Tem sido um tema recorrente nos últimos tempos, em especial trazido à baila por alguma imprensa interessada em promover um clube específico a esse t'itulo de '4º Grande'.
Durante muitos anos, o Belenenses ostentou oficiosamente esse título, até começar a perder influência nas instâncias do futebol, a ser relegado para segundo plano e a ter uma posição de 'clube-satélite' do FC Porto. Os jantares de PC no restaurante 'Varanda Azul' começaram a ser um hábito mensal. A partir desse local, PC foi delineando a sua estratégia de divisão dos clubes de Lisboa. O Belenenses não ganhou nada e foi decaindo.
Teve depois o azar de ver uma nova ascensão interrompida pela doença súbita de um presidente que estava a inverter o percurso do Belém: Cabral Ferreira.
O Boavista, depois de alguns anos a ser sempre um obstáculo difícil, sagrou-se campeão nacional e reclamou para si esse nome de '4º Grande'. Viu-se como foi campeão e as escutas mais tarde comprovaram os métodos.
Hoje quere-se apelidar o Braga de '4º Grande'. Não estou de acordo.
Venceu uma Taça da Liga e foi a uma final europeia? Não chega.
E em termos de massa associativa, o Guimarães não fica atrás do Braga. As pessoas das 2 cidades certamente confirmarão isto.
Ora parece-me a mim que é óbvio que não há um 4º clube em Portugal que justifique esse título.
Temos visto muitos clubes a terem bons períodos mas nenhum tem conseguido subir ao patamar de
SL Benfica, Sporting CP e FC Porto.
Artificialmente, Boavista e Braga conseguiram ter algum destaque. Mas sem ajuda 'externa' teriam conseguido o mesmo? Duvido.
Nota: O Braga, que parece ir a eleições, que se cuide. O Boavista também era amigo dos 'outros' e depois foi sacrificado quando a coisa estoirou.
Passo por aqui so para homenagear o jovem do tourizense que faleceu nesta tarde de domingo passado.
ResponderEliminarJogador formado no FC Porto e Rio ave. Mas tal como nos e outros tantos milhões era um verdadeiro benfiquista.
Twitter do rapaz;
https://twitter.com/alexandrem82
Abraço e que descanses em paz jovem!
André da Moita
Um clube para ser considerado realmente grande em Portugak, tem que ter dimensão nacional em termos de curriculum desportivo e principalmente ao nível de número de adeptos. Logo e tendo em conta estes dois factores essenciais, temos somente dois clubes grandes em Portugal: SL BENFICA e SCP.
ResponderEliminarJoão Santos
Acreditas mesmo no que dizes? lol
EliminarCaro Hugo dos Santos,
ResponderEliminarNão é o caso de acreditar ou não; é a pura realidade.
Agora o que podemos é estar a falar em outro tipo de grandeza; por exemplo, o FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO é sem dúvida a GRANDE e UNICA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CRIMINOSA, não só em PORTUGAL como no MUNDO.
Mas se já estivermos a falar em termos de unicamente ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA pura e dura; em portugal, sem dúvida que o FRUTA CORRUPÇÃO DO PORTO é a maior; já a nivel Internacional, rivaliza com uma Máfia Napolitana, Siciliana, Russa ou mesmo Japonesa.... de qualquer forma é GRANDE sem dúvida nenhuma.
João Santos
O primeiro passo para o fracasso é ignorar os outros...
EliminarParvo é haver "grandes" por estatuto. A grandeza de um clube esta na sua história e nas suas gentes.
ResponderEliminar