O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O All In da estupidez ou da sensatez

. 41 comentários
Num momento em que ando em ondas não românticas e com vontade de olhar para as coisas com alguma frieza, há alguns dogmas que me parece importante desmistificar desde logo:

O primeiro é esse que vejo sair da boca e das teclas de muita gente, essa teoria alarmista de que quando se faz um All In, tipo aquilo que se diz que fez o FCP este ano ou o Benfica há sete anos atrás, se não se ganha é o fim do mundo e o clube não mais se endireita.

Nunca percebi de facto essa teoria. Evidentemente, um All in só tem consequências devastadoras se feito em maus jogadores, porque de facto, e contas feitas, o que separa neste momento o Benfica e o seu primeiro lugar na Liga, do FCPorto e o seu segundo lugar, é na realidade um redondo zero.

Vamos faturar mais este ano com vendas de jogadores do que o FCP por termos sido campeões?! Claro que não, mesmo que quiséssemos. O Benfica acaba a época com dois jogadores vendáveis por muito dinheiro, o FCP tem 3 ou 4 no mínimo!

Vamos faturar mais em competições europeias?! Claro que não! Estamos na Liga dos Campeões como o Porto também lá está, nada diferente nesse aspeto.

Vamos recuperar os cerca de 70000 sócios que deixaram de pagar quotas num passado recente? Também julgo que não.

O que teve afinal o Benfica a mais este ano do que o FCP? Teve uma festa no Marquês, e ainda assim, que foi fugaz e acabou mal, fazendo capas de jornais e de noticiários pelas piores razões... E quando se percebe essa realidade, e quando se retira a emoção à coisa, e quando se percebe que motivo de festa pode ser até acabarmos em terceiro lugar no campeonato, desde que duas semanas depois roubemos aos campeões o treinador e um jogador qualquer para que o sonho renasça de novo, percebemos a fugacidade disto tudo.


O segundo dogma é aquele que alguns defendem de que, esta nova época desportiva, que para já arranca tremida e com cunho marcado pelo presidente, será decisiva para Luís Filipe Vieira em ano de eleições.

Na verdade não vai meus amigos. Claro que alguns já estão esquecidos que depois do golpe dos estatutos, para se ser candidato a Presidente do Benfica, mesmo que se seja sócio desde o dia em que se nasceu, a idade mínima é 43 anos!! Sim, meus amigos, 43 anos!! 18 anos a pagar cotas até à maioridade, mais 25 a pagá-las como sócio efetivo, e depois sim, está-se finalmente habilitado a concorrer à presidência provado que está que somos de facto Benfiquistas e não uns alpinistas quaisquer a querer aproveitar-nos do “excelente” trabalho feito.

Depois claro, podemos também contar que alguns já se esqueceram que quem ganha as eleições são as casas do clube, apaparicadas desde sempre, muitos 50 votos garantidos, independentemente dos anos de filiação.

Depois, podemos também contar que se no meio destas dificuldades todas ousar aparecer algum candidato (o que não é fácil diga-se), Luís Filipe Vieira não entra em conversas nem em debates, aliás como provou num passado recente, esta sim uma inovação da democracia e daquelas que mais me desilude.

E por último e se calhar o mais importante, alguém acredita que depois de um Bi-Campeonato no futebol e de todas as vitórias nas modalidades, a reeleição de LFV poderá estar em perigo por causa de um Tri-Campeonato perdido?! Evidentemente que não.

Se LFV estiver a olhar para isto da forma que eu olho, também ele já percebeu que de facto, em termos de gestão FINANCEIRA do clube, ganhar títulos não é o essencial, embora seja essencial ganhá-los de vez em quando. Os títulos só são essenciais para manter os adeptos contentes, e se calhar, depois de um Bi-Campeonato ganho, esta era a altura em que tinha uma almofada de ar para poder por em prática o SEU projeto.

Essencial para os clubes (financeiramente entenda-se), mais do que ganhar SEMPRE (claro que ganhar de vez em quando é primordial), é disputar os campeonatos até final (para encher o estádio sempre), estar presente na Liga dos Campeões (e para isso o segundo lugar também chega), e ser eficaz na politica de contratações de modo a ter todos os anos bons ativos desejados pelos grandes clubes europeus.


Trazendo tudo isto agora para a realidade, com Jorge Jesus à frente do Benfica, Luís Filipe Vieira já tinha isto tudo: Tinha uma equipa a ganhar ou a disputar todas as provas até final, tinha visibilidade europeia todos os anos (este último foi a exceção), e tinha jogadores a ser vendidos por muitos milhões todos os finais de época, que permitiam novas boas contratações e manter a roda a girar. Com Rui Vitória também poderá ter isto tudo, mas para já é apenas um “poderá” com necessidade de confirmação no terreno.

E é por isto que esta mudança de paradigma acarreta um risco imenso. Custa-me a aceitar esta inversão de politica no Benfica? Vocês sabem que sim, tal como sabem que desconfio desta nova fórmula. Mas também aqui vou dar o benefício da dúvida ao Presidente, e reconhecer que tenho de respeitar que esta era a sua visão para o clube, e foi para isto que se preparou há 10 anos atrás com Seixais e outras boas estruturas para a formação.

Luís Filipe Vieira tem portanto toda a legitimidade de ansiar concretizar o seu projeto, e ver um dia o Benfica ganhar com a sua formação e com os jogadores que cria desde berço. Depois de um Bi-Campeonato, e com essa tal almofada de que falei, se calhar este era de facto o momento certo para o fazer.

O que me parece porém é que a concretização do projeto de Luís Filipe Vieira pode ter chegado ligeiramente fora do prazo, num ano em que começa a pairar por aí o tal fantasma a que também aqui já me referi várias vezes, o do capital externo nas SADs dos clubes que pode baralhar isto tudo, e onde também escrevi que o que prevejo é que a partir do momento em que essa seja a realidade num dos três grandes, será dificílimo os outros dois não irem fazer o mesmo logo a seguir.


Por ironia do destino, o eterno terceiro classificado do campeonato português fez o Bi-Campeão hesitar no que fazer a seguir.

Já não chegava ter perdido o seu treinador para o Sporting (sim perdido, a imagem que passou é que LFV o perdeu de facto), tal como agora esse Sporting, esse tal exemplo da contenção de custos e Leõezinhos Made in Alcochete que LFV queria seguir, parece querer inverter essa politica para ter mais chances de ganhar.

Escusado será dizer que o grande risco para LFV no próximo ano não é apenas não ganhar o campeonato: É ver os Leões ficar à nossa frente, num ano em que tentaram copiar a nossa política e o que de bom julgavam que tínhamos, enquanto nós optámos por abdicar de tudo isso para copiar uma fórmula derrotista que na verdade nunca tinha sido capaz de ganhar porra nenhuma!

Claro também que LFV tem uma vantagem enorme em relação a Pinto da Costa ou Bruno de Carvalho neste momento: Vem de um Bi-Campeonato e não precisa de All In nenhum. Perder um campeonato depois de dois ganhos não será um drama de consequencias devastadoras, pelo que não é a nós que cabe entrar em loucuras utópicas que possam por em causa o futuro financeiro do clube.


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

41 comentários

  1. Não se enganem a vocês próprios, não nos enganemos a nós próprios - benfiquistas.


    O Benfica está mais obrigado a ganhar o tri do que os outros o campeonato...Deem as voltas que quiserem dar à coisa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento ganhar um campeonato para o benfica é só mais um.
      Para o sporting ganhar o campeonato é o fim de um pesadelo que dura faz 15 anos.
      E para o porto este campeonato é crucial para o reinado do PC.

      Eliminar
    2. E daí? Qual o drama? O Benfica nasceu para ganhar e ganhar é ser campeão no final da época, é conquistar taças nacionais e internacionais. Ganhar para o Benfica não é ir buscar jogadorea aos rivais, assim como não +e perder quando os rivais cá vêm buscar jogadores, Se assim fosse o Benfica não teria sobrevivido nos primeiros anos quando o Sporting lhe sacou meia equipa, entende? E digo-lhe mais: um benfiquista jamais se dirige a outro benfiquista ou grupo de benfiquistas tratando-os por VÓS.

      Eliminar
    3. Não é a 1ª vez que esse ventoso é apanhado nesses lapsos de língua que mostram que é lagarto.
      Até Benfica escreveu com letra pequena, às vezes distrai-se.

      Eliminar
    4. Para mim não é drama nenhum ATF mas parece que para o VENTO LUSITANO é o fim do mundo...
      JP

      Eliminar
    5. Vento e então o Sms da confirmaçao da contrataçao do Maxi para o sportem?? Ainda a tens?? Já agora nao dizias que ía para o FCP á uns posts atras? Apareceste aqui no blog logo depois de JJ sair do Benfica, poea em causa tudo no Benfica até aqui o LFV era bom??

      Eliminar
    6. O vento já está a pensar nas eleições....

      Eliminar
  2. alerta vermelho18/6/15 23:51

    Caro Redmoon, permita-me que discorde. O Benfica é sempre mais e mais. O Benfica vai sempre para ganhar, caso contrário, não é o Benfica! Benfiquistas que se contentem com um campeonato de vez em quando, são benfiquistas de trazer por casa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem fez um investimento gigantesco num só homem foi o sporting!E se falha?
      Penso que a responsabilidade recai toda sobre o sporting.
      Quanto a nós é rumo ao tri sem pressões.

      Eliminar
  3. Ja começas? Só te falta fazeres uma tabela dos títulos ganhos esta época em todas as modalidades e pintares as taças todas de azul...muda-te pá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres com isso dizer que para o ano podemos perder que este ano ganhámos demais?

      Eliminar
    2. Achas? Essa retórica ja tem bulor, senão sabes eu lembro todos aqueles que andavam aqui no ulimo defeso a declarar a derrota do benfica porque ia perder meia equipa e o Enzo. E foi o q se viu, caro amigo. Por isso só há uma coisa a dizer: APOIEM, CARAGO!

      Eliminar
    3. Eu até me rio com os melodramas que por aqui leio.
      Carrega Benficaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Eliminar
    4. É melhor arranjar uns adeptos com comando á distância e com pilhas! O meu amigo que me desculpe mas não posso apoiar a destruição do BENFICA! Nem posso apoiar o desmantelamento de uma equipa de futebol! É que já vi este filme em 94. Aí chamaram-lhe limpeza de balneários.Agora podem chamar-lhe outra coisa mas vai dar ao mesmo! Deus queira que o meu amigo tenha razão,mas não me parece, e acho que nos estão a tanguear! Esta direção já não sabe o que anda a fazer!

      Eliminar
    5. Mas acha que o benfica é a árvore das patacas como o sportem?

      Eliminar
    6. O Benfica com a sua grandeza é obrigado a fazer muito mais que os rivais...Não somos maiores do que eles?? Somos ou não?

      Eliminar
    7. Caro anónimo das 00.36, mesmo a ser o clube do mundo que mais vendeu a época passada, mesmo com o aumento de receites com a BTV, mesmo com o patrocinio da fly emirates, e mesmo a classificar-se vários anos seguidos para a champions,coisa que dantes não acontecia sempre,veêm dizer que não têm dinheiro! Então aumento de receitas não é mais dinheiro? Não me diga que o Benfica anda com um chapéu na mão!

      Eliminar
    8. E quem diz que não vai fazer?

      Eliminar
    9. Claro que somos!

      Eliminar
  4. Sintéticamente, o Benfica para o ano será campeão, o Sporting em 2º lugar e o Porto irá lutar com o Braga (de Paulo Fonseca) pelo 3º lugar e não irá à Champions.
    Karma is a bitch!

    ResponderEliminar
  5. Com tanto drama do jj ter ido para o sporting e o maxi assinar pelo porto, querem ver que não vamos entrar com 11 em campo mais 1 treinador no banco?
    Ja agora, onde tem o porto muitos mais jogadores (a ser vendidos por valor elevado) do que o Benfica? Deve ser o adrian ou entao o danilo que fazendo as contas ao que custou deu um lucro igual aos saldos do lumiar. So o jackson e o brahimi é que podem render algo de jeito, assim como Gaitan e o Salvio ( quando recuperar)
    So o cancelo, sem ter jogado pela equipa A, dá mais lucro que o danilo ( o brasileirio) não entendo essa historia do potencial de negocios superior no fcp.
    A questão de um allin não é apenas financeira. Agora pagava-se mais ao jj, depois ao maxi, vinha outro e reclamava que tambem tinha direito e não tarda era meia equipa a reclamar por €€€ em vez de se concentrarem no que interessa que é jogar

    ResponderEliminar
  6. Companheiro...

    tudo certo até à parte de o Vieira não estar minimamente preocupado com a reeleição, porque se ele quiser - mesmo que perca - a eleição está no papo!

    Quanto à "jogada" de mudar paradigma estás a ignorar uma coisa obvia:

    - Vieira criou um monstro! Fez de Jesus o que ele não era e deu a Jesus a liberdade que ele não poderia ter. Com isso Jesus relacionou-se de forma grosseira com jogadores, técnicos e vários profissionais do Benfica. Rejeitou jogadores com frases tipo "este não joga porque eu nao quero" ou "podem contratar quem quiserem só joga se forem buscar quem eu quero".

    Isto é como nos casamentos. é um grau de areia, depois começa a incomodar, depois faz ferida, depois já tens até que ir ao médico e as vezes arranjas uma infecção que já so lá vai se amputares o pé.

    A relação ficou demasiado tensa, com o vieira a compreender os pontos de vista de outros que eram visados por Jesus e este sempre a dizer à boca cheia "sem mim não ganham".

    O vieira teve que escolher entre Jesus e o Benfica. Não se trata de vencer ou nao...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Preto no branco! Aconselho aos distraídos, ou que ainda não quiseram entender, uma leitura atenta. Está aqui tudo!

      Rui Pinheiro

      Eliminar
    2. Aceito essa tese. Mas lá está, pelos vistos LFV quis renovar, o JJ é que nao quis.

      Eliminar
  7. Pedro Vieira19/6/15 00:39

    Caro RedMoon:

    Gosto sempre dos teus post's, dos quais quase sempre concordo com a tua visão das coisas. Pareces ser um Benfiquista moderado, longe daqueles que vão do 8 ao 80 num ápice, mas permite discordar de ti em relação ao primeiro dogma!
    É verdade que o 3.º classificado nos veio "roubar" o grande treinador que tínhamos, é verdade que a nossa festa no Marquês acabou mal mas nós somos bicampeões e não há nada que nos retire isso!
    Vir-nos buscar os jogadores, vir-nos buscar o treinador poderão ser encaradas, pelos nossos rivais, como vitórias mas são daquelas vitórias das quais eu andava farto: vitórias de pré-época!
    Abraços!

    ResponderEliminar
  8. Custa muito perder jogadores ou treinadores para os rivais, e isso deixa sempre marcas, mas em termos desportivos ainda não percebi tanto drama... Se começasse agora o campeonato, mesmo tendo perdido o jj, e vindo a perder o Maxi, seriamos neste momento favoritos ao primeiro lugar. Vejo um fcp a ficar mais fraco, e um scp que apenas tem duas referencias (o treinador e o William). O Maxi, sempre foi dos meus jogadores favoritos, mas mais uma vez terá uma pré-época perdida e vai começar a época de rastos. E deixem-se de tentar diabolizar o LFV, o JJ ou o Maxi... Guardem lá os dramas e os síndromas de 94 para quando existir razão de ser.

    VR

    ResponderEliminar
  9. Luís Martins19/6/15 01:33

    Sendo um critico do Vieira assumido, tenho de admitir que estou a adorar a sua politica neste defeso. Arrumar a casa, e assumir a politica que só é derrotista se se não for bem planeada. Posso dar n exemplos onde a aposta nos jovens da casa correu bem, é sim, sempre necessário que haja uma equipa sólida para os ajudar a crescer e para atingirem o seu expoente o mais rápido possivel. Isto claro se houver qualidade. E parece me que os dirigentes do Benfica assim pensam. Que pode correr mal, pode. Mas se correr bem temos o Benfica sonhado por grande parte da nação Benfiquista

    ResponderEliminar
  10. Luís Martins19/6/15 01:34

    Sendo um critico do Vieira assumido, tenho de admitir que estou a adorar a sua politica neste defeso. Arrumar a casa, e assumir a politica que só é derrotista se se não for bem planeada. Posso dar n exemplos onde a aposta nos jovens da casa correu bem, é sim, sempre necessário que haja uma equipa sólida para os ajudar a crescer e para atingirem o seu expoente o mais rápido possivel. Isto claro se houver qualidade. E parece me que os dirigentes do Benfica assim pensam. Que pode correr mal, pode. Mas se correr bem temos o Benfica sonhado por grande parte da nação Benfiquista

    ResponderEliminar
  11. Deixei de ler depois de "O que é que o Benfica teve a mais que o Porto esta época? Festa no Marquês e pouco mais".

    Enfim. 3 titulos em futebol sénior. 30 ao todo nas modalidades.

    ResponderEliminar
  12. Amigos Benfiquistas:
    Sou eu que estou a ficar louco ou algo de estranho se está a passar no Benfica...
    Facto: Benfica BiCampeão algo que nos meus anos de sócio só tinha visto uma vez. Com este titulo o Benfica aproxima-se daquilo que merece. Ser de novo a potência hegemónica do futebol português.
    A partir daqui a coisa começa a cheirar a esturro...
    Do caso jorge jesus já nem vale a pena pensar muito ... parece-me óbvio que o Benfica não queria mais jj e que jj pode ser tudo menos tonto e como tal sabe as virtudes e limitações que tem, por isso é fácil perceber que ele nunca quis sair do país .
    Do caso maxi, se suceder aquilo que parece que irá acontecer parece-me também que na verdade o Benfica ou melhor quem decide não teria grande vontade em renovar o contrato do jogador a tempo e horas, pois sabendo de antemão que em situações anteriores a renovação do seu contrato nunca se afigurou um processo de simples resolução, deixar passar o tempo sem essa mesma renovação ainda mais com copa américa pelo meio só pode indiciar claramente que não havia grande vontade.
    Agora o que me preocupa mesmo é esta sensação que me estão a mandar areia para os olhos numa tentativa de criar aqui herois vilões e vitimas em algo que podia desde logo ser considerada uma estratégia de gestão que sendo afirmada de forma clara podia não ter a minha concordância mas que teria de aceitar uma vez que um Presidente é eleito pelos sócios do clube para tomar decisões e nas AG e nas eleições nós sócios manifestamos a nossa vontade. Se a estratégia correr bem excelente se correr mal aqui estamos nós para mudar o rumo das coisas. Acabo de ler a noticia , do pasquim nortenho que o Lima e o Jonas vão ser vendidos para a china estando o sr. mendes a ultimar as transferencias....ora bem começo a lembrar-me dos textos que li atentamente aqui no blog e penso logo no vento lusitano e naquilo que ele referia há umas semanas ,antes de tudo isto,da sangria de 1994, e nas consequências da mesma.
    Espero estar enganado mas espero mesmo porque amo intensamente o Benfica, e quero ver sempre o Benfica no topo mas há qq coisa aqui que não bate a bota com a perdigota. Acha-se mesmo que com a saida de novo de x jogadores da equipa principal e com a entrada de mais uns quantos não ficamos um pouco na situação similar da tripeiragem nesta epoca que findou com a agravante de não termos o cromagnon do jj que de facto é um excelente treinador(gostando-se ou não da persona)e termos de construir de novo uma equipa base. (sem sabermos quem poderá ainda sair). Isto parece-me um verdadeiro torpedo nos pés!!!!!
    Se Vieira quer desfazer-se de jogadores trintões que foram fundamentais para as conquistas que tivemos nos ultimos anos , para rejuvenescer a equipa eu até posso admitir , não concordar, agora tantos de uma assentada...estranho....não?


    Miguel Teixeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. alerta vermelho19/6/15 02:46

      É mais que estranho! Tem toda a razão!

      Eliminar
    2. Caro Miguel Teixeira,

      Tenho opinião sobre o que causará isso a que se refere.
      Convido-o a lê-la, se lhe aprouver:
      http://aocolinhodoisaias.blogs.sapo.pt/jorge-jesus-no-sporting-cui-bono-3464

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
  13. Tens uma equipa em fim de ciclo e se não fizeres nada acabarás por perder maus cedo ou mais tarde. Era essencial uma reestruturação até porque o modelo que tantos elogiam baseia-se em potenciar jogadores jovens para os vender mais tarde. Ora como bem referiste este ano são poucos os que têm mercado por grandes valores porque termos um plantel envelhecido. Foi a experiência que nos deu este campeonato. Mas sem renovação será impossível manter o modelo que deu resultados...

    este é o ano ideal para mudar. Também o porto investe menos quando ganha e investe mais quando perde. Porque na eventualidade de ganhar com um investimento menor a recompensa é muito superior! E o LFV não ligou a calendários de eleições e está a pensar no clube e não no seu umbigo...

    Todos os anos o Benfica tem a obrigação de ganhar. Este ano não será diferente. Alguns é que pouco interessados nos interesses do clube vão criar pressão extra para em caso de derrota explorarem a situação para as eleições...

    Outros devem querer que o lfv faça o que os fundos querem já que têm muitos jogadores que têm de vender este ano...

    ResponderEliminar
  14. Lamento, Redmoon, mas tenho de discordar da "frieza" da sua análise.

    O Sport Lisboa e Benfica não é frio - é vermelho, quente e apaixonante.

    Certo: os clubes são empresas agora, contudo, a "matéria prima" que põe a empresa Benfica a facturar são os sócios e adeptos, não são os jogadores que entram ou saem. Afirma que o importante para a empresa Benfica precisa de estádios cheios, mesmo que não ganhe - esta visão é Sporting, não é Benfica. O Benfica enche os estádios PORQUE ganha, e não é de vez em quando, não porque pode, talvez, ganhar.

    O talvez não é Benfica.

    Aceito (e defendo) que o projecto de maior aproveitamento da formação é essencial. Não aceito que seja implementado de um momento para o outro, tendo para isso de se ter chegado a este ponto abrupto. O fundamental da formação do Benfica não é proporcionar venda de novos activos, mas sim encontrar os novos jogadores míticos, encontrar nova História prestes a ser escrita. Se o lado da paixão do clube estiver sempre à frente, o lado comercial ou financeiro não tem como não ir atrás: ou julga que o sucesso no futebol não teve influência nenhuma no sucesso no resto das modalidades esta época?

    Quanto à candidatura de Vieira, o que verdadeiramente me preocupa é quem virá a seguir.

    Cumprimentos,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O que teve afinal o Benfica a mais este ano do que o FCP?" bem pra além de 3 títulos no futebol profissional e uns quantos títulos nas modalidades pouca coisa por tanto....

      Eliminar
    2. Caro fm.carv,

      Penso que terá respondido ao comentário errado :-)

      Cumprimentos,
      Isaías

      Eliminar
  15. Vento Lusitano, então como anda esse sms que recebeste a confirmar que Maxi era certo no Sportem?!! Era confirmado não era? Andas a fugir ás minhas perguntas...ainda tenho algumas para te fazer e desmascarar essa tua agenda....
    És engraçado, apareces aqui no NGB logo logo depois a JJ se saber que iria para o sportem, poes em causa tudo e todos do clube, chamas de "milagreiro" a JJ e advinhas o caos sem ele...bem estranho nao achas?

    ResponderEliminar
  16. Menos racionalmente: no Benfica não ganhar é sempre dramático. De resto concordo.

    ResponderEliminar
  17. Deixo aqui a minha opinião como um ferveroso adepto do Sport Lisboa Benfica:

    Não podemos esquecer que o Sport Lisboa Benfica é BI-Campeão ! Só este facto trás responsabilidade acrescida. Em relação a entradas e saídas acredito muito no trabalho de toda a estrutura do Sport Lisboa Benfica. O Ano passado fomos obrigados a vender fruto do "sucesso" na Liga Europa e consequente Campeonato. Este ano que passou foi um ano de risco elevadíssimo que eu próprio disse que se o Benfica conquistasse o campeonato era de um merito brutal dos Jogadores, JJ e companhia ... o Benfica infelizmente tem de andar no limite do risco e este ano não será diferente, temos uma equipa "extremamente envelhecida" para poder fazer aquelas transferências de milhões. Ja viram a Bomba de Negócio o Benfica vender o Lima e Jonas para a China por 20 Milhões com ambos já acima dos 30 e que nenhum deles talvez seja a referencia que o Benfica necessita em 4x2x3x1 ou mesmo num 4x3x3 ? Na minha opinião trata-se de 2 excelentes avançados, mas ambos perdem bastante em jogarem sozinhos na frente, e se o Benfica mudar o sistema, porque não aproveitar a oportunidade ? Na minha opinião o importante, alias muito importante é o Benfica ter o plantel praticamente definido quando começarem os trabalhos de pré-época, isso faz a diferença, principal na champions que é uma prova curta e que os primeiros jogos fazem toda a diferença.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking