O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 3 de maio de 2015

Análise à arbitragem Gil Vicente - SL Benfica

. 17 comentários

Aqui vai mais uma excelente análise à arbitragem pelo ex-árbitro Reborn:

LANCES CHAVE

Min. 14 - Aquando da obtenção do 0-1 por parte da equipa encarnada, dois factores a registar: Sulejmani está em jogo no momento do passe de Lima, assim como Maxi Pereira está atrás da linha da bola aquando do passe do sérvio para o centro da área gilista, como as imagens facilmente comprovam. Dupla boa intervenção do árbitro assistente Tiago Rocha (golo legal do SL Benfica)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?24847

Min. 20 - Após lançamento longo de Evaldo para dentro da área do Benfica, o egipcio Marwhan penteia a bola com a sua cabeça, e Luisão, que estava no caminho da mesma, corta-a com o seu joelho direito. Alguns gilistas protestaram de forma muito pacifica o lance, ouviram-se alguns gritos do banco, mas o lance é perfeitamente legal. Luisão corta a bola com o joelho. (grande penalidade correctamente não assinalada contra o Benfica)

Min. 29 - Momento de dupla análise: em primeira instância, após bola bombeada para o interior da área de grande penalidade do Benfica, Luisão e Marhwan disputam uma bola aérea. Marhwan, que já estava em queda à retaguarda no momento em que a bola se aproxima, é tocado na zona traseira do seu pescoço pelo braço de Luisão, num lance típico de disputa aérea entre avançado e defesa. O toque de Luisão é perfeitamente normal, e resulta do impulso á retaguarda do egipcio do Gil Vicente, e da tentativa de disputar o lance pelo brasileiro. O contacto aéreo, não é na minha opinião, merecedor de qualquer punição técnica. Em segunda instância, o corte na bola, como as imagens comprovam, é totalmente limpo. Apesar de ter colocado a perna no meio das duas pernas do gilista, o lance é completamente legal, tendo Luisão cortado o perigo de forma totalmente limpa, tocando apenas o esférico. (grande penalidade correctamente não assinalada contra o Benfica)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?24856

Min. 30 - Na sequência do lance anterior, a bola cortada por Luisão sobra para a entrada da área do Benfica, numa zona frontal, e muito próxima da linha limite da mesma. Nesse momento, quando Vitor Gonçalves se preparava para armar o remate, o grego Samaris, de forma totalmente legal, diga-se, coloca o pé para deslocar a bola do seu adversário, o que consegue fazer, levando a que o gilista falhe o pontapé. Ao falhar o pontapé, Gonçalves salta como se tivesse sido atingido pelo grego. As imagens são claras: Samaris toca apenas e só na bola, tendo o jogador visitado simulado uma infração do grego. Capela, perto do lance, errou nitidamente. Samaris joga de forma legal, e Gonçalves deveria ter sido advertido pelo seu comportamento antidesportivo ao ter simulado uma falta onde não se verificou qualquer contacto. (Duplo erro de Capela ao assinalar indevidamente livre perigosíssimo para a baliza encarnada e ao não advertir Gonçalves por ter simulado a falta de Samaris).

Min. 30 - Também na sequência do lance anterior, e após remate do livre perigoso atrás mencionado, Capela não deixou apenas uma vez, mas por duas vezes Yazalde tocar a bola com a mão num lance que por pouco não dava golo para a equipa da casa. Depois do remate, a bola que vinha da barreira, vai direito a Yazalde que a projecta com o seu braço direito em direcção a Luisão. Se este lance ainda pode levantar algumas dúvidas, o lance seguinte é por demais evidente: Luisão remata para afastar a bola que vinha do gilista, e chuta precisamente em direcção a este, que estica o braço esquerdo e toca nitidamente a bola desviando a sua trajectória para uma zona perigosa, e que por pouco não origina golo dos galos. Capela estava bem colocado, mas não considerou erradamente a acção faltosa (Mão de Yazalde por assinalar)

Min. 36 - Advertência bem efectuada a Cadú por ter atingido com o seu braço direito o rosto de Lima de forma imprudente e sem qualquer oportunidade de disputar o lance. Capela deu e bem a lei da vantagem, e na primeira interrupção advertiu o infractor. (Amarelo bem mostrado a Cadú).

Min. 39 - Nova falha disciplinar de Capela. Quando Sulejmani já se preparava para escapar pelo lado direito do ataque do Benfica, mesmo junto à linha divisória do meio campo, Semedo, agarra em primeira instância o sérvio quando este controla a bola ainda de costas para si, e vendo-se ultrapassado pela velocidade do benfiquista, volta a agarrá-lo de forma ostensiva impedindo-o de sair num ataque perigoso. Capela assinalou e bem a falta, mas deixou o cartão no bolso (Amarelo por mostrar a Semedo)

Min. 51 - Dentro da área de grande penalidade do Gil Vicente, Maxi Pereira tenta fazer um sombrero a Cadú quando os dois jogadores estavam num lance de 1 para 1 junto à linha limite da área do lado do assistente nº2. Quando levanta a bola, o defesa gilista estica-se, e para a cortar, toca a mesma claramente com a zona do peito. Maxi ainda levantou o braço, mas o lance não oferece grande margem para dúvida, o corte é legal. (grande penalidade correctamente não assinalada contra o Gil Vicente)

Min. 62 - Lance muito contestado pelo banco dos gilistas. Após passe longo para as costas da defesa encarnada, nomeadamente para tentar a desmarcação de Diogo Viana, este aparece derrubado quando disputava o lance juntamente com Fejsa. As imagens televisivas estão longe de ser conclusivas acerca da situação, dado o afastamento do angulo relativamente ao lance em si. Contudo, e pelo que me foi dado a perceber, sou da opinião que existe efectivamente, no momento do passe, e para não deixar fugir Viana, uma mão de Fejsa no peito de Viana que efectivamente o impede de prosseguir em velocidade, e controlar a bola numa zona perigosa para a baliza encarnada. Ainda que não seja totalmente claro, vê-se o braço de Fejsa a puxar a camisola de Viana na zona do peito. Por cortar um ataque prometedor (a bola não ia para uma zona frontal á baliza), Fejsa deveria também ter sido advertido. Capela nem falta assinalou (falta e amarelo por assinalar contra o Benfica e contra o sérvio Fejsa)

Min. 69 - Aquando do lance do 0-5, e após assistência de Jonas para Lima, Berger entra completamente fora de tempo e de forma imprudente sobre Jonas, cometendo uma infracção clarissima que Capela e bem, deixou seguir em respeito pela lei da vantagem e que acabou por resultar num golo encarnada. Após o golo, mostrou correctamente amarelo a Berger. (amarelo bem mostrado a Berger)

Min. 72 - Fora-de-jogo que fica por assinalar por Tiago Rocha a Diogo Viana em lance que termina com remate perigoso do mesmo jogador à baliza de Julio Cesar. Curiosamente o lance não teve a famosa linha, mas o vídeo está disponivel e é visivel que no momento do passe, Viana está adiantado à linha defensiva do Benfica. (fora de jogo por assinalar a Diogo Viana)

http://www.ojogo.pt/servicos/videosliga.aspx#/video?24863

Min. 74 - Falta muitissimo mal assinalada por João Capela e que corta lance de muito perigo para a baliza Gilista. Fejsa, à saida da grande área dos barcelenses, corta a bola, e somente a bola que estava dominada por Semedo, que ao sentir a presença do sérvio se aproveita para, ao ver-se privado da bola, deitar-se de imediato ao solo. Fejsa rouba-lhe o lance de forma limpa, e preparava-se para ficar em vantagem numérica. Capela estava muito perto, não se compreendendo o porque da interrupção de um lance tão claro como este. (falta incorrectamente assinalada a Fejsa)

Min. 76 - Erro muito grave do árbitro assistente Pedro Mota. Jonas aparece completamente isolado perante Adriano, com Lima e Talisca de ambos os lados, consubstanciando um lance de 3 para 1. É verdade que em movimento rápido, parece efectivamente que Jonas está adiantado a Berger, mas as imagens são esclarecedoras: Jonas estava atrás de Berger, tendo sido incorrectamente impedido de continuar um lance de clara oportunidade de golo para o Benfica (fora-de-jogo mal marcado a Jonas)

Min. 78 - Advertência bem efectuada a Jardel por ter agarrado de forma ostensiva Vitor Gonçalves já perto da área encarnada. Vitor já havia controlado a bola no peito, tendo sido impedido de rodar sobre Jardel por ter sido agrrado ostensivamente pelo mesmo (amarelo bem mostrado a Jardel)

Min. 85 - Nova falta sobre Vitor Gonçalves, desta feita, poucos metros depois da linha divisória do meio campo, e quando o gilista saia disparado para um ataque perigoso, Ruben Amorim rasteirou de forma imprudente o seu adversário. Amorim nem demonstrou intenção de disputar o lance, rasteirando apenas e só o seu colega apenas para o travar no contra-ataque. Capela, mal disciplinarmente, mais uma vez. Advertência sem espinhas que ficou por efectivar (Amarelo por mostrar a Ruben Amorim)

Min. 86 - Advertência bem efectuada a Eliseu por obstruir a acção de Diogo Viana mesmo junto ao banco do Gil Vicente. Lance sem grandes dúvidas e desta feita bem avaliado por Capela (amarelo bem mostrado a Eliseu)

Min. 91 - Fora-de-jogo mal assinalado a Evaldo do lado esquerdo do ataque gilista. Nova falha de Tiago Rocha, que incorrectamente travou o ataque visitado. É verdade que o lance em nada daria, mas não deixa de ser um erro de análise do árbitro assistente. (fora-de-jogo mal assinalado a Evaldo)

SUMÁRIO

Jogo em que Capela beneficia em muito do desnivelado resultado final para passar despercebido. Foi possivelmente umas das arbitragens com mais falhas técnicas que visionei nos últimos tempos. Apesar de não ter falhado em nenhum lance crucial (lance de golo, leia-se), teve imensas falhas técnicas e disciplinares. Disciplinarmente, falhou em demasia, em igualdade de circunstâncias para ambos os lados. Se Semedo e Gonçalves se conseguiram safar, também Fejsa e Amorim o conseguiram fazer. Não teve critério, e deixou cartões bastante claros por mostrar. 

Tecnicamente esteve também muito fraco, e neste aspecto isolado, prejudicou a equipa do Benfica mais que os gilistas. Existiram diversos lances em que, sobretudo lances com alguma dúvida, optasse por pender para assinalar faltas ou deixar de as assinalar favoravelmente ao Gil Vicente. Vide os lances de Fejsa, e sobretudo os dois momentos que iam originando golo do Gil após livre perigoso incorrectamente marcado ao minuto 30 (O Gil apenas se pode queixar do lance de Viana). Notou-se nitidamente que actuou um pouco complexado pela pressão que lhe foi colocada nos últimos anos, e sobretudo na última semana devido a suposta arbitragens (com ou sem razão) benéficas ao Benfica. Hoje, para não correr esse risco, ficou claro em diversos lances que isso o afectou. O grande problema é que as infrações que deixou passar em desfavor do Benfica, originaram situações potencialmente mais perigosas. Acredito piamente que não o fez por mal, mas também acredito que enquanto os dirigentes não forem severamente punidos pela pressão que colocam nos árbitros, os árbitros por vezes vão actuar com nuvens a pairar sobre si que podem prejudicar o seu trabalho.

Quanto aos árbitros assistentes: Tiago Rocha anulou-se. Marcou um fora-de-jogo mal ao Gil, mas deixou um por assinalar. Já quanto a Pedro Mota teve um erro bastante grave ao travar um lance de Jonas que o deixaria totalmente isolado. Em sua defesa, é verdade que é um lance muito rápido, mas não deixa de ser verdade que não havia qualquer infracção. Tiveram muito trabalho, mas acabaram por fazer apenas um trabalho regular, com especial enfase para o erro do lance de Jonas.

PS: Jorge Jesus voltou a fazer a apologia da boa arbitragem de Capela, quando foi notório que o mesmo errou diversas vezes, e algumas de forma gravosa contra os encarnados. Não é a primeira vez que o faz, mas Jorge Jesus deveria compreender que os árbitros não o irão beneficiar na próxima ocasião por lhes ter polido o ego.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Anónimo3/5/15 17:02

    Errar é humano. E todos, todos nós erramos. Mas mandar um árbitro de Lisboa e ainda o 4º árbitro de Lisboa, para um jogo de uma equipa de Lisboa a 400 Kms de Lisboa isso não é errar. Isso é jogar pelo seguro, isso é prevenir antes de remediar. Pois o árbitro de Lisboa não ia arriscar 'errar' contra a equipa de Lisboa, sujeito a levar nos dentes quando fosse passear no Colombo, ou levar os filhos à escola em Lisboa!!!

    Mas, aos 29 minutos não houve erro. O Capela viu e todos viram. Luizão com o cotovelo não deixa saltar e a seguir com a mão ainda empurra nas costas fazendo cair o avançado do Barcelos. E aliás, nem era preciso ver as imagens. Bastava ver a cara de culpa do Luizão e do próprio Jarsus.

    Se o Capela tem marcado o devido penalty, o jogo seria outro. Seria o 1-2 e o SLB ficava jogar com 10 aos 30 minutos da 1ª parte.

    Depois, sim é que iriamos ver então o verdadeiro Capela!!!

    MPV Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/5/15 17:23

      Anormal! És um completo anormal, com todo o respeito que tenho por pessoas que não têm culpa de o ser. O teu caso é diferente: és anormal porque queres e isso faz toda a diferença.
      Cura-te pá!

      True Red

      Eliminar
    2. Um aviso, caro Pinto: se pensas que tu ou qualquer outro portista vai usar o NGB para fazer propaganda às mentiras de Pinto da Costa ou do Pedroto, estás enganado.

      Todos os teus comentários que forem nesse sentido vão para onde merecem. O lixo.

      Caso prefiras vir debater sem hipocrisia és bem vindo. Vale para ti e para todos como tu.

      Eliminar
    3. Anónimo3/5/15 17:51

      Ya ok Shadows,
      Com se este fosse caso virgem, desse MPV e outros que tais....
      Aí tens o exemplo mais acabado daqueles que se servem deste teu blog, para "maltratarem" o Benfica ...
      RA

      Eliminar
    4. Anónimo3/5/15 18:48

      Shadows. Vai hoje ao blog dos porcos, Dragão até a morte e vê o que o MPV Pinto diz dos benfiquistas. Pergunto o que faz com que dês espaço a este corrupto. Vê como ele te trata, pois és benfiquista. Pedro Pinto

      Eliminar
    5. Anónimo3/5/15 19:01

      MPV Pinto, compreendo a tua azia. Dois anos sem nada ganhar, depois de um investimento feito este ano, da vontade de dizer disparates. E veres um empurrão do Luisao , quando o jogador do Gil cai para trás e obra. E expulsão, então estas a delirar. O jogadorvdo Gil está de costas para a baliza sem a bola dominada. Onde é que isto da expulsão? Então todas as faltas na área e pênalti davam expulsão. Consulta às regras antes de falares. E lê os jornais e vê as TV e encontra alguém que diga que é pênalti. Mas como digo toma uns supositorios para a azia, pois assim matas dois vícios. Mostras a qualidade dos portistas. Anormais, burros como o Carvalho e acima de tudo, não sabem perder. Mas junta-te aos sportinguistas e esfrega as mãos dizendo; para o ano há mais e o Benfica ganha o 35 campeonato. CF.

      Eliminar
    6. Mas ó Shadows, do que é que estás à espera vindo dos cabeçudos? Ficou ressabiado por um lance completamente normal, mas com muita fita. Mas houve um lance que faltou analisar antes da falta não assinalada ao Fejsa houve um penalty claríssimo não assinalado contra o Gil Vicente. Para variar roubados como sempre mas mesmo assim foram 5

      Eliminar
    7. Anónimo3/5/15 20:20

      Limitei-me a dar a minha opinião. Sou portista, não sou pintista. E antes de ser portista sou pela verdade dos factos. Factos:

      Aos 29 minutos não houve erro. O Capela viu e todos viram. O Luizão com o cotovelo não deixou saltar e a seguir com a mão ainda empurra nas costas fazendo cair, o avançado do Barcelos. As imagens não mentem.

      E aliás, nem era preciso ver as imagens. Bastava ver a cara de culpa do Luizão e do próprio Jorsus.

      Se o Capela tem marcado o devido penalty, o jogo seria outro. Seria o 1-2 e o SLB ficava jogar com 10 aos 30 minutos da 1ª parte. Depois, sim, é que iriamos ver então o verdadeiro Capela!!!

      Foi só isto que eu disse. E quem for sério e honesto, sem clubites e sem fanatismos também o dirá. O jogo seria outro se o Capela tivesse marcado o devido penalty aos 29 minutos da 1ª parte.

      MPV Pinto

      Nota; Jorsus é um anagrama de Jor-ge-Je-sus e foi um benfiquista quem o usou.

      Nem sequer estou a gozar com o seu nome como ele e os benfiquistas fazem e gozam com o nome basco de um chefe de família.

      Eliminar
    8. AO Zé Tone:

      Sei a que lance se refere..infelizmente, ou curiosamente, não existe qualquer repetição do mesmo, salvo erro, é uma lance que envolve Luisão...o lance é de longe, e a Sportv nem se dignou a mostrar o lance..daí não o colocar na análise...mas fique ciente que sei ao que se refere...
      Cumprimentos...

      Eliminar
    9. Anónimo3/5/15 22:30

      Ninguém para além dos andrades corruptos viram mais do que o que está escrito no post. O capela não foi de certeza recebido por lfv para ter aconselhamento matrimonial, mas acredito que deve saber onde fica a capela da madalena sempre bem iluminada. Aqui, no Benfica, não se usa fruta ou envelopes vazios com €2500 ou se cozinham as classificações dos árbitros com o amigalhaço que preside ao conselho de arbitragem. Aqui não há Martins dos santos, nem jogadores que atiram chuteiras ao árbitro, nem casagrandes ou inácios a tomar cházinho ao intervalo. Aqui não há guardas abéis armados com metralhadoras a pressionar árbitros em túneis. Aqui não se ganham jogos com golos em fora de jogo descarados, metidos com a mão, a empurrar o guarda redes para dentro da baliza, de pênaltis inexistentes. Aqui os nossos defesas não são também guarda redes, nem os guarda redes defendem bolas fora da área com as mãos, nem dentro da baliza. Aqui, no Benfica, não se quer ganhar à porto. Aqui quer-se ganhar limpinho. Portanto, mvpinto, está no blog errado. Leve lá a propaganda neo nazi fanática azul e branca para junto dos seus apaniguados e vá mentir para a pqp. Já vai sendo tempo da administração deste blog cortar o pio a estes mentirosos que mais não fazem que gozar com o Benfica e espalhar a ideologia pintista-pedrtista que tanto mal fizeram ao desporto e ao país.

      Eliminar
  2. Anónimo3/5/15 17:56

    TLDR,

    Mike, o mecânico

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/5/15 18:56

    MPV Pinto Mude o disco.

    ResponderEliminar
  4. A sério que acham que o Jorge Jesus elogia o árbitro para lhe polir o ego? O Jorge Jesus joga muito com a imagem que muitos têm dele, que será um iletrado e um «homem simples». O episódio da troca do nome do lotopegui é a prova provada. JJ sabe muito mais do que se pensa!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso não ter medido bem a palavra utilizada...mas é a segunda vez que o Benfica ganha, Jesus elogia o árbitro e não existem motivos para isso! Se o fará com outras intenções sinceramente não sei...mas ontem, ficou bem claro que Capela não fez nenhuma arbitragem excelente como foi dito. Ficou bem claro para quem massa cerebral, o que não é o caso de todos infelizmente, que se alguém se pode queixar, até é a equipa do Benfica.
      Só acho que este tipo de comentário depois lhe retira alguma credibilidade quando se queixa sem aparente razão...
      Mas é somente uma opinião...
      Cumprimentos...

      Eliminar
  5. Anónimo3/5/15 21:07

    marco ferreira é o rei midas do porto... no fim da primeira parte, penalty por assinalar por falta de alex sandro que dava o empate. na segunda parte, 2 amarelos perdoados a jogadores do porto... ah pois é. depois nos descontos lá fazem o 0-2... depois das ajudas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/5/15 09:24

      Oh sr Anónimo... antes do penalty do Alex Sandro houve 2 penalties que Marco Ferreira (vestido de vermelho) ignorou a favor do Porto e houve 1 expulsão e muitos amarelos que Marco Ferreira perdoou aos jogadores do Setúbal que julgavam que estavam no Wrestling ou na luta livre.. eles que tinham incentivos, cenouras vermelhas. Até o Treinador do Setúbal vestia de vermelho. Assim que vamos lá tirar as lentes e ver o futebol como ele é!!

      Ou também és daqueles que julgas que em Lisboa não há Malas Vuitton?!


      MP Pinto

      Eliminar
    2. Anónimo4/5/15 10:22

      MVP Pinto, já foste buscar a tua mulher ao emprego? Ela dai as 9 horas. Sei que a casa de alterne onde ela trabalha fecha por volta dessa hora. E deixa-a dormir porque deve vir cansada de tanto dar o corpinho. Pedro Pinto.
      PS- Estou cada vez mais próximo de te encontrar. Depois vais chamar-me na cara encornado.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking