O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Líderes fracos fazem fraca a forte gente

. 35 comentários

LFV, Jesus e o Sporting: Uma questão de Estrutura e Liderança

A questão que anda toda a gente a falar:

Deveria Luis Filipe Vieira deixar o SLBenfica e levar Jesus com ele?

A resposta é "NÃO, Se..."

Olhemos para o exemplo, sei que não gostam mas tem que ser, do SportingCP. Todos me pediram para ler o texto viral O bem que faria um Sporting campeão... e eu NÃO LI! Sou assim, teimoso e casmurro, já todos sabem.

Não preciso de ler isso porque na verdade acho que o Sporting campeão não faz bem nenhum ao SLBenfica. Um clube a quem não fez bem estes últimos 20 anos de erros sucessivos e uma cascata de asneiras repetidas, egocentrismos e lideranças fracas... não será por ver o SportingCP campeão que algo vai mudar.

O que vem então realmente o SportingCP mostrar? Uma coisa simples: Que antes de bons jogadores, um treinador de milhões, ou muita bazófia, o importante é ter o futebol liderado por gente competente, que conheça o futebol em geral, mas o futebol português em particular (esqueçam lá essas tretas de fazer furor na Europa, ou alguém acredita que vamos mesmo ganhar nos próximos 10 anos ao Barcelona, ao City ou ao Bayern?). Uma liderança mais preocupada com a defesa do clube do que com a defesa da sua posição e futuro pessoal, uma liderança sem populismos e virada para a paixão pelo Clube, virada para as pessoas que sabem e sentem o que é o clube.

O SportingCP é exemplo pela capacidade de "fazer acontecer" com orçamento de 15M€. Mostra o SportingCP que com uma liderança forte e uma estrutura dedicada e com competência (sem vedetismos e protagonismos) é possível fazer bem feito. Podem até não ganhar nada, mas se continuarem assim não tenham duvidas que ganharão e não será apenas uma vez.

Voltando ao que interessa, o SLBenfica...

A chegada de Jesus, trouxe a Vieira a liderança de futebol que ele achava que resultaria. Ele percebe de futebol e com poder levará o Clube onde é preciso. Jesus lideraria o futebol e Vieira lideraria Jesus em linha directa, tudo o resto à volta seria paisagem... Rui Costa, Carraça, Lourenço, Sheu, adjuntos, Vice Presidentes, Administradores, etc... tudo seria paisagem

O homem que aos 50 anos apareceu a "fazer umas coisas giras" no Belenenses, que lhe valeram o pré-acordo com o FCPorto e o "salto" prévio para Braga, chegou à Luz e em menos de nada apareceu como "catedrático" a secar tudo à sua volta. Treinadores, Preparadores físicos, Directores, Nutricionistas, foi tudo secado por Jorge Jesus e pela sua "liderança"...


Jesus "galopou" essa liderança que só demonstrou a velha frase: "Líderes fracos fazem fraca a forte gente". E esta frase acabou a descer em cascata por esse por todo o edifício do futebol do SLBenfica.

A liderança no futebol por parte de Luis Filipe Vieira é fraca, fraquíssima aliás, e com isso fez fraco um treinador forte. Esse treinador, ao se querer assumir como líder, num contexto (liderança) onde ele próprio é muito fraco, tornou fraco um forte treinador forte.

Convenhamos, se fosse bem domado e apoiado, Jorge Jesus seria possivelmente um dos melhores e mais bem sucedidos treinadores do Mundo. Teria que ser ajudado, formado (sim, sim aos quase 60 anos...), apoiado e encaminhado. Acima de tudo teriam que ajuda-lo a falar com os jogadores e a lidar com eles, a não cometer erros de palmatória na gestão dos activos num base diária.

Ora... para isso, seria preciso que Vieira assumisse que é um lider fraco no futebol. O outrora Director Desportivo do SLBenfica (Medooo!!!) teria que assumir de uma vez e para sempre que o futebol deve ser entregue a um líder com autonomia para fazer isso mesmo: LIDERAR! Jorge Jesus teria também que assumir que não tem competência para ser um Manager, mas sim um fantástico treinador de campo e com isso aceitar ser liderado.

Portanto, dito isto, e num momento em que parece que Vieira não quer assumir essa mudança, nem Jesus parece ter humildade suficiente para reconhecer os seus imensos erros e incapacidades na gestão de jogadores, penso que não resta alternativa à mudança... se quisermos ter um rumo diferente dos soluços dos últimos 20 anos.

Agora, que não haja qualquer sombra de dúvida que a melhor solução para o SLBenfica seria manter Luis Filipe Vieira como Presidente e nomear um líder para o futebol, mas um lider operacional, pois o rosto do futebol até poderia ser Luis Filipe Vieira, desde que actuasse unicamente como isso mesmo: Um rosto que seria apoiado por alguém que pudesse assumir-se como líder da SAD (mantendo Vieira a sua Presidência) e a partir daí construir a sua estrutura de suporte, da qual uma peça, uma pequena peça seria o treinador, que mais não seria que isso mesmo: treinador no campo de treinos e no de jogo... e só isso! E para esse cargo de treinador, preferencialmente e sem sombra de dúvida, a melhor solução seria manter Jorge Jesus.

Contudo, infelizmente para o SLBenfica, ambos parecem demasiado preocupados consigo próprios para operar a mudança necessária, em si mesmos, para garantir o melhor para o SLBenfica. Assim esperemos que mudem!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

35 comentários

  1. Red Army Officer16/12/13 13:52

    Este é um texto carregado de boas intenções e cuja ideia subjacente é fácil de perceber. No entanto, não é novidade. E peca por dois motivos: primeiro, a premissa cai logo por terra conhecendo nós Vieira há demasiado tempo. E sabemos que ele nunca aceitaria perder protagonismo. Basta atentar ao que aconteceu c/ Veiga, o único Director de Futebol que tivemos. Segundo, o autor parte da premissa que o "extra" futebol mostrado por Vieira (BTV, Museu, etc) são obras de um génio administrativo. Infelizmente, não são! Com o dinheiro dos outros, eu consigo fazer muita coisa. Repare: qual será a sustentabilidade da BTV, se a nível desportivo as coisas continuarem assim? Quem paga o "Seixal", se não formamos jogadores para a equipa A? E o Museu? Para que serve, se não é enriquecido? E, já agora, está pago? E o Estádio?
    O Benfica vive "à portuguesa", a contrair dívida atrás de dívida, empurrando com a barriga o crédito lá para a frente. E quando precisarmos da Troika, já Vieira deu à sola!
    Mentalizem-se: nem JJ tem estatuto e capacidade para treinar o Benfica, pois para nos treinar é preciso mais do que perceber da teoria, nem Vieira ama o clube o suficiente para perceber o quão nefasta é a sua acção.

    ResponderEliminar
  2. Para mim não há sombra de dúvida que Vieira deve ser escorraçado do clube mas isso só não acontece e só não o afirmas também porque 83% não concordam com isso e é preciso planear o futuro do clube tendo isso em conta.
    O problema é que com estas votações também não é enviado um sinal á estrutura de que algo precisa de mudar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo!
      Para já eu não concordo com a ideia de "escorraçar" ninguém do clube, pois não creio que lá esteja alguém que se tenha apropriado seja do que for contra a vontade seja de quem for.

      Como dizes, o Presidente foi eleito e que se conheça, só Bruno Carvalho assume vontade de avançar para a liderança em oposição a LFV. Logo por aí, sem alternativas, a que tens será sempre a melhor.

      Quanto à questão do futuro, a realidade é que se nos queixamos dos estatutos "leoninos" e das manobras com as Casas, a verdade é que também poucos sao os que passam dos comentários. Basta olhares para o estádio ou mesmo para o dia a dia do clube.

      O Paneira, aqui citado ha dias, dizia também (quem o citou esqueceu-se disso) que se na altura dele empatassem com o Arouca, teriam que sair "pela porta dos fundos". E no Benfica de agora? Nada...

      Eliminar
    2. Olha eu acho muito bem que ninguém vá ao estádio. E que também ninguém assine na BTV. Começassem os sócios a boicotar as idas ao estádio e a suportar financeiramente esta Direcção.
      Só assim, esfomeando estes parasitas no dinheiro que entra no clube é que vai haver mudança a sério.

      E o Vale e Azevedo foi escorraçado do clube e nunca te ouvi dizer mal disso.

      Eliminar
    3. O que se vai lendo por aqui. Mas isso é precisamente o que os inimigos do Benfica querem!...
      Alguém que se diz benfiquista que aplaude o estrangulamento financeiro do clube é benfiquista?.

      Eliminar
  3. Aí está o que eu acho... antes de se mandar Jesus embora, é mudar o que realmente está mal no Benfica: a liderança no futebol. E só depois disso é que conseguimos saber se Jesus é problema ou solução.

    ResponderEliminar
  4. Podes esperar sentado...
    Sugestões como a tua e até mais elaboradas, já vi por aqui várias vezes, sem falar em outros opinadores por essa blogosfera. Vês alguma coisa mudar?
    E essa de considerar Jesus um grande treinador de campo também já não pega, vidé a gestão desastrosa dos jogadores de que dispõe, a repetição dos erros tácticos, a falta de motivação e espírito de grupo da equipa.

    ResponderEliminar
  5. Ao Autor? Pq é que Vieira será sempre melhor que BC?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu nao escrevi isso. O que se escrevi é que "SEM ALTERNATIVAS A QUE TENS É A MELHOR". nao disse que LFV seria melhor que BC

      Eliminar
    2. Águia Preocupada16/12/13 20:51

      Ai não disseste isso GB? Então traduzlá isto que escreveste porque eu não sei interpretar o teu português...

      "só Bruno Carvalho assume vontade de avançar para a liderança em oposição a LFV. Logo por aí, sem alternativas, a que tens será sempre a melhor."

      Eliminar
  6. Então interpretei mal. Peço desculpa!

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito de ver spotinguistas. Preocupados com o meo bemfica.

    ResponderEliminar
  8. Bom texto, no que toca ao assunto "liderança" e os males que advém duma liderança miserável e fraca, é muito explicito!!
    Bem esgalhado

    Saudações Vermelhas!!!!

    ResponderEliminar
  9. Red Army Officer16/12/13 16:59

    Sportinguistas, como JJ ou DSo, caro anónimo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sportinguistas e portistas que se passam aqui por benfiquistas. É o seu blogue favorito. Esses de que falam são mais benquistas e sócios do que a grande maioria dos que escrevem aqui.

      Eliminar
  10. "(...) Agora, que não haja qualquer sombra de dúvida que a melhor solução para o SLBenfica seria manter Luis Filipe Vieira como Presidente (...)"

    Estás a gozar, não estás? Não percebo que raio de mosca picou a maioria dos adeptos...

    Vamos "dar" mais 12 anos porque não aparece uma "alternativa credível"? Realmente, há coisas que não entendo...

    ResponderEliminar
  11. Havia um senhor que nao sendo constrotor chamou a si responsabilidades na constrocao de uma casa para toda a sua familia.Quando so faltava o telhado alguns dos seus cunhados utilizando certos blogs tentaram convencer a restante familia a destruir o que tanto trabalho deu a construir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o que aconteceu aos cunhados? Foram expulsos/escorraçados da família, numa grande reunião de família.

      Eliminar
    2. Completamente de acordo. O probleminha é que o preço da casa já derrapou em 5000% desde a sua construção e a licença de habitabilidade vai demorar mais 20 anos. Além disso, consta que o dono da casa anda a enganar a família todos os dias. Diz-se que tem uma amante que o anda a extorquir...

      Eliminar
    3. Como sabes da amante, puseste um detective privado a espiar? Para acusar é preciso ter provas.

      Eliminar
    4. Sera que nao entendeste qe es um dos cunhados?

      Eliminar
    5. Não sou porque não quero que a casa vá abaixo. Percebeste mal.

      Eliminar
  12. Mas LFV e JJ algum dia vao mudar um e lider arrogante julga-se o melhor presidente do mundo e nao percebe nada de futebol somente percebe de construcao, o outro ao inves percebe de futebol mas e teimoso como um burro,quando a equipa faz exibicoes razoaveis com essa tal tactica 4-4-3 e convence no jogo seguinte la volta ele a sua tactica preferida 4-4-2 e ou nao e teimoso o homem rua ja com ambos por ultimo concordo 100% com o Vermelhusco quanto menos gente for ao Estadio melhor a equipa batera no fundo e so assim os 83% dos Vieiristas abriam os olhos eu custou-me imenso de dizer o que disse mas talvez fosse a melhor forma de os ver ambos Bem longe da Luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um benfiquista que quer o pior do Benfica? Mas vocês são mesmo benquistas?
      Os 83% na próxima vez provavelmente serão 90% para vosso desespero e castigo.

      Eliminar
    2. óbvio que serão 90%, pois só as casas do Benfica e os adeptos que estão se bem marinband para isto é que vão votar...

      Eliminar
  13. Bruno Paiva16/12/13 17:56

    Ei malta que está sempre a malhar no Luís Filipe Vieira e no Jorge Jesus.

    Já viram que hoje houve sorteio para a Liga Europa para a equipa sénior e sorteio para a Champions para a equipa junior ?

    Não digo que seja feriado e não se possa discutir pela 93452894538294 vez esse tópico, mas há mais vida no SL Benfica além disso...

    Bem se calhar ainda nem sabem mas jogaremos contra o PAOK nos A e contra o viena nos Juniores :)

    Amanhã fico à espera doutro artigo a malhar no Jorge Jesus e no Luís Filipe Viera.

    ResponderEliminar
  14. Santo Tirso16/12/13 19:49

    Caros participantes,Jorge Jesus está a tornar-se num enorme pesadelo para o Benfica e não vejo no horizonte quem decida pela sua demissão com justa causa.
    Ontem ele estava em transe como demonstraram as imagens televisivas,só não percebo como é que os regulamentos deixem um treinador castigado,estar a comandar a equipa numa cabine tão próxima do relvado.
    Para estes casos,o regulamento nem devia permitir a entrada no estádio e se fosse provado que houve contactos telefónicos entre o treinador castigado e o responsável que se encontrava no banco de suplentes,o castigo tinha um agravamento e em caso de repetição do acto,aplicar uma pena com derrota no jogo.
    Se no início de Janeiro o Benfica não começar a jogar como os seus adeptos esperam,então deve haver consequência a nível superior,e se nada for feito,resta aos Associados do Clube convocar uma Assembleia Extraordinária com o fim de destituir os Órgãos Directivos e convocar eleições antecipadas.

    ResponderEliminar
  15. Fonix ó GB, não sabes escrever sobre outra coisa? Já deves ter chegado aos mil texto sobre este tema... Acho que a malta já sabe e percebeu a tua ideia, não é preciso andar sempre a falar da mesma coisa... :D :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cantarei até que a voz me doa. Se há quem goste de mudar de assunto para fingir e esquecer o que está errado... eu nao.

      Eliminar
    2. Está errado é a tua opinião. Na minha não está.
      Acontecem coisas mais importantes dentro do Benfica mas vocês nem lhes ligam. Porque será?

      Eliminar
  16. "Galopando" pelo caminho para ver a Luz !!
    A Instituição Sport Lisboa e Benfica e comparando com a ultima ideia do Papa Jorge Mário, Campeão na argentina esta temporada com 33 pontos para quebrar o jejum que durava desde 2007. Ora o Sr. Francisco dos católicos lançou uma teoria, "psicologia do túmulo".
    Diz ele, que os cristãos andam conformados a definharem em tristeza,
    -sem criatividade
    -sem ousadia
    -sem horizonte
    e complementa que esta teoria transforma os cristãos em "Múmias de Museu"!!

    aqui o imbecil do luis, tem o Benfica como religião e sendo Português sabe quanto católico são as nossas gentes. Ora Bem , os meus caros católicos Benfiquistas atentem neste Homem da terra do Aimar e reflictam na nossa existência. Ele pelo menos é contra a corrente,.. critica ou estimula o seu povo ???
    Para além do Desporto estão os exemplos.

    Ao NovoGeraçãoBenfica se há coisa que não podem apontar é debate, liberdade pelas ideias de uma Instituição Sport Lisboa Bem diferente...Um Benfica plural o Melhor neste nosso Portugal !!

    Vivas ao Benfica...Tempo !!

    ResponderEliminar
  17. Post incompreensível. Essa conversa de que não há alternativas é de uma falta de benfiquismo atroz. Começo a achar que, definitivamente, não vamos mudar enquanto não rebentarem com o clube em definitivo.

    ResponderEliminar
  18. Vamos ser sinceros, é dificil termos esperança que o Benfica de um jogo para o outro comece a jogar lindamente, não vejo os jogadores animados, motivados, apaixonados por futebol, algo não está bem, e terá de ser mudado, mas tambem sou de acordo que mudar assim a meio de uma época nunca pode ser benéfico.. vamos ver o que o futuro nos espera.


    http://nossobenfica.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Vai lá vai, quando dizes que o Bruno do sporting não é um lider populista tas a chamar de tolo. Vejo nesta publicação que deves ser social democrata ou socrista, pois apenas alguém habituado a distorcer a história pode chegar algumas das conclusões que aqui chegas.
    Tirando piadas como alguém pode defender tanto a ideia que ninguem esta preparado para derrotar vieira, o teu adorado exemplo nunca mostrou os 50M dos russos, ou outras tretas populistas que contou. Na falta de melhores continue vieira ... esta tudo dito, apenas eu que não concordo.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking