O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Não há um '4º Grande'.

. 6 comentários


Tem sido um tema recorrente nos últimos tempos, em especial trazido à baila por alguma imprensa interessada em promover um clube específico a esse t'itulo de '4º Grande'.

Durante muitos anos, o Belenenses ostentou oficiosamente esse título, até começar a perder influência nas instâncias do futebol, a ser relegado para segundo plano e a ter uma posição de 'clube-satélite' do FC Porto. Os jantares de PC no restaurante 'Varanda Azul' começaram a ser um hábito mensal. A partir desse local, PC foi delineando a sua estratégia de divisão dos clubes de Lisboa. O Belenenses não ganhou nada e foi decaindo.

Teve depois o azar de ver uma nova ascensão interrompida pela doença súbita de um presidente que estava a inverter o percurso do Belém: Cabral Ferreira.

O Boavista, depois de alguns anos a ser sempre um obstáculo difícil, sagrou-se campeão nacional e reclamou para si esse nome de '4º Grande'. Viu-se como foi campeão e as escutas mais tarde comprovaram os métodos. 

Hoje quere-se apelidar o Braga de '4º Grande'. Não estou de acordo. 
Venceu uma Taça da Liga e foi a uma final europeia? Não chega.

E em termos de massa associativa, o Guimarães não fica atrás do Braga. As pessoas das 2 cidades certamente confirmarão isto. 

Ora parece-me a mim que é óbvio que não há um 4º clube em Portugal que justifique esse título.

Temos visto muitos clubes a terem bons períodos mas nenhum tem conseguido subir ao patamar de 
SL Benfica, Sporting CP e FC Porto.

Artificialmente, Boavista e Braga conseguiram ter algum destaque. Mas sem ajuda 'externa' teriam conseguido o mesmo? Duvido.

Nota: O Braga, que parece ir a eleições, que se cuide. O Boavista também era amigo dos 'outros' e depois foi sacrificado quando a coisa estoirou. 


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

6 comentários

  1. Passo por aqui so para homenagear o jovem do tourizense que faleceu nesta tarde de domingo passado.

    Jogador formado no FC Porto e Rio ave. Mas tal como nos e outros tantos milhões era um verdadeiro benfiquista.

    Twitter do rapaz;
    https://twitter.com/alexandrem82

    Abraço e que descanses em paz jovem!

    André da Moita

    ResponderEliminar
  2. Um clube para ser considerado realmente grande em Portugak, tem que ter dimensão nacional em termos de curriculum desportivo e principalmente ao nível de número de adeptos. Logo e tendo em conta estes dois factores essenciais, temos somente dois clubes grandes em Portugal: SL BENFICA e SCP.

    João Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo Santos18/11/13 04:24

      Acreditas mesmo no que dizes? lol

      Eliminar
  3. Caro Hugo dos Santos,

    Não é o caso de acreditar ou não; é a pura realidade.
    Agora o que podemos é estar a falar em outro tipo de grandeza; por exemplo, o FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO é sem dúvida a GRANDE e UNICA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CRIMINOSA, não só em PORTUGAL como no MUNDO.
    Mas se já estivermos a falar em termos de unicamente ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA pura e dura; em portugal, sem dúvida que o FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO é a maior; já a nivel Internacional, rivaliza com uma Máfia Napolitana, Siciliana, Russa ou mesmo Japonesa.... de qualquer forma é GRANDE sem dúvida nenhuma.

    João Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hugo Santos18/11/13 14:39

      O primeiro passo para o fracasso é ignorar os outros...

      Eliminar
  4. Parvo é haver "grandes" por estatuto. A grandeza de um clube esta na sua história e nas suas gentes.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking