O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 20 de outubro de 2013

Edifício Rua Jardim do Regedor - pedaço do Benfica ao abandono.

. 23 comentários




Um edifício que foi durante anos o ponto de encontro dos benfiquistas na baixa de Lisboa. 
Um local onde o benfiquismo podia e deveria continuar a ser celebrado todos os dias.

Mas como não dá votos nem comissões, está assim, ao abandono.

Os espaços comerciais ao nível da rua estão todos ocupados, sendo um deles a loja da Adidas/Benfica. Um espaço minúsculo e que não está à altura do que deveria ser uma megastore na Baixa de Lisboa, onde circulam milhares de turistas todos os dias e que levam com eles a imagem do clube.

As promessas têm sido algumas sobre o destino do edifício. A Fundação Benfica, por exemplo.

Mas na prática, a única intervenção que o edifício sofreu nos últimos anos foi a retirada do símbolo do Glorioso, que orgulhosamente se erguia a todos os que passavam por ali. 
Dizem que foi para restaurar. Deve ter sido.

O Edifício tem que voltar a estar ao serviço dos benfiquistas. Fazer-lhe as remodelações necessárias e torná-lo num ponto de encontro para todos os que gostam do Benfica era honrar a sua história, que é também a nossa história.

Para quem não sabe, este edifício era o destino de dezenas e dezenas de benfiquistas. Jogavam às cartas, dominó, damas, bilhar...enquanto miúdos como eu admirávamos a galeria notável de fotos da história do clube.

Entravam os sócios com quotas em dia. 

Em 2009, no seguimento de um mail de um benfiquista, respondia a presidência do Benfica aqui:

"Exmo. Senhor Gaspar Costa - Prezado Consócio,

Incumbe-me o Presidente do Sport Lisboa e Benfica de acusar a recepção e agradecer o seu e-mail sobre o assunto em referência, cujo conteúdo mereceu a melhor atenção.

Em resposta informamos que o Edifício da Rua Jardim do Regedor continua a ser pertença do Sport Lisboa e Benfica, onde, possivelmente, num futuro próximo, irá funcionar a “Fundação Benfica”. 

O Edifício sofreu algumas obras de restauro, dado o estado um pouco degradado em que se encontrava. Parte de um dos andares esteve durante algum tempo arrendado a uma Empresa de restauração mas, por morte do arrendatário, o respectivo contrato foi cancelado, continuando alugadas as lojas que circundam o prédio.

Com os melhores cumprimentos, as mais cordiais Saudações Benfiquistas.

Olga Loiola
Presidência"


O futuro próximo deve ser quando o edifício cair de podre.

Este local tem que ser devolvido aos benfiquistas.

Quem gastou 13 milhões de euros a instalar o museu não gasta 1 ou 2 para que este edifício possa voltar a estar ao serviço dos benfiquistas?   



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

23 comentários

  1. "Roma e Pavia não se fizeram num dia".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso quer dizer o quê relativamente a ese assunto? Assina o comentário, sff.

      Eliminar
    2. Quer dizer isso mesmo, que estamos à espera há 3 anos que aprovem o projecto na câmara de Lisboa. O post não faz qualquer sentido. Porque não se informaram?

      João F. Queimado

      Eliminar
  2. Águia Preocupada20/10/13 22:39

    "Mas como não dá votos nem comissões, está assim, ao abandono."

    Votos não dá... Mas comissões... Uma boa venda daria comissões e das boas... Só que isso obrigaria a uma Assembleia Geral. Porque a alienação do património a isso obriga.
    Por acaso relembrei esse post do Gaspar, pessoa que conheço pessoalmente e fui ler os comentários. E achei muito interessantes as ideias dadas pelo sócio AGM que também conheço pessoalmente e é um benfiquista como poucos que conheço.
    Mas com Vieira, as ideias dos sócios não valem para nada, antes parece que são escarnecidas! Falo por experiência!
    É um crime o estado em que está aquele edifício! Pelos vistos, as empresas de cpnstrução do Vieira apenas constróiem obras novas... Nada de reconstruções! Caso contrário, há muito estaria renovado o edifício!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens dúvidas que antes as Casas do Benfica aprovariam com os seus votos numa AG a alienação do património? Ou que seriam alterados os estatutos também com o beneplácito das Casas para que deixasse de existir essa condição?

      O problema ode também passar pelos contratos do comércio alí esabelecido. Provavelmente estão à espera que cheguem à altura da renovação para cobrarem umas rendas exorbitantes e os obrigarem a ir embora.

      Se houvesse alguma vontade de fazer daquilo o que era, um local de culto do benfiquismo no coração de Lisboa, já o teriam feito.

      Eliminar
  3. este espaço devia ser utilizado como salão de convivio dos associados do benfica. Em pleno coração de Lisboa devia funcionar como uma casa do clube. Existe mais proximidade entre os benfiquistas das casas pelo Mundo que na nossa cidade sede. É apostar num bar moderno bem decorado para atrair turistas e rentabilizar o espaço num piso. e noutro uma sala exclusiva para sócios onde podemos ver os jogos fora do benfica com a certeza que nao temos "lagartos" e "andrades" por perto. Quando estou em qualquer zona do país vejo spre o glorioso nas casas. Em lisboa nao existe nada disso, e nao me falem da catedral da cerveja que isso é sustentar vicios alheios

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assina o comentário, sff.

      Tens toda a razão. Aliás, o estádio da Luz não tem um sítio para convívio dos sócios à altura do que havia. Para esta direcção, os sócios devem conviver é nas lojas.

      Com os milhares de turistas que andam pel Baixa, aquele edifício bem aproveitado seria um veículo de transmissão do benfiquismo para o estrangeiro. Luzes, animação, merchandising, tudo junto e em promoção do benfiquismo.

      O bar era bonito, com classe. Lembro-me bem dele.

      Até como espaço de promoção de visitas ao museu junto dos mesmos turistas.

      Eliminar
  4. Vieira até podia fazer alguma coisa mas anda ocupado com o Fernando das facturas e a profissionalização dos árbitros,coisas que nos vão servir no futuro para atrair mais gatunos para apitar os nossos jogos.
    Avé Vieira!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assina o comentário, sff.

      Andará ocupado com muita coisa, decerto. Não há tempo é para promover o benfiquismo.

      Eliminar
  5. Bem me lembro de lá ir com o meu pai comprar bilhetes p os jogos e comer uma bifana! Que saudades!!!! E depois passar pelas salas de jogo onde os velhotes (e não só) se entretinham na jogatana da sueca, dos cavalos, damão, etc. Ou então apreciar uma jogatana de bilhar ás 3 tabelas e olhar para as fotos das grandes equipas do Benfica do passado!!!

    Saudações Vermelhas!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grandes lembranças, Rogério!! Só quem não sabia o 'templo' de benfiquismo que aquilo era é que pode desvalorizar a importância do edifício.

      Eliminar
  6. os anti -vieira no seu melhor ! e isto q vocês querem folclore e fado e circo ambulante

    kiki

    ResponderEliminar
  7. Portanto agora já se deve investir no betão, mas antes não? Decidam-se... criticar por criticar já cansa... Vocês tornam-se muito previsíveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Investir no património do Benfica, meu caro. Na recuperação de um edifício histórico e num local que pode ser rapidamente rentabilizado o investimento.

      Criticar por criticar é o que fazes. Se não sabes o que significava aquele edifício para o benfiquismo, então tá calado.

      Eliminar
    2. Não, criticar por criticar é mesmo o que fazes por aqui Shadows, investir no património do Benfica tem sido o feito por esta direcção e por aqui é só ataques, logo, claramente falta-vos por aqui uma enorme e colossal falta de coerência. Junta a isso os ataques aos que defendem a direcção e a vossa falta de visão para o clube como um todo. Eu já vi o Benfica na merda e agora vejo-o de volta a ser respeitado. E agora claro é um tacho muito apetecível! Até a Benfica TV que diziam que não andaria, que o Vieira já tinha tudo acerto com a Sport TV e olha, puff! E não é que a Benfica TV é um claro sucesso? E não é que o clube investe no seu património? Criticar por criticar é o que se faz aqui!!! E quando não surge algo em que se possa pegar para atacar seja pelo que for, inventa-se!!! Apoiem o clube, lutem pelo clube, não pelos tachos que gostavam de ter no clube!

      Eliminar
    3. Bicadas de Aguia, não me obrigues a julgar-te alguém com pouca inteligência.

      Onde leste no NGB críticas à criação e crescimento da BTV? Em lado nenhum.

      Já críticas aos critérios editoriais e à linha de programação sim. Bem como ao facto de ter sido eliminado um programa que ficou na linha de fogo dos avençados por ter sido lá 'desejado' que PC fosse festejar o título com o finado Pedroto..

      Quanto aos direitos televisivos, tu acreditas no que queres. Não penses é que encontras aqui os analfabetos com quem estás habituado a lidar. Felizmente, este blogue é composto de gente inteligente, que pensa pela sua cabeça e muito bem informada.

      Queres saber quem é o verdadeiro dono dos direitos da Liga Inglesa? E porque o Benfica tem neste momento os seus jogos na BTV? Investiga em vez de te pendurares no que os outros sabem.

      Por isso não julgues que vens para aqui debitar as alarvidades típicas dos carneiros e que são ignoradas.

      Pouco me importa se os temas que aqui debatemos incomodam. É para o lado que durmo melhor.
      Sabes porquê? Porque aqui não vivemos à conta do Benfica nem estamos minimamente interessados em fazer um único cênimo à custa do nome Benfica.

      Ao contrário de ti e dos teus amigos que precisam disso para se sentirem alguém.

      Eliminar
    4. Shadows, por este teu texto julgo-te alguém que faz do insulto a sua arma pessoal, quando alguém discorda do que diz.
      Portanto pelo post que colocaste, o discordar de ti é ser alguém de pouca inteligência, para ti estou habituado a lidar com analfabetos, o que coloco é típico de ser carneiro, e ah, o corolário, é dizeres que ganho dinheiro à custa do Benfica....

      Esta última coisa então é deliciosa... ganho tanto dinheiro à conta do Benfica que não há publicidade no meu blog, raramente lá posto (não procuro audiências), sou sócio com quotas em dia, comprei red pass e vou ao estádio apoiar nos jogos europeus.

      Portanto ganho muito dinheiro com o Benfica sem dúvida.

      O que ganho com o Benfica não é dinheiro, é algo que não tem valor, não se compra, apenas se sente.

      Tratares os benfiquistas que discordam de ti como se fossem anormais, analfabetos, sem argumentos, é que é muito mau.

      Sobre a questão da sede, veremos a quem o tempo irá dar razão.

      Como já disse basta ver o que diziam antes de LFV e do acordo com a Sport TV....

      Enquanto continuarem com este vosso discurso de puro destilar de ódio a LFV e ataques contínuos só vão fazer com que os benfiquistas se afastem de vocês.

      Arranjem alternativas! Não ataques!!!

      Eliminar
    5. Bicadas, não gostaste?
      Então para a próxima pensa 2 vezes antes de vires tu com insinuações de que andamos à procura de tacho. Ou de que destilamos ódio seja a quem for.
      Não nos confundas com outros bloggers que por aí andam a fazer dinheiro à custa do nome Benfica.

      Quem eu critico é o presidente do Benfica, e não o homem LFV. Até porque na sua vida pessoal, sei que é alguém altruísta. Raro hoje em dia.
      Como presidente do Benfica tem escolhido uma gestão de endividamento contínuo, sem resultados desportivos sustentáveis. No que isto vai acabar? Numa espécie de resgate, a não ser que nos apareça um 'Bruno de Carvalho' que coloque a banca em sentido e renegoceie a dívida.

      O que dissemos anteriormente sobre a BTV e a Olivedesportos, mantemos. Se preferes ir na conversa do 'pensamento único', é contigo.

      Temos a nossa opinião sobre o clube e a sua gestão. Nem entre nós há unanimidade no que queremos para o clube.
      Só encontramos essa unicidade de pensamento num aspecto: todos queremos ver o Benfica ganhar. Não de vez em quando mas sempre.

      Como te é facilmente comprovável, neste blogue toda a gente pode comentar. Se não me interessasse que isso fosse possível era fácil. Debitava os meus textos e opiniões e ninguém tinha voto na matéria.

      Se queres discutir com elevação, proponho-te que dês o exemplo antes de o exigires a outros.

      Já o disse em outro comentário a seguir. Se for preciso dou pessoalmente o número do Manuel Salgado da CM Lisboa para desbloquear as licenças. Não me queiram é fazer de parvo.

      Eliminar
  8. É mais do mesmo isto, são daquelas noticias para juntar a tantas outras da campanha Anti - Vieira...
    Já foi comunicado o projeto em que está inserido a nossa sede das portas de Santo Antão, o Benfica espera a 3 anos para que a câmara aprove o projeto e passe as licenças para o arranque das obras. PFF PENSEM EM APOIAR O BENFICA, E DEIXEM DE MESQUENHICES SEM SENTIDO E QUE NÃO ABONAM EM NADA O BENFICA.
    PENSEM EM IR MAS É A LUZ APOIAR A EQUIPA 4F

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guilherme, é preciso que eu dê o número do Manuel Salgado da CM Lisboa? É que se for preciso dou. Sem problemas.
      Ou as vezes que LFV se sentou com António Costa ao lado na tribuna da Luz não chegaram para mencionar esse tema?

      Aos bloggers do NGB bem de muitos outros não precisas de apelar para ir à Luz. Estamos lá sempre.
      Apela é aqueles que apoiam o Sport Lisboa e Vieira a sairem do sofá e encherem a Luz. Afinal não são 83% dos sócios?

      Eliminar
  9. Meu caro,
    fale com quem desejar, eu apenas falei com o conhecimento sobre o assunto e o que já foi debatido. Agora eu não sou vieirista sou Benfiquista e defendo sempre os interesses do meu clube, e estou la sempre na vitória ou na derrota faça chuva ou faça sol... Mas existem muitos por aqui e não só, que pensam que ao atacar constantemente o Vieira, JJ, Luisão, Maxi, Ârtur, etc, é que vamos chegar aos titulos? Desculpem mas eu não penso assim até Maio é apoiar incondicionalmente depois vem a festa ou a critica! O ano passado até inicio de Maio fomos Bestiais depois de 3 jogos passaram todos a Bestas?! Não concordo. Acho que crescemos muito em 13 anos, praticamente do 0, se sou a favor de tudo o que se passou e de todas as escolhas?óbvio que não, mas existe alguém perfeito e que faça sempre as melhoras escolhas? não mesmo! resumindo só acho que esta história de vieirismo e blá blá só serve para desunir os Benfiquistas e criar instabilidade. Somos todos Benfica penso eu, mas com ideias diferentes, mas se o ano passado ganhessemos como mereciamos aqueles 3 jogos, ninguém criticava o JJ, em i LFV, etc! E mais se vão á Luz sempre ainda bem, porque eu acompanho o Benfica 80% durante uma época, e quantos mais melhor, mas que seja para apoiar e não para assobiar, para isso fiquem mesmo em casa no sofÁ! RUMO A LUZ BENFICA SEMRE

    ResponderEliminar
  10. Vamos ter novidades para breve sobre este tema!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking