O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Exclusivo NGB: Ideia 8. - O que fazer ao espaço do sintético?

. 5 comentários
Depois de vos dar conta da nossa ideia para "levar" o espaço do sintético da Luz para uma Academia Sub13 a implementar nos arredores de Lisboa, coloca-se a questão: Então e o que fazer àquele espaço na Luz?

Duas perspectivas: Empresarial ou Desportiva

Comecemos pela Desportiva. Lembram-se disto?

"O Presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, esteve em Oeiras para a celebração de um Contrato de Cessão de Exploração sobre o futuro Complexo Desportivo de Carnaxide. O documento foi assinado entre a Câmara Municipal de Oeiras, representada pelo Presidente, Isaltino Morais, e a Associação Sport Lisboa e Benfica de Rugby. O encontro teve lugar no dia 17 de Fevereiro, no Edifício Atrium, em Oeiras. O Benfica esteve também representado por João Ferreira Queimado e Tiago Moraes, da Associação de Rugby do SLB.

A Infra-estrutura é destinada essencialmente à prática do rugby e será localizada no Alto de Carnaxide num terreno com 7 hectares. Compreenderá um campo relvado de rugby, com dimensões oficiais para jogos internacionais, 2 campos sintéticos de rugby para treinos e desenvolvimento dos escalões de formação, 3 campos de futebol de 7 para escolinha de futebol, uma bancada para 2.000 pessoas, bar e restaurante e respectivas cabines de apoio, com balneários, cacifos e apoio administrativo.

O Complexo Desportivo tem data prevista de abertura em Setembro de 2010 e a partir dessa data a equipa de rugby sénior do Benfica, assim como os seus escalões de formação, fixarão residência em Carnaxide. Pretende-se também alargar a formação desportiva em rugby a jovens provenientes de Oeiras"

Não sei que é feito disto! Não tenho informação que tenha passado desta cerimónia, mas sei que na Luz também não seria possível fazer algo do género, mas sei que seria possível pensar na hípotese de construir uma destas hipóteses:

- Pavilhão dedicado à formação de modalidades de pavilhão como o Hóquei Patins ou Futsal, juntamente com Basquetebol, Volei ou Andebol. Poderia eventualmente ser uma especie de um multiusos de pequenas dimensões, eventualmente apenas dedicado até aos escalões Infantis (inclusivé) e onde pudessem também treinar outras modalidades como Trampolins, Karaté, etc. Eventualmente um espaço com mais que um piso para albergar mais que um espaço de treino.

- Campo de treino para Rubgy, com pista de tartan para o Atletismo. Esta opção parece-que apenas o espaço do sintético seria insuficiente, pelo que teria que passar pela reconversão integral da área da praça Centenário, passando o espaço desportivo para a zona do parque (não sei se ainda assim seria suficiente), e passando parque de estacionamento para a zona do actual sintético.

Qualquer uma das soluções desportivas que nos ocorrem parecem-nos um investimento com retorno muito discutivel. Assim uma especie de "Balboa, Djaló ou Jardel"... ehehe! Ou seja, só numa perspectiva de investir dinheiro para dinamizar e centralizar a formação das modalidades é que seria possível efectuar este investimento. O propósito não seria tanto o de aumentar receitas, mas sim o de dar melhores e mais centrais condições às modalidades para daí tirar proveitos futuros de ter mais jovens nos planteis e com isso menos custos com vencimentos e/ou transferências nas diferentes modalidades profissionais.

Porém... haveria outra opção, a empresarial. Com a eventual movimentação do polo central da GeraçãoBenfica do Estádio da Luz para a Academia de formação onde estariam também o futebol de formação Sub13 e o futebol feminino, poderia abdicar-se deste espaço desportivo na Luz e... construir um edificio empresarial.

Possíveis utilizações para um edificio empresarial no complexo da Luz:

- Restaurante(s) de Fast Food, com acesso de Drive In até 2.00
Os espaços semelhantes próximos estão inseridos em espaços comerciais – obrigam a ir ao Shopping (e pagar parques), além de que teria um elevadíssimo potencial de utilização pelos adeptos em dias de jogos como acontece noutros espaços desportivos não só em Portugal. Além disso, trata-se de uma significativa zona residencial próxima (Alto Moinhos, Carnide...) e sem concorrência semelhante em oferta de rua. Uma marca forte neste contexto traria ainda o potencial de acordo de patrocinio com a marca de forma mais abrangente.

Marcas actualmente existentes no nosso mercado seriam claramente interessantes como MacDonald's, Burger King, Burger Ranch, KFC, Telepizza, etc. mas também a possibilidade de introduzir novas marcas em Portugal como Subway, Bob's, Wendy's, Habib's, etc.

- Abertura da “Casa das Casas”: Casa do Benfica do Estádio da Luz
Recuperação do antigo “espírito da Luz” para convivio de sócios, criando um polo centralizador de todas as Casas do Benfica do Mundo. Mais do que a actual sala de convívio existente no restaurante do espaço comercial da Luz, mais do o espaço dedicado às casas no Estádio... seria uma Casa do SLBenfica, gerida pelo SLBenfica e que servia de espaço de lazer e convívio para todos, todos os dias.

- Edificio de Escritórios (nos pisos superiores do edificio do Restaurante e Casa do Benfica)
Um espaço para centralização das empresas do Grupo Benfica (excepto atendimento ao público a manter no espaço comercial), para implementar o projecto já aqui apresentado "Benfica Business Angel”, como Fundo de apoio a empresas “startup” ligadas ao desporto, apoiadas pelo SLBenfica em parceria outras entidades e com ligação com Universidades de Engenheria, Medicina e Desporto. Mas também um espaço para aluguer de espaços comerciais a empresas.

Esta possibilidade traria ao SLBenfica o retorno financeiro derivado do aluguer dos espaço comercial (Restaurante), das receitas da "Casa das Casas", do aluguer de escritórios, do modelo de gestão de apoio a projectos do fundo Benfica Business Angels, etc. Porém seria qualquer das formas um projecto de investimento e retorno a médio/longo prazo.

*******
Fica mais uma ideia para debate entre a comunidade benfiquista. Esta, tal como todas as outras, são ideias "em bruto" que se tiverem interesse para o SLBenfica devem ser analisadas em muito maior profundidade, estudadas e avaliadas financeiramente, pois nada disso é objectivo desta nossa partilha, mas sim abrir a discussão sobre algumas possibilidades e contribuir para o desenvolvimento do nosso SLBenfica.

Se há coisa que com orgulho podemos dizer é que as nossas ideias podem ser absurdas, sem sentido, sem aplicabilidade... mas são nossas e são partilhadas com todos para serem discutidas. A pergunta que se coloca a quem nos critica por isto é: E tu? Com que ideias já contribuíste?
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

5 comentários

  1. Acho que este espaço junto ao estádio deve ser mantido como está.
    É bonito ver todos aqueles miudos a jogar ali a bola.
    No Seixal é que poderiam ter feito agora com este alargamento um campo para o Rubgy com pista de atletismo a toda a volta, assim daria para as duas modalidades.

    ResponderEliminar
  2. Se não fiz anteriormente faço agora, tenho acompanhado estas vossas ideias e tenho esperado pelo fim para comentar o "projecto", mas com vergonha minha tenho descoberto algumas partes do Sport Lisboa e Benfica que desconhecia, ora posso até discordar em algumas direcções como na premissa fundamental em tempos de crise e falta de liquidez actual apresentam projectos impossíveis de concluir em 4 anos o que obrigava a um entendimento alargado coisa que apenas se poderia obter na mesma ideia que 83% de Benfiquistas apoiam o projecto actual, isso não é verdade 83% dos votos apoiam o projecto. Mas em 4 anos as coisas mudam pessoas conseguem mais votos outras desaparecem, para mim a ideia principal após terminar este exercício de reflexão seria perguntar seria possível enveredar neste caminho e não recuar a meio?

    ResponderEliminar
  3. Viva,
    Sou pai, tenho o meu filhote nas escolinhas do sintético da Luz, e acho "criminoso" tira-los de um sitio onde a identificação com o Clube é enorme. È, também dessa forma, que se começa a passar a mística.
    Noutros pontos já apresentados, sou capaz de concordar com algumas coisas, mas com este, discordo frontalmente.
    Abraço,

    Silva

    ResponderEliminar
  4. Retirar as escolinhas do Estádio seria um erro. Seria transformar a Luz no Alvalaxia. Quem visitar os dois estádios nota a vida que os miúdos trazem ao estádio. Isto para não falar da identificação com os estádio que os miudos vão ganhando.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking