O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

"Pinto da Costa: um reflexo dos portugueses"

. 14 comentários


"Eu sei que não há youtube na margem norte do Douro, mas convém relembrar que Pinto da Costa não é um menino de coro. Além destas escutas eternizadas na net, ninguém esquece o guarda Abel, a mania de empestar o balneário alheio com creolina e, acima de tudo, o constante clima de guerrilha; o Porto nunca perde por mérito do adversário, o Porto só perde por causa do sistema lisboeta, por causa dos árbitros sulistas, o Benfica só ganhou o campeonato por causa do túnel, etc., etc. 

Dizem-me que Pinto da Costa nasceu na alta burguesia do Porto. Não digo que não, mas o cavalheiro Jorge Nuno sempre precisou de umas aulinhas de cavalheirismo. Mas, verdade seja dita, Pinto da Costa é apenas o reflexo ampliado de Portugal, o país sem cavalheiros. Há um Pinto da Costa em cada português, o nosso clube nunca perde por mérito do adversário, os outros só ganham por causa de esquemas. "Há sempre um esquema" deve ser a expressão mais portuguesa.

Culpar o árbitro é mais fácil do que assumir defeitos. Somos assim na bola, somos assim no trabalho, a encomenda só falhou por causa do colega do lado, somos assim na escola, o puto só é mal educado por causa das companhias, somos assim na estrada, só bati porque tive azar e não porque ia a 150km/h. 

Todos nós, portugueses, temos este mecanismo que evita a responsabilização e que envia o fracasso para o campo da magia, fracassamos devido à acção de um esquema malévolo que escapa ao nosso controlo, o "fado", o "destino", a "choldra". Não é por acaso que o povo diz "eles é que sabem", "eles estão a roubar-me", "eles é que têm o dinheiro". Este "eles" é uma entidade omnipresente que lixa o português e que, no fundo, funciona como álibi: não vale a pena ser melhor, porque isto é uma "choldra", porque "eles" não deixam. É assim no país dos árbitros. 

Agora parece que o grande Pinto da Costa está em queda. A imprensa fala em divisões na estrutura directiva do FC Porto que projectam um turbulento período pós-Pinto da Costa. Cheirando o caos no campo do adversário, muitos benfiquistas já preparam o banquete, já afiam as facas, já compilam piadas, já se preparam para pisar o rival na hora da fraqueza. Não é bonito. Sim, eu sei que Pinto da Costa fez o mesmo. 

Durante décadas, o líder do Porto gozou com os mouros moribundos e esteve sempre mais interessado em comemorar as derrotas do Benfica do que em comemorar as vitórias do Porto. Sim, eu sei que Pinto da Costa volta a ser um espelho da pátria: nós gostamos mais de comemorar as misérias alheias do que comemorar os nossos triunfos, gostamos mais de espezinhar a fraqueza do rival do que polir as medalhas do nosso mérito, a galinha da vizinha tem de ser pior do que a nossa. Mas não devia ser assim, não tem de ser assim. Eu quero um Benfica forte, não um Porto fraco. Ganhar pentas contra cadáveres é coisa que não me interessa."  - Expresso.

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. Pinto da Costa foi quem criou e iniciou esta guerra, porque nada disto antes existia, tanto que tiveram 19 anos sem ganhar um campeonato e nunca foram espizinhados pelo Benfica nem pelo Sporting. Agora quando chegar a vez deles, e há-de chegar, aguentem-se!!

    ResponderEliminar
  2. Bela reflexão que o Shadows trouxe aqui ao nGB ;)

    - Pertinente neste momento ;) ... para não esquecer as portas da confiança que não eram batidas :)

    B T T

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredites no que a SOMBRA NEGRA vem para aqui escrever. A ele já lhe cheira a defunto e então vem tentar tapar os olhos dos outros com uma peneira. Basta ler a linguagem que ele utiliza para se perceber que é pintista e portista. Há palavras que um adepto, sócio ou simpatizante do SLB seria incapaz de escrever numa crónica..."Durante décadas, o líder do Porto gozou com os mouros moribundos" isto é linguagem portista e pintista que SOMBRAS NEGRAS não consegue disfarçar. O fim dos corruptos está próximo e desta vez não vai com interregno de um ano...vão ser décadas

      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar
  3. Ha um artigo de opinião de Pedro Adão Silva no Record de dia 25 com o titulo cultura de derrota que não vi reproduzido na blogosfera Benfiquista e que acho tão ou mais pertinente que este :). Podem reproduzi-lo?

    ResponderEliminar
  4. Viva! Finalmente o FC Porto vai fechar portas!
    Vai entrar em decadência e quem sabe os vamos ver a jogar nos distritais da AF Porto, se conseguirem reunir uma meia dúzia de corruptos para lá jogarem!
    Finalmente o país acordou para a falta de dinheiro do FC Porto, coisa abundante em todos os outros clubes portugueses, principalmente no mais maior grande e Glorioso SL Benfica! O FC Porto vai ter de vender todos os anéis, e quem sabe os dedos também...nos outros clubes, vamos poder continuar a comprar vedetas de renome mundial e todos aqueles talentos "escondidos", que apenas não assinavam pelo nosso clube, porque os corruptos lhes apontavam uma arma à cabeça para assinarem por eles, sujeitando-os depois (qual regime Norte Coreano) a trabalho de escravatura, uma vez que não recebem à um bom par de meses, segundo as mais fidedignas fontes...
    Ah, pobres de Espirito...é perfeitamente natural que o clube vá sofrer com uma mais que natural transição, mas anunciar-lhe a morte, como todos os dias os "avençados (pelo FC Porto, claro está) jornalistas deste país" nos têm brindado nestes últimos dias...é não conhecer as gentes do Norte, é não saber aquilo que todas as famílias do Norte (Benfiquistas e Sportinguistas incluidas) estão a passar e não saber que no Norte as coisas ultrapassam-se...quem vier atrás, vais querer acima de tudo mostrar que o FC Porto, não se esgota em JNPC, nem tão pouco é apenas uma pessoa que faz o clube! Com maior ou menor dificuldade, quem vier atrás vai tentar manter as vitórias, porque terá sempre por trás aquilo que é o verdadeiro clube, que são os seus adeptos e sócios! Ah, e para quem não sabe, qualquer adepto (sócio) tem uma tremenda facilidade em se candidatar à presidência do clube, porque pelo menos nunca o corrupto-mor mudou os estatutos do clube, em beneficio próprio (mesmo que para depois fosse preciso falsificar o seu nº de sócio) e assim impedir que alguém da oposição pudesse concorrer contra ele!

    Cumprimentos,
    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " Ah, e para quem não sabe, qualquer adepto (sócio) tem uma tremenda facilidade em se candidatar à presidência do clube, porque pelo menos nunca o corrupto-mor mudou os estatutos do clube, em beneficio próprio (mesmo que para depois fosse preciso falsificar o seu nº de sócio) e assim impedir que alguém da oposição pudesse concorrer contra ele! " ...

      Oh andrade, tens toda a razão, daí o peidoso ter--se perpetuado na torre de cristal há mais de 32 anos, e das duas uma, ou vocês são uma cambada de indigentes invertebrados que não conseguem arranjar uma alternativa credível, e o credível aqui significa honestidade, credibilidade, ou então o peidoso é o tal, o divino , o supra-sumo e quando ele for pró inferno o fcp acaba, deixa de existir ... estou certo, ou estou errado ?

      Não tenhas ilusões menino, o corrupto está acabado, está caquético e não quer perceber que como dirigente desportivo o seu tempo acabou !

      Eliminar
    2. Sim, é verdade "perpétuou-so" mas...quem foi que se candidatou alguma vez contra ele?
      É que se não estou em erro, o que LFV fez com a alteração dos estatutos do SLB, foi impedir (pelo menos nos próximos anos) que haja um único sócio que consiga ter todos os requisitos para se poder candidatar! aliás, como deve ser também do teu conhecimento, nem o próprio LFV os cumpria...tendo para isso que falsificar, usurpar, roubar (usa a palavra que melhor entenderes para que o seu nº de sócio previsse o tempo de sócio necessário...pelo menos foi o que foi divulgado em vários blogs (este incluído) afetos ao SLB!

      Eliminar
  5. Acho que o mal do porto não é o que esta a passar mas ainda o que se irá passar no futuro!
    Os activos estão a ser dados, o fernando sofreu 1 aumento do ordenado ficando cá até o final da época saindo depois a custo zero, a primeira oferta a mangala e jackson sairão sem pestanejar! A fonte secou, mas há muito para resolver incluindo a divida à cm de gaia que se encontra já em falencia, estadio vazio, ordenados por pagar etc etc... Veremos a novela da agressão do segurança a 1 PSP o que irá resultar, veremos as proximas contas, veremos o que dirá fernando quando sair no final da época etc etc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que o Fernando vai sair a custo zero, se tem (agora) mais 3 anos de contrato???

      Eliminar
    2. Viste o contrato?

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. "...tiveram 19 anos sem ganhar um campeonato e nunca foram espizinhados pelo Benfica nem pelo Sporting"
    Bruno Lacerda deves ser rapaz com menos de 40 anos com certeza para falares essa barbaridade.
    Lembro-me perfeitamente de ser espezinhado e humilhado com ironias e piadas constantes por ser do F.C.Porto, quase que era um sacrilégio ser portista, pois não ganhava nada de taças e campeonatos nacionais. Também me lembro perfeitamente como o sentimento de irona e piada mudou radicalmente para inveja e ódio, no dia em que ganhamos a taça dos campeões ao Bayern em 1987. Lembro muito bem que as palmadas nas costas e as piadinhas de troça acabaram a partir desse dia e foram substituidas por caras fechadas e de poucas palavras, pois foi um ultraje ao Benfica o Porto ter sido também campeão europeu.
    Tudo isso eu vivi e senti no comportamento dos meus conhecidos benfiquistas nessa altura.

    ResponderEliminar
  8. Eu rio imenso dos benfiquistas que foram os primeiros a viciar as regras do futebol com o conhecido caso Calabote e chamam corrupto ao Pinto da Costa!!! Isto é como o roto criticar o nú.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não digas asneiras.Então viciou-se com o calabote e os corruptos é que foram campeões? Corrupto ao pintinho? Meu Deus o homem é um santo...vai ser canonizado pelo Papa Francisco que só ainda não o fez pq o pintinho podia fazer sombra ao verdadeiro papa.
      Vai lavar a boca pá...cheiras mal da boca quando a abres...

      MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking