O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 6 de setembro de 2014

Futebol de formação: uma mentira.

. 12 comentários

O Benfica by GB tem produzido muitas reflexões importantes sobre o futebol de formação no Benfica.
Poucos têm demonstrado a mesma clarividência ao olhar quer para os jogadores da formação quer para as formas de os potenciar. 

No entanto,  não posso deixar de achar que mais uma declaração de aposta nos jovens por Luis Filipe Vieira não passa de mais uma acção de propaganda por parte dos media para promover a imagem... do presidente.

A aposta nos jovens simplesmente não existe.  Em mais de 10 anos de Vieira,  apontem 3 jovens da formação que tenham evoluído das escolas até à equipa principal e que tenham conseguido um lugar no onze.  Da formação e não contratados aos 19 ou 20 anos. 

Vamos acreditar que num universo de milhares de praticantes não houve um de jeito? 

Então porquê os jovens do Benfica têm de ver qualquer Emerson, Peixoto ou Luís Filipe chegar ao clube e ser aposta enquanto eles ou ficam na B ou são emprestados?  Enquanto eles são empurrados para fora do Benfica?

Dizem que os jovens como Bernardo Silva ou Nelson Oliveira não treinam afincadamente.  Como sabem isso se os treinos do Benfica são à porta fechada? Se até aos jovens que vivem no CFC é impedida a visualização dos treinos?

Dizem que Jorge Jesus não aposta nos jovens porque quer ganhar.  Eu pergunto: Será que foi pelos jovens que o Benfica nos últimos 4 anos vence apenas um campeonato?

Será que foi pela aposta nos jovens que em 12 anos vencemos apenas 3 vezes? 

Porque será que os únicos que não são aposta são aqueles que não têm uma valia imediata para negócio/ comissão?

Qual o porquê de se a decisão do presidente é apostar na formação isso não suceder? 

Será que Vieira está refém de JJ ou veremos de uma vez por todas o presidente colocar JJ no seu lugar?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

12 comentários

  1. Ora aponta um!!!!Unzinho de jogador saido na formação do Benfica,que não vingou no clube formador e tenha vingado noutro clube?

    Como não vais conseguir encontrar,tens a resposta ás tuas"preocupações"!!!!

    Cada post cada comissão será que não foste tu que ficaste sem comissão,bilhete de borla e cantinho para o negócio??

    ResponderEliminar
  2. Já que gostam de perguntas retóricas cá vai uma.

    Será que se os jovens que saíram da formação são assim tão bons? Dos que já não estão ligados ao Benfica quantos se afirmaram em bons clubes (João Pereira? Maxi não é muito melhor)? Se não têm nível para serem mais valias no Rennes, Deportivo (Oliveira) terão qualidade para o serem no Benfica? Ou será que esses clubes também têm treinadores com algo contra os jovens da formação do Benfica.

    Rubem Amorim ou Sílvio por exemplo também são da nossa formação, saíram mostraram capacidade e voltaram. Quantos dos que saíram podiam ser úteis atualmente? Danilo será o único que poderia jogar. Algo normal e que acontece no Barcelona (melhor academia do mundo) com frequência com exemplos como Piqué, Fabregas e Alba.

    Miguel Rosa e Cavaleiro são bem piores que Suljmani, Pizzi e Ola John. Por muito que queiram atirar areias para os olhos, qualquer pessoa percebe que não são jogadores de nível para o Benfica.

    Miguel Rui nunca se afirmou num clube da primeira liga.

    Luís Martins nem titular no Gil é, quanto mais no Benfica. Não era pior que Emerson e Cortez realmente mas por termos errado duas vezes não temos que errar 3.

    Cancelo? Sim tem muita qualidade técnica e velocidade mas não tem um grão de inteligência, logo André Almeida e Sílvio são muito melhores opções.

    No Bernardo acho que podemos todos concordar que no mínimo teria lugar no plantel e Talisca em nada é melhor que ele. Aí tudo bem JJ errou. Mas todos os outros da formação que saíram não há um único que faça falta.

    O Gonçalo Guedes é realmente muito bom e merece ter minutos para provar na A o que sabe, já que até joga na posição mais carenciada da equipa. Veremos que tratamento vai ter.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo6/9/14 18:28

    Vives mesmo obcecado com o LFV. O raciocinio tolda-se de tal maneira que escreves barbaridades. Mas que formação havia após o desastre destrutivo de JVA na formação do SLB? E estou só a falar da formação. Ele arrasou tudo e para se recuperar até chegar ao estado em que está hoje foram precisos anos e anos de bom trabalho. Hoje a Formação começa a mostrar qualidade e mais ano menos ano ai teremos a nossa principal equipa abastecida pela formação.
    Destruir basta 5 minutos de conversa fiada. Construir é que é cabo dos trabalhos. Mas percebe-se que os abutres(empresários) já rondam a Formação Benfiquista e por isso babam-se a pensar no que vão ganhar em comissões com alguns atletas. Uns trabalham (os Clubes) e outros querem vir comer(os empresários)
    Dai que precisem de infiltrados a ver se conseguem convencer o SLB a abrir os portões aos empresários. Basta ver o que se está a passar nos corruptos.Podem ganhar titulos mas neste momento o clube não é dos sócios.Pertence ao empresário Jorge Mendes apoiado pelo magnate Lim. O treinador deles manda e fala mais alto que o Presidente e vens falar que o JJ manda no SLB?Deves andar a ver mal o filme.
    Não te preocupes mas como alguem ai fala...Caixa Futebol Campus tem meia duzia de anos a funcionar e está cada vez melhor.Lançaram-se as sementes e agora começam a aparecer os frutos.Infelizmente ainda não conseguimos aproveitar todos os frutos mas já começam a render o que se gastou na produção deles.

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
  4. Anónimo6/9/14 18:38

    A grande noticia (anedota) da semana é a preocupação da fraca estampa fisica dos jogadores jovens lolololol, cheira me a construçao! Depois o facto de ao fim de tantos anos lembrarem se disso...

    ResponderEliminar
  5. Eu só queria saber se um clube como o Benfica tem formação porque é obrigado, porque "fica bem" ou se dá algum lucrozito, Da forma que está a ser gerido o futebol jovem. estou tão, mas tão chateado, que já não me importo NADA com as categorias jovens nem com a equipa "B". Vendam o Seixal e façam um "guetozinho" para os poucos portugueses que ainda vão lutando contra a extinção. Se o Cosme Damião resuscitasse e visse isto .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/9/14 20:47

      Se o Cosme "ressuscitasse" punha-te a vender alcagoitas à porta do Centro, no Seixal.

      Zé Amem Duim

      Eliminar
  6. Anónimo6/9/14 19:21

    Diz-me 1 jogador que não foi aposta no Benfica e que tenha conquistado um lugar num clube de nivel europeu (tipo, no minimo, liga europa).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/9/14 21:04

      Que merda de desculpa!

      Eliminar
    2. Anónimo6/9/14 21:48

      Que merda de comentário !

      Eliminar
    3. Anónimo7/9/14 20:58

      Danilo Pereira.

      Eliminar
  7. Anónimo6/9/14 21:07

    Isto foi o que o Shadows disse ha uns dias "Mas quanto ao fecho do mercado, ficou claramente a faltar a contratação de um avançado, algo que reflete a incompetência dos dois líderes do futebol do Benfica"
    Eu concordo com esta afirmacao. Mas e entao nao deviamos apostar no Nelson Oliveira e no G. Guedes? Nao nos sentimos tao seguros nao e? Pois e...nao e facil...
    Nao creio que haja razoes para o pessimismo deste post. Depois da total reconstrucao da formacao, finalmente comecamos a ter os frutos. Agora podemos discutir o Andre Almeida, o Andre Gomes, o Cavaleiro, o Bernardo Silva, o Cancelo, o Guedes, o Rui Fonte, e outros tantos, ha poucos anos nada havia para discutir. E como ja aqui li nao conheco nao vejo nenhum jogador que nao tenha sido aposta que tenha vingado noutros clubes, e alguns deles, como Amorim e Silvio acabaram por voltar. Jorge Jesus ja deu oportunidades a Nelson Oliveira, Andre Gomes, Andre Almeida, Ivan Cavaleiro, e os que provaram valor estao no plantel ou foram vendidos, portanto nao acredito em preconceito.
    Acredito sim num grande dilema que advem da necessidade imperiosa de ganhar no actual contexto de disputa da supremacia no futebol Portugues. Dai que tenha havido uma certa inversao na politica de contencao de custos a poucas semanas do fim do periodo de incricoes, em resposta ao (surpreendente?) investimento do nosso principal rival. Quem da mais garantias? Samaris ou Joao Teixeira?
    Nao tenho duvidas que no futuro, dadas a impossibilidade de aumentar o endividamento, nao teremos nos, nem os nossos rivais, outra solucao senao recorrer a formacao. E se o actual treinador nao quiser, outro querera.
    Ps: peco desculpa, mas o meu teclado nao tem acentos.
    Ricardo Gouveia.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7/9/14 19:26

    Isto às vezes irrita!! Quando um treinador não aposta num jogador, seja ele oriundo da formação ou outro qualquer, tal não significa que o mesmo jogador não possua qualidade futebolística, ou seja, que o treinador não reconheça potencial e competência! Significa sim, que o treinador tem uma "visão" de jogo onde encaixa, para cada posição específica, um determinado e específico perfil de jogador. Ora, quando um jogador, por exemplo saído da formação e de elevado nível, não encaixa no modelo de jogo e no perfil definido pelo treinador, o que deverá fazer?? Vai mudar a sua filosofia/modelo de jogo só para adaptar a inserção de um jogador da formação, por muito bom que ele seja?? Cabe isto na cabeça de alguém??
    Por isso irrita-me esta ideia que pretende demonstrar que o Jorge Jesus ao não apostar nos jogadores da formação (segundo muitas opiniões aqui divulgadas) não reconhece as suas qualidades e por isso é incompetente! Na minha opinião, o treinador do Benfica aposta naqueles que entende que possuem capacidade e competência para encaixarem no seu modelo de jogo e no perfil de jogadores que definiu! Simples e básico mas que parece de difícil percepção para alguns!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking