O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 3 de março de 2014

O último terço...

. 23 comentários


Portugal, 3 de Março de 2014

Entramos no último terço do campeonato (10 jogos) com uma vitória em Belém. Uma vitória competente mas escusadamente sofrida. E com um erro de arbitragem que nos beneficiou e que vai marcar o debate. Erro difícil de avaliar em campo, mas fácil de polemizar pelas televisões.
À partida para esta última série de 10 jogos, tínhamos 5 pontos de avanço para o SCP e 7 para o FCP, “almofada” pontual de alguma relevância. Nada está ganho, nada está conquistado, mas é mais fácil entrar em campo sabendo que temos essa “almofada”, do que não a tendo.
Uma análise ao calendário que resta sugere que temos duas “etapas” completamente distintas: 1) uma série de 4 jogos até ao Nacional - Benfica e SCP - FCP, 2) uma última série de 6 jogos onde se inclui a difícil deslocação a Braga. Estas duas etapas são marcadas por um jogo que nos interessa, o SCP – FCP, onde uma, ou as duas equipas irão perder pontos. Situação que nos pode beneficiar.
Contudo a fixação destas duas etapas só tem interesse se nós não perdermos pontos até lá. O que significava ganhar ao Belém (missão cumprida), ao Estoril em casa e ao Nacional fora. Por sorte nossa, o FCP perdeu mais 2 pontos nesta 1ª etapa, o que aumenta mais a nossa “almofada” sem com isso querer dizer que podemos alterar o plano de ataque às duas etapas que faltam.
Do que vi no jogo com o Belenenses, confesso ter ficado preocupado. O Benfica fez uma exibição competente é certo. Controlou e marcou o ritmo de jogo, controlou a pouca posse de bola do adversário. Na vertente defensiva, a presença de Oblak dá mais garantias do que Artur Moraes, e esse factor também poderá “jogar” no que falta de campeonato. Mas na vertente ofensiva estamos longe de uma equipa que quer ser campeã nacional. Muito longe.
Eu diria até que é inadmissível que uma equipa que marca 1 golo aos 7 mn, numa excelente transição rápida defesa/ataque mas concretizada por uma inspiração individual, não consiga marcar mais golos aproveitando a abertura do adversário e a consolidação dos processos de contra ataque que temos visto nos últimos jogos. É inadmissível e é preocupante. Se a equipa não “mata” o jogo perante adversário de nível inferior e partindo em vantagem no marcador, se a equipa pensa que pode gerir resultados de 1-0 com árbitros nacionais ou com as ditas bolas “paradas”, o melhor mesmo é não fazer grandes planos para já. Porque como diz o ditado, “tantas vezes o cântaro vai à fonte que algum dia fica lá”. E ontem só não ficou porque aos 72 mn o árbitro assistente viu bem um lance que normalmente dá golo. É discutível se o avançado que está “acampado” à frente de Oblak tem ou não interferência na jogada. Há quem defenda que sim, há quem defenda que não. Uma coisa é certa: na 1ª volta, o árbitro assistente não teve o mesmo critério, e um golo ilegal foi validado tirando 3 preciosos pontos ao Benfica.
A minha maior preocupação deriva do facto de estarmos jogar como na pré-temporada, fazemos o mesmo tipo de exibições e ninguém parece perceber. Se bem se recordam, na pré-temporada e por via do castigo a Cardozo, o modelo de jogo regra geral foi o 4-4-2 em losango apoiado nos atacantes Lima e Rodrigo. Golos? Poucos. Vitórias? Algumas, mas sempre tangenciais. Derrotas? Uma delas com particular significado: o troféu do Eusébio.
O que mudou daí para agora é que os médios estão a marcar mais golos, seja Markovic, seja Gaitan, com Enzo Peres e Garay pelo meio! Os avançados não! Rodrigo marcou pela última vez na jornada 16 com 2 golos ao Marítimo (há 4 jogos que não factura) e Lima marcou pela última vez na jornada 14 e 17 ambos de penalty. Há 3 jogos que não marca, e de bola corrida não marca desde Olhão na jornada 13, há 8 jornadas!
É pois com alguma estupefacção que tenho lido artigos de opinião na blogosfera sobre as qualidades “goleadoras” de Lima e Rodrigo, ou sobre o que é que vamos fazer com Cardozo, agora que temos esta dupla “goleadora”. Para além de outras explicações “surrealistas” tais como associar o desempenho de Lima e Rodrigo à boa qualidade defensiva deste Benfica.
Em resumo: as coisas estão a repetir-se, tal como na pré-temporada, os golos não entram porque os nossos avançados não estão a marcar. Temos 38 golos marcados e a este ritmo nem conseguimos ultrapassar os golos do Benfica de Quique Flores: 54! Nas anteriores 4 épocas de Jesus marcamos 77, 66, 61 e 78 no ano do último título.
Este problema tem de ser resolvido e com brevidade, se quisermos ser campeões com mérito redobrado. Sermos campeões porque os outros fizeram pior, como no ano de Trapp, é algo que devemos evitar...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Santo Tirso3/3/14 16:41

    Com a entrada no último terço do campeonato,o Benfica está muito bem colocado para o vencer pois a margem pontual em relação aos nossos adversários é confortável.
    A Equipa não está a fazer grandes jogos como foi o caso do Restelo,no qual tivemos no meu ponto de vista um assistente que errou ao assinalar aquele fora de jogo.Eu sou da opinião que os erros das Arbitragens devem incluir todos desde os que são nos favorável como aqueles que nos prejudiquem e nos jogos com o Belenenses estámos quites.
    O SCP está com moral e compete aos nossos jogadores e equipa técnica a manter á distância e esperar o jogo que eles vão disputar com o FCP e se nós vencer os nossos jogos até lá,tudo se tornará mais fácil

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao golo invalidado ao Belém, tanto podemos concordar como discordar. Há cabimento legal para as duas opções. Eu não alinho na choradeira do "coitadinhos, fomos beneficiados" e não pode ser! Claro que não deve ser. Mas bolas o erro está a ser empoado pela mesma comunicação social que achou "normal" que o Benfica tivesse perdido 2 pontos com o Belém, na 1ª volta, com 1 golo quase 3 metros em fora de jogo. E tudo porquê? Porque, segundo eles, não jogamos "bem".

      E ainda houve nesse outro jogo, 1 penalty sobre Cardozo.

      Vieira também veio a terreiro criticar a arbitragem, mas ao mesmo tempo, sublinhar que "temos de jogar mais". Já não lembram? Eu lembro...

      O Belém teria pois de jogar mais, para merecer os favores da critica. Remataram 1 vez à baliza do Benfica e isso não me parece suficiente. A critica devia ser coerente, mas já sabemos que não é...

      Para ganharmos, temos de concluir a 1ª etapa 100% vitoriosos. Estoril e Nacional, são os desafios que se seguem. Quem vai marcar? Garay? Enzo? Markovic? Gaitan?

      Eu preferia contar com golos dos avançados, porque os médios nem sempre marcam. Não é um dado adquirido...

      Eliminar
  2. Haja alguém que consiga ver para além do que muitos fazem passar: após o jogo de Barcelos, inclusive, a qualidade exibicional voltou mesmo à do inicio da época. Vale que tanto SCP como FCP ainda jogam menos que nós mas há que dar a volta a isto. Ver jogar o Benfica nos últimos jogos chega a ser desesperante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha intenção é ajudar e não complicar. Eu também acho isso: muita corrida, pouco esclarecimento e poucos golos. Tenho a sminhas explicações para isso, ma snão vale a pena dizer nada, para não perturbar a "máquina". Pode ser que os outros continuem a oscilar e nós a ganhar com o golinho da ordem.

      Com o regresso em pleno de Cardozo, acredito que as coisas vão mudar, porque a estrutura da equipa é a mesma, ou quase a mesma do ano passado onde marcamos 77 golos (mais 29 do que actualmente e em 9 jogos já não vamos recuperar...). Também deve ser sublinhado que estamos a sofrer menos golos, no que para mim é evidente a contribuição de Oblak...

      Eliminar
  3. Haja alguém que consiga ver para além do que muitos fazem passar: após o jogo de Barcelos, inclusive, a qualidade exibicional voltou mesmo à do inicio da época. Vale que tanto SCP como FCP ainda jogam menos que nós mas há que dar a volta a isto. Ver jogar o Benfica nos últimos jogos chega a ser desesperante.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/3/14 17:52

    engano o lima marcou de bola corrida em vila do conde com o rio ave, antes de falar convem informar 1º

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo com o que tenho aqui registado, o jogo em Vila do Conde foi na jornada 11. O golo em Olhão foi na jornada 13! Antes de me criticares não me desconsideres... eu não faço política com o que escrevo, apenas escrevo para questionar...

      E podes colocar o teu nome, que eu não "mordo"...

      Eliminar
  5. Silvestre3/3/14 18:31

    Concordo com a análise. O SLB está a ser demasiado realista. Parece que o JJ passou de treinador ofensivo despreocupado para treinador resultadista de exibição paupérrima. Temos sorte em ter tido um Gaitan e um Markovic inspirados. Espero que o Sálvio regresse à boa forma e o Cardozo regresse à equipa. Gostava de ver Salvio na direita, Gaitan na esquerda e Markovic vagabundo. Com Cardozo fixo à frente acho que ia fazer mossa. Vamos a ver o que reservam os próximos jogos. O Estoril vai ser um osso muito duro de roer. Se ganharmos ao Estorial e ao Nacional fora...acredito piamente que seremos campeões.

    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, mas penso que o problema não será de Jesus. Mais uma vez ele apenas vai na "onda". Bem sabemos como é difícil tirar da equipa um ou dois dos avançados preferidos dos adeptos e da comunicação social.

      Eu penso que está na hora de tomar grandes decisões. No ano assado o 4-4-2 losango funcionou a favor de Lima, com Cardozo. Lima marcou 20 (!) golos em 29 jogos! Este ano vai em 9 em 20 jogos! Cardozo prende os centrais e cria linhas de passe. Espero que rápidamente ele entre na equipa e nos deixemos de privilegiar a corrida de Rodrigo ou Lima...

      Eliminar
  6. Águia Preocupada3/3/14 18:36

    Temos tudo a nosso favor e só se não formos competentes deixaremos fugir o pássaro!
    Temos 9 jogos para jogar dos quais 5 são em nossa casa. Se os ganharmos todos - e temos disso a obrigação - deve chegar para sermos campeões. Mas não podemos adormecer nem deixar que a sorte nos proteja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que a sorte nos proteja e os nossos avançados façam golos.. assim será mais fácil ganhar :)

      Eliminar
  7. Domingos3/3/14 18:57

    isto é só aves agoirentas, mas o que querem mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que quero mais? Golos... 38 em 21 jogos? Ridículo... Quero ser campeão à Benfica e não à Alverca...

      Eliminar
  8. Anónimo3/3/14 19:15

    Nao tem a ver com o post mas como posso ir apoiar a equipa ao lado dos nn? ja que os bilhetes piso zero sagres ja nao se vendem no site slb e quase sempre estao indisponiveis . Fernando leiria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não sei.. espero que alguém dos NN leia este texto e te ajude, porque eles merecem que haja mais adesões (à excepção do gajo dos petardos...)

      Eliminar
  9. Anónimo3/3/14 20:54

    http://i.imgur.com/cdBM4BR.jpg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Vale a pensa lembrar a certas pessoas como é que continua a existir dualidade de critérios quer dos árbitros, quer da comunicação social...

      Serve também para certos artistas que já vão na onda que o Pinto da Costa está a acabar.. mas não está...

      Eliminar
  10. Anónimo3/3/14 20:55

    http://abload.de/img/roubo1ynsu2.gif

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este á para os jornalistas do Record recordarem... foi assim que o SCP fez o 1º golo ao Belém.. claro que ele spodem dizer que marcaram mais dois, embora saibamos que entrando o 1º tudo fica mais fácil..

      E é aí que volto a ter tema para criticar a nossa equipa: marcamos um golão aos 8 mm e depois não matamos o jogo, com a qualidade que temos e o apoio dos adeptos.. controlamos o jogo mas não o matamos.... acabava-se esta polémica inútil porque o golo até pode ter sido bem invalidado...

      Eliminar
  11. O SLB está a jogar o mesmo que na pré-época? A sério? Mas a sério que acham isso? Ainda não entendi, a sério que vocês acham isso? Minha nossa senhora.

    BTW, agora estou a ver o pessoal a queixar-se do JJ porque é resultadista, sem nota artística, roda o plantel e o crl.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário ridículo.. o texto é bem claro: jogamos como na pré temporada, com os dois avançados que hoje jogam, e ganhamos por 1 golo, às vezes por dois... Guimarães e Belém, vitórias por 1 golo.. qual a tua admiração?

      Rotação de plantel? Eu sou adepto de JJ e NUNCA fiz aqui qualquer critica em relação a ele, bem pelo contrário. Ninguém está aqui a falar da rotação do plantel, leste mal.. o que aqui está EXPLICITO é uma pequena "critica" aos dois avançados meninos bonitos da comunicação social e dos adeptos...

      Eliminar
  12. Estou pessimista. Quando se esperava que o Benfica embalasse vê-se o contrário. Exibição paupérrima, a pôr-se a jeito, contra o Belenenses, desesperante mesmo, e nos últimos jogos não fosse a classe de Markovic e Gaitan e estávamos aqui a lamentar mais uma provável perda de campeonato. E por mais que se grite, a verdade é que se o golo anulado ao Belenenses acontecesse com o Benfica estaríamos aqui a falar dos canalhas da arbitragem.Os dois próximos jogos são cruciais. Que a equipa entenda isso é o que espero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A equipa e Jorge Jesus. Quando uma solução não funciona, mexe-se na equipa.. por exemplo. Lima foi suplente de Cardozo com o PAOK. Entrou e marcou, embora de penalty, mas ate foi ele que conseguiu essa jogada...

      Temos de fazer o mesmo no campeonato e seguramente vamos ganhar com isso...


      Vacas sagradas na equipa nesta fase e ao fim de quase 5 anos?

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking