O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Homenagens, marketing e demagogias

. 43 comentários
Em menos de 24 horas do falecimento do grande símbolo vivo do que era o Benfica, já começou a demagogia, propaganda e o pensar em como capitalizar este traumático acontecimento para todos os benfiquistas.

Pelos vistos a partir do próximo ano vamos ter as seguintes "homenagens" ao Pantera Negra:
1 - Relativamente à zona da estátua, Vieira diz que o Benfica vai “fechar aquele espaço”. “Não sei se em vidro ou de outra forma mas queremos homenageá-lo. Foi algo espontâneo e não queremos que seja desmanchado.”

Esta é uma medida brilhante! Vamos fechar o acesso a uma das grandes atrações turísticas ao estádio da Luz. Vamos fechar a estátua de Eusébio - aquela a que todas as crianças, todos os adeptos, turistas corriam para se colocar ao lado para tirar uma fotografia - atrás de uma redoma de vidro!
Já não bastava nunca mais voltarmos a ver Eusébio e agora ainda têm que por a estátua atrás de vidro???
Acredito que só não embalsamaram Eusébio e o meteram em exibição num mausoléu com entrada paga, ao bom estilo de Lenine na Praça Vermelha e de Mao na Praça Tianamen, porque seria uma aberração.

2 - Vieira adiantou também “a partir da próxima época todas as camisolas terão a imagem do Eusébio”, mas que o Pantera Negra vai dar nome ao Estádio da Luz porque foi uma coisa que Eusébio não queria que acontecesse.

Ora como podemos capitalizar com "isto"em termos de receitas? Que tal fazer uma camisola "exclusiva" para homenagear Eusébio? Óbviamente que assim as receitas com as vendas de camisolas vão disparar em flecha. E ainda passa a ideia que foi para homenagear. Dá um jeitaço, considerando as quebras de receita de bilheteira e merchandising este ano.

Agora mudar o nome do estádio?? Não, o Eusébio não queria e assim podemos continuar á espera de um patrocinador para dar o nome.

E que tal homenagear Eusébio tentando emular ao máximo aquilo que alcançou em vida e que levou a que o Benfica fosse o clube que é? Sabe o que é isso? Lutar pela vitória em cada competição em que se entra. Defender o clube ao máximo (até rebentar o joelho) e ser humilde ao máximo.
Quer homenagear Eusébio? Faça do Benfica um clube ganhador em vez de celebrar finais perdidas!!!!
Aprenda com o exemplo do King e dê a cara nos maus momentos do clube, CHORE com as derrotas sofridas em vez de andar a passear em São Tomé ou no Brasil como fez o ano passado no jogo contra o Estoril e não seja um fanfarrão que só aparece quando o clube ganha algo!

A homenagem ideal para Eusébio era ser campeão este ano. E da boca do Presidente do Benfica a única promessa que devia ter feito era "que toda a estrutura do clube vai dar o máximo para que o Benfica seja campeão este ano, os jogadores vão deixar a pele em campo e o treinador vai engolir o ego e deixar de falar em vitórias morais para alcançar uma vitória a sério".

Deiam-nos o que queremos: um Benfica CAMPEÃO e essa será a homenagem ideal a Eusébio.
O maior legado que Eusébio deixou ao Benfica foi ter dado aos benfiquistas a ambição de sonharem em conquistar o Mundo, mas mantendo a humildade e respeito pelos adversários. Quem é responsável pelo clube só tem que fazer o máximo para cumprir esse legado e o resto é acessório.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

43 comentários

  1. Anónimo7/1/14 17:18

    Ja agora falando en aproveitamento e demagogia,como caracterizas o texto com que acabas de nos presentear?

    Carlos palma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário não poderia ser mais assertivo...
      Enfim.. é triste...

      Eliminar
    2. Anónimo8/1/14 09:36

      Concordo em pleno. Que texto miserável.
      José Gomes

      Eliminar
  2. Nem mais, caro Vermelhusco. O verdadeiro legado de Eusébio foram as vitórias e isso só tem uma forma de homenagem: com mais vitórias!

    ResponderEliminar
  3. Santo Tirso7/1/14 17:52

    Caros amigos Benfiquistas: Eusébio foi de longe até ao momento o melhor jogador do Benfica desde a sua fundação,e por isso recebeu as devidas homenagens na sua morte.
    A partir de agora a família Benfiquista terá que olhar em frente e fazer que o nosso Clube volte ás grandes vitórias do passado,e lembro que na década de 80 tivemos um período continuado de vitórias com jogadores brilhantes.

    ResponderEliminar
  4. Tudo dito! De certeza que para o Eusébio ganhar o campeonato é homenagem suficiente! Manobras de marketing ou aquários não interessam a ninguém!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/1/14 18:06

    estas insinuacoes ja cheiram mal,porra,chega de malhar sempre no mesmo.acho que o que se tem a fazer e juntar gente capaz para fazer melhor dos que la estao,porque essa de estar a bater na mesma tecla,nao nos leva a lado nenhum...
    Antonio Macedo

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7/1/14 18:18

    deiam-nos???? deiam-nos????????????
    mas como é possível ser tão anlfabeto e não ter vergonha disso?????
    JC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele se calhar queria dizer ... " dêem-nos " !

      Isto de escrever para os outros tem muito que se lhe diga, não é só desatar a bater nas pobres das teclas :-)

      Eliminar
  7. André Leal7/1/14 18:28

    acredito que, quem pensou na hipótese de fechar o acesso para preservar aquela magnifica homenagem, nem lhe ocorreu essa questão de estar a cortar o acesso à estátua em si.

    quando eu li essa notícia, achei a ideia excelente... porque também não vi o outro lado da questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que tolice, mas quem é que disse que o acesso ficará fechado? Uma coisa é deixar de ser uma estátua no meio da praça, outra coisa é deixar de ser visitavel.

      Que mania de criticar tudo

      Eliminar
    2. Mas com entrada paga, para abater ao passivo.

      Eliminar
  8. Eh pah isto está a entrar no domínio da teoria da perseguição.

    O fecho/protecção da estátua para a tornar num mosuleum é absolutamente acertada. Todos poderão sempre continuar a lá deixar as suas homenagens com cachecóis, fotos ou o que entenderem, algo que ao fechando em vidro ou algo do gênero será possível.

    Quanto as camisas, a dita edição especial é que seria um aproveitamento financeiro. A forma indicada será apenas uma marca constante e para o futuro. Totalmente de acordo, novamente.

    Para terminar, sobre o Estádio porque Eusébio e não Coluna? Sabes quem é, o que deu ou conquistou o Sr Coluna? Ja agora sim, não esquecendo o lado financeiro porque só se continuará a recordar Eusébio se houver Benfica, importa não descurar que o naming do estádio será uma grande fonte de receita. Diz antes porque não desafiar a CGD a mudar o nome do CFC para Academia Eusébio Caixa ou algo do gênero... E mesmo o naming do estádio pode é ser pensado assim, incluindo também o nome de Eusébio junto ao nome do parceiro. Calhando até daria mais destaque

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma sugestão para o Grande Líder:
      Colocar o Eusébio no emblema do Benfica. Se ele acha que pode substituir a águia nas camisolas...

      Eliminar
    2. Anónimo7/1/14 21:22

      E ”matematicamente” impossivel ser mais BURRO.

      Eliminar
    3. Anónimo7/1/14 21:33

      E ”matematicamente” impossivel ser mais BURRO.

      Eliminar
  9. Anónimo7/1/14 18:29

    Ele não disse que o estádio ia mudar de nome mas sim o centro de estágio. Creio que foi assim.

    Rui Pinto

    ResponderEliminar
  10. Não tenho receio em assumir as minhas críticas quando entendo serem justas. Mas quando começa a criticar-se tudo e todos "porque sim" ja não posso concordar

    ResponderEliminar
  11. Anónimo7/1/14 18:52

    Criticar é fácil. Escrever BEM é muito mais difícil. Não é "Sombrinha" ? Triste.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo7/1/14 18:59

    O nao ter que pagar contas ou salarios ao fim de cada mes faz de nos un pouco mais desapegados do dinheiro. Quando se toma desisoes nao se consegue agradar a todos, mas nao e por isso que vamos viver em piloto automatico ou entao sempre de moeda preparada para atirar ao ar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá isso é verdade, mas o Benfica supostamente é um exemplo de pujança financeira!
      Pagamos 4 milhões de euros por ano a um treinador perdedor.
      Quem é desapegado do dinheiro é quem manda em dinheiro que não lhe pertence!

      Eliminar
    2. Anónimo7/1/14 19:50

      Quatro milhoes por JJ e mais do que um descaramento. Agora o futebol ja nao e como antes se queremos um Benfica grandioso e nessessario dinheiro. Nao pensem que uma equipa baseada na formacao vai fazer baixar muito o orcamento porque se quisermos manter no clube os melhores vai fazer falta aquela coisa com que se compram os meloes, ate poque nesse contexto os adeptos vao ser muito mais exigentes na manutencao dos seus craks visto serem PORTUGUESES.
      Carlos palma.

      Eliminar
  13. Eu gostava de lançar um desafio aos escribas do GB.

    Seria possível durante 5 dias (até ao jogo de Domingo) não fazerem posts destes? E que tal fazerem posts que puxem o orgulho benfiquista? Que faça os leitores terem ainda mais vontade de ir ao jogo e criar um ambiente infernal com mais de 60 mil "Eusébios" a gritar pelo Benfica.

    Eu não sou ninguém para dizer o que devem ou não escrever, mas penso que todos sabemos as opiniões que cada um. Seria possível haver 5 dias de "tréguas" e fazerem posts de incentivo? Podem dizer que isso serve de pouco ou que são livres de escrever o que quiserem e de criticarem o que acharem que deve ser criticado...Mas não seria possível durante os próximos 5 dias esquecer o que nos separa e apontar ao que nos une? o BENFICA!!!

    Eu não sei o número de visitas diárias deste blog, mas creio que serão bastantes e nem que seja mais uma alma benfiquista a gritar pelo Glorioso já era excelente.

    Vivemos um momento de dor na alma benfiquista com a viagem do REI. Que essa dor nos una estes dias rumo a um ambiente infernal de alma benfiquista com mais de 60 mil a gritarem e a puxarem pelo BENFICA rumo a uma vitória que nos poderá arrancar rumo ao 33!!!!!!!!!

    Depois do jogo de domingo poderemos voltar às discussões sobre o Benfica.

    Custa muito 5 dias de incentivo e união??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, não há aqui linhas de escrita nem combinações. O desafio é esse de não se acordar caminhos de escrita.

      Por outro lado, então o NGB faz isso e o Benfica faz o quê? Nos não temos essa responsabilidade (nem qualquer outra).

      O jogo de Domingo? Eu resolvi a minha parte: tenho o meu bilhete e mais dois de quem me acompanha. Não preciso de incentivos para ser benfiquista. Sou porque sinto, não porque leio

      Eliminar
    2. Não precisas dizer mais nada. Fiquei esclarecido.

      Cumprimentos e passa bem.

      Eliminar
  14. Concordo com as tuas observaçoes criticas e até acrescento: a Direcção do Benfica reuniu durante o velório para decidir o que Vieira afirmou? OU estamos perante mais uma evidência que este Clube é Vieira e Vieira é o Clube, o resto são figurantes?

    ResponderEliminar
  15. Vão deixar lá os cachecóis? Então e o pessoal que pagou para ter o nome nas pedras? Fica tudo tapado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo7/1/14 21:09

      MESQUINHO...
      MESQUINHO...
      MESQUINHO...

      Simplesmente Benfiquista.

      Eliminar
  16. Anónimo7/1/14 19:22

    Mais uma vez entra-mos na onda do criticar só por criticar. Não vejo mal nenhum fazer uma camisola exclusiva do King e quanto à questão do resguardo da estátua antes de estar já a criticar que tal esperar para saber qual é o projecto e depois sim caso não se aprove criticar não é má ideia pois não? Quanto ao nome do estádio também não concordo que o mesmo tenha o nome do King uma vez que através do naiming do estádio o SLB pode obter uma boa fonte de receitas. Agora caso o projecto da casa do jogador avance essa sim deveria ter o nome de Casa Eusébio da Silva Ferreira.
    Abraços Alex

    ResponderEliminar
  17. Anónimo7/1/14 19:23

    A culpa da morte de Eusébio é do boi do Vieira, se ele nao fosse presidente do Benfica Eusébio seria vivo!

    Cobridor anónimo da mulher do Vermelhusco

    ResponderEliminar
  18. Anónimo7/1/14 19:37

    Nunca vi tantos escribas ressabiados juntos a escrever para um blog, o afundanço deve ter batido bem no fundo.

    Furabardas

    ResponderEliminar
  19. enchidos da beira alta7/1/14 19:38

    O Benfica está cada vez mais pequeno e parolo...

    ResponderEliminar
  20. ..." Acredito que só não embalsamaram Eusébio e o meteram em exibição num mausoléu com entrada paga, ao bom estilo de Lenine na Praça Vermelha e de Mao na Praça Tianamen, porque seria uma aberração." ...

    A ignorância é de facto muito atrevida !
    Por acaso já alguma vez estiveste na Praça Vermelha e na Praça Tianamen para vires para aqui pregar petas ao pessoal?
    Eu estive em Moscovo em 1989 e em Pequim em 2007 visitei os dois mausoléus e não paguei um cêntimo ; agora, se para preservar a estátua do nosso Rei, for necessário coloca-la dentro de uma redoma, estou absolutamente de acordo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é totalmente diferente, poder tirar uma fotografia ao lado, encostado, a pegar na mão, a chutar na mesma bola, de observar a estátua de longe, dentro de uma redoma.
      Nem o Eusébio concordaria!

      Eliminar
    2. Anónimo7/1/14 21:32

      Santa paciencia...
      Estando perante esta situacao qual a solucao que darias ao espolio deixado junto a estatua do REI.

      Eliminar
    3. Uma fotografia... pois !
      Porque não experimenta ao pé da Águia e dos seus braços imensos e acolhedores!

      Nunca tentou... é pena, olhe que fica bué da naice ... eh! eh! eh!

      Não leve a mal, mas eu como sou contra a ortodoxia vigente no que à fotografia diz respeito, prefiro guardar no meu álbum de memórias, as grandes jogatanas e os golaços que o vi marcar; mas obviamente que gostos não se discutem .

      Quanto ao facto do Rei concordar ou não, não sei exatamente qual o grau de proximidade que você teria com ele para afirmar isso com tanta convicção ...

      Sabe por exemplo que o Rei era um excelente jogador de ténis, e que o Novak Djokovic tinha-o como um dos seus maiores ídolos... para que conste !

      Eliminar
  21. Anónimo7/1/14 23:44

    Existem pessoas que serão sempre ignorantes... Numa altura destas em que podias, em vez de perder tempo com este texto de bosta, podias ter feito um em que falas do que de facto é importante neste momento... EUSÉBIO...
    Aproveitar estes momentos dó para criticar por criticar és estupido, até porque quem lê os vossos textos,"tem cabeça" e percebe que isto não passa de ódio de estimação...

    AG

    ResponderEliminar
  22. Anónimo8/1/14 00:46

    Anónimo, não se trata de criticar para criticar..Por muito sentido e sentimento que tenham as futuras homenagens, hipoteticamente em rebaptizar o centro de estágio, a maior homenagem que podemos fazer ao King são TÍTULOS, porque muito do sucesso do King traduziu-se em títulos e mentalidade ganhadora !

    ResponderEliminar
  23. Certo, certo é que Eusébio não teria nunca vergonha do Benfica, como tantos que passam a tempo à espera de ver rolar cabeças. Por maior que fosse a tristeza de não ver o clube que amava vencer, nunca nunca o abandonaria e amou-o incondicionalmente até partir. O que exigem à Direcção em nome do Rei, exigam antes de mais a vocês mesmos!
    Força Benfica!

    ResponderEliminar
  24. O que eu quero é ganhar domingo!
    Tirar fotos ao lado do eusebio, agora tiram junto à caixa de vidro a ver-se a estatua com milhares de cachecois aos seus pés! A foto sera brilhante na mesma não se preocupem!
    Quanto à camisola em vez de ter a aguia tem a cara de eusebio durante 1 ou mais epocas!
    O centro de estagios podera se chamar pantera negra segundo li mas so daqui a 2 anos apos contrato com a CGD!
    Li uma opinião que era interessante!
    Como não acho o nosso estadio bonito no exterior, entre os pilares do estadio poderiam ser colocadas imagens dos nossos melhores jogadores de todos os tempos, tornando o estadio mais bonito e moderno assim como homenageavamos todos! desde coluna, águas, eusebio, rui costa etc etc!
    Não deitem abaixo tudo por deitar, vejam o lado positivo.
    Na época passada tive nos momentos decisivos, e embora perdendo sei que 97% da epoca fomos brilhantes, e tivemos bastante azar também. A equipa este ano nem metade joga e continua nas frentes todas e em 1º, e acredito que se tivermos todos do mesmo lado no domingo seguiremos isolados em 1º . Que volte o inferno da luz!

    ResponderEliminar
  25. Perfeito Correia 08 Janeiro, 2014

    No Panteão? Nunca! No nome do Estádio? Nunca!
    1º - Eusébio é do Benfica - O nosso Clube é do povo e para o povo. Eusébio é Povo: Humilde, Honesto e Trabalhador, que nunca vai para Panteões.
    2º - O nosso Benfica sempre foi um Clube do Povo, lutando com esse Humilde Povo, com eleições democráticas, durante o "reinado" terrorista do bandido salazar.
    3º - Este bandido salazar, está representado no dito Panteão por 2 figuras sinistras do seu regime torcionário: (Sidónio Pais e Óscar Carmona)
    4º - Estes bandidos perseguiram o Benfica, seja pela cor da nossa Bandeira, seja exigindo que o nosso Jornal, então chamado "O Vermelho" se passasse a chamar "O Benfica", seja porque punha pides durante as nossas eleições democráticas, seja porque alguns Presidentes do Benfica foram perseguidos por essa mesma PIDE de Salazar e Carmona!
    5º - Por alguma razão a imprensa nos chama de encarnados. Nós, Benfica, somos VERMELHOS!
    6º - Vamos admitir que um dos nossos símbolos, esteja no Panteão, junto de quem tanto mal nos fez?
    7º - O Benfica NUNCA alterou o nome do Estádio, nem a data de fundação do Clube! Isso é coisa de corruptos
    8º - Tenham juízo! Estudem a História do nosso Clube!
    9º - Viva Eusébio! Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  26. Pump-driven machines on the other hand use motor to force water through the
    coffee. The used coffee grounds are automatically removed from the
    brewing head and stored inside the machine within a compartment that only
    needs to be emptied at the end of the day or when full. Like the cappuccino, the cafe mocha has the froth on top but there are times that whipped cream is
    added on top.

    Here is my weblog: lamarzocco supplier

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking