O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Eusébio não oficial

. 43 comentários


Portugal, 7 de Janeiro de 2014

Por razões várias também relacionadas com a quadra Natalícia (mas não só), não tenho podido escrever como gostaria. A última coisa que podia imaginar é que o primeiro texto do ano seria dedicado ao desaparecimento de Eusébio, melhor jogador de todos os tempos, do Benfica e possivelmente de Portugal, e figura central do misticismo benfiquista.
Eusébio ficará para sempre ligado à história do Benfica.
Como jogador, Eusébio tocava a bola com a mesma simplicidade da educação e cultura africana que o moldou como ser humano. Se a bola se quer na baliza, Eusébio metia a bola na baliza. Ora metia a bola na baliza com potentes e colocados remates, ora metia a bola na baliza com subtis desvios de cabeça, ora metia a bola na baliza depois de correr (qual gazela do mato) e fintar um sem número de adversários...
Era um tempo em que o futebol era puro, genuíno, não havia tempo para os pormenores “fantásticos”, passes “açucarados”, simulações e outras “engenharias” do futebol actual. Era tudo simples e Eusébio era o Rei, porque era mesmo o melhor...
A cereja no topo do bolo veio no Mundial de 1966 e na final em Wembley contra o Manchester United em 1968. A mediatização dos dois eventos numa das nações mais industrializadas do mundo, somada à excelência e golos do futebol de Eusébio, criaram a figura do Rei e alcandoraram o Benfica à galeria do restrito número de clubes míticos.
Por questão de idades, só tive oportunidade de ver Eusébio jogar ao vivo uma vez. Já depois de ter sido descartado do Benfica, e andar por aí a vender as sobras do seu talento, como um vulgar saltimbanco ou artista de circo, ele jogou pela equipa cá da terra num jogo amigável contra o Sporting de Lamego. Talvez em 1977 ou 78, talvez na semana da romaria principal da cidade (na altura vila). O estádio estava abarrotar, a festa foi bonita e Eusébio recebeu o merecido carinho das gentes desta terra e do próprio adversário, rendidos a tamanha personalidade futebolística.
A dada altura houve um livre contra os de Lamego e o nosso capitão foi chamar Eusébio para marcar. Eusébio educadamente recusou, apontando para ele. Mas o nosso capitão fazia questão que fosse Eusébio a marcar. E Eusébio lá foi marcar. Remate e golo! Explosão de alegria entre as minhas gentes... que momento...
Quis o destino e a ingratidão característica de tantos períodos da história do Benfica, que Eusébio terminasse a carreira fora do clube do coração. Já não “rendia”, as lesões sucediam-se, já não servia. E lá foi empurrado borda fora com direito à costumeira e hipócrita festa de despedida. Sinais dos tempos: o Presidente que avalizou esse “vai-te embora”, Borges Coutinho, foi e é considerado um grande presidente em tudo que é enciclopédia sobre a história do Benfica....
Quis também o destino e a euforia dos anos de glória, que Eusébio fosse na vida particular o contraste do seu exemplo de futebolista. Como futebolista era o maior ídolo do clube e uma referência da Nação. Como cidadão e longe dos holofotes do público geral, os excessos, com mulheres e bebidas numa primeira fase, com uma vida desregrada nesta última fase, retorceram-lhe esse brilho e roubaram-lhe anos de vida que tanta falta agora lhe (nos) faziam....
Como referi, Eusébio ficará para sempre ligado à história do Clube. Em primeiro lugar porque nos escolheu para jogar e alcançar a glória como futebolista, tornando-se único e tornando-nos míticos. Em segundo lugar porque com o abraço a Vilarinho decidiu as eleições de 2000 que conduziram o Benfica a isto que hoje vamos vendo, para o bem e para o mal.
Esta última decisão marcou uma vez mais a relação de Eusébio com o Clube e o Futuro. Uns dirão, que bem. Outros, nos quais me incluo, dirão, que mal! Eusébio deveria ter-se mantido equidistante das candidaturas, respeitando a união e liberdade de escolha dos sócios do Benfica. Eusébio deveria ter percebido que o seu lugar na História do Benfica podia ultrapassar a do Melhor jogador de sempre e ser também a Grande referência, a seguir a Cosme Damião.
Ao optar por uma das candidaturas, Eusébio tomou partido de uns elementos da família, sobre outros. Dividiu e desuniu. Vulgarizou-se. Deixou de ser uma referência do futebol e passou a ser um actor de política. Jogou num plano que não era o que o tinha distinguido. Ganhou na política, mas perdeu a admiração de muitos.
Não surpreende que na altura se constasse que esse apoio “corajoso” significou um aumento salarial de 1700 contos para 5000 contos por mês. Mais tarde Eusébio zangou-se publicamente com a mesma “tropa” que chorou “baba e ranho” no seu funeral, e que lhe baixara o salário por causa dos impostos. Nada que surpreenda. Quem se vulgariza acaba vulgarizado. Panteão? Sim! Nome do Estádio? Claramente não! Imagem nas camisolas? Não! Já temos um emblema!
Eusébio jogou como sabia, viveu como podia. Duas faces da mesma moeda, uma moeda mais cara que coroa.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

43 comentários

  1. Anónimo8/1/14 07:57

    EAGLE01...SABES QUE MAIS, VAI DAR BANHO AO CAO.
    LUIS BORGES

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cadela.. por acaso tenho uma cadela ...

      Eliminar
    2. Anónimo8/1/14 17:08

      Deve ser de aguardente ja que e a tua bebida preferida.
      Nota:primeiro ler depois censurar.

      Eliminar
    3. Anónimo, e tu gostas de quê? De te excitares com os textos do NGB? Dispensamo esse tipo de fetiche, pah.

      Eliminar
  2. José Marques8/1/14 09:58

    Vai dormir, Eagle!! O teu mal é sono!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não tenho dormido bem, mas isso é por defeito de "fabrico".

      Mas estava perfeitamente acordado quando escrevi o texto. Que escrevi por duas etapas em dois dias diferentes. Para poder corrigir o que pudesse ferir sensibilidades...

      Eliminar
  3. Louvo a coragem de escrever algo deste teor neste momento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. E mais haveria para dizer de negativo. Eusébio foi uma coisa como jogador, foi outra como pessoa. A minha ideia de Benfica "et pluribus unum", é "de todos um". De todos, nós, um, o Benfica. Não uma pessoa.

      Há pessoas que vivem o Benfica por nomes de jogadores e essas não conseguem perceber que a grandeza do Clube se faz do colectivo e não do individual.

      O Benfica de Vieira está a atrofiar o Benfica de Cosme Damião, e tantos outros que o engrandeceram com obras e ACTOS...

      Eliminar
    2. Por muito respeito que tenha pelo Eusébio, e tenho, eu também acho que se deve vincar o clube e não o indivíduo. Antes de Eusébio ter chegado ao clube já quem lá estava tinha ganho uma Taça dos Campeões. E poucos anos antes uma outra geração, também ela genial, e talvez mesmo com ainda maior amor à camisola, tinha ganho a Taça Latina.
      Que se homenageie o Eusébio mas que não se perca a noção de clube.
      Por exemplo, não acho bem a estátua fechada com as homenagens na morte de Eusébio. A estátua é uma homenagem do Benfica ao jogador e pretende-se que seja livre de momentos particulares, intemporal. Aquilo que se vai fazer é uma fotografia da estátua. É parar a estátua no tempo. Já não é um monumento ao Eusébio, é um monumento à morte de Eusébio.
      Peguem-se nos cachecóis e outros elementos depositados e que se crie, dentro do museu do Benfica, um pequeno lugar que os mostre com um discurso expositivo apropriado.

      Eusébio na camisola? Nome do Estádio? Isso é culto da personalidade e o Benfica e os seus símbolos devem estar acima de todas as personalidades, como a saída do capitão Félix Bermudes (que no céu começa os jogos no banco precisamente por causa disso) bem deveria ilustrar.

      Eliminar
    3. * Félix Antunes, e não Bermudes. Este foi presidente.

      Eliminar

    4. Fora o epitáfio que deixei no EDDG no dia da Sua Partida estas são as primeiras linhas sobre a FINTA que o Pantera nos pregou e só o faço, não porque me falte assunto, mas porque embora temperão considero este o post mais brilhante que o meu amigo e conterrãneo eagle01 algum dia publicou no NGB.

      Os costumeiros covardes do insulto e os indigentes da bregeirice não rebatem nem argumentam limitando a lerdice do costume.

      Para eles penso ser este o paragrafo da discórdia e eu também o omitiria mas atentem bem no final e vejam se não suaviza e obriga a antecedência:

      """"""Como cidadão e longe dos holofotes do público geral, os excessos, com mulheres e bebidas numa primeira fase, com uma vida desregrada nesta última fase, retorceram-lhe esse brilho e roubaram-lhe anos de vida que tanta falta agora lhe (nos) faziam.... """"

      Também eu não teria escrito esta palavra embora perceba o seu alcance: """" Vulgarizou-se."""

      O resto é um HINO AO EUSÉBIO.

      Quanto ao famigerado apoio estou plenamente de acordo que o SIMBOLO DE TODOS OS BENFIUQISTAS deveria ter-se abstido de todo e qualquer apoio.

      Conhecem o meu grande amigo Shéu ????? Olhem para o seu exemplo e vejam quantos Presidentes já lhe passaram pela mão e não venham os do costume falar de empregos e dinheiros porque Ele economicamente não precisa do ordenado do Benfica. Sim, Sheu serve o Benfica e é, para mim, um dos maiores exemplos de Benfiquismo tanto profissional como humanamente.

      Mas eu nem culpo o Eusébio por esse apoio e muitas outras que o eagle até penso que quis omitir e muitas outras que eu sei.

      Mas vou esperar pelo tempo e oportunidade para no local próprio as espetar no focinho ((é assim que se diz na minha terra, sim em Vimioso)) , as do Eusébio e outras, porque não tenham dúvidas esses serão os primeiros a descartar Eusébio e começaram a fazê-lo ainda a Terra estava remexida.

      Referir o Brilhantismo do comentário do NSC com quem raramente estou de acordo porque embora muitos o pensem não se me turba a visão perante quem pensa diferente de mim e a última coisa que quero é guerras e muito menos com Benfiquistas, mas também não me metam nelas, porque à moda da minha terra, só saio vivo ou morto.

      Como há muito digo, EUSÉBIO FOI PARA MIM O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS e o Senhor Alfredo di Stephano confirmou-o no dia da Sua morte.

      Saibamos honrar a sua memória e honrá-la e ganhar com respeito e lisura mas temo que não seja assim.

      Eliminar
    5. Anónimo8/1/14 20:26

      Mais um com a "biblioteca" desarrumada.

      Eliminar
    6. Desarrumado andas tu frito da tua diarreia mental.

      Eliminar
  4. Anónimo8/1/14 11:32

    Também louvo a coragem embora discorde de tudo o que o EAGLE1 escreve, é incrivel ele escrever posts atrás de posts e eu nao me rever em um deles, nem um.

    Joao Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Mas relativamente ao jogo entre o clube cá da terra e o Sp. de Lamego não podes discordar porque não viste o jogo...

      Quanto ao facto de Eusébio estar ligado por dois momentos particulares à história do Benfica, podias discordar e dizer porquê...

      Até porque não estou a ver o Coluna a interferir num acto eleitoral... questões que ultrapassam o estilo e residem no carácter e atitude das pessoas... e se calhar em algo de mais "palpável" ...

      Eliminar
    2. Uma nota mais para te dizer que não te podes rever nem deixar de rever. Eu não penso como tu nem penso pelos jornais e toda a trampa que faz a opinião dos benfiquistas. Eu penso pela minha cabeça há muitos anos e a ideia que tenho do Benfica é radicalmente diferente da que têm a esmagadora maioria dos adeptos, incluindo notáveis e outros com responsabilidades na formação de opinião.

      E escrevo como penso. Não sou um extra terrestre, simplesmente não vivo como tu. Não sinto o que tu sentes. Não vou no carrossel ...

      Para que conste, fui sócio do Benfica desde 1994 até Dezembro de 2012, os 3 últimos anos, como sócio efectivo apesar de morar a mais de 430 km de Lisboa. Decidi deixar de ser sócio quando percebi que Sálvio foi contratado para que o Atlético tivesse dinheiro para pagar ao FCP a prestação que lhe devia do Falcao. Eu tomei essa atitude. Tu, que não te revês nem tens que te rever no que escrevo, óbviamente que não poderias fazê-lo ...

      E para que conste, na carta de demissão, expliquei detalhadamente porque entregava o cartão. Não sei se é uma questão de coragem ou não. Para mim foi apenas uma questão de VERDADE!

      Eliminar
    3. Anónimo8/1/14 17:15

      Todos os Benfiquistas podem apoiar ou criticar quem melhor lhes pareca,entao e o Eusebio nao ten esse direito?

      Carlos palma.

      Eliminar
    4. Anónimo8/1/14 19:16

      Eagle fico sartisfeito que penses pela tua cabeca. Agora na posso deixar de pensar que tens a "biblioteca" toda desarrumada.

      Carlos palma

      Eliminar
  5. Pedro S.8/1/14 12:22

    Um post com coragem e verdade, Parabéns!!
    Nem sempre concordo com alguns pontos dos teus textos mas neste, tá tudo lá!
    Nem tudo é lindo na vida, entendam isso...

    ResponderEliminar
  6. Qual a diferença entre este ''post'' e as palavras de M.Soares ?
    Mesquinhos e anões simplesmente !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há várias diferenças. MS expressou-se publicamente, eu não. MS foi uma alta figura do Estado. Eu não. MS falou do whisky que Eusébio bebia. Eu não embora saiba disso há muito. Falei que Eusébio não era um exemplo na sua vida privada como era no futebol. Estou errado em quê?

      Anões? Não, mas alguns que lêem têm mesmo percepção de anão ... sem ofensa para os anões...

      Eliminar
    2. Mas quem és tu para criticar uma figura única do desporto mundial?
      Tem vergonha na cara e para provar que és de facto um adepto do Glorioso, elimina o 'post'' mas pede desculpa, talvez assim ganhes o respeito de todos...

      Eliminar
    3. Vergonha tem tu meu lambebotas indigente.

      E tu quem és meu merdeiro,

      Eliminar
    4. " Vergonha tem tu meu lambebotas indigente.

      E tu quem és meu merdeiro, " ....

      Se os administradores do NGB tivessem algum respeito por quem aqui vem comentar, não permitiam que determinados personagens dessem provas públicas e repetidas da sua péssima educação e falta de respeito pelos outros !

      Já está mais do que na hora de os moderadores começarem a ELIMINAR os comentários de quem não sabe respeitar a opinião alheia , a menos que este senhor tenha uma estatuto diferente dos outros comentadores ...

      Eliminar

    5. """Mas quem és tu para criticar uma figura única do desporto mundial?
      Tem vergonha na cara e para provar que és de facto um adepto do Glorioso, elimina o 'post'' mas pede desculpa, talvez assim ganhes o respeito de todos...""""

      Chamar-te indigente é um louvor porque quem considera isto critica não passa de um lerdo.

      Opinião tu ??? se nem o significado sabes como a queres ter.

      Comigo tiveste azar pois aquilo de que me acusas já o fizeste mais uma vez num post passado mas comigo tens azar porque eu pago sempre a dobrar, o mal e o bem.

      Portanto o único remédio que tens e nem escrever uma virgula sobre os meus ditos ou dos meus amigos.

      Mostra-nos aqui o que fizeste ou fazes pelo Benfica a não ser fazer alarde do lambebostismo. Tua gostas do Benfica tu não passas de um servil seguidor dauqle que está a levar o Benfica à ruina.

      Fiz-me entender ????

      Eliminar
    6. " Portanto o único remédio que tens e nem escrever uma virgula sobre os meus ditos ou dos meus amigos. " ....

      Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

      Um triste, e patético arruaceiro !

      " Alteri ne facias quod tibi fieri non vis "

      Eliminar

    7. Então não és tu o imaculado respeitador ???

      Encontrar-te-eu por ai ajoelhado e de cú para o ar e nem sabes o que te espera.

      Meu lambebotas covarde e ordinário.

      Bateste na porta errado talvez por ainda seres novato.

      Eliminar
  7. Por questões profissionais apenas tinha disponível este intervalo entre as 12h30 e as 13h00 do dia 8, para poder comentar os comentários. As minhas desculpas a outros eventuais comentaristas porque já não poderei analisar os seus comentários.

    Quanto aos ofendidos (e não dei mais um exemplo que ainda retorceria mais o brilho que Eusébio alcançou como futebolista), lamento que continuem a por pessoas à frente do Clube. Porque é disso que, nua e cruamente, se trata ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo8/1/14 23:42

      ... " As minhas desculpas a outros eventuais comentaristas porque já não poderei analisar os seus comentários." ...

      ... eagle01 disse...
      Penso que vamos ter uma espécie de Capelinha de N.ª Sr.ª de Fátima, nas imediações do estádio da Luz.

      O uso da demagogia, do populismo em prol da necessidade de reforçar a centralidade entre os adeptos e sócios incautos, faz de Vieira o mais espectacular farsante que algum dia me lembro de ter visto ...

      PS: ainda não li desmentidos à noticia CM que Vieira está a fazer a "folha" de Cardozo, um dos melhores goleadores de sempre da história do Clube....
      6:22 da tarde

      És um cidadão muito ocupado... vê-se !



      Eliminar
  8. POdes até ter muita razão naquilo que dizes mas, também nunca ninguém disse que foi um Santo a enterrar.

    Eusébio não era Santo, como não sou eu, não és tu, não foi Mandela, não há ninguém.

    Eusébio bebeu whisky e teve mulheres? E daí? Será caso único no mundo?

    O importante aqui é que as pessoas vão guardar de Eusébio aquilo que querem guardar, e 99% delas vão guardar as coisas boas, os golos, as vitórias, a alegria que esses momentos lhes deram...

    Que pode haver um lado negro? Eh pá, quem não o tem?! E que importa isso neste momento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. KidLambreta8/1/14 14:16

      Eu concordo com o RedMoon. Todos temos os nossos pecados, mas neste momento o que interessa? O Eagle01 tem fastio com a homenagem, mais do que merecida, que o Benfica e os Benfiquistas fizeram? Paciência, como ele há muitos portistas e sportinguistas, mas que por decoro e sentido de oportunidade calaram e comeram.
      PS - Já agora, caro Eagle01, essa história do Sálvio e para clarificar a questão... queres dizer então que não concordas com a compra do Sálvio e que esta ocorreu apenas para o Vieira ajudar o pdc e o fcp? Percebi bem?

      Eliminar
    2. Anónimo8/1/14 19:46

      Se mulheres e whisky sao defeitos entao ha muito boa gente que gostaria de ter nascido defeituosa.
      Estou mesmo a ver alguns destes comentadores a dar esta resposta a mais bela das mulheres_nao nao posso tenho a mulher a minha espera.
      Isto ha ca cada um...

      Eliminar
    3. KidLambreta... chama pelo futre s f f...ele conta-te...

      O bom do Salvio são 12 Milhões e mais qualquer coisinha... com velhas politicas sadicamente a entalarem os Jovens Nacionais ... o João Pereira já é desta Era bieirista, saiu a zerinhos...
      ...Pecados são as "contra informações" e propagandas, feitas para os "activos" das sad´s... com as suas vitórias a traduzirem-se em Milhões !!!!

      B T T...

      Eliminar
    4. Anónimo8/1/14 21:49

      Uma unica pergunta venderias o Salvio por 12 M e mais quaquer coisinha ?
      A resposta a esta pergunta responde igualmente ao teu comentario.

      Carlos palma.

      Eliminar
    5. @ carlos palma a bibloteca deste imbecil do luis está de luto ... a aguardar recompor-se do banho que apanhou na segunda feira... por acaso no cimitério vi os Jogadores, entre eles o Salvio atrás da carrinha que transportava o King e o 33º de baixo das arvores, com um chapéu de chuva e acompanhado com segurança ... a cova estava cheia de água e talvez já fosse uma hora impropria para cerimonias... Teremos tempo para expor o "Toto" !!!

      B T T

      Eliminar
  9. Águia Preocupada8/1/14 14:53

    Numa altura de sofrimento e saudade, acho este texto demasiado forte negativamente. Santo não foi nem seremos nós! Mas se até as principais visadas - esposa e filhas - mostraram sentimento e perdão, quem somos nós , que dele só recebemos alegrias e vitórias, para criticar?!
    Não terá sido poço de virtudes na sua vida particular é certo, mas deu ao Benfica, ao país e a todos nós, um lugar na história inigualável que nos enche de orgulho e eleva a auto estima!
    Quanto ao apoio a Vilarinho?! Eusébio nunca deixou de ser menino, influenciável e aproveitado por muitos. Quantos, ai quantos, se aproximaram de Eusébio para recolher benefícios indevidos!? Eusébio foi uma eterna criança que gostava de ser acarinhado e reconhecido. E só quem não tem sensibilidade, poderá questionar ou penalisar o passado de Eusébio!
    Repito: Se os familiares mostraram perdão e carinho na hora da sua partida, porquê não fazermos o mesmo?

    ResponderEliminar
  10. Anónimo8/1/14 15:23

    Pronto! Este descobriu agora que o Eusébio não era perfeito!!

    Apesar de às vezes não parecer, ele era um homem mortal como todos nós, e portanto com as suas virtudes e defeitos!

    Mas no caso dele as virtudes suplantavam em muito as suas falhas, o que já não se pode dizer, por ventura, da maioria de nós!!

    Maria Papoila

    ResponderEliminar
  11. Anónimo8/1/14 16:58

    Nao entendeste o que foi Eusebio e nao me vou esforcar porque ja vi que nunca o entenderas.
    Eusebio foi de longe o melhor jogador Potugues de todos os tenpos.
    Se quisermos comparar as diferentes epocas temos que ter em linha de conta certos factores,a tecnologia entenda-se botas,bolas,relva,equipamentos varios,recuperacao,musculacao,suplementos alimentares ,a propria alimentacao outros conhecimentos tecnicos ao nivel do treino ja para nao falar da protecao que hoje e dada aos craks e que no tempo do Rei nao existia,antes pelo contrario parecia que tinha aberto a caca ao Eusebio(devem estar lembrados da forma assassina com que travavam o Mantorras)isto tudo com o beneplacito dos "apitos".
    Exemplo:nos anos sesenta um guarda-redes para chegar com a bola ao meio do campo um esforco enorme e nem sempre o conseguia. Hoje qualquer um chega de baliza a baliza este exemplo e para aqueles que so la vao com dezenhos.

    Carlos palma.

    ResponderEliminar
  12. desculpa mas o toni, o simões, o jose augusto, o jose aguas, o chalana , o humberto, etc, etc todos eles num dado momento da historia do clube tomaram partido por alguém em eleições porque é que eusebio não o poderia fazer, só pode ser porque foi contra o teu adorado presidente, pois é se fosse a favor já o podia fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é joão carlos ...só o 33 º presimente não poderia tomar partido noutras eleições ;) ,,, a primeira que tomou partido foi pelo Manel Vilarinho ;) esperteza saloia..que passeava o exalverca...

      B T T

      Eliminar
    2. tu como outros, no qual esta incluído o autor deste post, partem do pressuposto de quem não gostou de jva é agora ferrenho apoiante deste presidente não só este pressuposto é completamente errado como desconfio que grande parte daqueles que apoiaram jva são agora apoiantes de lfv, só assim se percebe o teu comentário respondendo bugalhos depois de eu ter falado em alhos.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking