O programa "O Dia Seguinte", conduzido pelo jornalista Paulo Garcia, ontem abordou novamente o tema dos direitos televisivos.
Um assunto vital para o futuro do futebol português, e acrescento eu, para o futuro de quem tem dominado o futebol português dentro e fora dos relvados.
Um dado importante revelado por Rui Gomes da Silva passou pelo tipo de modelo que possa vir a ser adotado em Portugal. Disse o vice-presidente do Glorioso que esse modelo deverá ser idêntico ao que venha a surgir em Espanha, embora o mesmo já tenha afirmado que se identifica mais com o modelo italiano.
A questão depois levantada por Rogério Alves passa pelo que tem sido o modelo mais comum, não importa as diferenças específicas de país para país, de a centralização ser geralmente realizada apenas com um operador televisivo.
Quem é o operador que tem actuado com exclusividade em Portugal?
Quem é o operador que face às acções tomadas por Mário Figueiredo procurou logo assegurar, e com sucesso, a fidelização de todos os que poderiam ficar livres de contrato?
A questão que se coloca é qual o papel reservado à BTV.
Tem a BTV capacidade financeira para licitar os jogos da Primeira Liga? Não.
Aceitarão Sporting ou FC Porto que os seus jogos passem na BTV, como operador centralizador ou num modelo repartido por 2 operadores que inclua a BTV? Duvido.
Então de que forma pode a centralização nos interessar?
Não tem sido um modelo de operador único que tem vigorado em Portugal nos últimos anos? Com que proveito real para os clubes? Para o SL Benfica?
Não vejo que o modelo, seja qual for, possa vir trazer nenhuma mais valia à marca Benfica nem aos cofres do clube.
Também perante o reduzido mercado português e o afastamento das grandes empresas financiadoras do futebol português como o BES ou a PT não sei que mais valia trará aos restantes clubes, a não ser à custa da diminuição das receitas televisivas do SL Benfica.
O operador único, desde que perdeu os jogos na Luz, entrou numa espiral de prejuízos enorme. O próprio presidente da NOS, um dos accionistas do operador único, mencionou isso de forma clara e inequívoca.
Portanto, se hoje o operador único pagando apenas o suficiente para ir mantendo os clubes à tona já dá prejuízo, como irá pagar mais se os valores a pagar forem mais elevados?
O operador único não detém apenas os direitos de transmissão. Detém também a publicidade estática que rende muito dinheiro. Mas parece que não chega.
Portanto, o que falta ao operador único que queira licitar os direitos da Liga Portuguesa é o seu conteúdo mais valioso: os jogos do Benfica na Luz.
É esse ponto MUITO IMPORTANTE que importa esclarecer.
Domingos Soares de Oliveira lidera a comissão que estuda o assunto. Não sei se como representante do SL Benfica ou noutra qualidade, pois foi nessa outra qualidade que chegou ao SL Benfica.
Qualquer modelo de centralização valerá muito pouco sem os direitos de transmissão dos jogos no Estádio da Luz.
Como Rui Gomes da Silva e Luis Filipe Vieira têm afirmado, o caminho da BTV é irreversível.
Se é irreversível, então o que faz o SL Benfica na dianteira deste processo que, sem os jogos do SL Benfica na Luz, estará condenado ao insucesso?
São muitas as questões. As respostas virão com o tempo, mas continuo a manter as mesmas reservas.
Nunca vi Joaquim Oliveira ou Pinto da Costa preocupados com o futuro do futebol português. Apenas com o seu. E nesta altura o operador único está numa situação financeira muito grave.
O processo de centralização visa salvar quem?
o Benfica deve ter a liberdade de optar... mesmo que na operação em curso a BTV registasse uma perca de 5 ou 6 milhões relativamente a uma oferta da olivedesportos, será sempre de um ponto de vista estratégico FUNDAMENTAL ABSOLUTAMENTE FUNDAMENTAL... se esse negócio da centralização representasse um valor liquido de 35 a 40 milhões aí poderíamos ver os termos do a contratualizar...
ResponderEliminarE de onde virão as receitas que irão sustentar esse valor líquido?
EliminarÉ que hoje não existem.
pois não, por isso para mim centralização não! Até acredito que em velocidade cruzeiro a BTV chegará a uns 30 milhões de lucro liquido colocando a hipótese de vender em sinal aberto os Benfica-Porto e Benfica-Sporting... just an idea...
Eliminareste e um processo que deveria ser do conhecimento dos socios..ou os socios so servem para pagarem?..o BENFICA esta na dianteira porque???nao estamos bem???pergunto eu???os outros ja se estao a mexer...enquanto nao formos esclarecidos so peço ..BENFIQUISTAS estejam vigilantes...O BENFICA tem um passivo muito grande porque esteve sempre rodeado de abutres ...que nos bem conhecemos e que estao bem milionarios....e o passivo sempre a subir....a empresa BENFICA da muito lucro ...os abutres que o digam.....
ResponderEliminarEspero que tal aconteça antes de se tomarem decisões.
Eliminar"ou os socios so servem para pagarem?"
EliminarVislumbro benfiquistas a cair na real?
E que tal visar melhorar o futebol nacional?
ResponderEliminarNão sei em que moldes irá ser efectuada a centralização ou se sequer irá ser efectuada, mas parace-me que a BTV não irá ser afectada negativamente com isso.
Parece-me é que com a centralização as receitas dos clubes irão aumentar, em especial dos clubes pequenos o que é bom.
Labreca
Labreca, falas com chavões e de forma genérica, como nos anos 90 se falou das SAD's.
EliminarSe o operador que tem praticamente todos os conteúdos hoje é deficitária, de onde virá o dinheiro se tiver que pagar mais aos clubes?
Como sabes que a BTV não vai ser afectada por esse processo?
Oh Shadows...
EliminarDesisto. Desisto de te tentar abrir os olhos.
Que mania que tu tens de tentar alinhar o JO com PdC... quando o dono da Sportv é muito mais amigo do LFV.
LFV pediu 600 milhões ao BES.
J O pediu 600 milhões ao Millenium...
Até nisso são parecidos.
Mas tu cismaste que PdC é que gosta de dinheiro!!
Pdc está há mais de 30 anos no futebol e não aprece na lista dos 75 Mais Ricos de Porrtugal
LFV está há 15 anos no futebol e está nessa lista.. logo ele que era um simples vendedor de pneus recauchutados!!!
Oh Shadows... por favor.
Não penses que todos comemos palha. Pára de insultar a nossa inteligência.
Obrigado
Cumptos
PMV Pinto
Não gosto de Vieira mas convêm ter um pouco de noção do que se diz antes de dizer certas baboseiras. Vieira não era um simples vendedor de pneus recauchutados. Vieira era sócio de uma grande construtora civil e ganhou MUITO dinheiro (mas mesmo MUITO) com a venda de terrenos na zona da Expo em Lisboa (falou-se em valores a ronda os 500 milhões) e foi aí que entrou na lista dos mais ricos. Não duvido que esteja envolvido em negócios estranhos mas já era alguém com património antes de chegar ao futebol.
EliminarExacto, Pedro, e agora vem oferecer dinheiro ao Benfica porque ama o clube desde que nasceu...
EliminarNem se percebe o porquê do entreposto de jogadores...
Oh sr Pedro..... Guerra de Pacotilha.
EliminarLonge de mim, querer entrar pelo campo privado de cada um.
Aquilo que eu quis dizer nas entrelinhas do meu texto é que
o LFV é muito mais amigo, mais chegado, mais parecido ao J O
do que PdC..
E o sr Shadows está sempre a querer fazer crer aos ingénuos que
PdC e JO são cúmplices, faces opostas da mesma moeda.. Isso
não é verdade..
Foi só isso que eu quis dizer ao sr Shadows.
Agora, escusa de vir com tretas, pois todos sabemos que LFV veio
de Viseu com uma mão à frente e outra atrás.. e que levou o Alverca
à falência!!! Levou...
E só depois de ir para Presidente do Só Lisboa e Batota é que endireitou
a sua vidinha.
Factos, são factos... não precisa a mim de os tentar distorcer.
Repito, não estou aqui a falar da vida privada do LFV.
Aquilo que eu digo aqui, é que JO / Olivedesportos tem muito mais em
comum com o SLB e com LFV do que com PdC.
O seu a seu dono...
Cumptos
MPV Pinto
claro que tinha de se chamar pinto!
Eliminaristo fede a corrupção
mas ainda deixam esta vasculhada andar aqui aos guinchos???
LO
Por que será que eu um dragay demente, passo a vida num blog benfiquista???
EliminarCumptos
MPV Pinto
O Benfica irá ficar sempre com os seus jogos em casa. Para esses não há negociação. O que está em causa aqui são os jogos fora do Benfica que poderão dar mais dinheiro ao Benfica. A minha preocupação é igual a zero!
ResponderEliminarPelo o que é de conhecimento público, tudo o que se poderá falar ou afirmar sobre uma hipotética centralização dos direitos de transmissão dos jogos da 1 Liga, pelo o organismo que a organiza e representa os clubes profissionais de futebol e modelo a adoptar; não é mais que um puro exercício de especulação e/ou adivinhação.
ResponderEliminarMas partindo da ideia que o modelo a adoptar é á partida o Espanhol; então é bom saber como ele funciona.
1: Centralização de todos os direitos na Liga.
2: Venda dos jogos em pacotes em concurso aberto a todos operadores Nacionais e Internacionais.
Como? Dividindo os jogos em três grandes pacotes:
1: Jogos em território Espanhol em canal aberto (sub-dividindo esses jogos em vários e diversificados sub-pacotes de forma a valorizar cada um deles e aguçando o interesse de leilão dos mesmos por parte dos vários operadores que transmitem em canal aberto... a nível Nacional e Regional pelas TV autonómicas)
2: Jogos em território Espanhol em canal fechado. (sub-divididos de forma a que estes sejam adquiridos por mais que um operador ao melhor preço... uma das estratégias utilizadas é dividir por diferentes pacotes os jogos que garantem melhor audiência e rentabilidade ao nível de receitas, no caso concreto, os grandes clássicos a nível nacional, Regional e os jogos de clubes como o RM e o Barça seja fora ou em casa, por exemplo)
3: Pacote de jogos para canais Internacionais (sub-divido por regiões de direito de transmissão, ou seja, Nacional, Europa, América, Ásia etc...)
Extrapolando para a nossa realidade; por exemplo sem grandes cuidados de divisão, só para melhor compreender.
1: Pacote com todos os jogos da 1 volta para sinal aberto; estes são depois divididos em 3 sub-pacotes com o mesmo número de jogos e com os grandes clássicos por exemplo SLB vs FCP, SCP vs SLB, FCP vs SCP estarem divididos e somente um deles incluindo em um dos Pacotes.
2: Somente os jogos da 2 volta para os canais em sinal fechado. Tendo em conta por exemplo a realidade nacional com a BTV e a Sport TV... Estes seriam divididos em dois pacotes em que pelo menos um deles tem um dos clássicos... mas não nos podemos esquecer que hoje há canais como a CMTV ou A Bola que por alguma razão tb são canais que transmitem em canal fechado, facto que tb pose ser levado em conta na forma de criar os ditos sub-pacotes. Claro que também pode ser feita a escolha de vender todos os jogos para sinal fechado, mesmo os que estão incluídos em sinal aberto; mas isso comé óbvio, desvaloriza esses mesmos pacotes para os operadores que transmitem em sinal aberto.
3: Pacotes de jogos para serem vendidos internacionalmente.
Em conclusão este é sem dúvida o melhor modelo de centralização pois é aquele que não permite a compra de todos os pacotes por um só operador, e que a ser bem elaborado, pode levar a que os operadores interessados paguem ao melhor preço para garantir aqueles que lhes interessa. E funcionando aqui a economia de escala e todos os benefícios que dai se podem retirar para todos os clubes. Incluindo o Benfica, que em todos os outros modelos que conheço melhor, não garantem que o Benfica não sairá prejudicado.
Analista de Sistemas
A pergunta final deve ser: "o processo de centralização visa encher os bolsos a quem?"
EliminarQuem não vai sair beneficiado já se sabe quem é...
Caro Jotapê,
EliminarPelo que tenho lido dos seus comentários; o senhor não debate ideias, nem realidades, nem factos, nem coisa nenhuma; simplesmente tenta convencers-se a si, alguém que ande por aqui mais distraído, ou que partilhe da sua agenda, que tem essa capacidade para discutir este e outros assuntos com elevação e honestidade intelectual; mas como se pode constatar mais uma vez, não tem capacidade intelectual para o fazer. Portanto passe e bem, mas o tempo que me fez perder acabou aqui, mas não voltará acontecer.
Analista de Sistemas
Analista, desde já obrigado pela explicação sobre o modelo espanhol, que desconhecia.
EliminarVeremos qual vai ser a proposta da comissão. Nós não somos Espanha e não temos o mercado sequer interno dos espanhóis.
Daí que ao nível das receitas, que será o que sustentará qualquer modelo que se apresente, tenho muitas dúvidas que chegue para ser o jackpot que se anda por aí a vender.
mas por exemplo num pacote com 6 jogos do benfica, 6 dos corruptos e 6 dos verdes era um pacote que a btv não conseguiria rentabilizar porque a penetração em termos de assinatura nos adeptos dos outros dois será sempre ridiculamente residual e por outro existem muitos assinantes da btv que não tem interesse nos jogos dos outros e por isso a publicidade sofreria sempre um rombo.
EliminarShadows, ainda não percebeste que agora a musica é outra?
ResponderEliminarBENFICA SEMPRE
Consegues afirmar com certeza que é o maestro?
EliminarDevemos 3000 milhões ao BES!
ResponderEliminarCumptos
PMV Pinto
e tu não deves nada à inteligência por não a teres e seres corrupto e à tua mãezinha seres um aborto
EliminarLO
Quando acordarem...
ResponderEliminar1- Perceberão que o Benfica irá ser o clube que mais receberá em Portugal, em termos de verbas da centralização.
2- Descobrirão que a BTV será um autêntico canal de desporto de sucesso. Com mais ligas, e desportos variados. Mantendo ainda o atractivo da equipa B, da formação e das modalidades.
3- Por último, vão enlouquecer, quando atingirem que o Benfica se prepara para se financiar em dois potes diferentes e que com o arcaboiço financeiro daí inerente... pode se o quiser comprar pacotes de jogos e concorrer de forma efectiva com a Sport tv.
E claro, já sei!!! Vão Dizer que era impossível: como o novo estádio, como o record do mundo de sócios, como a própria BTV, ect...
O bom de tudo, é que é assim que sempre se fez tudo. Vão divagando... que depois é para ruminar tudo o que atrás está exposto.
O teu comentário é de propaganda e não de debate do tema.
EliminarMisturas água com azeite.
Não estou de acordo, quem mistura água e azeite e faz propaganda são os muitos posts que se escrevem aqui e que depois são desmentidos com factos! DESMENTIDOS COM FACTOS!!
EliminarQuerem que aponte alguns?
Há muita coisa a decorrer nos bastidores que ninguém ainda conhece! Mas o Benfica virá mais uma vez a ser beneficiado.
Tens toda a razão Shadows!!! É lixado... quando a realidade, atropela a especulação e o esplendor desta... se confunde com a propaganda, demonstrando que quem gere o Benfica sabe o que faz.
EliminarO exercício de tiro a tudo o que mexe ( sem excepções ), ou porque é isto, ou aquilo ou porque a velhinha caiu das escadas ou porque o cão está despenteado... na altura em que ocorre, o que atrás expus... também é propaganda ( assim tenhas coragem de o admitir ).
Pois devem BLUE,POIS DEVEM TRUE BLUE!!!!!!
ResponderEliminarSao perguntas e mais perguntas que ja fiz a mim mesmo meits vezes e sempre sem conseguir vislumbrar uma boa somyçao para o Benfica. Por um lado tento confiar no nosso presidente, ja deu provas que podemos confiar, mas por outro, nao consigo nunca jamais confiar ou so pensar que a Oliverdrsportos e Pinto da Costa, possa estar de acordo com a centralizaçao dos direitos televisivos se nao virem ai muitas vantagens. Rstou apteensivo, muito apreensivo quanto a rsta tema.
ResponderEliminarSao perguntas e mais perguntas que ja fiz a mim mesmo meits vezes e sempre sem conseguir vislumbrar uma boa somyçao para o Benfica. Por um lado tento confiar no nosso presidente, ja deu provas que podemos confiar, mas por outro, nao consigo nunca jamais confiar ou so pensar que a Oliverdrsportos e Pinto da Costa, possa estar de acordo com a centralizaçao dos direitos televisivos se nao virem ai muitas vantagens. Rstou apteensivo, muito apreensivo quanto a rsta tema.
ResponderEliminar