O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 29 de novembro de 2014

A culpa

. 50 comentários
Quem são os culpados? Vamos lá! Digam os nomes. Essa é a pergunta sacramental. Basta ver os meus comentários ao meu texto de ontem, para perceber que os nossos leitores não querem falinhas mansas. Não, os nossos leitores querem sangue, medidas drásticas para um futuro melhor, futuro esse que tem de começar já hoje.

O problema destas leituras radicais e muitas vezes extremistas, é que são leituras a quente, movidas por paixão, com emoção mas muito pouca razão.

Os nossos leitores querem portanto que eu diga um nome: Que diga claramente que a culpa é do Jorge Jesus ou do Luís Filipe Vieira por exemplo. Mas será? Será que quando se fala em culpados, basta atirar um nome para resolver o problema?

É que se a culpa de um desaire na Liga dos Campeões for assim tão facilmente identificável, então será fácil, bastando pois substituir essa ovelha negra no rebanho encarnado, garantindo logo aí resultados positivos a partir daqui.

O treinador
Estará pois alguém, daqueles ávidos por encontrar culpados, em condições de garantir uma coisa dessas? Alguém garante aqui que a culpa é do Jorge Jesus e da substituição do Talisca, e que vamos, com o Manuel ou o Tozé ao leme do futebol encarnado, conseguir alcançar a final da Liga dos Campeões no próximo ano ou até, coisinha pouca, conseguir ser campeões nacionais este ano?

O Presidente
Assunto que se arrasta há anos. Muitos não gostam. Muitos criticam. Eu gosto e desgosto. Admiro muito do que tem feito pelo Benfica a nível estrutural, mas não lhe reconheço, dentro dos meus limites de conhecimento, qualquer mestria em termos de conhecimento futebolístico. A nível pessoal, quando o ouço dizer, como já ouvi, que a partir de agora vai acompanhar o futebol mais de perto e gerir a pasta, o pensamento que me vem logo à cabeça é: “Pronto, agora é que estamos tramados.”

Sem ir muito mais para trás, lembro aqui o dossier Cardozo, que se arrastou desde Maio até 31 de Agosto do ano passado. 4 meses (!!) de sai não sai, 4 meses de Benfica a desvalorizar publicamente um "produto" que pretendia vender, Jorge Jesus a preparar uma equipa para jogar sem ele, um começo de época difícil com exibições confrangedoras e falta de golos, e o público na bancada a assobiar, a reclamar por Cardozo, a tomar partido pelo paraguaio ou por Jorge Jesus, a criar uma guerra injusta, uma granada pronta a rebentar nas mãos de JJ fruto de uma guerra que não era sua. Incompetência no seu ponto mais alto!

Dito isto, entre as qualidades e os defeitos do Presidente, nunca vi opção a LFV, como tal, qualquer discussão que se queira ter, cai em saco roto.

Rui Costa
É difícil falar de Rui Costa. Para mim pelo menos que conheço pouco. Raramente aparece, raramente se percebe realmente aquilo que faz no Benfica. Está no departamento de recrutamento, segundo consta, mas precisava de saber mais de quem são as aquisições chegadas à Luz por sua mão para poder avaliar o seu trabalho.

É um grande Benfiquista, que jogou muito poucas épocas na Luz, como futebolista foi extraordinário, como Diretor Desportivo (ou lá o que isso é) estou muito longe de pode avaliar se é a pessoa certa para o Benfica.

Jorge Jesus
Volto a falar de Jorge Jesus por consequência do que escrevi acerca de LFV e Rui Costa. Será Jorge Jesus apenas o treinador do Benfica? Será que as 5 épocas de Jorge Jesus na Luz e as vendas milionárias todos os anos não entram na equação quando se admite substituir o treinador? Sobreviveria o Benfica sem estas vendas?

Tirando Jorge Jesus ao Benfica, onde fica o conhecimento em matéria de conhecimento futebolístico? Em LFV?! Não me parece? Em Rui Costa? Tenho dúvidas. Há mais alguém? Não conheço.

Jogadores
Será deles a culpa? A culpa não é deles. Não é deles a culpa se um ou outro jogador mais fraco entrou no Benfica. Se cá estão é porque alguém os quis. Mas aqui sim, é o único campo em que substituir um jogador por outro, pode dar resultados imediatos. Lima neste momento é um jogador a menos. Daqueles pés não saem golos e Cardozo já se foi por exemplo.

É garantido que se amanhã o Benfica conseguir contratar Ronaldo, muitos mais golos vão aparecer, muito mais vitórias, Jorge Jesus voltará a ser bestial, e LFV o presidente dos presidentes.

A culpa
A culpa nunca é de um homem só.

No fim, no fim das épocas como aqui já escrevi muitas vezes, ganham QUASE sempre os planteis mais ricos, com os jogadores mais caros, com os ordenados melhores.

Podemos aqui discutir a culpa de toda a gente, mas a regra é essa. Os melhores planteis ganham QUASE sempre, independentemente dos presidentes ou dos treinadores que se tem.

Tem o Benfica este ano o melhor plantel em Portugal? Não, não tem, e será natural que não ganhe.

Tem plantel para a Liga dos Campeões ou para vencer uma Liga Europa? Também não me parece que tenha.

Vamos encontrar culpados ou despedir gente no Guimarães se este não chegar ao título nacional? Evidentemente que não, porque em Guimarães há noção dos seus limites, coisa que no Benfica não há. No Benfica é mais difícil gerir a gestão de expectativas dos adeptos. Porque no Benfica exige-se sempre que se ganhe, somos sempre os maiores, independentemente de termos ou não condições de o conseguir.

Quando não se ganha, quer-se culpados, despedimentos, medidas drásticas. Será essa a solução? Raramente o é!

O ano passado o Benfica tinha o melhor plantel e obrigação de ganhar. E ganhou.

Este ano, na minha opinião não tem. Pode ganhar, tem a obrigação de tentar, estamos na frente, mas há clubes com mais obrigação (condições) de o conseguir.

Que os adeptos se regam pela emoção é compreensível. Que os responsáveis pela gestão dos clubes também o façam é inadmissível.

Em resumo: os melhores planteis ganham QUASE sempre! Temos o melhor plantel de Portugal neste momento? Não temos.

Em vez de se falar em culpados, cabe a LFV criar condições financeiras para que rapidamente o Benfica volte a ter o melhor plantel de Portugal (e aqui falam os euros), pois aí sim, com Jorge Jesus ou o Tozé, estaremos sempre muitos mais próximos das vitórias que ansiamos.


A culpa? A culpa muitas vezes está nos outros que são melhores!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

50 comentários

  1. Minha e de quem aqui comenta e que nao e.Eu ja disse a minha opiniao, ou seja a culpa esta repartida por 3 pessoas principalmente ( LFV,JJ e Rui Costa).Nao aceito e muitas vezes tenho aqui escrito isso, que so se critique, mas e evidente que nem tudo esta perfeito. Para mim a politica de contratacoes e defeciente a muitos anos e isso tem efeitos nos resultados desportivos e financeiros.Agora quando veem com "aliancas" e outras mentiras inventadas nao contem comigo para ficar calado.

    ResponderEliminar
  2. O REDMOON tem que ser alvo de um Decreto da Direcção deste blogue, para que nos delicie com um (pelo menos) artigo por dia!!!
    Tenho dito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. APOIADO :)

      Já defendo isto há muitos anos:
      "Em resumo: os melhores planteis ganham QUASE sempre!"

      Quanto a isto:
      "Temos o melhor plantel de Portugal neste momento? Não temos."
      Se sair alguém, só pode sair Enzo Perez, tem de chegar um ponta de lança, talvez um lateral esquerdo e a questão do central tem de ser devidamente analisada. São as 3 posições em "quebra".

      Eliminar
    2. Benfica Eagle,

      E aqueles post´s anteriores em que releva a saude financeira do Benfica? Será que após este abandono precoce do Benfica da Europa, há necessidade de vender? O Enzo chegará para cumprir as obrigações financeiras no curto-prazo?

      A ausencia da montra Europeia, motivará Enzo, Gaitan ou Salvio?

      E o que dizer da politica desportiva da actual temporada?

      Oblak vendido, no limite chega o "jovem" Julio Cesar!

      Não exercida a opção de compra de Siqueira em Maio, contratado Djavan e Benito, entretanto o primeiro seguiu para Braga. Eliseu quando em Maio estava a custo 0, foi contratado posteriormente com custos!

      Rodrigo vendido em Janeiro, chega em Setembro Jonas, e este nem foi inscrito na Champions!

      Fejsa, lesionado desde Abril, porém, o 6 "armário", apenas com funções defensivas, para equilibrar a equipa, como tão bem gosta Jesus, não foi contratado, e chegaram Samaris e Cristante por meros 16 M€, mas nenhum deles é um puro 6, e com as caracteristicas pretendidas por Jesus!

      Bom, provavelmente esta será uma politica desportiva assertiva, organizada, e que sobretudo prepara atempadamente as necessidades do plantel.

      Manuel Antunes ( Cova da Piedade )

      Eliminar
    3. Por muitas voltas que se de, é essa a verdade, por muito que nos custe a aceitar.

      Ate Maio discutiremos as falhas, as arbitragens, os roubos deste e daquele, mas no fim... Quem mais investiu ganha quase sempre.

      Quando se reduz o futebol à sua essência, percebemos que tudo é muito mais simples do que parece.

      De vez em quando ha uma excecao, tipo o Atletico de Madrid em Espanha, mas a regra é quase cientifica.

      O treinador pode fazer a diferenca numa guerra entre duas equipas equilibradissimas, mas quando a diferença é assinalavel, o treinador so serve para ser o escape da ira dos adeptos.

      Viriato: para escrever mais só com oferta de imperial e sandes de courato :))

      Eliminar
    4. Alex Silva29/11/14 16:44

      RedMoon, eu pago a imperial e a sandes. Cumprimentos

      Eliminar
    5. Caro Manuel Antunes a saúde financeira do Benfica está bem e recomendasse se compararmos com as situações dos nossos principais rivais; agora como é reconhecido pela própria direcção há muito caminho a percorrer; mas como sabe em qualquer actividade económica o investimento é uma das principais alavancas da mesma e que bem planeada e bem gerida, nao sómcompensa, como pode ser essencial para nos distanciar da concorrência de forma positiva.

      Quanto á saída da Europa penso que para o orçamento ser cumprido na íntegra, vai que ter de haver compensações de outras rubricas; atenção que não estou com isto a dizer, que se tal não acontecer que o Benfica vá apresentar prejuízo, o que digo é que penso que o orçamento foi elaborado tendo em conta uma participação europeia a outro nível.

      Quanto a venda de jogadores, como sabe o orçamento já contempla uma rubrica a contar com um determinado encaixe de venda de jogadores; portanto tudo terá haver com esta rubrica orçamental; se é ou não cumprida, ou se o encaixe possa ser superior ou inferior ao previsto.

      Os bons jogadores e profissionais sabem bem como se auto-motivarem; veja bem o que é que aconteceria se os jogadores do FCP se deixassem desmotivar porque sabem que as suas possíveis conquistas são compradas e não conquistadas? Ou como é que um jogador do Sporting com qualidade se poderia motivar num clube que normalmente pelo Natal, já só conta para o totobola?
      Salvio, Gaitan e Enzo só de representar um dos melhores clubes do Mundo e o melhor e maior de Portugal já é tónico suficiente, não acha!

      Quanto á política desportiva foi condicionada e muito por alguns factores incontroláveis, como as saídas não previstas e de ultima hora de Oblack e Markovic e de lesões indesejáveis; o que ajudou sem dúvida a ter que alterar em cima da hora alguns dos planos inicias, mas também de contingência; como infelizmente o Benfica não é um clube rico; tem que actuar consuante as boas oportunidades de negócio surgem... se algo poderia ter sido feito de diferente para melhor... claro não há soluções infalíveis de erro.

      "Oblak vendido, no limite chega o "jovem" Julio Cesar!"
      Como sabe ou deveria saber Oblack é que forçou ao limita a sua venda; Julio César foi uma boa opção dentro daquilo que o Benfica necessitava no imediato e dentro das contingências do mercado na altura da sua contratação. Quanto ao DE o não exercer a opção de compra de Siqueira é um excelente acto de gestão; quanto ao Benito, ainda é cedo para afirmar se foi ou não uma boa aposta; já quanto ao Eliseu e Djavan, o próprio presidente do Benfica reconheceu que houve falhas no processo de aquisição de Eliseu e que custou dinheiro, quando deveria ter custado zero e que levou á posterior dispensa de Djavan

      Quanto a Jonas; quem acompanhou o processo de aquisição deste jogador, sabe que foi a terceira alternativa que o Benfica em relação a outros dois jogadores mais novos e com mais potencial de valorização que o Benfica entretanto não conseguiu assegurar; enquanto Jonas só já mais tarde ficou disponível a custo Zero e mesmo,assim levou tempo demais aceitar as condições propostas muito mais baixas daquelas que usufruía no Valência.

      Quanto aos médios, como deves saber, nenhum jogador que desempenhou ou desempenha aquele papel no Benfica; chegou, viu e venceu; todos eles passaram por um trabalho de adaptação e crescimento até corresponderem as exigências que JJ quer ver cumpridas por quem desempenha aquele lugar. Javi, Witsel, Matic, Enzo e o próprio Fejta são exemplos do que acabo de escrever.

      Eliminar
  3. Da minha parte pareceme se acordo com o que escreveu o redmoon,para não falar a quente por emoção ou outros sentimentos eu acho que culpas deveram ser atribuidas no final da época,e se por exemplo ganharmos o triplete?bem sei no entanto que vai começar a haver assobiadelas na luz sempre que uma bola for à trave,ou repararem no chesseburger com os calcoes do luisao cheio dá swag a passear no campo.no fim da época será o momento ideal.melhor plantel?tinha dito na altura da pré época este plantel para consumo interno dá para fora não dá,e nem tinhamos o jonas que se tornou na arma secreta que se andou a ambientar e começa o campeonato apartir de amanhã.opresidente têm dado condições para se trabalhar mas a época foi mal preparada ,e sim também acho que de futebol não percebe muito,nem todos podem ser borges coutinho que era de louça totalmente diferente.enfim eu acho que vamos ganhar tudo em portugal.e você redmoon acardita?miguelgomes

    ResponderEliminar
  4. o Benfica tem o melhor plantel e os melhores jogadores, e mesmo que nao tivesse (mas tem), tem qualidade mais do que suficiente para ganhar todos os titulos internos.

    nao há desculpas exige-se novo triplete.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois tem, até tem a melhor equipa para ganhar ao berlinde, ao pião, ao chiquilho, aos matrecos, ao botão
      à cabra cega, à pesca da sardinha etc..
      Isto é que vai uma crise hein - pois é, tem pai que é cego.

      Eliminar
  5. grande, grande texto. a última frase é fundamental, é que raramente as pessoas se lembram disso, porque não têm cultura desportiva!

    tivemos um dos grupos mais fortes que a champions já viu - normalmente todos os grupos têm um maribor ou um BATE, às vezes até têm dois! nós apanhámos a equipa mais forte do pote 3 e a mais forte do pote 4. as 3 com orçamentos superiores ao nosso, as 3 todas somadas apenas venderam 2 titulares! nos vendemos 5!!!!

    e a jornalada... a adorar!

    ResponderEliminar
  6. Fantástico como a aculturação dos métodos dos escutados corruptos desportivos caminha há 15 anos e durante o mesmo período de tempo temos toda a Família Benfiquista dividida... O Povo em crise necessita mesmo de levar com a bola na cara ?!

    @ Viriato de Viseu, glorioso abraço

    BTT

    ResponderEliminar
  7. Se ganham quase sempre os melhores plantéis, então não percebo porque é que há treinadores melhores e piores. Basta construir um plantel de luxo, meter um manequim no banco a fazer de treinador, e deixar o plantel superior fazer as coisas.

    ResponderEliminar
  8. Ou seja, Jorge Jesus não está cá a fazer nada. Se o melhor plantel ganha quase sempre, mais vale Jesus saír, e aplicar esses 4M em salários de jogadores. Porque quase sempre basta ter o melhor plantel; o treinador não interessa.......Certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes tentar ignorar a realidade, mas essa nao mente.

      Eu posso nao conseguir adivinhar oa resultados desta jornada, mas garanto te que se te disser os campeoes das ligas europeias deste ano, acerto em quase todos. E tu tambem. Daqui ate lá é entretenimento, no final ganham quase sempre os mesmos.

      Um bom treinador é um bom treinador. E PODE fazer a diferença. Mas garanto te que o Mourinho no Leiria nao ganha nada, por muito bom treinador que seja.

      Tal como na Formula1, um bom piloto ppde fazer a diferenca, mas o carro que guias é muito mais decisivo.

      O Daniel Riccardo na. Toro Rosso nao ganhou nada pois nao. Deste lhe um Red. Bull e bateu o Vettel.

      Tambem na formula 1, o melhor carro ganha quase sempre.

      Eliminar
    2. Então volto a perguntar: para quê pagar uma fortuna a um treinador como Jorge Jesus? Porque não ir buscar um baratinho e canalizar tudo para transferências e salários de jogadores? Segundo a tua tese, isso seria praticamente garantia de sucesso.

      Eliminar
    3. No caso do Jorge Jesus, além de pôr o Benfica a jogar um futebol atrativo, valoriza bastante os jogadores. Sempre a falar do que ganha o treinador esquecendo as mais valias em vendas que o próprio proporcionou?

      Eliminar
    4. O Jorge Jesus, queiras ou nao queiras, paga-se a si proprio todos os anos com os jogadores vendidos que saem das suas maos! Jukgas que isso nao conta quando lfV decide? Conta muito.

      Sairiam na mesma com outro treinador qualquer? Nao te possp garantir que nao, mas isso ainda está por ver!

      Jorge Jesus sabe treinar, sabe formar. Porque julgas tu que Mourinho, so da Luz ja levou 3? Porque das maos de Jorge jesus saem jogadores que sabem o que fazer em campo. Chegam a Madrid ou londres e ja sabem o que fazer em campo!

      Nao vou dizer que isso tem de ser o essencial num treinaor do Benfica. Mas la que conta, conta. E muito.

      Eliminar
    5. Mas porque é que continuas a fugir ao principal da questão? "O melhor plantel ganha quase sempre". Volto a perguntar: para quê ter um bom treinador, se basta ter bons jogadores?

      Eliminar
    6. Eu não disse que basta ter bons jogadores, isso são palavras tuas.

      O que eu disse foi que os plantéis mais caros, nomeadamente os plantéis com ordenados mais elevados ganham quase sempre! E isto não sou eu a dizer, há estudos sobre isso.

      Não me viste escrever em lado nenhum que o treinador não era importante. É importante, mas a qualidade do plantel é mais determinante.

      O Mourinho do FCP era provavelmente o mesmo do Leiria. Ganhou alguma coisa em leiria? Pois!

      Eliminar
    7. Isso é desconversar, porque estás a comparar tostões com milhões.
      Mas engraçado falares do Mourinho, que ganhou uma UEFA e uma CL seguidas no porto. E ainda ganhou outra no Inter. Em nenhum deles tinha os plantéis mais caros.

      Eliminar
  9. João Oliveira29/11/14 14:38

    Posso deixar aqui muitas causas.

    A primeira. Todas as equipas no grupo do Benfica são mais poderosas financeiramente que o Benfica. É engraçado que ninguém se lembre disso quando o Benfica perde na champions mas seja constantemente relembrado o contrário quando vence no campeonato.

    Depois temos também "enfraquecimento" do plantel. Quando se perdem jogadores leva-se tempo a colocar a equipa a funcionar como o treinador pretende. O Benfica em Monaco ou no Zenit já foi bastante diferente do Benfica da 1ª e 2ª jornadas da Champions. Incomparávelmente mais coeso. Nesses 2 jogos fora o Benfica teve mais oportunidades para vencer os jogos que o adversário mas não as concretizou. Mas aí está. Mesmo com o azar desses 2 jogos tivesse vencido o primeiro jogo em casa estaria só dependente de si para passar o grupo.

    Outra razão pode ser a lesão de Ruben Amorim. Amorim sabia as ideias da equipa e iria ser a moleta de Samaris (Cristante não teria vindo caso Ruben não se tivesse lesionado gravemente) nesta primeira metade da época. O maior problema do Benfica continua na posição 6 onde tem que jogar com um jogador que não está habituado às ideias da equipa. Vejam o que aconteceu no golo do Zenit no último jogo. Jardel saiu da posição para ir dobrar o lateral esquerdo e Samaris não percebeu que tinha de ocupar a posição deixada por Jardel. Resultado: apareceu Danny nas suas costas a ter só de empurrar para a baliza.

    Jesus também pode ser considerado culpado uma vez que não quis colocar André Almeida a número 6 nestes jogos de Champions. Não sei a razão ao certo mas desconfio que teve sempre a ver com a prioridade de dar minutos a jogadores com mais potencial para a posição. Cristante foi mesmo utilizado a titular num desses jogos. Claramente Jesus optou por fazer experiências na Champions mesmo sabendo que poderia correr mal.

    Existem também opções que jogadores do Benfica tomaram em certos jogos que poderiam ter tornado tudo muito diferente. Salvio em 2 jogos e momentos cruciais desses jogos teve a oportunidade de dar a bola aos colegas para encostarem para a baliza mas tentou nas 2 marcar o golo com o ângulo reduzido. Já tinha feito o mesmo no jogo com o Sporting na Luz.

    Por fim as arbitragens. A dualidade de critério disciplinar na maior parte dos jogos foi gritante. Para além disso houve um penalti por marcar do tamanho do mundo na luz contra o Zenit que poderia relançar o jogo e um mal marcado contra o Benfica em Leverkusen quando tinhamos acabado de o relançar. Em Liga dos Campeões estas coisas são fatais.

    Agora o que não entendo é a histeria em torno da eliminação. Sendo realistas dificilmente venceriamos a competição. Basta olhar para os ultimos 10 anos e perceber que o melhor que equipas portuguesas conseguiram foi em 3 ocasiões chegar aos quartos-de-final. 2 vezes o Benfica e uma o Porto. Muito menos percebo quando estamos num grupo com 3 equipas muito mais fortes financeiramente do que nós. Quanto ao resto temos tudo para vencer o que vencemos no ano passado. E desta vez temos a vantagem de poder preparar melhor os jogos do que na época passada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos dos que procuram agora culpados disseram em agosto que com este plantel iríamos lutar pela manutenção. Outros que na mesma altura apelidaram o Talisca de flop acham agora que foi a substituição dele que provocou a derrota na Rússia. Coerências... A verdade é que o Benfica fez um grande esforço financeiro há um ano que nos permitiu o triplete. Esta ano a palavra é contenção, a aposta o bi-campeonato. Vamos receber menos dinheiro da Europa, é verdade, mas se no final ganharmos o campeonato, então valeu a pena.

      Eliminar
    2. O Mónaco perdeu aqueles que eram, "só", os seus dois únicos jogadores de classe mundial, e entrou numa espiral de claro desinvestimento, tem um treinador que muiros benfiquistas ridicularizavam quando estava no sporting, e mesmo assim prepara-se para passar aos oitavos.

      Eliminar
    3. Prapara-se para passar... mas ainda não passou.

      E na Liga Francesa está em nono! Ah grande Mónaco!

      Eliminar
  10. Milagres só o Santo António... E esse já morreu há muito!
    Ainda hoje não consigo perceber porque motivo o Sr.Gutmann não conseguiu ser campeão europeu no Fóculporto...

    Porteiro do Inferno

    ResponderEliminar
  11. "O problema destas leituras radicais e muitas vezes extremistas, é que são leituras a quente, movidas por paixão, com emoção mas muito pouca razão"

    Vou começar por esta tua afirmação com a qual eu concordo plenamente, pois esta é a essência do futebol e dos seus adeptos que sobrepõem sempre a paixão e a emoção á razão, seja nas vitórias ou nas derrotas; os Benfiquistas não são diferentes neste aspecto de todos os outros.

    Agora o que não admite em alguém que se diz Benfiquista é aproveitar esta onda para lançar veneno e querer fazer sangue de acordo com os seus ódios pessoais, mesmo que isso vá contra os interesses superiores do Benfica; para mais quando actuam de forma fria e calculista de acordo com os seus objectivos e agendas pessoais.

    O discurso é sempre o mesmo, destrutivo e divisionista, independentemente dos resultados alcançados; atenção que não estou a falar só nos resultados desportivos, estou a falar de todos os resultados, sejam estes de gestão ou outros. A hipocrisia e a má fé destes que se dizem Benfiquistas, vai ao ponto de se comportarem tal e qual como hienas, quando pressentem que a sua presa poderá ficar numa posição mais vulnerável, começam a rondar de véspera e se tudo correr como eles desejam, então lançam-se perante a presa de forma selvagem.

    Felizmente Redmoon tu és sem dúvida um dos nossos; sabes opinar e criticar de forma construtiva aquilo que achas que não está bem, ou que deve ser melhorado; mas nunca tentando dividir Benfiquistas em iluminados e em Carneiros; ou colocando o bom nome do Benfica e todos aqueles que o representam na lama; pois sabes que os interesse superiores do BENFICA se sobrepõem a todos os outros e que o Benfica é um clube PLURAL mas UNO. Dai todo o respeito que tenho por ti, pese embora nem sempre partilhe da tua opinião.

    Em relação ao que escreves hoje, posso te dizer que só não estou totalmente de acordo; porque conheço aquilo que tu como confessa não conheces; o excelente trabalho desenvolvido pelo Rui Costa.

    Um bem haja e escreve mais, pois sem dúvida que és uma lufada de ar fresco na forma de ver e pensar o Benfica tendo em conta os teus parceiros de Blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu comentario.

      Em relacao ao Rui Costa, aceito o que dizes. Eu, como digo, nao o ouco falar nem o vejo fazer muito. Gostava de o ver mais ativo. Mas tambem entendo que a melhor forma de proteger estas figuras "invisiveis" mas importantes nos clubes, é trabalharem apenas sem procurar protagonismo.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Não tens que agradecer; eu que te fico grato pelo teu Benfiquismo; pois de anti já me bastam aqueles que são de outros clubes.
      Quanto ao Rui Costa acabaste de dizer tudo; Rui Costa sabe melhor que ninguém como se gere as ambições, vaidades de um jogador de futebol, mas igualmente também sabe como se deve gerir uma relação entre jogadores, equipa técnica, estrutura directiva, até ao roupeiro para fazer desse conjunto uma só equipa onde todos dão o seu melhor e remam para o mesmo lado.... Já reparaste que desde que ele assumiu cargos directivos, não há jogador que esteja ou saia do Benfica que comente que se vive dentro do plantel um óptimo espírito de camaradagem e equipa... e dá para perceber que não é conversa para agradar Benfiquista. Por exemplo LFV no caso aprendeu muito com ele e não o contrário; hoje LFV sabe muito bem os timings de quando tem que exigir e quando tem que dar... e os jogadores não o esquecem... Basta ver o que aconteceu com Enzo, mas tb com Cardozo. Já agora por acaso sabes quem é que o Rui Costa gostaria de ter trazido para o Benfica aquando do processo de escolha de treinador que acabou em Quique Flores? Porque sempre achou que era dos melhores treinadores do mundo e aquele que melhor se enquadrava naquilo que o Benfica na altura necessitava em todos os aspectos.... ANCELOTTI

      Cumprimentos

      Eliminar
  12. Mas culpados de quê? dE ESTAREM EM PRIMEIRO NA lIGA? ou de serem os detentores de todos os titulos nacionais? Tende juizo pá e ide ao cinema.

    ResponderEliminar
  13. "(...) Porque no Benfica exige-se sempre que se ganhe (...)

    Acreditas mesmo nisso? Se assim fosse, vieira já estaria na rua há muito. Ou consegues explicar a exigência quando se ganham 3 campeonatos em 15 anos? Se calhar a culpa ainda vai cair no Vale e Azevedo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Oliveira29/11/14 18:29

      Tu consegues explicar a histeria toda que por aí vai a pedir a cabeça de Jesus, Vieira e afins quando o Benfica é o actual detentor de todos os titulos nacionais e quando está na frente dos seus "super" rivais? Se não é exigência pedirem que o Benfica ultrapasse equipas com um orçamento muito maior do que o seu então não sei o que é exigência para ti.

      Eliminar
  14. Ganham os melhores plantéis, donde, essa coisa dos campeonatos conquistados à custa do Apito Dourado já foi apagado da história para justificar as santas alianças de hoje?
    Está-se a falar de procurar culpados. Nem sempre a corda parte para o lado do treinador, mas no Benfica a corda deve partir para que lado? Se não temos o melhor plantel Jorge Jesus já pode ter desculpas. Se temos o melhor plantel e ganhamos Jorge Jesus tem que ser levado no andor. É isto?
    Se é isto, então verdade seja dita e já muitos benfiquistas se inteiraram disso, não precisamos dum treinador de 4 milhões, que comete erros em barda em momentos cruciais das provas, então bastava a título de exemplo, termos um Rui Vitória, ainda por cima benfiquista e já conhecedor da casa para obter resultados em muito idênticos ou até melhores que Jorge Jesus.
    O espelho e o percurso na Liga dos Campeões na era Jorge Jesus não enganam. Com melhores plantéis ou não, com o melhor dos últimos 30 anos como tantos disseram, o Benfica apenas uma vez passou a fase de grupos na LC. Se isto chega para as ambições da maioria dos benfiquistas, então não há nada para lamentar, é continuar a ver este definhamento desportivo. Mas, se nem o treinador sabia que já estávamos fora das competições europeias, ontem, como é que a maioria dos benfiquistas se vai importar se ganhamos ou não ganhamos, se estamos eliminados ou não estamos.
    Importa é continuar a salvar a pele do treinador. E quando o Benfica chega a este ponto, em que o Benfica quase já passa para plano secundário, importa é salvar a pele do treinador, não podemos ambicionar melhor futuro que este. Um presente e um futuro de baixas expectativas, um presente e um futuro de braços caídos. É e tem sido esta a postura de Jorge Jesus na Liga dos Campeões, sempre de braços caídos e o mais grave é que já conseguiu contagiar muitos benfiquistas conforme se pode ver aqui por algumas intervenções de artigos e dos que lhe vêm dar o seu apoio.

    ResponderEliminar
  15. Eusébio -Pantera Negra29/11/14 18:26

    A culpa é do Padre da Freguesia de Benfica que joga à bola nos tempos livres , dá chutos na bola logo é o culpado de todas as épocas com LFV a mandar e JJ a treinar sermos sempre o Bobo da Liga dos Campeões.Aquela equipa que todas querem porque sabem que assim tem logo o dobro de hipoteses de ganhar e fazer dinheiro.Até já existe um slogam.Se apanharem o Benfica na Liga dos Campeões é só render dinheiro para os cofres das vossas equipas.

    Mas claro a culpa é do Padre da freguesia e não de quem é PresiMente do Benfica.O padre é que compra os jogadores do Benfica.Não é o PresiMente é o Padre.

    Não é o PresiMente que contrata os treinadores é o Padre.

    Não é o PresiMente que em 14 anos de clube não montou uma estrutura para o futebol.A culpa é do Padre.

    Não foi incompetência do PresiMente que em 14 anos não teve nenhum projecto desportivo.O projecto de LFV desportivo é inexistente.Mas a culpa disso é do Padre.

    Não é culpa do PresiMente LFV comprar-se jogadores para os emprestar no mesmo dia e nunca mais saber deles.A culpa é do padre

    Não é culpa do PresiMente LFV ter 1 treinador que tacticamente sabe menos que o meu filho de 6 anos.Não isso é culpa do Padre da Freguesia de Benfica porque esse sim dá chutos na bola

    Não é culpa do PresiMente nada.Aliás ele não tem culpa nenhuma porque como todos sabemos ele não dá chutos na bola logo não tem culpa

    Não é culpa dele o Benfica estar endividado até ao tutano.Não é do Padre.

    Mas a principal culpa é dos sócios que votam nesse PresiMente.14 anos - 3 campeonatos.Na Liga dos Campeões é todos os anos humilhações.

    Mas a culpa é do Padre ,Não é do PresiMente LFV.Até parece que não foi ele que foi buscar todos os seus colaboradores com cargos importantes e staff técnico.Não foi o Padre.

    14 anos - 3 campeonatos , os melhores anos da história do Porto.Porto ultrapassa Benfica em número de títulos totais.Porto ultrapassa Benfica em prestígio na Liga dos Campeões.Porto começa a ter nas camadas mais jovens mais adeptos que o Benfica.Porto começa nas ex colónias a ter tantos adeptos como o Benfica e Sporting.Mas claro a culpa é do Padre.

    O Benfica gasta rios de dinheiro em jogadores que empresta no mesmo dia.Mas a culpa disso é do padre.Não é do PresiMente

    O Benfica actual é um entresposto de venda e compra de jogadores mas a culpa não é do PresiMente é do Padre.

    O PresiMente LFV mente aos Benfiquistas , comete ilegalidades , faz negociatas , faz parcerias com quem sempre tentou destruir o Benfica , apoia corruptos , faz do Benfica um clube que pertence e é submisso ao sistema corrupto em Portugal mas isso não é culpa do PresiMente LFV é do Padre porque esse é que dá chutos na bola.

    Os sócios que votaram LFV que tenham vergonha na cara e aprendam a saber o que é o Benfica.Que tristeza que sois

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já te disse no outro dia para ires cantar a tua ladainha para o teu Papa, o Capo do Freixo e deixares de ladrar nos blogues do Benfica. Detectamos facilmente os frutados adeptos do Fruta Corrupção e Putas.

      Eliminar
    2. Eusébio -Pantera Negra30/11/14 02:34

      Deves estar a referir-te a LFV.Esse sim sócio do Porto , braço direito do Papa Pitas, apoiante de corruptos , condenado em Tribunal por furto , amigo do Capo e submisso ao Capo.Desculpa informar-te mas não sou o Luís Filipe Vieira , chamo-me Eusébio e sou Benfiquista e com muito orgulho.Agora adepto do Sport Vieradas ilegalidades & Amigos Corruptos lamento informar-te mas não sou.Agora do Sport Lisboa e Benfica sou e com muito orgulho.

      Cumprimentos de um Benfiquista verdadeiro a um vendido que és tu.Abraços desportistas de um Benfiquista para um Infiltrado do sistema que és tu.Como percebo que defendas com unhas e dentes o submisso LFV.Sabes que assim o teu clube o Porco ganha sempre sem grandes preocupações.Não enganas ninguém rapazeco

      P.S: As verdades para os infiltrados do sistema que tentam defender a todo o custo o seu amigo LFV e fazer lavagens cerebrais aos Benfiquistas são lixadas.Ficam todos mijadinhos quando leem um Benfiquista que não vai na conversa deles com medo que os Benfiquistas acordem e vejam quem é LFV.Pudera sabem que quantos mais anos LFV estiver no Benfica mas o Benfica está perto da extinção e o clubezinho deles , o Porco tem a vitória no campeonato garantida sem grandes chatisses.Podes mandar um recado ao Capo e ao LFV , a mim não me calam de defender o bem do Sport Lisboa e Benfica.Aguentem-se

      Eliminar
  16. Concordo contigo que ee analisarmos Jorge Jesus apenas pelo seu percurso de Liga dos campeoes, o balanço é altamente negativo.

    Aceita-se um percalço um ano, mas 4 não há como fugir a isso. É muito mau.

    No entanto, quando se avalia o trabalho de um treinador, tem de se avaliar muito mais coisas.

    Há quem por aqui elogie muito o Koeman, que chegou aos quartos de final, certo?

    Mas e no campeonato? Acabou em terceiro, não foi?

    O plantel era pior? Se calhar era, mas alguns desses jogadores tinham lugar reservado no 11 dos dias de hoje.

    Ah, e sim, o Trapattoni - outro mago segundo alguns - tinha sido campeao um ano antes. O Koeman pegou nesse plantel, rforcou-o e... Acabou em terceiro.

    Como ves, casa um pega lhe por onde acha mais conveniente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foram dados mais anos ao Koeman, como foram dados ao Jesus mesmo depois de 3 anos sem ganhar nada? Ou saltou fora? Quem te diz que, estando Koeman 6 anos no clube, não faria melhor?
      Esquecem-se que ao JEsus foram dadas condições, tanto materiais como de estabilidade, nunca antes dadas a nenhum outro treinador.

      Eliminar
    2. És muito ingenuo se ainda acreditas que no futebol alguem dá algo a alguém. Se o JJ está no Benfica há 5 anos é porque fez por merece-los.

      Se calhar sem o teu apoio, aceito. Mas nao me lembro de ver manifestacoes, mesmo nos periodos mais negros, de adesoes macisas de gente a pedir a cabeça do treinador.

      O Koeman nao teve mais tempo. Em primeiro ele nao queria mais tempo. E em segundo os socios tambem nao queriam. Foi à sua vidinha e a grande maioria ficou satisfeita.

      Eliminar
  17. Relativamente a esta treta dos campeonatos ganhos, e aos treinadores "fazedores de equipas" vou recuperar um paragrafo de um comentário que fiz há uns dias atrás num blog benfiquista:

    " Bem sei que é um lugar comum dizer-se, que por vezes temos que dar um passo atrás para podermos dar dois em frente, mas a frustração que sinto hoje pela eliminação do nosso Glorioso é bem menor que as desilusões sentidas ano após anos entre 1994 e 2009, que 7 anos como terceiro, 2 como quarto, e 1 ano como sexto classificado são bem ilustrativas. "

    Foram ONZE ANOS DE TRAVESSIA DE UM DESERTO QUE PARECIA NUNCA MAIS TER FIM. Um único campeonato ganho em QUINZE ANOS com um futebol indigno de um clube como o SPORT LISBOA E BENFICA, e ainda há quem reclame que está tudo mal, que este treinador é uma bosta, que não percebe nada... enfim, adeptos de futebol de um país em crise de valores !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz todo o sentido o que escreves!!! Mas a minha posição sobre LFV e JJ é fundamentada... acredito que existem pessoas mais capazes do que ambos... Rui Costa e Humberto Coelho para presidente... Marco Silva em vez de JJ!, para treinador é lógico que existem muitas mais soluções... mas Marco é o meu preferido... quanto a Rui Vitória não sei porquê mas tenho mixed feelings, parece ser muito competente, no entanto... tenho um feeling que não daria certo, parvoíce...

      Eliminar
    2. Postas de pescada ?
      Eu até posso nao discordar da valia dos nomes propostos, mas gostaria de saber qual a experiencia q têm Rui Costa e Humberto Coelho na gestao de uma empresa desta dimensao........até poderiam vir a fazer um trabalho fantastico, mas "acreditar q sao capazes" so mesmo por crença pq nada diz q o sao.

      Eliminar
  18. O plantel não é tão forte como o da empresa Doyen, mas não deixa de ser um que oferece inúmeras soluções em todos os setores. Um que com um treinador consciente do que é a Champions, estaria tranquilamente a lutar por um lugar nos oitavos da Champions.

    ResponderEliminar
  19. Um par de escribas deste blog que são mais rápidos que a própria sombra a disparar em todas as direções quando temos algum resultado menos positivo, deviam aprender qualquer coisinha contigo, Redmoon.

    É muito fácil apontar o dedo, criticar, o problema é fazer melhor. O problema é também a falta de memória.

    Gostava que essas pessoas fizessem o favor de dizer o que era o Benfica europeu antes do Jorge Jesus, para percebermos se isto piorou assim tanto..
    E gostava também que aqui fossem colocados os respectivos orçamentos dos 4 clubes do nosso grupo da champions, isto para percebermos quem tinha a obrigação de quê..

    Para alguma argumentação a equipa foi desmantelada e está muito mais fraca, mas por outro lado tinha a obrigação de ganhar os jogos todos. É um facto que o orçamento só por si não decide jogos, mas também é um facto que ele define em muito o que é definido como "obrigação". E assim como o Moreirense não tem a obrigação de ganhar seja o que for, o Benfica na champions também não tem. Só alguém de má fé pode afirmar que tem. Vale tudo para atingir os ódios de estimação.

    Saudações Benfiquistas

    ResponderEliminar
  20. Eu não gosto de apontar CULPADOS porque é ir pelo caminho mais fácil e nem sempre o mais correcto.
    No entanto gosto mt de exprimir as minhas opiniões a nível de hipoteticas solucções e já antevendo uma sangria no plantel do SLB em Janeiro ou mais tardar no final da época vou deixar desde já algumas solucções para posições carenciadas do nosso plantel:

    Guarda-REdes - Lukas Raeder (V. Setúbal contrato até 2017) ou Karius do Mainz em fim de contrato. Ederson Moraes Guarda Redes do Rio Ave com 21 anos demonstra mt maturidade e frieza para 21 anos! Emprestar ou apostar no Bruno Varela.

    Defesa. Direito - J.Pereira (Valência termina contrato 2015) formado no Benfica elegivel para L.Campeões. Cancelo senão tiver vendido que volte a base para aprender e ser o segundo defesa direito. Palmeira do Belenenses jogador barato e bastante coeso ou Gino Peruzzi do Catania.

    Defesa Esquerdo - Apostar no Pedro Rebocho, Raphael Guerreiro Lorient, Jonas Hector do FC Köln e internacional alemão, José María Basanta (Fiorentina em fim de contrato)

    Defesa Central- Vão dispensar ou deixar sair o Steven Vitória o substituto natural do Luisão. Apostar no João Nunes. De resto está lá o Lisandro Lopez que é já internacional Argentino!

    Medio Centro- Joshua Kimmich internacional Su-19 actualmente no RB Leipzig futuro Fabregas, André André do Guimarães mt classe e excelente jogador(contrato termina 2017) Bernardo Silva de volta se possível e apostar no João Teixeira. Temos ainda o Danilo Pereira no MAritimo.

    Extremos - Hernâni Fortes do Guimarães explodiu está época e é já uma certeza não sei quando expira contrato, Ivan Cavaleiro de volta se possível e apostar no Hélder Costa e no Gonçalo Guedes.

    Avançado - Davie Selke (19 anos) próximo Ibramovich do futebol Mundial actualmente no Werder Bremen (acaba contrato em 2015). Deyverson ponta de lança que tem direito de preferência por parte do Benfica e um dos artilheiros da presente épocado campeonato nacional, apostar no Dolly Menga.

    Ps: Isto é só para se ter uma noção que existem mts jogadores com qualidade na equipa B já com 19 e 20 anos que tem que entrar aos poucos na equipa enquanto tivermos jogadores como Luisão e Ruben Amorin que podem ajudar ao seu crescimento entre outros. Não esqueçer de sacrificar um treinador que custa 4 milhões ano se ele quiser ficar como coordenador da equipa B e camadas jovens para os putos crescerem mt bem senão boa viagem e MT OBRIGADO por tudo que fez a frente do SLB como treinador principal. E vou obviamente falar para o seu lugar de Rui Vitória até o nome rima com o que se pretende no BENFICA! ;)

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
  21. Concordo com quase tudo o que escreveu o RedMoon, apenas acho que existem sempre responsaveis, seja pelo sucesso, seja pelo insucesso, e sendo assim aqui vão os meus responsaveis... Os culpados de estarmos em primeiro lugar e termos sido eliminados da liga dos campeões, são em grande parte as 'bestas' dos jogadores, o treinador, o presidente, os fisioterapeutas, os técnicos do BenficaLAB, o tratador da relva, e muitos outros, ou não fosse o Benfica um equipa... são os mesmos 'bestiais' que no ano passado foram apenas culpados de termos sido eliminados da Liga dos Camepões, terem sido finalistas da liga europa, e terem ganho tudo internamente...As 'bestas' de hoje são os 'bestiais' de ontem e vai ser sempre assim... no sucesso e no insucesso a responsabilidade é de todos...

    O que não percebo é como as pessoas gostam de falar de factos, mas apenas dos factos que lhes interessam e esquecem o resto:
    Facto 1: O JJ tem tido planteis de qualidade e tem beneficiado de investimentos brutais na equipa, tem estabilidade, um salario milionário, por isso, apenas 2 titulos de campeão em 5 anos é pouco; Facto 2: o Benfica com o JJ tem praticado na maior parte das vezes o futebol mais atractivo que se viu em Portugal nos últimos 5 anos; tem feito vendas de jogadores como nunca antes fez; ganhou tantos titulos em 5 anos, como todos os outros treinadores nos 10 anos anteriores.

    Facto 1: O passivo aumentou de forma brutal nos ultimos 10 anos com o LFV, foram feitas contratações impensaveis; facto 2: O Benfica com LFV tem hoje um dos melhores estádios europeus, um dos melhores centros de estagios, usufruiu de alguns jogadores que são considerados dos melhores do mundo.

    Mas a grande parte dos adeptos só se vê um dos lados, conforme sejam pró ou anti Vieira e JJ.

    Apesar de me rever nas opiniões do RedMoon, não posso de deixar de concordar com outros escribas, como o shadows ou o GB, quando apontam o mau planeamento e o empobrecimento do plantel como uma das causas para algumas lacunas que apresenta o nosso plantel... se olharmos para o plantel que acabou a época passada, perdemos cerca de metade dos titulares (Oblak, Siqueira, Garay, Marko, Rodrigo, Cardozo). Perdemos alternativas aos titulares como o A Gomes, o Djuricic, o Cavaleiro... Perdemos por lesão o Silvio, o Sulejmani o Amorim e o Fejsa (e não termos contratado um jogador que entrasse de caras para a posição que já foi do Javi, Matic e Fejsa, sem precisar de adaptações, foi para mim o principal problema desportivo desta época, quando sabiamos que o Fejsa ia falhar metade da época)... Se na época anterior os reforços vieram principalmente para acrescentar qualidade e serem alternativa aos titulares (responsabilidade dos 'bestiais' LFV e JJ), esta época os reforços vieram para entrar no 11 e não têm a qualidade de quem saiu (responsabilidade das 'bestas' LVF e JJ) e isso sem duvida que enfraqueceu o plantel e acho que toda a gente reconhece isso... Mas também me lembro que no ano passado, só a partir de Dezembro/Janeiro, é que a 'besta' do Siqueira deixou de ser um passador que não sabia defender, e que obrigava o Garay a ter de estar constantemente a compensar as subidas do defesa esquerdo... lembro-me que até ai a 'besta' do Markovic, resumia-se a uns lampejos de génio e a alguns golos brilhantes, e que era um jogador inconsequente e não fazia esquecer o Salvio... lembro-me que até ao Natal o Rodrigo, estava morto para o futebol depois da entrada assassina do ex jogador dos azuis... lembro-me que a 'besta' do Cardozo devia ter saido do Benfica depois de ter empurrado o JJ no final da época anterior... Lembro-me que a armada sérvia era criticada por muitos adeptos. Mas hoje são todos jogadores ´bestiais' que fazem uma falta tremenda ao clube... Talvez a 'besta' do Julio Cesár, a 'besta' do Lisando'. a 'besta' do Eliseu, a ´besta' do Samaris, a ´besta´do Talisca, ou a ´besta´do Lima virem ´bestiais´ até fim de abril/maio...

    VR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Melhor comentario q li até agora neste blog, parabens !

      Eliminar
  22. Que desonestidade intelectual em prol do Vieirismo. Que nojo desta gente...

    Daniel

    ResponderEliminar
  23. O problema não são as derrotas!!!... a questão coloca-se naquilo a que eu chamo gestão parva... aumento brutal do passivo, entreposto de jogadores, as embirrações de JJ com alguns jogadores (o desprezo pelo jogador português), a falta de maleabilidade táctica... acho que estas situações são MUITO nefastas para o crescimento do clube!
    O passivo é gravíssimo porque impede uma gestão desportiva que permita a fixação dos melhores jogadores... por isso não podemos ganhar as vezes que "merecemos"... o betão é uma caca, eu quero é golos e vitórias, mesmo o novo estádio é uma negociata, antigo era bem maior e era possível modernizá-lo essa é que é essa, alguém já terá pensado nisso?, a construção de novos estádios é um granda negócio para as empresas de construção...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. So um reparo......se nao fosse o passivo grandissimo simplesmente nao havia jogadores de qualidade......basta ver o plantel deixado pelo antecessor para ver a capacidade financeira do Benfica em comprar jogadores de qualidade para formar um plantel..........
      Sobre o estadio anterior, pensaram nisso e foi amplamente falado q a remodelaçao do estadio ficaria tao caro como a construçao do novo, ou pensas q es um genio e os outros andam todos a dormir ????
      Sobre a fixaçao de jogadores.......qd cai um convite de espanha, inglaterra ou um clube de topo (financeiro) de outras ligas nao temos muito com q lutar, simplesmente os jogadores querem ir mesmo q se iguale a proposta, pensar o contrario é pura demagogia.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking