O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Renumeração de sócios (finalmente)

. 22 comentários

Era óbvio para toda a gente que o SLBenfica (como todos os clubes) não tem 100% de sócios pagantes, longe disso. Aliás o rácio normal para tamanhas desactualizações (acontecem tipicamente uma vez em cada década) é de 60% de pagantes.

Ora, o SLBenfica teve a coragem e determinação de fazer uma renumeração dos sócios num momento delicado e quando os demais andam em ondas de entusiasmo...

João Gabriel refere, e bem, a todos os que consideram que este ajuste de 90.000 sócios a menos um numero grande, que era interessante ter agora a fotografia dos demais clubes para percebermos onde está cada um. 

Eu antecipo que, possivelmente, sem ser o SLBenfica NENHUM clube em Portugal chega sequer perto dos 100.000 pagantes.

Nota: O número do SLBenfica são mais de 156.000 pagantes. Um número muitíssimo bom tendo em conta o país e o momento económico em Portugal.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. "Era óbvio para toda a gente"

    Achas? Tenho dúvidas. 95% dos bons benfiquistas acham que o clube está perto dos 300.000 sócios.

    Afinal de contas, vieira disse que se demitia se o Benfica não tivesse 300.000 sócios. Como não se demitiu, os bons benfiquistas acham que o Benfica tem 300.000 sócios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que são os bons benfiquistas e como é que se distinguem dos maus benfiquistas?

      Eliminar
  2. Ninguém me sabe dizer quanto o Benfica faz anualmente com 150 mil sócios? Não dá para me darem uma estimativa? Não sou sócio por isso não sei os valores em questão.

    ResponderEliminar
  3. Lamento informar, o sporting renumerou os socios em Maio. Como aliás faz cada 5 anos como mandam os estatutos. Agora falhamos claramente no destribuir kits nas gasolineiras.

    ResponderEliminar
  4. O Sporting também actualizou/renumerou o mês passado e o resultado são cerca de 125000 PAGANTES... sim pagantes.
    Mas a vossa questão não são os pagantes, o grosso do que falta são os milhares que se fazem sócios este ano e daqui a dois, três ou quatro já não são, e com renumerações feitas de dez em dez anos estes continuam a contar como sócios durante mais 5,6,7 ou mais anos . Depois dá em algo como em 2005 que passaram de 160 mil para 95 mil, dez anos depois de 270 mil para 156 mil, e ainda curiosamente é nas vésperas dessa renumeracao que se tentam os "records"... ridículo demais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em 2013, nas eleições, o Sporting tinha 32585 (ou coisa parecida) sócios que podiam votar (com quotas em dia). Se alguém quiser acreditar que somaram 90000 sócios pagantes em dois anos, faça o favor. Evidentemente, se permitem quotas em atraso até 3 anos, o número não representa coisa alguma. Nesta renumeração, o Benfica eliminou quem tinha mais de um ano em atraso. Se fossem 3 anos, os número seriam outros.

      Eliminar
  5. Sendo assim o Benfica já não será "o maior clube do mundo". Mais uma bandeira que o LFV deixou cair!

    ResponderEliminar
  6. E desses 156 mil sócios, garanto que não são todos pagantes. Eu tenho 3 filhos, todos eles com menos de 14 anos de idade, que também receberam a respectiva actualização do número de sócio e, por eu ser sócio também, não pagam quotas.
    Era interessante quantificar quantos desses sócios são efectivamente pagantes.

    ResponderEliminar
  7. -Dizer que é um ajuste de 90000 sócios é mentir, uma vez que o último número conhecido rondava os 285 mil
    -Podem parar com a conversa do "pagantes"? O meu filho, a minha sobrinha, e uma boa dezena de crianças que conheço não pagam um cêntimo. Como eles são milhares de sócios.
    -156 mil é um bom número, 20 mil mais do que em 2005. Ainda assim, podia e devia ser melhor.
    -É fácil de ver onde perdemos mais sócios: naqueles que se fizeram sócios entre o campeonato de 2005 e o de 2010, o maior período sem títulos desta década.
    -Cabe à direcção aproveitar a renumeração para, tal como em 2005, promover a angariação de novos sócios.
    -Mas cabe também a todos os sócios a permanente angariação.
    -repito o que disse (muitas vezes) lá no meu tasco: este processo foi (está a ser...) vergonhosamente gerido.
    -É inacreditável que o Clube não comunique aos sócios, a todos, em simultâneo, qual o seu novo número de sócio.
    -Eu sei que a malta gosta é da bola na rede... Mas o Benfica é, para mim, infinitamente mais do que isso...

    P.S: O SCP fez uma "recontagem" há poucas semanas. Cerca de 120 mil sócios. Mas são número irrelevantes se considerarmos que nestas contas entram sócios com cotas em atraso até 3 anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro... Em 2005 eram 97 mil sócios!
      O Sporting fez uma recontagem? Não encontro nada sobre isso...

      Eliminar
  8. Boa análise.
    Discordo do valor apontado de 60% pagantes... É baseado em que? Neste caso são 67% (fiz as contas). Tendo em conta que houve uma subida exponencial devido às campanhas de sócios (que devem ter impacto inferior a longo prazo) e que entre recontagens houve uma crise financeira enorme... Haver mais de 150 mil sócios é muito bom e representa mais 60 mil que há 10 anos...só mostra comprometimento com o clube e reconhecimento do trabalho feito.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite. Qual é o valor da quota por sócio (Adulto/criança) ?

    ResponderEliminar
  10. Não é uma questão de coragem, está nos estatutos que de 10 em 10 anos tem de haver re-numeração, senão em umas décadas chegavas ao sócio 1 milhão, a última recontagem foi em 2005. O Sporting fez uma recontagem ainda este ano e passa ligeiramente os 120.000.

    ResponderEliminar
  11. Eu vejo a malta a dizer que o Sporting de Lisboa fez uma recontagem mas não aparece no meu Google, deve ser algum problema da minha net :)
    Links para alguma notícia disso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sporting faz recontagem de 5 em 5 anos , segundo os seus estatutos , eu não baixei grande coisa como é normal , mas da quebra que se esperava pelo reinado de Godinho , BdC recuperou e ainda aumentou , e houve perdões de quotas que fizeram voltar muitos sócios , tem 125 mil sócios. Não são todos pagantes obviamente , porque os critérios não eliminam quem falha 1 mês , da mesma forma que os 156 mil do Benfica não são pagantes , teríamos de saber os critérios de eliminação.

      Eliminar
    2. Nuno martins,deixa de ser tão fanático e trata o SCP como o nome indica:Sporting Clube de Portugal , porque de Lisboa é o Sport Lisboa e Benfica,percebes?e sim continua a acreditar na estrutura e pensar que tens 300000 mil sócios;a propósito e a demissão do teu presidente?

      Eliminar
    3. É que não é Sporting de Lisboa, é Sporting Clube de Portugal. Escreve assim no Google que chegas lá.

      Eliminar
  12. um clube recontar sócios de 10 em 10 anos é uma pura aldrabice quando hoje já está tudo informatizado e se sabe quem paga e quem não paga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os CENSUS do INE também são uma aldrabice... Hoje está tudo informatizado e sabe se quem morre e quem nasce. E acho que nascer e morrer é algo (um bocadinho pequenino) mais definitivo que pagar quotas num determinado mês.

      Eliminar
    2. Ó Nuninho que fanático estás hoje;será porque sentes a passarinha a tremer para amanhã?e sim continua a acreditar na estrutura.A propósito, sabes quanto ganha o chefe da comunicação da estrutura?o tal Arcanjo Gabriel? 220.000 limpinhos de espinhos,achas que mereçe?e andas tu por aqui a defendar a estrutura.Tótózinho

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking