O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Resistir à Tentação é fundamental

. 59 comentários

É tão fácil concordar com o Redmoon no seu último tópico! Claro que é fácil concordar com todos os que dizem que temos que ganhar, que tinhamos que manter um treinador que é melhor que os outros e por isso melhor que o atual. É facil dizer que temos que ser Tri, Penta, Hexa e até Hepta.

Quem não concorda com essa mensagem?

O que poucos ainda explicaram é como é que isso faz...

Quando aqui andei a dizer que o DDT do Benfica, também conhecido por DSO, não era o mago das finanças que o queriam fazer, andou tudo a prestar vassalagem ao visionário e ao gestor de cartilha. Viva-se aqui o que chamo de "Momento Balão"... anda tudo cheio de esperança durante uns meses ou anos... mas depois a coisa começa a esvaziar-se até que entram em depressão. Assim tipo como vai acontecer com a malta do Sporting que continuam a acreditar que o clube deles passou do 8 para o 80. É dar-lhes tempo...

A grande crítica que faço a esta Direcção é a mesma que sempre fiz: Pintaram um quadro belo, quando ele não o era. O Benfica dos ultimos seis anos foi feito de dívida, de muita dívida, de dívida construida em cima das instituições financeiras que estão agora mais pressionadas do que nunca para se verem livre deste tipo de financiamentos galopantes.

O Benfica andou a construir a casa com fundações de madeira e por isso a casa ergueu-se mais depressa que os outros. Mas o problema (dos outros) é que ao invés de fazerem fundações de betão - já que iam ficar atrás - optaram por ir também fazer em madeira. Agora o Benfica, mais uma vez primeiro que os outros, percebeu que este "colapso" financeiro dos bancos ia ser tipo "bicho da madeira" e a casa ia cair.

Ora, ao invés de continuarem a construir andares... o Benfica parou e começou a substituir as fundações por betão comprado com o próprio dinheiro. Os adeptos agora olham para o lado e parece-lhes que os adversários estão a construir um arranha-céus e que isto vai ser um atraso irreparável.

NADA DE MAIS ERRADO!

Vai ser um atraso aborrecido. Vamos ter que os ouvir este ano a celebrar, possivelmente. Vamos ter que levar com a conversa de que são agora os maiores do mundo. Ok... é deixá-los ir.

Pelo caminho, tal como disse quando o Benfica decidiu poupar 3M€/ano em salários com o treinador e decidiu poupar em salários de jogadores não investindo em novos jogadores caros em salários e decidiu ainda conter custos, o Benfica tem agora a oportunidade de construir as fundações bem construidas e depois não parar de elevar o arranha-céus enquanto os outros virem os seus prédios cairem e terem que construir tudo de novo e sabe-se lá se terão dinheiro para o material que precisarão.

Se o Benfica está a fazer o trabalho bem feito? Eu diria que sim. Rui Vitória não é o treinador do Benfica campeão consecutivo no futuro, talvez. Mas é seguramente um homem de visão de gestão desportiva de longo prazo. Um homem que tem capacidade intelectual e desportiva para ser um pilar de uma preparação de um projecto a 5 anos focado em recursos próprios (formação e prospeção de valores "desconhecidos" - tipo Cervi e Zivkovic).

Talvez dentro de dois ou três anos o Benfica tenha que "dar o salto", já com outra maturidade e já com os "prédios" dos outros em colapso... mas por agora é preciso resistir à tentação de que é possível ter "sol na eira e chuva no nabal".

O Benfica TEM (meaning: OBRIGATÓRIO) de aliviar o peso da banca no clube que é brutal. Eu andei aqui durante anos a dizer que andávamos a crescer à custa dos bancos. Como eu dizia, "com as calças do pai, todos parecem uns homens" e o Benfica usava o dinheiro do "pai", mas os grandes contabilistas e economistas diziam que não, que eu era um desestabilizador.

Agora é hora de arrumar a casa porque tem que ser. Se querem discutir o problema que nos trouxe até aqui... é outra conversa, mas não ignorem que há problema, nem acredita no conto de fadas de que é possivel continuar a gastar da mesma forma, que é possivel ter a atitude do anormal do outro lado da 2a circular e ainda ganhar... sem consequências atrás da cortina.

PS - O homem no discurso dele ontem disse, efetivamente, que errou algumas vezes e vai seguramente continuar a errar. Mas como se fazem juizos de valor pelo que vem nos jornais online... enfim. Já agora, não era preciso ter ouvido... bastava ter lido a versão em papel.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

59 comentários

  1. Caro Benfica By GB,

    Até pode ter razão. Até pode ser que este seja um momento visionário e tudo o mais.
    No entanto, isso não explica, nem justifica, a pobreza do FUTEBOL do nosso BENFICA. Esta é que é a base principal da contestação, pois bastaria ter ido contratar, poupando salário na mesma, um treinador mais competente e com a mesma (ou melhor) capacidade de aposta nos jovens (Lito Vidigal era o meu favorito, na impossibilidade de Marco Silva, mas um amigo blogueiro defende a hipótese Pedro Martins, por exemplo). Esta é que é a questão basilar, não tudo o resto. Todos os benfiquistas sabem que ia ser diferente e que haveria ali, pelo menos, um soluço a seguir a seis anos de Jorge Jesus. Esperavam, no entanto (e devem exigir), uma equipa que jogue futebol a um nível capaz - só isto.

    Posto isto, como lhe disse, até pode ter razão. Até pode ser este um ano de preparação... mas se o é, está a ser muito mal preparado no que diz respeito à consolidação de um espírito de vitória no plantel de futebol e, também, mal preparado a nível da moralização daqueles de que se depende: os sócios e adeptos.

    Sem futebol forte, todo o Benfica perde, seja em que ano ou circunstância for.

    Cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem percebi do comentário a tua contestação é mais pelo facto do presidente não te ter feito a vontade e ter ido buscar um treinador que tu achas teria mais êxito que o RV.
      Parece-me que ainda não percebeste o tipo de clube de que és adepto. Mas esse problema é apenas teu.

      Eliminar
    2. Isaias

      Subscrevo a 100% o teu 1º parágrafo, é isso que esta em causa

      Não basta lançar jovens, isso qualquer um é capaz de fazer, é sim depois necessário ter capacidade de os inserir num sistema táctico e modelo de jogo que saiba extrair todo o seu potencial e esconder os seus defeitos, e RV não tem essa capacidade

      Dou o exemplo do Gonçalo Guedes, foi lançado tudo muito giro e o GB bateu palmas, mas analisando o Gonçalo de Guedes de Agosto (altura em que foi lançado) e este Gonçalo Guedes (4 meses depois), é exactamente o mesmo jogador, não há evolução NENHUMA nem haverá porque não esta nas mãos de um treinador capaz de o fazer evoluir, e muito menos esta inserido numa ideia e modelo de jogo que o permita evoluir

      Portanto ou temos a sorte que evolua por osmose, ou não vai passar do que é agora...

      Eliminar
    3. Caro Isaías, como pode ter a certeza que com Lito Vidigal, Marco Silva ou Pedro Martins as coisas seriam melhores? Devo já acrescentar que a estes três e somando Rui Vitória, não reconhecia em junho capacidade para treinarem o Benfica. Agora que já estamos em dezembro e a escolha do treinador feita há muito, penso que é hora de conter os «danos» e começar a preparar a próxima época, acreditando sempre que iremos melhorar, já que o campeonato ainda não está perdido. Uma ideia final: mesmo que tivéssemos Marco Silva (o preferido de muitos) isso não tinha impossibilitado as ajudas vergonhosas que os nossos diretos adversários têm tido. Marco Silva teria feito o árbitro assinalar 3 grande penalidades contra o sporting?...

      Eliminar
    4. Alex Silva18/12/15 17:59

      Esta meia com olhos de certeza que é uma das peúgas que o rei sol usou naquela célebre entrevista. Mas é compreensível, assim pode lamber as botas por dentro, dado que por fora já as lambe há muito tempo. Ó pablito, podes ficar descansado que a estupidez é mortal, caso contrário já eras fertilizante há muito tempo.

      Eliminar
    5. Alex Silva18/12/15 17:59

      Esta meia com olhos de certeza que é uma das peúgas que o rei sol usou naquela célebre entrevista. Mas é compreensível, assim pode lamber as botas por dentro, dado que por fora já as lambe há muito tempo. Ó pablito, podes ficar descansado que a estupidez não é mortal, caso contrário já eras fertilizante há muito tempo.

      Eliminar
    6. Caro anónimo: Não bem percebeu o meu comentário então.

      Caro Kafka: Exacto. Não há jovem no mundo que se faça jogador de topo sem aprendizagem táctica. A forma de jogar deste Benfica ensina-lhes menos que o Benfica B.

      Caro Ghozé Pablito: Os dois nomes que apontei são preferências minhas, o terceiro de um outro bloguista. Como é óbvio não posso ter certezas se fariam ou não melhor, mas posso perceber se põem os seus planteis a render. Quanto às arbitragens, primeiro quero ver os meus a jogar à campeão e então depois logo se olha para os outros. É típico do tuga pensar que o infortúnio é sempre culpa do outro, por benefício ou prejuízo. Ninguém contestaria Rui Vitória ou Vieira se a nossa equipa apresentasse bom futebol e não fosse em primeiro - aí sim, faria sentido olhar para as arbitragens, caso contrário é, perdoe-me a expressão, "calimerismo": «Eu não jogo nada, mas olha os outros, olha os outros!».

      Pensem como quiserem, no entanto, claro.

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
    7. Isaias:

      Com esse saber todo, é um desperdício não treinares pelo menos uma equipa da 2ª divisão.

      Eliminar
    8. Caro Isaías, eu não me incluo nesse lote de que o infortúnio é sempre do outro. O que eu vejo é que houve jogos lamentáveis da nossa parte mas também os houve dos nossos adversários, só que nesses eles foram «ajudados». Isso faz toda a diferença. Aliás, com JJ, que creio o meu amigo também apreciava como treinador do Benfica, aconteceu o mesmo. Fizemos jogos pobres assim como os nossos adversários, só que eles eram ajudados. Tem sido assim em relação ao Benfica desde há décadas. E se bem que isso não «desculpe» as nossas exibições, não estamos sozinhos nas competições: por absurdo, se fôssemos a única equipa em prova, podíamos perder todos os jogos e mesmo assim ser campeões… 

      Alex Silva: que lindo gozar com a minha aparência se tu nem foto tens no perfil. Provavelmente assemelhas-te a uma poia… eu compreendo.

      Eliminar
    9. Se houvessem arbitragens correctas quem estava em primeiro lugar era o Benfica, apesar do mau treinador como acham. O Bolotas + o seu mestre estaria em 3º.

      Eliminar
    10. Alex Silva19/12/15 00:03

      Pablito, não me assemelho a isso dado que não sou teu pai

      Eliminar
  2. Gostei do post, percebo a ideia, mas...
    Então o clube que agora anda a poupar, o clube que anda a substituir as estacas de madeira por estacas de betão comprou um jogador banal por 9M metade do passe?
    Esse mesmo clube foi buscar um boémio, um péssimo profissional a ganhar 2M por ano??
    O Benfica não é um clube governado como o Benfica by GB diz, o benfica é um clube governado ao sabor do vento..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A governação ao sabor do Vento não é necessáriamente má... Os portugueses já fizeram grandes coisas na história utilizando apenas o vento e o seu sabor. Aliás o vento está de novo na moda como fonte de energía alternativa, dando origen a grandes investimentos com retorno assegurado.

      O que me preocupa é que o SLB depois da experiencia RV queira experimentar a governação ao sabor do Paulo Bento. Isso sim é preocupante.

      Cata-Vento

      Eliminar
    2. Nesse caso esperemos que os ventos mudem e que apontem para contratações acertadas e um treinador que goste de um futebol positivo!

      Eliminar
  3. GB, portanto achas normal que ao fim de 15 anos se perceba que temos que construir em betão?
    Nice... caramba!

    Sabes como se fazia?... em vez de contratares os 12 da vida airada... contratavas o Mitroglu, O André André, Danilo, Aboubakar, o Cervi já cá tava, tinhas contratado 2 laterais e não vendias o Lima. Os custos disso seriam:
    Os tipos que mencionei do Porto (ou similares) - 10 milhões de euros (o Jimenez) e o preço dos dois marroquinos e dos outros dava para comprar os dois laterais ... portanto quase com o mesmo dinheiro tinhas uma equipa competitiva e "em transição"... NÃO MANDEM AREIA PARA OS OLHOS DOS BENFIQUISTAS!
    A responsabilidade tem nome e uma cara com bigode e orelhas grandes.
    E tínhamos um treinador conceituado que aceitaria ter 20 jogadores de qualidade e 5 da formação sem estrilho rigorosamente nenhum... o que se passa no Benfica é que as decisões não são em benefício do clube, mas são outra cena qualquer... porque com o dinheiro que existe é possível FAZER MUITÍSSIMO MELHOR!!!

    ResponderEliminar
  4. O que eu sei é que cada vez que sai um Relatório de contas, vêm para aqui aos bandos mostrar que ninguém faz negócios como o benfica.

    mas agora, ai, ai que tem de se abater o passivo. Então não têm activos?

    O Benfica tem uma dívida monstruosa, mas os relatórios, enigmáticos, são maravilhosos. As capas da borla são magníficas, os miudos do seixal dão azo a capas mirabolantes ... entretanto ninguém se atreve a ser opositor.

    LFV secou o benfica. O próximo vai ter uma trabalheira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iria ser engraçado uma auditoria de gestão ao reinado de lfv, feito por uma empresa imparcial, mas sem qualquer ligação ao Querido Líder. Aí é que vamos chorar. Há muita sujidade debaixo do tapete. É só esperar para ver.

      A.Martins

      Eliminar
  5. Estou de acordo contigo GB no que toca a cimentar a estrutura financeira...
    RV é vitima deste plantel desequilibrado ( a ver se equilibra em Janeiro), e da Politica de contenção que existe actualmente!!

    Mas como leio alguns colegas dizer, não deixa de ser estranho as aquisições que se fizeram este mesmo ano, que em nada vieram contribuir para o plantel.

    Jimenez - 9M€
    Carcela - 4M€
    Taarabt - 2M€ (Prémio de assinatura)
    Murillo - ???
    Diego Lopes - ???

    Só aqui estão perto de 20 M€ desperdiçados e que podiam ser aproveitados para 2 laterais, um Médio e ainda ficava dinheiro para outro Ponta de lança sem ser o Jimenez (é o nosso Adrián Lopez, curiosamente ambos do Atlético), isto claro se a Época tivesse sido bem planeada.

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo post. Vem precisamente no seguimento do que tenho dito, o Benfica não tem dinheiro. Temos de dar um passo atrás para em seguida dar dois em frente, antes que tudo colapse!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Colapse? Já caiu tudo, tu é que ainda não notaste.

      Eliminar
    2. Desculpa lá, mas isso não pode ser verdade. Ainda há bem pouco tempo, a "super-estrutura" jurou a pés juntos, em mais um périplo de propaganda, que tínhamos uma excelente saúde financeira e que não tínhamos necessidade de vender mais ninguém. Como sabes, a direcção nunca mente(pausa para uma valente gargalhada).

      A.Martins

      Eliminar
  7. "Pelo caminho, tal como disse quando o Benfica decidiu poupar 3M€/ano em salários..."

    Vamos lá desmontar esta tese da poupança :
    David Luis, custou 500 Mil €, foi vendido por 30 M€!
    Coentrão custou 1 M€, foi vendido por 30 M€ (foi reinventado como lateral esquerdo)!
    Javi custou 6/7 M€, gerou 20 M€ de encaixe!
    Witsel custou 6 M€, gerou 40 M€ de encaixe!
    Matic veio em modo "contra-peso" no negócio D Luís, foi vendido por 25 M€!(Foi reinventado como 6)!
    Enzo Perez custou 6 M€ foi vendido por 25 M (foi reinventado como 8)
    Rodrigo custou 5 M€, foi vendido por 30 M€!

    Na pré-época de 2012/13, a "Estrutura" vendeu em Agosto de uma assentada Javi e Witsel, encaixou 60 M€ e "mutilou" o meio canpo, o sector onde se ganham e perdem jogos, todavia, o Benfica não tinha no Plantel substitutos para essas posições, nem os tinha contratado. Jesus, qual artifice, em competição cozeu a Equipa, e adaptou Matic e Enzo, como dupla do miolo, com excelentes resultados desportivos, e posteriores encaixes!

    Se a esses jogadores que Jesus potenciou e valorizou, acrescentarmos 3 Campeonatos em 6, duas Finais Europeias consecutivas, estaremos a falar em poupança de quê?

    Bom, hoje iremos entrar em poupança de títulos, ou esta temporada iremos ganhar a Champions? Por quanto ao resto, "e tudo o vento levou..."

    Pedro Rebocho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Águia Preocupada18/12/15 18:56

      Posso perguntar onde andam tantos milhões? E com tantos milhões de vendas, como explicas a necessidade desesperada de tanta poupança? É isso que os defensores de Querido Líder deviam questionar... Ou não? Será que o desaparecimento de tantos milhões não indicia nada?! Dá, no mínimo para desconfiar... ou não? Porra! Se o betão está todo por pagar, repito a pergunta: ONDE ANDAM TODOS ESSES MILHÕES??????

      Eliminar
    2. É chamar o Sherlock Holmes para desvendar a fuga de tanto milhão. Acho que não é preciso, pois não?

      A.Martins

      Eliminar



  8. Isaías a pobreza porque? dois anos a ganhar tudo... mudamos de treinador , mudamos de estratégia, o plantel tem algumas falhas, temos alguns dos jogadores do plantel mais importantes lesionados... Es ridículo, diz-me o que é o Vidigal ou o martins resolviam magicamente que o mister rui não consiga, o benfica perde/empata pronto é o fim do mundo. enquanto os jogadores derem o máximo so temos que apoiar e em junho logo se ve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro naga portugal,

      O Benfica não joga futebol e é o fim do mundo: isso sim.
      O Benfica não se fez gigante nem atraiu tanta gente para si com o nível de exigência do "apoiar sempre". Recorda-se do tribunal do terceiro anel?

      Mas pense como quiser, obviamente.

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
  9. Concordo completamente! Como já aqui escrevi, é uma questão de ADN...

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Pois é Benfica by GB, sem te retirar razões, porque tens algumas, explica-me então como farias para criar "momentum" vitorioso se não ter que contrair empréstimos? Precisavas de construir uma equipa vitoriosa e para isso precisavas de dinheiro. Recordar que naquela altura a primeira fornada do centro de formação estava prestes ainda a sair. Logo mesmo apostando nesses jogadores, muito dificilmente conseguirias criar esse momentum.

    E se olharmos um pouco para anos anteriores, vês que até termos sido campeões com o Trapp o nosso orçamento para o futebol não era por ali além e mesmo assim competimos com o mega Porto do Mourinho.

    Começamos a gastar mais dinheiro com o Veiga e com o Koeman, para podermos fazer uns brilharetes na Champions e até o fizemos. No entanto, o campeonato perdeu-se a meio da segunda volta, talvez por isso mesmo.

    Outra coisa: os empréstimos servem para aquilo que em gestão se denomina de alavancagem. E, não foi isso que aconteceu? Não construímos uma equipa vitoriosa? Agora o próximo passo é passarmos a ser independentes, como é óbvio.

    Pergunto-te, resolvias de uma só vez o passivo ou ias resolvendo anualmente?

    ResponderEliminar
  12. "Pelo caminho, tal como disse quando o Benfica decidiu poupar 3M€/ano em salários com o treinador e decidiu poupar em salários de jogadores não investindo em novos jogadores caros em salários e decidiu ainda conter custos,"

    Ahahahahaha tu és mesmo anedótico...com que então o Benfica deixou de comprar jogadores caros? eu que pensava que o Jimenez veio por 9 milhões de eur e apenas 50% do passe...e pensava ainda que o Benfica tinha derretido alguns milhões num bêbado que só quer sair à noite como o Taarabt

    Depois Rui Vitória 5 anos no Benfica?? mas tu percebes alguma coisa de futebol por acaso??? o Rui Vitória é um treinador MEDIOCRE, quando é que vais perceber isso? e não é por lançar jovens que passa a ser bom

    No entanto tu como não percebes NADA de futebol, continuas a achar que basta lançar um miudo nos Séniores que ele depois evolui sozinho, quando se percebesses de futebol, sabias que um miúdo para poder ser extraído todo o seu potencial tem de estar envolvido, dentro de uma equipa com uma ideia e um modelo de jogo de qualidade, para esse modelo de jogo saber potenciar todas as virtudes do miudo e ao mesmo tempo "esconder" os defeitos que ele terá..

    O Gonçalo Guedes foi lançado em Agosto, e passados 4 meses esta exactamente o mesmo jogador que era em Agosto, não houve evolução alguma e sabes porque não houve? porque o RV é um treinador medíocre, que não faz o trabalho de campo, que não faz evoluir os jogadores, simplesmente lança-os mais nada...

    Tu tens mesmo noção do que escreves por acaso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda estou para ver onde te vais meter quando verificares que afinal o RV é melhor do que o JJ.

      Eliminar
    2. Devem andar a distribuir droga da boa aí no gabinete de propaganda, não é Anónimo avençado? É cada alucinação nos comentários.

      A.Martins

      Eliminar
    3. A droga é a que o teu bolotas te dá como fazia quando era mais novo e andava pela Bafureira no Estoril. Não é, lagarto avençado?

      Eliminar
    4. Ó Anónimo, com o devido respeito para o Rui Vitória mostrar que é melhor que o Jesus terá que mostrar uma ou mesmo duas coisas vitórias e futebol, até agora não vimos nenhuma. Calma, ganhámos em Madrid... podiam era ter avisado que aquilo era a Final da Champions que é para eu festejar como esse grande momento da Historia do Benfica justificava.

      Eliminar
  13. Tudo certo no que dizes mas há três coisas que importa salientar e que são um pouco contraditórias em relação à ideia que queres passar:

    1. O problema, como se viu nos 82 milhões gastos em três anos, continua a ser má aplicação do investimento bem mais do que falta de capacidade de investimento. O dinheiro continua a gastar-se, e segundo me parece, o Benfica continua a gastar bem mais do que o SCP no seu futebol profissional.

    2. Jimenez contrária toda essa ladainha da falta de dinheiro. Mais uma veZ, 9 milhões poderiam fazer diferença no plantel para muito melhor se fossem bem aplicados. Mas não foram bem aplicados, foram enterrados, não só estes 9 milhoes como a maioria das outras dezenas de milhao que se continuam a gastar em jogadores que nada acrescentam.

    3. O investimento do SCP, mesmo num ano de vacas magras como foi o nosso, foi ainda assim inferior ao nosso. O SCP continua a gastar menos que nós e a fazer mais, e não pode por isso ser essa reestruturação que reconheço ser necessária fazer, a fazer do Benfica arredado do título ainda no mês de Dezembro.

    Reestruturação sim, mas com competência e sem despesismo dos nossos parcos recursos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem! Exactamente isso!

      Eliminar
    2. Os lagartos ter actualmente uma estrutura menos aburguesada que a nossa e estão menos comprometidos que nós para as negociatas, e mais importante que tudo, o maior responsável para o futebol sabe mais que toda a nossa estrutura de futebol, mas não é somados uns aos outros, é mesmo multiplicados.

      Eliminar
  14. «Não acredito que Rui Vitória esteja no fim da linha» - Bruno Carvalho (atenção: este >bruno é o tal do Porto canal)

    Já percebi, ao ler este parvalhti, pq é q neste blog se verifica tanto alarido e uníssono em criticar o nosso Presidente Luis Filipe Vieira. O papagaio fala e as araras excitam-se. Só isso e mais nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamar presidente a alguém que nunca dá a cara para defender o clube, que recusa debates, ignora os sócios nas AG's, aparece circunstancialmente só nas casas do Benfica que lhe mantêm o poleiro, para ler (mal)a propaganda barata escrita pelo Gabriel e com o cadastro de lfv, é no mínimo hilariante.

      Obrigado por este momento de comédia. Se o ridículo matasse...

      A.Martins

      Eliminar
  15. BENFIQUISTA DE GAIA18/12/15 15:29

    QUEM ME DERA PODER ROUBAR E DEPOIS DIZER QUE ERREI....

    ResponderEliminar
  16. Eu sinceramente apenas gostaria de saber por parte dos defensores do actual presidente, se acham que foi o Benfica que deu mais a LFV, ou LFV ao Benfica?

    Afonso Peres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira parte da pergunta é que está exacta.
      Já viram as portas que se abrem para qualquer tipo de negócio, ao Presidente do Benfica? Não é remunerado? Pudera !!!

      Eliminar
    2. Uma pergunta desnecessária à qual os benfiquistas já responderam.

      Eliminar
    3. 43º homem mais rico de Portugal, assim como que por artes mágicas. Agora pensa.

      A.Martins

      Eliminar
    4. Foi por artes mágicas, foi de um dia para o outro. Eu penso, lagarto, volta para a toca.

      Eliminar
    5. Mas ele tem vencimento como Administrador da SAD, não o negou, também séria daquelas mas fáceis de desmascarar. Eu não posso estar a chefiar gajos quanto ganham milhões e nem sequer levar tostões porque das duas uma, ou sou aldrabão ou sou estúpido... prefiro um presidente aldrabão a um presidente estúpido.

      Eliminar
  17. Ao ler este post, lembrei-me de imediato do Mohammed Saeed al-Sahhaf, aquele ministro da informação do saddam...

    ResponderEliminar
  18. Então tu que defendes a contenção de custos e a poupança de 3M€/ano no salário do treinador não és a mesma pessoa que anda a pedir o Mourinho? Mas quê? O Mourinho agora é um benfeitor e vem trabalhar de borla?

    ResponderEliminar
  19. Bola ao Poste18/12/15 16:22

    Rui Vitória tem capacidade intelectual e desportiva para um projecto a 5 anos?! Mas anda tudo louco?

    Ninguém, vê os jogos do Benfica? Já desde a pré-época? Anda mesmo tudo cego ou ninguém percebe de bola para conseguir atingir que o Rui Vitória é talvez dos piores treinadores que passaram pelo Benfica nos últimos largos anos?

    Capacidade desportiva? Rui Vitória? Um autêntico gestor de recursos humanos e nada mais? Um treinador que consegue dar conferências de imprensa sem falar 10 segundos que seja de qualquer coisa relacionada exclusivamente do futebol? Que não consegue sequer fazer uma análise táctica do que aconteceu num jogo por preferir fazer clichés ridículos?

    Continuem a fechar os olhos ao óbvio... terá um excelente resultado a longo prazo! (porque a curto prazo está a ser um sucesso). E quem anda atento só se pode rir dos disparates debitados semana sim semana não por um presidente que anda ao sabor do vento. Então mas estamos em tempo de vacas magras... mas contratamos metade de um jogador com o passe mais caro da história do clube? Que pateticamente se valorizou vertiginosamente no Atlético depois de 1 só ano com a excelente estatística de 1 golo? E o resto do contentor de mediocridade que foi contratado este ano? Também foi para apertar o cinto?


    Vieira é mesmo isto. Há que apertar o cinto, sim. Mas quando havia o dinheiro da banca, eram contentores de jogadores contratados todos os anos apenas para fortalecer as relações de cumplicidade e os bolsos de certos empresários. O sucesso desportivo dessas contratações? Secundário. Mas para isso o cinto estava curiosamente largo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se há algo que não andou ao sabor do vento foi o Benfica nos últimos 12 anos. O seu percurso obedeceu sempre a uma visão que foi sendo progressivamente implantada contra tudo e contra todos, as críticas, o sistema e os árbitros. E os antis que como agora e mais uma vez, deve ser a enésima vez que o fazem, gostam de atirar pedras para diante das rodas.
      No entanto, o veículo embora lento tem andado sempre para a frente e tem mostrado que o caminho tomado é o correcto.
      "Os cães ladram mas a caravana passa".

      Eliminar
  20. Contratem um treinador de futebol de onze que tenha experiência e um modelo de jogo consistentes, em que as suas equipas joguem sempre bem. Neste momento só peço isso! Já tamos por tudo, acho eu!

    ResponderEliminar
  21. "Mas é seguramente um homem de visão de gestão desportiva de longo prazo."
    Eu ia jurar que ele era pago para treinar.
    Morri aqui um bocadinho.

    ResponderEliminar
  22. Este texto, apesar de útil, padece de 2 erros básicos de análise e fáceis de desmontar.
    1- Não há garantias dessas fundações de betão. A tese que circula pela propaganda é essa. Mas... Quem gasta desmensuradamente em jogadores como Jiménez ou Taarabt está a enxertar madeira podre nessas fundações. Ou seja, isso só valia se, e só se, as aquisições tivessem sido rigorosas. E não percebo, além do ordenado de JJ, onde se cortou nas despesas com o plantel.
    2- Um trabalho destes só é bem feito com gestores desportivos com visão. Vieira, o responsável pela pasta, nunca a teve. Para a coisa resultar tinha de se dedicar aos negócios do clube e entregar a pasta a um homem com capacidade. Não acontece nada disso. E depois, Vitória. O técnico está-me a desiludir amplamente. Qualidade no plantel há. Mas o problema é que a qyalidade do futebol em 6 meses continua paupérrima. E não digam que tudo tem que ver com o início do trajecto. JJ quando chegou à Luz pôs o SLB a jogar bom futebol. Por isso está a ser bem feito como?
    Por fim, importa então, como o autor diz e bem, perceber o que nos trouxe até aqui. Com uma gestão desgarrada e incompetente, o que te faz levar a crer que a coisa agora será melhor?

    ResponderEliminar
  23. alerta vermelho18/12/15 18:21

    Este post revela que já não há como negar que esta equipa técnica não tem o know how nos levar a revalidar o titulo, mas há uns meses atrás qual quê, o titulo seria revalidado de certeza porque o BENFICA possuia uma super estrutura ( de encher chouriços) e era ela que ganhava!Agora já que não há como negar, recorre-se a assuntos mais mais técnicos para tentar justificar a asneirada das opções que se tomou!

    ResponderEliminar
  24. MARQUÊS DA PRAIA E MONFORT

    Eu até poderei concordar no que está basicamente escrito. Mas o seu problema é que vc escreve sempre à posteriori.É como aqueles que criticam os erros dos treinadores...depois do jogo.
    O SLB vem duma situação desastrosa e havia que reagir rápidamente e em força.Como fazê-lo sem recorrer aos bancos e criando endividamento?
    Só duma maneira.Tendo dirigentes crediveis na Banca e no Mercado para que se conseguisse recuperar o mais rápidamente possivel.A recuperação eram vitórias, titulos?Não.Era recuperar todo o património, reorganizar todas as componentes desportivas. Procurar pessoas que conseguissem arregaçar as mangas e levantar o Clube.
    Algumas falharam e por isso deu-se um obrigado e substituiram-se.Outra foram obrigadas a sair porque o que queriam era penacho.
    Reconstruir o que um presidente estragou em 3 anos não se faz em 1,2,3,4,5 anos.Faz-se ano a ano até se conseguir consolidar tudo.Os titulos começaram a aparecer após se começar a ganhar estabilidade.
    É assim que se vai fazendo funcionar tudo.Há erros?Há sim senhor.Numa guerra por vezes perdem-se batalhas mas não se desiste porque a guerra acaba por ser ganha.

    Hoje quem olha o SLB só mesmo por ser obtuso é que não reconhece o trabalho fantástico dsde que Vilarinho foi eleito.Há por ai umas vozes maldizentes, e pena que escrevam aqui pois em AG do SLB eram G/Costas que por lá ameaçavam sócios que votavam ou tentavam votar contra JVA.
    Na parte financeira agora que se estabilizou há que diminuir a dependência dos Bancos que como sabemos atravessam uma fase dificil.
    Já existe o made in Seixal alem de compras no estrangeiro de jogadores que rendem bem.Por isso em termos de futebol senior passamos a estar no tempo de transição.Fomos felizes na escolha do Treinador?Talvez não mas temos que aguardar o final da época para sabermos o que há para fazer.
    Hj leia-se com atenção a situação que vem ai dos lagartos.Nós não cairemos nisso.

    Permita-me colocar aqui o que os lagartos estão a tentar evitar. Vão tentar empurrar a divida para a frente.

    "A administração da Sporting SAD vai propor aos detentores de títulos "Valores Sporting 2010", que venciam a 17 de janeiro de 2016, a extensão do prazo de maturidade por mais 10 anos, com juro anual de 4%.

    A proposta, enviada esta sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai ser analisada na Assembleia-Geral (AG) de detentores de obrigações convertíveis em ações, agendada para 8 de janeiro, às 18:30, que será antecedida de uma reunião magna de acionistas.

    Na proposta a apresentar aos detentores de títulos "Valores Sporting 2010", a SAD pretende que estes sejam convertidos a 26 de dezembro de 2026, e sugere "o direito ao recebimento de juros condicionados à taxa anual nominal bruta e fixa de 4%", valor que fica dependente dos resultados distribuíveis pela Sporting SAD.

    A proposta refere que "caso os lucros distribuíveis não sejam suficientes para satisfazer o pagamento integral do respetivo montante dos juros anuais globais devido, o mesmo deverá ser reduzido ao valor dos lucros distribuíveis verificados, caso existam".

    Os detentores que não concordarem com a extensão do prazo verão, segundo a proposta, os seus títulos convertidos em ações da SAD na data prevista, 17 de janeiro de 2016.

    A Sporting SAD emitiu em 17 de Janeiro de 2011, no contexto de uma oferta pública de subscrição, cinquenta e cinco milhões de Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) em ações ordinárias da Sporting SAD, de valor nominal de um euro cada, ao preço de conversão de um euro, representativos da emissão designada por "Valores Sporting 2010".

    Na AG de acionistas, agendada para as 17:00 de 8 de janeiro, o conselho de administração da Sporting SAD pretende obter "todos os poderes para a implementação das alterações" propostas aos detentores de títulos obrigacionistas.
    Autor: Lusa

    ResponderEliminar
  25. Caro Benfica by GB,

    Concordo em grande parte com o que escreves, deixando dois únicos reparos:
    - o endividamento feito pelo Benfica não foi apenas para comprar jogadores, mas também para criar uma infraestrutura de excelência
    - nos últimos 3 anos têm existido muitas falhas ao nível da política de contratações
    Dito isto, sublinho a necessidade de o Benfica se livrar da dívida que tem e dessa forma reduzir os encargos Bancários - o Benfica não tem de facto VMOC's, nem perdões de dívida, pelo que terá mesmo que pagar o que deve.
    Actualmente o Benfica paga aproximadamente 20 M€ por ano de juros o que é uma exorbitância e obriga a que todos os anos tenha que vender um jogador por 25 M€ só para pagar juros.
    Por isso se o Benfica conseguir reduzir o passivo vai reduzindo os custos financeiros e consequentemente vai libertando dinheiro para a equipa de futebol.
    Agora o que não se pode meter em causa é que o Benfica tenha uma equipa competitiva.
    Pedro R.

    ResponderEliminar
  26. Esses projectos e 3 ou 5 anos são um sonho de alguem que nao quer saber como o mundo do futebol actual funciona, senao vejamos, um Chelsea chega o final da époc leva o Semedo, o Bayer leva o Renato, o Valência o Cervi, o Real Madrid o Zivkovic e assim de repente lá se vai o projeto de 3 ou 5 anos....
    Deixem de ser assim, o Benfica como todos os clubes que não teem xaques a patrocinar os projetoa teem de ser imediatos, equilibrados com sabedoria para gente q percebe de futebol e nao de nogocios como os 400 milhoes da treta!
    O Benfica com outro treinador estaria colado ao Sporting e nao se falaria em projetos de 3 anos e merdas romanticas que o LFV anda a vender á malta, os projetos sao os titulos e para prova disso temos os ultimos 6 anos de JJ nunca foi um projeto de limites, sempre que ganhava um camponato havia projeto quando nao ganhava já se esqueciam do projeto! Fdx parem de falar em projetos isso ta gasto no futebol de trofeus...

    ResponderEliminar
  27. Tem de haver responsáveis pela politica de contratações que nos últimas épocas têm acontecido no Benfica, especialmente na última. Foram contratados jogadores que nada vêm acrescentar ao valor da equipa, e que custaram muitos milhões, sendo que em contrapartida não foram adquiridos jogadores para as posições que a equipa necessita. Quem preparou a época de 2015/2016? Os benfiquistas têm o direito de saber quem errou.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking