O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

As Finanças dos 3 Grandes (Previsão 2013/2014 & 2014/2015)

. 65 comentários
Depois do Post “As Finanças dos 3 Grandes (Primeiros 9 meses da época)" importa apresentar uma previsão para o exercício económico 2013/2014 que terminou a 30 de Junho de 2014, e para o exercício económico de 2014/2015 que irá decorrer até 30 de Junho de 2015.
 
Salvo eventos extraordinários e de difícil previsão, e face às receitas e custos normais das SAD’s dos 3 Grandes, e também atendendo às vendas de jogadores que se andam a realizar, as contas dos 3 Grandes poderão ser as seguintes em 2013/2014 e 2014/2015:
 

NOTA: Previsões para 2013/2014 e 2014/2015, que podem variar com  receitas e custos extraordinários não previstos.
NOTA 2: Actualização da Previsão com os Resultados Publicados da Sporting SAD, a 9 de Setembro 2014 e da Benfica SAD, a 18 de Setembro 2014.


O Benfica conseguirá manter uma estrutura com receitas a superar os custos totais, verificando-se uma subida gradual dos proveitos operacionais, decorrentes das receitas da Benfica TV e dos novos contratos de patrocínio (Adidas, Emirates, etc.). Os Proveitos com Atletas em 2 épocas poderão rondar mais de 150M€ de mais-valias, considerando as prováveis vendas de Enzo Perez e de Bernardo Silva, João Cancelo e Ivan Cavaleiro até Junho de 2015.. Esses 200M€ em mais-valias podem ser obtidos com vendas totais superiores a 200M€ "brutos" em 2 épocas. Como praticamente todo o Passivo do Benfica está na SAD é natural que o Benfica apresente custos financeiros superiores aos do Porto e do Sporting, que têm os Estádios nas contas dos Clubes (Porto e Sporting) e ainda têm passivo na SGPS (no caso do Sporting).

Em 2013/2014 as vendas consideram as mais-valias de Matic, Rodrigo e André Gomes, além de Kardec, Rodrigo Mora, Derlis Gonzalez e Nolito. Em 2014/2015 as previsões de receitas com mais-valias de atletas consideram as prováveis vendas de Enzo Perez e Gaitan, além dos já confirmados Markovic, Oblak, Garay, Cardozo e ainda Mitrovic.
 
Em 2 épocas (2013-2015) o Benfica poderá apresentar contas com lucros totais de 40M€, e proveitos anuais recorde a superar os 180M€/Ano nas 2 épocas, com proveitos muito superiores aos seus rivais.


O Porto, a continuar a actual política de vender poucos jogadores influentes, poderá apresentar receitas próximas dos 110M€/Ano, caso se qualifique para a Champions League de 2014/2015, e poderá apresentar custos totais a rondar os 140M€, na linha de ordem com o que tem obtido nas últimas épocas. Devido aos fracos proveitos de Atletas que obteve na época que terminou (Otamendi, Atsu, Fernando, Iturbe, Castro) e na actual época considerando as vendas de Mangala e Defour, se o Porto não vender mais ninguém até Junho de 2015 poderá apresentar apenas cerca de 60M€ de mais-valias no somatório das 2 épocas, quando precisaria de 130M€ de mais-valias para equilibrar as suas contas.
 
Dessa forma, é provável que em 2 épocas (2013-2015) o Porto esteja a correr o sério risco de obter cerca de 70M€ de prejuízos, se não vender mais jogadores importantes.


O Sporting tem uma estrutura de proveitos e de custos que é menos de 50% da estrutura que se observa no Benfica e no Porto. Apesar disso, esta época com a presença na Champions, irá ter um aumento de proveitos totais que poderão superar os 70M€/Ano na SAD. Na época passada foram vendidos Bruma, Tiago Ilori entre outros jogadores, e na actual época, considerando que o Sporting poderá vender William Carvalho, Rojo e Slimani, conseguirá obter 20M€ + 25M€ de mais-valias nas 2 épocas consideradas.
 
Devido ao aumento de Proveitos, o Sporting poderá passar de uma situação equilibrada para uma situação de lucros na actual época.
 
 
Perante esta Análise importa realizar as seguintes questões:
 
- O Porto para tentar conquistar 1 campeonato arrisca-se a ter 60M€ de prejuízos em 2 épocas?
- O Fair-play financeiro da UEFA, deixou de existir e ninguém avisou?
 
- O Benfica, com uma SAD que pode obter mais de 350M€ de receitas e lucros de 40M€ (em 2 épocas), porque será que teve assim tantos problemas em renovar financiamentos de curto prazo, no Novo Banco?
- Ou será que os problemas pessoais de Luís Filipe Vieira com o BES são tão graves que já nem consegue renovar crédito na Banca para o Benfica?
 
- Atendendo às contas consolidadas tornadas públicas, o Sporting vai continuar com mais de 200M€ de Passivo "escondido" no Clube??
- Dentro de alguns meses, tal como no caso do BES, vamos ter um "NovoClube" e um "mau Sporting"??
 
Perguntas para serem respondidas por quem de direito: SAD's, CMVM, UEFA.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

65 comentários

  1. A CMVM tem que exigir maior transparencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta dizer que ninguém sabe se o Porto Clube consolida pelo método integral ou pelo método proporcional, e ninguém sabe quais os passivos da EuroAntas, FCP Media e FCP Serviços Partilhados ;)

      Quanto ao Sporting após anos de ocultação... há poucas semanas conheceu-se o buraco (265M€ de capitais próprios negativos) em termos consolidados.

      Depois dizem que não sabem como surgem casos como o BES ;)

      Eliminar
    2. Anónimo5/8/14 00:01

      Há poucas semanas? isso sempre esteve lá escrito.

      Eliminar
    3. Shield, este é o único aviso que te vou fazer. Torna a insultar algum escriba do blogue ou a encher todos os posts com links para o teu blogue e a tua participação acaba aqui. Percebeste?

      Eliminar
  2. Anónimo4/8/14 22:52

    Algo não bate certo nessas contas.
    Como é possível o Porco ter uma super equipa ao passo que nós parecemos estar em liquidação...?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo quer saber o que não bate certo?
      O Porto para ter as contas equilibradas tinha de vender mais 100M€ em vendas, para obter 60M€ em mais-valias.
      Além disso 4 reforços pertencem a outros clubes ou a fundos (Brahimi, Oliver, Tello, Casimiro). Não são jogadores do Porto. Algo impensável no Porto de Pinto da Costa.

      Eliminar
    2. Anónimo5/8/14 12:03

      E o Adrien e o Mangala só são metade do Porto.

      PP

      Eliminar
    3. Anónimo5/8/14 12:14

      Desde 2003 que o FCP tem os passes partilhados. Não é novidade nenhuma o que Pinto da Costa está a fazer. Afinal, o que lhe interessa é recuperar o título.

      Miguel Fontes

      Eliminar
    4. Miguel Fontes, uma coisa é terem 50% do passe ou mais. Outra coisa é aceitarem jogadores de quem não detém quase nenhum passe ou estarem emprestados (Brahimi, Oliver, Tello, Casimiro).
      Pinto da Costa nunca fez tal política de reforços, e creio que concordará comigo.
      Se no final da época saiem 4 titulares do Porto e saírem esses 4 jogadores (porque são de fundos e de outros clubes), ficam com quantos titulares?

      Eliminar
    5. Anónimo5/8/14 14:05

      Concordo que para o ano poderá haver novamente muita mexida no plantel. A única que é certa é o Oliver (que veio sem opção de compra). Tello veio por 2 anos e Casemiro por 1 ano. Brahimi, na prática, custou 1,5M por 20%: mas o jogador está cá inteiro. Martins Indi custou 7,7M e ainda não foi vendida parte do passe. Adrian custou 11M por 60%, mas até esse investimento deve ser diluído com outra alienação.
      O que vai acontecer este ano é que o investimento não se traduz num montante tão elevado assim.
      Para o ano Jackson, Alex e Danilo em princípio serão vendidos - creio que darão boas mais-valias.

      Miguel Fontes

      Eliminar
    6. Miguel Fontes, ninguém vai estar a investir o que quer que seja no Adrian.
      Foi um jogador super caro, e com idade algo avançada para os fundos investirem (26 anos).
      A partir dos 27 anos os jogadores começam a desvalorizar por causa da lei Webster, etc.
      Onde é que o Adrian vale mais de 18M€ por 100% do passe?

      Eliminar
  3. Essas contas não batem com nada...isso o que está aí são contas de merceeiro...o porto manter o mesmo nível de custos operacionais tendo renovado com o Jackson e contratado craque que vieram só da Liga Espanhola...tal como o Lopetegui e sua equipa devem ganhar bem mais que Paulo Fonseca e restantes....SLB aumentar receitas duvido muito porque parece-me que vamos ter um estádio às moscas esta época no máximo manter fruto da renegociação dos contratos que referem. Relativamente aos nosso custos operacionais vão cair bem mais que isso que os mais bem pagos do plantel já saíram ou estão prestes a sair e os contratados ganham peanuts..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claudio, as minhas previsões são "conservadoras".
      Isto porque? O Porto mete vários custos na FCP Serviços Partilhados, e por isso decidi meter uma previsão algo conservadora. Concordo consigo que é provável que os custos aumentem no Porto.

      Quanto ao Benfica, é muito provável que as receitas da Benfica TV e patrocínios aumentem. As dúvidas são a bilheteira e receitas europeias. Na BTV é quase certo que as receitas aumentam via clientes empresariais.
      Quanto aos custos talvez caiam mais do que 5M€/Ano, mas novamente decidi colocar uma previsão conservadora, e não tão ambiciosa.

      A ideia é clara, o Benfica está a caminho de lucros e o Porto está a caminho de prejuízos muito graves.

      Eliminar
    2. Anónimo5/8/14 00:33

      Slb.. a terra dos sonhos onde tudo é maravilhoso e fantastico..
      sublime, genial..
      Es outro RGS e Guerra, so t falta as orelhas pq palas tens tu..
      vai beijar o cu ao Vieira

      Eliminar
    3. Anónimo5/8/14 00:54

      Benfica Eagle,

      O Económico falava em receitas durante um ano da BTV na ordem dos 20 M€ e despesas de 9 M€, um saldo de 11 M€, só o R&C o podem confirmar, a coisa ai não pode ser "martelada", pois não?

      Quanto ao aumento de receitas da BTV, não se esqueça que aconteceram num ano bisexto, que foi a temporada que terminou, porque na próxima, o Peter e o Murphy, suspeita-se que se irão cruzar algumas vezes. Aliás, 25, 000 espectadores na Eusebio Cup, retrata as expectativas elevadas da Nação benfiquista, e provavelmente nem irá ter reflexo nas receitas da BTV, isto pelas suas estimativas sempre "pessimistas"!

      Ou então o BE perspectiva uma temporada desportiva igual ou superaior à que terminou?

      Candido (amigo do Tomás)

      Eliminar
    4. Ok, posso não concordar totalmente com os valores apresentados ( e alguns até acho que não sejam muito conservadores) mas concordo que é um bom principio. Mas também vejo nessas contas algumas boas noticias axo que os custos financeiros para a próxima época estão sobreestimados porque penso que o objectivo nesta época será pagar uma parte do montante dos emprestimos obrigacionistas o que significa uma redução do montante em dívida, tal como penso que a parte da dívida que for substituida terá um custo substancialmente menor uma vez que os emprestimos obrigacionistas foram contraidos no auge da crise da divida.

      Costumo visitar o vosso site, e apesar de ser a primeira vez que comento, vocês insistem que neste exercício vai ser break-even, gostaria de saber como chegam a esse valor?

      Pelas minhas contas, e com base nas contas do 3º trimestre, penso que se pode fechar o exercicio com cerca de 2M positivos, mesmo tendo por base os vossos números, porque os prémios a serío da liga Europa só vieram no último trimestre, tas como as receitas de bilhetica, merchandising e benfica TV dispararam...temos ainda o prémio do título, taça da liga e taça de Portugal...a nível dos custos temos os premios ao plantel que absorve uma grande parte destas receitas...mas depois ainda tivemos a receita da final da champions, direitos da venda do david luiz, venda do Kardec e Garay..

      Eliminar
    5. Que os clubes sem exepção tem vivido acima de suas possibilidades, é um facto. Dai ao Benfica vir a gerar lucros e o FCP graves prejuizos, é demasiado demagogo com poucas informações para se afirmar taxativamente isso. A benficaTV gera supostamente qualquer coisa como 10M de lucros depois de recusar uma proposta de 22M pelos direitos. Com toda a certeza o FCP recebe bem mais pelos direitos televisivos do que os tais 10M. o FCP no ano passado fez vendas na ordem, assim de repente, dos 80M. O Benfica, nem 10M terá realizado. No ano passado o FCP foi buscar Licás, Josues, o Benfica foi buscar camiões de Servios. Os papeis do ano passado para este ano, apenas se inverteram, com a diferença que este ano o FCP já realizou vendas na ordem dos 70M. Não vós vi tão preocupados com as vossas proprias finanças no ano passado como estão com a do FCP este ano. E ainda assim comparar ambos, é como do cú para as calças, pois as vendas do FCP este ano ultrapassam largamente o investimento na equipa. Mas continuem preocupados com nossas finanças, que eu estou a gostar de ver. :)

      Eliminar
    6. Candido (amigo do Tomás) --- e adepto portista...
      O que o Económico escrevia sobre a BenficaTV dizia respeito a 9 meses de actividade. Não dizia respeito à época inteira.
      Se no último trimestre a receita chega a 10M€ em 3 meses, é fácil de calcular que no 2º ano de actividade como "premium" o canal pode gerar receitas de 40M€/Ano como sempre escrevi.
      Como é adepto portista não sabe que no próximo ano os clientes empresariais (hotéis, restaurantes, cafés, etc) irão pagar o dobro pela subscrição da BTV. Como tal mesmo que nos particulares exista algum decréscimo de receita, a mesma será compensada pelos clientes empresariais, para azia dos adeptos portistas como é o seu caso.

      Claudio, é verdade que os custos financeiros da próxima época pode baixar, é verdade que o lucro da época passada pode ser positivo, mas como escrevi antes preferi fazer uma previsão conservadora.
      É difícil de calcular quais os custos com contratações e prémios de assinatura que foram registados nos 3 clubes, como tal existe alguma margem de erro. Pela experiência de fazer previsões, preferi fazer uma previsão algo conservadora.

      Gars, adepto portista, seria bom que na sua realidade alternativa a Benfica TV só gerasse 10M€ de lucro. É tão bom verificar adeptos portistas tão preocupados com a Benfica TV. Para azar vosso as receitas absolutas da BTV vão ser de 30M€/Ano e em 2014/2015 poderão chegar a 40M€/Ano, com custos a rondar os 9M€ a 10M€/Ano. Por isso faça as contas ao "lucro" da BTV.

      Gars, adepto portista as mais-valias obtidas com a venda de jogadores estão na CMVM, nos R&C. não especule.
      Se vende um jogador por 10M€, a mais-valia não é de 10M€. Se em média for de 6M€, já é bom.

      Proveitos com jogadores do Benfica e do Porto & Resultados do Exercício (2011-2013):
      Benfica: Proveitos jogadores 82,1M€ & RLE: -22,1M€
      Porto: Proveitos jogadores: 109,8M€ & RLE: -15,2M€

      Proveitos previstos com jogadores do Benfica e do Porto & Lucros (2013-2015):
      Benfica: Proveitos jogadores: 135M€ & RLE: +20M€ (lucros)
      Porto: Proveitos jogadores: 60M€ & RLE: -60M€ (prejuízos)

      O Porto nos 9 primeiros meses de 2013/2014 apenas obteve 12M€ com proveitos da venda de jogadores (com Otamendi e Atsu). Desde então... Iturbe 45% do passe, Fernando 80% do passe, Mangala 57% do passe, Defour 57% do passe e o Varela renderá pouco dinheiro. Se chegarem a 60M€ de mais-valias já será bem bom.

      Eliminar
    7. PS:
      No Benfica de 2011 a 2015 existirá uma situação EQUILIBRADA, com cerca de 215M€ de mais-valias e resultados do exercício completamente equilibrados.
      No Porto de 2011 a 2015 existirá uma situação DEFICITÁRIA, com cerca de 170M€ de mais-valias previstas e prejuízos que podem chegar a 75M€ no somatório das 4 épocas.

      Como escrevi no post, parece que o fair-play financeiro da UEFA deixou de existir e ninguém avisou ;)

      Eliminar
    8. Anónimo5/8/14 14:14

      Continua aqui a esquecer-se das mais valias que o Porto realizará em Maio/Junho :)
      As receitas operacionais do Porto tb vão aumentar... tb tem um novo acordo de equipamento com a Warrior e a partir deste ano o contrato de direitos televisivos com a Sportv tb aumenta de valor. Para além daquela parcela variável de receitas de bilheteira que nunca serão inferiores à horrível época transacta.

      Miguel Fontes.

      Eliminar
    9. Miguel Fontes, coloquei os proveitos operacionais do Porto a aumentar 5M€.
      Pelo que sei o patrocinio da warrior é praticamente o mesmo valor do anterior contrato.
      Também no Porto as receitas de bilheteira são reduzidas.

      Poderia perguntar o seguinte: E se o Porto não se qualificar para a Champions League como ficam as receitas operacionais? ;)

      Quanto a Maio/Junho, o Porto está a contar com o ovo no cú da galinha no último minuto.
      Se correr mal quero ver como se safam do fair-play financeiro.

      Eliminar
    10. Anónimo5/8/14 20:40

      Se não houver champions, acredita que o jackson não vai para valência em 2 ou 3 dias?

      Miguel Fontes

      Eliminar
    11. Para ser sincero não sei como é que o Porto recusa 35M€ com o Jackson a chegar perto dos 28 anos.
      Daqui a 1 ano se derem 20M€ pelo jogador já será bom.

      Eliminar
  4. Anónimo5/8/14 00:49

    Vou fugir ao tema apresentado neste post e expor-vos aqui os meus receios. Como já repararam, começou há muito tempo a campanha do descrédito e da delapidação da nossa equipa ,muito bem orquestrada pelos nossos rivais ( principalmente a Norte). Espero estar redondamente enganado, mas algo me diz que brevemente iremos ficar sem o Enzo (Valência), Gaitan (Mónaco) e AINDA!!!! Sálvio no fecho do mercado (Zénit). A colocação do Nuno Espírito Santos no Valência não será assim tão inocente! Do Jardim no Mónaco ainda tenho as minhas dúvidas... Não sei se me faço entender, mas que trio ( Nuno.E.S, Jardim e ??? Quem é o treinador do Zenit??). Seria um tiro certeiro no porta aviões.Recordar ainda o negócio " GARAY". Obviamente, e como diz o Sr Durão Barroso "vai entrar muito guito!!!" 25/30eur Enzo + 40/45 Gaitan + 45 eur Sálvio ( pela cláusula) corrigem-me se estiver errado em relação à cláusula de rescisão do Sálvio. E lá virá o nosso presidente com a lengalenga de sempre " Não havia nada a fazer, pagaram a cláusula, etc...". Preparem-se!
    Mas uma vez repito, este não é o meu desejo.
    Antecipando estas vendas, tentaria no imediato contratar o Guilavogui/Javi Garci (MD), o pequeno talento holandês, a fazer lembrar o João Moutinho, do nome Jordy Clasie (MC), e olha que alguém em costumil não anda a dormir. Dois desejos: Um muito antigo e outro mais recente. Tentar o empréstimo ou a compra do AV Mexicano do United, Chicharrito e do Rafa do Braga.
    Ass. Nuno MDL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno MDL, com esses 120M€ das 3 clausulas... o Benfica podia ir buscar nos próximos meses 11 titulares a pagar mais de 10M€ por cada um deles. Mas ninguém dará 45M€ pelo Gaitan e 45M€ pelo Salvio.

      Eliminar
  5. benfiquista de gaia5/8/14 09:29

    BOM DIA.......nunca tive duvidas dos negocios do mentiroso que nao olha a meios para delapidar o BENFICA..e eliminar ou mandar prender todo o que mexer contra ele e seus amigos intimos ..p.c....j.o.....espero um final tragico......enquanto isso ......vamos protegendo com todas as nossas forças o nosso BENFICA....

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5/8/14 09:36

    O grupo de empresas do LFV, em que o Benfica se inclui, tem de liquidar passivo, e a única empresa que o pode fazer é a SAD, recorrendo à venda de jogadores. As outras, maioritariamente construção civil, obviamente não vendem. Ele, para salvar a pele, quer lá saber se a equipa é destruida......

    Custos operacionais na linha do que temos tido são incomportáveis, impossivel manter esses valores. E não me venham dizer que isso se deve aos salários dos jogadores.....há muita gente a ganhar dinheiro à pala do Benfica.

    Não entendo como é possivel os sócios do Benfica ainda não terem percebido que a SAD é gerida com base numa agenda financeira e não desportiva, e isso não permite que as vitórias sejam constantes. Vão aparecendo aqui e ali para acalmar as hostes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo equivocou-se numa coisa importante: O Benfica não faz parte do grupo de empresas de LFV ;)
      Benfica é uma coisa, Grupo Promovalor/Inland é outra coisa ;)

      Eliminar
  7. Anónimo5/8/14 09:51

    Gostava que o BE me explicasse como é que os proveitos do Benfica podem aumentar nos próximos anos com esta equipa do Benfica? Será que a Emirates, que fez um acordo para a formação, e que ao que tudo indica será a patrocinadora dos próximos anos não irá agora rever em baixa esse patrocínio? Será que interessa à Emirates patrocinar uma "equipa" que não tem por onde se lhe pegue? As receitas da BTV irão aumentar assim tanto? Quem irá continuar a pagar uma mensalidade para ver esta equipa? Quem se irá deslocar ao Estádio? Quem irá comprar camisolas?
    O Porto corre um risco grande se não conseguir entrar da CL e se não for campeão, mas... por este andar...
    O Sporting mantém a mesma equipa, se não sair o William e o Rojo, mas não sei se os "miúdos" terão a mesma garra que tiveram no passado e se a pressão de terem de ganhar que este ano existe não os prejudicará.
    Agora eu pergunto, o Benfica, como a maior instituição desportiva de Portugal, não deveria ter uma maior margem de manobra perante os credores do que os seus rivais? Alguma coisa vai mal para os lados do Benfica? Se todos devem, e muito, porque será que só o Benfica tem de vender e à pressa? O porto tem o Rolando, o Varela, o Defour, que não contam e ainda não os desbaratou à pressa.Quer vender mas bem vendido. O Benfica à primeira oportunidade vende. Porque será?
    Eduardo, adepto portista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eduardo, ao mesmo admite que é adepto portista. Muito bem. Os seus colegas que andam por cá têm dificuldade em faze-lo ;)

      O Benfica tal como o Porto têm receitas ainda incertas nas competições europeias. Concordo consigo.
      A bilheteira representa pouco valor dos proveitos. No Benfica representa cerca de 5% do valor total.
      A Benfica TV vai aumentar sim, de 30M€ para cerca de 40M€/Ano. Já expliquei isso em cima. Os clientes empresariais pagam o dobro da subscrição. No 4º Trimestre de 2013/2014, sem esse efeito, as receitas aproximaram-se dos 10M€ em 3 meses.
      Quanto aos patrocínios, não é apenas a Emirates. A Adidas também assinou novo contrato.
      O Porto corre risco de não ir à CL, tem razão e preferi nem referir isso no post.
      O Sporting terá de vender jogadores. William, Rojo e talvez Slimani sairão. O Acordo com a banca a isso obriga.

      Eduardo, é verdade que o Benfica deveria ter maior margem de manobra perante os credores do que os rivais. Concordo inteiramente consigo, e por isso é que a única explicação possível esteja na relação entre a banca e as empresas pessoais de LFV.

      Quanto ao Porto não vai ter grandes vendas com o Rolando o Varela e o Defour ;)
      Os 3 renderão 15M€ a 20M€ no máximo, e as mais valias dos 3 no máximo rondarão os 10M€.

      Eliminar
  8. Anónimo5/8/14 09:57

    "Ou será que os problemas pessoais de Luís Filipe Vieira com o BES são tão graves que já nem consegue renovar crédito na Banca para o Benfica?"

    Se a resposta a esta pergunta for afirmativa, então o tão propalado milagre financeiro é (era) na verdade tão somente a capacidade de LFV dar avais pessoais.

    Pensava que isso tinha acabado com a entrada desta direcção à mais de 10 anos atrás...

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JR, essa é a grande questão.
      Porque na verdade a credibilidade do Benfica junto da Banca tem sido uma das grandes bandeiras de LFV nos últimos anos.

      Eliminar
  9. Anónimo5/8/14 10:02

    Com tanta teoria da conspiração sinceramente só falta um post a dizer que este ano o Benfica vendeu tudo e os proveitos tem sido utilizados para reforçar a equipa do FCP, é que só falta mesmo um post com os valores gastos do FCP em contratações e por aí fora...

    Agora mais a sério eu estou bem me a marimbar para o estado do SCP e do FCP o que eu não admito é o que está acontecer ao SLB até se podia vender a equipa toda mas contratavam-se gajos de jeito não jogadores em fim de carreira ou ir buscar jogadores que já deram provas que não servem para o Benfica e continuam nos quadros da instituição.
    Tiveram 2 meses para acautelar saídas, uma vez que segundo consta todos os jogadores eram negociaveis disse LFV entre linhas numa entrevista a RTP com os trofeus em plano de fundo e o que fizeram foi contratar refugo duvidosso e sem calo em provas europeias ou campeonatos.

    Quanto ao tópico se o Benfica está a nadar em dinheiro porque é que o clube tem um passivo que todos sabemos e o presidente que nem constava dos 100 mais ricos de Portugal passado o 1º mandato passou logo para os 60 mais ricos!?

    Ass: Madskinn

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica não está a nadar em dinheiro. Terá é de 2011 a 2015 a situação equilibrada.
      O Porto a este ritmo chega aos 75M€ de prejuízo acumulado em 4 épocas (2011-2015).

      É o dinheiro que permite os tais reforços de qualidade que todos os adeptos desejam.

      Eliminar
  10. Se o Benfica vai liquidar os empréstimos e não os vai renovar (pelo menos nos mesmos montantes), os custos financeiros não deviam baixar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/14 14:14

      Óbvio que sim. E muito.

      Eliminar
    2. Deviam baixar sim, a questão é saber se de factos os empréstimos vão ser liquidados.

      Eliminar
  11. Anónimo5/8/14 10:47

    - Ou será que os problemas pessoais de Luís Filipe Vieira com o BES são tão graves que já nem consegue renovar crédito na Banca para o Benfica?

    Caro Benfica Eagle esta sua questão tem como premissa uma afirmação; tem conhecimento de causa para a fazer ou não passa de mais uma mera especulação sua? É que não sei se sabe, para se ter credibilidade não basta escrever um texto 99,9 de forma credível; basta 0,1 de mera especulação para a mensagem matar o mensageiro. Sinceramente reconheço que o senhor é o único dos escribas deste blogue que sabe do que fala quanto ao estado das contas do clube e da SAD; sabe o que é um investimento e o que ele implica nas contas de uma empresa; sabe que o investimento gera passivo, mas também gera activo; em conclusão sabe que a situação económico-financeira do Benfica é a melhor de sempre desde o final do mandato do presidente Jorge de Brito; agora se começa a ir pelos mesmos caminhos e atalhos da especulação e da má língua percorridos de frente para trás e de trás para frente de alguns dos seus colegas aqui do blogue, e pelo que o pouco tenho lido da sua parte em relação a outros assuntos, a tentação é mais que muita... então adeus credibilidade.

    Nuno Espírito Santo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Soares5/8/14 12:06

      Nuno Santo, concordo com o que escreve na parte da especulação, especialmente quando suscita questões de honra. Penso que é legítimo suscitar problemas de competência. Não é aceitável alegar problemas de honra sem indícios muito fortes.

      Pessoalmente, gostaria que a comunicação do Benfica fosse mais ativa e mais transparente: negócio Roberto, Garay, etc. Mas, não retiro daí quaisquer conclusões de natureza pessoal relativas às honra das pessoas. Por vezes, não é fácil admitir erros ou negócios menos positivos.

      Mas, em relação às contas do Benfica, não vejo qualquer milagre, Se estas contas são boas, só são boas em países como Portugal, onde se vive à custa da dívida. Se limita a sua posição a uma análise comparativa, quer histórica, quer com os dois outros clubes grandes, nesse caso, admito que eu próprio votaria em LFV, no contexto do perfil de candidatos habituais.

      Em relação à gestão desportiva, o Benfica é um barco à deriva. E a análise comparativa não ajuda...

      Eliminar
    2. Nuno Espírito Santo, agradeço os comentários agradáveis que me deixou.
      Quer um post sobre os tais problemas financeiros das empresas de Luís Filipe Vieira?
      Ok, combinado, vai ter esse post nos próximos dias. Se pediu o post tem direito a ler esse mesmo post, e é minha obrigação de o publicar.
      E concordo consigo, se alguém refere algo, deve apresentar os factos que sustentam essa afirmação.
      Sendo assim, esse texto será publicado em breve.
      É uma questão de aguardar pelos próximos dias.
      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Anónimo5/8/14 21:09

      Caro Benfica Eagle não é uma questão de eu querer ou não; o que está em causa é a credibilidade de quem e daquilo que se escreve; no caso os Benfiquistas é que agradecem e onde eu me incluo. Já basta a quantidade de acusações e especulações que os seus colegas do blogue constantemente publicam diariamente por aqui e que só serve para lançar lama para cima em ultima análise no bom nome do Benfica. No fundo o que todos queremos é o bem do Benfica certo! Para isso o dever de qualquer Benfiquista é o de apoiar quando é caso disso e criticar de forma construtiva, e/ou denunciar todos e qualquer factos que prejudiquem o clube, sejam estes ou não legítimos, repito factos. Mas sempre com elevação e nunca movido,por ódios pessoais pois só dessa forma se pode defender o bom nome do Benfica e desta forma unir e não dividir os Benfiquistas numa determinada causa. Fico aguardar pela prometida publicação, mas desde já lhe chamo a atenção que o senhor falou em problemas pessoais e não dificuldades empresariais no seu post em apreço.

      Com os meus melhores cumprimentos

      Nuno Espírito Santo

      Eliminar
    4. Nuno Espírito Santo, por acaso nestes 2 meses de Blog escrevi alguma coisa que depois não comprovasse com factos??
      Veja lá que até o Sporting teve de marcar Assembleia Geral a confirmar o que tinha escrito (contas consolidadas e passivos) e o Jorge Jesus já confirmou em 2 conferências de imprensa o que tinha escrito.
      Quanto aos 8 titulares vendidos, já é óbvio que isso se está a tornar realidade.
      Imagine o que li há cerca de 2 meses quando escrevi isso dos 8 titulares vendidos ;)
      Tenha calma que irei explicar a questão do Benfica - BES - Promovalor com os factos conhecidos até ao momento ;)

      Como compreenderá, atendendo às imensas novidades que estão a surgir nas últimas horas tenho decidido adiar um pouco essa publicação para ir acrescentando novos factos. Essa análise irá ser publicada, no máximo, na próxima semana.

      Os problemas pessoais, estão relacionados com questões empresariais que nada têm a ver com o Benfica. Isso posso-lhe adiantar.

      Já ando na Blogosfera desde 2007, e quem se lembra de mim sabe que comprovo sempre o que escrevo ;)
      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Anónimo6/8/14 11:57

      Não poderia estar mais de acordo com o Nuno Santo e confesso que aguardo ansiosamente pelo seu post sobre a promiscuidade LFV presidente do Benfica e LFV gestor de empresas. Admiro e leio atenciosamente os seus posts e agradeço por existirem adeptos com a clarividência que demonstra.

      É por demais evidente para qualquer adepto que algo grave aconteceu entre a última entrevista de LFV e o status quo em que nos encontramos.

      Se existir algo ilícito então que se diga, que se investigue e se for caso disso que se condene. Seja o presidente do Benfica (com pena minha) ou um qualquer Ricardo Salgado.

      Se há coisa que um adepto com dois dedos de testa está farto é de meias palavras. Aguardo e agradeço a sua análise factual que nos elucide finalmente sobre o que está a acontecer.

      Acerca das meias palavras, deixo um post no FB de resposta ao vice RGS após a campanha na Emirates e que resume na perfeição tudo o que o comum adepto sente sobre esta ausência de clarificação:

      "Sinceramente eu não sei se me aborrece mais a pré-época do Benfica ou estás merdas. Quer merdas, perguntam vocês? Como é possível vir para aqui tudo o que é bicho careto bater palmas a post's inigmaticos de uma pessoa que tem a visibilidade que tem por ser Vice presidente do Benfica?! O sr. RGS também tem de tirar ilações, ou está com a direção e defende ou está contra a direção e escreve o que quer e lhe apetece. O que não pode é gostar de ser Vice do Benfica para fazer viagens com a equipa, andar nos camarotes deste pais e Europa, ir para a tv, ter dezenas de milhares de seguidores no fb à custa de ser Vice da direção do Benfica e depois sacode a àgua do capote sempre que a coisa corre mal. Não concorda com o Vieira, diga-o! Não concorda com a política desportiva do vieira? Demita-se e faça oposição e consigo ira quem acreditar. Agora, estar dos dois lados é que é deplorável e espelha bem qual o verdadeiro problema do Benfica, onde todos querem ter protagonismo, poder e mediatismo. O Luis Filipe é uma merda, mas pior é ter que levar com estes textos como levei na pré-época do ano ano passado e depois levar com o sr. RGS em todas as fotos de festejos dos títulos. Estou fodido porque precisamos de um guarda-redes de jeito, mas não me consola vir para aqui alimentar hipocrisias. O Benfica é isto, infelizmente! Se o Vieira faz muita coisa mal? Faz, e uma delas é alimentar estes gajos..."

      Por saber que escreve como adepto e não como assalariado do clube, espero que nos consiga dar algumas luzes sobre o que se esconde debaixo do tapete.

      Abraço de um benfiquista de Oxford,
      João Pires

      Eliminar
    6. João Pires,
      Não escreverei sobre promiscuidades ou ilegalidades.
      A situação pessoal de Luis Filipe Vieira nas suas empresas é que se alterou.
      E o que precisa de ser esclarecido é se isso está ou não a afectar o Benfica.
      Dentro de uns dias publicarei os factos de que tenho conhecimento.
      Abraço

      Eliminar
  12. Peço desculpa, mas ainda não consegui perceber porque foi imperioso destruir uma equipa campeã e comprar porcaria, nem como o sporting não vende nada e compra muito. assim como o porto nunca tem de dar explicações adicionais á cmvm. Ainda o Benfica fica parceiro do BES ou Novo banco?
    Qualquer for bem haja B.E.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pimento, essas suas interrogações também são as minhas interrogações e de muitos benfiquistas.
      Quanto ao Benfica será parceiro do "NovoBanco", embora eu defenda que o Benfica trabalhe com 2 ou 3 bancos diferentes.
      Depender apenas de uma instituição bancária é incompetência.
      Abraço

      Eliminar
  13. Anónimo5/8/14 13:38

    Não se esqueçam dos empréstimos e obrigações que vencem até ao final deste ano e na impossibilidade da sua renovação! (bes falido!), Também é preciso ver o lado positivo, benfica paga cerca de 20K€/ano só em juros!!...o equivalente ás receitas da BTV (descontadas as despesas), O benfica reduz substancialmente quer a divida quer a massa salarial, acaba com o fundo e livra-se da recompra dos passes, agora mais que nunca é preciso união desde que do outro lado haja o cuidado de finda a época de transferências explicar o que se passa aos sócios. Se assim não for temo uma grande perda de receitas (BTV, publicidade, bilheteira e merchandising) e o regresso ás trevas com um plantel semelhante em qualidade ao do vilarinho qd saiu do SLB.
    Tomara que os iluminados tenham a feliz ideia de fechar a torneira a jogadores medianos, apostar na formação e contratar inegáveis titulares, acho que se as três supostas contratações pedidas foram nesse nível o plantel não fica assim tão fraco como parece (a manter-se o gaitan, enzo e salvio) a somar luisão, andré almeida maxi +3 reforços (javi, um redes de topo e um avançado) sobram dois lugares por preencher com o refugo que resta, é um plantel curto sobretudo para quem tem a obrigação de passar aos oitavos da champions!...
    Eu "acardito" amanhã é trocar o voucher da FPF pelos 4 bilhetes!...domingo lá estamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo o Benfica tem os seus empréstimos no "NovoBanco". O BES falido fica para os accionistas.
      Concordo consigo que é preciso apostar na formação e contratar jogadores de inegável valor, embora estejam a fazer o oposto com os péssimos resultados que se tem verificado.

      Eliminar
    2. Anónimo6/8/14 08:23

      O mito que nas últimas semanas mais me tem irritado, são os supostos 'saldos' na Luz!!! Até agora o Benfica VENDEU, deliberadamente neste Verão, 1 jogador: Cardozo...!!!
      - Matic, foi vendido e saiu em Janeiro.
      - Rodrigo e André Gomes, foram vendidos em Janeiro, mas ficaram até ao final da época.
      - O Garay, foi 'apalavrado' em Janeiro, mas a venda só foi oficializada em Junho. Recordo que a própria companheira do jogador, afirmou em Fevereiro que sabia qual a cidade onde iria viver na próxima época. Com um jogador que se recusou a renovar o contrato, o Benfica estava obrigado a vender imediatamente, correndo o risco de não receber nada se não vendesse neste Verão...
      - O Markovic adquirido numa parceira com uma terceira parte, onde ficámos com a obrigação de o vender, se chegasse ao Benfica determinada oferta, em caso de recusa, teríamos que comprar o resto do passe, pelo valor da 'oferta'!!!
      - O Oblak foi vendido perante a cláusula de rescisão.
      - O outro jogador, além do Cardozo, que o Benfica optou por não continuar a ter no seu plantel, foi o emprestado Siqueira... mas nesse caso não foi uma venda, foi uma decisão de não dar 7 milhões de euros, por 50% do passe, por um defesa-esquerdo, de 28 anos!!!
      Afirmar que o Benfica anda desesperado a desbaratar o plantel é falso... Independentemente do cenário financeiro, estas saídas seriam praticamente impossíveis de bloquear... Só oferecendo aos jogadores, ordenados altíssimos (ou então obtendo resultados desportivos negativos, para diminuir o interesse de outros clubes pelos nossos jogadores!!!), completamente irreais para a realidade portuguesa... e mesmo assim, não sei, porque todos nós sabemos que estes jogadores não nasceram com o sonho de jogar na Liga portuguesa, ou no Benfica... se os próprios miúdos portugueses, na sua grande maioria, querem jogar no Real, no Barça... ou noutro clube qualquer, porque será que os nossos ex-jogadores estrangeiros, iriam perder a possibilidade de ganhar muito mais dinheiro, só para ficarem no Benfica?!!!

      O outro Mito, é o BES !!! Faz-me uma enorme confusão como alguém pode pensar que o Benfica vai ser obrigado a liquidar todos os empréstimos até Janeiro, devido aos problemas do Banco. Então o 'Novo Banco' vai deixar de emprestar dinheiro?! O mecanismo, que por acaso - quando os clientes pagam, como é o caso do Benfica -, lhe dá a oportunidade de ter mais lucro?! Não faz qualquer sentido...
      Se a administração da SAD do Benfica, pensar que no actual cenário do 'Novo Banco', com dinheiro em caixa - alguns milhões... -, pode negociar um plano de pagamento, com condições mais favoráveis ao Benfica - um abatimento considerável no valor total... -, isso já seria diferente.
      Seria uma opção do Benfica, discutível, arriscada, mas que poderia 'limpar' a rubrica dos custos financeiros do Clube para as próximas épocas. Até pode ser que com o Triplete da época passada, a SAD tenha pensado, que era exactamente agora o melhor timing - devido ao 'crédito' dos recentes títulos conquistados... -, para fazer uma 'limpeza' aos custos financeiros da SAD, preparando assim, um futuro mais desafogado financeiramente para o Clube... Repito até pode ser esta a estratégia ( por exemplo, nas Ligas profissionais Americanas, várias equipas optam por estratégias parecidas, após títulos!!!), mas agora pensar que o Benfica está obrigado a pagar todos os empréstimos de um momento para o outro, é ridículo!!! E mesmo que o tal 'Novo Banco', assim o exigisse, então não haveria mais nenhuma instituição financeira a querer ter o Benfica como cliente?!!!

      Eliminar
    3. Anónimo,
      Renovação de Oblak, sendo dos mais bem pagos do plantel, e aumento da clausula de rescisão.
      Pagamento de 12,5M€ ao fundo pelo Markovic para ele continuar pelo menos mais 1 época.

      Quanto à Banca, faço minhas as suas perguntas ;)
      Os responsáveis do Benfica que respondam.
      E ai tem a solução "mágica" para manter os 2 jogadores ;)

      Eliminar
  14. Anónimo5/8/14 13:45

    Parabéns ao Nuno e ao Rui; pode-se concordar ou não com as vossas opiniões, mas são feitas com a máxima elevação e correcção; é assim que fazem as pessoas bem formadas e educadas e no caso todos os que querem bem ao Benfica e que tem realmente na alma o sentimento do que é ser BENFICA. Sem dúvida que é degradante de ler a forma como muitos dos participantes deste blogue a começar pelos seus autores levantam acusações com base em meras especulações, algumas inventadas pelos próprios de forma a poderem da melhor forma achincalhar o nome do Presidente, treinador, jogadores, colaboradores e de todos que não estão de acordo com a sua opinião, incluindo todos aqueles Benfiquistas que eles tanto gostam de apelidar de forma perjúrativa de Carneirada; em suma a grande maioria dos Benfiquistas; e não satisfeitos com todo o mal que fazem ao bom nome do Benfica, ainda dão voz e muitas vezes até ampliam os comentários quantas vezes ofensivos aos que aqui participam e que não alinham nas suas ideias, incluindo infiltrados de outros clubes. Bem haja aos dois.

    João Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João Santos, respondo por mim. Os outros bloggers responderão por eles.
      Desde que estou neste blog ... com antecedência... e antes de toda a comunicação social já mencionei qual seria o passivo e buraco financeiro do Sporting. Veio a confirmar-se
      Avisei que o Benfica se preparava para vender 8 titulares. Está a confirmar-se
      Avisei que Jesus está a ficar muito insatisfeito. Confirmou-se em 2 conferências de imprensa do treinador.
      Avisei que o Benfica não tem problemas com a banca. Quanto muito terá Vieira. Acredite que poderei confirmar isso nos próximos dias. É uma questão de aguardar ;)

      Eliminar
  15. Sérgio Nunes5/8/14 15:08

    Calma, calma, não precisamos de especular sobre as contas, afinal, dentro de algum tempo, estarão disponíveis as contas de 30 de Junho das 3 sads.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sérgio Nunes as contas de 2013/2014 serão publicadas em Novembro 2014.
      As contas de 2014/2015 serão publicadas em Novembro de 2015.
      O que fiz não se trata de uma "especulação" mas sim de uma previsão financeira para os próximos meses das 3 SAD's.
      É normal que tal aconteça para as grandes empresas (previsões financeiras).
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Anónimo5/8/14 18:07

    Sobre as saídas^:

    O Garay queria ter saído em dezembro para o Zenit, foi acordado pelo LFV a sua saída agora(mesmo por um menor valor) de modo a dar titulos , o que resultou.

    O Cardoso não fazia falta e foi bem vendido para a turquia, com objectivos o que ainda vai dar mais alguns euros.

    Os outros titulares estavam na altura da renovação, atingiram o seu ponto mais alto nas carreiras, ha que potencializar novos jogadores.

    Temos equipa para ganhar (como já fizemos) com "menos craques".
    Quanto ao Post avalio que o clube em melhor condição para aguentar a dificuldades futuras é o SLB. Quer em termos de capital desportivo, base de adeptos, valor de jogares do plantel e até mesmo em termos de crédito por parte dos seus dirigentes.

    reparem que as portas abrem-se em Angola, em Espanha, em Inglaterra par o LFV, o Peidoso anda com a brazuca e ninguem lhe liga (esta será a época de fim)

    BENFIIIICA

    Esfera VERMELHA

    ResponderEliminar
  17. Anónimo6/8/14 12:45

    E agora, como tapar estes 85 milhões de euros de empréstimo obrigacionista até ao fim do ano? Dá para emitir um quarto empréstimo obrigacionista? Não, não, muito difícil, as subscrições são cada vez mais curtas. O FC Porto, por exemplo, quis emitir um de 15 milhões de euros, mas aquilo está tão falido que a procura superou a oferta em 13 vezes! O FC Porto pediu 15 milhões de euros, os investidores quiseram emprestar-lhes 195 milhões!
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, nada de novo, a procura do Benfica também têm sido muito superior à oferta de obrigações
      Por isso é que a desculpa oficial de o Benfica ter de pagar os empréstimos ao BES é treta!

      Eliminar
  18. Anónimo6/8/14 12:49

    «A culpa é do BES». Já temos resposta para a hegemonia nacional que o Benfica conseguiu perder durante a pré-época. Se não fossem esses malandros, o Benfica não teria vendido Garay, Oblak e Markovic, não precisava de vender Enzo Pérez e Gaitán e ainda dava para chegar a Ricardo, Casemiro, Brahimi e Clasie antes do FC Porto. É isto que nos estão a querer «vender». Será que é mesmo assim? Vamos fazer essa coisa extremamente complicada, que pelos vistos não está ao alcance de muitos cronistas e opinion makers: abrir o último relatório e contas. Se não fosse o BES, o maior parceiro bancário dos 3 grandes, o Benfica nem sequer teria chegado a Garays e Rodrigos, até porque é accionista do Benfica Stars Fund (que comprou 20% de Cardozo por 4 milhões e agora recebeu... 1 milhão!), de onde a SAD já tirou mais de 50 milhões de euros. Mas, sabe-se lá porquê, a culpa disto tudo é do BES. Qual não é o nosso espanto quando abrimos o último relatório e contas... e o Benfica não tem mais nenhum compromisso com o BES até ao final de 2014. Calma, há algo de errado! Então não foi por causa da crise do BES que o Benfica teve que vender Oblak, Markovic, Garay e Cardozo? Ups! Até ao final de 2014, o Benfica mantinha um único compromisso com o BES: em abril tinha maturidade o empréstimo de 64,3 milhões de euros. Então Luís Filipe Vieira passou à acção: empréstimo obrigacionista de 50 milhões lançado em dezembro e vendas de Matic, Rodrigo e André Gomes por 58 milhões (antes de comissões e impostos). Já dava para cumprir o empréstimo e liquidar o único compromisso financeiro com o BES até ao fim do ano. Então, porquê a debandada depois de abril?
    Logicamente, nenhuma SAD reduz de uma só vez o passivo de forma tão grande. Há renegociação, troca de garantias, renovação, diversas formas de empurrar com a barriga. Então o BES, esses sacanas, lembraram-se de dizer: não, agora vocês têm que nos pagar parte do que nos devem. Como se atrevem, BES!?!? Como será possível não revalidarem o crédito a um clube cujo passivo consolidado, incluindo todas as sociedades participadas pela SAD, supera os 600 milhões de euros!?!? Então não vêem que eles têm um grande activo, um grande património!?!? O Benfica, através da Benfica Estádio, só deve ao BES/Milennium bcp 76,153 milhões de euros! Isso são peanurs, BES! A exposição do Benfica ao BES é pequenina, são só 113 milhões de euros! O FC Porto, esse clube falido que perdeu a hegemonia no último ano, é que está de rastos, imagine-se que a exposição deles no início da época era de uns pornográficos 34 milhões de euros, um terço do Benfica! O FC Porto tem uma exposição ao BES de 15% do total dos três grandes, enquanto o Benfica tem apenas mais de metade! Sacanas, BES!
    Continua....
    Jorge Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas correcções a esse texto:
      O Passivo consolidado não supera os 600M€. Esse post de um blog portista tem essa gralha grave.
      Para além disso, além dos 65M€ de empréstimos do BES existem 85M€ de obrigações de curto prazo, subscritos em mais de 70M€ pelo GES. Se o NovoBanco não renovar empréstimos, o que duvido o Benfica só tem de arranjar novo ou novos parceiros financeiros. Simples.

      Eliminar
  19. Anónimo6/8/14 12:52

    Pois é, o BES fechou a torneira. Seguiu o exemplo de BPI e do BCP antes da crise da dívida soberana, ele que era o único banco a dar a mão aos 3 grandes. O Sporting apertou o cinto, fez uma boa reestruturação financeira, mesmo recorrendo a capital angolano e com uma participação d'aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado em Alvalade (quem? perguntem ao presidente da transparência). O FC Porto sempre teve a SAD com menor exposição à banca e com menos empréstimos bancários a saldar, logo é a SAD com melhores condições para responder ao novo desafio do futebol português: gestão sem crédito bancário. Alternativas? Empréstimos bancários com garantias extraordinárias (o FC Porto fê-lo com o BES com Mangala e/ou Jackson, dois jogadores de calibre internacional), recurso a banca estrangeira (caraças, onde andam os russos do Bruno?), fundos de investimento (que têm os dias contados) ou... empréstimos obrigacionistas.
    É isso! É a salvação do Benfica, empréstimos obrigacionistas. Vamos apelar ao clube com mais sócios do mundo! Subscrevam um novo emprést... Ahm... Ups. Não, não é possível, ninguém nos tinha avisado! O Benfica tem a liquidar em outubro 35 milhões de euros e em dezembro 50 milhões por empréstimos obrigacionistas!?!? E o total em empréstimos obrigacionistas ascende a 130 milhões de euros!? Mas espera lá, isto não é... hum... Maior do que a dívida do Benfica ao BES?
    Eureka! Eish, está aqui o problema: o Benfica deve 85 milhões de euros em empréstimos obrigacionistas até ao final de 2014, e o dinheiro de Matic, Rodrigo e André Gomes já não entra aqui. Ora, vamos lá à moda do Guterres: fazer as contas. Oblak, Garay, Markovic, Cardozo... Hmmm, chega aos 85 milhões? Não!? Ena, vamos ter que vender o Enzo Pérez e o Gaitán!? Caraças, se ao menos soubéssemos que isto ia acontecer... Pobres benfiquistas. Como poderiam eles saber que, enquanto festejavam o triplete dos pobres no Marquês, esteves números estavam todos chapados nos relatórios e contas da SAD à qual pagam cotas? A culpa é dos sacanas do BES! Mas há quem culpe Luís Filipe Vieira, o presidente cuja primeira década no Benfica coincidiu com a melhor década da história do FC Porto. continua... Jorge Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outras correcções: Que saiba a reestruturação do Sporting não foi fechada ;) Por isso é falso o que o blog portista escreve.
      A Porto SAD não é a melhor SAD e esse mesmo blog escreve isso noutros posts:
      http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2014/07/o-fc-porto-esta-cumprir-o-fair-play.html


      Alguma seriedade intelectual, sff.

      "O FC Porto não vai correr, pelo menos para já, o risco de ser excluído da UEFA (o Sporting leva um registo negativo de quase 90 milhões de euros na avaliação do PFP e não foi punido, enquanto o Benfica, que em 2012-13 estava pior que o FC Porto, passa a uma situação mais controlada no final de 2013-14), mas há outro tipo de sanções, que podem passar pela retenção de prémios da UEFA, limite de inscrição de jogadores, criação de tecto salarial e/ou investimento em transferências, dedução de pontos e até a necessidade da UEFA passar a controlar trimestralmente as contas dos clubes.

      Se ainda há quem não leve o fair play financeiro a sério, é bom que o comece a fazer."

      Eliminar
  20. Anónimo6/8/14 12:53

    Oxalá chegasses à segunda, Vieira, mas enquanto a banca não vai deixar cair o Benfica (embora vá levar uns belos furos no cinto), parece que não terás a mesma sorte. Ou esperem...
    Terá Luís Filipe Vieira tido o seu momento Ferreira Leite? Terá Luís Filipe Vieira antecipado toda a crise no Benfica (bem, qualquer pessoa que olhasse para os relatórios e contas antecipava facilmente a razia, mas adiante)?
    20 de março de 2014. A SAD do Benfica vive o seu momento alto na bolsa em toda a época, com as acções a atingirem uma cotação de 3.02. O Benfica torna-se uma sensação na bolsa... e Vieira aproveita! Na mesma semana, vende 73.906 acções, a valor unitário mínimo de 2.30, e encaixa uns modestos 190 mil euros. Para um presidente que se orgulha por não ser remunerado, embora adore negociar com clubes que têm projectos de construção de infraestruturadas, já é uma bela reforma, Luís Filipe! Mas calma, a premonição não ficou por aqui. O momento Ferreira Leite de Vieira voltou a sentir-se entre os festejos do triplete e vendeu mais 22.479 acções, por 58 mil euros. E ainda dá para manter 3,28% do capital da SAD.
    Luís Filipe, um visionário: no início de junho, as cotações da SAD do Benfica, face ao dia 20 de março, já tinham desvalorizado cerca de... 200%. As cotações baixaram para 1.1 e à data de hoje estão nos 1.02. Mas Luís Filipe Vieira, como brilhante gestor que é, soube que ali, no dia 20 de março, era o dia ideal para vender. Mas os pobres dos investidores comuns só agora estão a ser aconselhados pelos gestores bancários a venderem as acções da SAD do Benfica, que à boa maneira moodyana são consideradas lixo neste momento. O burro não é ele. E agora, como tapar estes 85 milhões de euros de empréstimo obrigacionista até ao fim do ano? Dá para emitir um quarto empréstimo obrigacionista? Não, não, muito difícil, as subscrições são cada vez mais curtas. O FC Porto, por exemplo, quis emitir um de 15 milhões de euros, mas aquilo está tão falido que a procura superou a oferta em 13 vezes! O FC Porto pediu 15 milhões de euros, os investidores quiseram emprestar-lhes 195 milhões! Jorge Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo6/8/14 17:32

      Jorge Manuel,

      1º conselho tira os óculos de cortiça !!! , alémm do Amorim não precisar decerto que verás melhor com a tua miupia do com essas cangalhas.

      2º Não digas disparates, a parte de financiamento do SLB estava a cargo do BESA, e neste foi injectado pelo presidente de Angola 3.5 Mm euros, pelo que não ha crise

      3º Os jogadores do fcp são todos jorge mendes, menos o jakson, a "oferta do peidoso" ao mendes para lhe fazer a equipa foi o passe do mangala

      4º As equipas actualmente sao empresas vivem de ciclos, pelo que apos uma vitoria "pagas o preço do sucesso" - ja o disse o JJ

      5º o LFV assegurou o JJ apos tentações do Dortmund,arsenal,atletico, monaco ( sim porque o simeoni esteve quase no barça)

      6º a politica do LFV foi criar um veículo qur gere receita suficiente para reforçar a equipa sem a banca - chama-se Benfica TV


      BBBBBEEEEEEEEEEEEEEENNNNNFFFFFFFFFFIIIIIIIICCCCCCCCCCCCAAAAAAAAAA

      Esfera VERMELHA

      Eliminar
  21. Anónimo6/8/14 15:46

    http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2014/08/luis-filipe-vieira-crise-da-banca-e-do.html?m=1
    Posta aí ó intelectual de café....há mais como tu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Porto SAD não é a melhor SAD e esse mesmo blog escreve isso noutros posts:
      http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2014/07/o-fc-porto-esta-cumprir-o-fair-play.html

      Alguma seriedade intelectual, sff.

      "O FC Porto não vai correr, pelo menos para já, o risco de ser excluído da UEFA (o Sporting leva um registo negativo de quase 90 milhões de euros na avaliação do PFP e não foi punido, enquanto o Benfica, que em 2012-13 estava pior que o FC Porto, passa a uma situação mais controlada no final de 2013-14), mas há outro tipo de sanções, que podem passar pela retenção de prémios da UEFA, limite de inscrição de jogadores, criação de tecto salarial e/ou investimento em transferências, dedução de pontos e até a necessidade da UEFA passar a controlar trimestralmente as contas dos clubes.

      Se ainda há quem não leve o fair play financeiro a sério, é bom que o comece a fazer."


      e ainda vai mais longe noutro post:

      A corda não rompeu mas ninguém a largou

      Terminou, oficialmente, a época 2013-14. Depois dos maus resultados desportivos, surge hoje a garantia de que a SAD poderá repetir, rondar ou até superar os números de 2011-12, quando fechou a temporada com 35,7 milhões de euros de prejuízo.
      (...)
      O Tribunal do Dragão ouviu que a SAD iria declarar e pagar impostos sobre os 15 milhões de euros, já anunciados, mas que após o acordo revelado por Pinto da Costa com Fernando e António Araújo a parte que caberia ao FC Porto seria de apenas sensivelmente 7 milhões de euros
      (...)
      O FC Porto vai fechar 2013-14 com um prejuízo que dificilmente não será o maior da história da SAD.
      (...)
      Pinto da Costa continua a insistir que entre Mangala e Jackson Martínez só sairá um (e deve ser o único a acreditar que é possível manter um), e o facto de para isso ter «sacrificado» as contas de 2013-14 mostram que não era bluff.

      http://otribunaldodragao.blogspot.pt/2014/07/a-corda-nao-rompeu-mas-ninguem-largou.html


      LOLLL Só perolas!!

      Agradeço essas fantásticas "ANÁLISES" que me iriam descredibilizar LOL.

      Essas análises sobre o Porto, de um blog portista, ainda são mais catastróficas do que as minhas :)))

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking