O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2015

Rui Vitória visto por Manuel Sérgio (talvez assim percebam)

. 58 comentários

Vou resumir a prosa do Prof. Manuel Sérgio, de quem nem sou grande seguidor, porque além do que interessa sobre Rui Vitória, o homem espalha muita cultura no texto. Quem quiser ler o texto completo deixo aqui o link do Jornal A Bola.

:::::::::::

(...) E sei, pela televisão, que o Rui Vitória é o novo treinador do Benfica. Recordo-me dele, na Faculdade de Motricidade Humana. Foi meu aluno, na disciplina de “Epistemologia da Motricidade Humana”. Se bem me lembro, ele era, nesses anos da década de 90 do século passado, jogador profissional de futebol (no Alverca? No Vilafranquense?). 

Sempre elegante, probo, aprumado, tinha uma qualidade que me deliciava encontrar nos alunos: escrevia em bom e sugestivo português. Quando teve a bondade de oferecer-me o livro da sua autoria, A Arte da Guerra – Para Treinadores (topbooks, Lisboa, 2014) não estranhei a graça e a leveza do seu estilo literário. 

Há coisas que não se esquecem. Não é assim?... Deste livro de Rui Vitória se pode fazer o melhor dos elogios: merecia, de facto, ser publicado! Nele, encontrei um texto que nos revela bem quem é o atual treinador do Sport Lisboa e Benfica: 

No desporto, a parte mental é determinante (…). Quando escolho jogadores para trabalharem comigo, procuro conhecer exaustivamente a sua personalidade, o seu estilo de vida, qual a sua trajectória em termos de vitórias e derrotas”. Só depois “procuro perfis técnicos, táticos, físicos e psicológicos, mais específicos” (p. 54). 

Já o Sá de Miranda vincava o mau sestro português de menosprezar o que é nosso: só tem valor o que é da estranja. Ora, se lermos A Arte da Guerra de Rui Vitória, depressa se infere a sua informação atualizada: “Antigamente, a forma de trabalhar o treino no futebol era muito inspirada no atletismo e, assim, trabalhava-se muito a vertente física. Mas, com o tempo, começou a perceber-se que só a componente física não era suficiente. Os jogadores não podem treinar apenas, com base em exercícios físicos, sejam eles quais forem. Têm de jogar. Não podemos fazer um treino, por muito completo que seja, sem trabalhar o jogo, propriamente dito. Consequentemente, começou a desviar-se a ênfase do aspecto físico para outros aspectos do treino, que têm que ver directamente com a modalidade em questão. No meu caso, o futebol” (p. 63). 

Há bem 40 anos que, através da observação e estudo da prática desportiva, venho eu sustentando que uma perspetiva científico-empírica não explica a totalidade do jogo, pois que, verdadeiramente, não há jogo, há homens e mulheres que jogam. Mas, porque o desporto de alta competição é um jogo que exige do praticante a transcendência (ou seja, que transcenda e se transcenda) o futebol profissional apresenta-se-nos, simultaneamente, extensivo e qualitativo e, assim, o extensivo (o fisiológico, o funcional, o biomédico) não só não é todo o equivalente científico deste “fenómeno”, pois não o esgota, como não é também a sua medida rigorosa e suficiente, pois que o moral, o sentimental, o emocional têm lugar importante, primordial, na preparação de uma equipa. 

(...) Sou amigo do fisiologista Bruno Mendes, um colaborador indispensável ao trabalho dos treinadores de futebol do Benfica. Busco sempre o seu apoio, quando me atrevo a tocar (ao de leve que seja) em qualquer tema onde a fisiologia seja o radical fundante. Pois já lhe escutei, inúmeras vezes, o desabafo: “Professor, muitas das razões últimas das lesões não são fisiológicas”. E numa voz que se alterou: “São psicológicas. Não tenho dúvidas, a este respeito. Assim, o treino ou é sistémico, ou não é treino”

(...) Aliás, Bruno Mendes aproxima-se do Rui Vitória do livro A Arte da Guerra: “Hoje, o bom atleta é resultado de um desenvolvimento integral e harmonioso, que não se consegue apenas com as unidades de treino convencionais. Cabe agora ao treinador a definição dessas chamadas áreas de desenvolvimento, consoante o contexto em que trabalha (clube, condições físicas, recursos humanos, material, etc.)”

Numa totalidade (neste caso: num clube), em cada elemento, há mais do que o simples elemento. Assim, no funcionamento do departamento de futebol, há mais do que os elementos que o constituem. O departamento de futebol supõe e revela o clube. Não se tem dito e redito que as vitórias do futebol do F.C.Porto são obra, sobre o mais, da equipa diretiva, presidida por Pinto da Costa? E até os seis anos do Jorge Jesus, no S.L.Benfica, não são observados, por alguns comentadores respeitados, com a forte convicção de que a estrutura diretiva, liderada por Luís Filipe Vieira, foi tão (ou mais) importante, nos momentos altos das vitórias, do que o carisma de Jorge Jesus?

(...) Cientificamente, ao nível do treino e da liderança da equipa, Rui Vitória mostra informação e atualização, no seu livro A Arte da Guerra. E a Direção que Luís Filipe Vieira encima? Nota-se nela, também, informação e atualização? O grande obstáculo às reformas necessárias são, ou o “tudo deve mudar” dos sócios mais apaixonados, ou o “nada deve mudar” dos sócios mais apologistas do futebol de Jorge Jesus. Ora, Luís Filipe Vieira não se deixa submeter à “tirania das maiorias” e decide como presidente de uma estrutura que se sente ao serviço do departamento de futebol, o qual, por sua vez, se quer integrar no itinerário histórico da existência gloriosa do Benfica. 

Cabe assim a pergunta: no Benfica, de hoje, quem mais importa, a estrutura (a organização) do clube, ou o trabalho do Rui Vitória e do departamento de futebol, no seu todo? O que vale mais a estrutura ou o carisma de Luís Filipe Vieira e Rui Vitória?

(...) Luís Filipe Vieira e Rui Vitória, a Estrutura e o Carisma serão (são) elementos da mesma totalidade. Embora Rui Vitória assevere que todos os que trabalharem, no seu departamento, querem, se for preciso, “dar a vida pelo Benfica”. Ou seja, para ele, no Benfica, Luís Filipe Vieira é o líder dos líderes. E, sobre todos, o Benfica – palavra mágica que os benfiquistas celebram, numa apoteose única, porque a mesma comoção os toma, dentro e fora dos campos de futebol. 

(...) Não sei se está hoje fora de moda o que venho de escrever, mas sem esta ternura e fantasia e religiosidade o Benfica não encontra a seiva criadora das suas vitórias. O dr. Rui Vitória sabe tudo isto e sabe que, para ser grande, ele terá de ser o que já é, um fator de consciência, um mobilizador de energias, um especialista do mais autenticamente humano

Parabéns ao Benfica pelo treinador que tem. Parabéns ao Rui Vitória pelo homem que é! 

Manuel Sérgio é Professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

58 comentários

  1. http://entredez.blogspot.pt/2014/09/o-professor-manuel-sergio.html

    Talvez assim percebas! :)

    ResponderEliminar
  2. Não gosto do Manuel Sérgio. Não me aquece nem me arrefece, é aborrecido e dá-se grandes ares de culto sem se conseguir retirar nada de útil do que escreve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se esse Manuel Sérgio é culto ou não, mas que é um benfiquista de corpo e alma, ninguém tenha dúvidas!

      José gingold

      Eliminar
    2. Na tasca ou no baeta aprende-se muito mais! Ali a gente entende tudo...

      Eliminar
    3. O homem é pastel! Santa ignorância!

      Eliminar
  3. Talvez assim percebam o quê? Eu tenho de fazer a minha opiniao pela cabeça dos outros? Poupa-me. Rui vitoria sera bom ou mau consoante o seu trabalho. Nao é bom porque o manuel sergio diz...

    Alias, este manuel sergio tambem ha-de ter achado que o prof neca esteve np top5 dos treinadores mundiais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clari que é pela cabeça dos outros, pelo conjunto das cabeças, desde há dezenas de anos. Mas também acho que o vizinho sabe mais desta poda que qualquer professor pretensioso que utiliza palavras que a gente nunca ouviu pronunciar. De resto, para que servem os professores?
      Os nossos critérios para qualificar o "consoante o seu trabalho" nenhum pensador poderá disputar, né?

      Eliminar
  4. Enorme sinal de inteligência... "
    “No desporto, a parte mental é determinante (…). Quando escolho jogadores para trabalharem comigo, procuro conhecer exaustivamente a sua personalidade, o seu estilo de vida, qual a sua trajectória em termos de vitórias e derrotas”. Só depois “procuro perfis técnicos, táticos, físicos e psicológicos, mais específicos” (p. 54). "

    Uma pessoa inteligente, é uma pessoa inteligente!

    ResponderEliminar
  5. Epah a sério??? Manuel Sérgio?? Já leste um dos livrinhos que ele escreveu e que insinua que é sobre futebol?

    Lê e depois usa este pateta como exemplo para algo que envolva futebol se tiveres coragem!!!

    O vitória terá o benefício da dúvida dos benfiquistas! Não precisa desta defesa pateta!

    Ba

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu caixote do lixo deve estar abarrotar de obras de culto! ��

      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
    2. Não está mas é o suficiente para perceber, entre outras coisas, que "a abarrotar" são duas palavras e nao apenas uma!

      As obras que li dele (duas - Critica da razão desportiva e O futebol e eu) são uma caganeira! Metade do livro fala sobre Mourinho e a outra metade sobre filosofia! Passa 90% das páginas a dizer verdades de La Palice! Que o jogo técnico sem a mente de nada serve e bla bla bla! JURA!

      Li-os apenas só porque me os ofereçeram....e estou dizposto a oferece-los a quem os quiser!

      Mais um artista que subiu á conta do Mourinho! E como o Mourinho deixou de lhe dar corda agarrou-se ao JJ e ao Benfica! Agora que o Vitoria chegou ao Maior....pimba! Ele ai está a ver se saca uns tachos! Ele que vá para o Belem com a sua filosofia!

      BA

      Eliminar
    3. Então lê mais um outro livro porque disposto também não se escreve com z.
      Agora fizeste-me rir ahaha

      Jaime

      Eliminar
    4. Bruno Ribeiro16/6/15 15:35

      Bem, a facilidade com que se critica um Professor Catedrático, que se dedica há anos ao estudo do fenómeno, sem apontar um argumento cientifico válido é chocante. Mais grave ainda é que na critica demonstra não ter os mínimos conhecimentos técnicos para compreender e muito menos avaliar a sua obra (e não livro como lhe chama).

      Eliminar
    5. Sim Jaime, é isso mesmo! ;)

      Caro Bruno qual foi o livro que leu do Manuel Sérgio? Não fique chocado pois bastará ler um simples livro (e não obra!!!!) do professor para perceber que o que ele fez foi aproveitar se do futebol para sobressair!!!

      O Manuel Sérgio não tem qualquer formação ligada ao futebol (e acredite que sei bem o que estou a dizer)!! Percebo muito do estudo da pessoa perante a actividade física! Mas isso aplica-se a todos os desportos, e, obviamente!!!! não lhe dá qualquer valência no futebol...dá-lhe sim valências ao nível do treino físico e motor associado á mente (no fundo, aquilo que o sentimento representa na atividade física que se está a desenvolver)!

      Chocante , sabe o que é? É vivermos num país em que uma formação superior dá direitos ás pessoas de serem tomadas como entendidas em matérias que nada têm que ver com a sua formação! Por isso é que temos médicos , advogados e filósofos a falar de futebol! E a malta aplaudo sem questionar!

      A obra do Manuel Sérgio (e não livro) é a formação que ministra aos seus alunos e não os livros que escreve!!! E sabe porquê? Porque com as aulas deles ele faz obra mas com os livros as únicas obras que faz são as de remodelacao das suas residências (com o dinheiro que encaixa das suas vendas)!

      Para se falar de algo é preciso mais do que ler o jornal a bolha!

      E o sr Bruno Ribeiro limitou-se a fazer isto mesmo!

      Ba

      Eliminar
  6. O grande reforço para esta temporada: Saída de LFV.

    Estou farto das mentiras , métodos à Porto e negociatas deste Senhor.Para mim seria a melhor notícia que o Benfica podia ter , mas como ta agarrado ao poleiro que nem uma Lapa ( a mudança dos estatutos mostra bem isso )só quando fizer o mesmo que fez ao Alverca é que saí do Benfica e mesmo assim os totós ainda o vão defender lol Ou então deixa o Benfica totalmente depenado e candita-se com o apoio do Pc a Presidente do Porto.Não me admirava nada!E mesmo assim ainda vai aparecer alguns que se dizem Benfiquistas apoiar LFV e dizer que ele está a fazer isso pelo bem do Benfica lol


    Quanto ao plantel: Existem 5 prioridades ( Lateral Esquerdo , Médio Box-to-Box . Médio Ofensivo/2º avançado , Extremo Direito , Extremo Esquerdo) (Serão 6 , já que pelas informações que tenho , Maxi não vai aceitar o ordenado proposto.Ele ainda só não assinou por outro clube porque gostava mesmo de ficar no Benfica , mas o seu empresário disse a algumas pessoas que a proposta do Benfica é "cómica " e que por esse dinheiro Maxi vai para outras paragens , e o que o empresário de Maxi gostava mesmo era que ele ficasse em Portugal já que detesta LFV)


    Saídas: Paulo Lopes , Artur (Final de contrato ) , Lisandro , César (este emprestava para ver se evoluí alguma coisa ) , Silvio ( ta quase sempre lesionado) , Eliseu , Benito , Ola John , Sulejmani , Gaitán (Infelizmente vai ter de sair , ao contrário da mentira de LFV e de DSO, o Benfica tem de vender todos os anos os seus melhores jogadores, devido ao endividamento do clube , só de juros por ano são 25 milhões de euros ) , Pizzi , Cristante (emprestado ) , Fetja ( está quasempre lesionado) , Ruben Amorim , Samaris , Lima , Derley


    O meu plantel:

    Gr: Júlio César , Scufet (Udinese)
    LD: Maxi Pereira , André Almeida
    LE: Baba (Augusburg) , Grimaldo (Barcelona B )
    DC: Luisão , Jardel , Matthias Ginter (Dortmund ) , João Nunes ( puto da formação com qualidade)
    Tr: Ozan (Bursaspor ) , Danilo Pereira (Maritimo)
    Mc: Allan ( Udinese) ,
    Mo: Olivier (Atlético de Madrid) , Guzzo ( puto da formação que pode evoluir no plantel principal)
    Extremo Direito: Goran Tore , Salvio , e os míudos ( Gonçalo Guedes e Nuno Santos,podem ambos jogar nas duas alas)
    Extremo Esquerdo:Markovic (Pode fazer as posições todas do ataque MO/AV, ED/EE)) , Castovillejo (Malaga)
    Av: Jonas , Dany Ings , Mukthar (é um jovem com potencial)

    P.S:Fiz o plantel sem as novas contratações ( a maioria delas nem na B tem lugar quanto mais na equipa principal)

    P.s(2) Temos de vender/pelo menos tentar a catrefada de emprestados que temos , a maioria deles fruto das negociatas de LFV mais Mendes

    P.S(3): Plantel pequeno mas com muitas soluções e dando reias chances aos miudos da formaçã

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Bino mais um profeta da desgraça.

      Eliminar
    2. Já tinha saudades do Paquito...e vocês?

      Eliminar
    3. Zé bino, refaz o teu plantel porque esse é uma asneira que não vou dizer.

      Péssimo

      Jaime

      Eliminar
    4. A análise plantel que este senhor faz é algo de surreal.
      Ainda bem q o Benfica n está entregue a gente aluada desta.
      Ganhe juízo sr. Zé Bino!

      Eliminar
    5. Hahaha.. Lá no FM deves ser bom... ai como é fácil falar, neste caso escrever...

      Eliminar
    6. leio e isto e penso, ainda bem que esta anta não é o treinador do Benfica,
      metade ia fora e vinha outra metade, isto não é o FM nem o FIFA15
      isto é vida real e metade disso é lixo
      desde quando é que um Ozan ou Danilo tiram lugar a um Samaris, Fejsa ou Cristante??
      Matias Ginter? e mandavas o Lisandro ás coves?
      Oliver? a placa giratória do porto?

      epá ganha juizo, com esse plantel é meio caminho andado para nem a taça da liga ganhar e ainda atiravas mais o Benfica para a falência


      Eliminar
    7. Ze Bino, Vento, Penedo, Paquito, tudo lagartos que fazem parte dos "Young Casuals" agora não têm mais nada que fazer e andam a trolhar pelos blogues benfiquistas.

      Eliminar
  7. nao adianta o treinador, é preciso matéria prima, e o ano passado jesus conseguiu o que conseguiu com matéria prima escassa (valha-nos jonas salvio e nico) e com um pouco de lopetegui à mistura. este ano não há essa sorte, garantidamente, e tanto que entra mais um na corrida.
    Por isso à super estrutura cabe arranjar 3 jogadores de classe mundial, caso contrário digam adeus ao fim de ciclo que tantos gostaram de apregoar.
    Concorda caro VENTO LUSITANO??

    Paulo Penedo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que puta de comédia...
      Mas estes gajos não tem vergonha na cara ☺?
      Oh Benfica by Gb, tens que dizer a esteas putos, que a hora do recreio ainda demora...

      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
    2. o benfica by gb está mais interessado em armar-se que sabe de bombas, e depois diz que foi a tsf... ridículo... posta o comentário que a censura tem limites.

      Catedrático da Amadora

      Eliminar
    3. Direi, Paulo Penedo, que a sua conclusão é absolutamente assertiva. Rigorosa, taxativamente uma farpa no cachaço dos flexíveis de coluna...

      Eliminar
    4. Dizes-te benfiquista e depois dizes digam adeus ao título. Digam??? Então é pq não és benfiquista.
      Vai na volta és o vento lusitano (recuso-me a ofender tal merda) e escreves assinando paulo penedo. Há muita gente com défice de atenção que o faz...

      Jaime

      Eliminar
    5. Ó Vento, tem cuidado pá!!!! A auto-elogiares-te dessa maneira ainda acabas com umas manchas em redor da braguilha.

      E só para não te esqueceres mesmo...

      Escreveu aqui o senhor ventosgas o seguinte:

      "Apresenta algumas debilidades que poderemos enunciá-las, quando considerarmos conveniente"

      Ao que eu terei comentado:

      "Ou se refere à sua pessoa no plural majestático, o que acharia hilariante, como a quase tudo o que diz, ou..."
      ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

      O "ou..." quer dizer exactamente o seguinte: Se queres conversa diz lá a mando de quem andas que eu não gosto de falar para o boneco nem com o boneco.

      Eliminar
    6. Mas quanto ao Benfica by GB o catedrático da amadora tem razão nesse ponto.
      Ele agora nem tem tempo para responder, pois está a eliminar todos os comentários que fazemos a apanha-lo a mentir. A mim já foram uns quantos, desde as bombas que ele diz que não disse, a entrevista do maxi que ele afirma que sabia que o Hugo Gil a tinha feito no gozo, esquecendo que adicionou uma nota a pedir desculpa se fosse mentira o que o Hugo Gil dizia... Estás a ser apanhado nas curvas. Não publiques mais este comentário, mas sabes que estás a ser seguido com atenção e que as tuas inverdades estão a ser escamoteadas.

      Jaime

      Eliminar
    7. Jaime sou sócio desde que nasci, e não sou de mais nenhum clube,nem sequer do da terra. Nao sou dos nossos rivais não esteja descansado. É uma forma de alertar, algo que o VENTO LUSITANO tem vindo a fazer mas parece que ninguém acredita ou o que me parece é que não querem acreditar... o problema é que não é de agora, ganhamos ( e que bom!!!!) mas o caminho trilhado nunca foi o correto, nunca! o deixar a porta aberta que o último há-de fechar deu cabo do Alverca! só nao dá cabo (até agora) do benfica porque é um clube que gera imensos resultados, mas tem custos absurdos! o benfica não tem 1,2M para dar pelo maxi (mais um ano) mas tem 11M para gastar em camiões de jogadores,qual entreposto qual quê. O VENTO LUSITANO TÁ A ALERTAR,MAS PARA O ANO A GENTE CÁ ESTARÁ. O meu red pass vai ser renovado, mas se vieira e o seu namorado (tão pouco fiel!!!) não arranja esquema de convencer 3 pérolas das dele a vir, esqueçamm!!! sim, porque engane-se quem julga que o super empre´sario tem o mesmo poder que até ha 2 anos

      Paulo Penedo

      Eliminar
    8. Infelizmente tenho de concordar com o que diz. Não compreendo como é que um clube que diz ter as contas equilibradas, continua com esta necessidade de vender TODOS OS ANOS os seus melhores activos. Deixar sair Maxi e haver dinheiro para contratações (dinheiro para os amigos agentes) é enganar o pessoal. Estou grato a LFV pela recuperação que deu ao meu clube mas não posso ficar agradecido a qualquer custo e fechar os olhos a evidências.

      António F

      Eliminar
    9. uma opinião sensata finalmente.

      Eliminar
  8. Na minha opinião o JJ é um grande treinador mas penso que não treina muitas outras vertentes do treino(métodos ciêntificos e psicológicos) que nos custaram alguns dissabores.

    ResponderEliminar
  9. "Em breve passará a ser conhecido como RUi DERROTA, um regresso ao passado, um novo Quique.
    Parabéns Presidente pelo tiro no pé. Nunca mais aprendes dass"
    Pode ser que engulas toda a trampa que escreveste Anónimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem me dera que engula mas com tabaratos e carcelas duvido... Ou ainda acreditas nas bombas? Vai ser a bomba dia 9 de Agosto se correr mal.. Isso sim!

      Eliminar
  10. Blá blá blá whiskas saquetas... O que interessa é bom futebol e resultados

    PS o Manuel Sérgio também diz maravilhas quase de todos

    ResponderEliminar
  11. Mas interessa alaguem no seu perfeito juízo o que o Manuel Sérgio diz?
    Toda gente está com dúvidas sobre intranquilo que vitória vai fazer e é normal que se tenham. Nunca andou nestas andanças... É um tipo porreiro e educado, mas eu quero é ganhar e festejar. Se for burro e trouxer títulos venha ele...
    O que eu vejo aqui são imensos dossiers por resolver ou mal resolvidos. Os tiros estão a sair pela culatra ao presidente que se não põe mais a obra vai andar a penar pelo terceiro lugar.
    O plantel tem de ser reforçado para que sentisse fazer frente aos outros e para que se possa lidar de esquema táctico qd o mistério achar.

    Já esqueci as bombas badaladas. Agora quero é seriedade e que o baile comece.

    Jaime

    ResponderEliminar
  12. Dia 1 de Julho é o aniversário do Sporting Clube de Portugal , e é a Gala Honoris , não sei quem lhe deu a informação que Jesus seria apresentado em estádio aberto e em euforia , mas é uma informação falsa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sportem está sempre em festa de aniversário Todos os dias são campeões de alguma coisa.

      Eliminar
  13. Também já lhe passou a urgência de renovar com Jesus ou ainda não tinha tido tempo para ler o livro do Vitória?

    ResponderEliminar
  14. m1950 mas alguém quer saber do sportem?

    ResponderEliminar
  15. Bombas?
    Treinador?
    125 milhões de euros?
    Saída quase certa de JJ para o estrangeiro?
    Arrastamento da renovação de Maxi?
    O andamento à caranguejo da situação de Nico?

    Parafraseando Moniz... perguntem ao Vieira.

    Dependendo do vento...o que hoje poderá ser sim...amanhã poderá ser não...

    Já que estamos numa elevação discursiva, trazendo Manuel Sérgio à coação...deixo também aqui algumas reflexões sobre a verdade, adaptando-as ao nosso epicentro temático, que é, neste caso, o nosso Glorioso Benfica.

    Verdade:

    1- "Uma verdade só é verdade quando levada às últimas consequências. Até lá não é uma verdade, é uma opinião." - Vergílio Ferreira;

    2- "O que é a verdade? Inércia. Uma hipótese que satisfaz, que exige o consumo mínimo de força intelectual. - Niestzche


    3- Esta velha humanidade, tudo quanto seja acreditar que dois e dois são quatro, quatro e quatro, oito, e oito e oito, dezasseis, muito bem e sem nenhuma prova; agora quando lhe dizem que há gente que morre pela sua verdade, é preciso mostrar-lhe Sócrates a beber a cicuta, Catão com a espada enterrada no ventre, Cristo pregado na cruz, — e nem assim." Miguel Torga

    4- "Todas as verdades são fáceis de perceber depois de terem sido descobertas; o problemas é descobri-las." Galileu;

    5- "O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar." Clarice Lispector

    6- "É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-la." Séneca


    7- "Os erros passam, a verdade fica." Denis Diderot

    8- "Quando se apanha um mentiroso, ele pode perguntar-nos - e o que é verdade? E o mais provável é termos de o deixar seguir." Vergílio Ferreira

    9- "Os homens tropeçam por vezes na verdade, mas a maior parte torna a levantar-se e continua depressa o seu caminho, como se nada tivesse acontecido." Winston Churchill


    10- "Chega sempre um momento na história em que quem se atreve a dizer que dois e dois são quatro é condenado à morte." Albert Camus


    11- "Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível." René Descartes


    12- " A verdade é como o sol. Podes esconder-te dele por algum tempo, mas ele não se vai embora." Elvis Presley


    13- "Por favor, não me chamem arrogante só porque digo a verdade. Sou campeão europeu e penso que sou especial." José Mourinho

    14- "Se conhecêssemos a verdade, vê-la-íamos; tudo o mais é sistema e arrabaldes." Fernando Pessoa

    15- "No ócio, nos sonhos, emerge, por vezes, essa verdade que estava submersa." Virgínia Woolf


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro VENTO LUSITANO, acho que é em vão esse teu belissimo trabalho, com a verdade me enganas é o que te digo, esta malta não quer acreditar no que estás a dizer... tal como troçaram do jj, o mesmo fizeram com o maxi, e pelo que se vê tá mais longe do benfica que nunca. o nani ja disse para esquecerem, o coentrão não quer baixar o salário e está a espera do chelsea e do united, o markovic no negócio do salvio é para rir, e o gaitan não é a ultima bolacha do pacote com 27 anos como o vieira pensa que é (atençao que sou fa nº1 dele!!!)
      por isso caro VENTO,és bom demais para esta gente que prefere insultar e gozar mas no fundo sabem e temem a tua verdade.

      Paulo Penedo

      Eliminar
    2. O Paulo Penedo, mais conhecido por vento lusitano, a responder ao… vento lusitano.
      Agora anda pelo DIcionário de Citações! Andas a perder o teu tempo aqui, volta para Alvalexívia que lá é que eles gostam disso estão de juba caída a lamber as feridas.

      Eliminar
    3. Socorro! O Manuel Machado invadiu o NGB e anda a ler o "Vértice da água" do Artur Jorge!

      Eliminar
  16. Tanta poesia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta hora de indecisões camaleónicas é o que faz falta ao Benfica... para que a nota artística se transforme num poema soberbo de metáforas, de metonímias, de sinédoques, de anáforas futebolísticas que deixem os adeptos num orgásmico poema contínuo...

      Eliminar
    2. O lagarto tem andado de volta do Dicionário Dos Sinónimos! Porque não dás uma vista de olhos pela Enciclopédia Britânica?
      Mas pensas que impressionas alguém?

      Eliminar
    3. Meu caro camarada anónimo disfarçado... a si, em especial, dedico-lhe uns ditos fabulosos e excecionais de Margaret Thatcher:

      1- " Os socialistas gritam ‘Poder ao Povo' e erguem o punho cerrado enquanto o dizem. Todos nós sabemos que o que realmente querem dizer é ‘Poder sobre as pessoas, Poder ao Estado’."

      2- "A paciência é uma virtude, exceto quando se trata de separar os inconvenientes."

      3- "O problema com o comunismo é que um dia o dinheiro dos outros acaba."

      4- "Se meus críticos me vissem andando sobre as águas do rio Tâmisa, diriam que é porque eu não sei nadar."

      5- "Não pode haver liberdade sem liberdade económica."

      6- "Eu entrei no governo com um objetivo: transformar o país, de uma sociedade dependente em uma sociedade autoconfiante, de uma nação dê-para-mim em uma nação faça-você-mesmo."

      7- "As pessoas acham que no topo não há muito espaço. Elas tendem a pensar no topo como um pico do Everest. Minha mensagem é que há uma imensidão de espaço no topo."

      8- "Tentar curar a doença britânica com socialismo era como tentar curar leucemia com sanguessugas."

      9- "O espírito de inveja pode destruir; ele nunca pode construir."


      10- "Planeje seu trabalho para hoje e todos os dias, em seguida, trabalhe o seu plano."


      11- "Não seja tolo, senhor Gorbachev, vocês mal conseguem alimentar seus próprios cidadãos."

      12- "Gosto de estar no centro das coisas."


      Citando uma política de excepcionalidade, espero contribuir para alargar os horizontes do caríssimo anónimo...Isto dos anónimos lembra-me sempre os filhos de pais incógnitos de outros tempos... Enfim... assina pelos menos... dá outra pessoalidade... à despersonalizada impessoalidade de variável cata-vento...

      Eliminar
    4. vento lusitano não perca tempo, é o mal do slb!!! enquanto os chulos não sairem de lá o clube não vai ter paz nem rumo nunca por muitos títulos que ganhe a sustentabilidade é uma MIRAGEM! E meus caros, algum dia vai ser preciso pagar. o benfica até inicio de julho tem compromissos. que não se pagam sozinhos.

      Paulo Penedo

      Eliminar
  17. "Talvez assim percebam"? Que saloiice. Vejam, trata-se de um doutor. Ah, bom. Já estou convencido. O Rui Vitória é muita bom porque o Sá de Miranda uma vez escreveu uma coisa.

    ResponderEliminar
  18. Paulo Geraldo16/6/15 17:10

    O Manuel Sérgio também falava bem do JJ. Isso é tudo muito bonito, desde que a bola entre na baliza.

    ResponderEliminar
  19. Nós queremos é vitórias!! Este sr. que me merece todo o respeito, diz bem de todos os treinadores, por isso para mim, termino com a frase da moda "vale o que vale!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tens a aguia e o treinador duas vitórias!

      Eliminar
  20. Isto vem comprovar que a sondagem que foi feita neste blog, é uma autentica falacia, afinal o eleito para suceder a JJ não era o Marco Silva (ganhou nessa saondagem por esmagadora maioria), mas sim este genio do treino que se chama Rui Vitória, já convenceu tudo e todos, depois, como mantem a espinha dorsal da temporada passada, muito provavelmente o Benfica será em maio Tri Campeão!

    Bom, nestas coisas do "pontapé no esférico", a sorte ou a fortuna são despreziveis, aliás, recordando a temporada passada, rematar 3 X no Dragão, e marcar 2 golos (um deles com a barriga no lançamento lateral), ou fazer um remate em Alvalade e marcar aos "trambolhões" no ultimo suspiro do jogo, não é fortuna, é mesmo carisma!

    A minha sincera opinião? Muito dificil herdar um legado tão pesado como o que JJ deixou, e terá RV o tal "carsima" para tambem lidar com EGOS?! Não vai encontrar To Manés ou Josués, ou uma massa adepta exigente tal como é a do Vitória SC, mas esses muito tolerantes dadas as dificuldades financeiras do Vitória. Encontrará Vitória um cenário bem distinto em termos de exigencia competitiva, de títulos, de ganhar e jogar bem, terá RV suporte para tal empreitada? Sim, tantos posts a relevar Rui Vitória, evidencia sobretudo o cepticismo benfiquista...

    Ah bom... Mas terá Vitória o suporte da tal Estrutura (coisa abstrata), mas essa mesma Estrutura já não existia com Fern Santos, Koeman ou Quique? Ou um bom Treinador como JJ destruturou uma putativa Estrutura disfuncional?

    Manuel Carroilas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bad troll vou-te explicar a diferença entre a estrutura com F.Santos, Koeman, Camacho e Quique.

      Bynias, Betos, Karadas, Karyakas, Spesis, Ed Carlos, Alcides.................................................................... nunca mais saímos daqui, já para não falar que nesses tempos o numero de opções na defesa e em posições chave eram muito curtas ao ponto de quando se lesionava alguém tinhas que adaptar um defesa central às laterais. Neste últimos seis anos já foi possível construir planteis mais equilibrados em termos de opções e qualidades porque o investimento canalizado para infraestruturas já não foi tão necessário e pode ser usado maioritariamente para a componente desportiva e a proeminência dos fundos de investimento também ajudaram a uma melhor política desportiva.

      Cócó Ranheta e Facada Cucurricucu

      Eliminar
  21. Estou triste , nao vejo nada de bom no futuro do Benfica , so vejo todos os dias más noticias , primeiro a saida de JJ , quer queiramos quer nao ainda ontem estava a ver o Chile e a lembrar o futebol espectaculo do Benfica velocidade nos ataques , jogadores em constantes movimentaçoes , pressao alta , é verdade que nem sempre se ganha mas o Benfica em CASA nao perdeu um unico jogo , e quando a estrutura acha que o JJ ja nao é necessario so para trazer mais um Fernando Santos( eque nem o Marco Silva foram buscar) , sem provas dadas , e depois vejo o Maxi um dos que tem mais mistica a querer ir embora , diz muita coisa e como nao chegue , ainda levamos com dois marroquinos que oxalá me engane so veem para destabilizaar mais o Benfica e o resto das contrataçoes sao todas duvidosas , quando vejo o Benfica como o clube que mais vendeu e o passivo mantem-se na mesma ou praticamente igual e vejo que o orçamento so foi aprovado por 266 socios e mesmo assim uma percentagem votou contra , Deixa me muito apreensivo , principalmente quando o sr LFV ainda ontem ou hoje disse que ia ser muito dificil este ano , eu sinceramente so desejo que no final da proxima epoca esteja feliz por todas as ''Vitorias'' no meu SLB , mas nao falhei quando mandaram embora o Toni e nao falhei quando mandaram embora o Jose Mourinho e em todas elas senti exactamente o mesmo ... I 've a bad feeling about this !! Oxalá desta vez seja eu que esteja errado!!

    ResponderEliminar
  22. E o que é que o prof dizia do anterior? Já agora sabes que o facto de ele ser catedrático não comprova a avaliação dele como boa? Sabes que as teses dele não têm nada diretamente a haver com futebol? O Eduardo Barroso também é catedrático de medicina e a opinião dele vale o que? São só questões... Não ofendem.
    Nuno

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking