O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Proibido Sonhar!

. 23 comentários
São alguns anos a escrever neste blogue, por desporto como costumo dizer. Não sou (nunca fui) de cirandar por blogues, este será mesmo um dos raros casos que deixou um “bichinho” em mim, porque mesmo quando passo temporadas sem escrever nunca deixo de cá vir ver aquilo que outros vão escrevendo e comentando.

Desde cedo percebi que este era um espaço diferente. O seu sucesso prova-o. É diferente porque aqui nunca deixámos o amor pelo nosso clube tolher-nos o raciocínio nem o espírito crítico. Às vezes parece o mensageiro do céu, outras o mensageiro da desgraça. E pelos vistos a fórmula é boa, pois nem os maiores críticos conseguem deixar de cá vir.

É como aqueles pais que olham para os filhos como se sejam sempre os melhores em tudo, uns amores de pessoas e sem ponta de maldade. Eu posso falar porque já sou pai, e felizmente soube manter nesta nova etapa da minha vida a lucidez para perceber que apesar do meu incondicional amor, os meus filhos são apenas crianças como todas as outras, com virtudes e defeitos, alturas em que merecem elogios e outras em que têm de experimentar o outro lado da moeda.

E é assim também com o Benfica. São já bastantes anos a fazer parte deste espaço, centenas de páginas escritas, umas vezes mais apreciados pelos leitores, outras menos, com mais elogios ou mais críticas, mas sempre a verdade (a minha verdade) e espírito crítico.

Uma das coisas que de vez em quando me faz rir, é aquela crítica do “ir para onde sopra o vento”, porque às vezes se escreve a dizer bem do Vieira ou do Jorge Jesus, e outras é desancar neles da primeira à última linha.

Eu devo dizer que também é exatamente assim que lido com os meus filhos, e que faço um esforço por os elogiar sempre que merecem, porque essa é a melhor forma que tenho de os fazer aceitar as criticas que certos comportamentos também justificam. É importante que eles saibam que um ralhete ou um castigo (e fico-me por aqui porque fisicamente recuso-me a puni-los), não põe de maneira nenhuma em causa o meu amor por eles e é apenas resultado da minha tentativa (às vezes errada) de os proteger.

E eu acho que é assim que deve ser. Acho que saber dizer bem e saber dizer mal é sinónimo de credibilidade, isenção e de falta de agendas. E por isso, nestas coisas do sucesso deste blogue, das relações de amor-ódio que este blogue despoleta, constato que são bem poucos aqueles que por aqui vão comentando que sejam capazes de tomar posições partindo de uma posição de imparcialidade.

Quero com isto dizer que leio mas desconfio. Desconfio daqueles que desde cedo optaram por um sempre “sim” ou um sempre “não”, independentemente dos milhares de temas que este blogue traz à baila. Há gente aqui (muita gente mesmo) que se está absolutamente marimbando para o que lê. O que importa, antes de olhar para as questões de forma objetiva, é tomar imediatamente partido e colocar-se do lado dos que estão sempre (mas mesmo SEMPRE) do lado da Direção, treinador ou tudo o que vista de encarnado, ou do lado dos que estão sempre (mas mesmo SEMPRE) contra tudo o que no Benfica se faz, mesmo quando as vitórias nos sorriem.

E a isto meus amigos, eu não chamo de espírito crítico. Eu chamo de cegueira clubística, ter duas palas nos olhos ou um disco rígido com um vírus dos grandes, formatado apenas para defender ou para atacar, nada mais.

Ai Jesus se certos leitores se juntem ao tom de criticas que às vezes certos assuntos do nosso clube justificam! Ai Jesus que a gente não pode dizer mal, porque a malta tem é de apoiar, e olhem lá a merda que é se o Vieira ou o Jesus ou Cardozo vem aqui ler aquilo que algumas pessoas que nem assinam pelo nome escrevem, e depois o moral fica em baixo e a equipa farta-se de perder jogos! Esta é gente que num blogue não aceita uma critica mas depois vai ao estádio e assobia!

A verdade meus caros, e peço desculpa aos mais sensíveis, é que hoje apetece-me dizer mal, esperando eu que amanhã já tenha motivos para dizer bem. E ainda bem que assim é porque dizer bem ou dizer mal vai depender sempre do assunto de que decida falar.

Mas hoje apetece-me mesmo dizer mal, como infelizmente vem acontecendo em quase todas as pré-épocas nas quais vejo borradas começarem a ser feitas desde cedo. Há dois anos era ver o Witsel e o Javi a partirem no último dia do mercado, assim uma espécie de “Desermerda-te ó Jesus!” Há um ano era o Cortês a espalhar magia nos relvados portugueses, o folhetim Cardozo que não deixava JJ saber com o que contava nem quem mandava no Benfica, era ver três defesas centrais contratados para nenhum sair, a meia perna do Pizzi trocada pelo Roberto inteiro ou o Fariña a ir evoluir para o Qatar...

E este ano, pois... É isso... Desde janeiro até Julho já saiu Matic, Rodrigo, André Gomes, Markovic, Garay, Oblak,... E o Enzo e o Gaitan já poucos acreditem que fiquem.

O JJ já fez saber que só trabalho não chega e que também é preciso qualidade, os adeptos há muito perceberam que quem entrou não chega com estatuto para substituir os que saíram, e outros, claro, lá estão esperançados que uns pesos pesados cheguem em breve para animar a malta ou que o treinador opere mais um milagre tático!

O Sporting sem grande alarido assume um projeto de continuidade e de melhoria; o FCP reforça-se a tempo e horas com gente com estatuto, e o JJ lá anda, à espera da artilharia pesada, que talvez chegue lá para a última semana do mercado (depois do alarme soar após perder dois ou três jogos – foi também assim que Siqueira chegou), indo pois, e mais uma vez, trabalhar as rotinas da equipa com a época em andamento, e é mais uma pré-época desperdiçada e começar bem cedo a correr atrás do prejuízo!


Querem pois que escreva a dizer bem com as coisas que vou vendo? Querem que a mensagem seja de euforia ou de esperança? Hoje desculpem mas não dá... Aquele Benfica de Domingo fez-me lembrar tempos antigos... Um Benfica banal, com vontade mas sem arte, um Benfica bem longe de estar à altura da responsabilidade da nova época, um Benfica cemitério de treinadores quando todos percebem que eles serão as vítimas e nunca os maiores culpados.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Euforia? Mas quem quer adeptos eufóricos? Isso é o pior que podia acontecer ao clube. Era sinal seguro de desastre.
    Sonhar? Isso é para os poetas. Eu como benfiquista nunca sonho porque sonhar é andar com os pés no ar e eu gosto muito de andar com os pés no chão.
    A minha opinião é que a época tem sido muito bem planeada. Já vieram alguns jogadores, o que prova que estava tudo planeado há muito tempo, antes mesmo de todos os outros começarem sequer a pensar em contratar.
    E agora chegamos à fase do "wait and see", ver até onde nos leva as forças do mercado e agir consoante as circunstâncias. Por isso, para mim, PERFEITO!
    Para os outros, com problemas de ansiedade, a receita é fácil, uma visita urgente ao psiquiatra!




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «A minha opinião é que a época tem sido muito bem planeada.»
      Bom, já li tudo. Uma coisa é dar o benefício da dúvida e outra isto que foi escrito. A verdade é que não foi contratado um jogador com provas dadas. Isso até poderia ser atenuável se apenas tivéssemos de contar com as saídas até ao dias de hoje, mas se saem mais jogadores somos capazes de ter problemas graves.

      1) Saiu o Oblak, e é provável que tenha sido uma saída inesperada. Não há substituto, andamos à procura. Estamos a perder.
      2) Saiu o Garay mas pode afirmar-se que no ano passado foram contratados centrais atempadamente e que este ano foi contratado o César (que me parece ter bastante potencial. Tem técnica, rapidez e agilidade), mas tratam-se de promessas. Ficámos a perder.
      3) Saiu o Siqueira. Não era nosso, é uma saída com que se devia ter contado e contrataram-se Benito e Djavan. Há o Sílvio, que ainda não está certo e passa a vida lesionado. O Benito parece ser forte fisicamente mas é fraco tecnicamente. Vamos ver o que dará o Djavan. Até agora acho que ficámos a perder.
      4) Saiu o Matic e tínhamos no plantel o Fejsa, contratado na previsão de uma mais do que certa saída do Matic. O problema é que passa o tempo lesionado. Temos o Amorim, apareceu agora o João Teixeira (que deu excelentes indicações) e o puto polaco, que por enquanto evolui na B. Mas ficámos claramente a perder.
      5) Saiu o André Gomes e entrou o Talisca. Não me parece que tenhamos ficado a perder. Mas nunca fui grande fã do A. Gomes. Acho que ficámos a ganhar.
      6) Saiu o Markovic. Aqui já a coisa é diferente. Candeias é fraquinho, não sei o que dará o Vítor Andrade. Sei que o Ola John tem potencial, caso queira, para ocupar o lugar. E temos Sálvio e Sulejmani. O tipo de futebolista que irá ocupar o lugar vai ser diferente. Dou o benefício da dúvida, mas apenas porque acordei bem-disposto.
      7) Saiu o Rodrigo, entrou o Derley. Ficámos a perder, embora acredite que foi uma contratação acertada. Nem menciono o Oliveira e o Jara, a não ser que consigam unir os cérebros dos dois. Podia ser que conseguissem fazer um.

      Ou seja: estamos a perder em praticamente todos os lugares. Mas se as coisas ficassem por aqui, até se aceitava. Todavia, se saem o Enzo, o Maxi e o Gaitán a coisa fica muito tremida. Não vejo no plantel jogadores para os substituir.

      Eliminar
    2. Pois é, ficamos a perder sempre no princípio mas no final ficamos sempre a ganhar. Querem exemplos? Penso que não seja necessário.
      A análise está muito bonita e racional mas esquece uma coisa fundamental: TEMPO!!
      Enquanto o tempo faz o seu trabalho, "Silencie Is Golden"!

      Eliminar
    3. Temos ficado a ganhar mas apenas a substituir um ou 2 jogadores. Falamos em 4 até agora e não conto nem pivot defensivo nem guarda-redes...

      Eliminar
    4. Análise lúcida do NSC e com a qual concordo a 100%

      Eliminar
    5. Basta uma "torneira" deixar de dar dinheiro para o projeto Benfica ir por ´´agua abaixo! Não h´´a dinheiro para compras amigos, não ha nem nunca houve uma planificação de continuidade num projeto desportivo de forma a reduzir o passivo. JJ e a direção nunca souberam traçar um caminho de formação de jogadores de forma a continuarem no clube e fazer o lugar de quem sai, a ´´unuca coisa que se viu estas ultimos anos foi comprar caro e vender da mesma moeda!

      Eliminar
  2. Bom dia
    Falas bem dizes coisas acertadas mas às vezes parece-me que andas no mundo da Lua.
    As contas são para serem pagas aos donos, logo, não vejo o sporting com nada de especial e o porco idem aspas
    Mario Melo

    ResponderEliminar
  3. Redmoon, parabéns grande post!

    Tal como tu, partilho da ideia que quem anda pela blogosfera benfiquista não deve ser caracterizado como um ser unidimensional que apenas critica, ou elogia. Aquilo que chamam sabor do vento, eu chamo pensamento critico, sabendo discernir situações em que o clube esteve bem ou esteve mal.

    Aliás, no meu blog por várias vezes já fiz reparos a mim próprio, pois não abordei os temas da melhor forma e tive de fazer mea culpa. Onde os outros vêem apenas mais uma oportunidade para me enxovalhar, eu vejo uma etapa no crescimento...

    E nos últimos meses a blogosfera anda em polvorosa: as conquistas acirraram ânimos, mantendo as facções Anti-Vieira e Pró-Vieira completamente em desacordo. E a partir dai se viu a força deste blog: enquanto por aqui se preocuparam em lançar temas e promover o pensamento critico, muitos outros blogs apenas se preocuparam e criticar o que VOCÊS tinham dito. Repito, VOCÊS. Não se preocuparam com o que disse o Presidente, o Treinador, os Jogadores, ninguém... Apenas se preocuparam em atacar o que o NGB escreveu.

    Temos tanto a ganhar com a promoção destes debates... Já aprendi tanto com quem tenho ideias contrárias... No fundo, defendemos todos o mesmo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O facto da blogosfera andar em polvorosa passa-me ao lado porque não frequento. Este é, na verdade, o único blogue que frequento e já tem fogos grandes para apagar :))

      Se há blogues que comentam o que por aqui se escreve, deixa-me feliz: É sinal que nos dão importância e que tocamos nos pontos sensíveis.

      Se não incomodasse, ninguém nos ligava nenhuma.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Do Sócrates, do Cavaco, do Portas e do Coellho também falam ....

      Eliminar
  4. Eu assino por baixo este post. Tudo na vida tem dois ( ou mais ) sentidos. Saber dizer não, e amanhã dizer sim, é sinal de inteligência. É sinal que sabemos mudar de opinião face a dados que podem ser alterados. Agora dizer sempre sim, para ser poloticamente correcto, não entendo. Lembro-me de Calado, a comentar os jogos do Benfica na ( nova) BTV. Para mim é uma pessoa que tem medo de ofender Luis Filipe Vieira. Porque colocar este Benfica ao nível que ele o coloca... . Mas seguindo o raciocinio deste post, permito-me lembrar quem manda no Benfica ou na Sad, que o dinheiro é a base para tudo o que de bom ou de mau se compra. E se a equipa não rende, se a equipa não atrai os benfiquistas, o que acontece? Menos venda de bilhética, menos assinantes na BTV, menos merchandaising comprado, menos isto menos aquilo, no fundo MENOS DINHEIRO na conta de exercicio da SAD, para poder sustentar o futebol. E é isto que , quem manda nos destinos do Benfica tem que se preocupar. Canalizar receitas `a custa de uma grande equipa de futebol. Porque gastar dinheiro para ver uma equipa banal, não. E a vida neste Portugal não está para grandes gastos.
    C Feio - sócio 6.814

    ResponderEliminar
  5. Parece que virà Eliseu.
    Sao 3 defesas esquerdos para substituir Siqueira.

    E o Benfica é assim, da emprego a 3, paga a 3, tem que ocupar 3. fica mais baratinho e é melhor para o grupo.

    Huey

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mais contratações rídiculas, e reforços nada!!
      O Vieira ouviu e leu falarmos em reforços de peso, e pensou que era em Kgs ..deve ter sido por isso que pensou neste..

      Eliminar
    2. E parece que Djavan vai ao ar.
      Espetáculo.

      Huey

      Eliminar
  6. O JJ anda à espera de artilharia pesada mas devia perder menos tempo em caprichos pessoais como Candeias, Luís Filipe e outros cepos. Agora fala-se em Eliseu e Romero, mais dois cepos. Tudo com o aval de JJ. É verdade que tem feito um bom trabalho à frete da equipa e na valorização de jogadores mas as suas escolhas têm sido, na maioria, erros sucessivos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou dividido quanto a isso. Não é o que eu desejava mas o Romero no campeonato do mundo até esteve muito bem. Mas o facto de ser suplente no Mónaco surpreende-me, por alguma razão não era titular. Preferia o Forster ou o Benaglio mas, se vier, terá o benefício de dúvida. O Eliseu idem. Mas penso que vem como médio (defensivo) e até pode ser útil. Mas realmente comparativamente aos jogadores que tínhamos a época passada...
      E se saírem o Enzo e Gaitan...nem Jesus nos vale...

      Eliminar
  7. Redmoon, és o meu Tony Carreira da blogsfera. Que romântico... Estive quase a deitar uma lágrima.

    Até te enviava uns Links para ires depois ler os tópicos que alguns blogs diariamente fazem a comentar o nosso blog, mas acho que ainda não aprendeste alguns dos vernáculos e insultos que ali se escrevem.

    Possivelmente antecipo que este teu tópico também seja lá descascado como uma segunda intenção de alguém que é pago por oposicionistas para tentar calar os defensores de Vieira. Rebuscado? Pois... É o que temos!

    Sabes que desde que escrevo, por desporto como tão bem sabes, já fui tudo: assalariado do Oliveira, do Veiga, do Moniz, do Rui Rangel. Já escrevi porque quero ter um cargo no Benfica. Enfim... Só lamento que isto não seja tudo verdade senão a esta hora estava a escrever-te, meu bom companheiro, de um paraíso ao Sol.

    Não vale a pena entrares por aí... A única coisa que me fico realmente contente é de saber que este blog é bastante apreciado na SAD e no Clube precisamente por não saberem quem somos, nem querem saber, nem nos queremos conhecer ninguém... Precisamente porque dizemos o que pensamos, sem palas. Precisamente porque a única agenda que temos é divertirmo-nos com a escrita que gostávamos de fazer. Precisamente porque não somos obtusos ao ponto de acreditarmos que o que escrevemos tem dimensão de notícia e que por isso deveria seguir regras deontológicas do jornalismo (que só é mau quando fala mal). Enfim, poderia aqui continuar com 1001 motivos.

    Quanto à época, sim todos sabemos que MAIS UMA VEZ fomos apanhados "com as calças na mão" de forma pouco preparada (não se compreende) e mais uma vez dificultamos a conquista de um objectivo que deveria se central ... Mas tal como tu eu acho que vão chegar (tarde) reforços importantes e no final de contas, com um treinador melhor que os outros, ele vai acabar por fazer a diferença e colocar-nos lá bem no topo em Maio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confessa lá que derramaste mesmo uma lágrima, meu machão dos 7 ventos :)))

      A sério... É provável que descasquem sim, pelo menos vou lendo uns lamirés, mas como não frequento mais blogue nenhum (nem sequer do Benfica) passa-me ao lado.

      Mas é bom... E prova da relevância que este blogue tomou entre os Benfiquistas... Que falem, bem ou mal, mas que falem... Indiferença é que não...

      Aliás, os maiores críticos serão provavelmente os mais fiéis seguidores.

      No dia em que este espaço for uma família feliz e um banho de pacifismo e de cházinho das 3, talvez seja a hora de arrumar a caneta.

      Quanto aos milagres de Jesus, pois assim sabemos o porquê da necessidade dele lá estar: Há muito tempo que Vieira percebeu que se não for JJ a emendar a merda, o barco vai ao fundo e nem o Capitão se safa

      Eliminar
    2. Fica com esta (mais tarde escreverei sobre ela): a quem interessará agora continuar a mandar notícias de interesses de jogadores (desnecessários?) para o Benfica?

      ... A quem se sente entalado pela actual situação. Infelizmente há jogos de informação DENTRO do Benfica

      Eliminar
    3. Isso já é sabido há muito. Há jogos de informação dentro do Benfica e vocês alimentam-se deles e alimentam-nos como já toda a gente percebeu.
      Grandes benfiquistas a dar ouvidos a quadrilheiras e a alimentar as quadrilhices!

      Eliminar
  8. Bruno Paiva23/7/14 12:16

    Tudo certo, excepto no ponto:

    O Sporting sem grande alarido assume um projeto de continuidade e de melhoria; o FCP reforça-se a tempo e horas com gente com estatuto.

    O projecto de continuidade vai perder william carvalho e rojo e provavelmente mais outro elemento (slimani, Capel) além de já ter perdido o wilson além do mais TODOS sabem as dificuldades que passam. Vão ter que vender seja esta época ou na próxima, logo não pode haver projecto continuade.

    Quanto ao porto o facto de apenas começarem a noca epoca com 3 ou 4 titulares do ano passado diz a mesma coisa que nos. E para os clubes portugueses que andam com dificuldades economicas NÃO FAZ sentido gastar 30 e tal milhoes em jogadores. Além do mais os jogadores que eles contraram já foram considerados das PIORES TRANSFERÊNCIAS da época.

    http://bleacherreport.com/articles/2137334-worst-20-signings-in-european-football-so-far-this-summer/page/16

    http://bleacherreport.com/articles/2137334-worst-20-signings-in-european-football-so-far-this-summer/page/17

    Quando descobrir mais aviso. 11 milhoes por 60% dum gajo que fez 3 golos em 39 jogos (2013-14) ou 4 golos em 47 jogos (2012-13) que gente com estatuto. Além dos emprestimos ui empréstimos com estatuto.


    De resto concordo contigo sobretudo:
    Quero com isto dizer que leio mas desconfio. Desconfio daqueles que desde cedo optaram por um sempre “sim” ou um sempre “não”, independentemente dos milhares de temas que este blogue traz à baila. Há gente aqui (muita gente mesmo) que se está absolutamente marimbando para o que lê. O que importa, antes de olhar para as questões de forma objetiva, é tomar imediatamente partido e colocar-se do lado dos que estão sempre (mas mesmo SEMPRE) do lado da Direção, treinador ou tudo o que vista de encarnado, ou do lado dos que estão sempre (mas mesmo SEMPRE) contra tudo o que no Benfica se faz, mesmo quando as vitórias nos sorriem.

    ResponderEliminar
  9. AHAHHAHA, devagar com competência estamos a construir a nossa equipa, aquilo com os ajustes que vão ser feitos, aliás estão a ser feitos vamos dar baile, não me engano não.
    Mário Melo

    ResponderEliminar
  10. Vamos levantar a cabeca porque o plantel esta fortissimo. http://thesoccerprophet.blogspot.pt/2014/07/benfica-made-necessary-signings.html

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking