O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 19 de junho de 2015

LFV 16 anos depois: O ano do Olimpo ou da queda do mito

. 49 comentários
Ao contrário do que um leitor dizia hoje em resposta a um texto meu, eu não tenho nenhuma agenda contra Luís Filipe Vieira. Luís Filipe Vieira é o Presidente do Sport Lisboa e Benfica, alguém que tem imensos méritos em seu favor desde que nos preside, e imensas coisas de que dizer bem, e muitas mesmo escritas aqui por mim em dezenas de textos ao longo dos últimos seis anos.

Agora, não posso, por respeito à minha consciência, ter grandes palavras de elogio ao Presidente, quando o foco do meu texto é futebol, tão simples como isso. Nunca lhe vislumbrei nenhum génio especial para a bola, nenhum sexto sentido, nenhuma arte especial em vislumbrar o que mais ninguém vê.

Mas como também já aqui disse, LFV não tem de perceber muito de bola, e até podia estar todo o dia fechado no seu gabinete a tratar de assuntos que trata tão bem, mas deixar a bola para quem sabe, reconhecer que essa é também a função dos líderes: delegar poderes e responsabilidades, e que as vitórias dos delegados são também as suas.

E é por isso que com Jorge Jesus eu estava feliz da vida. LFV estava no seu gabinete a negociar patrocínios com a Emirates e a fazer nascer a BenficaTV, e o Jesus estava no relvado a tratar da sua área de ação, e também aí tinha resultados desportivos e financeiros para mostrar e para abonar em favor do seu trabalho.

Evidentemente, eu sou apenas mais um Benfiquista a “mandar bitaites”, a minha opinião não é a verdade absoluta e vale tanto como a de qualquer outro Benfiquista mas, porque não gosto de falar à toa, e porque não digo mal só por dizer, não me é difícil sustentar o que digo para que se perceba pelo menos de onde venho, mesmo que não se concorde.

1. Eu não aceito que um plantel que quer ser campeão, perca Witsel e Javi nos últimos dois dias do mercado de transferências (e atenção que Witsel não foi pago a pronto, logo a cláusula não foi acionada), sem que quem vende (e que já adivinhava que ia vender) tenha antecipadamente uma carta na manga e forma de substituir imediatamente aqueles que saem. Ok, Enzo apareceu, Jesus resolveu, mas a época podia ter ficado arrumada aí desde logo;

2. Eu não aceito que um clube que luta por títulos todos os anos e que joga com exigência máxima, perca num ano Matic em Janeiro e no seguinte Enzo também em Janeiro. Ah já sei, a vontade dos jogadores e coiso e tal, mas digam-me UM clube europeu que luta por títulos que se desfaça dos seus melhores jogadores a meio da época. Olhem lá para cima para o Dragão e digam-me se Pinto da Costa o faz.

3. Eu não aceito que um Presidente, numa época que tudo perde em 15 dias e que acaba em polvorosa, deixe arrastar um problema Cardozo durante 4 (!!) meses, de uma época para a outra, a ponto de ter um treinador fragilizadíssimo no inicio da nova época, e ainda com esta granada nas mãos Made by Vieira, metade do estádio a gritar Jasus e a outra metade a gritar Cardozo, dando ao seu treinador um problema gravíssimo que poderia ter sido evitado. E isto já sem falar nos 4 meses de desvalorização pública de um ativo que se queria vender;

4. Eu não aceito, e isto é para não andarmos muito para trás, que o Benfica venda Cardozo e Rodrigo no final de uma época, e que tenha apresentado apenas a 12 de Setembro (!!) o jogador Jonas que chegou já fora do período de transferências, já com a época em andamento. E para os mais esquecidos, a 16 de Setembro, 4 dias depois portanto, o Benfica já estava a estrear-se na Liga dos Campeões frente ao Zenit! E já agora dizer também que Cristante chega dia 1 de Setembro e Samaris a 22 de Agosto, pelo que, claramente se percebe que a Liga dos Campeões deste ano foi uma prova em que entrámos claramente sem hipótese de ter feito praticamente pré-época nenhuma.

E muito mais poderia dizer...

Mesmo este ano, num outro âmbito talvez, acho uma vergonha estes episódios recentes com Maxi e Jorge Jesus...

Acho uma vergonha e absolutamente inconcebível que um Presidente com 14 anos de Benfica tenha sido engolido pelos acontecimentos de uma forma tão amadora...

Repare-se, não está em causa perder Jorge Jesus. Eu mesmo, como já disse, reconheço (embora não concorde) ao Presidente legitimidade para a mudança e para impor o seu projeto e as suas ideias.

Mas se assim era devia tê-lo assumido e ter-se livrado do fantasma Jesus por sua livre iniciativa sem deixar a granada rebentar-lhe nas mãos! Se não queria Jesus assumia que não queria e partia para outra. O que não pode é dar a entender que não queria mas depois já queria, e que numa hora já tem pré-acordo com Rui Vitória e no último segundo do último dia ainda anda a enviar SMS a Jorge Jesus no desespero de um acordo de última hora. Isto é de alguém que não sabe aquilo que quer, e que claramente, a meio do caminho duvidou das suas ideias.

Este episódio Maxi Pereira é outro absolutamente inconcebível. LFV, mais do que ninguém sabe o quanto difícil foi, e o tempo que demorou, a renovar com Maxi Pereira há três anos atrás. Até três miúdos uruguaios tiveram de vir no pacote!

É absolutamente inconcebível que três anos depois se caia na mesma esparrela, que se fie num acordo verbal, que não se tenha dado um ultimato ao jogador ou ao empresário em tempo útil (ou vendido o ano passado), e que se ande hoje desesperado e mais uma vez fora de horas, a tentar um acordo para que mais um grande símbolo do passado recente do nosso clube não acabe com o símbolo de um grande rival ao peito.

Um Presidente com tarimba para estas coisas tinha dado um murro na mesa a tempo e horas! Um presidente com sensibilidade para estes assuntos não se tinha deixado engolir pelos acontecimentos!

E repare-se: Não vale a pena vir agora com paninhos quentes de que LFV foi apanhado de surpresa e coiso e tal. Uma ova! Um Presidente do Sport Lisboa e Benfica não deixa as coisas chegar a este ponto! Um Presidente do Benfica antecipa-se! Fernando Seara pelos vistos já sabia destas coisas todas e bem cedo as insinuou, e nós vamos acreditar hoje, que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica não sabia e foi apanhado descalço?! Mas alguém acredita nisso?!

Acontecimentos destes só dão razão àqueles que como eu, desconfiaram durante seis anos que a famosa estrutura era afinal... Jorge Jesus, e que agora com Jorge Jesus fora do Benfica regressou o amadorismo.

Como aqui já disse, Jorge Jesus é passado e vou ter fé em Rui Vitória, mas é possível ter assim tanta fé quando nem apenas há três semanas celebrámos um Bi-Campeonato, e no espaço de tão pouco tempo já assistimos a tanto tiro no pé?!

Quando aqui o meu companheiro BenficaByGB me diz (e eu acredito), que Jesus julgava que o Benfica só ganhava com ele, que diminuía e desvalorizava o trabalho de tanta gente, e que LFV teve de escolher entre Jorge Jesus e o Benfica, eu vou aceitar esta versão e aceitá-la como razão mais do que válida para a mudança de paradigma!

Há pois apenas dois problemas no meio desta teoria, que não invalidam no entanto eu aceitar e compreender o que me diz:

1. O primeiro é logo perceber que essa teoria seria muito mais fácil de aceitar se, contas feitas, o Presidente a tivesse assumido desde logo e não andasse à ultima da hora a tentar ainda um acordo com quem se diz que afinal não queria, e que logo por azar acabou no nosso grande rival!

2. E o segundo é um desejo, de que este ano acabe por provar que nesse aparente diferendo entre a estrutura encarnada e Jorge Jesus, quem estava certo era a estrutura e que JJ tinha afinal bem menos importância nas vitórias do que aquela que julgava que tinha.

A minha dúvida, e o meu receio também, é admitir o contrario, a possibilidade de ter sido JJ a querer fugir desta trapalhada toda, ser se calhar Jorge Jesus quem estava certo em relação à avaliação que fazia da tal super-estrutura e do amadorismo que cirandava à sua volta, e certo se calhar também em se recusar a aceitar constantemente bitaites de gente que no seu entender sabia pouco da coisa e com quem não aprendia nada!

Mais do que qualquer outra coisa, mais do que qualquer título, é isso que LFV tem de provar a todos este ano: Que a tal estrutura afinal existe, e que essa estrutura também é capaz de ganhar campeonatos, independentemente de qualquer treinador que tenha.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

49 comentários

  1. Muito bom! A memória é fundamental para se fazer qualquer tipo de análise minimamente honesta. O resto é verborreia que resulta de simpatias ou antipatias pessoais, e/ou interesses obscuros. Para aqueles, que, por estupidez ou má fé, vinham com o argumento: do Jesus ter tido condições que mais ninguém teve. Não está mau, mas não lhes vai servir de nada, pois a estes, os menos estúpidos?!, ou mais estúpidos?!, o que lhes interessa é ter razão.

    ResponderEliminar
  2. .....tens toda a razão......claro que tínhamos aqui pano para mangas....vou apenas resumir.......10 ANOS DEPOIS .....ESTÁDIO/ SEIXAL /MUSEU. ETC.....olha....VAI ATÉ AO MUSEU COSME DAMIÃO E .....DELICIA-TE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Tudo aspetos que aqui elogiei em tempo devido, e outros de que nem falaste. Para mim LFV faz quase tudo bem, exceto quando insiste em meter-se no futebol.

      Eliminar
    2. ...mas tem de ser FILIPE VIEIRA a meter-se no futebol....olha acabo de ouvir na TSF que Maxi está a caminho dos corruptos PORQUE FILIPE VIEIRA RECUSOU DAR AO EMPRESSÁRIO 2,5 MILHÕES DE EUROS COM PREMIO DO SEU JOGADOR RENOVAR....pergunto-te então (a ser verdade e eu acredito vindo deste CABRÃO deste empresário" caso cebola") SE ESTÁS DO LADO DE FILIPE VIEIRA NESTA DECISÃO......sabes!!!! de fora SOMOS TODOS UNS HERÓIS.....abraço

      Eliminar
    3. Repito o que disse: Este assunto ja devia estar resolvido há muito, e devia ter sido LFV a definir os timings.

      Para mais, LFV devia lembrar-se como foi a negociação ha 3 anos atrás, para saber exactamente o que podia daqui esperar.

      Eliminar
    4. ....volto aqui (se me permitires) para te recordar um caso recente que de certa forma choca com a tua teoria(atenção que respeito a tua opinião ,apenas a rebato)...ENTÃO JORGE JESUS É QUE CORDENAVA O FUTEBOL E VIEIRA FAZIA CONTRATOS...CERTO???..POIS BEM ENTÃO JORGE JESUS JÁ METEU A PATA NA POÇA,PORQUE A ESTRUTURA DE FILIPE VIEIRA NÃO É A ESTRUTURA DO BRUNO CARVALHO.....FALOU ,ASSUMIU A CONTRATAÇÃO DO DANILO (o jogador confirmou)DEU A CARA,E AGORA O JOGADOR VAI PARA OS CORRUPTOS....1ª derrota de JESUS que fica exposto á 1ª VERGONHA..redondamente FALHOU.....isto é um facto....SE CALHAR COM FILIPE VIEIRA ISTO NÃO ACONTECIA.....VAMOS VER NO FUTURO QUEM PROTEGIA QUEM...abraço

      Eliminar
    5. Este assunto do Maxi NUNCA podia estar resolvido há muito porque o empresário nunca quis, serem adiou. Procrastination!
      Obrigar pessoas a fazerem o que não querem é mais para mafiosos.

      Eliminar
  3. Ha coisas que não entendo. Witsel saiu pela clausula e por isso pouco importa se foi em dinheiro vivo ou sob a forma de garantias. Foi batida a clausula e o jogador saiu por 5 vezes mais do que o que custou. E se a clausula fosse de 100 milhões e tivessem oferecido 40 a 5 minutos do fecho so mercado, deveria ter sido vendido porque 40milhões na nossa realidade futebolistica è muito.
    Saidas de Enzo e Matic a meio da epoca, não vejo o que foi feito de errado. Ou saiam logo no incio e a equipa tinha de rapidament arranjar substituos, ou se havia hipotese de ficarem mais uns meses sem que o Benfica perdesse dinheiro na venda futura que ja tinha sido 'apalavrada' com chealsea e com valencia, num e noutro caso. Esse clubes podiam querer os jogadores logo no inicio da epoca e nao haveria outro remedio senao vende-los porque, mais uma vez, nao se podem recusar ofertas de 25 ou mais milhoes. Como foi possivel continuarem ate janeiro, sempre ajudar o clube a ganhar impulso e a forma os respectivos substitutos. É bom lembrar que em ambas as epocas o Benfica foi campeão. No porto não fazem isso? E o lucho saiu quando?
    JJ: muito simples, o Benfica oferecia o mesmo salario, o sporting oferecia mais, foi embora.
    Maxi: ou lhe apontam uma arma pra assinar, o desistem de renovar e vai pra onde quiser, ou espera e tentam manter um jogador importante evitando ter de ir à procura de outro, ou pagam o que ele quiser e então deixa de haver tecto salarial e abre-se a porta a qualquer um fazer exigencias

    A
    Fernando

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edumarquez19/6/15 22:12

      Se não percebes a importância de não perder jogadores fundamentais de uma equipa a meio do campeonato, é porque não percebes nada de nada do fenómeno futebolistico.

      Mas também não te vou explicar... mas deixo-te um exemplo:

      Dás o exemplo do Porto também já ter feito isso com o Lucho (que me lembro, foi a única vez nestes anos todos que vi um jogador com a importância do Lucho a sair a meio da época no Porto)... dás o exemplo mas não dizes as consequências... mas eu relembro-te: Quando o Lucho saiu o Porto estava a 3 pontos do Benfica no campeonato, estava nas competições europeias, na taça de portugal e na taça da liga.... Depois da saída do Lucho o porto foi eliminado das competições europeias, da taça de portugal e da taça da liga e acabou o campeonato a 13 pontos do Benfica!

      Talvez isso diga alguma coisa, e talvez assim já consigas perceber alguma coisa!

      Eliminar
    2. E o benfica vendeu dois jogadores duas vezes a meio da epoca e foi campeao 2x. Que eu saiba 2 >1 que eu saiba. Que eu saiba ha dois anos andava tudo a gozar q o benfica ia fazer 3 equipas, por exemplo quando o benfica comprou o Pizzi ninguem percebeu para que. Epá se calhar era para precaver futuras saida, digo eu. Se o Porto n fez isso com o Lucho temos pena.

      Talvez isso diga alguma coisa, e talvez assim já consigas perceber alguma coisa!

      Eliminar
    3. Edumarquez19/6/15 23:33

      Há falta de mais exemplos, por esse mundo fora, semelhantes ao sucesso do Benfica,nessas duas vezes que foi campeão com vendas a meio da época... talvez diga mais da qualidade do anterior treinador do Benfica do que aquilo que imaginas!!! (Talvez o Pizzi tenha sido contratado como extremo e não como um jogador para precaver uma saída no meio-campo, e talvez o anterior treinador do glorioso tenha feito dele um centrocampista!!!!)

      Talvez isso diga alguma coisa, e talvez assim já consigas perceber alguma coisa!

      Eliminar
    4. Edumarquez, isso que dizes do Lucho é verdade. Não perceber toda a realidade faz com que se olhe para uma árvore sem conseguir abranger toda a floresta.
      Os problemas do Porto nessa altura estavam noutro sítio. Por isso, a saída ou não do Lucho não iria mudar nada! O mal já vinha de trás e a saída do Lucho foi mesmo uma consequência disso mesmo!

      Eliminar
    5. O Garay, por exemplo, não saiu em Janeiro. LFV conseguiu segurá-lo até final da época. Este é um exemplo contrário. E houve quem crucificasse o Presidente pela maneira como ele se foi embora...

      Eliminar
  4. Absolutamente lapidar. Mais verdadeiro e lúcido que isto é difícil. LFV joga a presidência está época. Pode ser ingrato pelo muito que tb fez npelo Benfica. Mas a ignorância é muitas vezes atrevida (neste caso em matéria de futebol que manifestamente percebe muito pouco) e o egocêntrismo... Mata.

    ResponderEliminar
  5. alerta vermelho19/6/15 21:47

    Vieira de futebol em campo nada entende! Não venham cá agora os seus carneiros fanáticos, chamar lagartos a quem critica Vieira! Os lagartos não estão minimamente preocupados com o rumo que Vieira está a seguir, muito pelo contrário, ou estão a rir-se em silêncio, ou estão a dizer que acham muito bem este caminho suicida! Temo outro 94, e o regresso dos kings, dos paredões,dos marcelos e dos Hassans. E ainda virem com a conversa de que podemos ser campeões. O perigo está á porta, é real e muito ameaçador. Basta que os benfiquistas tenham alguma memória para verem a similitude com 94. Para minha grande admiração não têm! São crédulos! Querem acreditar! Quando perceberem que foi um erro, já estará tudo desmantelado, e será tarde demais!

    ResponderEliminar
  6. "Acontecimentos destes só dão razão àqueles que como eu, desconfiaram durante seis anos que a famosa estrutura era afinal... Jorge Jesus, e que agora com Jorge Jesus fora do Benfica regressou o amadorismo"

    Claro, o dominio nas modalidades amadora tb é graças ao Jesus, o dominio das camadas jovens tb e graças ao Jesus, o estadio, centro de estagio, benfica TV, benfica clinica etc, foi graças ao Jesus, o aumento enorme de activos com aumento quase negligivel de passivo foi graças ao Jesus, etc etc,


    Interpretaçoes pessoais e faciosas q n correspondem à realidade. Nao aceitas que um presidente? Há pronto tenha a certeza q o Vieira demite.se amanha agora q ele sabe q n aceitas q ele faça isto e aquilo.

    Força continua ai a apoiar um treinador q apesar dos constantes ataques do labregotegui nunca defendeu o Benfica, apenas limitava-se a defender-se a ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira chama a si a responsabilidade das pastas das modalidades ou do futebol amador? Ou delega em quem sabe fazer um trabalho melhor que ele?!

      Vieira cria as estruturas e as condiçoes do sucesso, e outros gerem os departamentos.

      "Interpretaçoes pessoais e faciosas q n correspondem à realidade" são as tuas. Porque na verdade o post fala exclusivamente de futebol e tu achaste que para passares a tua tese era importante misturares tudo, até benficasTV e benfica clinicas pelo meio!

      Eliminar
  7. É por isto que o RedMoon é blogueiro e o LFV Presidente do SLB! Simples! Continua a mandar bitaites que a malta vai-se rindo.

    ResponderEliminar
  8. Este REDMOON é muito convencido. Alguém acredita que LFV não tem os seus conselheiros? e que não reflecte sobre os dados que recebe? pelo menos é isso que dizem as pessoas que trabalham mais de perto com ele! porque não hei-de acreditar mais nestas pessoas que noutras que só o veem à distância? Depois pode decidir sòzinho, mas normal e felizmente decide mais vezes bem que mal. Só erra quem faz ou tenta fazer alguma coisa bem e por isso é criticado. O mais injusto, é quando se fazem coisas de muito valor, ser-se leve e disfarçadamente elogiado, e quando se erra, mesmo em coisas pouco significativas, ser-se criticado e reprovado com alguma veemência por quem não tem obra feita. Daqui a uns tempos quando se quiser criticar novamente LFV, recorda-se os despercebido elogios que já lhe fizeram, para depois lhe caírem em cima.
    Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ALM,

      Como aqui já disse muitas vezes: Apoiar é no estádio, num blogue expressam-se opiniões.

      Agenda é dizer sempre bem ou mal de A ou B, evitando qualquer tema em que se tem de dar uma opinião diferente da que normalmente se tem.

      Eu estou completamente à vontade, até porque considero extremamente positivo o trabalho de LFV à frente do Benfica. LFV é igual a tudo, faz coisas boas e coisas más, e eu falarei sempre bem ou mal dependendo do tema a que me refira.

      Garanto-te que se houvesse um blogue para se escrever sobre a minha pessoa, também havia muita merda para dizer a meu respeito. Pelo meio porém, espero que também haja um ou outro motivo para dizer qualquer coisa de bem :))))

      Eliminar
  9. As modalidades desmentem parte do alicerce sobre o qual o raciocínio do post assenta.

    Mas claro que LFV joga muito esta época.
    Apesar de tudo, estou confiante. Mais uma vez, e apesar de bicampeões, querem fazer do Benfica um outsider e no ano passado correu bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como assim?!

      As modalidades desmentem o quê?! Mas LFV chama a si a pasta do voleibol? Do Hoquei? Do futsal ou do futebol amador?!

      LFV cria as estruturas e outros gerem os departamentos.

      O problema no futebol é outro competamente diferente: É que sempre (ou muitas vezes para nãos sermos injustos) que LFV quer gerir o futebol faz asneira.

      Eliminar
    2. O problema não é diferente. Vieira gere todos os departamentos mas percebe mais de futebol do que tu pensas! Tu é não percebes garante coisa. Olhas para as árvores sem conseguir apreender a floresta. É o mal de muita gente que por ser míope dá a sua opinião baseado naquilo que consegue ver, o que é muito pouco.

      Eliminar
    3. Negociar contratos não é gerir o futebol.

      Eliminar
    4. Lidar com o dossier Cardozo como LFV lidou, è exemplo de quem num assunto delicado do futebol falhou

      Eliminar
    5. E ser ele a avalizar talento e a anunciar 5 miudos no plantel principal criando pressao extra ao treinador (podia apostar na mesma sem necessidade de anuncios) é maisnum exemplo de quem nao tem sensibilidade para certos assuntos

      Eliminar
  10. Tb nao sou apologista de saidas a meio da epoca.........mas parece q andas esquecido.......

    Foi feito um esforço em manter o plantel pq a final da champions era na Luz, ao ver o "sonho" fugir entao Matic teve q ser vendido para tapar o furo de nao ter vendido no defeso..........foi bem vendido.

    Enzo tb saiu em janeiro, ele q desde agosto parecia outro jogador, sem garra sem motivaçao nenhuma, a jogar menos de metade q jogava uns meses atras............foi bem vendido.

    Mais uma vez o Redmoon a desvalorizar os jogadores e a tratar tudo como mercadoria, tudo carneirada q tem q fazer o q lhes mandam e calar a matraca, nao sao pessoas, nao tem ambiçoes e nao tem direitos, tem q se limitar as vontades de outros, neste caso, do Redmoon..........

    Verdade q a clausula de Witsel nao foi accionada, ele foi vendido pelo valor da clausula, e nao pela clausula. Foi vendido por tranches e nao com dinheiro batido...........se bem me lembro foi a maior venda de todos os tempos do Benfica, pela logica do Redmoon, teriamos q recusar, ou entao ter uma alternativa no plantel...........olha, sempre achei o Witsel um belissimo jogador, mas nao senti saudades. Se foi mérito do JJ arranjar alternativa, foi mérito do LFV ter escolhido e insistido no JJ para nosso treinador.

    A maior azia q anda por aqui é q o LFV nao vem a terreiro responder a teoricos, foi eleito pra gerir e nao pra responder as duvidas ou passar uma imagem de isto e aquilo. O q se pretende é uma boa gestao financeira e bons resultados desportivos, na parte desportiva cada vez ha menos duvidas, as financeiras estao no bom caminho..........so faltava mais era ele perder tempo a responder a boatos e teorias de bitaiteiros de forums........

    Resolveu o assunto JJ como entendeu, veremos o desfecho do Maxi, quem decide é o LFV, nos so temos q exigir os resultados praticos disto, certeza é q teremos um treinador e no minimo 2 defesas direitos pra proxima epoca, isso tenho a certeza, se queres show off é com o Badocha do outro lado da estrada.

    Como dito pelo Coentrao, o meu clube nao é o JJ (acrescento, e nem o Maxi), o meu clube é o Benfica.

    Zé Moina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nao vou rebater os imensos meritos que LFV tem. Mas eu referi-me ao futebol, nao se queira fugir disso.

      "A maior azia q anda por aqui é q o LFV nao vem a terreiro responder a teoricos"?! Ora essa! E eu exijo que ele venha a terreno defender-se do que eu escrevo?! De maneira nenhuma! Então se ele nem responde a candidatos a presidente ia responder a blogues?!

      "Resolveu o assunto JJ como entendeu"?! A sério?! Mas isso sei eu e nem esperava outra coisa. Mesmo aqui ja lhe reconheci legitimidade. Como eu tenho a legitimidade de expressar a minha opiniao num blogue e poder discordar, principalmente pela forma como foi feita e com tanto tiro no pé pelo meio!

      No mais, defendeste como pudeste uns pontos, ignoraste provavelmente outros que achaste mais dificil defender, em suma, deste a tua opiniao como eu tambem dei a minha.

      Abraço

      Eliminar
  11. Desculpa lá mas não concordo com essa leitura do posicionamento do Vieira na questão do JJ, não se trata de indecisão, trata-se de avaliar a situação e prever os outcomes possíveis, ter planos de contingência. Assumindo a o posicionamento de que JJ poderia ficar no Benfica, isso só seria positivo se ele aceitasse manter o salário nos mesmo níveis e investir mais na formação há duas hipóteses, ele aceita ou não aceita, numa negociação há timings, margens de recuo, bluffs, em que cada parte tenta obter o melhor resultado possível para si, como se costuma dizer, um bom acordo é um em que nenhuma das partes sai completamente satisfeita. Até à última o Vieira tentou negociar. JJ não quiz e optou por outra coisa. Siga para uma nova opção, igualmente boa, mas com um nível de incerteza um pouco maior. Dito isto, a opção RV é a por alguém que já deu provas interessantes, e se enquadra nos objectivos e visão que o Vieira traçou. Não há aqui nada do outro mundo, acho que ele geriu bem a situação conforme ela se apresentou e os objectivos que definiu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. David,

      Podes claro ver o episodio da tua forma, da negociação, e dos avanços e recuos e planos de contingencia.

      Da forma como eu vejo é o do namorado que dá tampa à namorada, e depois vai chorar que quer a namorada de volta quando vê que ela foi alvo do interesse do seu maior inimigo.

      Como dizia Oscar Wilde: "Há muita coisa que deitariamos fora na nossa vida se não tivessemos sempre com medo que alguém lhes pegasse."

      Eliminar
  12. É hilariante que começas o texto por elogiar de forma fugaz o Presidente mas depois passas um texto inteiro a questionar e a criticar na maior parte das vezes sem grande sentido as decisões da tal pessoa que elogiaste antes.

    Enfim, benfiquistas como tu deviam ser dos que votaram Vale e Avezedo em 2000. Esse é que decidia tudo bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só é hilariante porque nao leste o texto.

      Logo no segundo parágrafo podes ler: "Agora, não posso, por respeito à minha consciência, ter grandes palavras de elogio ao Presidente, quando o foco do meu texto é futebol, tão simples como isso. "

      E é isso, o texto fala de futebol do principio ao fim.

      Eliminar
    2. Nem por isso. Aliás, os 4 pontos que colocas dizendo que "Eu não aceito" são todos pontos de gestão. E não de futebol. É tudo gestão de dossiers de activos da SAD de futebol. Falas muito pouco de futebol. Falas apenas das embirrações que tens para com o Presidente do teu suposto clube. Escreves realmente muito mas continuas sem aceitar o óbvio: é que mesmo com todos esses erros que dizes que cometeu e que tu não aceitas, o Benfica ganhou 6 títulos nacionais de futebol nos últimos 2 anos e que nos últimos 3 anos chegou a duas finais europeias consecutivas, coisa que não acontecia desde 1962. E tudo isto justamente nos anos em que encontras tanta coisa para não aceitar ou concordar.

      Felizmente não és nem serás Presidente do Benfica. Mais uma vez digo, posts como este e como a maioria dos que andam por aqui só demonstram a cegueira e alguma ingratidão que muitos benfiquistas ou pseudo-benfiquistas demonstram quanto ao LFV. Tanto ele como o JJ cometeram muitos erros ao longo dos anos, mas deram muito mais ao clube que a maioria dos intelectuais que aqui andam.

      Bem sei que todos tempos o direito de criticar e ninguém está acima disso. Mas sinceramente quando a critica é recorrente, incidindo sempre sobre o mesmo e tendo falta de argumentos ou factos...A razão perde-se pelo caminho e passamos apenas para o campo da parvoíce.

      Cumps

      Eliminar
    3. Boa , muito bom Rui.

      Eliminar
    4. Estas a baralhr tudo.

      Primeiro acho piada à forma como dizes que os meus 4 pontos sao de gestao e nao de futebol. Futebol é o que?! Fazer as substituicoes?!

      Em segundo lembrares os titulos ganhos nao desmente em nada o meu post. Eu posso ver as coisas ao contrario: de que ganhamos APESAR de tanta borrada feita, e por termos tido un treinador durante seis anos que soube enfrentar com categoria tantos problemas que lhe foram criados.

      O desafio agora é esse: que a estrutura mostre ser capaz de continuar a ganhar independentemente do treinador que tenha

      Eliminar
  13. Quer dizer que agora quem criticar Vieira, ou é dragarto, ou Vale e Azevedista! Grande argumento! É assim que se tenta fugir de discutir os assuntos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há discussão possível quando os argumentos não existem ou são irracionais. E a partidarização dos mesmos assuntos é um argumento em si. E a falta de memória de muita gente é um problema. Eu lembro-me do Vale e Azevedo. E lembro-me de quantos votos o venceram na eleição contra o Vilarinho. I remember.

      Eliminar
  14. Redmoon, por vezes tenho pena de ti, porque és lúcido muitas vezes mas perdes-te na tua irracionalidade.
    Este caso é um chorrilho de disparates tão grande que chego à conclusão de que não percebes nada de negócios, nunca deves ter feito um negócio na tua vida, não percebes nada, mas zero mesmo, de empresas nem fazes ideia de como ele se gerem. Não fazes ideia da interacção que tem de existir entre pessoas quando fazem negócios. Não conheces sequer o mais básico!
    Fazias um grande favor a ti e aos leitores, paravas falar de coisas que não percebes! Thank you!

    ResponderEliminar
  15. Um artigo inflamado pela (mais que provável) saída de Maxi Pereira do Benfica para o FCP e a saída de Jesus para o Sporting. Ambos acabaram contrato com o SL Benfica e tinham (têm) total liberdade para negociar com outros clubes. Se os outros clubes pagam mais, porque raio devemos criticar? E porque criticas o timing de não renovar com Maxi no fim da época anterior, se já sabemos que o empresário Paco Casal não iria aceitar nada? E se Maxi não renovasse o que farias? Vendias? E o jogador aceitava? Punhas o Maxi a jogar na equipa B como vingança? Mais, basta ver websites e blogs afectos ao FC Porto para perceber que... os portistas (ou a maioria) estão furiosos com a compra do Maxi e não é para menos: vai ganhar um ordenado milionário!
    Os artigos e comentários inflamados irão desvanecer-se aos poucos, assim que começarem a chegar mais jogadores e/ou as ditas bombas anunciadas por aqui!
    Porque falo assim? Porque sou adepto e sócio do SL Benfica e quero que o clube permaneça numa linha conservadora e não entre em loucuras absurdas de pagamentos de salários. Ouvi na TVi que o FC Porto pagou "só" 2.5 M€ de comissão ao empresário Paco Casal. Ao jogador Maxi o clube pagará 4.2 M€ brutos ano, para que o jogador receba 2 M€ limpos por 4 épocas. Desconhece-se ainda o valor do prémio de assinatura do jogador. Façam as contas.
    Já de Jorge Jesus nem é preciso falar pois todos sabem os valores astronómicos envolvidos. Benítez tem um dos plantéis mais ricos do mundo e é treinador do clube mais rico do mundo e vai auferir 4M€ anuais (metade do que recebia Ancelotti)!

    Agora, não entendo porque arrasas completamente todo o clube (sim, todo), pelo que depreendo das tuas palavras:
    "... e que agora com Jorge Jesus fora do Benfica regressou o amadorismo."

    Dar-te-ei total razão se o Sporting for campeão com esta equipa, totalmente potenciada por Jorge Jesus. Caso contrário, perdes a razão. Se perderes a razão, será o clube (ou adeptos) a dizer que o teu tempo como blogger acabou... Certo? Porque é isso que se faz quando as pessoas não têm razão e/ou falham.

    Cumprimentos

    Gonçalo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ate ias bem mas depois estragaste tudo!

      Com que entao se o Benfica for campeao o meu tempo como blogger acabou?!

      Entao e se nao for?! Acabou o teu e o dos que dizem Amen a tudo sem qualquer espirito critico?!

      Eliminar
  16. Vieira é um Zero na gestão desportiva!! um ZERO... quanto à financeira veremos!, talvez quando ele sair... Vieira é um zero nas negociações, com ele é quase todas as épocas jogadores importantes vendidos com as provas oficias em curso, jogadores contratados com as provas oficiais em curso... negociações longuíssimas que produzem um mal estar em mim, e certamente em muitos outros benfiquistas... os cameões de jogadores, é tão cansativo...fónix... só quero vê-lo vender o Lima e o Jonas a dupla que nos deu o campeonato... acharia isso uma gestão sublime, um golpe de asa poderoso... abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembrem-se do que oferecem aos jogadores!

      Eliminar
    2. Anónimo das 5.20. Certo.

      Mas dou-te uma hipótese:
      LFV diz isto ---!, queres sair??, sabes que tenho um plantel para construir ou NÃO!!?
      Belo, estou a ver que estás com vontade de melhorar a tua vida financeira! Acho isso razoável!
      Dou-te uma semana, vá lá duas, ficou claro???, DUAS!, DIA X!, a ti e ao teu empresário para me apresentarem uma proposta no valor de no mínimo para Inicio de conversa até!!! vá lá 15% a menos da clausula de rescisão (com a qual concordaste!!!). Após isso esquece, assinámos um contrato de 4 anos (ou o que for) não estás prisioneiro, mas as bases do negócio foram aceites por todas as partes ... portanto amanha-te! E não, não te vou aumentar o ordenado, não combinámos isso, NÃO EXISTEM LÁ UMAS CLAUSULAS QUE DIZEM QUE DEVEMOS NEGOCIAR AUMENTOS!!! Se quiseres aumentos apresenta-me uma proposta para esses aumentos alicerçadas nas tuas performances, diz-me se eu fizer isto, daz-me aquilo... depois conversamos... vá!! vai lá com o teu empresário tratar da tua vida! Tens as portas abertas para uma conversa de jeito!

      Era isto!

      Eliminar
  17. Fernando seara não era supostamente uma armadilha dos lá de cima?? Não me admira que saiba de tudo o que se ia passar....sou so eu a achar muito estranho o desmantelamento de uma equipa campeã e da proximidade de Jorge mendes de tudo isto?! Não foi a este que foi outrora pedido que retirasse jesus do Benfica?!

    ResponderEliminar
  18. Concordo quase na integra, acrescentava só um ponto, a vontade dos jogadores, não vale a pena manter jogadores contrariados.
    Plantel na minha opinião:
    GR: Júlio César/ Anthony Lopes / Paulo Lopes
    DD: Maxi? / Mayke DE: Raphael Guerreiro/Grimaldo
    DC: Luisão / Lisandro López / César / Lindelof
    MC/6-8-10: Samaris / Danilo Pereira / Cristante / João Teixeira / Pizzi / Duricic / Bernard
    ED: Salvio / Carcela EE: Taarabt / Rafa Silva
    AV: Jonas?/ Jonathan Rodriguez / Raul Jimenez / Alexander Mitrovic;
    2ª linha: Mukhtar / Gonçalo Guedes / Nuno Santos / Zivkovic / Marçal;
    Não sendo possível Danilo Pereira / Guido Pizarro;
    Standby: Marcelo Meli / Villalba / Espinoza;
    Contratação de futuro: Saponjic (Ponta de Lança – 2 pés e cabeça, futuro craque);
    Maxi: a fazer fé na CS adeus, não justifica o dinheiro, apesar de ser bom para o balneário (entra um miúdo);
    Lisandro López: grande jogador;
    Cristante: grande jogador;
    Duricic: grande jogador;
    Taarabt: outro quaresma ou nani, tem de ser a estrela da equipa e “parte a loiça toda”;
    Jonas: a fazer fé no Correio da Manhã 12 milhões em 3 anos, é pena, obrigado por tudo;
    Raul Jimenez: grande jogador;
    Mitrovic: toma lá os 15 milhões , cláusula de rescisão de 75 milhões, este é uma “bomba” não o Nani;
    Fejsa: grande jogador, mas algo se passa desconfio de lesões crónicas, espero estar enganado por isso ele e o Ruben Amorim , adeus obrigado;
    Talisca e Jardel: desculpem mas não me convenceram ainda;
    Para mim os maiores erros de LFV não foram os jogadores que deixou sair, mas sim os que não contratou, Falcão (até às 4 da manhã para depois vir confirmado no fcp no maisfutebol), não perdoo esta, James Rodriguez e Mangala. Agora Marco Silva, só espero que ele agarre o Mitrovic com unhas e dentes;
    Não sou, nem nunca fui adepto do JJ, não se podia criticá-lo se não era o “ai jesus” para a grande maioria dos adeptos. Mas na realidade ele falhou e inventou muito em jogos cruciais, custando títulos, ainda esta época com o fcp e V. Guimarães teve sorte. Teimosias com jogadores, nunca percebi como jogava o Javi com o Matic no banco;
    Mas mantenho a calma porque muitos nomes que gostava no BENFICA, vão surgindo agora na CS.

    ResponderEliminar
  19. Os Presidentes passam ................e o BENFICA continua
    Os jogadores passam....................e o BENFICA continua
    Os sócios passam........................ e o BENFICA continua
    Os adeptos passam...................... e o BENFICA continua
    Não é pela saída do JJ e da possível saída do Maxi que o BENFICA não CONTINUA
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  20. Nuno encarnação20/6/15 10:24

    Bonitas palavras agora é só passar a acção , no próximo ano candidate-se,a ver se consegue melhor.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  21. A.Martins20/6/15 14:26

    Nada me move contra LFV. Apenas não gosto de pessoas que tenham a constante necessidade de mentir, aldrabar. Acho estranho, só. Como sou bem educado, vou ficar por aqui. Meu pobre Benfica.

    A.Martins

    ResponderEliminar
  22. Eu concordo, sobretudo acho que não é de uma estrutura experiente (e que estão a fazer crer a todos os benfiquistas que é a grande máquina por trás do futebol do Benfica) esperar pelo final da época para renovar com elementos que, aparentemente, se quer renovar.
    Não tiro o mérito a LFV, porque se não é o responsável por tudo, tem pelo menos o mérito de se ter rodeado por pessoas competentes, mas em ultima instância a responsabilidades dos fracassos acabam por lhe cair nas mãos.
    Estou curioso para saber se realmente existe a tal estrutura ou se o JJ era o grande génio por trás do futebol.
    Tenho alguns pontos que não consigo formar uma opinião (e para o qual não sei se há uma verdade absoluta):

    1- fazer a revolução no plantel para desligar das ideias do JJ? mas foi uma formula ganhadora pq mudar?
    2- fazer uma pré-época com 30 jogadores para dar segundas e terceiras oportunidades? isso dá condições de trabalho para construir uma equipa? não vai parecer um treino de captação?
    3- contratar jogadores (que não hão-de ser baratos) para um tudo ou nada nas suas carreiras, é a politica de contratações desejada? visto ser um pouco o oposto do que tem vindo a ser feito com a aposta em jovens promessas.
    4- se realmente se quer apostar na valorização da formação do Benfica não é contra censo contratar jovens promessas estrangeiras que, muito provavelmente, vão tirar lugar aos portugueses?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking