O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 13 de março de 2014

Ai queres 1-3? Então toma lá!

. 27 comentários


Antes de mais: geralmente sou dos primeiros a criticar o Jorge Jesus quando inventa ou quando toma decisões baseadas no ego e não nas necessidades da equipa.
Hoje a primeira referência tem que ser para ele. Para como 'montou' o jogo, como leu o jogo, substituindo na altura certa e equipando a equipa das armas necessárias para uma noite de ouro em Londres, perante uma equipa que gastou 100M no verão passado.
Parabéns Jorge Jesus! Tiro-te o meu chapéu esta noite!

Eu tinha pedido no post de lançamento do jogo que se inspirassem na vitória também em Londres frente ao Arsenal, por 1-3. A classe com que 'responderam' foi fenomenal.

O colectivo foi fantástico. Todos sabiam o que tinham de fazer. 

Os holofotes individuais têm que ir para Luisão e Rodrigo.  
Luisão está na minha opinião a fazer a melhor época desde que chegou. Não pelos golos mas pelo posicionamento, pela postura, pelo zelo e pela constância nas exibições. Está finalmente a ser o 'capitão'.

Rodrigo finalmente regressou, depois da pancada de violência dada por Bruno Alves. Teve tempo em campo, teve espaço e foi colocado onde rende mais e os resultados estão à vista.
(Gostava de ver onde estão aqueles que colocaram o valor do Rodrigo em causa, quando aqui no blogue o defendemos enquanto esteve na mó de baixo. Hoje é fácil dizerem que gostam do Rodrigo.)

Um show também dado pela massa de benfiquistas em Londres. Algo ao alcance de poucos clubes.

O único sinal menos vai para Cardozo. Não que não se tenha empenhado, mas está claramente fora do actual modelo de jogo do Benfica. Um jogo dinâmico, rápido, com base no colectivo e não jogando 'para ninguém'. Parece-me que Cardozo não tem lugar nesta dinâmica. 

É claro que estamos no mesmo ponto que estavamos hoje manhã. Não ganhamos nada ainda. Mas a mentalidade e postura parecem-me diferentes. Um bom sinal.

Jogo a jogo. No campeonato, nas Taças domésticas e na Liga Europa.

Nota: Três? :)
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

27 comentários

  1. Shadows, não achas que o problema do Cardozo está na falta de disponibilidade física?
    Relembrar que não teve uma pré-época normal, e que, mais tarde, esteve sem jogar durante uns três meses, por lesão.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FranciscoB13/3/14 23:41

      evidentemente...

      Eliminar
    2. C-zero, não se pode negar isso, mas refiro-me ao estilo de jogo. O Cardozo não é rápido, pára muito o jogo e parece-me completamente desfasado desta dinâmica visível nos últimos jogos. É o seu estilo de jogo que não combina.

      Eliminar
    3. Mas não combina porquê?
      E ser-se rápido tem a ver com o quê?
      Nota, não estou a afirmar que prefiro o Cardozo aos dois titulares: Lima e Rodrigo. Só acho que esse tipo de análises estão desfasadas do que é o jogo de futebol.
      E já agora, qual é a dinâmica dos últimos jogos? É preciso de velocidade para dar apoio nas entrelinhas? Só se for velocidade de execução e velocidade de decisão. E que eu saiba, Cardozo em condições é jogador para isso. Dos três, é o melhor a tabelar.

      Abraços

      Eliminar
    4. Cardozo trava muito o jogo, neste momento ate funes mori era mais importante que ele visto ser 1 jogador muito mais movel...
      Cardozo prende defesas e tabela mais nada... e depois daquele penalti não devia jogar tão cedo 1 jogo importante!

      Eliminar
  2. mais uma vez jj a mostrar a sua fanfarronice enfim pode correr tudo mal que continua tudo na mesma alias isso ate pode espicachar o tothenam na 2 mao espero bem que nao pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não defendo estes gestos, mas o treinador dos ingleses sempre foi um ordinário até como jogador. Duvido que o JJ tenha feito aquilo sem provocação.

      Eliminar
    2. Primeiro precisas de aprender a escrever em português.

      Eliminar
  3. FranciscoB13/3/14 23:43

    Este 1-3 foi durante os 90 min e o outro foi no prolongamento... estava 1-1 nos 90 min.

    Mas penso que o Arsenal da altura era um pouco melhor do que esta Tottenham

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Arsenal era mais equipa, mas era também a segunda mão depois de um jogo empatado em casa. Acho que o nível esteve próximo.

      Eliminar
  4. Uma palavra para Fejsa...alguém se lembra ainda de Matic?

    ResponderEliminar
  5. Digo sinceramente que gostava muito do Rodrigo antes da lesao que lhe causou o Bruto Alves,apos lesao o critiquei aqui e noutros sitios e por vezes duramente que parecia mais uma menina cheinha de medo de facto notava-se no rosto do rapaz medo de disputar os lances nao parecia o mesmo Rodrigo dantes,agora que estou gostando novamente dele porra e vendido porque sera que nada e feito a meu gosto.Quanto ao Luisao foi enorme nao so pelo que marcou como por aquilo que anulou bravo capitao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confiança. Acima de tudo tem e demonstra confiança.

      Eliminar
    2. e se foi pelos 30 milhões que venha outro! e ja agora que vendam cardozo ao fundo também!

      Eliminar
  6. O que faz falta agora é lembrar e relembrar os 3 dedos do JJ,para fazer esquecer o vendaval de futebol que esta noite passou por Londres.
    Com tanta sujeira que há no futebol português,estão preocupados com os 3 dedos.
    Metam-nos num sitio que eu cá sei que a azia passa!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Finalmente um comentário teu em que estamos de acordo.

      Eliminar
    2. Manuel F. Almeida14/3/14 00:31

      jarbas, não cabem, aquilo já tá tudo encolhidinho de medo (apesar de não admitirem)

      JJ esteve mto MTO bem, T.S é um cinico de merda

      Eliminar
  7. Benfiquista13/3/14 23:58

    Caro Jarbas! Touche!!! É mesmo isso...pensar é no próximo jogo e meter os 3 dedos onde acharem mais agradável!!!

    ResponderEliminar
  8. "Um jogo dinâmico, rápido, com base no colectivo e não jogando 'para ninguém'. Parece-me que Cardozo não tem lugar nesta dinâmica. "

    Ora aí está algo que defendo há ANOS! A tal dinâmica, e o Cardozo fora dela...

    ResponderEliminar
  9. quando o cardozo estiver com ritmo de jogo e em forma, ai sim podemos discutir se tem ou não lugar na dinâmica, o salvio esta nas mesmas condições está tão fora da dinâmica que nem no banco ficou.
    os gostava de saber quem é que andou a marcar golos enquanto a equipa não tinha dinâmica nenhuma no inicio da época e não foram os avançados dinâmicos isso podes ter a certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o salvio so tem o markovic que esta a ser a grande revelação e o gaitan que esta a fazer a sua melhor epoca à sua frente! Salvio foi para mim 1 dos melhores jogadores do benfica no ano passado!
      Acho que para o ano e vindo pizzi alguem tem de sair!

      Eliminar
    2. mas o markovic é extremo? quantos centros é que ele já fez esta época? se vires os jogos em que ele brilhou fá-lo sempre pelo meio quando foge de jogar na ala.
      o gaitan até poderias ter razão se o gaitan este ano estivesse a jogar na direita que não esta fazeres esta afirmação é o mesmo que dizer que o jardel não joga porque esta tapado pelo maxi.
      a serio o pizzi não percebo essa tara por um gajo mais que mediano, e posso estar enganado mas dada a natureza do negocio, cujo objectivo foi livrar de vez do roberto, esse gajo nunca ira vestir sequer a camisola do nosso clube.

      Eliminar
  10. Impressionante como a nossa equipa torna as coisas fáceis! Retiram-se titulares e pouco se nota. Foram 3 e podíamos te rmarcado mais!
    Luisão enorme, Fejsa em altíssimo nível!
    Amorim, muito bem, o problema dele chama-se Enzo Perez!!! Gaitán quando quer faz o quer com a bola!!
    Jesus, mais uma vez excelente!!!
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  11. Lusião há muito tempo que já é o "Capitão".

    Palavras injustas para Cardozo. Não vai se fácil entrar na equipa mas o Cardozo, tal como o Lima e o Rodrigo tem lugar nela. Ou estamos esquecidos do início da época e quando o Cardozo foi essencial?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pode jogar contra o olhanense ou setubal em casa quando ja ganharmos o campeonato, ou na 2ªmao contra o tottenham de resto é senta-lo no banco! salvio e melhor jogador e da muito mais a equipa e nao se queixa!

      Eliminar
  12. Bem, em relação ao Cardozo... Injusto e não concordo!!! Na primeira época de JJ o Benfica era bem mais dinâmico e vertiginoso que este Benfica e quantos golos marcou Cardozo? Cardozo é um jogador pesado, tem 1,93 e 84kg e com uma paragem de 3 meses não é fácil recuperar a forma, ainda para mais com o andamento que a equipa está a ter. Acredito que ainda vai ser importante...

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking