O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 2 de fevereiro de 2014

17 jogos, 11 pontos perdidos, contra os 13 de toda a época passada

. 20 comentários
17 jogos, 11 pontos perdidos.

Para se ter uma ideia do significado destes números, é lembrar que o ano passado, em 30 jogos o Benfica perdeu apenas 13, e ainda assim, não chegou para ser campeão.

Dos 11 pontos perdidos este ano, 6 deles resultaram de empates com Arouca, Belenenses e Gil Vicente, 3 das últimas 5 classificadas do campeonato nacional este ano!

Na Liga dos Campeões acabámos eliminados mais uma vez de uma fase de grupos, num grupo em que entrámos como cabeça de série!

Bom, mas estamos na frente do campeonato, dirão alguns...

Estamos sim, embora possivelmente empatados esta noite com uma equipa de tostões, e beneficiando muitíssimo daquilo que é a subjetividade do futebol, que é a possibilidade de por vezes se poder ganhar não tanto pelo nosso mérito, mas muito também pelo demérito do nosso adversário.

Estou otimista para esta época? Bem, como saberão, não parti para ela com grande otimismo. A lógica dos números prova que de facto estamos mais fracos mas, e este é um grande MAS, aquilo que vejo do FCP este ano faz-me pensar que não nos resta outra opção senão ganhar!

Porque eu nem quero imaginar que o melhor plantel dos últimos 30 anos não chegue para derrotar este FCP! 

E muito menos imaginar, que a equipa de tostões que iria lutar pela manutenção, seria capaz de vergar o Golias dos milhões a tamanho vexame!

Porque a verdade é esta, os meninos de Alvalade lá vão devagarinho levando a água ao seu moinho, e também eles já perceberam que Benfica e Porto estão de rastos (e a Liga Europa em nada os vai ajudar), e que têm em mãos uma possibilidade de ouro de virar de pernas para o ar toda a lógica da Liga Portuguesa nos últimos anos.

Só isso se conclui, depois do reforço do plantel sportinguista neste mês de Janeiro, enquanto Benfica e Porto lutaram desesperados pela venda de fosse quem fosse, já que a necessidade de euros pesa bem mais do que a fome dos títulos.

Esta é pois na minha perspetiva uma época pouco conseguida até ao momento, e a venda de Matic só veio agravar em muito todas as deficiências que já se viam.

Uma equipa que joga permanentemente com 2 avançados, não pode de facto fraquejar nos dois pêndulos do meio... Mas os dois pêndulos do meio com Fejsa ao lado de Enzo, só são dois quando a equipa defende. Quando ataca, ataca com um, já que o pêndulo Fejsa não leva a bola para a frente e raramente descola dos dois centrais.

Aliás, no jogo de ontem, cheguei a pensar que Jorge Jesus não havia ainda percebido que Matic já não cá estava... Até os famosos lançamentos laterais de Maxi para a cabeça de Matic foram executados vezes sem conta da mesma forma. Mas não era Matic que lá estava. Era Fejsa. Conclusão: Cada lançamento lateral que tivemos foi bola colocada nos pés do adversário.

Fejsa é banal, e Rúben Amorim, na minha opinião, também. Serão jogadores para um ou outro bom jogo, mas não para o fazer com a regularidade que o Benfica precisa.

Há razões para desesperar? Evidentemente que não, não tanto por aquilo que temos feito de brilhante, mas porque os sinais que vêm do FCP são de uma equipa que seguramente vai perder mais pontos.

Não sei claro, o que vai na cabeça de quem manda no futebol do Benfica. Mas sei que há algo que eu, se mandasse, faria: Borrifava-me autenticamente na Liga Europa. Deixemos essa competição para os miúdos da Luz!

Só um louco poderá achar que é com Fejsa e Rúben Amorim que vamos ganhar tudo este ano, derrotar um ou outro colosso europeu que apanhemos na caminhada da Liga Europa, e aguentar ainda todo o desgaste que essa competição acarreta e que deixa consequência óbvias na nossa performance dentro de portas.

Sem conseguir um desempenho matematicamente brilhante, poderemos ainda assim ter uma época brilhante, se nos focarmos naquilo que é essencial este ano: 

Não dar abébias ao Sporting nem a FCP, e ganhar todas as competições internamente!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

20 comentários

  1. Sabes eu não penso que o nosso principal problema seja a qualidade individual das "peças", mas a forma como as pômos a jogar.
    Fejsa não te sei dizer, mas penso que Ruben Amorim é um bom jogador, que chega perfeitamente para o nosso campeonato nacional.
    O problema aqui reside no seguinte: O Benfica perdeu a sua peça fundamental, matic, e JJ continua a pôr o Benfica a jogar como se ele ainda lá estivesse. Ou seja, não existe uma adaptação do sistema ao nosso plantel. Tudo se mantêm na mesma, JJ acredita que Fejsa puderá fazer de matic, e isso como todos sabemos é impossivel...
    JJ parece não saber outra tática além do 4-4-2. Esse é o nosso problema...Pois neste momento deveriamos nos adaptar á perda do nosso melhor jogador e simplesmente tudo se mantêm na mesma, apenas a qualidade e as caracteristicas de quem lá pôs é bastante diferente, dificultando assim a vida á restante equipa...Neste momento temos um treinador se autoproclama, um cientista do futebol, o rei da táctica, e o que vejo é pouco... Tudo se mantêm na mesma...
    Aliás analisem o jogo de ontem- Siqueira é expulso, e temos a felicidade de marcar logo a seguir... O QUE É QUE JJ FEZ? Após o 1a0 JJ em vez de reeqilibrar a equipa, pois estava a vencer, e com 10, segurar o resultado era fulcral, JJ NÃO FEZ RIGOROSAMENTE NADA, até sofremos o golo. Apenas passou gaitan para lateral esquerdo, e todos nós sabemos que Gaitan é uma espécie de Cortez no que a defender diz respeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não vamos esperar que JJ altere um modelo de jogo numa semana.

      Há que dar algum tempo, se bem que, claramente, esse é o problema de se vender as melhores peças em JANEIRO. Tempo não há!

      Eliminar
    2. "também não vamos esperar que JJ altere um modelo de jogo numa semana." nem numa semana nem em quatro anos e meio.

      Eliminar
  2. "Fejsa é banal, e Rúben Amorim, na minha opinião, também"

    É difícil ler o resto do post quando se escreve uma barbaridade destas.Quando se diz que um jogador como o Amorim é banal torna-se irrelevante discutir futebol. Nestes pormenores se vão encontrado as causas para a queda abissal do SLB neste ultimos 20 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh pá, não me digas que, lá porque últimamente o Ruben ate fez uns bons jogos pelo benfica, descobriste agora que o homem passou a ser o craque que nunca foi.

      Nao me digas, que é agora, aos 29 anos que vai dar o salto!

      Nao me digas que o craque Ruben, a ser craque, nao tinha mais do que as 9 apariçoes que tem na selecao nacional, selecao que, diga-se, tem um meio campo do mais fraco dos ultimos 20 anos.

      Nao me digas que o craque Ruben, tinha ficado tantas vezes no banco, mesmo no SPorting de Braga.

      Ou ate que o craque Ruben nao jogaria em vez do Fejsa.

      Ruben é um mau jogador? Nao disse isso.

      É um jogador mediano mais, útil, importante num plantel grande como segunda linha, mas sem o valor para esperarmos ser ele a fazer a diferença, nao num joguito de vez em quando (porque isso ele tb faz), mas numa epoca que é longa e nao permite abaixamentos de forma nem jogos maus.

      Eliminar
    2. Acho que o mal é esqueceres-te que estás a falar de um clube que tinha o sonho de chegar à FINAL da Liga dos Campeões! Se com Matic era quase impossível, com Rúben é inimaginável!

      Eliminar
    3. A variação de qualidade num jogador não é apenas banal e craque. Por não ser banal, não quer dizer que seja craque. O Ruben não é craque, mas está longe de ser banal.

      Eliminar
    4. Pedro, como ambos sabemos, estamos de acordo em muita coisa sobre o Benfica. Mas em relação ao Amorim, permite-me discordar. Tal como discordo com o RedMoon.
      Amorim não é banal (e acho que o RedMoon não queria dizer de forma negativa) nem é craque. Amorim é bom jogador, mas é apenas isso. É bom para o plantel. Uma mais valia. Mas não chega para as encomendas que se querem (grandes jogos europeus e muitos títulos). Ou seja, quero apenas dizer que não é um pêndulo, não é o craque que todos precisam ter naquela posição.

      Acho que o "banal" é infeliz, mas devia ser mais isto (que escrevi em cima) que o Red queria dizer. Quando falamos com o coração, as palavras saem assim :)

      Eliminar
    5. Aliás, Amorim falha logo numa coisa essencial para um grande jogador: capacidade física. Tem vários problemas infelizmente, a culpa não é dele.
      Para mais, mesmo sem problemas físicos (passa algum tempo de "baixa), nunca seria um monstro a nível físico. E veja-se Fernando, Matic, Javi... podemos gostar mais de um ou outro, mas são todos incansáveis, batalhadores natos.

      Eliminar
    6. Porra, para terminar: Amorim consegue encher o campo, mas tactica e tecnicamente (fantástico, é claro). Mas isto não acontece contra jogos mais físicos e intensos, que é para onde o futebol cai cada vez mais.

      Eliminar
    7. Obviamente. Foi o que quis dizer. banal no sentido de que é mediano, não faz a diferença.

      É um jogador útil no plantel mas nunca será um pilar da equipa.

      Eliminar
  3. Melhor do que rir ao ler o que vão postando neste blog é ir ao arquivo e ler o escrito em anos anteriores.... Mas afinal para que ainda postam? O campeonato já não estava perdido à 3ª jornada.. o porto nunca iria perder 5 pontos de avanço...... yada yada...
    E dizer que Ruben Amorim é banal ou atacar Fejsa sem este ter ainda mostrado de maneira regular o seu contributo é campo é como atacar antes Matic, Rodrigo, Javi e rotula-los de barretes enfiados em negócios...

    ResponderEliminar
  4. Sim, porque o Sporting de tostões está a fazer uma época fantástica. Na Europa estão...espera, afinal nem lá foram...Na Taça de Portugal foram eliminados pelo.... Benfica. Na Taça da Liga também estão fora. Grande época..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem comparação caro Gandaia. Não estarem nas competições europeias não está relacionado com esta época, que é o que conta.
      Nas Taças foram eliminados pelos rivais, no nosso caso, na Luz. Algo natural. Eles são muito mais fracos que nós e corruptos. E estão lá em cima. Ou somos nós que estamos cá em baixo ...

      Eliminar
    2. Pois estão lá em cima, mas a Liga ainda vai a meio...E o facto de não estarem na Europa faz com que tenham menos jogos.

      Eliminar
  5. De acordo com a ideia do artigo. Esta época só não será um fracasso se ganharmos Campeonato e Taça. Porque o que se passa neste campeonato, juntamente com a Liga dos Campeões, é profundamente lamentável.

    ResponderEliminar
  6. Quando se afirma isto: Borrifava-me autenticamente na Liga Europa, quando se sabe que um clube é reconhecido além fronteiras pelas competiçoes continentais que se ganha e não por ser muitas vezes campeão e vencedor das respectivas taças, não é preciso dizer mais nada.
    Realmente o Benfica é um dos clubes historicos do futebol não por ter ganho duas taças dos campeões europeus, e ter mais 5 finais perdidas e mais duas das UEFA, mas sim porque foi 32 vezes campeão e ganhou 24 vezes a taça, deve ser parecido, pena tive eu que o Benfica tivesse perdido a liaga europa o ano passado, das 3 que perdeu foi a que me custou mais, porque campeonatos e taças já vi o Benfica ganhar muitas, competições europeias vi o Benfica ganhar ZERO, e já vi 3 ao vivo e uma pela tv, enfim é o Benfica dos dias de hoje, sem ponta de mistica, exigencia, por isso o Eusebio foi grande, pois queria ganhar sempre e foi esse querer que em tempos fez deste clube um colosso na europa, hoje em dia é um clube mediano, outras epocas, outros pensamentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé. Com Matic diria-te: vamos a todas. Sem Matic digo: Juizinho e ter a noção da realidade.

      A Liga Europa só faz sentido se for para ganhar. Menos do que ir à final não dá prestigio nenhum.

      E temos miolo para disputar 4 competições, dois jogos todas as semanas, jogos À quinta e jogos ao domingo, até Maio, com Enzo, RUben, Fesja e André Gomes?

      Sim, eu sei: são 4 jogadores. Mas tira daqui o Enzo e diz-me: isto parece-te um meio campo vencedor de Liga Europa?

      Eliminar
    2. @RedMoon, é isso. Sem tirar nem pôr. Só Enzo é de topo. E Liga Europa, por muito que me custe (e custa, porque me fartei de chorar em Amesterdão), não vale nada se não for ganha, ou vá, final.

      Eliminar
  7. Ó RedMoon então agora andas a fazer CONTAS Á MODA DO FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO!!!

    Sê sincero e faz lá bem as contas e diz lá quantos PONTOS realmente PERDIDOS e quantos foram realmente ROUBADOS.

    Se não fossem os roubados mesmo com os poucos perdidos, estavamos largamente á frente neste campeonato e a caminho do PENTA... só que infelizmente somos roubados há mais de 30 anos.

    Coragem e publica.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking