O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 21 de dezembro de 2013

Gaitán e Markovic… Descubra as diferenças!

. 38 comentários
Quem me conhece sabe que eu gosto de jogadores de futebol que sejam… génios. Exemplos são mais do que muitos, sendo que as minhas principais referências são o Rui Costa e o Pablo Aimar. Para alguns, a genialidade destes dois será discutível, mas para mim não. Faziam da bola o que queriam e espalhavam magia e classe que me prendia ao jogo, e sinceramente acho que só fatores externos (entenda-se fatores fora do controlo dos próprios jogadores) os impediram de ficar na História do futebol ainda Maiores do que foram.
Outras preferências são Messi, Maradona, Pirlo, entre outros… Mas o post não é sobre estes artistas da bola. É sobre 2 jogadores que estão atualmente no Benfica: Gaitán e Markovic.

Nicolas Gaitán

É, sem dúvida, um génio da bola. Mas o que será que eu não gosto nele?
Será a irregularidade? Não. Porque apesar de esse ser um mal que eu acho que normalmente acompanha os jogadores geniais, jogadas como estas no minuto 0:52 deixam-me deliciado:


Serão as lesões? Não. Senão o Aimar não seria uma referência para mim.
Será pela cara de trolha? Obviamente que não.
É a frustração de reconhecer nele uma genialidade imensa que não vem cá para fora. Irrita-me. Deixa-me doido ver jogadas como as do vídeo em cima e depois… nada. Parece um jogador banal. IRRITA-ME saber que ele é capaz do melhor e que não consegue explodir definitivamente. E irrita-me ainda mais porque está no Benfica. Ou melhor, deixa-me frustrado como adepto do Glorioso saber que está ali um génio e… nada.
Talvez não gostar seja demasiado forte. Sinto é frustração ao vê-lo jogar, e sendo assim prefiro que o vendam.
“Ai e tal, ainda pode explodir.” Pois pode. Mas quando? E será que vai? E será justo tapar o lugar a outro que poderá não ser um génio, mas tem IMENSO potencial?? Acho que não. E tantos que temos em fila de espera para que o “11º Iluminado”, a.k.a. JJ, possa queimar potenciar. Assim sendo, prefiro aproveitar o suposto potencial do Gaitán para ganhar dinheiro com isso. Desde 2010/2011 que está no Benfica e teve mais do que muitas oportunidades para mostrar o que vale.

Lazar Markovic

No início da época, este era um jogador que não conhecia muito bem. Verdade seja dita, ainda hoje não o conheço. Será um génio? Duvido. Aquele golo em Alvalade será de génio ou apenas um excelente aproveitamento da azelhice leonina? Parece-me mais ser a última opção. Mas tal como no início da época, ainda agora dou o benefício da dúvida ao rapaz.
É certo que ainda só marcou 3, e que o homem não é o supra-sumo da regularidade. Se esta é normalmente uma característica dos tais génios da bola, no caso do Markovic o problema parece ser mais físico do que qualquer outro.
Gosto dele? Não sei ainda. Suponho que ainda terá tempo para se adaptar, mas já estamos quase em 2014 e o que tem para mostrar não é muito. Bem sei que ainda é puto e tem ainda que se adaptar, mas tendo por cá o irmão e mais um contingente de sérvios, acho que esse tal período de adaptação já passou…
Além disso, confesso que me causa estranheza um jogador, ainda mais um avançado, ter a mania de não festejar os golos. Faz lembrar aqueles jogadores que dizem nem gostar de futebol e que são futebolista apenas pelo dinheiro… Não é propriamente uma postura da qual eu seja fã.
Falei do Markovic, mas facilmente poderia falar do Djuricic com 90% do texto escrito acerca do colega sérvio. No caso do “10” a questão principal não serão as lesões mas sim a opção técnica que o impede de jogar…

Diferenças

O Gaitán é génio. O Markovic não.
Um é médio. O outro é avançado.
Um já teve muito tempo para se mostrar. O outro ainda tem tempo para isso.
Um é irregular nas exibições, por incapacidade. O outro é irregular pelas lesões.
Um devia sair. O outro não.
Um é argentino, outro é sérvio… O que é o mesmo que dizer que um pertence à antiga mania dos jogadores argentinos. O outro pertence à nova mania dos jogadores sérvios.
Um irrita-me. O outro não.
Apesar de tudo… gosto do Gaitán. Mas o Gaitán do 0m:52s. O dos momentos mágicos. O Markovic, infelizmente, ainda não me diz nada…
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

38 comentários

  1. Se Markovic debelar os problemas físicos que tem e for aposta consistente do treinador depois veremos se o achas um génio ou não. Os pormenores não enganam. O sérvio tem tudo para ser TOP.

    Tal como Gaitan. Tivesse o argentino o espírito competitivo de Enzo, por exemplo, e estaria no TOP 10 mundial sem qqr problema.

    ResponderEliminar
  2. O Benfica sem Intuição não é Campeão...
    A incompreensível pré época ainda não terminou...
    Nos negócios a época acaba em Janeiro !!
    No inicio do Verão dá-se o pontapé de saída para a seguinte. Troca-se o que há para trocar. Os activos principais são os sócios e esses não mudam. Sabemos que a massa adepta tem um numero de pagantes ainda muito superior. As receitas astronómicas positivas ou negativas estão sempre pelo Futebol.
    O Futebol é um espectáculo e como tal, principalmente a Massa anónima Adepta deste Glorioso só embarca no comboio se houver dinâmica de espectáculo para chegar à Vitória. Acho que a final europeia da época passada é disso um Bom Exemplo. União e Coração na ilusão que tudo morre ali... O Benfica não conseguiu vencer por falta de união ???
    É claro que não!!! O Gaitan acabou a defesa esquerdo ...e o maior critico do nº7 que sou eu;) ,acreditei que o rapaz a gasóleo se faz aquele golo "quase"93 minutos ...No prolongamento o Gaitan marcava para a Vitória, era a minha intuição. O Benfica sem medo, sem receio , confiante...
    Confiança na coerência de encarar qualquer desafio é que está a grande questão. A Liderança !!

    Comparar o Gaitan com o Lazar... epah!!!

    O Gaitan é para comparar com um Di Maria e principalmente com o Pablito a 10. Génio. Ponto final ! ( possivelmente o empréstimo obrigacionista, toc toc...)

    O Lazar é um garoto que apanhou um Táxi... Cada táxi leva 4. Quantos Táxis foram??
    A organização do 33º com estes todos, só um é do zahavi. Portanto o meu caro não esteja preocupado com o estilo do nº50 porque eles não estão.
    O nº50 em questão é mais para comparar com outra posição. Olha numa, que eu lhe chamo "foge, que é ladrão". Este avançado tem uma coisa inata, A Velocidade que não faz tudo é um facto, mas ajuda muito quando é para atacar, seja qual for a situação.

    São ambos irreverentes no campo pela sua explosão...juntavas o Di maria e tinhas ai 3 avançados... aqui da minha equipe maravilha ainda activa pelo 33º :

    Guarda redes escolhe o Ricardo Zhora...
    João pereira- Luisão- Garay-Fábio.
    Ramirez- Matic- Witsel
    Gaitan- nº50- Di maria.

    suplente nº1 Bernardo...
    ... para rodar o ataque Rodrigo e Nelson Oliveira...

    Aimar e Mozer a Treinador a adjunto ;) !!!

    B T T

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Jesus deve ter parte no passe de Fejsa,so assim consigo entender a sua titularidade.
      0 Duricic tem algumas notas interssantes ma falta-lhe intensidade ja o Sulejmani parece-me francamente bom jugador mas numa falta de forma gritante em relacao ao marko tem muito muito muito para crescer
      Carlos palma.

      Eliminar
    2. Carlos, confesso que também ainda não vejo nada de especial no Fejsa. É o primeiro ano, e eu por norma deu-lhes sempre um desconto no primeiro ano...

      Luis, para GK escolho o Oblak. Por exclusão de hipóteses e por acreditar no potencial dele.

      Eliminar
  3. O Markovic deve estar muito frustrado por nada te dizer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frustrante mesmo é responder a alguém que nem sequer se apresenta...

      Eliminar
  4. Ora aqui está alguém que escreve algo que vale a pena ler e tomar atenção.Embora perceba a intenção da análise só um pequeno comentário a acrescentar.Irrita-se e bem com o Gaitan mas vai vibrar de certeza com o Markovic, assim o coloquem a jogar no lugar certo e sem invenções tácticas.+E CRAQUE mas ainda em desenvolvimento.

    MARQUÊS DA PRAIA E MONFORTE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só espero que seja craque mesmo... Mas primeiro há que garantir que consegue jogar sem parar tanto tempo no estaleiro!

      Eliminar
  5. Foda-se que adeptos estes. Com um caralho! O Di Maria foi a mesma merda... "Vendam-no Vendam-no que aqui sera sempre merda". Admite: gostaste do Aimar e do Saviola porque se fizeram jogadores la fora, senao era mais do mesmo. Puta que pariu esta gente.

    ResponderEliminar
  6. O Nico Gaitan faz-me recordar muitas vezes o Juan Riquelme um génio incompreendido que nunca conseguiu vencer na Europa, mas sobretudo o grande Osvaldo Ardiles que no Mundial de 78 na Argentina, deixou-me completamente de " rastos " ...

    Só espero que o Toto Salvio volte em força para que o JJ volte a recolocar as "pedras" nos seus devidos lugares ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora aí está um comparação excelente: Gaitán e Riquelme. Eu próprio não me lembraria desse gémeo do Gaitán. De facto as semelhanças são enormes!

      Eliminar
    2. Alguma vez na vida viste jogar o Juan ao vivo ou foi sentadinho no sofá via Sport TV?

      Será que a diferença está na data de nascimento e na altura ou tem mais alguma diferença que eu não consiga descortinar ...

      Será que o homem jogou mais do que 4 anos na Europa e ninguém me avisou?

      Eliminar
    3. Sport TV não entra cá em casa... :)

      Não estava a ser irónico. Concordo mesmo contigo. É uma excelente comparação.

      Eliminar
    4. São de facto parecidos.
      Só que o Riquelme sempre foi 10 puro e o Gaitan nunca o deixam ser...

      Eliminar
  7. para mim salvio é muito mais genio que gaitan... gaitan esta acima da media mas pra ser genio... não sei aonde! prefiro 1 jogador como sulejmani que saiba assistir, que ataque mas também defenda, do que 1 jogaor que faz 1 assistencia e durante o jogo de 30 passes acerte 1! de 10 cantos não marca nenhum em condiçoes, os livres nem a área chegam!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa é o talento, outra é a genialidade. O Sálvio é muito muito talentoso, mas não é génio. O Gaitán é, na minha opinião. Por concordar em parte com o que escreveste é que preferia que o vendessem.

      Eliminar
    2. Tens toda a razao o problema e que passa demasiado tempo dentro da lampada.
      Carlos palma.

      Eliminar
    3. agora a par de cardozo (outro que me enerva) tem jogos que são simplesmente fantasticos que diga o sporting... Gaitan tem lances de génio, mas não me contento com 1 assistencia num segundos mesmo que de num golo e depois esteja 89 sem fazer nada! Cardozo tem jogos que quase nem toca na bola, mas tens outros que esta la e diz presente! Salvio espero que volte rapido e forte, porque é jogadores como ele e simao sabrosa por exemplo que me deixam saudades! Jogadores que dão tudo, podem não fazer uma cuequinha mas aos 95 m se for preciso defender estão a faze-lo enquanto que gaitan, assim como ola john não sabem o que é defender! Para termos 1 gaitan temos de ter 1 rodrigo ou 1 lima que corra o campo todo de maneira a compensar!
      Quanto a fejsa não é mau de todo, mas amorim pra mim é melhor e mantendo a forma e atendendo a quem temos na nossa seleção so se pode esperar 1 obvia titularidade visto quer meireles quer velosos não darem praticamente nada a nossa equipa!

      Eliminar
  8. O gaitan e dez?
    Nao.
    O gaitan e um grande ala ?
    Nao.
    O gaitan e lateral esquerdo ?
    Muito menos.
    O gaitan so e titular no SLB poque infelismente nao temos um Di maria um ramires e ainda nao temos Salvio
    Carlos palma.

    ResponderEliminar
  9. O Gaitan começa a fazer lembrar um tal de Pedro Barbosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo, mas o Gaitán é muito melhor que a enfardadeira de croissants... :)

      Eliminar
  10. Depois de um miudo de 19 anos fazer meia duzia de jogos ja se sabe que este nao e genio.. lol mas que bela bosta de post. Diz la ai a malta quando golos e grandes exibicoes fez o Gaitan quando chegou da argentina para um gajo rir mais uma beca!
    Ah e sou um grande apreciador das qualidades do Gaitan mas esta comparacao e ridicula!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e tem apenas 19 anos... gaitan tem 25 certo?

      Eliminar
    2. Batigol, o que é uma beca? lol

      Eliminar
    3. Foi simplesmente a sua melhor epoca

      Eliminar
    4. basta relembrar que di maria so a meio da 2ªepoca mostrou o que vale, e saiu por uns milhõezitos para a maior equipa mundial apenas!
      Acho que o nosso record de venda sera realizada com matic!
      Mas acredito que gaitan, enzo, rodrigo, garay sairão por mais de 15 milhões qualquer 1! Depois temos aqueles tipo markovic, djuricic, oblak, bernardo que so o tempo dirá por quanto sairão!

      Eliminar
  11. Se gaitan for agora vendido! Teremos 1 sulejmani e 1 cavaleiro, mas também porque não 1 retorno do pizzi? sim pizzi para mim sera 1 novo simão e podem dizer o disserem, mas so não vendo o campeonato brutal que fez na epoca passada em espanha! salvio nunca mais voltas... Ola john também ja não tem futuro, agora como recuperar 9 milhoes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão do Ola John é pertinente... Além disso, também eu gostava de ver o que vale o Pizzi no Benfica.

      Eliminar
    2. Segundo alguma imprensa gaitan poderá mesmo sair a par de ola john (que não conta), ao ausentarem-se 2 extremos teriamos sulejmani, cavaleiro, markovic (adaptado), djuricic (adaptado), enzo (adaptado), e salvio mais 2 meses ausentes! A confirmarem-se as 2 saidas, pizzi podera voltar do emprestimo visto ser pouco utilizado e poderia-se afirmar quem sabe ate para uma chamada à seleção (embora ja seja muito dificil)!
      Isto se não mudarmos o sistema tatico novamente!
      Eu gosto muito de rodrigo mas temo que JJ o ponha a jogar a extremo esquerdo... mas o que interessa é que ele jogue e carbore!
      Na equipa B não consigo ver ninguem para essas posições que seja capaz! A ver vamos...

      Eliminar
  12. O Fejsa é fabuloso para as competições internas. Percebam isso.

    ResponderEliminar
  13. Afirmar que Markovic não é um génio com tanta certeza mostra bem a capacidade de análise de quem escreveu este post.Eu não sei se é génio ou não, ainda não vi o suficiente.
    Agora uma coisa é certa O Gaitan não o é de certeza, ou se o é tem a sua genialidade bem escondida, na minha opinião o Gaitan nunca passou de um BOM jogador ao serviço de Benfica. Os génios apresentam grandes numeros e consitência...

    MAIS, dizer (num dos coméntários acima) que Salvio não é um génio, mas Gaitan é de certeza, é algo que sublinha ainda mais essa "capacidade" de análise.

    Na minha opinião o teu conceito de "Genialidade" é bem diferente do conceito dos comuns mortais!
    André Guimarães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que sabes ler André. O que seria se não soubesses... Mas eu ajudo:

      "Será um génio? Duvido. (...). Mas tal como no início da época, ainda agora dou o benefício da dúvida ao rapaz."

      Lê as vezes que achares apropriado. Não tens que agradecer! É de borla.

      "Os génios apresentam grandes numeros e consistência" dizes tu. Aimar era ou não um génio do futebol? Ou estariam pessoas como Messi e Maradona erradas em admirá-lo? Onde estão os grandes números e a consistência dele? É só um exemplo... também de borla. :)

      Eliminar
    2. Nao comparemos o que nao e comparavel.o Marco nunca sera um Aimar,mas queira ele TRABALHAR, com umildade pode vir a ser muito parecido com o paulo futre.
      Carlos pereira.

      Eliminar
    3. oh ricardo gostei do facto de responderes... Dizeres que o Aimar não apresentava consitência devias tar a referir-te as suas épocas no Benfica certo? Sejamos sinceros, Aimar foi um Grande Jogador, não um génio... EM que é que a admiração de Maradona e Messi prova que ele era um Génio... Os teus argumentos a mim não me convencem caro blogger. Génio foi Zidane, foi Ronaldinho, Ronaldo, Kaka, Henri... podia continuar aqui a enumerar jogadores que de facto rebentaram a nível mundial... Aimar foi sem dúvida nenhuma um grande jogador, um mágo com a bola nos pés,ninguém lhe tira esse mérito, agora se tivesse sido um génio, concerteza que não teria vindo parar ao Benfica...

      Já agora muito me agrada o facto de teres ignorado a parte em que abordo o que disseste sobre Salvio...
      André

      Eliminar
    4. André, estás a confundir genialidade com grandeza. Um génio não é nem nunca foi necessariamente bem sucedido, e a História (não só no futebol) está cheia deles...
      Quanto ao Sálvio, é um excelente jogador, mas não é um génio. Tem talento de sobra, sem dúvida, mas não é o tipo de jogador que me faça pagar um bilhete mais caro para ir à bola. Aimar era.
      Um Feliz Natal para ti e para os teus!

      Eliminar
  14. Duas coisas, uma sobre o Markovic (pela posta) e outra sobre o Fejsa (sobre a conversa nos comments).

    - O Markovic é mega crack, daqueles que não enganam. Se vocês amam o Bernardo Silva pelos pormenores que demonstra, têm de amar ainda mais o Markovic. Só espero é que tenha cabecinha.
    - O Fejsa é um bom jogador e já o demonstrou bastante bem no Benfica. O "problema" é que é bom no que faz, o que o torna algo limitado. As características dele são as de um Fernando, ou um Javi Garcia. Bom posicionamento, muito boa agressividade e bastante roubo de bola. Agora a lançar o jogo é limitado. Por isso é que não dá para jogar só com dois médios, pois o meio-campo fica muito limitado. O melhor exemplo foi no último jogo contra o Setúbal. Uma merda com Fejsa-Matic e bom com Enzo-Matic. Mas não é para ser titular, porque mesmo com 3 médios temos o Matic-Enzo-Rúben. E o Fejsa só poderá substituir quando se quiser algo mais defensivo, mais sólido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fejsa deve ser ideal a jogar em precao alta. Gostava de o ver em terrenos mais adiantados juntamente com toda aequipa. S0 ha um senao,a defesa do SLB e muito lenta dai o JJ ter vindo a mudar a forma de jogar da equipa. E pena mas ja nao temos o David Luis nem o Coentrao e o Maxi mas principamente o Luisao ja nao vao para novos.

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking