O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Formamos o que não queremos?

. 8 comentários
Porque raio proliferam no Seixal jogadores de elevada qualidade e potencial numa posição que o Benfica não utiliza na equipa principal?

Geração atrás de geração vemos destacarem-se Miguel Rosa, Bernardo Silva, Rochinha, Renato Sanches... Todos se destacam a "10", mas a equipa principal não joga com 10.

Não haverá aqui qualquer coisa a corrigir? Ou vamos depois continuar a dispensa-los?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

8 comentários

  1. Por um lado, a equipa nao joga com 10... neste momento. No futuro podera jogar. depois... os jogadores vao-se desenvolvendo, pelas sua caracteristicas atleticas e tecnicas, e embora alguns consigas direccionar para esta ou aquela posicao, outros nao da: sao mesmo aquilo.

    o renato joga a dez, mas faz o lugar 8. os outros 3, é como dizes. olha, o gaitan na argentina era um 10, aos 24 anos tornou-se um belo extremo esquerdo.

    ResponderEliminar
  2. Por falar em 10, espero que a evolução natural do sérvio Philipe tenha a companhia do Ben10 por muito tempo nos "activos" do Plantel. Há ali muita magia e capacidades.
    Por exemplo dos 2 últimos jogos, com a falta de frescura física, estes 2 elementos trabalhados com Moral e confiança já teriam sido úteis. Aliás na partida contra os deuses do roberto 8.5, o Philipe foi opção na fase de desespero;) Nas Finais o fresquinho sérvio com tantos impedimentos passou ao lado. Bem vistas as coisas, no Jamor o Nº50 também foi poupado e acabamos com a "língua de fora".
    Nestas coisas das opções seja na posição 10 , 6 ou 4 as adaptações. Ou melhor, a polivalência é importante. Mas acima de tudo nunca esquecer aquela coisa da "Moral".
    Não querendo me armar em jesus, a meio da 2ª parte da final do Jamor, passou-me alguns jogadores pela cabeça perante a debilidade física... Mas olhando para os presentes e perante o atrevimento do espírito santo. Imaginei a entrada do Mascarilha Jardel e a subida para trinco do Garay. O El Negro andava mortinho para meter uma batatinha para a despedida ;)

    nota:... quando observei o 10 Pablito a entrar em jogos com a tripeirada, somente nos minutos finais. Reflectia, como é possível o modelo ser só para o "activo" Nº7 ;) Teimosias...

    Benfica Todos Tempos

    ResponderEliminar
  3. Pedro Moreira29/5/14 09:02

    Hoje em dia quantos dos maiores clubes do mundo jogam com um verdadeiro número 10? Acho que são poucos. Normalmente estes jogadores têm de se adaptar a uma posição de 8, segundo avançado ou médio ala.

    ResponderEliminar
  4. "Geração atrás de geração vemos destacarem-se Miguel Rosa, Bernardo Silva, Rochinha, Renato Sanches... Todos se destacam a "10", mas a equipa principal não joga com 10." - Creio que desses 4,3 deles fazem ainda parte do Benfica.

    ResponderEliminar
  5. Por isso é que o Bernardo já jogou nas alas e a segundo avançado na B....

    ResponderEliminar
  6. A premissa inicial é falsa. Nenhum joga a 10, se falamos do clássico 10.

    ResponderEliminar
  7. Nestas duas últimas épocas realmente não jogamos, pois o plantel 'pedia' mais o 4-4-2, mas nas 3 primeiras épocas de JJ jogamos sempre com um 10, fosse ele o Aimar ou o Martins.

    Agora com Rodrigo, Lima e Cardozo, Aimar 'acabado' o ano passado e Djuricic a desiludir este ano era normal jogar em 4-4-2, veremos o que faz JJ para o ano, pode perfeitamente mudar de tática.

    Quanto aos miúdos da formação é normal jogarmos com 10 lá, já que não temos pontas de lança de jeito para jogar com 2 na frente. Na equipa principal temos ou tínhamos o ano passado.

    O Bernardo joga em todo o lado, médio centro, ala e segundo avançado, mas sim é muito melhor a 10, o Renato é mais um médio de transição que um 10...

    O ideal era todas as equipas da formação jogarem num esquema igual ao da A para ser mais fácil para a transição de jogadores, como fazem Barcelona ou Ajax, no entanto por vezes o plantel sénior pede outro tipo de tática... Pelo menos a tática da B costuma ser igual á da A, já é um começo.

    ResponderEliminar
  8. falando de formação e dos nossos meninos por voces elogiados, a fazer mais 1 exibição deploravel noutra final... o benfica tera de fazer 1 lavagem nos treinadores de juniores e no da equipa B! como é possivel terem a equipa que tem e até mete pena ve-los a jogar!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking