O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Exercício de suposição? Realidade dos factos? Conto de fadas?

. 17 comentários

Não temos que concordar todos com tudo... eu, por exemplo, não concordo com o tópico ácido do Shadows, porém recuso-me, até porque sei reconhecer aqueles indefectíveis que estamos lá em todos os jogos e que investem do seu parco orçamento familiar para que isso seja, possível.

Mas isso leva-me a outra coisa... a um exercício de pura reflexão que gosto de fazer sobre a minha forma de pensar e tentar sair fora dos dogmas que tenho e que tomo como certos para fazer o exercício ao contrário: "E se for o inverso do que penso?"

Então dei comigo hoje de volta ao tema da Liga de Clubes, não escondo que houve umas trocas de opinião com um grande benfiquista, e pus-me a pensar: E se o caso for bem mais simples dos que toda a gente pensa?

Notem que as próximas linhas são um simples exercício de suposição (pelo menos para mim, pois é quem afiance que talvez a verdade não esteja longe desta via).

Imaginemos que o Fernando Gomes, da FPF, na verdade sempre foi um individuo que, sendo grande portista, nunca tal o fez subjugar-se ao "clã" que integrou e, diga-se nunca negou o orgulho de ter servido.

Portanto, imagine-se que ele foi dos que, como atribuem a Luis Filipe Vieira, um dia quis "isolar-se" de Pinto da Costa e construir algo de diferenciador no futebol português. Obviamente que tal não se faz sem a procura de cedências aqui e ali, tentar dar-se com gregos e troianos, mas também procurar marcar uma diferença que construa algo de melhor... poderá até nem ser perfeito, mas melhor.

Com a mesma força imaginemos que não há nesse Presidente nenhuma intenção de ver o futebol nacional polarizado seja de azul ou de vermelho e que até é um tipo que pensa que as estruturas deveriam ser, como eram (ao seu nível) quando ele estava no FCPorto dialogantes e cooperantes sempre mantendo o desígnio da rivalidade, claro, mas saudável.

Bom... isso derrotaria todas as minhas teorias de favorecimento do FCPorto e reforçaria as convicções de Luis Filipe Vieira em apostar em Fernando Gomes para a Liga, primeiro, e para a FPF, depois. Um ponto a favor de Vieira aqui, aliás, dois: O Presidente do Benfica não é doido, pode ter defeitos, mas doido e burro não é de todo. Além disso, será que com Fernando Gomes voltou mesmo a haver titulos "roubados"? Com frieza se calhar, até reconheço que não.

Então mas e a questão da Olivedesportos? Bom... e se todas as teorias aqui estiverem erradas (a minha inclusivé! se bem que não estará aqui totalmente errada) e o que se passou na Liga foi um "chegar à frente" de quem quer ter sempre uma palavra a dizer e passarmos aos orgãos constituidos por todos onde passa a ser dificíl algo acontecer que só beneficie um clube?

Convenhamos: seria uma manobra muito inteligente. Mas oh Benfica by GB então oe o Oliveira? Já é um santo? Não... mas será que ao SLBenfica interessa algum conteudo nacional que não seja os seus próprios jogos em casa? É aqui que, na minha opinião, estou bem mais perto disto do que qualquer outra teoria, pois eu sempre disse que o Benfica nada teria dos conteudos nacionais...

Então quer dizer que isso seria ajudar o Oliveira? Ajudar? Não! Seria simplesmente deixá-lo na guerra dele (os direitos nacionais), não os hostilizar na tal "memória do apoio passado e manter assim sempre uma via aberta para um futuro improvável de centralização em que o SLBenfica ganhasse algo com isso (aqui novamente creio que estou perto disto ao dizer que dificilmente há condições na centralização que sejam melhores que o volume de receitas que o Benfica tem na BenficaTV). Ao mesmo tempo, manter o mais importante: A luta feroz e decidida pelos conteudos internacionais, pois o Oliveira vai acabar por deixar cair alguns por falta de capacidade financeira derivada do descalabro de alguns investimentos e de não ter o principal conteudo nacional que lhe rendia muito dinheiro: O SLBenfica. E se a BenficaTV "sacar" a Liga Europa, Liga Espanhola, F1... ui ui meus amigos!

Na verdade, há quem diga - como eu - que o Benfica nada ganhou com esta "nova Liga" e só ajudou o Oliveira. Há outros que dizem que o Benfica teria muito a ganhar com novos conteudos nacionais. Na verdade não seria nem uma coisa nem outra, pois é verdade que não ganha nada ao nível da Liga e dos conteudos nacionais e poderia não ter viabilizado nada, mas não seria menos verdade que ao fazer parte desta maneira, não ajudaria o Oliveira... limitava-se apenas a não "comprar guerras inúteis" de dificultar a vida a alguém por prazer, quando o pode fazer noutras lutas onde tem realmente a ganhar, o que convenhamos é bem diferente de acordos para viabilizar seja o que for.

Ora, se isto fosse, for, venha a ser (usem o tempo verbal que quiserem), há que tirar o chapéu a um grande estratega no meio disto tudo: Luis Filipe Vieira. Mais uma vez, e em matéria de gestão empresarial tem sido muito recorrente, viu mais à frente e primeiro que toda a gente, ganhando poder sem fomentar inimigos.

É um exercício de suposição? É a realidade dos factos? É um conto de fadas?

Chamem-lhe o que quiserem, mas hoje estive a tarde toda a pensar nisto e como ao contrário de muitos que por aí andam não tenho problemas nenhuns em escrever sobre o que penso, nem espero que as coisas sejam ou deixem de ser para escrever sobre elas, fica aqui o meu desejo: Que 2015 me traga a oportunidade de recordar este texto, com certezas e confirmações, para poder dizer "que tonto fui em me manter agarrado aos dogmas e não quis acreditar que alguns teriam caido".
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

17 comentários

  1. Quem nunca se poe em causa e nunca muda de ideias é q é burro, os restantes sao seres q vao aprendendo, se nos tornamos melhores ou piores com isso, so o tempo o dira, mas o pensamento nao é estatico.

    Nunca fui defensor da ideia de "alianças" ou de "apoios", sempre vi o assunto como uma casualidade de interesses, com finalidades diferentes mas com uma etapa comum, veremos com o tempo se eu tb nao estarei errado.

    Parabens pelo texto, um debate é sempre salutar qd existe um espirito construtivo, opinioes extremistas nao levam a lado nenhum.

    Nelson.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Nem vou comentar, porque na verdade não foi nada disto que "you told me"... seja como for, isto é só um exercício de suposição...

      Eliminar
  3. que te deram de beber para pores tudo em causa'?? :)

    Abraço GB

    PS: Ia te responder de outra forma mas já é tarde :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pus nada em causa. Fiz um exercicio de suposição e que, no final, até nem anda muito diferente do q tenho escrito se puser de parte os dogmas e desconfianças que tenho face ao Gomes

      Eliminar
  4. Sim, GB, a esse teu exercício, ginástica mental salutar, em que falas do Renegado F. Gomes que levou o LFV pela mão, de braço dado ao perdoa-me à Alemanha e à UEFA... junta agora também o Hermínio Toupeira.. o tal que não entra no Dragão, mas que está sempre, passa a vida a comer croquetes na Tribuna do teu Pombal!!!

    "Hermínio Loureiro integra Comissão Executiva da Liga... www.record.xl.pt › Futebol › Futebol Nacional
    14 horas atrás - A direção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) indicou o seu vice-presidente, Hermínio Loureiro, para integrar o órgão de..."

    Depois negam que o SLB não domina o Sistema.. não os tem a todos na mão, aos Vítores Netos, Lucilios,
    Fontelas, Guilhermes, Carraças, Evangelistas, Nunos Lobos, João Rodrigues, Mários Figueiredos, Duques e cenas tristes!!!

    Como se fossemos todos ingénuos e naifs.

    Dos 5 clubes 1ºs classificados jogam, exibem, praticam o pior futebol. Mas vão em 1º com 6 pontos de
    avanço!!!

    Porque será'!

    Hum, hum... pois: "mais vale ter os homens certos nos lugar-chave do que comprar um bom ponta de lança"

    Ah, pois, essa 'escuta' não puseram no You Tube.

    :-)

    Cumptos
    MPV Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que a tua proximidade com o GB já vem de outras luas( Futebolar) mas daí a andares sempre com a mesma conversa e ninguém ter TOMATES para te mandar de volta para a ETAR para reciclares o discurso, já se torna mais preocupante...mas os " benfiquistas de gema d'ovo " é que sabem!

      Catedrático da Picheleira

      Eliminar
  5. "será que com Fernando Gomes voltou mesmo a haver titulos "roubados"?"

    para mim até houve mas a culpa foi dos árbitros que cá andam há muitos anos e que receberam muitos chocolatinhos e envelopes e isso não se muda de um dia para o outro

    já sobre a suposição a mim não me faz confusão porque a composição dos órgãos da FPF indiciava que não houve uma reinvestida do sistema nos órgãos de poder... apesar de o FCP ter garantido que o conselho de justiça era mais próximo em detrimento de cedências noutros órgãos

    já sobre os direitos televisivos há muito que defendo que não é o Benfica que tem de derrubar o Oliveira. O Benfica só tem de defender os seus interesses e se isso coincidir com o enfraquecimento do Oliveira e da sua capacidade de favorecer certos clubes melhor ainda

    se todos os benfiquistas deixassem de assinar a sportv nem que seja por 6 meses era o suficiente para que o imperio caisse... mas para isso nunca houve vontade e sempre se quis passar a responsabilidade para a direcção que tem muito com que se preocupar e quando tomou uma posição sobre os jogos fora de casa os adeptos assobiaram para o ar

    ResponderEliminar
  6. Saia de lá então um Post sobre a venda do Enzo Peres por 25 Milhões.

    "Em Julho de 2014, a Benfica SAD procedeu à transferência dos direitos desportivos e de 50% dos direitos
    económicos do atleta Markovic ao Liverpool pelo montante de 12, 5 milhões de euros."

    "Em Agosto de 2014, a FC Porto SAD procedeu à transferência dos direitos desportivos e de 57% dos direitos
    económicos do atleta Mangala ao Man. City pelo montante de 30,5 milhões de euros."

    Falem também da capacidade de saber negociar. Vidé exemplo concreto:

    Mangala - 57% do passe = 30,5
    Marcovik - 50% do passe = 12,5

    Falem também destes craques

    "No decorrer do início da época 2014/2015, a Benfica SAD efectuou diversos investimentos na aquisição de
    direitos desportivos de atletas num valor global que ascende a 26,3 milhões de euros, sendo de destacar as
    contratações dos atletas Samaris, Cristante, Talisca, Eliseu, Derley, Júlio César, Bebé e Jonas."

    E falem... que:

    Enzo Perez 100% com contrato até 30/06/2018 FOI vendido por 25 Milhões.

    Para ajudar a pagar os Empréstimos:

    Benfica SAD

    Empréstimos bancários

    CGD 9 Milhões
    Banco Efisa 2.9 Milhões
    Novo Banco 86.5 Milhões

    Empréstimos por obrigações não convertíveis

    Benfica SAD 45.000 Milhões
    Benfica SAD 35.000 Milhões
    Benfica SAD 50.000 Milhões

    Outros empréstimos

    Papel Comercial 24.6 Milhões
    Factoring
    BES Factoring 5 Milhões

    Benfica Estádio

    Empréstimos bancários
    Novo Banco/Millennium 2 Milhões
    Novo Banco/Millennium - nova tranche 56.7 Milhões

    E dos mais de 50 Milhões aos Credores, entre os quais devem 7 Milhões ao R. Madrid por dinheiros
    da 'venda' de Rodrigo ao Valência!!!!!

    Falem disso por favor

    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas tens algum problema que actualmente o Benfica seja um clube de boas contas e pague os seus compromissos a tempo e a horas; ou preferes que aconteça como no FCP que todos os anos tem tido problemas de tesouraria o que já levou nestas ultimas três épocas a ter vencimentos em atraso com os seus atletas e colaboradores, a uma queixa de clube de onde veio Mangala na UEFA por incumprimento e ao encerramento de algumas modalidades do clube? Ou então será que para ti o bom mesmo é rasgar contratos e ficar refém da Banca, como é o caso do Sporting... não sei se reparaste a situação económico-financeira destes dois clubes é bem pior que a do SL Benfica. Ou és daqueles que costumas pedir empréstimos já com a ideia de não os vir a pagar?

      Já agora quando falas no excelente negócio da venda de um excelente jogador de 28 anos vice-campeão do mundo pela Argentina que custou 5 Milhões ao Benfica, por 25 Milhões, porque é que não o comparas com os mesmos 25 Milhões de euros que o Real de Madrid pagou pelo campeão do mundo e actualmente o melhor médio centro do mundo e mais novo que Enzo de seu nome Kroos?

      E porque é que falas do negócio Mangala que custou 17,5 Milhões por 50% do passe, os mesmos que o Defour, que saiu por 15M, ambos do Standard de Liége e não falas que na mesma altura o Benfica foi ao mesmo clube comprar o coxo do Witsel por 7,5 Milhões e que o acabou por vender por 40 milhões.... Vá lá vai dar uma vista de olhos aos R&C do FCP e do SLB e depois escreve aqui o que Witsel rendeu ao Benfica e o que Mangala rendeu ao FCP... Nessa altura ou fazes o teu mea culpa... E reconheces toda a tua ignorância; ou já sabemos onde querias chegar.

      Evidencias

      Eliminar
    2. Acerca do passivo... começou-se com 85 milhões, o estádio custou 134 milhões e recebemos 65 de um contrato programa com a Câmara (http://www.dn.pt/desporto/porto/interior.aspx?content_id=2757757) ... creio que o estado terá comparticipado com 30 milhões a fundo perdido (tenho dúvidas, não sei se os 65 já contemplam esses apoios), li noticias que o Caixa Futebol Campus era pago pelo patrocínio da CGD (mas creio que não terá sido bem assim... mas recordo de ter lido algo nesse sentido ou parecido)... notícias do DN revelam que o Benfica terá tido lucros na maioria dos anos, desde 2009, com a transacção de jogadores...http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.dn.pt%2Fdesporto%2Finterior.aspx%3Fcontent_id%3D1370818&h=EAQGNqvb7 ,http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.dn.pt%2Fdesporto%2Fporto%2Finterior.aspx%3Fcontent_id%3D2757757&h=LAQG_e1Oq , http://www.facebook.com/l.php?u=http%3A%2F%2Fwww.dn.pt%2Fdesporto%2Finterior.aspx%3Fcontent_id%3D3251237&h=4AQEhsEnj


      Eliminar
  7. BENFIQUISTA DE GAIA30/12/14 10:13

    o teu raciocinio e bom mas tens que por tudo ao contrario

    ResponderEliminar
  8. BENFIQUISTA DE GAIA30/12/14 10:26

    a grande jorge mendes .........tu e o vieira combinados e so meter para a blusa.......se continuarem assim em pouco tempo sois os mais ricos do mundo....

    ResponderEliminar
  9. Caíste na real! Escusavas era de ter feito figura de urso ao escrever e teimar em milhares de posts idiotas!

    ResponderEliminar
  10. Porto, o clube da fruta! Publiquem, ou só publicam comentários de dragays a dizer mal do Benfica, seus pseudo-benfiquistas?

    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
  11. No ano civil de 2015 vendemos Matic, Oblak, Garay, deixamos ir o Siqueira, Enzo, Markovic, Cardozo e Rodrigo, ou seja 8 jogadores titulares, ainda que Cardozo após a lesão tenha perdido rendimento e deixado de ser titular, mas até à lesão foi decisivo quer no campeonato quer na taça.
    A nivel desportivo, tirando a epoca passada, não se tem notado um impacto tão grande como seria suposto, pois com JJ nunca ganhamos mais que 2 titulos (a excepção a confirmar a regra foi o ano passado) na mesma epoca (e mesmo dois apenas no seu primeiro ano), portanto este ano estamos em linha com aquilo que tem sido estes ultimos 7 anos e já explico porque digo 7 anos, e em parte não se nota porque o nivel do nosso campeonato é tão baixo que dá para tudo, 90% das equipas do nosso campeonato não têm nivel e qualidade nenhuma, e o futebol dos dias de hoje está completamente desvirtuado, por varios factores, sem interesse, devia ser um case study, com condições muito melhores que antigamente o futebol dos dias de hoje não chega nem aos calcanhares do futebol dos anos 70 e 80, em aspecto algum,seja qualidade dos jogadores, assistencias, interesse, emoção, etc falo do que vi e vivi
    A nivel financeiro mesmo após tanta venda o valor do passivo quase que nem mexe, para onde foi o dinheiro? alguem que explique, e isto mesmo ultrapassando os valores de receita em varias areas, deve ser um misterio, isto mesmo não precisando de vender, como nos andam a vender há anos.
    Falei nos 7 anos porque com Vieira o Benfica sempre gastou fortunas, para o nosso meio, e obteve resultados muito curtos tirando um fogacho ou outro, taça do Camacho e campeonato do Trap, mas de há 7 anos para cá o investimento intensificou-se com o Benfica a atingir e a bater sucessivamente ano após ano o seu orçamento para o departamento de futebol. O primeiro ano foi com Quique, deu uma taça da liga e depois foi-se intensificando com JJ, mas continuamos à excepção do ano passado a viver de fogachos.
    Acho que nestes ultimos 7 anos perdemos varias oportunidades de ter ganho um titulo europeu, nâo a Taça dos Campeões, mesmo roubados, nem contra um banal Sevilha conseguimos quebrar o enguiço, mostrando JJ que a nivel europeu é um treinador normal, bom cá dentro, mas tambem beneficiando de recursos financeiros que mais nenhum treinador teve no Benfica, pelo menos dos que vi e de recursos humanos nos ultimos 20 anos.
    O estadio, que me perdoem, mas não gosto deste estadio da luz, efeitos de quem teve o privilegio de ter estado mais de duas decadas a frequentar o maravilhoso e monumental estadio da luz, o verdadeiro, o museu, centro estagio, BenficaTV (indigna dos valores do Benfica, com certo tipo de pessoas que lá gravitam e mesmo com o modus operandi da mesma, a qual confirmei com jornalistas da Benfica TV, que se limitaram a dizer que apenas cumprem ordens, em minha casa apenas quando era oferecida, pagar para assistir aquele triste espectaculo nem em sonhos)) etc, etc, são coisas boas que muitos gostam, mas que só ganham importancia e dimensão quando o Benfica voltar a atingir o nivel desportivo que já teve outrora, é que outros clubes têm o mesmo, não somos caso unico, se somos primeiro ou não, nem sempre é relevante ser o primeiro nestas coisas, ser primeiro apenas o é em campeonatos ou outras competiçoes.
    Quanto ao Enzo não foi o Enzo que foi mal vendido, mal vendidos foram o Oblak e o Markovic e o Rodrigo, porque ainda eram novos e o Benfica devia tirar mais partido desportivo deles, para mim a vender deviamos utilizar a regra do First In First Out, mas isto é apenas a minha opinião, porque senão andamos a viver de fogachos, há 20 anos que é assim.
    Apenas 3 vezes nos 4ºs de final dos campeões, 2 finais da liga europa, 3 campeonatos, 2 taças, o resto das taças é para fazerem de cinzeiro no museu, servem apenas para fazer numero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. " o resto das taças é para fazerem de cinzeiro no museu, servem apenas para fazer numero"

      The last but not the least, assim poderiamos resumir no último parágrafo o ensaio pseudo-literário típico do "benfiquista" que ficou parado no tempo, só que os velhos do Restelo perderam o comboio e não cabem mais num mundo em transformação permanente... temos pena !

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking