O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Eu sei que doi... Mas voltemos ao Ajax!

. 23 comentários
Como ficou claro no tópico Descubra as diferenças: Ajax e Benfica, a cagança que temos leva benfiquistas a ter pensamentos de sobranceria absolutamente ridicula. Vários os que achavam que o Ajax andava pelas ruas da amargura... e vistas bem as coisas, continuam a dar 10-0 ao SLBenfica em títulos e capacidade de gestão. Mas o prémio de creatividade dei ao cromo que disse que o Ajax faz isso e o Benfica não pode fazer... porque existe Sistema em Portugal. LOL!

Importa, por isso, perceber então a história por trás dessa famosa Academia de Formação e perceber se será realmente algo assim tão complicado de implementar ou que precise de 50 anos...

Com o sucesso da "laranja mecânica" os grandes clubes italianos, espanhois e alemães eram uma ameaça à retenção de talentos. Talvez com uns 20 anos de atraso, o que percebemos agora em Portugal, os Holandeses perceberam há muito tempo. Era impossível "segurar" os jogadores de maior qualidade, fossem de que nacionalidade fosse e comprar jogadores é sempre um "jogo" arriscado onde se perde muito dinheiro para poder ganhar algum.

O Ajax "meteu mãos à obra" e foram pioneiros na criação de uma escola de futebol de dimensão/qualidade Mundial. Começou pelo topo da pirâmide, por uma liderança que fosse capaz de montar e liderar todo o projecto e trazer inovação e diferenciação. Foi nomeado Leo Bennaker para Director Geral da Escola de Formação do Ajax. Sim... não foi o Presidente que assumiu a liderança nem andou à procura de um amigo da sua confiança, mas sim alguém competente, com conhecimentos e vontade de montar um projecto empreendedor.

O primeiro passo desta estratégia foi a "Prospecção". Sim, algo que o SLBenfica terá descoberto verdadeiramente em meados de do Sec XXI com Bruno Maruta, actual Team Manager da equipa B do SLBenfica. A par de Aurélio Pereira e Bento Valente (os dois no SportingCP), Bruno Maruta começou a a partir do papel de olheiro a crescer até ser um elemento fundamental na criação da estrutura de prospecção do SLBenfica, por ocasião de 2004/2005 (não tenho bem a certeza do ano)...

Portanto, com menção honrosa para o nosso comentador de serviço Gandaia, eis o grande motivo pelo qual o SLBenfica começa, uns anos depois, a ter jogadores oriundos da formação, talvez o primeiro tenha sido realmente o Nelson Oliveira. Quero com isto dizer que se antes disso não havia jogadores de efectiva qualidade é, precisamente, pelo mesmo motivo que o Ajax começou a estruturar a formação por aqui: Faltava capacidade de identificar talentos a nível nacional.

Depois do Leo Bennaker, seguiu-se como director geral Aro de Mos e este engrandeceu ainda mais o trabalho de Leo ao alargar a prospecção para fora de Amsterdão... num raio de 30 a 40Kms da cidade. Lembrem-se que estamos a falar na época que foram descobertos nomes como Rijkaard ou Van Basten.

Estavam lançadas as bases que iriam servir de suporte à obra de Johan Cruyff e Tony Bruins Slot (sim, esse mesmo que foi adjunto do Benfica com Koeman!).

Continunando a alargar o modelo de prospecção, Johan Cruyff começou a "caçar" jovens a partir dos 8 anos, defendendo que a partir dessa ideia já era evidenciadas as características relevantes para trabalhar no futebol. Seguiram-se as estratificações etárias, sustentadas na concepção que os jogadores deveriam ser agrupados em função da idade e que um ou dois anos fariam toda a diferença e apareceram as equipas de formação A e B.

Mas nada disto teria sentido se depois os modelos de treino na se adaptassem os métodos de treino e Johan Cruyff definiu um modelo de formador em função dos escalões ou seja, até aos sub-14 os treinadores deveriam assumir uma relação com os jogadores quase de pai para filho, pois estes ainda se estariam a formar enquanto indivíduos, e os seus níveis psicológicos ainda não seriam os mais desejáveis. Dos sub 15 aos sub 16, os treinadores deveriam enveredar por uma postura disciplinadora, pois os miúdos estariam no auge da adolescência que é sinonimo de alguma rebeldia. Nos juniores, os treinadores deveriam dominar a estratégia e planificação, assim como dominar a nível táctico, para facilitar a transição da formação para o Alto Rendimento.

Fácil, não?

Mais inovações se seguiram na especialização de treinadores (defensivo, ofensivo, médios, preparador físico, guarda-redes, etc.), ah sim... foi com Johan Cruyff que começou.

Por fim o modelo táctico único desde os escalões de formação até às equipas seniores, que tanto gostam de apelidar (mas não aplicar) hoje clubes como o SLBenfica e que foi criada a partir da base. Ou seja, de que serviria implementar um modelo que fosse bom para os séniores, se depois os mais novos não o conseguissem interpretar e implementar e tivessem que esperar até aos juvenis ou mesmo juniores para o usar? Foi então que nasceu o modelo que o Jesus tanto gostou e que inspirou tanto "futebol total" na decada de 80 e 90 com os "triangulos imaginarios" do 3-4-3 que Johan Cruyff fez vingar no Barcelona anos mais tarde.

A esta base de inovação seguiu Louis Van Gaal, que juntou ao trabalho de Johan Cruyff a formação académica que distingue valores como ele próprio e José Mourinho. Van Gaal adaptou e melhorou os modelos de treino iniciados por Johan Cruyff. A este seguiu-se o ex-FCPorto Co Adriaanse, depois mais dois antes de Danny Blind que focou toda a sua atenção no aspecto puramente futebolístico.

Como podemos constatar, a evolução da escola do Ajax para chegar á “quase perfeição” que é hoje, foi feita por ciclos, e através de cunhos pessoais e ideologias próprias dos directores que foram passando pelo Clube. O Ajax ,hoje em dia, pode-se orgulhar de ser a maior escola de Formação do Mundo, e mesmo esta filosofia de aposta em jovens, não os arreda dos títulos internacionais, como provaram com a geração de Seedorf,Davids,Overmars..etc, que se sagrou campeã Europeia. É obvio que montar uma escola desta envergadura tem custos elevados, mas o retorno em venda de jogadores de qualidade é bastante superior, o que permite ao Ajax ser um clube auto suficiente e sempre com o futuro garantido

Interessante perceber como o Director Geral teve tanta autonomia para inovar redimensionar e permanentemente reestruturar e reinventar a formação do Ajax... O sucesso da melhor escolha de formação do Mundo não é alheio a este facto.

Obviamente que além disto, houve ainda outras questões como a Ideologia e a Visão do Ajax, que diziam o seguinte:


Ideologia: Jogar futebol organizado e colectivo, atractico e de ataque para ganhar sempre. 

Visão/objectivos: Propiciar condições óptimas de aprendizagem aos atletas para estes, mais tarde, atingirem os objectivos Nacionais e Internacionais do Clube, na alta competição.


Toda a organização interna do modelo de formação respeitava então esta doutrina. Deste o topo da pirâmide, o Director Geral - que já aqui mostrei o seu papel fundamental- passando pelos Sub-Directores e departamentos-chave: Prospecção (com olheiros, treinadores e responsáveis de ligação com seleccionadores das camadas jovens); Formação (coordenadores, treinadores, delegados...); Organização (Infra-estruturas), Treino, Staff Técnico e Coordenação.


A organização é um factor chave para o sucesso do Ajax, e é a grande lacuna na maioria dos clubes como o SLBenfica que vão colocando nestes cargos "amigos" ou "homens de confiança" do Presidente ou de Administradores da SAD como são os casos de Manuel Ribeiro e Armando Jorge Carneiro que, com o devido respeito por todo o seu trabalho e competência, estão longe de ter os conhecimentos e a visão que marque a diferença na formação.

Se compararmos o modelo do Ajax, começado a construir nos anos 70 e 80, há mais de 30 anos, vemos que só agora o SLBenfica começa a chegar perto de algo parecido, mas com recursos muitíssimo mal preparados e com poucas competências (ou "mal arrumados"). A ausência de estrutura de base é total e o que tem marcado efectivamente a diferença é um orçamento para a prospecção muitíssimo grande que faz com que o SLBenfica conheça hoje todos os valores existentes em Portugal e tenha nos seus quadros grande partes deles, em todas as idades.

Contudo, onde depois a organização faz a diferença, que é no desenvolvimento das competências desses jovens identificados, é onde tudo começa a cair e onde vemos os jovens a "perderem-se" e o SLBenfica a perder.

Desenganem-se todos os que consideram que depende apenas dos miúdos ter uma carreira de sucesso. Eles precisam de ter muita sorte em estar no clube certo, no momento certo e ter ao seu lado as pessoas certas. Ou acham mesmo que o Cristiano seria o que é hoje se tivesse estado engripado naquele jogo de apresentação aos sócios com o Manchester United ou se o Boloni tivesse tido que ele ainda estava "muito verdinho" o tivesse posto a jogar no Farense durante um ano e depois o emprestasse ao Leiria e para um ano de transição fizesse uma época no Brugge ou no Corunha? Claro que não...

O futuro do SLBenfica e do futebol português em geral só tem um caminho se quiserem evitar o colapso geral a médio prazo e nos tornarmos numa liga ao nível do Chipre ou da Belgica: Apostar na revolução e reinvenção do modelo de formação.

Poucos são os clubes em Portugal com capacidade de o fazer à data de hoje e o SLBenfica é um deles, pois tal como disse acima, implica recursos financeiros, mas que obviamente (e como já provei antes) tem muitíssimo mais retorno que o modelo actual.

Próximo Passo? Reestruturar! Reestruturar! Reestruturar! É preciso "limpar", contratar um líder com conhecimento e capacidade de aportar valor (sim, terá que ser estrangeiro, em Portugal, infelizmente, a não ser que consigam ir buscar o Aurélio Pereira... o melhor é esquecer, porque ainda há muito trabalho pela frente antes de ir buscar académicos). França e Holanda são os locais certos para ir buscar um líder que possa fazer uma "missão" de três anos a reestruturar e reajustar o modelo, bem como abrir espaço para um sucessor "da casa" e português, claro.

Mas... haverá vontade de acabar com a "feira de vaidades"? Não creio, mas desejo estar enganado!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. Nunca poderá passar pela formação com estas pessoas no poder está provado que o que é estrangeiro é que é bom... para fazer negócio rápido.
    Para que investir num jovem cá e esperar se ele está disponível noutro país e pode facilmente ser vendido por milhões.

    ResponderEliminar
  2. De quantos meses foi o estagio no caixa futebol campos?
    Sera que conheces ao pomenor a relacao entre os treinadores e miudos do bemfica e o mesmo aplica-se a escola do ajax. A tua converssa cheirame a missa cantada.
    As mesmas pessoas em contextos e momentos diferentes obtem resultados diverssos,como podes ter tanta certesa de que com cicrano ou beltrano consegues resultados. O Mais estranho e que tenham de ser estranjeiros.
    Como se diz aqui no Algarve_vai dar banho ao cao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu como não sou do Algarve mando-te apenas bardamerda!

      Fica tu sabendo que no CFC o treinador da equipa principal nem autoriza que os miudos vejam o treino da equipa das janelas dos quartos, so para veres o grau de interligação (in)existente.

      Já agora... "certesa"; "diverssos", "estranjeiros"? oh meu amigo... não sei como se diz no Algarve, mas cá diz-se: Vai para a escola!

      Eliminar
    2. Estou de acordo com o anónimo. O facto de dar erros a escrever não impede um pensamento lúcido e correcto.
      O exemplo de impedir os miúdos de verem jogos é um exemplo infeliz uma vez que não se conhece o contexto pelo qual essa proibição é feita.
      No colégio onde andei a disciplina era um dos segredos do sucesso. Aliás, a disciplina é o segredo de toda a gente de sucesso. Sem excepção. A não ser quando se ganha o Euromilhões que depende apenas da sorte.
      Por isso eu digo que, mais uma vez, só dão tiros nos pés.
      E parece-me também não só uma "missa cantada" como também "falada".

      Eliminar
  3. sempre o discurso os outros é que são bons...

    até parece que muito do que é referido não é já feito

    e qual Aurélio Pereira qual carapuça... mas quando é que as pessoas vão reconhecer o valor de quem está lá? se calhar só passados 20 e tal anos tal como aconteceu ao Aurélio.

    mas a enorme quantidade de putos que vão a selecção não é a prova que o Benfica neste momento tem a melhor formação se os seleccionadores até tem afinidades ao sporting e porto? ou a quantidade de títulos? ou o comportamento das equipas na youth league e torneios internacionais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre o mesmo discurso e mesmo assim continuas sem o perceber, já viste?

      Mas alguém está a colocar em causa alguma coisa do que escreves? Ou será que aquilo que foi escrito é totalmente diferente do que interpretaste? Se calhar já começa a estar na hora de leres o que está escrito e não o que tu acreditas que lá está...

      Já agora, essa dos putos nas selecções é tipo um titulo de campeão do clube mais valioso de Portugal? É que serve de pouco ter putos nas selecções (e há varios anos que tens lá muitos) se depois os iluminados do futebol sénior passam a vida a dizer que não têm qualidade.

      Ora, ou formas mal (se não têm qualidade) ou aproveitas mal (se têm e não jogam)....

      Eliminar
    2. Ja vi que te precupas mais com o embrulho do que com a prenda. Deves ser um jovem sortudo trinta e tal vivendo na casa do pais nem todos temos essa sorte ja agora te digo que ha mais de ciquenta anos que nao escrevia e a vida na ha tempo para tuto a minha caneta tem sido outra. Sabes nao e como andar de bicecleta.
      Preocupate menos com o assessorio. -

      Eliminar
    3. li três vezes e não percebi nada do que quiseste dizer... se calhar nem tu, né?

      Eliminar
    4. continuo sem o perceber? se calhar continuo e sem concordar com o discurso ;)

      um dos primeiros jovens que o LFV contratou por um valor considerável foi o Nélson Oliveira. um jogador que tem 22 anos e que espero ainda tenha um bom futuro no clube. pelo menos de certeza que o investimento feito será multiplicado por muito. portanto uma das primeiras gerações da responsabilidade do LFV tem pouco mais de 20 anos. que é precisamente a altura em que a maioria dos jogadores se pode começar a afirmar nos clubes... só fenomenos se afirmam mais cedo. se noutros clubes isso acontece é porque são forçados a isso porque num clube quer luta todos os anos por títulos isso não pode acontecer. acontece em clubes que tem ciclos como o Ajax... que sabem que não lutam uns anos por títulos para formar uma equipa... o que isso no Benfica seria impossível! onde é que os adeptos aceitariam isso!

      o projecto da formação do clube está a chegar à maturidade. só a partir de agora é que este pode ser avaliado na globalidade. e a verdade é que após uns anos em que não chegaram nenhuns jogadores a equipa A, agora vão aparecendo 1 ou 2 que é o que se pode pedir em cada ano...

      estar a pedir alterações de fundo quando os factos demonstram o contrário é chover no molhado...

      Eliminar
    5. O projecto de formação não está a chegar à maturidade, ainda agora acabou de aprender a andar. Tem muito ainda que caminhar.

      Eliminar
  4. Geração desculpa, mas no que toca a formação creio que o Benfica não fica atrás de nenhum clube no mundo! Temos tudo falta o "topo da pirâmide" e nós benfiquistas descer á terra e ser humildes. Não se pode apostar em na cantera da casa só para calar os adeptos e tapar os olhos ao país como o Rei Sol e seus capachos fazem!
    A formação do Benfica atual é ridícula, o pseudo treinador que temos parou no seu ego e não tem estudos nem meios intletuais para apostar em jovens. O Benfica neste momento é um clube de bancos e comissões, é um clube sonhador que ainda não tem competência para ganhar campeonatos e já quer ganhar uma Liga dos campeoes!!! Para ser um clube ganhador é preciso cultura de equipa e exigência, coisa que neste Benfica atual não há! È preciso uma reestrutura inteligênte que nos faça pensar em primeiro lugar ganhar um ou dois campeonatos, é preciso gastar menos e apostar no que é nosso!!
    Onde e em quê André Gomes é pior que Fesja?? Como se apostou em André Almeida (jogador de seleção) para agora nem ser convocado?? Bernardo Silva é pior que Djuricic?? Sulemani é melhor que Urrerta, Helder Costa, Cavaleiro?? O super Olá jonh é Jogador para o Benfica?? Que se passa com Mika um bom guarda redes português que passou palas seleçoes jovens onde anda?? È pior que Paulo Lopes?? Que se passa com Lima e Rodrigo?? È exigir meus amigos!
    Não se espantem que o Sporting tenham na sua equipa jogadores da sua cantera que agora começam a aparecer...não foi rodar na equipa B, é preciso coragem para os lançar na primeira liga e fazê-los ganhar experiencia e ter um treinador mais inteligente que JJ! Minutos na equipa B não é sinal de crescimento, vais para a escola aprender com um professor não vais aprender tudo com os teus amigos de escola...O Borussia Dortmund é um exemplo de formação de equipa, o Ajax de outros tempos, o Barcelona e em tempos o Boca e o River também...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então calma lá!!! Falta o topo da pirâmide? queres dizer o quê que já namoras com a miuda há 10 anos só te falta o sexo com ela?

      nao me lixem...

      Eliminar
  5. Vocês descobriram aqui o negócio da China!!! Qual publicidade nos blog's qual quê?!?! É mto mais fácil andar dias a fio a botar a baixo tudo o que é Vermelho para que, com sorte, um qualquer amigo suba ao poder e a partir dai seja sempre a deslizar!

    É negocio garantido!

    E se alguém ousar vir aqui dar uma opinião contrária á do dono não há problema porque o que agora já se intitula "Benfica" e o que lhe faz sombra são uns heróis na arte de maltratar e desdizer!

    Infelizmente há gente que não aprende!

    Já foram cangados uma vez mas não ficaram contentes!

    Será que daqui a um anito ou dois aparece o Super Novo Blog Geração Benfica? É que este entretanto tb já começa a estar associado á mesma vergonha que esteve o anterior....

    Olho de Aguia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cala-te bimbo. Excita-te vir cá? Isto não é um site gay por isso não se adequa a ti.

      Eliminar
    2. Ai está ele! O fiel amigo do Lucky Luke! Sempre a querer aparecer!

      Confesso que me excita um pouco a sofreguidão com que os ursos vão ao mel!

      Felizmente as pessoas não são parvas e aquilo que aconteceu anteriormente voltará a repetir-se!

      Olho de Aguia

      Eliminar
  6. Basicamente! Diz lá o que falta ao Benfica para que exista uma melhor aposta na formação?? Infrastruturas?? Treinadores competentes?? Matéria prima?? Não percebo... Na minha opinião falta mudar de presidente, de treinador e uma mentalidade benfiquista mais real ao que podemos e devemos ter, a época em que éramos um grande clube acabou isso foi á muitos anos agora somos o que se vê!! Somos gozados e ultarpassados por todos somos alvo de chacota e roubo por todos, fomos ultrapassados em titulos e quem manda no clube apoderou-se dele!! Somos um clube de publicidadse enganosa e que ie á grande e á francesa num Portugal pobre, somos um clube de croquete e isso a Benfica t faz o faor de mostrar em cada interalo dos jogos, somos um clube que nada ganha com os melhores adeptos do mundo mas adormecidos ao som de uma voz que promete e que a unica forma de "combater" a nossa frustração é escreer em blogs...somos assim!! Clube formador ainda é o Sporting, é o melhor e isso basta er a equipa deles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião falta apenas mudar de adeptos que se preocupam apenas em criticar.

      Eliminar
  7. Já fizeste 2 posts fabulosos sobre o tema e continua haver Postais Com Bigode de Boas Festas que ainda não atingiram. Paciência, Benfica by GB, a merda da teimosia e da burrice são as principais responsáveis por o Benfica não vencer a ponta de um corno. Este confronto "Benfica - Ajax" foi das melhores ideias que houve durante este ano, no mundo da blogosfera. Acordem, Totós! O Ajax dá-nos baile em matéria de títulos e gestão, o resto é tudo letra. Cambada de tansos!

    ResponderEliminar
  8. Continuas enganado, a escola do Ajax nasceu nos anos 60, e o Benfica sentiu na pele duas vezes o poderio deles, foi nessa altura que nasceu aquela que foi e é considerada a melhor equipa de todos os tempos o Ajax e uma das melhores selecções de sempre e a mais revolucionaria de sempre, e o criador da escola do Ajax e do futebol total foi um senhor que não está entre nós chamado Rinus Michels, esse sim é o pai da formação do Ajax que não começou nos anos 80, mas sim nos anos 60. Claro que após uma geração tão boa como a de Cruyff andaram uns bons anos sem ganhar nada de relevante a nivel internacional, depois após o terminus da carreira de Cruyff, e com a sua entrada para treinador do Ajax na decada de 80, voltou a aparecer uma nova geração muito boa, a geração do Van Basten, que levou a novo periodo dourado do futebol holandês, com a conquista da Taça das Taças pelo Ajax, dos Campeões para mal dos nossos pecados pelo PSV, culminando com a conquista do Europeu da Alemanha exactamente pelo criador da famosa escola do Ajax e da Laranja Mecanica, Rinus Michels. Cruyyf que era a extanção do RInus Michels em campo, depois do trabalho efectuado no Ajax, voltou para o seu outro amor o Barcelona e implementou a escola do Ajax no Barcelona, tendo ganho enquanto treinador tudo o que havia para ganhar dando-lhes a primeira Taça dos Campeões, tão almejada pelo Barça e onde a face mais visivel do seu trabalho é a actual geração do Barcelona, que foi comandada pelo jogador que foi a extenção de Cruyff no campo, Pep Guardiola. O problema é que no Benfica não temos ninguem com o valor e a visão de Cruyff, é que nem perto, alem de que Cryf é uma pessoa que pensa pela sua propria cabeça nunca foi um yes man, é um comandante nato, foi-o enquanto jogador e treinador, Eusebio foi um fabuloso jkogador mas quem era o comandante do Benfica era o Coluna, Cruyff foi o mais espectacular e melhor jogador que vi jogar, está muito acima dos outros, a pedalada, trivelas, já ele o fazia nos anos 60 e 70, e ainda inventou a finta de passar a bola por trás da perna

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não contes a verdade olha que és proscrito aqui do blogue.

      Eliminar
  9. Quanto à formação do Benfica, creio que infraestruturas capazes existem, depois falta aparecer jogadores com qualidade para que se aposte neles e depois falta apostar neles, mas para isso a politica do Benfica precisa de ser mudadae o treinador tambem devia mudar a sua mentalidade, ainda para mais quando o seu idolo ´um tal de Johann Cruyff, além de que e ao contrario do que alguns pensam, não existe qualidade apenas e só no Benfica, há muita qualidade espalhada por jogadores de outros clubes, o que implica ter bons olheiros espalhados pelo país a ver jogos de outros miudos, porque alguns interiorizaram que a qualidade é só da formação do Benfica, e isso é falso, porque mesmo o Benfica não apostando nos miudos com as devidas excepções poucos são os jogadores que sairam da formação e que singraram no futebol, ao mais alto nivel, com o devido respeito mas quando se quer comparar a qualidade do Sulejmani com o Cavaleiro, algo está mal, Sulejmani é o jogador de maior qualidade do plantel do Benfica, mas de longe dos outros todos, dêem-lhe ritmo e jogo e depois falamos, não se esqueçam que teve parado muito tempo por causa de uma lesão e depois disso por não querer assinar pelo Ajax foi encostado, estando praticamente um ano ou mais sem jogar, o que Sulejmani faz com naturalidade, Cavaleiro faz tudo em esforço, tem vontade mas isso não chega precisa de mostrar muito mais qualidade, isto na minha opinião, pois cada um tem a sua

    ResponderEliminar
  10. Faltou dizer que depois a meio da decada de 90 voltaram a ter outra geração muito boa, onde voltaram a ser campeões da Europa, que era mesclada com a juventude de Seedorf, Kluivert, Litmanen, Davids, entre outros com a experiencia de dois jogadores da anterior geração Blind e o regressado Rijkaard, outro nome que não nos deixa saudades, ou seja a maquina já vem montada desde os anos 60 e de tempos a tempos têm uma geração boa, portanto em 6 decadas tiveram uma geração excepcional e duas muito boas e tiveram outras tantas não muito boas, o que significa que nem sempre a formação dá bons jogadores, se repararem por exemplo a formação do Sporting tem dados bons jogadores de tempos a tempos, mas são todos extremos, não há um medio de classe mundial, podem falar em Moutinho, mas eu não o considero de classe mundial, Rui Costa sim apesar de não gostar dele era de classe mundial, não há um central de classe mundial, se compararem com a escola do Ajax, não tem comparação possivel, a escola do Ajax é a melhor do mundo, não outra igual, é um bom exemplo porque são os melhores, mas em termos de comparação talvez não fosse o melhor exemplo

    ResponderEliminar
  11. «O campeonato holandês é muito fraquinho, nos últimos anos arrumámos com o PSV, o Twente na UEFA, e no torneio de Amesterdão despachámos o Ajax». É assim mesmo, Macaquinhos do Circo Chen, mas quando o Olympiakos e o Celtic nos aviaram na Champions, esses clubes dos super poderosos campeonatos grego e escocês, já »não tem nada a ver com isso, é uma cena do infortúnio e do sistema...», infortúnios é haver benfiquistas que apenas promovem um Benfica da cagança e da léria. Bazem! Ide gozar o Ceporte e o Fócul no facecoiso e no tuitas, isso, sois os maiores. Viva o Benfica de trela ao pescoço, feito caniche lambe-botas.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking