O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 16 de junho de 2015

De que matéria se faz um jogador à Benfica?

. 36 comentários
Quer-se dizer, quando passados oito épocas de Maxi no Benfica, onde sempre foi reconhecido como um exemplo de coragem, entrega e dedicação, sendo inclusive reconhecido por muita gente (entre os quais me incluo) como o exemplo do que se quer de um jogador à Benfica, quando até mesmo deste já se questiona esse epiteto, apetece perguntar: O que é de facto um jogador à Benfica?

Obviamente não vou dizer que me agrada abrir o jornal e ler certas declarações de jogadores a quem sempre achei que a camisola do glorioso assentava tão bem, admitirem sequer que num abrir e fechar de olhos se podem mudar para o nosso maior rival, mas aqui o Redmoon, aquele a quem alguns gostam de apelidar do adepto romântico, porque o futebol de romantismo não tem nada e blá blá blá, confessa que esse tipo de romantismo não entra aqui em casa.

Porque a ironia  é essa. A ironia é imaginar que esses adeptos que se saem com essas larachas acreditam que os outros 24 jogadores que lá ficam são diferentes, feitos de outra matéria qualquer, que esses sim não são maçãs podres nem ovelhas ranhosas, e que defendem ou gostam mais do Sport Lisboa e Benfica acima de quaisquer outros interesses.

Não! E para mim as coisas são muito simples: Nós somos adeptos! Jogadores e treinadores são profissionais de futebol, tão simples como isso. Zonas de interesses completamente distintas!

Nós enquanto adeptos defendemos o nosso clube durante uma vida inteira, colocando num pedestal alguns jogadores e treinadores, e assobiando e correndo com outros quando não nos interessam. Jogadores e treinadores defendem carreiras e ordenados, tentando amealhar o mais possível, que aos 33 anos acaba-se tudo e o objetivo é não mais ter de trabalhar na vida.

Num outro prisma, como diz e bem o BenficaEagle no post anterior, quem a um mês do fim de contrato de um treinador ou jogador ainda anda a enviar SMS a ver se consegue qualquer acordo de última hora, sujeita-se à derrota e não geriu as coisas da melhor maneira.

Ou seja, as Direções dos clubes acham-se no direito de adiar as suas decisões até ao último segundo, precisamente para guardarem para si a oportunidade de dar um chute a esses elementos se por qualquer razão qualquer coisa melhorzinha aparecer, mas ficam chocadíssimas quando essas mesmas pessoas se sentem desvalorizadas e até ofendidas com a falta de interesse demonstrada e resolvem seguir a sua vidinha e ir para onde os valorizam como julgam merecer.

Eu repito: Nada me choca! Não me choca ver Maxi (ou Jesus) magoar o Benfica (acredito que o objetivo seja atingir a Direção embora acabe por atingir os adeptos por arrasto). Para os mais esquecidos, os jogadores podem negociar contratos com outros clubes a partir de 1 de Janeiro do ano em que finda o contrato.

No Benfica, desconfio que à semelhança de Jorge Jesus, também com Maxi se este acabar por fugir, tratar-se-á logo de organizar uma campanha de difamação do jogador, dos ingratos e sem caráter e coisa e tal.

Eu pensava pois que um jogador à Benfica fazia-se no campo, pelo exemplo, pela atitude, pela abnegação de oito anos com a nossa camisola vestida. Mas depois vêm os adeptos que confundem isto tudo, aquilo que é o seu profissionalismo dentro do campo com a total legitimidade que têm de findo um contrato, tudo fazer para defender os seus interesses para se chegar a um novo acordo. A isso chama-se ser profissional de futebol!

Mas será que é assim tão difícil perceber que se Maxi quisesse de facto ir para o Porto já podia ter assinado desde 1 de Janeiro? É assim tão difícil perceber que aquelas declarações de que não gostámos são declarações de quem quer de facto ficar no Benfica, mas que exige reconhecimento da parte do clube e um ordenado ao nível do que outros clubes lhe oferecem?

Será que não se percebe que admitir ficar em Portugal mas não no Benfica é precisamente a tentativa desesperada de pressionar a Direção, atingindo-a onde mais dói, com o objetivo de realizar um último grande contrato e ficar entre nós? Será que não se percebe que se Maxi quisesse realmente sair, já poderia ter resolvido a sua vida há muito, sem ter de nos dar satisfações de espécie alguma?

Se o Benfica deve ceder?! Eh pá, isso aí já é outra conversa! Se o Benfica acha que o que Maxi exige é irrealista, que pelo mesmo ordenado arranja melhor e um jogador mais jovem, só tem de assumir a rutura e deixá-lo seguir a sua vidinha, sem tretas de maus caráteres e de faltas de amor à  camisola, vá ele para onde for a seguir.

O que me choca mesmo é haver gente a achar que o Maxi bem pode ir à sua vidinha porque, depois de tudo o que fez, acabou por provar ao fim de oito anos que afinal não é jogador à Benfica! Importa pois perguntar a esses, o que é afinal um jogador à Benfica e digno de vestir a nossa camisola?

É o Nani? Que tanta gente quer na Luz sabendo que o seu coração é verde desde pequenino? É o Simão?! Que foi ídolo entre nós sabendo nós de onde veio e o que disse sobre o seu anterior clube?!

É o Mourinho?! Que num ano pode estar a ameaçar o Presidente, e dois anos depois estão a tentar trazê-lo de novo?!

É o Coentrão?! Ai a malta já se esqueceu do que o Fábio disse aos jornais há quatro anos atrás tentando forçar a sua saída do Benfica? Ai a malta já esqueceu o que escreveu e disse sobre o rapaz? Mas agora já pode voltar com energia renovada e voltar a ser um dos nossos?!

É o Muhktar?! Que passou um ano na equipa B do Hertha porque se recusou a renovar contrato e chegou até nós sem que a sua anterior equipa visse um euro que fosse? Ai este agora tem caráter? Então e se ele decidir amanhã sair do Benfica da mesma forma que chegou? Então aí já volta a não ter condições para nos representar?

São os putos da formação que respiram Benfica desde pequeninos e nunca nos fariam nada de mal? Serão eles o Edgar ou o Pepa ou o Maniche ou o Hugo Leal ou o Jorge Ribeiro ou o Paulo Sousa?

Será o Danilo, que pelos vistos é daqueles que para os adeptos já pode regressar, enquanto para o presidente parece ser indigno de vestir a nossa camisola?

Vamos lá pois esclarecer isto tudo, que é para todos percebermos o que é de facto um jogador à Benfica!

É-se jogador à Benfica por aquilo que faz dentro do campo, como Enzo o foi enquanto cá esteve a hoje parece que já nem sequer se lembra de que esteve entre nós?

Ou jogador à Benfica vê-se pelas larachas que se plantam nos jornais, com objetivos claros de defender os interesses que se têm em determinado momento?

É isso que é preciso esclarecer: Se Coentrão tinha ou não caráter quando há quatro anos quase ameaçou deixar de treinar no Benfica porque queria sair, para agora o voltar a ter porque disse que em Portugal só no Benfica e o clube dele é o Benfica e não Jorge Jesus.

Para mim pois, nem uma coisa nem outra: São quase todos putos egoístas, egocêntricos como todos os futebolistas, com o cu virado para a lua, a exigir euros, fama e reconhecimento, e a usar a imprensa para plantar sementes que vão sempre de encontro aos seus interesses momentâneos.


No dia em que os adeptos começarem a ver as coisas como elas são, perceberão que as dores desaparecem como por milagre.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. Só true. Still, existem alguns que de tempos a tempos representam essa dedicação. Mas o profissionalismo tb dificulta essa relação mais afectiva.

    ResponderEliminar
  2. Maxi e Luisao sao dois Simbolos do Benfica!! mais maxi e luisao sao dois jogadores que sao elo de ligaçao dentro do Benfica para o que vem de fora ja que o JJ foi-se querer mandar embora o Maxi e nao renovar e uma burrice de todo o tamanho (maisuma)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Sustelo17/6/15 11:09

      Símbolos do Benfica? que é que é isso? Simbolo do Benfica é o emblema com a águia em cima,...

      Eliminar
  3. João Vilela16/6/15 21:49

    Grande grande texto. Mas o futebol é assim em todo o lado: passa-se de bestial a besta (e vice-versa) com um estalar de dedos.

    ResponderEliminar
  4. É incrível. Acabei de ver o maxi falar no programa dos segredos34 e não dá pra acreditar que um gajo que consegue falar no campeonato roubado com o golo do maicom, no campeonato roubado com o penalty por marcar na académica, que consegue dizer que quer estar no marquês pró ano, venha agora fazer-se de difícil pra ficar conosco. Se assinar pelo porto, quero ver como é que vai justificar o que disse nesse programa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assinar pelo Porto é porque o Porto pagou mais do que o Benfica paga; e o que ele em tempos disse sobre o Porto se-lhe-á tão perdoado como nós perdoámos ao Zahovic e ao Drulovic enquanto cá estiveram.

      No mais, o Maxi deve estar a pensar é que tem de comprar um Lamborguini novo, ou que daqui a três anos acaba a carreira e não sabe se constrói a mansão no Uruguai ou nas Caraíbas, e estará se calhar também a pensar que precisa de mais uns milhares para construir uma casa para a mãe e para a prima, de preferência ao pé do mar.

      Achar-se que nesta fase da sua carreira, o que faz Maxi correr é o amor à camisola é de uma utopia de todo o tamanho.

      Se os seus interesses se satisfazerem no Benfica tanto melhor para ele e para nós. Se no Benfica não houver Lamborguini novo mas no Porto sim, já sabes para onde ele irá a seguir :))

      Eliminar
    2. Ele para o Porto nunca irá, nem fica em Portugal! Iria para fora. Já o disse!

      Eliminar
  5. O Maxi e o presidente já chegaram a acordo para a renovação!! Esta é a melhor noticia da semana...

    ResponderEliminar
  6. O Luisão fez o mesmo, verdade. É uma faca de dois legumes. Um tema de muita ambuguidade e para muita filosofia-Julga-se o homem ou o futebolista?
    No final, o que a história nos diz é que não há insubstituíveis. O Benfica no caso Maxi, já lhe endereçou mais que uma proposta de renovação, a avaliar pela informação vinda da imprensa ao longo do tempo . Se chegou a este ponto, a responsabilidade é total do Maxi e sobretudo do seu empresário.
    Tal como no caso Jesus, não vou perder o meu tempo com a possível saída do Maxi. É bom, é místico, é benfiquista, mas não é de todo indispensável para a próxima época. Terei mais que confiança no André Almeida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Luisão é alguém que chegou ao Benfica como podia ter chegado ao Porto, a Lyon ou a Saragoça.

      Jogador acima da média que acabou por fazer carreira entre nós, quando sempre teve mercado e podia ter saído, se calhar não para um real madrid, mas para um local onde pagavam bem mais do que o Benfica.

      E como tal, fez sempre o que faz um profissional de futebol com mercado: FOi ficando, dando preferencia ao benfica, DESDE QUE lhe pasgassem o mesmo ou perto do que lá fora pagavam.

      Mas até isto tem ofendido muita gente, algo tão simples, assim percam dois segundos a tentar perceber o que é isto do mundo da bola e tentarem colocar se nos pés dos outros.

      Este Luisão, a quem alguns adeptos não cansam de acusar de pesetero e coisa e tal, foi o Capitão que no ano em que o benfica perde os troféus todos na última semana, venceu a Taça da Liga, foi à bancada oferecer a camisola, e os adeptos devolveram a camisola de volta para o relvado.

      Para um profissional de futebol, esse é o momento em que se percebe claramente o que se recebe em troca pela nossa dedicação de uma vida inteira a um só clube.

      Os jogadores têm é de defender os seus interesses, o resto é uma tanga que só afecta alguns (muitos) adeptos.

      Amor à camisola?! Onde é que isso já vai!

      Eliminar
    2. Nada disso! Todo este teatro é o Maxi a fazer negaças aso nossos directos adversários. Ele goza com eles, abre-lhes o apetite, no fim assina pelo Benfica e faz-lhes um manguito das Caldas! E fartam-se de rir, ele e o Vieira fartados de gozar sentados no estádio com uma cerveja na mão!

      Eliminar
    3. De acordo, RedMoon.

      Eliminar
  7. PUMBA!!!!! SUBSCREVO! MUITO BOM MESMO!

    ResponderEliminar
  8. Uma fonte dos super murcões garante Maxi no Porto! Vale o que vale

    ResponderEliminar
  9. O amor à camisola existe...mas apenas e só, no coração dos adeptos!!!
    Amor à camisola nos jogadores já foi chão que deu uvas. Isso era no tempo em que, para se jogar, tinham que ter as cotas em dia.
    Agora o negócio é outro. Quanto mais recebem, mais amor têm...seja em que clube for.

    Grande post REDMOON

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. pois mas o que acho que alguns ainda não perceberam é que caso o maxi não fique no benfica( unicamente por um ano de contrato que penso que andará a volta de 1,4M), ele continua a ficar em Lisboa, so que a uns metros de distancia, ou vai para o estrangeiro... para o porco nao vai. No entanto, penso que o vieira ou precisa desses 1,4M para comprar algum pacote de jogadores desconhecidos ao SUPER AGENTE, ou se calhar para começar a abater na sua dívida pessoal.... nao sei... perguntem ao moniz

    Paulo Penedo

    ResponderEliminar
  12. Águia Preocupada16/6/15 22:52

    Jogadores a Benfica? Hoje? Isso só existia, pensava-se, há muitos anos atrás... E se calhar, pensava-se... Se existisse a facilidade de mudança, de movimentação de uns clubes para outros, de uns países para outros, com muitos milhões de euros a manobrarem e manipularem as mentes como há actualmente, quem garante que esses tais que jogavam com amor ao clube não seriam como os de agora?!
    Não nos enganemos. À Benfica? Eu e mais dez... Que o mesmo é dizer, nós os sócios e adeptos. Que nunca trocamos de clube! Que estamos presentes nos jogos! Que apoiamos! Que vibramos com as vitórias! Que sofremos com as derrotas!
    Eles? Sabem lá o que é jogar à... Ainda ontem alguém dizia: "Maxi vai embora? Porque não? Já fez o mesmo a outro clube..." Sim, todos os jogadores fazem o mesmo aos clubes que vão trocando por outros... É assim a vida! E hoje o futebol movimenta muitos milhões...

    ResponderEliminar
  13. Não consigo acreditar é que o Maxi se não renovar não consiga melhor no estrangeiro que nos rivais... Se ficar em Portugal sem ser no Benfica não é uma escolha profissional... Um pouco como fez o Jesus...

    ResponderEliminar
  14. Excelente texto. Mas não posso aceitar que não volte a ser possível, um jogador ser um de nós.
    Seria desistir dos valores do Clube.
    Cumps

    ResponderEliminar
  15. Águia Preocupada16/6/15 23:09

    Quero apenas reforçar o que já disse noutros comentários. Defendo o Maxi e acho inacreditável a campanha contra ele que por aqui anda. Ele não merece. E se houve e há jogadores à Benfica, ele está na fila da frente.
    Pensar ou exigir que ser jogador à Benfica é ficar eternamente no clube mesmo tendo melhores condições noutro clube, é não sentir respeito pelo profissional e mão passa de exigência gratuita e pouco leal e honesta!
    Maxi merecerá sempre o meu respeito, vá para onde for! Só o desprezarei se por palavras ou actos alguma vez faltar ao respeito ao SPORT LISBOA E BENFICA!

    ResponderEliminar
  16. Bem a propósito esta chamada de volta ao planeta Terra. A realidade a cru dói mesmo. Mas sobreviveremos como sobrevivemos antes.

    Rui Pinheiro

    P.S.: A partir deste post ninguém mais vai apelidar o RedMoon de adepto romântico.

    ResponderEliminar
  17. Dos casos que me faz mais confusão é o do enzo. Nem uma palavra sobre ter sido bicampeão ou parabens aos ex-colegas.
    Tinha tanta febre em ie ganhar mais que nunca mais jogou o mesmo

    ResponderEliminar
  18. Excelente post! Subscrevo tudo.

    A propaganda vieirista já se começa a notar, em relação ao Maxi...e o conteúdo é exactamente o mesmo que em relação ao Jesus...só espero que isso não signifique que o resultado vai ser o mesmo.

    ResponderEliminar
  19. pois mas o MAXI continua com pé fora do benfica e outro dentro..... perguntem ao VENTO LUSITANO,e esperem que o benfica suba a proposta....se não adeus

    ResponderEliminar
  20. Pois é Manuel Afonso, mas o esquizofrénico aqui no fundo parece-me é o benfica by gb, que tem dupla ou tripla personalidade, passando constantemente atestados de estupidez e ignorância a todos quanto aqui vêm.... ou então que explica o porquê de tão repentinas mudanças de opinião/conhecimentos.
    No fundo sempre soube que ele era oco, e que tudo o que sabe vem na CS....mas pelos vistos nem isso!

    ResponderEliminar
  21. claro benfiquista primário, e caso o vieirinha nao suba a parada (mais um ano) prepara-te que vão fazer dele um novo judas... a máquina está pronta! depois admirem-se que não foram avisados, 1,4M separam maxi do benfica........ do sporting/estrangeiro!!!

    ResponderEliminar
  22. Percebo o que dizes mas há ainda espaço para esse tal romantismo. Estamos a falar de um jogador que esteve 8 anos no clube no qual sempre foi bem tratado e idolatrado pelos adeptos. Mais, os rivais sempre o atacaram e nós sempre o defendemos.
    Aceito perfeitamente que um jogador procure um melhor contrato mas é mesmo necessário um jogador esquecer 8 anos da sua vida, "magoar" quem tanto o apoiou nesses anos, para ir ganhar mais uns trocos no clube rival?
    E escusam de vir com comparações de se me oferecerem mais dinheiro numa empresa rival. Não faz qqr sentido. Maxi ganha muito bem, ganha muito mais do que qqr comum mortal alguma vez ganhará, a proposta salarial do SLB deve ser excelente. O que fcp e scp oferecem é assim tão superior que leve o jogador a "trair" o SLB? Custa-me a acreditar.
    Eu se ganhar 1000€ e me oferecerem 5000€ sou capaz de mudar sem pensar muito no assunto. Agora se ganho 150 mil e me oferecem 180 mil se calhar já não mudo tão facilmente.
    Não acho que seja romantismo mas sim honra.

    PS: Esta opinião resulta da ideia de achar que o SLB não pretende reduzir drásticamente o salário a Maxi. Se assim for obviamente que uma proposta milionária de verdes ou azuis ganha outra relevância e, obviamente, seria sinal que o SLB não estava interessado em Maxi.

    ResponderEliminar
  23. Carlos Sustelo17/6/15 11:07

    Abram os olhos, o Paco Casal pertence à máfia empresarial sul-americana. O problema do Maxi vai ser esta...o FCP ou o SCP oferecem por exemplo o vencimento ao Maxi inferior à proposta do SLB, entretanto oferecem mais 2 ou 3 milhões pelo prémio de assinatura...assinam logo...quem gosta realmente dos clubes são os sócios e alguns adeptos que pagam para ajudar o clube. Os treinadores e jogadores tem amor é ao dinheiro...o Maxi, que vá pra onde quiser, e o SLB há-de ter um DD se calhar até melhor e mais novo, que faça uma boa viagem, pró norte ou ali pro lado que a mim não me aquece nem me arrefece, Sou sócio e accionista do MEU BENFICA, e adoro ser do Glorioso. O SLB vai ganhar o TRI de certeza absoluta, e o resto são "prepotretas".

    ResponderEliminar
  24. COMPLETAMENTE DE ACORDO!!!

    Há uma razão para isso tudo...€€€€€€€...o resto é conversa

    António F

    ResponderEliminar
  25. Eu sou do Benfica, não sou de nenhum jogador ou treinador, pois se o fosse, decerto que estaria constantemente a mudar de clube.
    No futebol não há futuro, só existe presente, e, é com os que estarão presentes na época que se avizinha, que teremos de conquistar as vitórias que nos vão levar à conquista de muitos troféus.
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  26. Acho que este texto vai muito além da questão do Maxi... Estamos aqui a falar de pessoas que escolheram uma carreira, e nessa carreira existem vários factores que têm que ser tidos em conta: a estabilidade, as condições financeiras, a visibilidade, as condições de trabalho, a familia, o sentimento de se sentirem valorizados, e cada vez mais os empresários e muito mais. E durante esse caminho têm que tomar decisões que os leva a abdicar de muita coisa para fazerem carreira. Quantos deles sairam de casa aos 14 ou 15 anos para ir jogar a centenas de km´s de casa, trocando a familia, os amigos pelo sonho de fazerem carreira. E quantos deles foram vestir a camisola de outro clube, muitas vezes rival do seu, porque as perspectivas de futuro eram melhores e mesmo assim não deixaram de amar e festejar as vitorias do clube do coração. Desde miudos que muitos deles deixaram de escolher com o coração, e a decisão do Maxi não vai ser influenciada pelo que ele sente pelo Benfica, pois se assim fosse já teria assinado. Como dizes, e muito bem, ele tem que se sentir valorizado. E sente essa valorização na forma do carinho dos adeptos e do dinheiro do clube. O Carinho dos adeptos nem se discute, sempre o teve e não pode exigir mais, já o dinheiro que exige para se sentir valorizado é que neste momento não é suficiente.

    É verdade que somos os únicos que amamos o clube, mas quantos de nós se tiveram o filho a jogar em clubes rivais, vão desejar que o clube do filho ganhe, seja esse clube o scp ou do fcp, mesmo contra o Benfica.

    VR

    ResponderEliminar
  27. Temos que estar preparados para perder o Maxi e ir vê-lo jogar para a próxima temporada no clube cujas camisolas é; cor sim, cor não, cor sim, cornão.
    Afinal o nosso Presidente tinha apenas um acordo verbal...
    Não vamos entrar em depressão até porque eles não vão passar a jogar com 11 mais o Maxi. Nem nós passaremos a jogar com 10...porque nos falta o Maxi.
    Já ficámos sem Eusébios, Colunas, Nenés, Chalanas, Humbertos, Tonis etc. etc. e ainda cá estamos... a ganhar titalos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carlos Sustelo18/6/15 09:31

      "Mai nada"...é isso mesmo Viriato.

      Eliminar
  28. Só um aparte.Viram a grande jogatana do Diuricic que culminou com um grande golo?

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking