O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O Benfica não tem obrigação de sair vencedor desta luta

. 39 comentários
Sempre que Mourinho fala, as pessoas comentam, e das suas declarações cada um retira a parte que melhor sustenta as suas teses.

Ora, a entrevista de José Mourinho referiu 3 ideias base, não uma nem duas.

A primeira: o valor de Talisca. Significa isto que Talisca é craque e seguramente um dos valores emergentes do futebol mundial? Não, significa apenas que Talisca é um jogador jovem referenciado pelos grandes clubes europeus, e não o perfeito desconhecido que aterrou na Luz, imagem que muitos “paineleiros” da bola quiseram passar.

Serei eu o expert que viu imediatamente que Talisca era craque? Não. Eu sou apenas o adepto comum que confia no treinador Jorge Jesus, e nas suas escolhas. De Talisca registei apenas o facto de vir muito bem referenciado do Brasil, o facto de ter apenas 20 anos de idade, e o facto de em tão tenra idade ter mostrado em campo personalidade para suportar o peso da camisola, mesmo quando as coisas lhe correram mal. E juntando estas três características, acreditar que Talisca poderá ter um futuro risonho e que nesta idade não poderá ser nunca um produto acabado.

A segunda ideia de José Mourinho é a de que os grandes clubes europeus não jogam Liga Europa. E aqui, os detratores de Jorge Jesus e os profetas da desgraça, aproveitam logo o chavão para desvalorizar aquilo que o Benfica tem sido capaz de fazer a nível europeu. Porque ao Benfica exige-se Liga dos Campeões, que elimine sem espinhas um Olimpiacos... E já agora, qual é o orçamento do Olimpiacos? Interessa revelar? Pois.

E para desenvolver esta segunda ideia, irei então revelar a terceira ideia da entrevista de José Mourinho, esta já não revelada por quem revela a segunda, porque em nada ajuda à ideia que querem passar.

José Mourinho falou do Swansea, um clube que chegou à Premiership há dois anos, clube que luta para não descer, um clube que este ano contratou Gomis e o central da Argentina finalista do último mundial, e clube que recusou este ano uma oferta de 20 milhões de libras por um dos seus jogadores!

E isto serve apenas para comparar as diferentes realidades, a de um clube ao qual não se exige nada (Swansea) mas que permite aos seus treinadores o apetrechamento do seus planteis e politicas de continuidade, e outro a quem se exige tudo (Benfica) mas que de ano para ano vê os seus melhores talentos fugirem por muitos milhões para irem reforçar equipas de muito maior poderio económico, e contra as quais estamos um ano depois a disputar competições com a obrigação de lhes ganhar.

E para os profetas da desgraça, para aqueles que se preparam amanhã para apontar as armas a Jorge Jesus se a noite de Liga dos Campeões nos correr mal, esta é uma realidade que ignoram permanentemente.

Porque a verdade meus senhores, é que neste Zenit, entre outros craques que por lá andam, jogam Hulk, Witsel, Javi Garcia e Garay, jogadores de um nível tal que o futebol português não conseguiu manter.

E é contra este Zenit, de um orçamento imensamente superior ao nosso e para onde enviamos de ano para ano os nossos melhores jogadores, que amanhã teremos de jogar importante cartada na Liga dos Campeões deste ano.

Em campo estarão as anteriormente certezas do futebol português, contra os Taliscas que agora iniciam a sua caminhada.

Este Benfica, bi-finalista da Liga Europa e merecedor da presença no Pote 1 da Liga dos Campeões, tem o orçamento menor do grupo, menor que a equipa do pote 2, menor que a do pote 3 e até menor do que a do pote 4.

Mas para os sonhadores, para aqueles que ainda vivem nos anos setenta e oitenta, e noventa, e num futebol que nada tem a ver com o futebol atual, um futebol onde os orçamentos das grandes equipas se fazem da fortuna pessoal de uns quantos malucos, a obrigação de ganhar está sempre do nosso lado, do David que com mestria vai conseguindo todos os anos, ainda assim, por em sentido uns quantos Golias.

Eu acredito que mais uma vez amanhã o Benfica se vai transcender, e ser capaz de em campo fazer aquilo que o seu orçamento não tem nenhuma obrigação de conseguir...

Mas não farei seguramente parte daqueles para quem um eventual falhanço servirá de desculpa para colocar tudo em causa e trazer para aqui toda a artilharia pesada...

Bem sei que muitos esquecem que Talisca tem 20 anos e que chegou ao clube há 5 ou 6 semanas. Muitos já esqueceram que Samaris e Cristante chegaram há duas semanas e no último Domingo já jogaram como se tivessem chegado há meses...

Muitos já esqueceram que até há uma semana atrás não havia guarda-redes nem avançado para jogar com Lima...

Muitos já esqueceram que a pré-época de Jorge Jesus se faz sempre com a época em andamento...

E repito a minha ideia de sempre... A Jorge Jesus, para lutar pelos grandes troféus europeu, não seriam precisos orçamentos milionários nem contratações de 30 milhões de euros. A Jorge Jesus bastaria um clube capaz de ano para ano manter os seus melhores jogadores. Aí sim, poderíamos exigir e cobrar!

Mas o Benfica meus amigos, não faz nem uma coisa nem outra... E sim, apesar disso faz parte dos grandes clubes da Europa, competindo e pondo em sentido muitos Golias, gastando um quarto do que  esses Golias gastam.

Muitos, claro, continuam agarrados aos velhos chavões, e à obrigação de o Benfica se comportar a nível de Liga dos Campeões como grande clube que um dia foi...

Iludidos, é o que digo... Fico feliz por ter um treinador que apesar da lógica dos números continua a sonhar ser possível... É isso que lhe exijo: que sonhe e que tente...


Mas o Benfica meus amigos, não tem a obrigação de sair vencedor desta luta.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

39 comentários

  1. Caro Reedmon, concordo em parte com o teu texto, só gostava de compreender como é que um clube que está entre os mais ricos, no que a receitas diz respeito, é obrigado a vender os seus jogadores e está endividado até ao tutano, impossibilitando-o de fazer o que o um tal Swansea faz....manter os seus melhores jogadores.
    Cumprimentos,
    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o Swansea não precisa de vender porque em Inglaterra eles ganham muita massa. O Swansea por participar na premier league teve direito a mais de 80 milhões de euros. O Cardiff city ficou no último lugar mas mesmo assim recebeu "apenas" 76 milhões de euros. Assim é fácil. Se o Benfica por participar na liga portuguesa recebesse 80 milhões também podia pagar 500 mil euros/mês ao Garay,ao Matic,ao Rodrigo etc. O Garay nunca trocaria o Benfica e Lisboa pelo zenit se no fim do mês fosse ganhar o mesmo.Para corroborar a minha afirmação deixo o link de uma página que tem os valores monetários da liga inglesa.
      http://www.itv.com/news/granada/update/2014-05-14/premier-league-payments-to-clubs-for-2013-14/

      Eliminar
    2. Não é o passivo que impede o Benfica de fazer o que o Swansea faz. A tua ignorância deprime as pessoas.


      Eliminar
    3. O Benfica e um clube desportivo e hoje por hoje talvez o mais ecletico de todos.
      Nao como esses clubes que so tem futebol.
      Foi fundado assim e os nossos dirigentes tem feito o excelente trabalho de o manter.
      Em qq modalidade o Benfica entra para disputar os titulos...qual swansea qual trampa.

      Eliminar
    4. O Reino Unido é um mercado substancialmente maior do que o português - receitas televisivas maiores (não só no Reino Unido mas globalmente), receitas publicitárias e de merchandising maiores e até os bilhetes que em Portugal consideramos caros, no Reino Unido seriam preços razoáveis.

      O Benfica tem receitas grandes porque vende os jogadores.

      Além disso o Benfica não está no top 20 dos clubes com mais receitas - está no top 30.

      Eliminar
  2. Parabéns caro Redmoon, descreve a realidade sem demagogias nem lirismos.

    Esta é infelizmente a realidade do nosso Benfica.

    Talvez veremos mais daqui a umas epocas, mas pra ja é preciso ser coerente e equilibrar prestaçao desportiva e finanças.

    Isto é o possivel neste momento, o futuro ditara uma eventual melhoria.

    Nelson.

    ResponderEliminar
  3. Haja a decência de perceber o que este magnifico texto nos tenta transmitir e seremos todos muito mais Benfiquistas|

    Viva o David, entre os Golias!

    Obrigado RedMoon por mais um texto recheado daquilo que somos, Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  4. Não concordo com uma visão tão minimalista das situações, mas compreendo onde queres chegar....


    Parabens

    És dos poucos "comentadeiros" que aqui dá gosto ler

    5*

    ResponderEliminar
  5. JPBenfica15/9/14 15:54

    Excelente texto. Ponderado e realista mas que não retira a ambição e legitimidade de podermos e devermos ( até pela nossa gloriosa história ) de lutarmos com qualquer adversário que seja e onde seja pela vitória. Benfica Sempre!

    ResponderEliminar
  6. Enorme post, muito bom mesmo!

    Concordo plenamente.

    Apesar de tudo amanhã é para ganhar!

    Força meu Benfica!!!

    A. Lopes

    ResponderEliminar
  7. Caro Redmoon.
    Não discordando em nada com a analise orçamental do panorama clubístico europeu, permite-me apontar um pequeno detalhe que faz (ou antes deveria fazer) uma grande diferença, caso o Benfica tivesse uma direcção competente. É certo que jamais o Benfica poderá chegar ao orçamento de outras equipas mas, se não andasse a mandar dinheiro à rua, ano após ano, com contratações e salários a jogadores que nunca chegam a vestir a camisola do clube, ou com jogadores que depois de a vestirem uma ou duas vezes tem de ser imediatamente mandados embora...talvez aí o Benfica pudesse, todos os anos, manter pelo menos um desses jogadores "que o campeonato português não consegue manter", e assim ter uma equipa que estivesse um bocadinho mais legitimamente obrigada a vencer esses adversários que enuncias. Até porque a dimensão do Benfica permite, ou deveria permitir caso o Benfica tivesse uma direcção competente, obter outro tipo de receitas, em volume, que esses ditos clubes (zenit, leverkusen, mónaco) não têm obrigação de obter, precisamente por não terem a dimensão do nosso querido clube. Parece-me a mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A direcção é competente. Tu é que não és competente quando exiges que as pessoas que dirigem o clube não errem nem se equivoquem. É uma impossibilidade porque só os génios como tu o consegue fazer. Infelizmente para o Benfica não tens coragem para mais do que a crítica fácil.

      Eliminar
    2. Meu caro, a direccao do Benfica e das mais competentes. Os outros so tem futebol e o Benfica oferece
      mais de quarenta modalidades aos seus associados, faz parte dos estautos e esta direccao tem feito um grande trabalho. No entanto somos competitivos em tudo e imagine-se no futebol estamos em 5° do ranking da uefa... se isto e incompetencia

      Eliminar
  8. Palavras certas. Ficar no pote 1 não nos responsabiliza de nada, e é isso que todos temos de interiozar, para podermos jogar a Champions sem pressão dos resultados, e fazermos os brilharetes que temos feito na liga europa, apesar das diferenças entre competições. Talvez no ano passado o facto de termos mantido o plantel para tentar alcançar o sonho, que é quase utopia, funcionou como carga extra de pressão e impediu-nos de fazer mais e melhor. Acredito que possamos fazer melhor este ano, todos temos de acreditar, e se possivel, enchermos a Luz para mais uma grande noite europeia, mas para apoiar do inicio ao fim, aconteça o que acontecer.

    ResponderEliminar
  9. A Lucidez é como tudo na vida: Uns têm, outros, não... Parabéns, e um abraço.

    Diamantino Cunha

    ResponderEliminar
  10. Grande Redmoon, por essa ordem de ideias temos que dar sempre 5-0 cá no burgo, não? É que os orçamentos e a capacidade de manter os melhores nas restantes equipas do campeonato é muito fraquinha por isso pela diferença de meios temos que ganhar!

    O futebol não é uma ciência exacta. Faz-se de qualidade mas também de motivação e capacidade de se superarem. Por essa ordem de ideias, o orçamento define o resultado?

    Queres fazer crer que nas eliminações na Champions o Benfica foi sempre a terceira melhor em qualidade de jogo ou de jogadores?

    No ano passado não se manteve o plantel? E afinal deu em quê na Europa? Andamos aos papéis até Janeiro e mandamos a Champions pela pia abaixo. Mais uma vez.

    Perdemos com o monstro Sevilha que tinha em Rakitic o único craque.

    Todos sonhamos com a vitória na Champions mas sabemos como isso poderá ainda estar longe. Agora entrar em campo com essa desculpa dos orçamentos e de que somos coitadinhos porque temos menos dinheiro que os outros...é ridículo.

    Estás certo apenas numa coisa: o que se exige é que eles façam o melhor. Jorge Jesus incluído!!!

    Grande abraço, bife!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de o sevilha não ser um colosso apenas perdemos nos penalties. O Rakitic é sem duvida um craque mas Mbia e o Bacca tb são jogadores que teriam lugar em qlq clube PT. Convém também relembrar que podemos contar com Salvio, Markovic e Enzo!

      Os orçamentos não ganham jogos mas alteram bastante as probabilidades . Basta quem foram os ultimos vencedores da CL para ver que com orçamentos reduzidos as probabildades de vencer (ou até mesmo de chegar às meias) são muito diminutas....

      Agora é claro que nos ultimos anos tinhamos equipa para um olympiakos ou celtics. Mas convém também lembrar que nas ultimas 2 caminhadas pela Uefa eliminámos equipas como o Tottenham, Leverkusen, Fernebache e Juventus, qualquer uma com orçamento muito superior ao nosso e batemos o pé ao Chelsea.

      E não se trata de ter pouca ambiçao ou ser pouco exigente, trata-se apenas de ser realista...

      Eliminar
    2. Muito bom no exagero sem duvida........obvio q ca pelo burgo nao temos q dar sempre 5........mas acho q temos obrigaçao de ganhar todos os jogos ou nao ? Esta a contradizer-se.........o espectavel é uma coisa, o jogar pra isso faz parte, o resultado nem sempre sera esse sem duvida.

      Quem tem melhor plantel nao vai ganhar sempre, mas ganhara com mais frequencia.

      O ano passado por janeiro, ja lhe disse em outro post, fizemos 10 pontos pra champions e nao passamos, o Zenith fez 9 e passou. O q define como mau, é-o pelo resultado pratico, mas nao totalmente pelo desportivo.

      O seu alzaimer é q continua em alta, mantivemos os mesmos, e foi com esses mesmos q ganhamos tudo por ca e fomos novamente a final da LE........trocou-se o Salvio lesionado pelo Markovic, o restante foi quase o mesmo.

      Realmente estamos fartos de ver clubes de segunda linha na final da champions, é ano apos ano...........

      O q se exige é q certos adeptos comam mais percebes.......

      Nelson.

      Eliminar
    3. A percentagem de vitórias, golos marcado e sofridos contra equipas com orçamento mais pequeno deve ser bem maior do que ao contrário.

      Claro que existe o chamado diminishing returns - será que um jodador the 60 milhões vale o dobro ou o triplo de um jogador de 20/30 milhões?

      Eliminar
    4. Não lhe fales em "diminishing returns" que o gajo nem sabe o que significa WC.

      Eliminar
  11. Boas,

    Mas será que somos uma equipa de Champions?
    A prespectiva para amanhã é de 25 mil nas bancadas...
    Aposto que o Swansea encheria o estádio na Champions contra um APOEL, Maribor ou Malmo...

    A Champions é de longe a maior competição desportiva com periodicidade anual!
    Estamos acomodados?
    Ainda ninguém percebeu que a vitória nos 3 jogos em casa é mais de meio caminho para o apuramento!

    Benfica ou benfiquinha?

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se tiverem 45000 o que dizes, benfiqueiro de faxina?

      Eliminar
  12. Há aqui algo que ainda não fui, não sou, e não sei se algum dia serei capaz de perceber...
    O SLB ao longo destes anos tem feitos magnificas vendas, o contrato com a Sport(o) TV não foi renovado e a nossa BTV é que iria dar muito dinheiro, recentemente foi anunciado um acordo com a FlyEmirates mas ninguém sabe de números, enquanto os outros dividem a Superbock, nós temos a Sagres só para nós., o contrato com a Adidas foi renovado mas ninguém sabe por quanto. Somos clube com mais sócios do Mundo, somos a UNICA marca portuguesa com projecção internacional... enfim muitas receitas de negócios que ninguém sabe ao certo quanto valem!
    Quero com isto dizer que, com toda esta capacidade de receitas, não temos condições para manter os melhores por mais que um ano?
    Se é para apostar à séria na Champions, basta poupar 10 Milhões em contratações e dividir esse valor pelo plantel mantendo os melhores, ou será que por exemplo o Oblak por 1,5 Milhao época não se mantinha por cá, o Garay por 3 ou 4 Milhões época não se manteria por cá? E não digam que não temos condições financeiras para suportar tal folha salarial, pois se temos dinheiro para gastar em contratações temos de ter dinheiro para saálrios!
    Esta é apenas a minha opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possa que tu deves ser um gajo de sucesso! És milionário, aposto!

      Eliminar
    2. Caro anónimo você não percebe porque de certeza que ignora o que sai nos canais de comunicação do clube...

      A Benfica TV (agora BTV para chamar adeptos dos outros clubes) dá lucro e de certo modo é um alicerce importante para o Benfica.
      Acordo com a Fly Emirates...Não se sabe valores correctos porque não houve um valor especifico programado, existe sim o patrocinio anual durante 3 anos apenas e só aos escalões de formação, valores esses continuaram no segredo dos Deuses até ao contrato com a MEO caducar, a médio prazo a Fly Emirates irá subir o apoio dentro do Benfica para vir a ser a principal patrocinadora do clube.
      Contrato da ADIDAS, meu caro procura no jornal do Benfica ou até mesmo no jornal negócios pelo o Valor que o Benfica recebeu da Adidas....o Benfica hoje em dia é VIP da Adidas e recebe como tal....

      Não não temos condições para manter os melhores porque o nosso campeonato não é atractivo, nem se pode andar a pagar ordenados de 2 ou 3 milhões época, pelo menos no nosso clube é assim que se trabalha e eu respeito isso.....

      "Se é para apostar à séria na Champions, basta poupar 10 Milhões em contratações e dividir esse valor pelo plantel mantendo os melhores, ou será que por exemplo o Oblak por 1,5 Milhao época não se mantinha por cá, o Garay por 3 ou 4 Milhões época não se manteria por cá? E não digam que não temos condições financeiras para suportar tal folha salarial, pois se temos dinheiro para gastar em contratações temos de ter dinheiro para saálrios!"


      Mas tu pensas que com os 10 milhões ias a algum, lado sem os jogadores estarem plenamente disponiveis para suar a camisola.....estamos a falar do Sporting ok???
      O Sporting aumentava o ordenado ao Izmaylov para ver se o motivava, no Benfica não é assim que se trabalha, tem -se sempre em conta a vontade do jogador, e é por isso que os jogadores quando saiem ficam com carinho e respeito pelo clube...hoje mais que nunca o Benfica é uma vitrine......toda a gente sabe que é um clube que normalmente tem 2 ou 3 bons jogadores "novos" por época, o Benfica vai aproveitando para se ir financiando e um dia aposto que o Benfica estaré em condições de chamar grandes jogadores apenas por ser o Benfica.
      Agora manter actualmente....Oblak não quis ficar, Garay sempre viu Portugal como um ponto intermédio, e só pudemos agradecer a ele ter ficado em Janeiro quando segundo conta tinha tudo certo para sair.
      Garay nunca quiz renovar nem aumentar a clausula com o Benfica, e agora tem um ordenado de 5milhões sem prémios, com prémios vai certamente aos 8 milhões, por isso deixem-se de demagogias com esses "ah e tal com ordenados mais altos mantinha mos os melhores" e ao fim de 10 anos fechavas o clube, alias foi por isso que o clube quase que foi a falência na década de 90


      O Zenit para agarrar o Garay pagalhe à volta de 5 milhões época, o Javi recebe outros 5, Witsel recebe 6 e o Hulk já está nos 7............alguma vez o Benfica conseguiria acompanhar ordenados destes.......

      Eliminar
    3. Para um ordenado "limpo" de 3 milhões, o Clube tinha de pagar 6 milhões, 50% é para o estado, capiche!

      Eliminar
    4. O contrato da Adidas passou de 5M para 10M/ano.

      Eliminar
  13. Dos pouquíssimos bloggers do NGB que consegue ser lúcido o suficiente para ver a realidade e não um "mundo do faz de conta".

    Há gente que exige do Benfica resultados a nível europeu, onde se bate com clubes que embora mais pequenos que o Benfica, têm recursos financeiros muito superiores, e depois para sustentarem as suas críticas, argumentam que o factor financeiro não tem qualquer influência. Orçamentos não ganham jogos, facto. Mas que equipas são os crónicos candidatos a ganhar as provas? Não são as que mais investem? Quem tem obrigação de ganhar um jogo Benfica x Zenit? É o Benfica que todos os anos tem de descobrir novos valores e fazer equipas novas, ou o Zenit que vem buscar os jogadores ao Benfica por milhões, e que faz a equipa com base em jogadores feitos? Quanta hipocrisia...

    Todos os grandes clubes partem para as competições com o objectivo de as ganharem, fruto da sua dimensão e história, mas outra coisa bem diferente é a obrigação que têm de o fazer, e isso será sempre da parte dos que mais meios têm para o conseguir. Quando qualquer equipa do meio da tabela da liga inglesa ou espanhola têm orçamentos superiores ao Benfica, para não falar de campeonatos mais competitivos, o que atrai muitos jogadores também, está tudo dito. Para quem só procura falar mal e menosprezar o trabalho alheio, tudo serve.

    Parabéns Redmoon.
    Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  14. BENFIQUISTA DE GAIA15/9/14 18:25

    ENQUANTO TIVER-MOS UM GUARDA REDES ....COM LUGAR CATIVO........DESTE CALIBRE NAO TEREMOS GRANDES ...ESPERANÇAS.........VAMOS PARA A LIGA EUROPA...E O NOSSO DESTINO....PARA JA.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lugar cativo? Qual deles? Até agora só o Artur tem jogado, o outro é par fazer número (formação). O recente anda lesionado. Elucida.

      Eliminar
  15. Sou-vos sincero, se a ambição na Liga dos Campeões é cehgar aos oitavos de final, então prefiro mil vezes lutar pela conquista da Liga Europa.

    ResponderEliminar
  16. Parabéns pelo post Redmoon!
    Uma visão ponderada e lúcida é coisa que escasseia neste blog. Assim escrevessem os teus colegas...
    Abraço

    ResponderEliminar
  17. RedMoon uns gostam de te ler e outros nao,sinceramente eu gosto olha parabens pelo teu excelente texto,nos que andamos ca por fora ja alguns anos vemos as coisas de uma forma mais simplicista que os Portugueses residentes no Pais e sentimos as coisas de uma forma diferente talvez o saudosismo tenha alguma influencia nisso nem eles sabem nem sonham como vivemos o Benfica ca fora nao somos mais nem menos que os Benfiquistas residentes mas sentir o benfica ca fora nao existem p[alavras que descrevam tanta felicidade,eu estou de acordo contigo quanto a orcamentos +e orcamentos- eles compram os melhores nos vendemos os melhores,eu queria ver o J.Mourinho na pele do JJ todos os anos este fica sem as suas estrelas quando o Mourinho recheia o seu Chelsea com s melhores jogadores da actualidade o JJ todos os anos tem que comecar de novo com jogadores a maioria de nos nao os conhecemos o J.Mourinho acontece o inverso como aos Bayerns,Reais ,Barcelonas ,manchesters,ate os Zeniths compram jogadores de 40 e 50 milhoes,nos qual foi o jogador mais caro que compramos salvo erro Cardoso por uns miseros 11.milhoes porque mais nao podemos,por isso viva o JJ viva o Benfica e ano apos ano vamos jogando bonitinho,ganhando,perdendo, empatando mas encantando a europa que todos os anos nos levam meia equipa ate parecemos um arrastao de bacalhau ali da terra nova todos pescam a vontade.

    ResponderEliminar
  18. Preferem presenças assíduas em finais, e semi-finais de Ligas Europas, com grandes possibilidades de vencer uma ou mais, ou preferem raras qualificações para os 1/8 final da Champions, sendo quase certo que daí muito dificilmente passaremos, nos próximos anos??????

    Qual das duas hipóteses escolheriam, se vos fosse dada essa possibilidade?

    Eu escolheria os jogos decisivos de Liga Europa, visto que nos próximos tempos nenhum clube Português será capaz de competir com Bayern, Real, Barça, PSG e mais uns quantos…

    Isto não revela falta de ambição. Trata-se de pragmatismo! Os orçamentos por si só não decidem o vencedor, o que decide é a qualidade! Nós temos muita, mas ainda nos falta outro tanto para podermos ombrear com os 5 ou 6 gigantes Europeus...

    Dito isto, confio plenamente numa vitória amanhã, que será um excelente 1º passo para uma boa campanha nesta Champions.

    Jose Inacio

    ResponderEliminar
  19. Águia Preocupada15/9/14 22:53

    Ideias que o despesismo desmesurado feito na era Vieira, deveriam ser contrariadas com uma gestão séria e competente. Não fora a ganância de encher os cofres pessoais de gente que pulula no nosso clube e se diz isto e mais aquilo e poderíamos ombrear com os grandes da Europa! Não, não é lirismo! É realismo! Um clube cuja dimensão histórica europeia e desportiva só será ultrapassada pelo Real Madrid, não deveria NUNCA! estar na situação em que dirigentes sem escrúlos o colocaram! E não sei se alguma vez recuperará! Não será com certeza nos meus dias!

    ao

    ResponderEliminar
  20. numa coisa tens razão as pessoas pegam só naquilo que lhes interessa, alias praticamente só se viu foi destaque às declarações sobre o talisca porque isso interessava.
    também tens razão este ano é aquele em que o treinador tem mais desculpa, não por causa dos orçamentos mas pela qualidade dos planteis dos nossos adversários, dado que este é o grupo mais equilibrado e o mais difícil à priori.
    agora não podemos esquecer os outros anos não só o ano passado, e não sei se o orçamento do olympiakos era assim tão maior até porque em dois anos fomos lá buscar dois jogadores, em que o olympiakos era uma equipa perfeitamente ao alcance do nosso plantel mas sobretudo no ano anterior o colosso celtic, quer em orçamento quer em plantel, mas esse não mencionaste já sei tens razão a malta só escolhe aquilo que serve as nossas teorias.
    eu prefiro ganhar a liga europa a ser eliminado nos oitavos ou nos quartos da champions mas sabemos que financeiramente não é o mesmo agora à que assumir um dos caminhos como o objectivo e ser julgado por se atingir ou não o objectivo, depois não podemos andar a fazer uma festa, como alguns fazem, só porque se esta no pote 1 como se isso fosse um titulo, que não é, e depois dizer que lá porque estamos no pote 1 não temos responsabilidade de passar é preciso ter coerência e muitos não a tem.

    ResponderEliminar
  21. Percebo o que querem dizer mas isso das ligas maiores, dos orçamentos,dos coitadinhos etc é conversa de "paineleiro" de programa desportivo para entreter tótós. Falaram em Inglaterra,então eu digo, a mentalidade incutida é parva, os treinadores estão no geral muito atrás dos portugueses, são equipas (dirigentes,jogadores,tudo) pouco inteligentes, algumas físicas e labregas, precisavam de uma data de gente nova, tanto a gerir como a treinar para aprenderem qualquer coisa. Na Alemanha e Espanha evoluíram em tudo, em Inglaterra pararam no tempo há muito, dito isto esse exemplo do Swansea não pega. Mesmo em França o Jardim veio-se queixar dos hábitos de treino. É impensável o Benfica não vencer Swanseas,Aston Villas,e todos abaixo do 5º lugar, e mesmo esses é bem possível vencermos. A eliminatória com o Tottenham viu-se que aquilo é só físico e correr, centrais duros de rins, bola bombeada para a frente, Lennon e outros mas principalmente esse a correr feito maluco sem técnica nem critério, tecnicista só o Eriksen,tanto dinheiro e só um. E esta equipa até é das melhorzinhas.
    O Benfica tem obrigação de passar o grupo, tem cultura futebolística, tem um bom treinador, aqui sabe-se como evoluir, treinar e jogar futebol, além do mais parece que o Monaco deixou de brincar aos clubes ricos, sem James e Falcao temos que passar.
    Relembro que há 3 anos não passámos o Chelsea (futuro campeão europeu) rumo às meias por erros de arbitragem, nos últimos anos fizemos pontos suficientes para passar mas tivemos azar, Celtic e Olympiakos tiveram muita muita sorte, ainda hoje não sabem como passaram.

    O meu receio não são essas tretas referidas no texto, mas sim o hábito de proteger tubarões, por exemplo se jogarmos c o Bayern,Real,Chelsea, etc, uma jogada igual na área deles não é penalty mas na nossa já é.

    ResponderEliminar
  22. Manuel Afonso16/9/14 08:52

    De tantas vezes que aqui passo, ia perdendo este post que já esta soterrado sob as toneladas de dejectos defecados pelos artistas do costume.
    E seria uma pena. Parabéns.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking