O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 8 de março de 2014

Será que Luis Filipe Vieira fez bem?

. 22 comentários

Ontem o Presidente do Benfica "bateu com a porta" na reunião dos Presidentes, ou melhor na reunião que visava o "Golpe de Estado" à Liga - não chega ao Sistema ter a FPF (árbitros e disciplina) querem ainda ter a regulamentação e exploração da competição...

Os jornais dividem-se na forma como exploram o tema, mas rapidamente o Record pegou numa frase que indignou já muitos benfiquistas de cristal. Alegadamente o Presidente terá dito à frente de todos que já se tinha arrependido de ter ajudado a "salvar" o Guimarães.

UI! O que o homem disse... Correm por aí já os benfiquistas moralistas a dizer que não houve AG para suportar essa decisão, outros dizem que o Benfica estava a comprar o Guimarães contra o FCPorto e que agora era traído... PALHAÇADAS, é o que é!

Quando o FCPorto usa expedientes de "financiar" ou ajudar os clubes alinhados... ficam todos indignadinhos e dizem que somos uns anjinhos por não fazer o mesmo. Quando fazemos, só falta pedirem que tal ocorra com um requerimento ao Presidente da República. Que parvoíce...

Nem o Presidente do SLBenfica "comprou" o Guimarães, nem estes traíram a confiança do Benfica. O que o SLBenfica fez foi o que defendo há muito que seja feito que é ajudar à sobrevivência do futebol e dos clubes portugueses à margem da necessidade destes de "se venderem" ao Sistema.

O que se passa é que pelos vistos o Presidente do Guimarães não resistiu à tentação do poder e... escolheu o caminho mais fácil esquecendo-se do passado e das atitudes que o Guimarães foi alvo para o FCPorto se aliar em momentos de especial interesse ao SCBraga.

Esclarecida essa questão... Luis Filipe Vieira fez ou não bem em ter esse tipo de "desabafos" e em abandonar a reunião, dando conta que "quem lá ficou que se responsabilize pelo futuro"?

FEZ MUITÍSSIMO BEM!

Porque o futebol português é corrupto, porque 80% dos homens (não tanto os seus clubes) que estavam naquela sala são corruptos e com interesses obscuros no futebol português, aquela reunião era "uma guerra perdida à partida". Mas ainda assim os Presidentes do Benfica e Sporting tomaram a atitude certa de estar presentes e tentar que o caminho fosse outro... quando confirmaram que a "manobra" não tinha volta a dar, resolveram demarcar-se da situação e com isso reforçar a credibilidade de quem sabe e adivinha que, quando se zangarem (brevemente) as comadres... vão descobrir-se muitas verdades sobre o dia de ontem e os planos que ali se arquitectavam.

FCPorto, Guimarães, Braga, Estoril, Nacional e Académica são os principais peões da estratégia de tomada de poder absoluto na Liga + FPF. Curiosamente... são todos os que estão abaixo do Benfica e Sporting na primeira metade da classificação. Curioso, não é?

O problema é que os apoiantes do FCPorto têm todos a mesma ambição: A Liga Europa (o presidente da Académica só que estar protegido da justiça, não conta para isto)... mas só dois lá vão chegar, ficando dois pelo caminho este ano... e já no próximo será o mesmo. E será aí que vão começar a "estrilhar" pois eu não creio que nenhum destes aceite "rodar" fora das competições europeias anualmente como costuma ser o modo habitualmente utilizado pelo Sistema para gerir as subidas e descidas. É que estão todos "com a corda na garganta" em termos de contas...

Mais uma vez, antes de estas iniciativas/reuniões obscuras se iniciarem, muito se passou nos bastidores e muitos acordos foram feitos com o Presidente do FCPorto. Mas com o Benfica e Sporting na frente... terá sido preciso "jogar alto" para conseguir unir aquela escumalha oportunista e... tem tudo para correr mal.

Estas movimentações só demonstram que Joaquim Oliveira não tem bolsos recheados para ser opção nestas jogadas, como tem sido no passado, pelo que a solução passa por unir os clubes com promessas de Liga Europa...

Isso até podia correr bem se desse para usar uma das vagas do Benfica na Champions (puxando-nos para baixo) e do Sporting na Liga Europa (puxando-os para baixo)... mas estão com azar!

Não só o FCPorto se arrisca a ter que disputar nos próximos anos as pré-eliminatórias (com os custos que isso tem no arranque da preparação da época e com o risco que tem de não terem sucesso), como igualmente não se espera que venham a haver vagas abaixo dos dois primeiros lugares se Benfica e Sporting se mantiverem unidos pela verdade desportiva, sem temores e se recuos.

A estratégia de Luis Filipe Vieira e de Bruno Carvalho está certa e, com títulos de ambos os clubes em função das suas capacidades e competências todos os anos, o Sistema que já está abalado vai ruir e, como diz o Presidente, "o futebol português não tem alternativa senão passar pelo Benfica e Sporting a promover uma liderança séria e honesta dos organismos".

O Presidente do FCPorto quer dividir para reinar... mas ainda não percebeu, ou se calhar já percebeu e sabe que perdeu, que a única divisão que lhe vale ele não a vai conseguir: Colocar o Benfica contra o Sporting

Temos pena...

Agora reparem no problema que o Presidente do FCPorto tem:

- Se não seguir este caminho, o FCPorto deixa de vencer (da forma como todos sabemos) e ele acabará por sair e ficar à mercê da justíça.

- Seguindo este caminho, tentará ganhar tempo que lhe permita preparar a fuga a saída para o Brasil onde ficará protegido da justiça portuguesa.

Pobres coitados dos peões que estão a servir de suporte à noção que Pinto da Costa tem do fim dos seus dias... Até pelo desastre que vai ser o futuro, o futuro do FCPorto, com Alexandre Pinto da Costa em guerra com Antero Henrique pelo poder que lhes dará o futuro de bolsos cheios. É que não só não haverá como se encherem (como fez o "velho gagá imbecil") devido ao facto de o clube estar prestes a sucumbir e voltar ao passado de insignificancia, como mesmo que tal não acontecesse... essa luta absurda pelo poder irá destruir o FCPorto, como já vimos acontecer por exemplo no Benfica.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. Anónimo8/3/14 21:45

    O Porto só não está a ganhar porque este ano não preparou uma equipa capaz e estruturada de setores,acham que o Porto está assim tão mal? Acham que mudou muito as mentalidades?acham que o domínio que tem sobre decisões arbitrais e administrativas do futebol mudou muito,tem perdido muitos casos? Tem sido castigados de forma severa?
    Tem domínio da comunicação social em Portugal ou não veem alguma mudança ou estão mais reforçados? Veem a justiça do lado deles ou contra eles? Se forem espertos e atentos verão que pouco mudou e em muitos setores viram reforçadas posições. Acham que o sistema está falido ou o clube está à rasca?
    Não me parece isto é pura ilusão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário Santos8/3/14 22:33

      É ilusão eles terem prejuizo de 30 milhões nos primeiros 6 meses? Se não venderem ninguém até ao final de Julho o prejuizo deve ser de 70 milhões (contando que nestes proximos 6 meses não vão ter 10 milhões da champions)? É ilusão que eles têm um plantel mediocre? Desde a época de Villas Boas que o plantel deles tem sido cada vez pior. Nos anos anteriores ainda conseguiram formar um onze forte. Este ano nem isso conseguem fazer. E olhando para o plantel deles com as provaveis saidas de Fernando, Mangala e Jackson Martinez aquilo vai ficar num nivel identico ao do Sporting ou ainda pior. Para além disso não se vê nenhum jogador sair da formação que possa ser uma aposta válida. Enfim. Eu diria que o cenário naquelas bandas é bastante assustador.

      Eliminar
    2. Anónimo9/3/14 00:12

      Mário Santos,

      Subscrevo por inteiro essa opinião, este é o final de ciclo do Porto, tal como tinha sido em 2002, e em 2010, quando Jesus foi Campeão, pós 2010 era a estocada final, e o que veio a seguir?: o 2º triplete no Futebol Português, (o 1º foi de Mourinho em 2003), e após a L Europa, todos assistimos ao um "tri:ciclo".

      Sobre milhões, vi e ouvi o Guerra e o Colaço na BTV, e afirnaram e bem : "A PT e a EDP são as maiores Cpmpanhias Portuguesas, daí terem também um passivo monstruoso..." e naturalmente o passivo do Benfica que já superou o do Real Madrid, nem é preocupante, porque segundo o Guerra e o Colaço, grandes passivos é um sinal de vitalidade e saude financeira.

      Mario Dias Maputo

      Eliminar
    3. É exagerado falar em fim de ciclo. A competência do Benfica é elevada e superou os roubos que sofreu nas primeiras 10 jornadas, mas não se pense que na próxima época vamos estar mais fortes que o FCP...
      A máquina não deixou de funcionar, Logo para começar, continuam a dominar as arbitragens. Esta época, Enzo levou sumaríssimo (imagens da benficatv!) por um gesto. E o Quaresma em Guimarães?
      O António Salvador foi castigado por criticar as arbitragens. o Pinto diz que o Soares Dias se deve retirar e o que lhe acontece? Nada...
      Eles dominam os meandros do futebol português. Estão enfraquecidos, mas ainda dominam. Tem sido assim nas últimas 3 décadas e o Benfica e Sporting querem domínio repartido. Estão esgotados. Estamos esgotados. Queremos um futebol mais à imagem do futebol internacional em que o sistema é repartido e ganha quem é mais forte - nas duas últimas temporadas não foi isso que aconteceu. Ora, em Portugal isso não acontece? E porquê? Acredita-se que seja pela razão de que se o FCP estiver anos e anos a disputar as prés da Champions, o clube desmorona. Nem é tanto pela questão presidencial. O problema deles é mais simples. A ganhar campeonatos e a fazer milhões em jogadores, a coisa vai-se aguentando e os adeptos nem se questionam. No dia em que não tiverem "campeões" para vender e o dinheiro das competições deixar de cair, aí vão perceber que o rei vai nu...

      Eliminar
    4. Anónimo9/3/14 08:31

      O Mario Santos tem toda a razão mas as coisas são ainda piores na parte financeira.
      Neste momento já têm 7 meses de salários em atraso no andebol, os seguranças não recebem desde Dezembro e já haverá outros casos que ainda não transpiraram cá para fora. Significa isso que já estão a acumular prejuízos que se irão agravar até ao verão, pois até então não irá haver novas entradas de dinheiro a não ser as vendas que irão fazer mal o campeonato acabe. Isto é, estas vendas já estão hipotecadas para pagar os salários em atraso. Eles ainda terão algum dinheiro a haver de vendas antigas mas é tudo. Quando o cashflow é negativo 15M€ em apenas 6 meses está tudo dito.
      Aquilo está mesmo mal.

      Eliminar
  2. Um esclarecimento: ESTE presidente, já se sabia, seria "Pro-Clube (nosso) Rival", desde o início. Ao contrário do anterior. Onde está a admiração? Nota: está na hora de devolvermos na mesma moeda , embora parolice, não mencionar a palavra Por ..... quer dizer, Clube Rival!

    ResponderEliminar
  3. a atitude do LFV foi a mais correcta, o benfica deve demonstrar que não compactua com dirigentes corruptos e seu lacaios

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/3/14 23:18

    "o clube estar prestes a sucumbir e voltar ao passado de insignificancia...." Esta frase aqui do blogger só vem provar que ele reconhece que no tempo da velha senhora existia um sistema que favorecia os calabotes vermelhos. Ou seja queres voltar no tempo atrás ao velho saudosismo.
    A tua moralização do futebol em Portugal é essa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso conheces o caso calabote ou só a parte que o teu presidente habotualmente menciona? E já agora, sabes que no tempo da velha senhora o campeonato foi "aumentado" 2x para que um determado clube não baixace de divisão? Quando tirares os oculos de penafiel podes vir debater futebol e a sua estrutura organizacional...
      Quanto ao tema, LFV fez muito bem em abandonar a reunião... só pecou por não referir os motivos que o levaram a isso e ter optado pelo "civismo" do... qd as coisas correrem mal espero que assumam responsabilidades. Perdeu uma boa oportunidade de bater com a porta, de dar um murro na mesa e de esclarecer a opinião publica sobre o que estão a preparar os clubes da tanga.

      Eliminar
    2. Anónimo9/3/14 00:16

      A moralizacao do futebol portugues e voltar a um tempo em que nao havia fruta ou rebuçados ou viagens po brasil ou quinhetinhos ou guarda abeis ou dirigentes de clubes condenados por corrupcao! Calabote sao conversas de velhos gagas e imbecis para desvair atencoes. Assim podem dizer corropemos mas os outros tambem. O pior e que a historia inentada nao condiz com a verdade e é mesmo triste vir tentar ligar corrupcao ao benfica nos anos 50 quando esse campeonato foi ganho pelo benfica...e o mesmo que o porto faz agora. Tem o proenca que diz que e benfiquista e oferce campeonatos ao porto.

      K tristeza de clube

      Eliminar
    3. Já que o anónimo sabe muito deste caso gostava que então explicasse bem o que se passou tanto no jogo do Benfica como no jogo do porto?

      Eliminar
  5. Anónimo9/3/14 00:01

    Para a presidencia da Liga o nome certo, para o lugar certo, sem duvida o Vice Silva Director de Comunicação do Benfica para garantir isenção, verdade e rigor (extraorinária a forma como justificou e bem o golo bem validado ao Caeiro no Restelo), a SIC irá sentir a sua falta. Para Vice daquele organismo o Lobo que amanhã estará na Luz de cachecol amarelo, claro!

    Mario Dias Maputo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa de ser sarcástico e engole que o que tu queres é ganhar campeonatos da fruta.

      Eliminar
    2. Anónimo9/3/14 08:35

      A quantidade de adeptos portistas aqui a comentare a passarem-se por benfiquistas é impressionante.

      Eliminar
  6. Anónimo9/3/14 02:35

    Acho que o autor do texto tem uma versão muito optimista. Não é por o porto perder 4 ou 5 jogos que se pode dizer que estão em "fim de ciclo". Isso acontece quando perderem 4 ou 5 CAMPEONATOS.

    O que me dá mais esperanças na quebra do porto é a sua situação financeira e o plantel ligeiramente abaixo do normal que têm.

    Mas, quanto ao assunto do texto, acho que o porto vai, mais uma vez, pôr quem lhe apetecer na liga. O "velho gagá" vai, mais uma vez, comer o vieira de cebolada.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo9/3/14 11:43

    Nesta jogada pelo poder da Liga, será que é legal um presidente de club filiado poder ser seu Presidente?
    Mais a mais quando não há unanimidade na sua eleição.
    E como poderá um individuo garantir isenção face aos diferentes interesses em jogo?

    Concordo com a atitude de LFV ao deixar a reunião e manter a posição de querer que o actual presidente acabe o mandato.

    Adolfo Albuquerque

    ResponderEliminar
  8. Anónimo9/3/14 11:45

    Se o porto está na merda, o BENFICA também não está muito melhor. Este campeonato foi algo de anormal. Na próxima temporada o porto vai responder em força.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo9/3/14 15:38

    Alguns pontos:

    A - Triplete refere a conquista, no mesmo ano, de Campeonato, Taça e do título Campeão Europeu. O principal troféu na Europa apenas e este. Nada de Taças Mitropa, Latina, Cidades com Feira, UEFA, Pirenéus, Taça das Taças etc.

    Em Portugal este desígnio ainda está por alcançar.
    O SL Benfica não conseguiu em 1961. Insultado por clube do regime, calabote e salazar, viu a Federação Portuguesa de Futebol recusar o adiamento de uma eliminatória da Taça de Portugal (4ºs de final? a confirmar) sendo que enquanto a equipa titular viajava com a 1ª Taça de Campeão Europeu as reservas perdiam com o Setúbal. Penso que este foi o primeiro jogo oficial de Eusébio..

    O clube condenado por corrupção, não conseguiu porque foi derrotado na final da Taça de Portugal pelo SL Benfica por 2-1.
    O treinador do clube da batota ficou muito indigado por um jogador (Jorge Costa) ter sido expulso após agressão a Nuno Gomes.

    Como mancha ficou a condenação por suborno a um árbitro durante o campeonato. O Clube condenado por corrupção.
    Quando este regime cair ainda vamos assistir à impugnação do campeonato.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo9/3/14 15:38

    B - A queda de Pinto da Costa.

    Anunciada e inevitável.
    Confundem o clube da batota com o seu presidente porque este assim o pretendeu durante 30 anos. Sendo esta é a sua forma de poder e orgulho e como tal esteve sempre condenada.
    Condenada porque o porto é PORCO. Ganha com batota e celebra espezinhando os adversários. Tudo em prol do poder de um homem, uma solução sempre a prazo.

    Sabendo disso que fez velho imbecil.
    - Angariou e conquistou a juventude do Grande Porto, mas ofendeu continuamente o resto do país;
    - Teceu uma teia de interesses e compadrio, no desporto, na justiça, na comunicação social, na política, na polícia. Mas nunca conseguiu ser magnanime ou respeitado, ao invés temido pela violência e impunidade;
    - Ofendeu e desrespeitou os adversários a quem chama inimigos. Mas enquanto na sua cidade de transformou num eucalipto e "secou" Boavista, Salgueiros e tenta secar o Leixões (como nos anos 40 secou o Progresso), no resto do país falhou. Falhou porque procurou manipular e comandar os adversários (alianças com Damásio ou Roque, joquetes em Leiria, no Boavista, Braga, Nacional etc...). Mas sabendo que necessita dos inimigos para ser o Papa respeitado não os pode vencer totalmente, estes continuam a ter de ser aparentemente ameaçadores, a continuar a pulsar de vida. Porque precisa de inimigos para continuar a ser chefe, como precisa de manter viva a "Vaca Podre e Famélica do Futebol Português" para continuar a ter milhões, que depois dão distribuídos pela cadeia de apaniguados.

    Falhou porque é frágil, cada vez mais frágil que é cada vez mais violento para ocultar a fragilidade.
    Por isso encenou o abandono de Deco da Selecção, corrompeu (e foi condenado) por um jogo contra o Estrela da Amadora (para conseguir ter força na Europa) etc...

    Falhou porque o clube da batota será conotado com o Portugal de Durão Barroso, Relvas, Sócrates. O Portugal do Centro de Estágio de Gaia (16 milhões gastos contra uma renda de 500 euros por 50 anos).

    O que acontece agora tem um nome, foi afrontado. Mas deste vez o Vale e Azevedo tem o apoio da comunicação social de Lisboa e ainda não foi apanhado a afrontar a Sportv nem a roubar, apesar das muitas medidas erradas que toma (ao invés de criticado por não conseguir vender os jogadores mais caros é elogiado por não pagar as dívidas e dispensar jogadores como Elias, Jefren e outros)

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9/3/14 15:38

    C - O que mudou foi Bruno de Carvalho.

    Ao contrário doque era pretendido pelos Serbenfiquistas\sl-benfica.com (do status quo que enriquece muitos enquanto o Benfica - clube e sad - acumulam dívidas) entrou em cena um novo actor e LFV tem que voltar à sua faceta camaleonica.
    - LFV (homem de confiança de PC) não é contra o actual sistema do futebol português, pois este é a razão da sua riqueza e poder;
    - LFV tem de mudar pois os Benfiquistas não vão tolerar que o scp se imponha. Este não permite que os erros sejam imputados ao PC e aos árbitros. Se o Benfica ficar atrás do scp LFV cai.
    - O actual interesse nas camadas jovens entra nesse folclore, um fogo de artificio que interessa para dispersar atenções e manter a rivalidade com o scp.

    D - os milhões.

    Os milhões acumulam-se no passivo.

    São QUATRO as formas de LFV manter-se no poder:
    - Insultos e ataque aos Benfiquistas;
    - Promoção e bajulação pelos seus apaniguados (sobretudo via Benfica TV);
    - Manobras de legalidade duvidosa e nenhuma ética (eleições e respectiva atribuição de votos, alterações estatutos,acção nas Assembleias Gerais etc...)
    - Degradação do Benfica, acumulando dívidas, insultos (o último até de um clubezeco com o Belenenses) e humilhações desportivas.

    Os milhões são exactamente outra forma de garantir o poder. Queira um candidato avançar para a presidência do Benfica e fará o mesmo que LFV: adiantar receitas (televisão, contratos publicitários, namming estádio etc), venderá jogadores, apelará ao consumo.

    A diferença! Pode ser que seja do Benfica. Pode ser que o Benfica deixe de ter 2 jogadores na Selecção do Paraguai que nunca jogaram na equipa A mais três centrais na primeira liga espanhola (2 que nunca jogaram no Benfica).

    Pode ser que termine a instituição, a transparência e o entreposto.

    Huey

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jamiroquai9/3/14 20:12

      Huey Lewis, um conselho, dedica-te à música porque do resto não pescas nada. Morres à fome.


      .

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking