O Novo Blog Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com


13 de outubro de 2013

Projecto: A Casa do Jogador! Humm...?! Qual jogador?

 ●  10 comentários  ● 
No passado do SLBenfica houve jogadores que ao vestirem a camisola transformaram-na no que hoje conhecemos por "manto sagrado" pela exclusividade que era preciso ter para a vestir.

Costa Pereira, Germano, Mario João, Angelo, Fernando Cruz, Coluna, Simões, Cavém, José Augusto, José Águas, Eusébio, Torres... mas também Humberto Coelho, Félix, Albino, Francisco Ferreira, Nené, Rogério, Chalana, Espirito Santo, Santana, Diamantino, Paneira, Veloso, Alvaro Magalhães, Rui Aguas, Sheu, Pietra, Bastos Lopes, Carlos Manuel, José Carlos, Toni, Neno, Silvino, Bento, etc...

Tudo nomes, entre muitos outros, ligados a imensas glórias do SLBenfica. Nomes de portugueses que ficaram na história do futebol nacional, não apenas na do SLBenfica.

Uns infelizmente já não estão entre nós, outros vivem com alguma dificuldade, outros apenas remediados. São poucos, talvez à excepção de Eusébio, que vivem uma vida desafogada...

Olhando nesta perspectiva, o projecto "Casa do Jogador" é uma iniciativa fabulosa, numa linha social que sempre esteve presente na presidência de Luis Filipe Vieira.

... Mas! (há sempre um "mas")... A generalidade destes jogadores terá mais 50 anos por esta altura. Outros bem mais que isso! António Veloso com quase 50 anos é, possivelmente, o último destes a poder ser olhado como uma "glória" do SLBenfica.

Houve mais? Sim, possivelmente houve jogadores importantes, poucos deles portugueses, mas que de "glorisoso" têm pouco. Simão venceu um campeonato e uma taça, salvo erro. Mas seja como for, desde o início do seculo XXI, duvido que algum destes jogadores com mais anos de SLBenfica venha algum dia a precisar da "Casa do Jogador" em virtude da forma como os salários cresceram e tornaram, mesmo os mais modestos, como jogadores muito bem pagos.

Ora, reiterando que concordo em absoluto com a ideia de um projecto da Casa do Jogador e com a excelente visão social do Presidente, não é menos verdade que se coloca a questão:

- Daqui a 15/20 anos quem estará na Casa do Jogador, quando infelizmente nos deixarem os herois da decada de 60, 70 e 80?

Desde o inicio da década de 90 que o SLBenfica perdeu... glórias. Desde o início do seculo XXI que o futebol perdeu... amor à camisola e os jogadores têm imensos recursos financeiros.

O problema não é a existência da "Casa"... é a ausência do "Jogador"!

10 comentários blogger

  1. Caro GB,

    Mas porque razão a casa do jogador tem de ser só para grandes glórias? Que fazer dos outros que passaram pelo SLB que integraram bons plantéis mas que por uma ou outra razão não puderam fazer grandes contratos??

    Esses também têm de ser considerados Jogador do Benfica
    Não são só os jogadores da década de 50, 60, 70 ou 80 ainda vivos...e os da década de 90?

    E já que falaste no Veloso...se calhar esse ainda vai precisar...

    É uma boa ideia sim senhor, é a minha opinião, isto sendo eu um acérrimo oposicionista de LFV.

    Ou seja não estou em desacordo contigo, mas apenas creio que a Casa do Jogador, é para todos os jogadores que necessitem de ajuda...um puco como a Casa do Artista (os grandes e consagrados não estão por lá).

    VIVA O SL BENFICA SEMPRE

    Nelson C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nelson,
      Começo por dizer que considero excelente iniciativa e projecto ou não???

      Agora, queres lá por quem? O Emerson? O Jardel? O Paulo Jorge? O Manu?

      É para esses a Casa do Jogador?

      Eliminar
    2. E porque não para esses ou outros como esses caro GB?
      Entendo que profissionais que representaram o SLB como jogadores e não só do futebol como muito bem diz mais abaixo o amigo José A.

      E se for para o Emerson, ou para o Jardel (sim o irmão do outro tb), o Manu, o Pringle, o Paulo Jorge...o Fábio Faria por exemplo?
      Ou será só para alguns como o Simão Sabrosa, para o Miguel, para o Manuel Fernandes, ou outros mais recentes que ganham ainda salários milionários e que se precisarem é porque não souberam gerir as fortunas?
      O Luisão? O cardozo? O Aimar? o Saviola? O Rui Costa?...é mais para estes?

      Se calhar mais vale então mudar o nome de Casa de Jogador, para "Casa do Jogador de Futebol do SLB que ganhou grandes salários ou mais de 3 campeonatos, mais de 2 Taças e pelo menos um Liga dos Campeões...Assim por este andar a casa fica Às moscas.

      VIVA O SL BENFICA SEMPRE

      Abr

      Eliminar
  2. Sobre o tema do post acho interessante o Benfica vir a ter uma Casa do Jogador,mas só para aqueles em que a vida foi madrasta após fim de carreira.Hoje o Benfica e muitos clubes pagam ordenados chorudos aos seus jogadores,e basta eles colocarem de lado parte desse salário,para dispensarem qualquer ajuda social para quando terminarem as suas carreiras desportivas.
    Pede-se ao Benfica atual mais conquistas desportivas e melhor gestão financeira e depois sim,fazer algo como o proposto para fixação ao clube de todos aqueles que ajudaram a Instituição em toda a sua história.
    A história do SL Benfica não foi feita só com atletas,mas também com os Associados e Simpatizantes.

    ResponderEliminar
  3. mas a casa e apenas para jogadores de futebol? entao e os atletas das modalidades amadoras ?

    ResponderEliminar
  4. Águia Preocupada13 outubro, 2013 19:41

    Se o Benfica de hoje fosse ao menos idêntico ao Benfica dos anos 80/90, acharia que sim, estavamos perante uma boa ideia e com utilidade inquestionável!
    Mas, e há sempre um mas, a analisar o rumo destes "benficas" para quê e para quem construir uma casa se daqui por 30 anos não vão haver jogadores para dela usufruirem? Ou acreditam que os uruguaios, paraguaios, sérvios, holandeses e mesmo os brasileiros que aqui acabem as suas carreiras vão ficar no nosso país? Ora contem lá quantos estrangeiros por cá andam? Magnussen!? Stromberg? Iuran? Kulkov? Filipovic? Ricardo Gomes? Valdo? Etc., etc., etc... E mesmo os de outros clubes como Jardel ou Deco que foram endeusados... foram e não voltaram nem voltam!
    Este projecto é só mais um que envolve tijolos e cimento para "alguém" ganhar mais uns cobres!
    O Benfica que guarde o dinheiro, crie um fundo para ajudar os jogadores que cá fiquem e que um dia por qualquer infelicidade venham a necessitar como infelizmente aconteceu ao Bom Gigante!
    Gastar milhões para albergar meia dúzia de jogadores é deitar dinheiro ao lixo! A menos que considerem que os edgares, os migueis e outros parecidos tenham lá lugar!

    Depois temos que ter em conta que uma casa com este fim seria um incentivo ao esbanjamento e desvario de muito menino mal comportado. Com o que ganham actualmente, têm obrigação de assegurar o futuro. Caramba, eles ganham muito como jogadores, depois como treinadores e ainda como comentadores... Ou não?



    ResponderEliminar
  5. Enfim e continua a procissão, seja em fóruns seja na blogosfera no Benfica actual... tudo é alvo de ataque devastador e critica feroz: Estádio, Pavilhões, Centro de Estágio e melhoramentos deste, Benfica TV, Museu, aumento record do número de associados e agora a Casa do Jogador!
    Ponto em comum em todos os casos mencionados... o melhor que foi feito e excelentemente feito no Benfica nos últimos anos e que deve ser motivo de orgulho e satisfação.
    Ora o ponto totalmente diferente e de outra dimensão que deve ser alvo de critica e ataque aguerrido e constante é a ausência de títulos, a falta de estratégia desportiva e a incompetência da gestão desta direcção.
    Esse é o alvo e o objectivo... não certamente deitar abaixo, o que já é nosso, é nosso património e que não é pertença de Vieira nem da sua direcção mas sim do Benfica e das gerações vindouras.
    E repito uma vez mais.... se o objectivo é não lesar o Benfica, deixemos os tiros nos pés, no que é nosso e nos deve orgulhar e apontemos ao que interessa, candidato, candidato, candidato.
    Com palavrinhas e os já falados tiros nos pés... chegamos ao ponto de dizermos não queremos Vieira e depois.... trazemos no bolso « um Bruno e um Rangel »!
    Passamos o tempo a ver quem diz a frase mais feia ou mais insultuosa sobre Vieira ( facto que não me enche de orgulho ) e depois não existe procura ou sondagem real e efectiva na busca de um candidato com perfil ganhador e à altura do nosso Benfica.
    Multiplicamos os tiros nos pés e a perdoem - me as estupidez das percentagens de Benfiquismo caindo na estratégia preferida dos portistas e que vem no manual de Maquiavel
    « dividir para reinar » e esquecemos que só unidos e centrados no objectivo que é encontrar um candidato atempadamente poderemos fazer alguma coisa de positivo pelo Benfica.
    Mais uma vez peço perdão... mas como Benfiquista fico « enojado » com a forma como maltratamos o que já é nosso e nos deve orgulhar, perdemos tempo com ataques entre companheiros de caminhada e nos esquecemos do essencial... candidato é lá mais para a véspera a eleições não?

    ResponderEliminar
  6. Deve ser mais um projecto para algum amigo construir!! Projecto desportivo no futebol, isso interessa pouco!

    ResponderEliminar

Atenção: O NGB mantém um registo completo de todos os comentários. Se não estiver registado, assine sempre o seu comentário. Se não o fizer, não se queixe se não for publicado. Seja moderado na linguagem. Se não o for, não se queixe se o seu comentário não for publicado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no âmbito do NGB.

ranking