O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 9 de março de 2014

Exercício de memória...

. 20 comentários

PLANTEL ENCARNADO: O CAMPEÃO VERSUS O ACTUAL


Numa altura que entramos na recta final decisiva, decidi puxar da memória e comparar o plantel que nos deu o Título de Campeões em 2009/2010 com o plantel actual. 

Jorge Jesus continua ao leme da nossa equipa. Até aqui, normal. Para surpresa geral, pouco mais temos em comum... senão vejamos os planteis, começando pelo campeão nacional:

GR - Moreira, Quim, Júlio César, Moretto
DF - Patric, Shaffer, Luisão, Maxi Pereira, David Luiz, Roderick, Luis Filipe, Cesar peixoto, Sidnei, Miguel Vitor, Fábio Coentrão e Jorge Ribeiro
MC - Airton, Ruben Amorim, Javi Garcia, Ramires, Pablo Aimar, Filipe Bastos, Urreta, Carlos Martins, Di Maria, Filipe Menezes e Yebda
AV - Óscar Cardoso, Mantorras, Keirrisson, Weldon, Nuno Gomes, Javier Saviola, Kardec e Eder Luis

Agora o actual plantel:
GR - Artur, Paulo Lopes e Oblak
DF - Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira, Jardel, Steven Vitória, Sílvio e André Almeida
MC - Fesja, Enzo Perez, Ruben Amorim, Salvio, Sulejmani, Djuricic, Gaitán e André Gomes
AV - Oscar Cardoso, Lima, Rodrigo, Markovic

Vistas as coisas, APENAS SOBRAM 4 JOGADORES!! do plantel Campeão Nacional: Luisão, Maxi Pereira, Ruben Amorim e Cardoso! Penso que isto fornece algumas indicações interessantes. Mas há mais: Urreta, Carlos Martins e Kardec pertencem ainda ao Benfica, os dois primeiros na equipa B e o brasileiro prestes a transferir-se em definitivo para o Palmeiras (para mim, um excelente ponta de lança, que não se afirmou no Benfica, porque é daqueles que precisa de marcar para ganhar confiança, e naquela altura, era Cardoso e Saviola... não dava espaço para mais).

Fazem ainda parte do lote de jogadores do Benfica, que estão emprestados / a rodar na equipa B, que na próxima época podem ter uma palavra a dizer : Mitrovic, Lizandro Lopez, Sidnei, Ola John, Ivan Cavaleiro, Nelson Oliveira e Funes Mori. 

Já Agora, fazendo um exercício simples de eleição de um onze titular, aqui fica a minha equipa:

GR - Oblak; DF - Maxi Pereira; Luisão; Garay e Fábio Coentrão; MC - Javi Garcia; Enzo Perez; Ramires; Di Maria;  AV - Lima; Rodrigo;

Leituras: do plantel campeão seriam titulares 6 jogadores ( Maxi, Luisão, Coentrão, Javi, Ramires e Di Maria) e do plantel actual temos 7 Titulares ( Maxi e Luisão bisam no onze). Podemos ainda afirmar que estando Matic actualmente no Benfica, sentaria Javi, que Cardoso pode ser titular, pontuando por ambos os planteis, e que Gaitán e Sálvio seriam óptimas opções para este 11 titular. 

É para mim evidente que o plantel actual é o mais forte e equilibrado. Temos muitas opções para todos os lugares, e que o dos campeões de 2009/2010,  tirando o onze titular, opções eram muito poucas... Aumentámos as opções, e parece que a qualidade individual também. Temos assim todas as condições para fazer melhor que o anterior grupo campeão (claro que não jogamos sozinhos, os outros também contam...).

Poderemos depois fazer um exercício sobre qual o futuro plantel do Benfica na próxima época, mas fica para um próximo post. Para já, qual a vossa opinião sobre estes planteis? Mais fortes ou mais fracos?

Sintam a Mística, Carrega Benfica!



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Nessa eleição para onze titular não podes deixar de fora Saviola, Cardozo ou...Pablo Aimar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cardoso é como disse, um titular, agora, acho que uma dupla mais móvel acrescenta mais soluções de ataque. Mas em vez de Lima e Rodrigo, Podia perfeitamente ser Aimar e Cardoso. Saviola, nunca me preencheu... pode ser embirração minha, mas é um jogador que em todos os clubes faz sempre uma excelente primeira época, e depois vai por aí abaixo : barcelona, Real Madrid, Monaco, Benfica, Olympiakos...

      Eliminar
  2. Em 442 losango e com o Ramiro não podes colocar o Enzo. Tens de colocar um criativo, tipo o Aimar de 2009. A 2º ponta de lança o Saviola.

    Fdx, a equipa de 2009 era tão OP. Com o resto os actuais titulares, tinha-mos ganho a UEFA com uma perna às costas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo, e digo-te porquê: Ramires no Benfica, actuava como médio direito e essa foi a fórmula que nos deu o campeonato. Fechava no meio quando era preciso dar superioridade numérica, fez Maxi ter a sua melhor época de sempre, pois era um apoio de luxo no seu corredor, e aparecia na área a tentar a sorte. Isto tudo fazia Ramires porque o homem tinha um fôlego tremendo! Tinha e tem, Mourinho que o diga! E Enzo é bastante criativo, está por vezes é demasiado amarrado ao miolo. Com Javi e Ramires, teriamos um Super Enzo! Mas digo que Aimar será sempre um titular, em que esquema for. Apesar de nao o ter posto, usei a dupla atacante do momento, Ele seria uma otima solução, permitindo até ter um Cardoso mais estático(como ele gosta)!

      Eliminar
  3. desculpa com uma dupla cardozo saviola com mais de 40 golos por época e utilizar a dupla lima rodrigo só pode ser piada, continuam sem perceber futebol é golo e para vencer é preciso marcar golos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo9/3/14 07:30

    Eu prefiro Markovic a Di Maria e Fejsa a Javi mas... e não sei se Garay é melhor que David Luis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que Markovic tem potencial para ser melhor que Di Maria, mas em termos do que acrescentam em campo á equipa, Di Maria para mim ainda se superioriza. Algo que espero que na próxima época seja anulado por um Markovic em GRANDE! Quanto ao Javi, para mim só perde para Matic, e Garay é mais estável a defender, mas não apoia tanto o ataque nem aparece a fazer superioridade numérica. Apostei em Garay por uma questão de ser um jogador já feito, maduro e consistente.

      Eliminar
  5. Anónimo9/3/14 08:12

    cuidado com a comparação directa. em 2010 tinhas um cardozo que marcou 38 golos oficiais, este ano quase nao supera as lesoes. tinhas um saviola em modo magico. e este ano, alem do cardozo, nao tiveste ate agora salvio e o siqueira so em metade do tempo... alem de perderes um titular em janeiro que obrigou a alterar o sistema de jogo, ao contrario de 2010...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As comparações directas são sempre arriscadas, e bastante questionáveis. A razão de não ter posto Cardoso foi mesmo pelas lesões, e pelas limitações que acrescenta á equipa na saída para o ataque.

      Eliminar
  6. Caramba, consegue deixar de fora os jogadores mais inteligentes: Aimar, Saviola, Cardozo, Markovic e Gaitán (o desta época)...
    E de entre estes estão os dois melhores e de longe: Aimar e Markovic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aimar e Cardoso podem até se encaixar melhor do que Rodrigo e Lima, precisam é de uma coisa importante: Saúde Fisica. Em estado fisico normal, seriam titulares de caras. Gaitan e Di Maria estão ali "neck a neck", e Markovic vai suplantá-los a todos, mas ainda não esta época. Está agora a afirmar-se... Saviola, como já disse atrás, nunca o vi como um fora de série... mea culpa! :D

      Eliminar
  7. Em 2010 tínhamos uma serie de jogadores em grande forma (Dí Maria, Ramirez, Cardozo, Saviola), quando algum destes faltava a equipa resentia-se, esta época isso não acontece pois o Benfica tem soluções para todas as posições

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto, esta época temos quase dois "onzes" para fazer subir ao relvado, coisa que não tinhamos na altura!

      Eliminar
  8. so queria referir que como "offtopic" e atendendo que parecem os da imprensa visto para voces JJ ser uma besta, e tudo o resto nada conta de referir que ja estou farto repito farto deste Helder Cristovão! Como é possivel este ainda andar a treinar, e ainda por cima na nossa segunda equipa, mantendo-se impune a todas as bestices que anda a fazer?
    Não seria uma grande homenagem para eusebio e coluna sermos campeoes este ano da equipa principal, da equipa secundaria e dos juniores? a equipa principal e juniores vamos em 1º e a equipa B a 3 pontos dos primeiros!
    Hoje como os outros jogos da equipa B dos quais sou seguidor, ligo a tv e qual é a surpresa que vejo o 11 da equipa B! Então 1 equipa que deveria estar a lutar pela vitoria da competição não apresenta nem cavaleiro, nem a.gomes, nem funes mori, nem steven vitoria, nem lolo, nem martins, nem urreta no 11? andamos a brincar como isto? porque se andamos colocamos os juniores em campo!
    Então não é que temos o cancelo que agora é extremo, temos o bernardo que agora é avançado?
    O cancelo desde a infelicidade que lhe aconteceu é 1 jogador mediocre, todo o jogo parece 1 miudo mimado e rufia! Então não se sabe que a mãe do jovem morreu e sempre que alguem lhe chama fdp ele passa-se dos carretos e leva sempre 1 amarelo, já não é a primeira vez que acontece e não sera a ultima! Se o jogador não esta em condições não podera jogar!
    O benfica é uma instituição que tem de ser respeitada, e não admito que esteja 1 equipa na 2ªcompetição nacional a ser gerida por um imbecil como helder cristovão!
    Logo contra o Estoril de certeza que iremos ter steven vitoria, a.gomes, cavaleiro e funes no onze titular!
    E o urreta e o carlos martins hoje entraram em ferias? não consigo compreender este benfica b!
    Decidi falar sobre isto porque raramente falam da equipa B, e para voces esta-se bem o que interessa é dar minutos aos miudos e aos menos utilizados, mas estamos a 3 pontos do 1º! Ou estavamos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu um "amoque" no Helder Cristovão. O único jogador de ataque que entrou em campo foi o Helder Lopes. Tudo o resto eram defesas ou médios defensivos. Mesmo o Bernardo Silva viu-se mais em tarefas defensivas que no apoio ao ataque. B.Gaspar, J.Cancelo, G.Rodriguez, Lindeloff, Rudinilson. F.Cardozo, J.Teixeira, R.Pinto. Oito defesas ou médios defensivos. Sobram o R.Varela, o B.Silva e o H.Lopes.. Mas que raio de equipa entrou em Tondela? Ensandeceu o Cristóvão????

      Eliminar
    2. Helder Cristóvão... não me quero alongar no tema! :P Mantenho tudo o que disse no primeiro post sobre ele! heheheheeh

      Eliminar
  9. Antendendo que sairá garay e gaitan e ainda poderá sair cardozo visto ter de ser feito 1 encaixe no nosso 11! Rodrigo e a.gomes também sairão!
    Acho que teriamos de vender também artur, ola john, c.martins, urreta e outros visto não serem necessarios!
    Seria necessario investir na compra de silvio e siqueira, ou só em siqueira indo-se buscar outro defesa esquerdo!
    Precisamos dum GR (ricardo academica), um DE, um DD (visto a.almeida não contar e cancelo é mt imaturo ainda), um MC (manuel fernandes), e um avançado (mas nesta posição temos funes, n.oliveira, markovic ate cavaleiro se for adaptado)
    Para mim teriamos 1 onze assim:
    Oblak, Maxi, Luisão, Lisandro, Siqueira, Fejsa, Enzo, Salvio, Pizzi, Markovic e Lima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou para ver o que vai acontecer no final da época, muitos candidatos a sair, e temos muitos para entrar (desde a equipa B como dos emprestados por essa europa fora). Gostaria de ver Coentrão de regresso ao Benfica, mas tem também de passar por ele querer voltar. André Almeida para mim tiraria o lugar a Maxi, e Lisandro será o titular ao lado de Luisão. Gostaria ainda de um ponta de lança forte fisicamente mas igualmente rápido (Christian Benteke, do Aston Villa)

      Eliminar
  10. Anónimo9/3/14 12:47

    Vamos entreter um pouco com a qualidade do trabalho que muita diferença faz para o desempenho da equipa http://m.youtube.com/watch?v=6JC0Kun9n7c

    Como temos um dos treinadores mais bem pagos do mundo e um plantel de luxo, com condições excelentes no seixal, poderíamos estar bem organizados no trabalho que claramente se fazia espelho no campo parecido com esse...

    Benvas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking