O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 4 de janeiro de 2014

E que dizer de Oblak? Serviu para agarrar o lugar?

. 15 comentários
Três jogos completos, zero golos sofridos, fica sempre bem em qualquer currículum, mesmo que também, há conta de um campeonato muito fraco, em que defesas de Oblak que se vejam, contam-se pelos dedos de uma só mão!

Os adeptos estão com ele e confiam nele? Parece que sim, o que é sempre muito bom sinal e aumenta a confiança de qualquer um!

A imprensa está com ele? Inquestionavelmente, o que também ajuda. Hoje mesmo, na capa de “A Bola”, em letras gordas: “Oblak ainda não sofreu golos.” Poder-se-ia ter escrito: “Oblak ainda mal tocou na bola”, mas não, ainda não sofreu golos, o que é sempre um título bem mais positivo, e que parece encomendado para aumentar a pressão sobre a decisão de Jorge Jesus. 

Oblak tem presente e futuro? Acho que sim, que tem qualidade, que já a mostrou em outros clubes e em muitos terrenos, que só precisa que apostem nele! E de provar que para além da sua qualidade, é capaz de suportar a pressão de ser o número 1 de um grande clube aos 20 anos de idade! Esse sim, é o grande teste que falta passar e que já matou diversos talentos, teste esse que poderá estar a apenas uma semana de ser superado. 

Num outro âmbito, Artur merece a campanha anti-Artur e pró-Oblak, a que se tem assistido por toda a imprensa durante as três últimas semanas? Acho que não! Acho que para se promover Oblak não é preciso quase desejar que a lesão de Artur tivesse sido mais grave do que realmente foi. Acho que para enaltecer um não é preciso matar o outro.

Acho que Artur, sem ter sido brilhante ao longo da época, salvo um ou outro lapso, tem correspondido.

Acho que é sempre um perigo e, infelizmente é prática recorrente no Benfica, quando se elevam imediatamente a estrelas, jogadores que tocaram na bola duas ou três vezes e têm ainda tudo para provar.

E acho perigoso participar demasiado nestas campanhas com pés de barro, porque basta um erro grave das pseudo-estrelas que ainda nada provaram, para que tudo de repente se desmorone, e que todos aqueles que andaram a falar bem deste e mal daquele fiquem mal na fotografia. 

Artur e Oblak precisam de todo o ruído que tem circulado pela imprensa? Acho que não. Acho que é colocar pressão desnecessária sobre os ombros dos intervenientes. Acho que num mundo ideal falar-se-ia menos e deixar-se-ia que as transições fossem bem mais pacíficas! Mas esse é o preço a pagar por se jogar no Benfica! 

E onde fica Jorge Jesus no meio disto tudo? Num dilema, suponho. E tem uma decisão importante para tomar já no próximo jogo com o FCP!

Por um lado, apostar em Oblak é o desejo dos adeptos, o que protege Jorge Jesus da crítica! Para Oblak pode ser o jogo do arranque de uma brilhante carreira e o palco ideal para passar o teste da maturidade!

Por outro, é comum Jorge Jesus colocar-se do lado dos injustiçados pela imprensa e pela crítica (é assim muitas vezes que se conquistam balneários). Mas também é verdade que apostar em Artur é uma aposta bem mais arriscada para o treinador, que também ele, Artur, tremeu injustificadamente o ano passado nos dois jogos com o FCP, e se volta a falhar este ano, Jorge Jesus vai ter muito que explicar. 

Em quem apostaria eu? Em Oblak, de forma clara... Mas tenho um pressentimento, até pelas declarações no flash interview, que já na próxima semana, voltaremos a ver Artur na baliza.



P.S. Boa exibição no jogo de hoje. Jogadores com dinâmica e com vontade, o que é sempre um bom prenúncio para o importantíssimo jogo da próxima semana. 
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

15 comentários

  1. Anónimo4/1/14 22:27

    Faco uma unica correcao as defesas de Oblak contam-se pelas unhas de um so dedo.
    Carlos palma.

    ResponderEliminar
  2. E quantas defesas tem feito? Nos últimos jogos os adversários quase não têm chegado à nossa baliza. Tem de se ver tudo...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo4/1/14 22:43

    Na sequencia do meu anterior comentario sinto-me na obrigacao de dizer que no jogo contra FCP optaria sem duvidas nenhumas por Oblak ate pelo historico de Artur frente a equipa dos peidosos.
    Carlos palma.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/1/14 23:17

    Penso que ele gostaria de ter tido mais trabalho, de modo a justificar a chamada! Por outro lado, também se pode argumentar que a presença de Oblak na baliza poderá ter transmitido outra segurança à defesa, levando a ocorrer menos erros e tremideiras...

    ResponderEliminar
  5. Oblak é o guarda-redes em melhor forma na Luz. Assim sendo, até provar o contrário, a titularidade é dele. O Artur que não tivesse lesionado daquela forma! Azares acontecem. Azar de uns... sorte de outros! É a vida!

    ResponderEliminar
  6. Por mim o Artur já estaria longe mesmo que a falta de titulos se deva a JJ a verdade é que o Artur tamb+em tem tido grande contribuição.

    Depois, Oblak sem dúvida pouco me importando se ele não tem tido trabalho de relevo porque se a direcção do Benfica, como Nelson e Fraina dizem, nunca lhes fez um misero telefonema eu quando joga algum clube com jogadores nossos emprestados e vejo o jogo para ver o desempenho dos nossos e o Oblak eu já o acompanho desde o Leiria, Beira Mar e especialmente do Rio Ave. Além disso já é internacional pelo seu país.

    Estou certo de que Oblak não tremerá mas também não será um ero que acabará com a sua carreira no Benfica porque só condenarão alguém por um só erro os mediocres.

    Mal estará é o ""catedrático"" se optar pelo Artur e ele mais uma vez der borrada.

    Oblkak é o futuro e não tremerá.

    ResponderEliminar
  7. Bastou ver a "flash-interview" do jogo de hoje para ouvir o JJ dizer que o Artur será o guarda-redes no próximo domingo. Tenho pena, mas assim será. Esperemos que não dê merda.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo5/1/14 00:29

    Para o Jotas, um guarda redes tem de ter os seguintes requisitos :
    - Não saber fazer a mancha
    - Não saber sair aos cruzamentos
    - Efectuar defesas de recurso para a frente, em vez de lateralmente
    - Ser instável psicologicamente
    - Péssimo jogo de pés
    - Ter margem de progressão nula
    - Frangar nos momentos decisivos

    Atributos que resumem na perfeição Artur, o seu afilhadinho

    Fraldinhas a titular, medo, MUITO medo !

    ResponderEliminar
  9. oblack poucas defesas fez mas o artur poucas fazia só que sofria golos, neste momento por estranho que pareça oblack tem duas coisas que artur não tem que é tranquilidade e confiança.
    outra coisa que já tinha ficado com a ideia noutros jogos mas que hoje ficou mais evidente é que ele é rapidíssimo na reposição de bola coisa que já não víamos desde o neno.

    ResponderEliminar
  10. Não sei qual o melhor, até porque o Oblak quase não tem feito defesas, ainda não foi verdadeiramente posto à prova. No entanto, como portista, tenho a dizer que gosto muito do Artur...

    Mais a sério, o Artur não é jogador para um clube como o Benfica. Talvez seja guarda redes para um Braga ou assim... Enquanto estiver lá o Jesus, ele vai sempre jogar, podem escrever.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5/1/14 08:21

    morreu Eusébio...
    até sempre KING... RIP.

    ResponderEliminar
  12. Águia Preocupada5/1/14 09:11

    Depois da notícia desta manhã, neste momento nada nem ninguém se sobrepõe!
    Morreu Eusébio! VIVA O REI! Descansa em paz campeão! Contigo, também o clube morreu mais um pouco e mais a agonia se agudiza!

    ResponderEliminar
  13. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO5/1/14 10:12

    DESCANSA EM PAZ

    GRANDE EUSÉBIO

    OS BENFIQUISTAS JAMAIS

    TE ESQUECERÃO

    ResponderEliminar
  14. Anónimo5/1/14 12:31

    Oblak, para mim tem mais segurança entre os postos que Artur, apesar da sua juventude!
    O JJ pense bem antes de fazer asneira!
    Porque no passado pagou bem caro pela sua teimosia.
    mf

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5/1/14 12:39

    Até SEMPRE REI EUSÉBIO!!!
    Que no céu não esqueças do teu AMADO BENFICA!!
    Nós benfiquistas não TE esqueceremos!!!
    Que sejas agora uma estrela que brilha no CÉU e que ilumine o TEU BENFICA!!
    Até SEMPRE!!!
    mf

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking