O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 30 de novembro de 2014

Carga Policial em Coimbra! A vergonha a norte continua...

. 35 comentários

Uma palhaçada! Mais uma vez os adeptos do Benfica voltam a ser castigados com cargas policiais nos estádios a norte do país, onde outras claques se passeiam entre violência e desacatos sem que nada os afecte. 

Ainda me lembro de uns elementos de uma claque terem ido a uma viatura policial no estádio do dragão retirar um elemento que ia preso... e não foi.

UMA VERGONHA DE POLÍCIA!

Pelo caminho, fica a resposta do SLBenfica aos adversários que estavam a espera de outros deslize do nosso clube, agora no campeonato, para permitir que eles se aproximassem do SLBenfica. 
TEMOS PEEEEEEEENA...

Eramos os primeiros, continuamos a ser os primeiros e vamos terminar em primeiro em Maio!

É assim que Vieira acalma as hostes?

. 14 comentários
Atentemos à indignação do Presidente:


... ou seja, para o Presidente, inventou-se um "mau momento" a partir de um "pequeno desaire". Agora reparamos no que estamos a falar, ou seja, na origem da questão:

4 pontos conquistados em 15 possíveis, um saldo de golos de -4, apenas uma vitória e obtida em casa, por 1-0 aos 82'. Esse golo foi segundo de apenas dois golos marcados em cinco jogos.

Bom, para os mais desatentos, não foi um grupo "simpático", é verdade... mas convenhamos que é um grupo sem "tubarões" que justifiquem este... "pequeno desaire". Dois golos apenas? Ficar totalmente fora das competições europeias? um saldo negativo de 4 golos? Uma vitória apenas?

Bem sei que não concordo com a ideia de se procurarem culpados ao invés de soluções... mas "nem tanto ao mar, nem tanto à terra", chamar a isto um "mau momento inventado a partir de um pequeno desaire" é uma postura inacreditavelmente inábil e incompreensível. Assim não...

sábado, 29 de novembro de 2014

Não contem comigo para culpar o Jesus...

. 22 comentários

Voltámos à velha história em que o mesmo jornal num dia defende o Presidente e no outro ataca o treinador. Não vamos aqui esconder que, tal como Record e Jogo sempre foram próximos de Sporting e Porto, respectivamente, também a Bola sempre foi próxima do Benfica.

Dificilmente a situação de ontem e a de hoje ocorre neste jornal sem uma perninha de alguém "de dentro".

Eu já aqui escrevi várias vezes que Jesus tem este ano o pior plantel das seis temporadas no Benfica e se "para consumo interno" pode até resultar, já no que diz respeito à exigência das provas europeias, só mesmo os mais crentes acreditaram que lá por o homem se chamar Jesus... faz milagres.

Em situações normais, o SLBenfica não pactuava com um jornal próximo ridicularizar o treinador do Benfica desta maneira, chamando à capa o facto de Jesus alegadamente não saber na sexta-feira que tivera sido eliminado das competições europeias e, como se não bastasse, ainda dizem que o sucesso nacional é uma forma de ver o "flop" europeu.

Portanto, num dia temos um "guerreiro" que vai ao balneário cerrar fileiras (ainda gostava de saber como é que os jornais, os três, souberam disto que alegadamente ocorre dentro do Caixa Futebol Campus e num "local sagrado" como o balneário), e no dia seguinte temos um tolo que nem sabe a quantas anda...

TRETAS! Alguém está a "cozinhar Jorge Jesus em lume brando", antecipando desaires e colocando-se desde já à margem disto, levando a responsabilidade toda para cima do treinador.

Não contem comigo para isso! O Jesus pode ter imensos defeitos, pode até ser um treinador com uma personalidade que o transforma num treinador pequeno ou de pequenos... mas jamais aceitarei que o façam sair pela "porta dos fundos", de modo a que outros possam ter a certeza que não são afectados no meio da tempestade, nem com salpicos.

Esta estratégia já é velha! Rui Costa já foi vítima dela pelo menos duas vezes... e treinadores então, foram mais que muitos os carrascos.

Se há alguém que precisa dramaticamente de baixar custos e fazer receitas porque, entre outras coisas, Ministério Público confirma as ligações do BES, Promovalor e Benfica adiantadas pelo NGB, isso não é problema do Jorge Jesus, nem dos benfiquistas, nem foi problema enquanto o DDT andou a financiar o SLBenfica.

Correu mal? Ninguém previa? Pois, eu até compreendo... então ao invés de "sacudir a água do capote", procurem-se soluções em vez de culpados.

Não contem comigo para culpar o Jesus de tudo, quando lhe deram um plantel sem soluções, com reforços sem qualidade e em Janeiro ainda lhe vão tirar mais gente. Ah... e ainda assim ele está em primeiro na Liga. O homem tem muitas coisas nas quais não me revejo... mas não posso ignorar o seu mérito só porque dá jeito.

No que me diz respeito, se quiserem baixar os 4M€ de Jesus para ir buscar o Rui Vitória ou o De Boer (ups! ainda não era para dizer?!) para poder "mostrar serviço" na aposta nos jogadores da formação... podem até fazê-lo, mas depois de apoiar o Jorge Jesus a 100% até ao bi-campeonato e à revalidação de pelo menos uma Taça nacional.

A culpa

. 50 comentários
Quem são os culpados? Vamos lá! Digam os nomes. Essa é a pergunta sacramental. Basta ver os meus comentários ao meu texto de ontem, para perceber que os nossos leitores não querem falinhas mansas. Não, os nossos leitores querem sangue, medidas drásticas para um futuro melhor, futuro esse que tem de começar já hoje.

O problema destas leituras radicais e muitas vezes extremistas, é que são leituras a quente, movidas por paixão, com emoção mas muito pouca razão.

Os nossos leitores querem portanto que eu diga um nome: Que diga claramente que a culpa é do Jorge Jesus ou do Luís Filipe Vieira por exemplo. Mas será? Será que quando se fala em culpados, basta atirar um nome para resolver o problema?

É que se a culpa de um desaire na Liga dos Campeões for assim tão facilmente identificável, então será fácil, bastando pois substituir essa ovelha negra no rebanho encarnado, garantindo logo aí resultados positivos a partir daqui.

O treinador
Estará pois alguém, daqueles ávidos por encontrar culpados, em condições de garantir uma coisa dessas? Alguém garante aqui que a culpa é do Jorge Jesus e da substituição do Talisca, e que vamos, com o Manuel ou o Tozé ao leme do futebol encarnado, conseguir alcançar a final da Liga dos Campeões no próximo ano ou até, coisinha pouca, conseguir ser campeões nacionais este ano?

O Presidente
Assunto que se arrasta há anos. Muitos não gostam. Muitos criticam. Eu gosto e desgosto. Admiro muito do que tem feito pelo Benfica a nível estrutural, mas não lhe reconheço, dentro dos meus limites de conhecimento, qualquer mestria em termos de conhecimento futebolístico. A nível pessoal, quando o ouço dizer, como já ouvi, que a partir de agora vai acompanhar o futebol mais de perto e gerir a pasta, o pensamento que me vem logo à cabeça é: “Pronto, agora é que estamos tramados.”

Sem ir muito mais para trás, lembro aqui o dossier Cardozo, que se arrastou desde Maio até 31 de Agosto do ano passado. 4 meses (!!) de sai não sai, 4 meses de Benfica a desvalorizar publicamente um "produto" que pretendia vender, Jorge Jesus a preparar uma equipa para jogar sem ele, um começo de época difícil com exibições confrangedoras e falta de golos, e o público na bancada a assobiar, a reclamar por Cardozo, a tomar partido pelo paraguaio ou por Jorge Jesus, a criar uma guerra injusta, uma granada pronta a rebentar nas mãos de JJ fruto de uma guerra que não era sua. Incompetência no seu ponto mais alto!

Dito isto, entre as qualidades e os defeitos do Presidente, nunca vi opção a LFV, como tal, qualquer discussão que se queira ter, cai em saco roto.

Rui Costa
É difícil falar de Rui Costa. Para mim pelo menos que conheço pouco. Raramente aparece, raramente se percebe realmente aquilo que faz no Benfica. Está no departamento de recrutamento, segundo consta, mas precisava de saber mais de quem são as aquisições chegadas à Luz por sua mão para poder avaliar o seu trabalho.

É um grande Benfiquista, que jogou muito poucas épocas na Luz, como futebolista foi extraordinário, como Diretor Desportivo (ou lá o que isso é) estou muito longe de pode avaliar se é a pessoa certa para o Benfica.

Jorge Jesus
Volto a falar de Jorge Jesus por consequência do que escrevi acerca de LFV e Rui Costa. Será Jorge Jesus apenas o treinador do Benfica? Será que as 5 épocas de Jorge Jesus na Luz e as vendas milionárias todos os anos não entram na equação quando se admite substituir o treinador? Sobreviveria o Benfica sem estas vendas?

Tirando Jorge Jesus ao Benfica, onde fica o conhecimento em matéria de conhecimento futebolístico? Em LFV?! Não me parece? Em Rui Costa? Tenho dúvidas. Há mais alguém? Não conheço.

Jogadores
Será deles a culpa? A culpa não é deles. Não é deles a culpa se um ou outro jogador mais fraco entrou no Benfica. Se cá estão é porque alguém os quis. Mas aqui sim, é o único campo em que substituir um jogador por outro, pode dar resultados imediatos. Lima neste momento é um jogador a menos. Daqueles pés não saem golos e Cardozo já se foi por exemplo.

É garantido que se amanhã o Benfica conseguir contratar Ronaldo, muitos mais golos vão aparecer, muito mais vitórias, Jorge Jesus voltará a ser bestial, e LFV o presidente dos presidentes.

A culpa
A culpa nunca é de um homem só.

No fim, no fim das épocas como aqui já escrevi muitas vezes, ganham QUASE sempre os planteis mais ricos, com os jogadores mais caros, com os ordenados melhores.

Podemos aqui discutir a culpa de toda a gente, mas a regra é essa. Os melhores planteis ganham QUASE sempre, independentemente dos presidentes ou dos treinadores que se tem.

Tem o Benfica este ano o melhor plantel em Portugal? Não, não tem, e será natural que não ganhe.

Tem plantel para a Liga dos Campeões ou para vencer uma Liga Europa? Também não me parece que tenha.

Vamos encontrar culpados ou despedir gente no Guimarães se este não chegar ao título nacional? Evidentemente que não, porque em Guimarães há noção dos seus limites, coisa que no Benfica não há. No Benfica é mais difícil gerir a gestão de expectativas dos adeptos. Porque no Benfica exige-se sempre que se ganhe, somos sempre os maiores, independentemente de termos ou não condições de o conseguir.

Quando não se ganha, quer-se culpados, despedimentos, medidas drásticas. Será essa a solução? Raramente o é!

O ano passado o Benfica tinha o melhor plantel e obrigação de ganhar. E ganhou.

Este ano, na minha opinião não tem. Pode ganhar, tem a obrigação de tentar, estamos na frente, mas há clubes com mais obrigação (condições) de o conseguir.

Que os adeptos se regam pela emoção é compreensível. Que os responsáveis pela gestão dos clubes também o façam é inadmissível.

Em resumo: os melhores planteis ganham QUASE sempre! Temos o melhor plantel de Portugal neste momento? Não temos.

Em vez de se falar em culpados, cabe a LFV criar condições financeiras para que rapidamente o Benfica volte a ter o melhor plantel de Portugal (e aqui falam os euros), pois aí sim, com Jorge Jesus ou o Tozé, estaremos sempre muitos mais próximos das vitórias que ansiamos.


A culpa? A culpa muitas vezes está nos outros que são melhores!

Onde está o bufo no Benfica?

. 20 comentários
O presidente fala no balneário (supostamente selado e sagrado) e no dia a seguir OS TRÊS jornais sabem???

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Banais, do princípio ao fim da competição

. 14 comentários
As coisas são como são, e a verdade é que estamos fora das competições europeias. Não apanhámos grupos com Maribores nem Mijas na Escada, grupos com pontos garantidos logo à partida, mas também não apanhámos nenhum grupo com Reais Mardrids nem Barcelonas, com pontos já dados como perdidos.

Não. Apanhámos um grupo equilibrado, um grupo no qual (verdade seja dita) o Benfica era a equipa com orçamento mais reduzido, mas também um grupo sem papões, e na qual uma equipa minimamente competente e preparada para jogar a este nível, tinha a obrigação de discutir (pelo menos) a qualificação até ao fim.

Não conseguimos – essa é a verdade. Fomos banais e fracos, do princípio ao fim da competição, sem um jogo sequer em que se tenha visto um grande Benfica, digno de participar na maior montra do futebol mundial.

O que escrevi acima, para mim é nu e cru, e é a verdade que fica. Há gente para quem esta eliminação faz cair o Carmo e a Trindade – e é legitimo que assim seja, e seria até injusto alguém vir dizer que tais sentimentos são infundados e que a exigência não deve estar presente.

Eu, pessoalmente, confesso que encarei esta eliminação com normalidade. Ok, seria bom passar a fase de grupos e poder disputar uma eliminatória de Liga dos Campeões em Março, bom desportivamente, financeiramente, bom para o ego de cada um de nós, mas a realidade porém, daquilo que eu vejo, é que este Benfica é fraco.

Este Benfica não é de Liga dos Campeões. E este Benfica não é de disputar mais uma época até Maio lutando até final por todas as competições. Este é um Benfica espremido, em dificuldades notórias, e um Benfica que tem de ser bem criterioso onde apostar as suas fichas, isto se quiser chegar a Maio com alguns canecos para mostrar. Em suma, o que acho é que passar para a Liga Europa seria o pior que poderia acontecer a este Benfica.

Obviamente, o parágrafo acima é o Redmoon a ver a realidade. Mas também tem de haver um Redmoon a QUESTIONAR essa realidade, porque as coisas não tinham necessariamente de ser assim.

Mil perguntas se levantam, todas elas legítimas. O Shadows por exemplo já deu azo ao seu descontentamento, e eu não vou seguramente dizer-lhe: “Vá lá Shadows, não sejas assim, não sejas injusto, para o ano há mais!” Não. O Shadows tem toda a legitimidade para não estar contente, toda a legitimidade para exigir mais.

O que importa porém perceber, e isso também é importante discutir, é se o Benfica está em condições de dar mais, de satisfazer as exigências do Shadows e as minhas.

Aos adeptos é fácil exigir, ambicionar, querer sempre mais. Mas a política do clube para 2014/2015 é uma política claramente de sinal contrário. Dificuldades financeiras? Obviamente! O que me parece é que neste momento, e em face das épocas recentes, é exigido a este Benfica algo que este não está em condições de oferecer.

Podemos estar aqui a discutir os pecados de Jorge Jesus – o que é legítimo também.  O que já não acho tão legítimo e num ano em que o Benfica está claramente muito mais fraco, virem dizer que: “Agora sim, é que vamos ver o que Jesus vale.” Como se, algum treinador do mundo, seja capaz de conquistar competições sem ter bons jogadores, ou com planteis MUITO mais fracos do que os dos adversários.

Excluindo as saídas de Oblak e Markovic, todas as vendas foram planeadas. Planeadas mas mal colmatadas!  Saiu ainda Garay, Rodrigo, André Gomes, Cardozo e Siqueira. Isto com Fejsa lesionado e Rúben Amorim a lesionar-se e a nunca fazer 4 jogos seguidos. Convenhamos que exigir muito mais a este Benfica é praticamente uma impossibilidade, a não ser que alguém considere que uma equipa se forma em dois ou três meses, ainda por cima sob efeito de todas estas condicionantes.

Cardozo – que falta nos faz, e Oblak são casos absurdos de má gestão da pré-época. O folhetim Júlio César foi caricato, como mais caricato ainda foi a contratação de Jonas, já fora do período de transferências e sem poder disputar competições europeias! Lima, infelizmente para todos nós, está muito longe de ser neste momento a solução para os problemas ofensivos da equipa!

Claro que podemos entrar noutro campo: perguntar porque raio os reforços tardam em justificar a contratação. E também aqui tem de haver responsáveis. Bem sei que é cedo para avaliações definitivas mas, a colheita deste ano, parece globalmente fraca. E nada barata. Temos Talisca sim, e Jonas (parece), mas é pouco para tanta debandada.

E nem o argumento de se contratar sempre miúdos e ser preciso dar-lhes tempo serve neste momento. Porque Samaris por exemplo é um jogador feito, maduro, e caro, que foi contratado supostamente para chegar e jogar, sem necessitar de grandes aprendizagens. Também aqui falhámos, e alguém deveria assumir o erro.

Jorge Jesus é pouco maleável taticamente? Talvez. Jorge Jesus é treinador de ataque, com bons ou com maus jogadores. Com bons jogadores domina muitas vezes, com maus as fragilidades vêm ao de cima e pagamos quase sempre o erro.

Mas também não podemos exigir a este Benfica que jogue de uma maneira que o ADN dos seus jogadores não permite. Neste Benfica não há Binyas. O Benfica de Jorge Jesus procura ser de artistas e uma equipa solta e leve. Não se pode pedir a Rodrigo, Sálvio, Gaitan ou Markovic para jogar na retranca à espera do erro do adversário. Com Jorge Jesus o Benfica será sempre de ataque, com todas as virtudes e defeitos que daí advêm.

Jorge Jesus vai pagar mais tarde ou mais cedo as consequências de não ter saído do Benfica na hora certa? Há muito que aqui escrevi que vai. Tem culpa no cartório atual? Claro que sim, embora para mim não seja o maior culpado.

A verdade é que este é um Benfica sem banco, um Benfica com debilidades no centro da defesa, na esquerda da defesa, no miolo e no ataque, já sem contar com a dificuldades do departamento médico.

Demasiadas debilidades para um equipa com a pressão de fazer igual (ou melhor) de que aquilo que fez o ano passado.


Pedem-se explicações.

. 27 comentários

"O resultado do Mónaco com o Bayer Leverkusen não me interessa nada." - Jorge Jesus.

Conseguem explicar esta declaração ou a substituição do Talisca? Eu não. 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Típico: Rua com todos...

. 32 comentários

O Benfica é muito isto... enquanto as coisas não correm mal, quem antecipa os problemas são maus benfiquistas, críticos, vendidos e outros epítetos menos elogiosos.

Porém, muitos desses são os primeiros a pedir a cabeça do treinador, do Presidente, dos jogadores, etc. quando acontecem os desaires, muitos deles fáceis de prever.

E curiosamente, os mesmos que antecipavam os problemas ao início passam a ter razão? Não... esses são agora criticados por não olharem para isto como um apocalipse e por não pedirem a cabeça de ninguém.

É dose ser padre nesta paróquia, oh Sr. Presidente. Esta malta é toda doida...

De quem foi a culpa de este pessoal não perceber que este plantel é o mais fraco que Jesus já conduziu? Foi do Presidente, do treinador? Claro que não...

De quem foi a culpa de todos andarem a acreditar que depois de duas finais da Liga Europa se seguia umas meias finais ou mesmo uma final da Champions, seja qual for o plantel? Foi do Presidente, do treinador? Claro que não...

De quem foi a culpa de se passarem atestados de "craque" a todos os jogadores que aterraram na Portela, mesmo nunca os tendo visto jogar e mesmo com vários indícios que poderiam até vir a ser... mas que dificilmente o são no curto ou médio prazo o que gera agora frustração? Foi do Presidente, do treinador? Claro que não...

Deixem de ser criancinhas e andar a criar ídolos de pés de barro que à primeira oportunidade vocês próprios transformam em carrascos dos insucessos que se recusaram a antecipar quando viram que se estavam a tomar decisões por caminhos pouco favoráveis ao SLBenfica.

Deixem de uma vez de transformar o SLBenfica na figura de determinado Presidente, Treinador ou Jogador. O SLBenfica nem na figura do Cosme Damião pode ser transformado...

A culpa do que se passou ontem, e que frustra todos os benfiquistas como nós, não é do Presidente, nem do Treinador. A culpa é de quem acreditou desde o início que poderia ser diferente do que foi, a culpa foi de quem criticou os que avisaram que o sentido de tomada de decisões não era compatível com este tipo de ambições.

A frase bonita que diz que só comentam factos e que só falam de pois de ver o que acontece e os resultados das decisões etc etc etc é tudo muito bonito porque vos deixa na condição de benfiquistas impolutos: Apoiam todas as decisões e criticam todos os maus resultados decorrentes das mesmas. Assim é confortável...

De uma vez por todas pensem pela própria cabeça e olhem as decisões à luz dos interesses do SLBenfica e não da "bom imprensa" ou "bom impressão" de determinado dirigente, treinador ou jogador tem.

Uma decisão tomada por um grande Presidente ou um vitorioso técnico, não é necessariamente uma boa decisão, não é necessariamente uma decisão que deva ser apoiada... só o é, se resultar no melhor para o Clube.

A eliminação.

. 40 comentários

A eliminação das competições europeias é uma notícia triste para os benfiquistas e para o futebol português, pois os pontos vão fazer muita falta para mantermos os lugares directos e indirectos na Champions.

No que ao Benfica diz respeito, a eliminação não só é má desportivamente mas também financeiramente. Sendo que ganhar jogos na Champions dá automaticamente dinheiro, nem por aí a coisa correu bem. 
A única diferença face ao restante consulado de Jorge Jesus no Benfica é que este ano não teve sequer direito a usufruir daquela regra absurda de relegar para outra competição(Liga Europa) um clube eliminado.

Mas a questão é: porque é que o Benfica no seu período de maior investimento na história, em que não são regateados meios e jogadores, falha frente a equipas medianas na Europa? 

Alguém consegue afirmar que o Zenit, fora o jogo na Luz, jogou alguma coisa? 
Alguém consegue justificar como é que o Mónaco tem o dobro dos pontos do Benfica? 
Alguém consegue demonstrar que, face ao futebol praticado, este grupo era realmente difícil?
Quem era afinal o cabeça de série, alicerçado num ranking que tantas vezes dissemos que era "mentiroso"?

A realidade é que o Benfica cai, mais uma vez, por culpa própria. 

O problema começa no planeamento da temporada, uma coisa que nem um clube amador conseguiria fazer pior. Demasiadas escolhas erradas, contratações tarde e a más horas e má gestão das possíveis saídas provocando um desgaste normal nos envolvidos. Uma temporada que começa assim não augurava nada de bom.

Depois vem a questão do empobrecimento do plantel. Foram várias as vezes que apontamos para o desmantelamento de um plantel campeão. Fomos chamados de tudo. Nós é que não sabíamos ver os méritos dos novos jogadores, a esmagadora maioria deles escolhidos directamente por Jorge Jesus.
Hoje já é discurso comum, inclusivé do próprio Jorge Jesus, que o plantel está bem mais fraco que o da temporada passada.

A preparação ministrada por Jorge Jesus nas pré-temporadas. Um desastre e que usa sempre o arranque das épocas para realizar a verdadeira pré-temporada. Com jogadores de menos valia, a forma tardará sempre em chegar.

Mas mesmo assim, apesar de tudo isto, o plantel do Benfica tinha qualidade para passar este grupo. Aí centro as atenções no treinador do Benfica, um técnico claramente incapaz para dirigir um Ferrari como o Benfica.
Demonstra uma incompetência gritante na gestão da equipa e da táctica. Não emenda erros, não altera estratégias, nem sequer dá hipótese a outros jogadores quando aqueles em quem sucessivamente aposta estão claramente fora de forma.

Alguém consegue explicar porque é que jovens da formação do clube não foram utilizados em vez, por exemplo, de um desgastado e fora de forma Lima? 
A formação não dá para jogar lá fora? Então olhem para o lado e vejam que o Sporting sem um terço do investimento e cheio de putos da formação já garantiu a continuidade na Europa e tem na sua mão a passagem aos Oitavos. 

O treinador que se arroga, após vitórias sucessivas frente ao...Rio Ave, em afirmar que é o melhor do mundo, que ninguém treina como ele, afinal não é capaz de fazer melhor que isto? Quantos jogos de qualidade realizou esta temporada o Benfica?

Então o valor do Benfica estava no treinador e na táctica ou nos jogadores que o Benfica tem capacidade para lhe dar?

O clube falhou em não contratar um central de real qualidade para substituir o Garay. Veio o César que é uma nulidade.

O clube falhou em não contratar nenhum substituto à altura do Rodrigo. Veio o Jonas mas fora de horas e como recurso de desespero para poderem inventar mais uma desculpa para o insucesso perante os adeptos.

O clube falhou em não contratar atempadamente um guarda-redes. Veio o Júlio César, um grande guarda redes mas que ainda precisava de muito tempo para ultrapassar as suas dificuldades.

O clube falhou ao não manter Siqueira. Preferiu rebentar uns milhões no Djavan(que foi corrido logo de seguida), no Benito e no Eliseu. Qualquer um deles sem metade da qualidade defensiva do Siqueira. Quem tem sido o melhor defesa esquerdo? O André Almeida, que é tudo menos isso.

O clube falhou em não reforçar atempadamente o meio campo. Vieram tarde e a más horas Samaris e Cristante por quase 20M de euros. E nenhum deles para jogar na posição em que se tinham evidenciado, o que é mais uma marca de Jorge Jesus. Forçar que a sua táctica seja universal para qualquer situação ou jogador, com os resultados que estão à vista.

Os erros de gestão deste Benfica de Luis Filipe Vieira e Jorge Jesus, que nunca fogem a dar a cara por ela nos bons momentos, e denunciada por tanta gente no princípio da temporada, está já a ter os seus reflexos. 

Infelizmente para o Benfica, para todos os benfiquistas de gema e para as finanças do próprio clube, as consequências poderão chegar já em Janeiro. Os melhores jogadores do plantel estão em idade de fazer o contrato das suas vidas e um Benfica fora da Europa poderá precipitar saídas indesejadas.

Não entendo como é que há quem esteja contente com esta eliminação, com o pretexto de que "nos podemos concentrar no campeonato". Isso não é ser Benfica. É ser outra coisa qualquer sem ambição.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Fora das competições europeias.

. 98 comentários

Interessa analisar as razões ou foi 'azar'?
Como explica o benfiquista visitante do NGB este fracasso?

Grande entre os pequenos, Pequeno entre os grandes

. 53 comentários

Continuam a acreditar que vale a pena o SLBenfica estruturar as equipas para a Champions? Não me apetece muito ir à procura do tópico em que referi que o SLBenfica deveria "usar" a Champions para ganhar dinheiro, sem quaisquer ambições.

"Aqui Del Rei" o Benfica by GB só sabe criticar... Temos que ser ambiciosos, bla bla bla!

Tretas! Ou temos a sorte de apanhar grupos de simpatia como o FCPorto e o Sporting tiveram, ou na verdade o nosso destino é sempre este, o nosso e o de qualquer equipa portuguesa. Percursos na Champions com o Monaco na final e o Deportivo da Corunha na meia final... isso é só uma vez a cada 150 anos.

As equipas portuguesas são grandes entre as pequenas, mas pequenas entre as grandes... E vai continuar a ser assim.

A ver se começam a abrir os olhos para que o facto de aposta na formação não coloca em causa nada na Champions, porque isso se coloca em causa sozinho...

... e convenhamos que também não ajuda ter um treinador fantástico, mas que perante os grandes pensa como se ainda estivesse no Belenenses.

PS- O meu maior problema neste tema não é a eliminação, porque como bem disse o Jesus, o grupo era suficientemente equilibrado para, sem qualquer escândalo, qualquer equipa poder seguir na Champions, na Liga Europa ou mesmo fora de qualquer delas. O meu problema maior é se isto terá ou não implicações nas necessidades de encaixes financeiros da SAD, nomeadamente forçando a vendas em Janeiro, algo que é imensamente indesejável num plantel tão desequilibrado.

Ao intervalo... temos Benfica!!

. 20 comentários

Concentrados,  esforçados e com o olho na baliza do Zenit.

Uma primeira parte muito prática e realista e com qualidade. Destaco a exibição do André Almeida a secar por completo o Hulk!

Na segunda parte é preciso o golo mas também muito cuidado com os amarelos.  Em especial o Samaris.

Força rapazes!

Centralização. Diz o presidente do clube corrupto.

. 31 comentários

Centralização da televisão:
"Aí já não vejo os clubes a receber mais. Quando houver centralização, haverá um só operador e não sentirá concorrência". - Record.

Estas palavras do presidente do FC Porto devem ser o reflexo de algum comprimido que o senhor tomou para reforçar o coração. 
O que ele descreve na sua frase não é o futuro mas o presente. Ou estou enganado?

Não existe só um operador com os direitos dos clubes hoje? Não lhe faltam só os direitos dos jogos em casa do Benfica e da respectiva publicidade estática? 
Pinto da Costa mandou algum recado ou falou demais?

terça-feira, 25 de novembro de 2014

"A Desumanização". Ou o fim do benfiquismo militante.

. 87 comentários

"Titulo curioso para um clube que há menos de meia dúzia de meses colocou duzentas mil pessoas no Marquês, vinte ou trinta mil em Turim, encheu estádios por esse país fora e bate recordes de audiências televisivas. É portanto um titulo que peca por exagero. Todavia, meia dúzia de meses após a euforia da melhor época dos últimos cinquenta anos, o facto de serem sempre os mesmos trinta mil a habitarem as bancadas da Luz é sintomático que algo não está bem no reino glorioso. Que, não devemos esquecer, lidera o campeonato, venceu a Supertaça e mantém todas as possibilidades de sucesso nas restantes taças que disputa.

Talvez esta indiferença seja passageira, eventualmente resultante, como já se escreveu até à exaustão neste blogue, de uma péssima gestão das expectativas por parte dos responsáveis.

Talvez não haja problema algum, nem escassez de entusiasmo inicial. Apesar de incomodativo, talvez resulte de uma visão tendenciosa de alguém excessivamente apaixonado pelo clube e que tem dificuldade em compreender os elevados níveis de indiferença de quem se diz benfiquista. Admito que será um mal circunstancial e que a manutenção da liderança do campeonato e as eliminatórias ultrapassadas tragam à Luz os restantes 30 mil, amantes de festas e de vitórias.

Contudo, nos nossos pavilhões deteta-se algo mais grave. As cadeiras teimam, sempre, em ficar vazias, sejam dérbis, clássicos ou jogos europeus. Talvez uma final do futsal ou Benfica-Porto em hóquei consiga o milagre. De resto, seja que jogo for, do voleibol ao andebol, do super vitorioso basquetebol à colorida gimnáguia, nada nem ninguém enche aqueles dois pavilhões.

Que tem feito a estrutura do clube para combater esta maleita? Não sei. Só sei que não tem resultado. Sei, no entanto, o que tem feito para agravar o fenómeno. Apenas algumas ideias que entroncam no mesmo diagnóstico: «a massa associativa não se sente bem no pavilhão». Não se sente em casa. É a mais pura das verdades.

É o autentico estado policial que se estende da porta de entrada até às bancadas. É Prosegur por todos os lados, há jogos que temos um segurança por cada cinco espectadores. Não estou a exagerar.

É o barulho ensurdecedor do speaker, a gritar a cada jogada e a cada paragem. São as palavras de ordem telecomandadas permanentemente da cabina. É a falta de espontaneidade necessária e desejável num evento desportivo, são os niveis do volume de som altíssimos. Que vontade tem um adepto de apoiar a equipa, se da cabina de som está montada uma autentica feira popular. Até as claques se calam.

Claques que, salvo raras excepções, andam de costas voltadas para as modalidades. Não sei as razões, nem os culpados. Sei que das poucas vezes que estão presentes, o seu número raramente ultrapassa, por exemplo, o número de elementos do numerosa e mitica claque do Nacional da Madeira. Será que um clube com a dimensão do Benfica não merece mais do que duas dezenas de bons rapazes a acompanhá-lo.

As horas dos jogos. Não há uma boa articulação dentro do universo SLB. Não poucas vezes temos de escolher entre o Seixal e a Luz, entre a TV e o pavilhão. Os horários são impostos pelas federações. Certo, mas que fez o Benfica para lutar contra isso.

Que politica está ser feita com as escolas das Freguesias, do Concelho e até do Distrito? Vemos grupos de estudantes a entrar em bando para ganharem gosto pelas modalidades?

Sei que os bilhetes são ridiculamente baixos, mas será que se os sócios receberem, de vez em quanto, uns convites para levantarem bilhetes, não se criava ou retomava alguns hábitos antigos?

Os tempos são outros, mas no domingo foi uma tristeza ver aquele pavilhão quase vazio num jogo tão importante para o nosso andebol. E a BTV, sendo um projecto estruturante, não pode servir de álibi para abalar as estruturas do mais humano clube de Portugal." 
------------------------------------------------------------------------------------------------

Excelente texto lido no blogue "Travessa do Alqueidão".

Quem acompanha o NGB e a minha opinião sobre o trabalho desta direcção, saberá qual é a minha leitura sobre o afastamento dos benfiquistas do dia a dia do clube.
 
O desaparecimento do benfiquismo militante que vivia o dia a dia do clube tem razões muito claras.

Para quem como eu viveu outros dias bem mais felizes no que toca ao benfiquismo puro que se sentia entre os adeptos, encontro várias explicações.

O adepto do clube perdeu a importância como o centro da razão de ser do mesmo. 
Passou a ser algo acessório, como que um meio para um fim. 
O adepto é a razão de o clube ser grande!

O Sport Lisboa e Benfica é grande porque teve homens que construíram essa grandeza, suportados por uma massa adepta gigante e ímpar.

Tudo isso foi desprezado. Ora vejamos:

- O antigo complexo da Luz era alvo da romaria de qualquer benfiquista. Quer para os treinos da equipa de futebol, quer para as refeições nos vários restaurantes. Era um espaço que tinha uma dinâmica própria, era um reflexo do benfiquismo militante, puro.

- Mas não ficava por aí. Na Baixa, o edifício da Rua do Regedor era outro ponto de benfiquimo militante. Como já outras vezes aqui escrevi, desde miúdo que ficava maravilhado com os posters das várias equipas do Benfica ao longo dos anos. Desde o Benfica dos anos 60 ao Benfica dos gadelhudos dos anos 70 e 80.

- Os treinos, algo marcante para os adeptos e que eram algo essencial para os jogadores entenderem como os benfiquistas sentiam o seu clube, são hoje exclusivamente no Seixal, à porta fechada. Os adeptos foram afastados de forma permanente também dessa actividade diária do clube.

- As modalidades como o basquetebol tinham regularmente boas casas. Hoje é uma desilusão ver as bancadas de qualquer jogo de uma modalidade.

O que é feito desse benfiquismo militante? Foi asfixiado.

O complexo da Luz, embora novo e moderno, não tem os espaços de convívio que permitam esse benfiquismo militante. Tem o Museu, a pagar, tem a Catedral, a pagar, as lojas e pouco mais que isso.  Espaços de agregação e convívio impregnados de benfiquismo e que construam uma nova história de partilha de experiências do que é o benfiquismo de cada um de nós...não há.
Os benfiquistas foram empurrados para fora do dia a dia da Luz. 
Interessam apenas os PAGANTES.

O que resta então? Se os adeptos sentem que são apenas PAGANTES e não o principal motivo da existência do clube, explica-se do meu ponto de vista este divórcio entre os adeptos e esta direcção.
Recuso em me considerar mais benfiquista só porque tenho um Redpass. O benfiquista que sente o clube e os seus resultados é tão benfiquista como um sócio.

Os benfiquistas, milhões deles, não deixaram de ser benfiquistas. Perderam sim o entusiasmo em viver o clube. Não se identificam com o "benfiquismo" apático que emana de alguns dos membros desta direcção. Um benfiquismo sem sentimento e que apenas se preocupa com os mesmos de sempre.
Sábado lá estará esse benfiquismo conveniente em mais uma inauguração de uma Casa do Benfica. Para alguns elementos da direcção, os benfiquistas esgotam-se nos presentes nesses eventos.

Por muito que queiram mascarar a realidade, os benfiquistas na sua maioria, estão afastados do clube e não se identificam com este benfiquismo morno. Um benfiquismo que até já considera normal dar a mão aqueles que nos amachucaram e atacaram nos últimos 30 anos.

Enquanto não entenderem que este divórcio não é com o clube mas com a forma como é gerido e como são tratados os adeptos, com o desprezo pelos valores que construíram o benfiquismo, este afastamento continuará a ser uma realidade. 

Quem perde? Perde o clube e perdem os adeptos. Mas o presidente segue com a sua corte.

O verdadeiro benfiquismo não se alicerça em betão.  

Jorge Jesus e a Champions.

. 28 comentários

"«Wenger Jorge Jesus é um dos melhores treinadores do mundo. Todos cometem erros. Ele pode cometer erros, e eu sei que à medida que o tempo passa torna-se mais difícil aceitar os erros cometidos. A equipa tem potencial, mas não existe uma avaliação dos erros. Nenhum génio pode continuar a manter o mesmo nível de genialidade se não aceitar os erros cometidos. Nada de mal está a acontecer sem ser a repetição da mesma história – estamos na Liga dos Campeões mas perdemos nos oitavos de final. Alguns podem estar contentes com isso, mas enquanto acionista eu não o estou», disse Usmanov à CNBC." - A Bola.

Quarta feira veremos, perante Vilas-Boas e Hulk, se estas palavras poderão ser ou não deixar de ser aplicadas também a Jorge Jesus. O historial joga contra si.

Vencemos na Taça de Portugal, mas a exibição não deixou de ser mais do que já vimos esta temporada. Alguns momentos muito bons, mas sempre frente a equipas mais fracas. Desculpem lá se não me entusiasmou demasiado este resultado.
Desse jogo guardo acima de tudo a confirmação da qualidade do Jonas. Tem que jogar sempre, não há dúvidas. O Derley esteve em melhor plano também, o que é positivo.

O jogo com o Zenit é vital para o Benfica financeiramente e para a confirmação do Benfica como um clube de Champions, reputação que tem sido gravemente afectada no consulado Jorge Jesus.

O melhor jogo do Zenit na Champions foi na Luz. Espero que o pior jogo deles seja este, por mérito de Jorge Jesus e dos jogadores. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Há coisas que os factos nunca vão desmentir...

. 18 comentários
O mestre de obras daquele clube de bairro, o idolatrado, nunca conseguiu ganhar-nos!


Eu explico bem o quadro dos 11 jogos com a liderança do "feiticeiro":
0 VITORIAS
4 EMPATES
7 DERROTAS
20 golos encaixados e apenas 7 marcados!

O Corrupto diverte-se com a brincadeira...

. 28 comentários
Pinto da Costa enaltece sintonia com Luís Filipe Vieira
«O presidente do Porto e o do Benfica têm dado um exemplo de que quando é necessário trabalhar, dialogar, discutir e chegar a um consenso são capazes»
, salientou o máximo dirigente dos azuis e brancos, em declarações concedidas à RTP em Luanda
in A Bola

Esta "união" parece uma relação conjugal em que uma das partes se regozija com o incómodo a que a relação causa na família da outra parte.

Ele não se cala com isto, ao mesmo tempo que o silêncio do Presidente do Benfica contrasta com este entusiasmo programado do presidente do FCPorto.

Tem tudo para correr mal (ao Benfica)... o que vale é que ainda há quem ache que o Pinto da Costa faz estas coisas de forma inocente e benemérita. Como os tempos mudam....

Sobre as "teorias da conspiração".

. 15 comentários

"...o que está a acontecer em Portugal, com a queda do Grupo Espírito Santo e de Ricardo Salgado, as detenções de altos funcionários públicos no caso dos Vistos Gold e a detenção de José Sócrates, não é uma desgraça: é a Grande Clarificação do Regime, a derrocada do Crony Capitalism, o capitalismo lusitano dos favores e do compadrio.

A nós, cidadãos e jornalistas, assiste o direito de fazer perguntas, face a sinais estranhos que alguns políticos insistem em transmitir. 

Face a esses sinais, é legítimo supor." - José Gomes Ferreira in Expresso.

O país andou demasiados anos a ignorar os sinais, porque desde que não lhes fossem aos bolsos(muito) pouco interessava. Um dia a coisa tinha que começar a rebentar. 
Agora muitos fingem a surpresa. Muitos mas nem todos, conforme o texto completo do JGF no Expresso o demonstra.

O país do futebol andou anos a ignorar o que se passava com os árbitros, com o compadrio e favores dos clubes pequenos à empresa que dominava o futebol e ao clube que directamente beneficiava de todos os favores.
Eram teorias da conspiração, não haviam provas, etc, etc. 

Apareceu o Apito Dourado. Pior. Apareceram no Youtube as escutas que deixaram a nu quem era quem no futebol português. De um momento para o outro as provas que supostamente não existiriam eram reais. 

Hoje pedem-nos para acreditarmos que os mesmos que corromperam o futebol durante décadas são agora parceiros credíveis para a salvação do futebol português.
Pedem-nos para ignorarmos que foi à custa do "capitalismo lusitano dos favores e do compadrio" que esta gente conseguiu controlar o futebol português.

Disse o JGF: "Face a esses sinais, é legítimo supor". 

Hoje, face a todas as evidências que o Apito Dourado deixou a descoberto, às ligações que o tempo se encarregou de clarificar entre alguns dos nomes acima e entre o futebol, é mais que legítimo supor. 
É legítimo achar que está em curso mais uma tentativa de controlar o futebol português para beneficiar os mesmos de sempre. Pena é não haver um "Carlos Alexandre" na justiça desportiva.

Brilhante: Assim seja aproveitado o Caixa Futebol Campus

. 7 comentários

Corria o dia 8 de Novembro quando eu referi no tópico O que se está a preparar no Seixal? que o Benfica poderia estar prestes a apresentar o um investimento numa solução parecida à Footbonaut que o Borussia Dortmund utiliza.

Hoje, o Record traz um "História Record" que quase parece tirada a partir do tópico do NGB onde fala dos novos campos, da "Footbonaut tuga", dado que a do Benfica foi construída com tecnologia portuguesa, da Casa do Jogador e lança uma novidade sobre um objectivo do SLBenfica: Um Colégio Privado para atletas do SLBenfica.

Eu penso que é um grande motivo de orgulho para os benfiquistas olhar para a Academia do SLBenfica, o Caixa Futebol Campus, e ver que temos hoje um projecto de formação e treino do melhor que há no Mundo.

O Presidente do SLBenfica muitos méritos, e este é seguramente um deles. É uma obra fantástica, em constante crescimento e desenvolvimento...

... os primeiros frutos, filhos verdadeiros do Seixal, é a geração do Bernardo Silva - nascidos em 1994. Claro que a geração do Nelson Oliveira também já apanhou grande parte do percurso, mas ainda assim com o projecto e a liderança em constante mudança.

Está na hora de começar a colher os frutos! No tópico Será aceitável perder o Bernardo Silva? ainda ontem referi vários nomes que no curto prazo podem e devem ser aproveitados pelo Clube.

É bom que os benfiquistas, a Direcção e em especial o treinador tenham noção que se não tirarmos proveito desportivo destes jogadores, o Caixa Futebol Campus é um investimento e um custo operacional demasiado elevado para o SLBenfica. Não chega vender o Bernardo ou outro qualquer por 15 ou 20M€ e dizer que isso paga os custos.

Se for para ter apenas proveito financeiro, sai mais barato ir buscar os miudos ao estrangeiro e vender por mais 30, 40, 50 ou 100% do que nos custam... e está resolvido.

O que é necessário agora é passar ao aproveitamento desportivo deste excelente trabalho da Direcção. E aqui, mister Jorge Jesus, o Presidente não pode fazer nada... aqui é trabalho do mister. Este ou outro, if you know what i mean...

Fica a reportagem do record com a cortesia do SerBenfiquista:


ranking