O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Benfica e Sporting - Adversários ao máximo, inimigos ao mínimo.

. 16 comentários

Encarnado e Verde, Verde e Encarnado, as cores das camisolas de cada lado…
Vermelho, a cor do sangue, Verde, a cor da juventude… Futebol… A festa em toda a
sua plenitude!

Nascido na Farmácia Franco, criado por Cosme Damião, nasce em 1904 o Sport Lisboa, que rima e abraça, a partir de 1906, com Benfica... Fundado por José Alvalade em 1906, nasce o Sporting Clube de Portugal.

Clube do Povo vs. Clube da Elite. Clube do “Campo às Costas” vs. Clube do Estádio nos terrenos do avô, Visconde de Alvalade. Clube dos “Diabos Vermelhos” vs. “Cinco Violinos”. Pé descalço vs. Elegância…

Esta é a natureza destes dois clubes… Muito os separa, porém, na vida há curiosidades e, nas palavras de um célebre portuense, muito mais nos une. Nascidos na Cidade de Lisboa, vivem e habitam na zona da Segunda Circular. Nascidos na Capital, abertos ao Mundo, Conquistaram Portugal!

José Maria Nicolau vs. Alfredo Trindade, o entusiasmo pelo ciclismo a nível nacional floresceu, e o público acorreu às nossas estradas, para ver o ciclismo, em muito devido à rivalidade entre Benfica e Sporting, pese embora saudável, tremendamente competitiva.

Benfica vs. Sporting é Rui Costa vs. Luís Figo, é elegância e distinção, os Príncipes do Futebol português em ação.

Benfica e Sporting são clubes de extensão nacional, presentes em qualquer canto do país. Benfica e Sporting têm responsabilidades públicas, lideram Fundações de caráter social e estão presentes no dia-a-dia dos portugueses.

Benfica e Sporting não deixaram de ganhar em 1974, Benfica e Sporting deixaram de ganhar em cada ano em que não acreditaram que o podiam fazer e deixaram de ganhar, de cada vez que se esqueceram das palavras de José Maria Pedroto, “Os clubes de Lisboa unidos são demasiado fortes, é preciso dividir, para reinar”… Não será necessário referir o nome do grande discípulo e seguidor do Pedrotismo.

As finais da Taça de Portugal no Jamor passam a ser crime e só com o beneplácito papal podem ser realizadas em OEIRAS, pois a alternativa, claramente isenta é… zona das Antas (quatro finais no Estádio das Antas contra uma em Alvalade) …

No Sporting, Sousa Cintra quis atacar o Benfica, no Benfica Manuel Damásio ajudou um outro clube…

Não quero vencedores de dérbis à distância… Não defendo um controlo autocrático do futebol, não defendo submissão entre clubes, defendo alianças estratégicas pela limpeza e democratização do futebol, não quero adeptos do Benfica a ficarem contentes pelas vitórias (nacionais) do Sporting e também não quero o inverso.
A rivalidade tem que existir e o DERBY ETERNO não seria derby sem a rivalidade saudável que (quase) sempre pautou o comportamento de ambos os clubes.

Os dirigentes de Benfica e Sporting devem perceber que têm de ser eles a liderar a mudança que há trinta anos escapa aos portugueses, pois vencer não é tudo, quando a verdade ficar para trás… para se ser grande, é preciso ser uma referência nacional, ter a simpatia, pelo menos o simples respeito da esmagadora maioria dos adeptos lusos, principalmente fora das fronteiras da sua delimitada região.

Benfica e Sporting devem ser adversários dentro de campo e não inimigos. Pois, por mais que tentem denegrir, só os ETERNOS RIVAIS têm a grandeza e a elegância que nos envaidece…
Por último dizer que foi um enorme prazer assistir ao Grande Dérbi de Sábado passado, há muito tempo que a elegância não reabria os olhos para a vida e passeava nos campos e bancadas do futebol português. Viva o Futebol Português, Viva Portugal!
--------------------------------------------------------------------------

Do leitor Saint-Exupery.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

16 comentários

  1. Teoria da conspiração:
    Usar a arbitragem para impedir que Benfica e Sporting se unam na luta contra o sistema.
    Enquanto estes clubes se mantêm entretidos a gladiar um clube constrói a cada semana os alicerces calmamente rumo ao título.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz todo o sentido. Para o clube do norte é imperativo que estes dois clubes estejam de costas voltadas e sendo a arbitragem um fantoche nas mãos daquela gente...

      Eliminar
  2. Começa a ser constrangedor ver o Benfica implorar por ajuda. O Sporting está a atravessar o deserto mas sempre o fez de cabeça erguida,sem atribuir culpas a outros nos seus insucessos e sem pedinchar ajuda. Talvez por isso mereça o respeito de todos e pelo andar da carruagem não falta muito para trocar de posição com o Benfica

    Cumprimentos

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... " Começa a ser constrangedor ver o Benfica implorar por ajuda. O Sporting está a atravessar o deserto mas sempre o fez de cabeça erguida,sem atribuir culpas a outros nos seus insucessos e sem pedinchar ajuda." ...

      Tenho conhecido muito sabujo, muito hipócritazito e sobretudo muitos manipuladores; nos jornais nas televisões, em forums, em blogs; alguns homens, outros homenzinhos mas sobretudos anões, e tu não passa infelizmente de mais um deles.

      Tu, Carneiro, és no fundo mais um adepto do futebol corrupto do porto, caído num blog do Benfica armado em falso moralista, pretenso defensor de valores que o futebol atual não possui, e continuas com um trabalho de sapa, diria antes de toupeira nojenta, tentando minar os terrenos ora pisados por benfiquistas, por vezes pisados por outros não benfiquistas, com umas palavrinhas mansas aqui, com uns chavões acolá, enfim, tens feito um trabalho a todos os títulos notável diria mesmo de mestre; melhor toupeira o presidente flatulento não poderia encontrar.

      Só para terminar, cuidado com as " tardes quentes " altura em que as toupeiras costumam vir ao de cima procurar alimento, não vá algum predador lançar-te a luva ...

      Eliminar
    2. Mas não partem de uma vez os cornos de carneiro a este gebo.

      Eliminar
    3. Não é este destemperado presidente da lagartada que não quer alianças.

      Todos os Benfiquistas também também reprimi-las e aqui Shadows não vou tão longe como tu.

      Não queiramos agora que venham outros combater o que Viera nunca quis fazer nem fará não duvidando que estivesse interessado em mandar o rapaz dos lagartos para a cabeça do touro.

      Tenha e espero continuar a ter alguma simpatia pelo presidente do pessoal do Campo Grande mas esta sua reacção estouvada, da qual penso já se arrependeu porque nenhuma razão lhe assistia, foi lançar gasolina numa fogueira em rescaldo.

      O que os Benfiquistas devem exigir é que Viera de uma vez por todas saia da toca e enfrente o seu ex o actual guru de uma vez por todas.

      É preciso obrigá-lo a sair do buraco tomando atitudes deixando-se de meias tintas e demagogia.

      Viera se tivesse um pingo de Benfiquismo nuca deveria confundir os inimigos do Benfica que não estão dentro do Clube como ele tem tentado impingir aos benfiquistas mas sim fora estando identificado há muito mas que ele por um passado de partenaire e covardia se recusa a combater.

      Estou ciente que o prsidente lagarto arre+iará caminho defendendo sim o seu clube combatendo os corruptos algozes da verdade desportiva.

      Assim Viera faça o mesmo...do que duvido.

      Se Viera nunca devia ter entrado na Velha Catedra por isso ela hoje ainda se manteria o tempo só tem confirmado que nunca lá devia ter entrado.

      Não atalhem o caminho deste ex ?? amigo de corruptos e depois queixem-se.

      Eliminar
    4. Desculpe não costumo utilizar este espaço para ofender ninguem mas não quer mudar de avatar, é que Conde de Vimioso soa a nome de alguém inteligente, respeitador e de boas familias. A sua familia será das melhores mas a forma como permite que a sua inteligencia se subjugue à dor de corno mete dó.
      Se existe alguém e existem alguns que arriscaram e continuam a arriscar mais até do que deveriam para limpar o desporto português..., foi o presidente do Benfica o maior defensor da ideia que é necessaria concorrência leal para existir desporto luso competitivo, são, enfim para as familias em vez de apropriado a "gandins".
      Como gostaria de ter a oportunidade de lhe dizer isto na cara, a si e uns quantos ingratos que nem se apercebem do quanto prejudicaram, prejudicam e alegremente prejudicarão o Benfica minando a sua união com meias verdades que apenas visam demonstrar uma suposta sabedoria ou coragem para ser "clarividente". Não considero ingratos, hipocritas, mentirosos e outros pessoas corajosas! Muito menos dignas de se identificarem com os ideais benfiquistas(depois ainda alegam serem benfiquistas puros).
      Já com o texto do post concordo em pleno mas tal só será possivel quando Portugal se transformar em estado de direito ou quando LFV e seus subordinados conseguirem vencer varios campeonatos seguidos...sem união na alegria mas sobretudo nos insucessos, consome muito mais tempo e recursos do que seria necessario.
      Para quê que vai associar-se um clube adversário a esta luta se nem benfiquistas inteligentes priorizam a mesma face a politiquices?
      O SCP fará o seu caminho, aliar-se é mediaticamente impossivel devido aos papagaios mas ao nivel de presidente, custou mas parece-me alguém com capacidade.

      Fernando Tomás

      Eliminar
    5. Caro atirador furtivo (alguém que se esconde p atingir os outros) de ameaças tristes estão os blogues cheios. Se por alguma coincidência da vida estivermos cara a cara, aproveite esse momento para fazer as ameaças que ache necessárias, até lá entretenha-se com o pseudo conde a insultar os outros atrás de um teclado enquanto usam as pantufas da mãe.
      Toupeira não sou porque nunca escondi que sou portista e faço questão de assinar com o meu nome de baptismo, nunca tive necessidade de sacar de um nick de playstation.
      Apenas dou a minha opinião para que saibam o que alguém que não é benfiquista pensa sobre os mesmos assuntos. Volto a dizer, se não vive bem com o opiniões que não coincidem com a sua, revela falta de inteligência, sendo assim fale com o conde que ele pode-lhe indicar alguns blogues que não permitem o contraditório.
      Seja feliz e tente-se realizar por outras vias, não fique à espera que o seu clube o faça por si, senão não vai passar desse ser amargurado e cinzento em que se transformou.

      Cumprimentos,

      Pedro Carneiro

      Eliminar
    6. Ao contrário daquilo que pensas, o "nick" que eu uso há já alguns anos, não foi retirado da PS, e sim de um livro ( Red Sniper on the Eastern Front: The Memoirs of Joseph Pilyushin ) um sniper do Exército Vermelho.

      Já alguma vez perguntaste se alguém estava interessado em ler a opinião de um adepto do futebol corrupto do porto num blog do seu adversário?

      O facto de assinares com o teu alegado verdadeiro nome, dá-te mais credibilidade do que os outros comentadores que tal como eu, assinam os comentários com um nick-name?

      Este tipo de afirmações leva-me a concluir que ainda és novato nestas andanças, e se achas que as tuas opiniões são importantes, tens que perceber que há outros que discordam completamente e tem o mesmo direito de expressar essa discordância !

      E por falar de ameças tristes, para que saibas,não tenho qualquer laços familiares
      com o Antero Henriques, nem com o .Rui Cerqueira e muito menos com o Fernando Madureira, a tua imaginação é fraca, o discurso é insípido, pobre e repetitivo, e não vale a pena perder mais tempo contigo; saberás por acaso o que é uma metáfora ?

      Albert Einstein disse um dia que :

      " A lógica consegue fazer-nos ir do ponto A ao ponto B, mas a imaginação leva-nos a qualquer lado "



      Eliminar
  3. https://www.youtube.com/watch?v=KBk93cx-BLA

    Eles são de facto um Pilar da Verdade Desportiva :)

    ResponderEliminar
  4. Fdx desde a ultima vez que tive num montado não via o mesmo porco tantas vezes... isto deve ter bolotas de azinheira que gostam mais.

    ResponderEliminar
  5. Bom texto. concordo com o que foi dito !

    parabens.

    em relação a um comentario do Pedro Carneiro:
    " Sporting está a atravessar o deserto mas sempre o fez de cabeça erguida,sem atribuir culpas a outros nos seus insucessos e sem pedinchar ajuda. " não concordo nada, o Inácio e o Bruno de Carvalho bem que atribuiram os insucessos ao duarte gomes e em relação a pedinchar ajuda, bem com a divida o pedinchanço foi feito aos bancos enquanto que o Benfica fez aos adeptos.

    ResponderEliminar
  6. Aguia triste13/11/13 23:14

    Livra com estes Lagartos quanto mais longe melhor ai que eles estao tao pertinho do nos,sao vizinhos que se degladeiam constantemente nunca irei acreditar numa uniao sadia entre estes dois clubes o odio deles por nos ultrapassa fronteiras eles querem la saber de unioes para combater os do Norte este BdC sozinho vai destronar o corrupto do Norte e sentar-se sozinho no trono ele nao teme nada nem ninguem e isso satisfaz toda a lagartada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A rivalidade sadia já existe apenas resta colocar uns quantos animais que se passeiam livremente pelo desporto no sitio onde pertencem, no zoo dado que são selvagens(adeptos comuns também).
      Não é "combater os do norte" que resolve, é a renovação de caras nas várias estruturas do desporto, responsabilização de actos administrativos "negligentes" e não de erros de quem tenta dar o seu melhor, sejam arbitros ou outros agentes.
      Já faltou mais!

      Eliminar
  7. isso nao é higeinizaçao do futebol. é sim transferencia de poderes. e nao percebo como um clube tao grande como o benfica nao se consiga sobrepor ao porto sem a necessidade de um sporting. acho que nao é uma questao de alianças mas sim de competencia.

    ResponderEliminar
  8. Alianças estratégicas!!!!!
    Nenhum clube deve ter alianças estratégicas com outro.
    Parece que falas de Portugal (Lisboa) e de uma região estrangeira (Porto).
    O FC Porto ganhou 2 LC e 2 LE com ajuda de árbitros????? Se não fosse o FC Porto, Portugal tinha 2 LC e 1 TT ganhas à mais de 50 anos.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking