O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. email: novogeracaobenfica@gmail.com


sábado, 8 de novembro de 2014

sob controlo ou controlados

 ●  18 comentários  ● 

JORGE JESUS RECONHECE EVOLUÇÕES!


Esta notícia/declaração pode valer o que vale, mas vindo de alguém que costuma ser tão simpático para com os "jovens", aqui fica o destaque de não ter dito que tinham que nascer ainda umas quantas vezes! (como vêm, não temos uma avença para atacar o JJ, aqui fica o reconhecimento por estar atento!)


Jorge Jesus elogiou, nas declarações deste sábado, a época que Deyverson está a fazer no Belenenses e garantiu que o Benfica soube precaver os seus direitos.



"Deyverson é um jogador que está a desenvolver as suas capacidades. No Benfica não jogava muito. Como outros, tinha o seu lugar tapado. Está a justificar a oportunidade no Belenenses. É um miúdo interessante, que está em idade de evolução. O Benfica tem os seus direitos salvaguardados. Soube fazer as coisas. Está sob controlo", referiu na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Nacional.



Com isto, o JJ mostrou estar atento aos jovens que o Benfica "emprestou/despachou" para outras paragens. Pode valer zero, mas sempre me surpreendeu que tivesse tido estas declarações e não algo do género: "estamos aqui para falar de jogadores que estão no Benfica, e não a quem não pertence ao nosso grupo. Vocês jornalistas não percebem que o meu trabalho é com os meus jogadores, mas felizmente não preciso que "mensinem" o meu trabalho!"


Mas não ficou por aqui a surpresa, já que ao que a imprensa noticiou, também Miguel Rosa está nas mesmas condições. Tal como no caso de Deyverson (cuja opção de compra parece ser de 200 mil euros até ao final da época), o Benfica detém uma opção de recompra sobre o futebolista, embora não seja de prever que a exerça até ao período limite, e detém ainda uma percentagem elevada do passe. Ou seja, uma decisão em relação ao futuro do camisola 7 do Belenenses passará quase inevitavelmente pelas águias

Mostra que apesar de tudo, a direcção se precaveu minimamente para um regresso ao clube destes jogadores, mas isto claro está, não implica que estejam nas cogitações dos responsáveis. Mas gostei da notícia.

Já agora. espero igualmente que Urreta esteja na mesma situação, e o Benfica se tenha acautelado para uma decisão futura que permita o seu regresso, se assim desejado.



Quanto ao resto já sabem, CARREGA BENFICA, SINTAM A MÍSTICA!

O NGB já tinha avisado...

Avatar
 ●  9 comentários  ● 

...que na arbitragem a guerra é entre 2 facções...uma delas liderada por Pedro Proença

E que essa guerra era motivada principalmente pelas ambições do próprio Pedro Proença, com a benção de Fernando Gomes e da APAF.

Pois bem, hoje Pedro Proença dá uma entrevista ao Record onde coloca todas as cartas na mesa. Todas ou quase todas, direi eu.

Dá a entender que a sua carreira na arbitragem pode estar no fim, pelo que leio no site do Record. 
Eu apostaria que o último jogo da carreira de Pedro Proença será a final do Mundial de Clubes. Veremos se tenho razão.

Fala também na importância de o país estar representado nas mais altas instâncias da UEFA e FIFA, opinião com a qual estou de acordo. Curioso é o elogio a Vítor Pereira neste campo, cuja prestação arrasa agora que o mesmo está na FPF.

A grande aposta de Pedro Proença neste momento é em...Fernando Gomes. A sondagem que está a votação neste momento no NGB não foi um devaneio dos bloggers deste blogue. É sim a realidade em que Pedro Proença aposta.

Fernando Gomes avançará para a UEFA se Platini avançar para a FIFA. Se no entanto tal não acontecer, o antigo fornecedor de bilhetes para "deusas" terá prometido a Proença que o mesmo o acompanhará na FPF e depois no lugar que lhe for reservado na UEFA por Platini.

Seja como for, com Proença avançarão mais 2 nomes do actual panorama da arbitragem para as estruturas quer da FPF quer depois da UEFA. Um deles ainda no activo também.

Proença tem apostado no aspecto político dos apoios para o seu nome. 
Daí o abraço efusivo a Fernando Madureira, que procurou desvalorizar na mesma entrevista, quer a procura de "consenso" de que é supra-clubes embora tenha a tal simpatia clubística pelo Glorioso.

As peças estão a mexer-se. As próximas semanas continuarão a demonstrar que o futebol português ajusta-se a uma nova ordem de gente da...velha ordem.

Os patrocínios e investimentos no futebol português vão milagrosamente reaparecer e assistiremos a golpes de rins notáveis.
Pedro Proença não tem nada a ver com isto? Está tudo ligado. Estejam atentos. 

Não digam é que será tudo uma surpresa. 

O que se está a preparar no Seixal?

Avatar
 ●  21 comentários  ● 
Não, não estou a falar da saída do Armando Carneiro depois das última escandaleiras que o Correio da Manhã deu conta. Podia ser, mas não é.

Também não estou a falar de o futebol de formação deixar de estar sob a alçada de Domingos Soares Oliveira e passar para, por exemplo, Rui Costa. Podia ser, mas também não é.

Ainda que comece por aqui, também não vou pegar na lista do BenficaEagle sobre os formados no SLBenfica, sobre isto vou apenas dizer qual tem sido a evolução dos REALMENTE formados no Benfica, desde que Luis Filipe Vieira concretizou (e continua a melhorar) o Caixa Futebol Campus:


Não deixa grandes margens para dúvidas, pois não?

Bom, mas adiante... isto, para os mais atentos também já não é novidade, como igualmente não é novidade que estão praticamente concluídas as importantes obras de ampliação do Caixa Futebol Campus (e também não é disto que vos venho falar, mas partilho, ainda assim duas imagens para quem não tem acompanhado a evolução nos foruns):



O Caixa Futebol Campus está, pois, a tornar-se numa das Academias de maior dimensão e qualidade da Europa e até, arrisco, do Mundo. Os resultados, como puderam ver acima, estão à vista e ou Jorge Jesus começa a mudar aquela mentalidade obtusa, ou eu arrisco dizer que este comboio que vem do Seixal vai atropelar o treinador do SLBenfica e mandá-lo para fora do clube. Evitável...

O que realmente está a mudar é outra coisa, que para uns é ainda um mistério, mas para outros parece um dado adquirido. Eu não tenho quaisquer dados sobre este tema, mas estou tremendamente entusiasmado com a hipótese que tem sido falada. Atentem na foto abaixo:


Tem cerca de dois anos esta foto. Reparem que lá atrás, por trás do campo 1, não há qualquer infra-estrutura. Havia ali um campo de 7, salvo erro... contudo, agora há isto:


De acordo com algumas noticias como aquela que está abaixo e que apareceu, salvo erro, n'A Marca em Espanha, o SLBenfica será pioneiro em Portugal a apostar na "Footbonaut". Será?:


Vejam abaixo alguns exemplos desta plataforma absolutamente fabulosa e que serve de complemento ao treino dos jogadores, especialmente já adoptada na Alemanha em clubes como o Dortmund, Hoffenheim e até na Selecção Alemã:





sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Convocatória.

Avatar
 ●  32 comentários  ● 

Bosingwa? Postiga?!?!

A convocatória até globalmente parece equilibrada e com bom senso, mas estes dois nomes sinceramente não percebo. 
Especialmente o Postiga deve ter mesmo um padrinho enorme na Selecção, é o que apetece pensar...!

Penso que é nisto que a mentalidade portuguesa muitas vezes falha. Falta coragem para arriscar nomes "fora da caixa" quando há possibilidade para tal.

Venham os jogos!

Nota: A aposta na formação no Benfica está a dar resultados. Basta ver o número de convocados do Benfica!

Até dia 29 todas as especulações são possíveis

Avatar
 ●  11 comentários  ● 
É um talento emergente, e na minha opinião pode tornar-se mais forte do que Cristiano Ronaldo.”...

Isto mesmo diz Paulo Rodrigues, empresário de Gonçalo Guedes no site www.calciomercato.it.

Não percebo, sinceramente, qual o interesse de fazer estas declarações, nem quem visam elas beneficiar, senão o próprio empresário, tentando com elas, obviamente, agitar o mercado e colocar o Gonçalo no radar dos clubes europeus.

Pode ser mais forte que Ronaldo?! Logo esse, quiçá, um dos melhores (senão o melhor) jogador do planeta... de sempre?! Não se podia comparar o moço com nada mais abaixo que isso? Ou não comparar sequer, e deixar o rapaz, simplesmente revelar-se?

Gonçalo Guedes precisa de uma pressão dessas neste momento em que inicia a sua caminhada, e que deve ser feita sem pressões adicionais nem comparações de espécie alguma?

Será a mensagem para os sócios do Benfica, para que quando o Guedes começar a jogar uns minutos aqui e ali, os sócios, que ainda muito mal conhecem o Guedes, pensem que em campo vai entrar o Ronaldo, e tudo o que for menor que isso sirva para passar imediatamente um atestado de incapacidade ao rapaz, e este comece a ter de lidar com pressão extra por causa disso?

Será a mensagem para o Benfica internamente? Precisam aqueles que acompanharam o Gonçalo Guedes no Benfica durante anos, que o treinaram e o ajudaram a evoluir, que venha um... empresário... dizer o potencial que Guedes tem ou não tem?

Então se não é para benefício desses, a mensagem é para quem? Para fora, pois claro... Abram os olhos Tubarões Europeus, isso parece-me ser o que Paulo Rodrigues quer dizer!

Pelo que também é anunciado, o novo contrato de Guedes com o Benfica entrará em vigo a partir de dia 29... o que me faz supor que, até dia 29, tudo pode acontecer... e quanto mais agitação houver, melhor... para o empresário, claro.

Oxalá chegue rapidamente esse dia 29, para que tudo se confirme ser como o empresário diz que vai ser...

Até lá, todas as especulações são possíveis.


o valor vem sempre ao de cima

 ●  23 comentários  ● 

RONALD KOEMAN, LEMBRAM-SE? PARABÉNS PELA GRANDE ÉPOCA!


Decidi aqui falar de um dos treinadores que para mim foi mais injustiçado no Benfica, alguém que sempre vi como excelente treinador, excelente profissional, exigente e cordial, conseguindo ter sempre o balneário na palma da mão. Falo de Ronald Koeman, o treinador holandês, que era o homem dos livres directos, enquanto jogador de Barcelona e Selecção Holandesa.

Viu-se mal acompanhado, sem um adjunto que lhe explicasse o futebol nacional, sem um staff técnico que lhe resumisse os adversários nacionais. Estávamos numa época distante dos milhões gastos para com o actual treinador (calma, não estou a atacar o mister JJesus, o homem não tem culpa que haja dinheiro para gastar, certo?), onde o plantel era muito, muito grande em número, mas muito muito curto em qualidade. Só odiava uma coisa neste mister, era o "amor" incondicional por Beto, aquele brasileiro louro, trinco, que pior, só o Jamir. Mas no fundo compreendo a implicação táctica de Koeman, era preciso um cabeça de área para equilibrar o miolo, e só havia Beto!


Aqui fica o nosso plantel só para recordar:

No fundo, onde ele sabia e conhecia os adversários, demonstrou grande qualidade de leitura de jogo, antecipação táctica e adaptação aos momentos de jogo - a melhor prova disto é a excelente campanha feita na europa, onde estivémos sempre em grande na Liga dos Campeões. Deixámos para trás um Manchester united na fase de grupos, o Liverpool nos Oitavos e só perdemos contra o Barcelona nos 4os de Final ( Obrigado Moreto!).


Esta Época, no comando do colosso Southampton, Koeman está em 2º Lugar da Liga Inglesa, a 6 pontos do Líder Chelsea, do nosso Mourinho. Depois de ter perdido na pré-época alguns dos principais jogadores : Adam Lallana, Luke Shaw, Rickie Lambert, Dejan Lovren, pegou no grupo que ficou, reforçou-o como pode, e ganhando o balneário e motivando-o, estão nesta altura a ser, e com todo o mérito, a sensação da Liga.

Tem sido elogiado pela sua ética de trabalho, saber estar no banco e comunicar com toda a imprensa, transmitir toda uma sensação de optimização de recursos no clube, perfeito enquadramento na estrutura de "management", e com a grande virtude de levar os jogadores a render o máximo, com um plantel unido e satisfeito.


A sorte não permite casos destes (Paulo Fonseca, se estivesses num país sério como em Inglaterra, o teu Paços tinha lutado para não descer), por isso, está finalmente a demonstrar a qualidade que tem, e que inclusivamente o levou a ser aposta para treinar o Benfica. Faltou foi... tudo! Apoio, Estabilidade, e alguma classe nas opções disponíveis. Não são 7 jogadores acima da média que vão resolver todos os problemas. 

E mais, como podem ver pelo quadro em 
anexo, têm o 2º melhor ataque, e a melhor defesa. Parabéns Koeman, quem sabe e tem valor, não fica a marinar no fundo, vem à tona!










































Quanto ao resto, já sabem! CARREGA BENFICA, SINTAM A MÍSTICA!!

Sem dúvida gente que merece ser convidada para discutir futebol

Avatar
 ●  15 comentários  ● 


"A imprensa espanhola dá conta de alegados desacatos provocados pelos adeptos do FC Porto durante a viagem até Bilbau, onde apoiaram a equipa no embate contra o Athletic, a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

De acordo com «La Gaceta de Salamanca», os autocarros que transportavam os adeptos portugueses deveriam ter seguido por Zamora mas, à última da hora, optaram por ir por Salamanca, tendo sido instalado o caos pelos locais onde passavam.

Segundo pode ler-se no artigo, os incidentes terão começado na primeira estação de serviço em que pararam, com o furto de alguns produtos e ameaças aos funcionários que os chamavam à atenção.

«Infelizmente são velhos conhecidos. Por isso, sempre que passam por aqui fechamos a loja e não os deixamos entrar para evitar problemas, mas apanharam-nos de surpresa e ficámos presos. Furtaram e, à saída, o detetor apitou. O funcionário chamou-os à atenção e, então, rodearam-no e empurraram-no... Não foi mais grave porque não quiseram», disse um responsável do espaço.

No entanto, os problemas não terão ficado por aqui. Funcionários de um restaurante próximo relatam que, momentos mais tarde, algumas das pessoas em viagem entraram no espaço e, depois de se dirigirem a uma arca, apoderaram-se indevidamente de algumas garrafas, que acabaram por levar.

Por fim, numa outra estação de serviço, os membros de um dos primeiros autocarros de adeptos portistas terá roubado alguns alimentos e, pouco depois, à chegada de uma segunda viatura, a proibição de entrada terá instalado a confusão, tendo sido arremessada uma das garrafas roubadas anteriormente contra os vidros da estação.

«Parou um autocarro e saíram dois ou três. Mas depois apareceram todos de uma vez e levaram o que podiam. O primeiro autocarro roubou o que quis, mas quando veio o segundo fechamos a porta. Eles ficaram enfurecidos, começaram a colar autocolantes e lançaram algo», explicou um representante da estação." - A Bola.

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Sem dúvida que estes senhores merecem todas as deferências. 
Merecem abraços de árbitros, convites para participar em foruns sobre futebol e ser aceites como gente de bem.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

50M€ para o Gonçalo Guedes! Já tinhamos dito...

Avatar
 ●  22 comentários  ● 
Corria o dia 27 de Agosto e escrevíamos isto sobre o Gonçalo Guedes:

Ja agora, sobre este jogador o Benfica que tenha o bom senão de não repetir o "erro Oblak", tenho para mim que menos de 40/50M€ de cláusula é arriscarmos-nos a que ele saia antes do tempo! Fica o aviso, que infelizmente no caso de Oblak não foi tido em conta a tempo


Hoje o empresário dele desvenda os termos do novo acordo que entrará em vigor no próximo dia 29, quando o Gonçalo fizer 18 anos: 


«Gonçalo Guedes tem contrato até 2019 e a sua cláusula é de 50 milhões de euros. Vários clubes estão interessados, mas ninguém está disposto a responder às exigências do Benfica e, acima de tudo, o clube não quer vender.»

A Bola

Voltamos a reforçar que na nossa opinião isto não quer dizer que acontece porque escrevemos, o que quer dizer é que aquilo que aqui pedimos coincide com a visão do que é melhor para o Benfica.

João Gabriel clarifica a posição do Benfica. E bem.

Avatar
 ●  28 comentários  ● 

"O Benfica faz questão de demarcar-se das palavras proferidas por José Nuno Martins, diretor do jornal “Benfica”, que no programa “Benfica - 10 horas”, exibido no canal televisivo do clube, chamou “palerma” a Bruno de Carvalho, presidente do Sporting.

“É um espaço de opinião que não vincula o Benfica”, afirmou a Record, João Gabriel, diretor de comunicação dos encarnados. Ainda assim, o responsável do emblema benfiquista mostra-se convicto que José Nuno Martins falará desta questão muito em breve, pedindo desculpa ao líder do emblema arquirrival.

“Tenho a certeza de que se tratou de um momento menos feliz e que, mal exista oportunidade, o José Nuno Martins será o primeiro a querer retratar-se”, concluiu o responsável pela comunicação das águias.

José Nuno Martins, note-se, é comentador do “Benfica –10 horas” semanalmente, às terças-feiras." 
- Record.

Recorde-se que José Nuno Martins apelidou o presidente do Sporting de palerma e o ex-bastonário da Ordem dos Advogados e comentador no "Dia Seguinte" da SIC Notícias de bêbado.

Fica muito bem ao Benfica demarcar-se deste tipo de linguagem desadequada e deselegante que não dignifica quer o Benfica quer o José Nuno Martins, que até pelo seu passado deveria ter tido mais bom senso.

Ficamos todos a aguardar pela retratação de José Nuno Martins porque sei que este não é o seu modo de tratar os outros. Mesmo quando se discorda deles.
Fico feliz que o Benfica não se reveja neste tipo de linguagem. 

Nota: Esta posição do SL Benfica coloca as orelhas a arder a todos os que passaram a semana a elogiar as declarações de José Nuno Martins.  


Notícia do jornal parceiro do SL Benfica.

Avatar
 ●  49 comentários  ● 


"Está decidido. Enzo Pérez vai deixar o Benfica em janeiro, sendo o Valência, de Nuno Espírito Santo, o destino provável. O CM sabe que o compromisso está assumido e Luís Filipe Vieira, presidente do clube, não quer repetir os riscos que correu, em agosto, ao travar a partida do médio.

Enzo ficou na Luz, mas visivelmente contrariado, e o seu rendimento desportivo ressentiu-se muito. Só agora, quase três meses depois, começou a dar sinais de regressar ao seu normal. Por outro lado, o jogador festeja os 29 anos em fevereiro próximo e esta pode ser a última oportunidade de a SAD dos encarnados fazer um encaixe financeiro significativo com o internacional argentino.

Enzo está também entre os jogadores que reclamam aumento imediato, isto apesar de ter renovado contrato com os encarnados na época passada e ter beneficiado de um substancial aumento de salário.

Segundo apurou o CM, a saída do jogador não irá implicar a contratação de mais reforços, por haver soluções internas. Fejsa está a recuperar muito bem e deverá regressar à competição em janeiro e Samaris, que tem dado mostras de render muito mais na posição 8 do que na 6, poderá ser o sucessor de Enzo. Outras opções são João Teixeira (19 anos), que será promovido da equipa B após ter sido submetido a um programa de musculação, e Ruben Amorim, de volta em fevereiro após lesão." - Correio da Manhã.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Confiança e preocupações

 ●  32 comentários  ● 

A ANSIEDADE DO MÊS DE JANEIRO


Após o início de época já ter passado, e entrado que estamos na altura em que normalmente os "verdinhos" dizem adeus ao campeonato, confesso que estou com alguma ansiedade pela chegada do mês de Janeiro.

Explico o porquê. Nada a ver com a abertura do mercado de Janeiro, onde acredito que virá alguém, mais como resposta a uma ou outra saída, mas sim pelos regressos de alguns jogadores que considero serem cada vez mais importantes no nosso contexto actual de equipa. 

- ANSIOSO PELO REGRESSO DE FESJA. Já está visto que apesar das qualidades de Samaris, que me parece ser um jogador interessante, ele não é um 6 puro. E o Benfica, neste esquema actual, desespera por alguém assim, apenas e só 6. Que saiba as rotinas, as compensações, e que não goste tanto de ter a bola no pé, que a faça correr. Já nem vou falar de Cristante, pois este miúdo, potencialmente um bom jogador, é um 8 á moda antiga, um distribuidor de jogo. Passes a rasgar, mudanças de flanco, um pêndulo. Não é transportador, como Enzo ou até Amorim. E muito menos 6, falta-lhe agressividade, e devido à sua natureza de encontrar espaços para fazer passes de morte, leva muito tempo com a bola nos pés, e rapidamente lhe caem em cima, prejudicando grandemente a saída da equipa para o seu jogo de ataque. André Almeida assume-se como, nesta fase, a solução que mais garantias oferece à equipa, mas é geralmente preterido, por jogadores que foram contratados para a sua posição.

- ANSIOSO PELO REGRESSO DE SILVIO. André Almeida não pode ser o lateral esquerdo nos jogos onde apanha adversários rápidos e com drible fácil. Como já disseram e bem, um jogador destro adaptado à esquerda está sempre com os apoios do lado contrário, e torna-se complicado adaptar-se ás mudanças de velocidade. Para mais, tem á frente um jogador, o enorme Gaitán, que não defende tanto como Sálvio no lado contrário. Uma coisa é defrontar uma equipa que vem defender o zero á Luz, outra é levar com extremos e laterais ofensivos. Sílvio, vem trazer essa vantagem extra, de um jogador que tanto joga á direita e á esquerda, com a mesma qualidade. Claro que se pode discutir que "qualidade" é essa, mas julgo que é para consenso geral, um jogador acima da média. Com o regresso a 100% de Sílvio, vamos ver finalmente Benito na equipa B, para poder ganhar "calo" em competição. Anda a saltar entre o banco de suplentes e a bancada, fruto das debilidades da equipa, mas como vimos em covilhã, para decepção minha, o Traquina deu-lhe cabo da exibição, sem grande esforço.

- ANSIOSO PELO REGRESSO DE RUBEM AMORIM. Já poderá estar apto para os finais de Janeiro, e assim ganhamos uma solução importante para a manobra da equipa. Equilibra na luta do miolo, e solta-se para o ataque, não tanto como o Enzo, mas é finalmente uma opção, sobretudo nos jogos difíceis, em que é preciso aquele "extra" que para já, nem Samaris, nem Cristante podem oferecer, coisa que nos tem faltado. E julgo que vai assumir grande importância na segunda metade do campeonato (desde que se mantenha saudável), pois se Enzo sair...

- PREOCUPADO PELA POSSÍVEL SAÍDA DE ENZO PERÉZ. Pois é, circula cada vez com mais intensidade que irá sair em Janeiro, como prenda de LIM ao Valência. Mas também já me tinham assegurado que ia sair em Agosto, e por cá anda! Agora, indesmentível, o facto de nem parecer o mesmo Enzo. Apagado em grandes partes da partida, sem o pulmão do costume, e muito, muito nervoso ao longo dos 90 minutos (quando os completa). Não acredito que não esteja a dar o máximo pelo Benfica, mas não ficou indiferente a toda a novela em seu redor, e o facto de ter o futuro em aberto está a impedir que solte a sua influência em campo. O facto de não ter um 6 puro, tem prejudicado a sua acção, o que piora ainda o momento de Enzo. Com Fesja, irá melhorar o rendimento, estou seguro disso. A questão é se estará por cá! Caso não esteja, friso novamente o nome de Fesja. Este vai permitir que Samaris possa subir para a sua posição natural, e juntamente com Amorim e a integração progressiva de Cristante (em jogos mais fáceis, não me queimem o rapaz), o nosso miolo até possa funcionar melhor que agora. A ausência de Enzo pode ser suprimida, com maior ou menor dificuldade.

- PREOCUPADO PELA POSSÍVEL REFORÇO DO PLANTEL. Se é para reforçar com 1 jogador de qualidade, sim senhora, venha ele. Mas lembre-se LFV, já cá temos Jara, Nelson Oliveira, Derley, Benito, Bebé, Pizzi, Sulejamani, e já corremos com Luis Filipe, Djalma. Por isso, se for para soma numérica, estejam lá quietos. Se for para um reforço tipo Jonas, sim senhor.
Aproveito para manter a minha ideia - Não temos central para fazer dupla com Luisão. Jardel e até Lisandro (tenho ficado decepcionado com as exibições)  não me convencem, César é apenas um projecto de jogador, e para mim, Sidnei continua a ser o melhor que temos, tem é de ser recuperado fisica mas sobretudo mentalmente - aqui fica o desafio para o melhor dos treinadores de todos os treinadores. Irá ser por aqui o mercado de Inverno da luz?


O resto... o resto já sabem: CARREGA BENFICA, SINTAM A MÍSTICA!

Um agradecimento especial

Avatar
 ●  28 comentários  ● 

No Name Boys e todos os que os acompanham no seu sector por finalmente terem percebido que os petardos não servem para nada.

Ontem não rebentou nenhum e todos saíram a ganhar com isso. Os adeptos e o clube.
Sem petardos e com uma força fantástica no apoio à equipa durante o jogo e na galvanização do resto do estádio.

Que seja assim de ontem em diante.

Obrigado No Name Boys!!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Tinha de ser assim, na raça e no querer

Avatar
 ●  48 comentários  ● 
Bom jogo, ganho na raça e no querer... Tecnicamente e taticamente não fomos superiores, ganhámos como podíamos ter perdido, mas é também justo dizer que face às limitações visíveis do plantel atual (principalmente para competir a este nível), entrega total era tudo o que podíamos exigir.

Dois jogos jogados contra o Mónaco, 4 pontos conquistados. Era isso que se exigia. Vantagem para o Benfica.

Contra Zenit e Leverkunsen, derrota na primeira "mão" mas ainda com tudo para igualar o “duelo”... e discutir a qualificação...

E terá de ser assim, mais uma vez na luta, com muita raça e a deixar a pele em campo, e de preferência com maior discernimento na hora do remate à baliza.

E quando se fala em raça e querer, não posso deixar de realçar Maxi Pereira... 

Mais uma vez foi ele a dar o exemplo... Acho que ás vezes não te damos o devido valor... Tudo o que de bom fazes já o damos como adquirido... Jogadores fazem-se e desfazem-se... Mas a alma, essa, ou se tem ou não se tem... Tu és o verdadeiro "Jogador à Benfica"! E não é num jogo ou outro, e nem sequer apenas nos grandes jogos! É num sem número de épocas consecuticas, em todos os campos, faça chuva ou faça sol!



Ganhar sem petardos...fora do campo.

Avatar
 ●  10 comentários  ● 


Lá dentro podem petardar a baliza do Mónaco sem misericórida.

Este jogo é a última chance de uma campanha na Champions minimamente digna do nome do clube.

Força rapazes!!!!

Benfica 3 Mónaco 0

Avatar
 ●  7 comentários  ● 

Estes putos são um exemplo a imitar, caros senhores da equipa principal!!!!

Muita preocupação com a "não" aliança

Avatar
 ●  14 comentários  ● 

"Tiago Ribeiro, presidente da SAD do Estoril, e habitual porta-voz dos clubes nos recentes problemas relacionados com a Liga, afirmou que a aproximação de Benfica e FC Porto foi benéfica para a Liga, não a considerando, no entanto, uma aliança, como muito se tem ouvido.

“Aliança é uma palavra mal empregue neste caso, o que há é um consenso, quase geral, dos clubes e Porto e Benfica fazem parte desse grupo. Com ideias comuns, discussão de pontos comuns, e as divergências [entre os dois clubes] tem que ficar em assuntos que não têm convergência”, afirmou o dirigente esta terça-feira, à partida da comitiva do Estoril para a Rússia, onde tem lugar o jogo da Liga Europa diante do Dínamo Moscovo.

Tiago Ribeiro disse ainda que o Sporting não foi excluído do processo pelos outros clubes da Liga, nem considerou a aposta em Luís Duque como qualquer afronta aos leões.

“Acho que o Sporting excluiu-se por conta própria. Fomos buscar uma pessoa competente no futebol amador e profissional, sem rosto de Benfica ou de Porto para que ninguém pudesse dizer nada. É uma pessoa isenta e o litígio com o Sporting não tem nada a ver com isto. Fomos buscar uma pessoa capaz de fazer a Liga funcionar de forma adequada”, rematou." - Record.

É notável a preocupação de todo o universo de apoio a Luis Duque em desmentir qualquer aliança entre Benfica e FC Porto.
Agora é o mui voluntarioso presidente do Estoril SAD que também veio reforçar essa ideia. 
O mesmo Tiago Ribeiro que tinha afirmado que Luis Duque era uma escolha concertada entre Benfica e FC Porto e apresentada aos restantes clubes para ractificação.

Quando vejo Pinto da Costa falar em nome de FC Porto e Benfica, Tiago Ribeiro que fez parte do grupo da bomba de gasolina preocupado em desmistificar a tal Aliança, parece que ou realmente nunca houve Aliança ou então há uma preocupação muito grande em disfarçar algo que nem mesmo os termos "colaboração", "consenso"ou "convergência" conseguem mascarar.

Quais são os únicos interesses que foram afectados nos últimos tempos? Olivedesportos e FC Porto.

Quantas vezes foi escolhido um líder do futebol português, quer FPF ou Liga, nos últimos 15 anos sem a benção ou escolha de Joaquim Oliveira e Pinto da Costa? Nenhum.

Neste momento de vida ou morte para o futuro do "status quo" que domina o futebol português desde os anos 90, vamos todos fingir que acreditamos que Joaquim Oliveira e Pinto da Costa anuíram ao nome de Luis Duque porque estão muito fracos e desesperados.

Eles que têm na FPF um presidente das suas hostes, apanhado em escutas do Apito Dourado a facilitar bilhetes às "deusas", eles que durante 10 anos encheram os bolsos à custa do que NÂO FOI PAGO AO BENFICA no âmbito dos direitos televisivos, eles que conseguiram que fossem invalidadas as escutas que noutro país qualquer os tinham metido na cadeia, eles que são recebidos com honras no Parlamento, eles que têm deputados eleitos a trabalhar em legislação para lhes garantir mais uma década de domínio, eles que nem sequer sanções desportivas relevantes sentiram pela corrupção, sim eles agora não fizeram mais nada do que já foi feito desde Roquette ou Damásio.

Foi assim que solidificaram o seu poder e tem sido assim que têm dominado os chicos-espertos dos clubes de Lisboa que à vez têm servido de capachos do seu poder.

Acredita nas boas intenções de Joaquim Oliveira ou Pinto da Costa quem quer. 

Acredita nas capacidades de Luis Duque, o homem de mão de Roquette durante o período do acordo FC Porto/Sporting, nada mais que um Seara 2.0, quem quer.

Não deixa de ser um sinal dos tempos o facto de que quando o Sporting fazia "acordos", "consensos" ou "convergências" com o FC Porto todo o universo benfiquista o repudiava e os chamava de vendidos.

Hoje quando se trata do nosso clube, já a coisa muda de figura. Bipolaridade? Dois pesos e duas medidas?


Veremos se António Oliveira está certo no que disse.


Luis Duque apresenta o seu projecto ao Benfica.

Avatar
 ●  22 comentários  ● 


Aguiardo agora pelas informações sobre o projecto de Duque que o presidente do Benfica vai certamente partilhar com os benfiquistas depois desta reunião com o candidato que não indicou.

A Aliança (que não é Aliança) de uma história mal contada

Avatar
 ●  22 comentários  ● 
O Benfica emitiu um comunicado a dizer que não há nenhuma Aliança com o FCPorto e que não propôs Luis Duque para a Liga, aliás na linha do que simpaticamente já Pinto da Costa defendera o Benfica dizendo que Luis Duque não foi proposto por Benfica nem FCPorto e contrariando assim quem se orgulhara, talvez precipitadamente, de uma solução de unidade - Luis Duque - e que dissera que foi proposta por Vieira e Pinto da Costa. Não fui eu que o disse, foi o porta-voz oficial de todo este enredo, o Tiago Ribeiro do Estoril.

Mas parece que ninguém propôs o Duque. O Benfica e Porto limitaram-se, segundo ambos, a concordar com um nome que "alguém" propôs. Um nome que nasceu do consenso de todos, mas de nenhum.

E isto é óbvio! E fica então claro que não há Santa Aliança porque Luis Duque é eleito pelo projecto que tem para a Liga. Um projecto que um dia vai ser conhecido, até porque o nome foi proposto dois dias antes das eleições... Já sabemos que por ninguém.

Portanto, ninguém o propôs, ninguém conhece o projecto, ninguém sabe qual é a equipa, mas uma coisa é certa: não há Aliança. Foi tudo por um bem comum para o futebol, um bem que não se conhece mas está lá, só é preciso confiarmos como confiámos na escolha de Fernando Gomes.

Não há Aliança, não há Aliança! Estou a escrever muitas vezes para acreditar com mais força...

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

De Trapattoni a Jorge Jesus: O que mudou em dez anos de Benfica

Avatar
 ●  31 comentários  ● 


Tendo ao meu dispor estes dois plantéis, o de 2004/2005 e o de 2014/2015, o meu onze seria (convido cada um a fazer o seu):

1. Quim
2. Miguel (Desculpa Maxi, mas em termos de qualidade, aquele Miguel era fora de série)
3. Fyssas (não era craque, mas pelo menos era defesa esquerdo)
4. Luisão
5. Lisandro (muito longe de me convencer, mas entre Argel, Ricardo Rocha e Jardel, o nível é muito baixo)
6. Petit (Quero acreditar que Samaris ou Cristante lá chegarão, mas de momento, a minha escolha não pode ser outra.
7. Sálvio
8. Enzo Peres
9. Jonas (arrisco neste apesar de ainda ter visto pouco. Mas a concorrência é fraca)
10. Gaitan (que arrasto para esta posição porque para mim Simão não podia ficar de fora)
11. Simão

No banco:

12. Júlio César
13. Maxi Pereira
14. Jardel
15. Manuel Fernandes
16. Talisca
17. Ola John
18. Sokota (o de antes da lesão nas costas)



As MINHAS conclusões:
1. Partindo do princípio que Luisão esteve nos onzes de Trap e de JJ, dos outros 10 inclui 5 do plantel de Trapatoni e 5 do plantel atual. 50% para cada lado.

2. No Banco, apenas 2 não fariam parte do plantel atual.

3. Muitos apontam como lacuna ao plantel de Trapatoni a ausência de banco, não tanto a falta de qualidade do onze. É um facto, tal como para mim também é um facto que o banco do atual Benfica também é fraco, ou pelo menos não tão forte como já foi.

4. O banco de Trapattoni era fraco porque não havia dinheiro para mais. O banco do Benfica de Jesus é fraco porque o dinheiro foi gasto em escolhas que tardam a confirmar o seu valor. E obviamente, pelos bons jogadores que sairam.

5. Em termos de 11, se o de 2005 era limitado e não permitia sonhar alto, o de 2014 também não permite sonhar muito mais alto. Ok, há mais banco, mas não é o banco que nos dará um onze com mais qualidade, talhado para os grandes momentos.

6. De salientar também que os pontos anteriores não servem para desculpar eventuais falhanços para este ano. Este plantel tem obrigação de ser melhor, porque os valores dos passes dos jogadores e a folha salarial de 2014 não se pode comparar a 2004.



Em matéria de análise dos dois treinadores, aponto as seguintes notas:

1. Trapatoni é um Senhor do futebol mundial, treinador consagrado, mas não pelo que fez em Portugal. O que fez em Portugal não tem qualquer expressão no seu curriculum.

2. Jorge Jesus não pode ser nunca um senhor do futebol mundial, porque o seu curriculum só fala português, e a nível europeu nunca conquistou nada. Mas que não fique triste por causa disso, já que não é um título menor deixar o seu nome gravado na história do grande Benfica.

3. Jorge Jesus devia estar na eleição dos 10 melhores do mundo do ano passado? Podia estar, mas não é nenhuma aberração não estar. Ganhar em Portugal conta pouco lá fora. A nível europeu falhou redondamente na maior prova europeia, e na competição da segunda divisão europeia chegou longe mas não levantou o caneco.

4. Jorge Jesus podia estar entre os 10 melhores treinadores do mundo deste momento? Podia estar. Tem valor para lá estar na minha opinião. Mas se quer lá estar, e ser reconhecido por isso... tem de dar cartas na Liga dos Campeões... ou então devia ter aceite treinar o A.C. Milão, e tentar a sorte com um clube com maior relevo no panorama internacional.

5. Trapatoni teria feito melhor do que JJ com o Benfica dos últimos 5 anos? É possível que sim mas também é possível que não. O curriculum de Trap permite todas as conjeturas.

6. Jorge Jesus teria feito melhor que Trapatoni em 2004/2005? É possível que sim também. Trapatoni fez 65 pontos em 102 possíveis. Não há razão para duvidar que com JJ o Benfica não teria também sido campeão mas com mais pontos conquistados.



Numa outra análise, no fundo o ponto a que quero chegar com este texto, e esta baseada na eleição por parte dos leitores do NGB do melhor onze do Benfica desde o ano 2000 (aqui) em Abril de 2013. O onze eleito foi:

1. Enke
2. Maxi
3. Fábio Coentrão
4. Garay
5. David Luís
6. Matic
7. Ramirez
8. João Pinto
9. Cardozo
10. Aimar
11. Simão

Este foi portanto o onze escolhido pelos nossos leitores. Discutível obviamente, deixar de fora nomes como Di Maria, Sálvio, Luisão ou Saviola mas, foi no que deu a votação de todos. E daqui retiro as seguintes conclusões:

1. Trapatoni teve apenas um destes jogadores: Simão;

2. Jorge Jesus teve a maioria mas, em 2014/2015 também só tem um: Maxi Pereira. Os melhores saíram todos;

3. E daqui a conclusão óbvia de que o melhor Benfica não existiu nem em 2004 nem existe agora em 2014. O melhor Benfica existiu no meio, e este Benfica de 2014/2015 é um Benfica já a perder qualidade em relação ao Benfica de outros anos;

4. A maior vítima disto tudo? Será, claro, Jorge Jesus, quem mais? A não ser que de repente, JJ opere um milagre e consiga colocar muita da mediania que treina na Luz neste momento a jogar à bola a um nível que ainda não lhes vi. Para os adeptos o culpado será sempre só um. Até porque a exigência dos adeptos é máxima e sempre comparada ao passado recente. Mas atenção, que se a época em curso correr bem (como acredito), quero ver quem terá coragem para continuar a pôr em causa os méritos do treinador que temos.

5. Jorge Jesus também não pode apenas culpar a Direção pelas saídas e pela pior qualidade dos ovos deste ano. Alguns reforços escolhidos pelo treinador tardam em justificar o que se pagou por eles, e se de facto querias estar entre os 10 melhores do mundo, porque raio recusaste tu o A.C. Milão meu caro George?!


Trapattoni ou Jorge Jesus? Cada um no seu tempo, dois excelentes treinadores da história do Sport Lisboa e Benfica.


P.S. Num dos meus últimos textos escrevi “...Eu, ao contrario de muitos que aqui escrevem, não tenho agenda...” Alguns aproveitaram a dica para ver nisso a confirmação de algo que já pensavam: Que há agenda da parte de quem escreve neste blogue.

Naturalmente não foi nada disso que quis dizer. Nem sequer me referi aos escribas do blogue. Referi-me a TODOS os que aqui escrevem. E também não entendo o termo “agenda” como “encomenda”. “Agenda” para mim é um propósito claro de atacar ou defender SEMPRE a pessoa A ou B, olhando apenas para o lado dos méritos ou dos deméritos dessa mesma pessoa, não vendo a coisa como um todo e assim enviusando a realidade.

A quem imaginou que havia algo mais, lamento desiludir. Neste blogue não há encomendas seja daquilo que for. Concorda-se ou discorda-se do que se lê, mas aqui todos escrevem pela sua cabeça, sem qualquer ambição que vá para além disto.







ranking