O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A falta de alternativas, o Sporting, e o Vieirismo em queda.

. 32 comentários

No excelente post 'Líderes fracos fazem fraca a forte gente', o GB deu o seu ponto de vista sobre o momento preocupante que vive o Benfica.

O que saltou à vista nos comentários ao texto é o aparente incómodo que causa a alguns benfiquistas o exemplo do Sporting e de Bruno de Carvalho.

Li vários comentários, alguns deles usando linguagem típica do combate dos partidos políticos como o populismo de BdC.

É comum em Portugal catalogar negativamente como populistas aqueles que incomodam pela sua postura e que atraem as massas com isso.
Geralmente, esses termos na política vêm de gente cinzenta, sem nervo, e habitualmente sem coluna vertebral ou capacidade para fazer 2 coisas: dizer e fazer de acordo com o que diz.

Por muito que incomode muita gente, Bruno de Carvalho tem sido um exemplo na defesa do Sporting.
Tem exagerado em muitas ocasiões? Claro que sim. Mas as figuras tristes de algumas das suas frases não apagam o essencial.

Em poucos meses, inverteu a depressão de anos dos sportinguistas, limpou o balneário e o clube de muita gente que trabalhava em proveito próprio e contra o clube, e ainda conseguiu formar uma estrutura pequena mas eficaz no futebol.
O GB no seu post descreveu muito bem as razões dos bons resultados desta reorganização do Sporting.

Vão ser campeões? Não sei. Espero que não, pois isso significaria que o Benfica não o seria.
Mas a aposta de BdC, a meio da temporada, na minha opinião, está ganha.
Corte de custos, promoção de jovens valores do clube e um bom treinador que não se estica, e renegociação da dívida do clube.

A quem tem que agradar BdC? Aos benfiquistas? Aos portistas? Claro que não!
Tem que agradar aos sportinguistas! Penso que está claro que isso está a ser conseguido.

Têm os sportinguistas ambição de ser campeões este ano? Se calhar, neste momento sim. Mas se não o forem, duvido que retirem o seu apoio à equipa ou ao presidente. Porque precisam de tempo para apresentar resultados. Para reconstruir tudo o que foi sendo desfeito durante anos pela 'Gestão Roquette e filhos'.

Luis Filipe Vieira já gastou todo o seu tempo para trazer o clube de volta aos sucessos desportivos.
Teve todo o tempo e todas as condições para provar com resultados que a sua formula para o sucesso resultaria. Não o conseguiu.

Mais, não fala ao coração da grande massa benfiquista.
O seu discurso, a mim, causa-me naúseas. Não esqueço que o mesmo homem que enxovalha outros benfiquistas é o mesmo que foi sócio do FC Porto e que, ainda há semanas, não teve vergonha de assumir que foi homem de confiança do maior corrupto do futebol português e principal inimigo da verdade desportiva e do Benfica.

Neste momento, a equipa de futebol é um reflexo do próprio clube e dos seus adeptos. Falta de paixão, falta de empenho e uma tristeza enorme pela anarquia que governa o Benfica.

Cada um gere o seu departamento fechado sob si próprio, sem uma linha condutora que mantenha o clube num caminho sóbrio, firme e com um único propósito: continuar a ser o maior clube português.

Não concordo que faltem alternativas à presidência do Benfica. 

Concordo sim que falta gente disposta a dar a cara por uma alternativa quando o actual presidente do Benfica, no seu estilo ditatorial e hipócrita, recusa um simples debate público de ideias durante uma campanha e enxovalha todos os que não olham para ele como o Messias, como fez com Rui Rangel nas últimas eleições.

Duvido que apareçam as alternativas enquanto não for retirado o tapete a Luis Filipe Vieira. 

Os seus colegas de direcção são quem pode retirar Luis Filipe Vieira do seu posto. Não só pela demissão como por publicamente assumirem que o tempo de Luis Filipe Vieira passou.

É a altura de permitirmos que outros apareçam, sem que sejam logo catalogados de aventureiros, mentirosos ou incompetentes. Isso só será possível sem Vieira.

Permitir que o clube continue nesta paz podre, com um analfabeto incompetente ao leme da equipa de futebol, e de um ditador na presidência do clube, é atraiçoar tudo o que o Sport Lisboa e Benfica sempre foi.

Li hoje a sugestão de deixar de ir ao estádio assistir aos jogos para forçar o clube a uma mudança.

Porque não? É altura de passar das palavras à acção.

Não acredito que Vieira faça diferente e melhor. Nunca o fez.

Por isso a solução passa por uma renovação. Vieira nunca mais.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. SHAdows tens toda a razão... Penso qe neste momento no Benfica falta só começarem a surgir vozes discordantes com esta politica desportiva (ou falta dela)... Falta alguém que dê a cara e assuma que quer dar um rumo diferente ao Benfica... aguardamos pelos próximos capítulos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta sim, mas as razões disso penso que estão explicadas pela campanha suja que Vieira e os 'Guerras' iniciam de imediato contra qualquer um que levante a voz.

      Eliminar
  2. Pois eu, este ano, só marquei presença nos jogos da LC. De resto penso que não passarei pela Luz mais nenhuma vez.esta época. Já tive dois cativos e, apesar de, felizmente, os poder manter, enquanto esta malta lá estiver esqueçam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu e muitos outros fazem o mesmo. A tendência continuará a ser a mesma. Não sei se de facto é a medida ideal de protesto, mas algo tem mesmo que acontecer.

      Eliminar
  3. Excelente resumo das "cenas" Sporting e Benfica actuais.

    Não concordo com a não ida ao estádio, mas compreendo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens alguma sugestão para uma forma de protesto alternativo, Vagner?

      Eliminar
  4. Um dia quando sair de lá pa fora, é estudar ao pormenor a divida que o grande mestre deixou. O tal "milagre financeiro". E responsabilizar os culpados

    ResponderEliminar
  5. Não ir ao estádio....não é já o que está em práctica?

    Vieira nunca mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por parte de alguns sim. Mas ainda não é o suficiente. Concordas que esta seria uma medida de protesto eficaz ou tens alguma outra ideia, Pedro?

      Eliminar
    2. Acho que a não ida ao estádio é uma forma de protesto interessante. Gosto de ver protestos de bancadas vazias com uma faixa a explicar o protesto. Agora se será eficaz contra Vieira...sinceramente acho que ele se está a cagar para tudo isso.

      Eliminar
  6. Acho dífícil nao ir ao estádio, ia-me custar muito, no entanto, iniciativas como as que os NN fizeram deixam marcas e acho que podem ser eficazes na contestacao ao LFV.

    É frustrante nao aparece 1 unico credível a opositor a esta direccao, é desesperante deixar o tempo passar e ver os mesmos erros cometidos dia apos dia, semana apos semana, ano apos ano...

    Assim vai o nosso clube, triste....muito triste!!!

    Joao Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, define credivel, pois essa conversa é a que nos tem levado à situação em que nos encontramos. Obrigado.

      Eliminar
    2. João Pedro, a credibilidade é algo muito discutível hoje em dia. Se para ser credível é preciso ter jornalistas na mão, então estamos tramados. Vieira não sai de lá até morrer.

      Temos sim que dar sinais claros de que a maioria dos benfiquistas querem uma mudança. As alternativas aparecerão, estou certo.

      Eliminar
  7. Eu já faço isso, não vou aos jogos fora desde a roubalheira do olegário em Guimaraes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, se calhar é por isso que os estádios estão tão vazios......É que as roubalheiras que todos os outros clubes estão sujeitos quando jogam, nomeadamente, com os três clubes denominados grandes também afastam o público. Não podia estar mais de acordo.
      Cumprimentos,
      Pedro

      PS: discutam lá quem é que é mais favorecido se o Porto ou o Benfica porque todos as outras equipas apenas servem para cumprirem calendário Uma vergonha esta espécie de PS/PSD. Já agora, junte-se o Sporting ao peditório, estes também são prejudicadíssimos...Enfim.

      Eliminar
  8. Claro que Vieira nunca mais, mas primeiro que nada Vieira de lá para fora urgentemente!

    Não concordo com a não ida ao estádio. Concordo sim com a ida ao estádio no sentido de protesto, esparando que o chulo do Luisão, que também deve ser corrido de uma vez por todas, não fique amuadinho pelas assobiadelas.

    Temos de protestar e fazer ouvir a nossa voz no estádio.

    Mas é claro que outras acções devem ser organizadas, e também sinto uma frustração enorme ao ver, num universo tão grande de benfiquistas, que ninguém toma a iniciativa de avançar, alguém com credibilidade e reconhecimento dos sócios.

    Mas não podemos ficar à espera. Organizar uma assembleia geral extraordinária parece-me ser o primeiro passo. Alguém sabe se isso está a ser tratado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que quanto à AG, há movimentações nesse sentido mas ainda sem grande impacto. O problema aqui é que as estruturas de adeptos do clube mais organizadas(Casas) estão vergonhosamente nas mãos de Vieira. Facilmente se recolheriam as 10 mil assinaturas aí.

      Quanto à credibilidade e reconhecimento, Vieira secou tudo e todos. A sua política ditatorial implicou que ou se dava o 'amén' à sua gestão ou se era enxovalhado. E muitos benfiquistas com notoriedade pública afastaram-se, assim como a grande maioria está a fazer.

      Eliminar
    2. Mas na Grande Lisboa conseguimos recolher 10.000 assinaturas....há muitos sócios descontentes com o rumo que o clube leva.

      Concordo, e por esse facto algumas pessoas que poderiam avançar pensam duas vezes antes de assumir posição contra a actual direcção. Temos um presidente que é alguém que ganhou muito poder nos últimos anos, e que consegue, através da comunicação social, influenciar a opinião pública, para não falar de outros métodos mais underground, a fazer lembrar uma certa escola.

      Mas acredito que alguém surgirá.

      Quanto aos nomes de que se fala, nomeadamente existentes na estrutura actual, e que, para tomarem uma decisão de ruptura, era porque quereriam avançar com uma lista, Gomes da Silva, Moniz e Rui Costa.....os dois primeiros são mais do lixo que Vieira é....quanto ao último, só não lhe chamo o mesmo por aquilo que representou enquanto jogador, porque a passividade e comodismo de Rui Costa só demonstram que ele acha que o Benfica está bem assim, porque se achasse o contrário certamente já se tinha demarcado desta gente.

      Eliminar
  9. Enquanto não houver mudanças, eu não volto a por os pés no Estádio da Luz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens alguma sugestão sobre formas alternativas de protesto?

      Eliminar
  10. para agradar a este blog deixei de ir ao Estádio da Luz..
    comprei uma game box e inscrevi-me no curso de gestão orientado pelo bruno carvalho.......

    ResponderEliminar
  11. ..." Geralmente, esses termos na política vêm de gente cinzenta, sem nervo, e habitualmente sem coluna vertebral ou capacidade para fazer 2 coisas: dizer e fazer de acordo com o que diz."...

    Gostava que me apontasses exemplos reais de politicos portugueses que nos últimos 39 anos tivessem cumprido na íntegra todas as promessas que fizeram nas campanhas eleitorais, é que eu sou dos tempos da outra senhora e conheço bem os do antes e depois de 74 , e tanto podemos falar dos politicos como dos presidentes do Glorioso !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concerteza que entendeste, então, o que quis dizer. A 'ameaça' do populismo é algo usado pelas clientelas políticas quando se sentem ameaçados por um nome emergente e fora do 'status quo'.

      Pensar que um político pode cumprir integralmente o seu programa é utópico. Mas pode sim ser fiel às linhas de actuação que promete.

      Eliminar
  12. Shadows, tem toda a razão! Quando acordará a massa adepta do SLB?
    Esse sr. já não tem mais nada de novo a dar ao Benfica. Quer manter-se é no poder!
    Ponham o Estádio às" moscas" e vão ver como vão acordar, embora seja muito triste.
    É com muita triteza que vejo o meu Benfica completamente divídido! Até quando? Não é possÍvel que
    dentro de uma massa associativa tão grande, não exista alguém com perfil de Líder, para congregar esforços
    tendo em vista uma mudança, para que o slb, volte a emergir das trevas onde se encontra, e dar aos seus adeptos as alegrias que tem sido negadas ao longo de muito tempo.
    Desejo ardentemente que isso aconteça para muito breve!
    mf


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui Costa, Gomes da Silva e José Eduardo Moniz. 3 nomes que se baterem com a porta, rebentam com Vieira.

      Eliminar
    2. Rui Costa será o próximo presidente do Benfica. O resto é apenas ruído.


      Eliminar
  13. Shadows vou copiar e colar aqui a resposta que deste ao Gus concordo plenamente com ela se Vieira tem as casas do Benfica nas maos esta agarrado ao poder mudou os estatutos entao nao ha outra forma que rebente com aquela m..toda senao mesmo deixar de ir estadio anyway muita gente ja la nao vai as assistencias por jogo cairam drasticamente doi-me [porque com isso
    o clube sofrera um grande sufoco financeiro mas nao a outra alternativa se esses tres baterem com a porta,sei que este blog e muito lido por eles voces insistam sem cessar para que esses tres RUi Costa, Gomes da Silva,Jose Eduardo Moniz eles sabem melhor que nos que e preciso fazer isso mas com incentivos o farao mais rapido.



    Gus17 Dezembro, 2013 14:26

    Claro que Vieira nunca mais, mas primeiro que nada Vieira de lá para fora urgentemente!

    Não concordo com a não ida ao estádio. Concordo sim com a ida ao estádio no sentido de protesto, esparando que o chulo do Luisão, que também deve ser corrido de uma vez por todas, não fique amuadinho pelas assobiadelas.

    Temos de protestar e fazer ouvir a nossa voz no estádio.

    Mas é claro que outras acções devem ser organizadas, e também sinto uma frustração enorme ao ver, num universo tão grande de benfiquistas, que ninguém toma a iniciativa de avançar, alguém com credibilidade e reconhecimento dos sócios.

    Mas não podemos ficar à espera. Organizar uma assembleia geral extraordinária parece-me ser o primeiro passo. Alguém sabe se isso está a ser tratado?
    Responder
    Respostas

    Shadows17 Dezembro, 2013 17:30

    Penso que quanto à AG, há movimentações nesse sentido mas ainda sem grande impacto. O problema aqui é que as estruturas de adeptos do clube mais organizadas(Casas) estão vergonhosamente nas mãos de Vieira. Facilmente se recolheriam as 10 mil assinaturas aí.

    Quanto à credibilidade e reconhecimento, Vieira secou tudo e todos. A sua política ditatorial implicou que ou se dava o 'amén' à sua gestão ou se era enxovalhado. E muitos benfiquistas com notoriedade pública afastaram-se, assim como a grande maioria está a fazer.

    ResponderEliminar
  14. Ao estádio já não vou desde que perdemos com o Porto 3-2, no tal jogo do fora de jogo, enquanto LFV estiver no Benfica não vou ver mais nenhum jogo, muitas vezes sinto vontade de ir, até porque passo lá muitas vezes, durante 20/25 anos foi a minha 2ª casa, Amesterdão foi a excepção, mas com esta gente não e já o disse por email, aquilo que está a começar a acontecer já tinha previsto há uns anos e era previsível, basta ver a linha orientadora de LFV e os seus acólitos, vai acontecer o mesmo que no tempo de Damásio e LFV acabará a bem ou mal por ser corrido do Benfica, é apenas uma questão de tempo.
    Quanto a formas de protesto não sei até que ponto farão mossa, deixar o estádio às moscas, acho que fará mossa, mas quem paga é a equipa, não concordo com o Shadows quando mais ou menos diz que sem as casas não se conseguem arranjar assinaturas, a maioria das pessoas que frequentam as casas nem são sócios do clube, arranjar as assinaturas não será difícil, mais difícil será assegurar a participação de todos na assembleia, assembleia que acho que devia ser o primeiro passo a dar, estudar os estatutos e encontrar alguma brecha que permita convocar uma assembleia sem dar margem de manobra àquele que deveria ser o primeiro defensor dos sócios de a inviabilizar.
    Quanto a pessoas credíveis, mas credíveis aos olhos de quem? Dos jornalistas? Bancos? Empresários? Sócios? A credibilidade das pessoas vê-se mais pelas suas atitudes e decisões, portanto alguém a vir que seja serio, honesto, que vá para servir o Benfica e não servir-se do Benfica, e de preferência que fale pouco, seja o mais discreto possível, e que perceba que o Benfica já foi grande no passado, mas que de há 20 anos para cá deixou de o ser, no momento é um clube pouco mais que mediano a nível desportivo, faz parte da 2ª divisão do futebol europeu, as únicas coisas que fazem de nós um grande é o passado glorioso de conquistas e a nossa imensa massa humana de adeptos, porque apesar de alguns não terem vencimentos, muitas comissões andam por ali e muita gente deve meter dinheiro aos bolsos, por isso não precisam de ordenados, porque ninguém entende a politica desportiva e o entreposto de jogadores anualmente.

    ResponderEliminar
  15. Já o disse para se "derrotar" LFV não creio que seja difícil, é apenas estruturar bem aquilo que se vai dizer, com factos irrefutáveis, de modo a não deixar margem a LFV de contrariar, mas necessita de ser um trabalho muito bem elaborado e estruturado, desportivamente é pouco mais que zero, financeiramente só um irresponsável pode dizer que houve recuperação financeira quando se passa de um passivo de 80 milhões para mais de 500 milhões num mercado pobre como o nosso, apenas os bancos dizem que houve essa recuperação porque “mamam” juros à grande e há francesa, fez o centro de estagio? Fez no local que alguém já tinha definido para o fazer, fez um estádio, fez deitando outro abaixo e segundo as suas sabias palavras já devia estar pago, o Kit de socio foi uma boa medida, a Benfica TV foi outra boa medida, mas não nos moldes, nem com os conteúdos, nem com os editoriais que existiram e continuam a existir, e algumas pessoas que por lá andam, mas tem potencial para crescer, mas a meu não nas expectativas que as pessoas pensam, onde pode crescer e onde terá mais mercado será no estrangeiro, em Portugal na actual conjectura e sem resultados desportivos que anime os adeptos não vai crescer muito mais, apesar de as pessoas gostarem muito do clube, não vejo ninguém prejudicar as suas vidas por causa do clube, até por isso não se entende esta politica do preço dos bilhetes, que é o mesmo que se passa na sociedade ou seja apesar dos vencimentos terem baixado drasticamente e dos consecutivos cortes, os preços e o nível de vida não baixam, aliás até sobem e o que se vê são cada vez mais pessoas e famílias asfixiadas e endividadas, por isso em relação aos preços mais vale serem bem mais baratos e ter quase o estádio cheio.
    Portanto como sempre digo LFV não fez tudo mal, assim como Vale e Azevedo no meio daquele caos não fez tudo mal, só que as poucas coisas que LFV fez bem, estão a léguas de distancia daquilo que é o ADN do Benfica, que são vitorias e títulos, e um presidente do Benfica, entre muitas outras coisas, jamais pode dizer que não joga à bola e logo não o podem responsabilizar pela falta de títulos, quando logo se contradiz que é ele a assumir a pasta do futebol e é o responsável por tudo. Na minha opinião LFV só podia apagar o seu passado de relações duvidosas se é que são mesmo duvidosas, porque quando alguém diz que era um homem de confiança de Pinto da Costa, não é preciso dizer mais nada, é o mesmo que eu dizer que era um homem de confiança do Michael Corleone, seria logo apelidado de mafioso e bem, por muito que custe a muitos, a verdade é que temos na presidência alguém que jamais deveria ter sido presidente do clube, pelo menos para mim é impensável ter alguém que foi ou é socio do Porto durante 24 anos, entre outras coisas impensáveis que disse para um presidente do Benfica, mas como dizia só uns mandatos gloriosos desportivamente podiam atenuar isto, mas o que sucedeu foi quem teve mandatos gloriosos foi o individuo lá de cima.

    ResponderEliminar
  16. Isto não é nada contra ninguém mas apenas a minha opinião dos factos que ocorreram, temos no Benfica dirigentes como os políticos de Portugal, por isso muitas vezes se fazer a analogia de que o Benfica está como o pais, o que todos nós queríamos, queremos e quereremos é vitorias e um regresso aos títulos, não esporadicamente mas regularmente, só dessa forma podem devolver o Benfica aos socios e adeptos, não há mais nenhuma forma, por mais medidas que se tomem, nenhum presidente fará um bom trabalho no clube sem títulos, tomem como exemplo o Fernando Martins, esteve 2 anos sem ganhar, fechou o 3 anel e mesmo assim perdeu e bem as eleições, os benfiquistas na altura mostraram que não se interessavam por cimento, queriam títulos e a direcção que entrou tinha prometido um Benfica europeu e cumpriu, portanto desde que se seja serio e honesto naquilo que se propõem, podemos cumprir

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking