O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 23 de agosto de 2015

Vida difícil a de Rui Vitória...

. 34 comentários

Sejamos pragmáticos: desde que, possivelmente, o título de 2013/14 que o SLBenfica não entusiasma. Nem os mais optimistas o ano passado esperavam que o Benfica fosse campeão. Eu próprio aqui escrevi que era o ano em que Jesus teria que justificar os 4M. A isso juntou-se a azelhice de Lopetegui e a falta de plantel de Marco Silva e deu o Bi-campeonato.

Portanto, Rui Vitória já partia com uma missão complicada: Já não havia aquele Benfica acutilante há mais de um ano e desde essa altura que já faltava gente de qualidade para "completar o ramalhete" no Benfica. Recorde-se que o Benfica na última semana do mercado no ano passado faz chegar Samaris e já depois de fechar o Jonas, dois atletas que foram indiscutíveis para Jesus.

Este ano sairam Maxi e Lima e para os seus lugares chegaram Semedo e Mitroglou. O primeiro chega da II Divisão directo para titular e o segundo chega de fora para ser solução imediata. Ambos já "agarraram o lugar" e creio que não é claramente por aí que possa estar o problema.

O que me tem "assustado" neste Benfica são os erros constantes nas transições com uma taxa de passes falhados digna dos Distritais e erros defensivos porventura infantis com o Semedo e o Lisandro, dois jogadores que o ano passado "não calçavam" a serem os mais esclarecidos.

Então mas os jogadores desaprenderam? 

O treinador é que usa uma táctica que os faz errar?

Eu não sou treinador, não sei orientar nem treinar uma equipa e não esperem que saiba a resposta a isto, apenas sei observar o problema como adepto, porque nem treinador de bancada sou...

Porém, mesmo que a resposta à situação acima nao esteja no treinador, há uma questão que está, aliás duas questões:

- A equipa é facílima de anular, algo que NUNCA caracterizou as equipas de Rui Vitória. Qualquer equipa de bloco baixo e posicional consegue anular o Benfica e nem precisa correr, simplesmente porque atacamos de forma previsível, lenta e pouco criativa. Novamente, isso nunca era característica das equipas de Rui Vitória.

- O discurso do treinador é "abafado" e cheio de lugares comuns e a esquívo perante os problemas, desafios e conflitos. O treinador procura sempre refugiar-se em frases redondas e pouco entusiasmantes, novamente algo que NUNCA caracterizou o discurso passado de Rui Vitória por onde passou, nem é preciso acompanhar a carreira do treinador, basta ir ao Youtube.

Se alguém acha que está aqui algo de normal... eu tenho muitas reservas. Ou o treinador está refém de uma autonomia que nunca lhe deram, talvez devido a "feridas do passado" com autonomia excessiva ao anterior treinador, um pouco à semelhança daquelas mulheres que depois de um casamento com uma pessoa que a fez passar mal, acaba por criar defesas contra um namorado futuro, colocando em causa a possibilidade de ter uma relação duradoura...

... Ou então simplesmente Rui Vitória não é treinador de equipa grande! Ao contrário de Jesus, Marco Silva ou Leonardo Jardim... Rui Vitóra, como Paulo Fonseca, não teve um passo intermédio entre um clube de primeira metade da tabela e um clube grande. Nenhum dos dois teve antes um passo intermédio por um clube capaz de fazer frente aos grandes, capaz de se impor na luta dos grandes e jogador de forma consistente na Europa, algo que infelizmente em Portugal só temos no Braga.

Curiosamente, os treinadores que não passaram por esse passo intermédio... falharam! Resta saber se interessou aos clubes que os contrataram ter um treinador desses para poder "arrumar a casa" sem ter que ganhar e então não lhes deram as mesmas condições que deram aos outros anteriores e sucessores... ou se simplesmente Fonseca e Vitória não são treinadores de equipas grandes. Eu conheço pessoalmente o Paulo Fonseca e acompanhei com interesse a carreira de Rui Vitória... esta tese de não serem de clube grande não me convence... mas creio, e com algum conhecimento de causa, estes dois treinadores de valor não tiveram nem de perto as mesmas condições que os antecessores e sucessores.

Como diz, e bem, o Redmoon: Não é hora de deitar a toalha ao chão, mas é preciso emendar as borradas rapidamente senão a toalha cairá por si, sem que ninguém a atire.

- Escolha-se a via de assumir o erro na escolha do treinador (que me parece a via mais fácil e que protege melhor as asneiras escondidas) ou... 

... Escolha-se a via de assumir o erro no (pouco) espaço dado a Rui Vitória para ser treinador do Benfica ao invés de ser apenas uma voz que interpreta o que quer Luis Filipe Vieira.

Escolha-se a via que se escolher... é preciso emendar as borradas rapidamente.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

34 comentários

  1. a somar ao que dizes perdeste o salvio que dificilmente vamos ter este ano e não veio ninguem para o susbstituir.
    perdeste enzo a meio da epoca e não o substituistes, embora existam soluções no plantel mas ele ainda não as assumiu.
    tens um problema na esquerda da defesa que já vem do ano passado e que ainda não resolveste.

    ResponderEliminar
  2. Lá em casa tudo bem23/8/15 23:46

    Nem tudo é mau, pois já se nota alguma continuidade do jogo com o Estoril: Júlio César foi o melhor em campo do nosso lado nos dois jogos.

    ResponderEliminar
  3. Estou em crer que queres ser o mestre alves afeto ao Benfica!

    ResponderEliminar
  4. correr com o treinador faz o mourinho rir... logo ele que tem muitos mais milhões de euros e em 2 jogos tinha menos pontos que o benfica. De facto o benfica escolheu um rumo diferente mas não acredita nele... nunca acreditou.

    ResponderEliminar
  5. A equipa fartou-se de atacar, esteve sempre em cima do Arouca, não conseguiu marcar, mas, meus caros, isto é futebol, quero ver o Arouca a ter a mesma atitude ao defrontar os andrades corruptos e os betinhos do lumiar! Carrega Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, pois é... O Benfica joga à brava, pena foi não ter sorte. E esses malandros contra nós dão sempre o litro e contra os outros nem metem o pé e oferecem golos.

      De sonho, isto... o típico adepto do Benfica de vieira...

      Eliminar
  6. As diferenças entre JJ e Rui Vitória/Paulo Fonseca são muito simples: chama-se carácter.

    Tirando isso, JJ não percebe nada de futebol e tudo o que ganhou no Benfica foi fruto do acaso. E é pior treinador que RV ou PF. E é um crápula e traidor, por isso foi corrido do Benfica.

    De facto, o Benfica estar na fossa em termos de equipa/futebol jogado só pode ser fruto de uma macumba, porque o treinador é world class.

    ResponderEliminar
  7. mas realmente tanto alarido isso e tudo combinado hoje calhou ser o benfica a perder pa semana sera o sporting depois o porto po negocio prosperar tem ser assim até o fim carrega como iriam vender o produto isso é gente inteligente pa enganar os outros o que é mais interessante ter um campeonato decidido nas ultimas jornadas ou ter um campeão já em fevereiro ou março? relax keep calm and continue to suport slb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas. Que português fantástico.

      Estou impressionado. Pode repetir?

      Eliminar
  8. Adoro o Benfica24/8/15 00:20

    Boa noite.

    Primeira derrota de muitas derrotas nesta temporada.

    Dá dó ; dá pena ver este Benfica.A que estado lastimoso chegou o nosso Benfica.

    A politica desportiva implementada por LFV no Benfica é um atentado à inteligência dos Benfiquistas.O que LFV tem feito é passar um atestado de burreza a todos os Benfiquistas.

    Todos os anos assistimos a uma politica desportiva de LFV no Benfica desastrosa , calamitosa na minha opinião que deita milhões e milhões ao lixo.Aliás a politica desportiva do actual Benfica é inexistente,não tem pés nem cabeça, não tem lógica.A única permissa dessa politica é satisfazer todos os caprichos e desejos do empresário Jorge Mendes.

    Nos mandatos de LFV não existe um ano em que o Benfica não contrate em média mais de 20 jogadores , emprestando imediatamente 80% desses novos jogadores dos quais nunca mais sabemos nada deles , e onde se tem de rezar a todos os santinhos para que dos restantes 1 a 2 jogadores sejam mesmo reais valias para a equipa.Este ano vamos em mais de 11 contratações das quais só 5 estão no plantel , tudo o resto é para emprestar.

    Actualmente o Benfica é na minha humilde opinião o clube satelite ; clube cobaia , o clube das experiências dos clubes endinheirados europeus de Jorge Mendes.Infelizmente somos o " Armazém Europeu " desses clubes.

    O Benfica e a sua grandeza merecem mais , muito mais.

    Esta politica desportiva, custa-nos imensos titulos (13anos - 4 campeonatos), muitos milhões e prestigio.

    As nossas prestações na melhor competição de clubes tem sido humilhante.A última participação de tão má que foi nem vale a pena comentar.Batemos o ano passado todos os records negativos da Liga dos Campeões neste novo formato.

    Quem apoia esta "catastrofe" não pode ser Benfiquista e digo mais detesta o Benfica.Lamento mas é a minha opinião.

    Quem coloca por interesses estranhos ou por paixões virtuais por pessoas o Benfica em segundo lugar não se preocupando até em prejudicar o Benfica por um amor platónico a LFV ou por interesses estranhos que tenha vergonha na cara e nunca mais diga que é Benfiquista.Quem é Benfiquista quer o seu Bem e não o seu mal.

    Ser Benfiquista é defender o Benfica , repito , defender o Benfica e não pessoas.Percebam isso.Amem o Benfica sff.

    Já nem falo da suspeita do nr do cartão de sócio de LFV ser falso , o que o impossibilitava de se candidatar porque não cumpria os requisitos estatutarios feitos pela sua direção.

    Ja nem falo do negocio Roberto que ficou mais conhecido pelos " milhões da treta ".

    Nem vou referir as imensas demagogias/mentiras que LFV brinda os Benfiquistas.

    Não vou falar dos metodos do Porto que todos os Benfiquistas criticavam e agora assistimos ao mesmo no Benfica ou pior e verifico Benfiquistas a apoiar essas situações.

    Nem vou falar dos apoios de LFV em nome do Benfica a pessoas no minimo pouco dignas ou das alianças/parcerias como preferirem com Pc .

    Eu quero um Benfica muito melhor , mais conquistador de titulos , com prestações dignas na Liga dosCampeões , honesto e livre de atentados à minha inteligência e à dos Benfiquistas logo não percebo esta submissão de pessoas que se dizem Benfiquistas a LFV.Eu amo o Benfica não pessoas.

    É a minha opinião.

    Quanto a reforços o Benfica precisa urgentemente de um médio Box to Box.Pizzi nem para suplente serve quanto mais ser o titular.Esta posição tem de ser prioritária.Sem um grande meio-campo é impossível ganhar o campeonato.

    Outras posições a reforçar é a de defesa esquerdo , Eliseu é uma avenida a defender , lateral direito , defesa central , extremo que possa fazer as duas alas e um nr 10 organizador de jogo.Isto se quisermos fazer uma boa figura na Champions.Sem estes jogadores seremos mais uma vez os bobos dessa competição como aconteceu na temporada anterior.Se Gaitan sair terá de entrar mais um extremo.Gostava também de um Trinco e outro Nr 8 mas é pedir muito.

    Continua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. gostei de te ler mas com um placard desse tamanho ninguem te lê amigo, tens que ser mais sintético tipo "é hora de perguntar se queremos continuar a apoiar os amadores de croquetes e de lugares gratuitos ou se queremos que o Benfica vence, essa é a unica escolha". é assim na net o pessoal não tem tempo para ler mais do que isso, é preciso ser mais percutante. Quanto ao resto estou 100 % de acordo contigo...

      Eliminar
  9. Hoje o jogo podia ter tido 120 minutos, acabaria sempre 1-0.

    ResponderEliminar
  10. Adoro o Benfica24/8/15 00:22

    Continuação >>>

    Duas notas - 1- A ser verdade os valores da transferência do Jimenez de 9 milhões de euros por 50 % do passe que a imprensa tem veiculado (atenção não estou a colocar ninguém em causa , ou a especular que existiu " negociata ) penso que esta transferência devia ser investigada até para terminar com o "diz que disse".Aproveitava-se e fazia-se uma investigação a todas as transferências dos 3 grandes nos últimos 20 anos.Acho que era a medida acertada para terminar com as suspeitas , dúvidas , boatos do futebol português.Tudo o que sirva para acabar com estes " disse que disse " e para a transparência e verdade do futebol nacional é Bem-Vindo.

    Segunda Nota - Será que mais uma vez LFV vai sacodir os seus erros , incompetência em apenas Rui Vitória ( como não tivesse sido LFV a contratar o treinador ) e os Benfiquistas vão na cantiga.LFV já colocou as suas culpas em apenas Rui Costa , depois foi no Carraça que não mandava nada lol , nos arbitros , nos treinadores que contratou e o próximo bode espiatório será Rui Vitória e ele nunca tem culpa de nada.Os apaixonados platonicos já estão a fazer a cama a Rui Vitória ainda não tinha começado os jogos a doer para que LFV mais uma vez passe pelos pingos da crise..É certinho e direitinho que o actual treinador será o culpado de tudo e mais alguma coisa.Pudera as eleições estão perto , logo mais que nunca LFV não pode ter culpa nenhuma.Depois LFV debita mais umas promessas e os Benfiquistas perdem a memoria e caiem novamente na cantilena.

    Rui Vitória tem muita culpa , mas não é nem de perto nem de longe o principal responsável, esse tem outro nome , chama-se LFV.Só não constata isso quem não é honesto intelectualmente.É a minha opinião , somente a minha opinião.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A culpa é principalmente de Vieira porque foi ele que despediu o JJ e contratou o Vitória. Basta ver as declarações do Moniz da altura a descartar-se desta borrada. O Vitória simplesmente não sabe mais, coitado. Dá pena.

      Eliminar
  11. alguém disse:


    O Nosso treinador é muito "calmo, macio, sem incentivos aos jogadores em campo" e pior não sabe coloca-los nos devidos lugares, por isso não temos AINDA Equipa, mas sim onze jogadores a vaguearem em campo. Hoje foi visível o que fizeram na pré-época, treinador "fraco" e Equipa quinda não existe. Não há fio de jogo, em suma, vamos ver se é, ou vai continuar a ser preocupante.
    Desculpas ou DERROTAS MORAIS, tais como, não ganhamos mas jogamos para isso, NUNCA!!!!

    ResponderEliminar
  12. BGB, o RV não tem qualidade para treinar o Benfica, já o disse aqui várias vezes e o desempenho da equipa tem-no demonstrado. A forma de defender é anedótica, com a falta de pressão sobre o adversário, a falta de coberturas, o fraco controlo da profundidade (JJ é dos melhores do mundo neste aspecto, não exijo o mesmo nível a RV). Ofensivamente, não existem linhas de passe, os sectores estão demasiado afastados e o portador da bola fica entregue a si mesmo: ou tenta o drible, faz um passe longo ou cruzamento - linhas demasiado afastadas e inexistência de linhas de passe - reduzindo as hipóteses de sucesso da jogada.

    Não creio que melhor porque simplesmente RV não demonstrou, nunca, saber mais do que isto. Não creio, de forma nenhuma, que o problema sejam os jogadores, apesar de existirem lacunas.

    Para o ano é que é.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo dito. Este futebol é exactamente o contrário de JJ: jogávamos em bloco, linhas juntas, muitas linhas de passe sempre disponíveis para quem tinha a bola, excelente controle de profundidade, muita criatividade e dinâmica no ataque, sempre a um, dois toques, muitos jogadores a entrarem na área desmarcados, futebol directo e cruzamentos com a defesa adversária posicionada raros, etc...

      Como é possível que tanta gente ainda não veja isso?

      Eliminar
    2. subscrevo 100 % mas a culpa não é do RV, é de quem o colocou là fazendo passar a ideia que "é a estrutura que ganha campeonatos". Ponto final, paràgrafo.

      Eliminar
    3. João e Benfiquista Primário

      Subscrevo inteiramente

      Eliminar
  13. Vida muito difícil mesmo. Mais um resultado negativo e ficará por um fio. É que depois a imprensa começa a perguntar em todas as conferências de imprensa se sente o lugar em risco, etc e o ambiente torna-se pesado. E vamos ao dragão na 5ª jornada...

    ResponderEliminar
  14. Fartei me de escrever aqui q era um erro o Rui Vitória q ia acabar o futebol espectáculo , que as bolas paradas iam acabar nos ataques com sucesso e no processo defensivo iam meter a nossa equipa a tremer .., e q n ia haver mais aquela linha d fora d jogo tao bem definida ... E q o marco Silva era o treinador ideal .. Acho q acabou a margem d manobra para o rui Vitória e quando diz que os jogadores n fazem passes certos ou falham muitos passes .. E simples perceber pq ... Pq os jogadores n se movimentam e n ha apoios ao portador da bola ... O Benfica este ano n chega ao natal com este treinador oxala q eu esteja errado

    ResponderEliminar
  15. BENFIQUISTA A SERIO24/8/15 01:13

    o jogo de hoje deu para ver que o nosso principal problema é a de existirem jogadores que ou estão em má forma ou então já não estão com a cabeça no SLB. o caso mais gritante é o do gaitan: perde bolas e não a tenta recuperar, falha passes a 2 metros dos colegas, marca muitomal os cantos, chuta pouco e muito mal à baliza. este jogador para mim já não está com a cabeça no Benfica, por isso sr. mendes tem a palavra e veja se o vende pelos tais 30 a 35 milhões e traga zivkovic para o lugar dele e outro para o lugar do ola john.
    jogadores experientes como gaitan, samaris, luisao falharem passes a 2 metros dos colegas não se admitem.
    os piores em campo, hoje, foram o gaitan, o luisao e o samaris.
    para mi o rui vitoria só errou nas substituições em não tirar o gaitan ao intervalo em vez do ola john (hoje até estava a jogar mais ou menos) e de não meter o talisca em substituição do pizzi ou do samaris aos 60 minutos. o carcela entro para o lugar do eliseu mas tb não acrescentou nada.
    caro rui vitoria é favor treinar os pontapes de canto pois hoje tivemos quase 20 e não se aproveitou nenhum. também treine marcadores de livres frontais pois não se admite que num livre a 5 metros da grande area na zona frontal se optasse por fazer um cruzamento.

    em conclusão: precisamos de 2 extremos: zivkovic e outro melhor do que o que existe
    precisamos de um lateral direito ofensivo mas que saiba defender pois o nelson semedo ataca bem mas ainda tem de aprender a defender bem
    precisamos de um substituto do luisao, por isso, acho que o aderlan santos do braga seria uma optima aposta para substituir o luisao que este ano tem sido dos piores da defesa.
    precisamos de vender o gaitan, o ola john, e outros que por um valor aceitavel também venderia pois temos muitos jogadores medianos (pizzi, fedja, andre almeida, samaris, silvio, eliseu) que poderão ser facilmente substituidos por canteranos da equipa b e poucos muito bons. faz falta ter os muito bons e despachar os fracos e alguns medianos.

    ResponderEliminar
  16. O Paulo Fonseca teve um grande clube antes de ir pro porto...um clube super organizado e com uma mística enorme...só não teve as trutas que aquele boneco que lá está teve. Caso isso acontecesse seria mais um ano sem título pro glorioso

    ResponderEliminar
  17. Concordo na generalidade com o artigo, Rui Vitória não herdou uma grande equipa, creio que como adversário o ano anterior está farto de saber isso, creio que o problema dele está em assumir a ruptura pelo simples facto de a equipa ter sido campeã, mas como descrito no artigo, isso aconteceu com um pouco de sorte, da qual tb se fazem campeões, perdemos em Paços de Ferreira, com o Rio Ave, derrotas idênticas á de HOJE, não sendo tb treinador nem de bancada, creio que psicológicamente Rui tem que assumer a ruptura com o passado,não ter MEDO, e apostar naquilo que acredita, tacticas, jogadores, etc e não cair sempre nos mesmos erros que são recorrentes, se quer trocar de jogadores faça-o de inicio sem medo, aquele meio campo precisa de alterações se tive que os sentar todos que os sente no banco inclusive o GAITAN, mas assuma, deixe o medo, não tenha medo de enfrentar seja o que for, não evite nada, ACREDITE EM SI.......

    ResponderEliminar
  18. O que tenho visto, é uma equipa que parece não acreditar no treinador nem nos seus métodos. O treinador desconhece rotinas de assumir o jogo. A equipa foi bem sucedida a época passada por mérito próprio. Há um grave erro táctico e disciplinar nesta equipa, esse erro é responsabilidade de Vitória e Vieira.

    ResponderEliminar
  19. Ou então, hipótese muito provável, o treinador não é grande espingarda.
    O dedo de um treinador vê-se na movimentação dos jogadores sem bola. Neste Benfica andam todos perdidos. Mas lá chegarás.

    ResponderEliminar
  20. Benfica ByGB, realmente o plantel do ano passado já era muito mais fraco que o do Fruta Corrupção Pancadaria. O que fez a diferença? Muito simples: o treinador...

    Quem torna o todo melhor ou pior que a soma das partes é o treinador. No passado, um grande treinador fez o todo ser melhor que a soma das partes; este ano, um treinador medíocre está a fazer o todo ser muito pior que a soma das partes.

    É tão simples que até dói.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. em 2010/11, 2011/12 e 2012/13 o outro tambem fez o todo ser muito pior que a soma das partes pelos visto ele foi medriocre tres vezes.

      Eliminar
  21. NauBenfica24/8/15 09:45

    Se os jogadores do Benfica têm marcado metade da dúzia de oportunidades que tiveram para marcar, a conversa era outra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria igualmente mau, porque teria sido uma vitória do acaso. Se o Estoril e o Arouca têm marcado metade das oportunidades que criaram a conversa era outra também?

      O processo (ofensivo e defensivo) interessa mais que o resultado, neste momento. Porque com processos de qualidade os resultados vão aparecer.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking