domingo, 26 de abril de 2015

Sabe o que FLOPetegui disse que irritou Jesus?

. 26 comentários

De acordo com um tipo da TVI24, terá sido algo do tipo:
"Se voltas a trocar-me o nome dou-te um murro"

Ahahaha! Oh Jesus, está mesmo a pedi-las! Era já na próxima conferência de imprensa!

Rescaldo do jogo.

. 72 comentários

O que achou do jogo?

A realidade: vencer.

. 4 comentários

Só há um resultado que nos serve. A vitória.

Pouco interessa se é por 1 ou mais golos de diferença.

Hoje pede-se um banho de realidade nos jogadores e no técnico. A realidade de que este jogo é uma final, a primeira de algumas até garantirmos o título.

Os benfiquistas, mais uma vez, não faltam. Lá estaremos, juntos.

Ficar mais perto do sonho!

. 3 comentários
Hoje é sem dúvidas nem receios!
Hoje é dar o que temos e não temos!

Hoje e sempre: PARA GANHAR!

Eu vou lá estar, Benfica!

sábado, 25 de abril de 2015

Há quem diga que jogar, ajuda!

. 27 comentários

Nélson Oliveira estreia-se a marcar em Inglaterra!

Ups! I lost it again...

. 16 comentários


Meus amigos, não é para quem quer...


sexta-feira, 24 de abril de 2015

Palpites para domingo.

. 31 comentários

Joga Eliseu ou André Almeida?

Ou será que vamos ter Sílvio de surpresa no lado esquerdo?

Fejsa de início?

Amorim na equipa inicial?

Ola John entra aos 60 e poucos minutos?

E o resultado? Arrisco um palpite: 3-1 para o Glorioso!

Domingo de manhã: Parque Eduardo VII.

. 10 comentários

Um excelente passeio para domingo de manhã.

Será muito bonito ver o Parque Eduardo VII cheio de benfiquistas.

Será também uma forma simpática de evitar que o mesmo Parque seja mal frequentado este domingo de manhã.

Ainda o Kelvin? Só podem estar a gozar...

. 34 comentários
A imprensa avançada sabe, por acaso, que depois do Mega-chouriço do Mega-Flop do Kelvin o Benfica já despachou o FCPorto umas duas vezes, já limpámos todos os títulos possíveis em Portugal numa época e já tivemos (mais) uma final europeia?

Que sentido faz chamar o tema do Kelvin quando há todos esses acontecimentos mais recentes e quando o FCPorto tem como acontecimento mais recente a maior derrota da história na Europa e a mais histórica entre os portugueses considerando os golos levados apenas na primeira parte (5)???

Il Preferiti

. 26 comentários
Tal como para a eleição do Papa há os "preferiti" parece que no Benfica também há as regras do clube... Mas depois há os "preferiti" que se sobrepõem às regras.

O rapazinho Talismã, o tal que anda com o rendimento desportivo de um tufo de relva, achou que não tinha problema andar a jogar Futsal com os amigos.

Na verdade não teria o jogador não estivesse a recuperar de uma fractura num dedo, se não fosse semana de clássico e se os regulamentos do clube o permitissem.

Ainda bem que o rapaz tem aquele sotaque brasileiro e é um "menino bonito" do Jesus... Senão lá teria que ser penalizado de acordo com os regulamentos 

... Assim, segundo a imprensa, acho que o Jesus até deixou que lhe dessem um tau-tau mas ele irá aos convocados na mesma.

Il Preferiti!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Jogadores do Benfica aprendem a falar alemão

. 12 comentários

Jogadores do Benfica aprendem a falar alemão para acagaçar jogadores do FC Porto no clássico de Domingo na Luz


Depois da sova monumental que levaram ontem do Bayern de Munique, os jogadores do FC Porto têm fobia da língua alemã e o Benfica vai aproveitar esse facto no jogo contra o FC Porto no Estádio da Luz : “ Quando eu disser Lernfähigkeit ist ein Schatz den jeder Besitzer überallhin mitnehmen kann ao Quaresma, o gajo mija-se todo pelas pernas abaixo ! “, garante Luisão.
In Inimigo Público

Ahahahaha!

Em teoria...

. 27 comentários

Em teoria,  o Benfica tem vantagem porque joga em casa com o apoio de uma Catedral a abarrotar.

Em teoria,  o Benfica tem vantagem porque não teve o desgaste físico dos jogos europeus.

Em teoria,  o Benfica tem vantagem porque não sofreu uma derrota humilhante no jogo anterior.

Em teoria, a vantagem pontual dá o conforto da gestão do jogo ao Benfica,  sendo o FC Porto que tem que correr atrás do resultado.

Em teoria, a inexperiência e inventividade do treinador espanhol do FC Porto em clássicos joga a favor do Benfica.

Em teoria, o Benfica tem tudo a favor para uma tarde de domingo feliz e decisiva para uma recta final de campeonato com pressão moderada.

Ora, são mesmo estas vantagens teóricas que espero que a equipa do Benfica e em especial o treinador Jorge Jesus não valorizem demasiado.

Como o passado recente já demonstrou ao treinador do Benfica, e é plenamente aceite pelos adeptos de futebol, quem joga para o empate geralmente perde.

Os erros de avaliação de Jorge Jesus em jogos decisivos são conhecidos e não deixam de preocupar-nos a todos.

No entanto, não vou acreditar que Jorge Jesus jogue para o empate.

Acredito que não deixe de aproveitar o jogo de domingo para carimbar uma vantagem fundamental.

Para isso, é preciso ajustar o esquema da equipa ao jogo.

Mantemos Lima e Jonas na frente? Sim.

Mantemos Eliseu a defesa esquerdo? Tenho dúvidas. Não confio na sua prestação como defesa esquerdo e acho que o FC Porto irá tentar explorar essa fraqueza.

No meio campo quem pode fazer par com Samaria? Pizzi? Amorim? Almeida?

Eu apostaria em Amorim,  desde que o seu joelho aguente pelo menos 60 minutos em alta rotação.

Na defesa,  serão certamente Luisão e Jardel junto com Maxi a assegurar o bloqueio do caminho até Julio César.

Resumindo, não há muito que inventar para domingo.

É preciso ter a ambição presente desde o primeiro minuto. Junto com concentração, planeamento e muito sangue frio, temos todas as condições para triunfar.

O fado dos coitadinhos da Europa.

. 63 comentários

E de repente, a euforia que se tinha apoderado dos orgãos de comunicação social alinhados com as recepções na AR e com as entrevistas no Dragão sem uma única questão sobre o Apito Dourado deu lugar ao "fado dos coitadinhos".

Duas horas antes do apito final do jogo de Munique era vê-los tecer mil e uma razões para sustentar um segundo resultado positivo do FCP. 
Depois do apito final, é o fosso entre os grandes da Europa e o nosso futebol pequenino que explica tudo.

Até Jorge Jesus resolveu retirar proveito do resultado da primeira mão dizendo:

"Isto só demonstra o valor da equipa do Benfica, do Porto e do campeonato português".


Pois o resultado do jogo da segunda mão demonstra o quê, caro JJ? 

A realidade é que o campeonato português é muito fraco, inquinado por senhores que se orientam com o futebol e com a paixão dos adeptos para fazer fortuna pessoal.

A palhaçada que se passa com os jogadores emprestados, comprometidos ou apalavrados é uma demonstração clara disso. Pouco interessa a verdade desportiva, desde que o nosso clube seja favorecido. É essa a realidade que muitos adeptos defendem. Rápidos a apontar aos outros aquilo que não reconhecem na sua própria casa.

Os 3 grandes queimam dinheiro com uma rapidez fantástica. Mantêm várias dezenas de jogadores sob contrato quando utilizam no plantel principal pouco mais de 20. 
A gastar não somos coitadinhos.

O desfecho da eliminatória em Munique era previsível. Foi o que tantos já tinham adivinhado. Eu próprio já o tinha escrito no post "FC Porto fora da Champions".
A mentalidade sem medo da primeira mão deu lugar à mentalidade borrada e do "jogar para o empate". Tipicamente português por um azeiteiro espanhol.

A realidade do futebol português é que não temos a mesma capacidade de investimento que Espanha, Inglaterra, Alemanha ou até mesmo Itália.
Mas alguma vez tivemos?!

Quando o Benfica se bateu de igual para igual com o Real Madrid, Barcelona ou Manchester United nos anos 60 tinha a mesma capacidade financeira?

Quando se bateu de igual para igual com o Anderlecht nos anos 80 tinha a mesma capacidade financeira do então poderoso futebol belga?

Quando se bateu de igual para igual com o PSV recheado de futuros campeões da Europa, tinha a mesma capacidade financeira deles?

Quando se bateu de igual para igual com o Milan milionário e poderoso dos anos 90, tinha a mesma capacidade financeira deles?

Quando se bateu de igual para igual com o Manchester United milionário de Ferguson sob a batuta de Koeman, tinha a mesma capacidade financeira deles?

Quando se bateu de igual para igual com o campeão europeu Liverpool, tinha a mesma capacidade financeira deles?

Quando se bateu de igual para igual com o milionário e poderoso Barcelona ainda nessa mesma temporada, tinha a mesma capacidade financeira deles? Não foi eliminado por uma arbitragem tendenciosa que decidiu diferente, em lances iguais?

Quando se bateu de igual para igual com a Juventus na temporada passada, tinha a mesma capacidade financeira deles?

Não demonstrou o Benfica na fase de grupos que era melhor que o Mónaco? E afinal não foi o clube francês o mais competente? E foi eliminado nos quartos de final da Champions pelo mesmo clube que na temporada passada chutamos da Liga Europa fora?

Afinal quem é mais forte?

Os coitadinhos só o são porque os senhores do futebol português insistem em seguir por um caminho de enriquecimento pessoal(alguns) e de terceiros(quase todos), parasitando os seus clubes.
Não seguem a única política possível para os clubes portugueses terem mais sucesso: redução de custos, recursos aplicados criteriosamente, redução drástica de jogadores sob contrato, aposta na venda da lotação total do estádio para o ano inteiro e não apenas para os jogos mais importantes, eliminação de intermediários(sempre que possível) na negociação de patrocínios ou outros contratos.

São alguns exemplos do que não é feito. 

O fado dos coitadinhos dá muito jeito para justificar meia dúzia de golos sofridos. Para justificar eliminações precoces e sucessivas. Essas são as desculpas dos fracos. 

Os vencedores agarram as oportunidades que têm para tentar provar que podem ser os melhores. Nem sempre o conseguirão, mas não cantam este fado típico dos pequeninos. 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Manuel Serrão: a triste sina de um vira-casacas

. 12 comentários

"Manuel Serrão acredita que a derrota sofrida terça-feira em Munique para a Liga dos Campeões (6-1) em nada mancha a trajetória do FC Porto na Europa nem vai condicionar a prestação da equipa de Julen Lopetegui domingo, no Estádio da Luz, frente ao Benfica.

"Foi uma derrota pesada demais e costuma-se dizer que alguém vai ter de pagar e neste caso espero que seja o Benfica. Domingo terão de pagar uma fatura elevada.", começa por referir Manuel Serrão a Record.

O empresário acredita mesmo que o Benfica "vai ajoelhar-se outra vez", recordando a imagem de Jorge Jesus no final do jogo FC Porto-Benfica da época 2012/2013.

"Esta goleada até pode ser positiva. Os jogadores do Benfica poderão ter a tentação de pensar agora que nós não prestamos. Acredito que isso pode passar pelas suas cabeça, mas vão ajoelhar-se outra vez", afirmou Serrão, recomendado a Lopetegui "que lembre aos jogadores portistas o que já fizeram esta época".

"A vitória é o único resultado que interessa ao FC Porto, considero que o empate também dá o campeonato ao Benfica. Estou confiante que vamos à Luz vencer. Sei do que o FC Porto é capaz e também sei o que o Benfica não consegue fazer", remata." - Record.

Manuel Serrão é o exemplo do adepto de ocasião, cuja orientação clubistica mudou por conveniência.

Passou para o "dark side" e de lá não mais voltou. 

Estas suas frases sobre o SL Benfica demonstram a dor de cotovelo por ter mudado para o clube da ilegalidade e da fruta. De ter sido conhecido como tal e agora não haver nada a fazer. 

Vira-casacas são do pior que há. 

Uma dúvida:

. 19 comentários

Isto quer dizer que o Lopetegui já não se vai juntar ao Beto no Real Madrid?

Jornal A Bola ao ataque.

. 11 comentários

"O minuto seis do Belenenses-Benfica foi muito ingrato para Pelé, jogador que estará já comprometido com os encarnados para a próxima época, segundo pode ler em A BOLA.

O médio foi o autor de um mau passe que quase isolou Lima e obrigou à saída do guarda-redes Ventura de entre os postes, sobrando a bola para Jonas, que acabou por rematar para o fundo das redes. Estava inaugurado o marcador e lançado o Benfica para a vitória (2-0), que acabou por ser confirmada também pelo avançado brasileiro. 

O jogo começou mal para Pelé e para o Belenenses. E logo começaram as especulações. Que foram ganhando dimensão, particularmente nas redes sociais, nos dias seguintes. Também devido à proximidade entre as Administrações de Belenenses e Benfica. " A Bola.

Parece que os jantares entre Alcino António e os amigos Serpa e Bonzinho só servem para tratar de outros assuntos que não acautelar possíveis ataques ao SL Benfica como o acima.

A polémica não existiu nem existe. Não sei que redes sociais frequenta a redação do jornal A Bola.

Pergunto-me se o jornal A Bola teve a mesma postura com os guarda redes que depois de golos sofridos de "forma infeliz" foram parar ao FCP no ano seguinte.

Duvido.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Mudança nas bombas prejudicou.

. 95 comentários

Este é o problema dos combustíveis simples.
Sem "aditivos" o motor não carbura da mesma maneira.

E sem Danilo, Alex Sandro, um adversário macio e um árbitro cooperante ainda pior.

Domingo cá vos esperamos. No inferno da Luz!

Pizzi vai renovar? Para quê?

. 31 comentários

"O camisola 21 assinou pelas águias há duas épocas, altura em que era uma promessa adiada do futebol nacional. Despontou na Luz, passou a ser titular indiscutível e vai ter um salário a condizer.

Demorou a pegar, mas, quando Jorge Jesus lhe entregou a batuta do meio-campo, Pizzi nunca mais a largou e justificou-a com exibições que causaram surpresa na Luz, num estatuto que não estava refletido na ligação contratual entre o médio e o emblema da águia.

Por isso, e segundo O JOGO apurou, já está em marcha o processo de renovação de contrato, com especial incidência na melhoria salarial.

Com contrato válido até junho de 2019, assinado no verão de 2013, Pizzi vai ter como prémio o aumento do salário, numa discussão encetada entre o presidente dos encarnados, Luís Filipe Vieira, e o empresário do jogador de 25 anos, Jorge Mendes.

Dos atuais cerca de 400 mil euros anuais que o camisola 21 aufere, a fasquia deverá ascender a perto do dobro, fruto de uma negociação que as três partes envolvidas acreditam será concluída antes do início da próxima temporada.

Em paralelo, e como tem sido habitual em processos similares, a SAD pretende acrescentar pelo menos mais uma temporada ao atual vínculo. Além desta componente, também está em cima da mesa a subida da fasquia no que respeita à cláusula de rescisão, atualmente fixada em 35 milhões de euros.

Com este processo, Pizzi verá refletido em termos salariais o rendimento e importância que ganhou no âmbito das opções principais de Jorge Jesus, principalmente após a transferência de Enzo Pérez para o Valência, em janeiro, num negócio que rendeu aos cofres da Luz 25 milhões de euros.

Com Fejsa e Rúben Amorim lesionados, Talisca a entrar em curva descendente devido a quebra física e Samaris a assumir a posição de trinco, a escolha do técnico para a posição 8 recaiu no extremo português. E Pizzi, a partir do final de janeiro, não mais largou o onze, realizando boas exibições, polvilhadas com dois golos e sete assistências."
- O Jogo.
--------------------------------------------

A postura do Pizzi tem sido muito positiva, quer em campo quer fora dele. Isso é de louvar.

Mas daí ao que esta notícia pretende passar vai uma distância enorme.
O português tem remediado a posição órfã de um jogador de classe mundial. Pizzi está longe de ter a qualidade para ser sequer uma solução de médio prazo para a equipa titular no Benfica.

Que exibições realizou Pizzi para que justifique a duplicação de vencimento?

É um jogador caro e não vale os 6M pagos por metade do seu passe, quanto mais os 12M.

O negócio Pizzi é mais um entre tantos outros com Jorge Mendes e o Atlético Madrid pelo pelo meio.
Benfica paga e fica com o refugo do Atlético. Excepção feita a Salvio.

Se realmente a situação de Jorge Jesus não está definida,  porque se avança com uma renovação com um jogador que poderá nem sequer ficar no plantel com outro treinador?

Certamente que o jornal O Jogo está a inventar.

Jorge Sousa apita SL Benfica - FC Porto.

. 28 comentários


O Conselho de Arbitragem escolheu Jorge Sousa para apitar o clássico de domingo.

Este árbitro, embora portista e ligado aos Super Dragões, acaba por não ser uma escolha das piores. 
Mas não esqueço a sua prestação na final da Taça da Liga de 2010 em que permitiu sarrafada atrás de sarrafada aos jogadores do Benfica.

Sendo este um jogo fundamental para apontar quem terá mais chances de ser campeão, olho para esta escolha com reservas.
No entanto, pelas prestações mais recentes de Jorge Sousa, dou-lhe o benefício da dúvida.

Espero que seja realmente imparcial.

Eles mereciam este título! (mas não mereciam o frete seguinte...)

. 15 comentários


De uma forma brilhante este título devolveu ao SL Benfica um lugar cimeiro no hóquei em patins que só valoriza uma modalidade que já foi das mais acarinhadas pelos portugueses.

Se a notoriedade que o SL Benfica dá à modalidade com este campeonato motivar mais praticantes para o hóquei em patins do SL Benfica e nacional já valeu a pena.

Parabéns à secção de hóquei em patins!

(Não mereciam era ter que gramar o frete de visitar o núcleo de "culambismo" do SLB. Deixem lá rapazes. Já passou!)

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Há gajos que percebem pouco de futebol...

. 23 comentários
"Consigo ver a sua habilidade todos os dias com o que faz nos treinos. Precisamos que o faça nos jogos. Ele trabalha muito e é um excelente rapaz", realçou ontem o técnico do Swansea, Garry Monk

PS- Sim, este tópico é só para irritar uns quantos!

Olhando já para o SL Benfica - FC Porto.

. 21 comentários
A jornada do fim de semana permite antecipar o jogo grande do próximo fim de semana.
Quanto ao Benfica, o resultado foi perfeito.
Mas viu-se algo perto do pior Benfica da temporada, em termos de qualidade da exibição.
Disse JJ e dirão alguns adeptos que não podemos ganhar sempre com a tal nota artística. Eu digo que a tal nota foi inventada para afagar o ego de JJ.
A questão é que não se compreende como uma equipa pode oscilar tanto numa semana.
As dimensões do campo do Belém eram diferentes?
Faltava o apoio do povo benfiquista?
Então porquê este Benfica "de casa" e o Benfica "de fora"?
Felizmente, o jogo que pode fazer pender o título para o Benfica é na Luz. Por isso esperamos a versão "de casa", mas sem aqueles momentos de incapacidade de gestão do resultado.
Temos um Jonas em grande forma, mas cujo valor só pode surpreender quem nunca o tinha visto jogar.
Temos um Gaitan a ser o grande alimentador do ataque.
Mas temos um Eliseu fraco a defender, um meio campo com um Pizzi que apesar do esforço não tem a qualidade necessária para aquela posição, uma posição 6 por preencher de forma adequada e temos...Ola John cuja utilização continua a ser um mistério.
Não joga o puto Gonçalo porquê?
Quanto ao FCP,  o jogo de domingo será sempre um reflexo do resultado da champions. Mas não podemos ignorar que para eles, assim como para os outros,  o jogo do ano é sempre o em que encontram o Glorioso.
Também não se pode ignorar o futebol fraco exibido pelo FCP no campeonato. O jogo frente à Académica foi pobre e valeu aos suplentes de Lopetegui a quase criminosa atitude da Académica que tudo fez para não marcar.
Até uma saída em contra-ataque e em superioridade numérica na parte final do jogo foi decepada por um jogador da equipa de Coimbra que resolve travar e voltar para trás.
Tem sido assim. Equipas inoperantes que entregam o jogo ao FCP,  que sem produzir futebol de especial, consegue ir vencendo.
Domingo não teremos o jogo do título mas sim o jogo que poderá facilitar o caminho para o título.
O SL Benfica tem tudo para ter um bom dia de domingo.
Concentração, preparação e uma exibição na onda das últimas na Luz poderão dar a almofada necessária para os restantes 16 pontos serem de gestão até se assegurar o 34.

A estátua... Ou a saída pela porta pequena

. 26 comentários
Quando aqui escrevo, como já escrevi varias vezes, que podemos andar aqui o ano inteiro, em Portugal ou na China, a falar de penalties e expulsões mal assinaladas, de derrotas justas ou injustas num jogo específico, mas que no final da maratona dos campeonatos, a equipa que mais gasta ganha quase sempre, há muita gente que não gosta, que pega naquele exemplozito que suporta o “quase”, tipo o Atlético de Madrid ter sido campeão espanhol o ano passado, como se de repente, aceitar essa realidade retire ao jogo a magia que nele ainda vêm.

Mas de facto é assim, e se no ano passado pudemos assistir à exceção à regra chamada Atlético de Madrid, a única nos grandes campeonatos europeus, também este ano parece que Chelsea, Bayern, Juventus, Barcelona ou Real Madrid, Salzburgo, PSG (Lyon tem os mesmos pontos), PSV, Zenit, Olimpiacos e Basileia se preparam para ser campeões nos seus países.

E sim, podemos falar na derrapagem do Manchester City que talvez tenha gasto este ano mais do que o Chelsea, mas também é verdade que esse é um nível de investimento de tal forma elevado, que mais milhão menos milhão entre City e Chelsea, não é isso a fazer grande diferença, tal como não fará entre Barcelona e Real Madrid.

As exceções na Europa poderão ser pois este ano, o Brugges na Bélgica (Anderlecht vai a três pontos), e o... Benfica em Portugal.

E também sei que a minha forma de sentir o Benfica não é a mesma de outros Benfiquistas, tal como a minha forma de ver o futebol será obviamente diferente também, mas aquilo que para mim foi claro desde o início desta época, é que se havia um grande candidato ao título este ano, esse clube teria de ser o FCPorto.

Por tudo,

Pela política de reforços do FCPorto e do dinheiro investido nesse reforços, alguns deles de grandíssima qualidade;

Pela política de vendas, o Benfica perdeu 5 pedras absolutamente essenciais do 11, enquanto o Porto apenas perdeu Mangala e Fernando (excelentemente substituído por Casimiro).

Claro que uma liga é uma prova longa, e ao Benfica, dos 102 pontos por conquistar em cada liga, apenas 6 são contra o FCP, e é por isso que ao Benfica restava apenas focar-se no seu trabalho, nos seus jogos, tentar ao máximo não perder pontos em jogos contra adversários claramente mais fracos, e tentar aproveitar qualquer escorregadela do seu adversário direto.

E aproveitou as escorregadelas, com a cereja no topo do bolo de ter sido capaz de ir vencer ao Dragão (o jogo que faz a diferença este campeonato), num jogo em que em futebol jogado não terá sido porventura superior, mas um jogo em que mostrou empenho, concentração, mentalidade de campeão, eficácia e aproveitamento dos erros do adversário, como acontece em tanto jogo de futebol.

E estamos na frente, com todo o mérito do excelente treinador que o Benfica tem e dos jogadores que desde o início acreditaram ser possível manter a bitola elevada e contrariar a lógica dos números,  chegando ao bi-campeonato.

Alguns Benfiquistas, aqueles que não se revêm na minha forma de ver o jogo, porque parece que o que digo é diminuir o Benfica e elevar o nosso adversário direto, são os mesmos (alguns, não todos evidentemente) que tremeram com alguns pontos perdidos recentemente porque, de repente, afinal o jogo com o FCP já passava a contar.

São aqueles benfiquistas do ah e tal e somos os maiores em Portugal e na Terra, mas discutir campeonatos com o FCP é que não, porque o imperativo era que esse jogo já não contasse para não corrermos o risco de tudo se esfumar e a Luz voltar a ser salão de festas.

Pois eu acho que é bom que esse jogo ainda conte, que tenhamos a hipótese de fazer na Luz um grande jogo (como tenho a certeza que vamos fazer), e arrumarmos o campeonato na nossa casa, olhos nos olhos frente ao nosso rival e sem deixar dúvidas para ninguém, de quem soube de facto ser o mais forte numa época de 34 jogos, mesmo que no papel o mais forte fosse outro.

A verdade é que continuo a achar que o FCP tem um grupo de jogadores mais forte, continuo a achar na minha realidade se calhar demasiado crua, que do plantel do Benfica, apenas Gaitan e Luisão tinham entrada de caras no 11 do Porto (Sálvio talvez e Jonas apenas se o FCP jogasse com dois avançados)...

...Mas num jogo de 90 minutos porém, o Benfica tem tudo para ser mais forte, pelo grande treinador que tem, por alguns grandes jogadores que também tem, pelo coletivo que soube criar e pela capacidade que tem de fazer do todo bem mais do que a soma das partes, e porque joga em casa com a força dos seus adeptos.

Da minha parte, acredito convictamente que esta será uma semana feliz para as nossas cores e que o Benfica não desperdiçará a oportunidade de ouro que tem de QUASE fechar as contas do campeonato com uma vitória em sua casa e deixar o seu adversário a fazer contas à vida com a segunda época consecutiva sem levantar nenhum prato, facto histórico nos últimos 30 anos!

Vamos pois esperar por Domingo à noite para se fazerem balanços e se elegerem heróis ou vilões, porque de facto, a magia do futebol é perceber a quase irracionalidade da coisa, do facto do balanço do trabalho ao longo dos quase 50 jogos da época se resumirem a... 90 minutos de futebol frente a um grande adversário...

Vamos lá Jorge Jesus preparar bem a lição e fazer Domingo a melhor exibição da época...


Tu sabes como o futebol pode ser injusto, e sabes, tal como eu sei, que os olhos de milhões estão sobre ti, e que esse é o jogo que te dará um dia uma estátua junto à do Eusébio... Ou uma saída pela porta pequena.

ranking