O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Repto à Direcção do Sport Lisboa e Benfica.

. 9 comentários

Eusébio foi um dos símbolos máximos da mística do Sport Lisboa e Benfica. Continuará a sê-lo sempre.

Mas não o foi sozinho. E esta ocasião de pesar deve lembrar-nos que temos mais símbolos do que de melhor o Sport Lisboa e Benfica teve e ainda tem.

Humberto Coelho, Toni, Nené, Bento, Bastos Lopes e muitos outros foram filhos dessa mística alicerçada pela geração de 60.

Do membros dessa geração de ouro, penso ser a altura adequada para falar num nome: Mário Coluna.

Reconhecido por todos, falta a grande homenagem pública a Mário Coluna e o 'seu' espaço na Luz, visível a todos os que visitem o complexo da Luz.

Ao vê-lo a comentar a morte do seu 'filho' Eusébio, não podemos ignorar que está bastante debilitado.

Uma homenagem EM VIDA e um lugar de destaque, como uma das bancadas poder ter a sua imagem no exterior(ou um pilar exterior do estádio) será algo merecido e duradouro. O que Eusébio e a equipa do Benfica beneficiou da sua liderança em campo!! 

Mário Coluna, José Águas e outros dessa geração de ouro que DEU grande parte da mística ao clube MERECEM ter um lugar permanente na Luz. Não são pequenos cartazes interiores e sem grande visibilidade pública que lhes dão a merecida honra.

É hora de tapar o betão horrível do estádio com imagens permanentes das nossas figuras chave. Cosme Damião e Eusébio têm o seu local de homenagem. Mas e os outros?

Cartazes ou uma obra de pintura mural identificando claramente o atleta representado tornará todo o estádio, em especial aquele exterior feio em betão, num local de peregrinação. 
Conciliar visitas ao Museu Cosme Damião com uma visita à Luz e a essa nova forma de homenagem será uma mais valia para o clube e para a dignificação da história do nosso clube.

É bonito honrar quem partiu, mas melhor é dar-lhes em vida a homenagem que merecem.

Tem a palavra a Direcção do Sport Lisboa e Benfica, ou seja, Luis Filipe Vieira.

O artista benfiquista Odeith-Eith tem qualidade para os trabalhos. 

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

9 comentários

  1. Bem sei que não é o local correcto, mas a zona dos camarotes empresariais tem as devidas homenagens. Ao longo do estádio, nas paredes, tens silhuetas dos vários jogadores que marcaram o Benfica, bem como os seus feitos com o manto sagrado.

    ResponderEliminar
  2. Para quando uma Comissão de Património e História do Benfica, independente e que estanque a parolice de L F Vieira?

    ResponderEliminar
  3. NauBenfica8/1/14 13:25

    Completamente de acordo. Coluna, o grande, o maior de todos os nossos capitães, atrevo-me a dizer, merece-o. José Augusto, Simões, Cruz, Mário João, Ângelo, Toni, Humberto Coelho e outros mais novos, merecem-no também.
    Não sei qual é a situação económica de Coluna, que já afirmou, não o esqueçamos, que foi para Moçambique por escolha própria. Se não for boa, o Benfica deverá dar-lhe a mão, como a outros que o necessitem. Mas para já, e antes que seja tarde, se me entendem, a grande homenagem a este grande senhor do futebol benfiquista, seguida da homenagem merecida aos outros campeões europeus.
    O discurso do presidente está nessa linha. Que se passe das palavras aos atos, que se façam as homenagens, que se construa o centro de acolhimento dos atletas que precisarem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outros mais novos? E os mais velhos? Arsénio, Félix, Valadas, Julinho, Albino, Espírito Santo, Gaspar Pinto, Francisco Ferreira e, já que estamos nos Franciscos, o Fco Moreira, o Fco Calado, o Fco Caiado, o Vítor Silva, o Gustavo Teixeira... E tantos outros...

      Eliminar
  4. Isso sim seria uma óptima iniciativa.
    Existe betão a mais no exterior do estádio,pinturas de coluna,Mario wilson,toni,Humberto Coelho,chalana e outros,só ficaria bem e motivava a nova geração a querer ficar na história do glorioso!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8/1/14 18:09

    FERNANDO ALBINO DE SOUSA CHALANA foi o segundo melhor jogador do Benfica de todos os tempos

    Carlos pallma.

    ResponderEliminar
  6. Mas repto do quê? Ouviram so a parte do LFV a falar do jovens que so vao aparecer 2015 que criticaram ou também ouviram o Toni o Simões e o Humberto a falar do trabalho que o LFV tem feito por o passado e as glorias do Benfica? eu ouvi. mas isso ja ninguem fala.

    ResponderEliminar
  7. NauBenfica9/1/14 16:17

    NSC:
    Estou de acordo, não tenho menos apreço ou respeito por esses campeões!

    ResponderEliminar
  8. Totalmente de acordo. Há que não deixar morrer esta causa...
    http://tudoportibenfica.blogspot.pt/2013/02/sr-coluna.html

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking