O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sábado, 5 de outubro de 2013

A ratice

. 13 comentários
Portugal, 5 de Outubro de 2013

Há tempos atrás circulou por aí uma carta aberta ao Presidente Vieira, subscrita pelo sócio Arrobas da Silva, onde a “páginas tantas” explica a derrota no campeonato anterior, com um (!) lance ocorrido no fatídico FCP – Benfica. Segundo ele, o 2º golo do FCP nasce da falta de ratice de André Almeida que num lançamento lateral, optou por tentar servir Cardozo, o qual estava emparedado por 2 defesas, tendo começado aí a jogada que deu o 2º golo. E o fim do sonho do 33º título.
Os adeptos do Benfica têm o coração junto à boca quando falam, e junto ao cérebro quando pensam. Por isso nem falam, nem pensam com a objectividade que o contexto competitivo viciado em que o Benfica participa. Um campeonato não se perde num lance, não se perde num jogo... um campeonato ganha-se e perde-se em 30 jogos. Não perceber isto, é não perceber que o Benfica fez muito bom trabalho para chegar ao estádio do FCP com o título na mão, caso o FCP tivesse os pontos que o valor da sua equipa merecia.
Não podemos pedir mais “ratice” aos jogadores do Benfica quando jogam, e não termos nós próprios, a “ratice” de pensar o futebol como o FCP pensa. Porque o FCP nunca questiona a sua equipa de futebol quando não ganha, nunca questiona as opções do treinador quando não ganha, não questiona a qualidade do jogo que fizeram, não questiona se mereciam ganhar ou não. Questiona os erros dos árbitros, como se viu no Estoril!
O FCP enquanto estrutura e os analistas ligados ao clube, nunca questionam a equipa. Nunca dão azo a que a comunicação social entre por caminhos que desestabilizam, porque apontando a causas internas. Mexem com os níveis mentais e emotivos de todos. Mas o povo portista sim, esse critica, assobia e manifesta desagrado. Que curiosamente são ignorados pela mesma comunicação social que anda atrás dos adeptos do Benfica para falarem mal do treinador, e não estou a pensar no Jesus.
Ser “rato” nestas coisas é ver para além da nossa equipa. Havendo 3 equipas em campo, temos de pensar à FCP, se isso significa pensar “à campeão”. Ou seja como atrás exemplifiquei. Isto para contestar a ideia do Bruno Carvalho, candidato derrotado, que afirmou que “no Benfica há uma cultura de segundo lugar”, quando Jesus disse após a derrota em Paris que íamos concentrar-nos na luta pelo 2º lugar do grupo. Pois deixemos para trás o discurso dos coitadinhos e joguemos ao ataque como o FCP faz.. não temos de nos rever nos melhores?
A não ser que nestas questões de “discursos”, não possamos adoptar o discurso deles, porque são um clube que tem um presidente condenado por corrupção.. mas então em que ficamos? O que é pensar em função de uma cultura de primeiro lugar?
Vou tentar dar um exemplo. Mais uma vez ligado com a comunicação social. Após o gamanço do jogo com o Belenenses, a 1ª parte da semana começou com o habitual branqueamento de que “houve erros, mas o Benfica jogou mal”. Alguns “fidalgos de bolsos vazios” (adeptos totós) ilustraram com a grandeza de outros tempos, que “afinal tivemos 60 mn para marcar 1 golo e não marcamos”. É que o Benfica quando é gamado pelo árbitro, tem de marcar mais do que 1 golo... Por acaso quando fomos campeões, só ganhamos 1-0 ao Belém.. sorte a nossa não termos sofrido golos em fora de jogo...
Veio a 2ª parte da semana, e passou-se o motivo das criticas, para a “fraca exibição” e o mau resultado contra o PSG, adjectivando-se da pior forma possível, o que já não era agradável. Num espaço de dias, passamos de um jogo gamado em que o treinador não soube por a equipa a corrigir os erros do árbitro, para um jogo em que o treinador não soube contrariar o poderia adversário. Não sei se repararam, mas o objectivo foi sempre o treinador. Que até serviu (dá dentro) para lavar os erros do árbitro. Para lavar o trabalhinho do “sistema”.
Ora bem, o adepto ingénuo seguramente vai pensar que sim, que todo este chorrilho de criticas é natural, desinteressado e justo. O adepto com “ratice” vai pensar que nada disto acontece por acaso, que o FCP quando é goleado na Champions nunca aparece nos destaques ou capas dos jornais de Lisboa, que o SCP quando levou 7-1 não teve ninguém a pedir a cabeça do treinador Paulo Bento, a falar em depressões e mau ambiente no balneário, etc. Então terá de haver mais qualquer coisa para além da função “informativa” agressiva da comunicação social. E de facto há. Chama-se Manuel Mota e vai arbitrar o jogo de amanhã no sempre difícil campo do Estoril.
O Sr.º Manuel Mota arbitrou o Beira-Mar – Benfica da época passada, onde por acaso assinalou 1 penalty a nosso favor, existente, mas em contrapartida não viu outros dois, sendo que um foi da responsabilidade do árbitro assistente, mas outro foi da sua responsabilidade. Foram 2 penaltys na mesma jogada e ambos sobre Lima. Não marcou. Associado a estes lances havia a punição disciplinar que condiciona o jogador, ou pode levar à expulsão se já tivesse um cartão amarelo.
Ora bem, o Sr.º Mota foi escolhido e esteve no passado domingo, no FCPB 2 – Santa Clara 1. Se a coincidência da nomeação para um jogo do Benfica, depois de um jogo do FCP B, pode passar em claro aos ingénuos, talvez a sua actuação não. O que vos deixo para verem bem, talvez explique porque foi escolhido. Depois a culpa vai ser do treinador (é o que dizem os jornais):



Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

13 comentários


  1. A tua insistência nesta tecla é justificada porque isso é a realidade mas se tu tens uma espécie de presidente que prima pela ausência e que só aparece quando a casa começa a arder descarregando a sua incompetência apelidando os Benfiquistas de abutres vmo-lo agora mudar de cassete já que a anterior de velha e relha deixou de convencer.

    Não se repararam mas finalmente houve evolução já que o JVA deixou de ser culpado de tudo..

    Agora lá mandou umas bocas aos árbitros, não há arbitragem, porque a tê-lo feito não se compreenderia a presença do facturas em Paris, a expensas do Benfica e também não o ouvimos pronunciar há muito o nome do vitinho.

    Há muito que venho dizendo que o Viera meteu o Benfica no tal ""sistema"" . Então não o ouvimos na ultima entrevista a lembrar a gratidão que o Benfica ((deveria ter falado em nome próprio porque ele é que lhe deve estar grato por o oliveirinha lhe ter franqueado as postas do Benfica debaixo das barbas do mais patético presidente da história do Benfica.

    Temos o que merecemos embora eu não tenha culpa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Conde,

      O LFV pode ser acusado de muita coisa, mas não do garrote da corrupção desportiva que começou a sufocar o futebol português em geral e o Benfica em particular. Infelizmente o esvoaçar dos abutres á volta do Benfica, não é um caso recente, esse fenómeno oportunista começou a fazer-se sentir e com mais intensidade com a saída de Jorge de Brito do Benfica. Claro que este passarada oportunista e necrofaga que é, sabe bem que só sobrevive e come com a desgraça alheia, por isso quando se deparam nem que seja com um pequeníssimo arranhão, tudo fazem para que este se transforme numa pequena ferida, depois numa grande ferida até começar a jorrar sangue; claro que os abutres nem querem saber se a origem da ferida foi feita por algum criminoso ao disparar sucessivos tiros de fruta putrefacta, o que eles querem mesmo é bicar, bicar e bicar.

      João Santos

      Eliminar
    2. Só os corruptos e/ou alguém de má fé, é que não reconhecem que nestas últimas quatro épocas a equipa que melhor futebol praticou em Portugal e em termos meramente desportivos foi mais competente que todas as outras, logo se não fosse a habitual falta de verdade desportiva que impera há mais de 30 anos em Portugal, era o Benfica que tinha sido sucessivamente campeão; em conclusão os argumentos de todos aqueles que afirmam que o Benfica só não é campeão devido a erros próprios e de quem dirige o clube... caem por terra quando se deparam com os factos conhecidos e documentados publicamente em vários jogos e estádios deste país.

      Carla Sousa

      Eliminar
    3. Parabéns, Carla Sousa.
      Jorge Jesus, certamente dos últimos treinadores foi o único capaz de ter um rendimento superior ao F.C. Porto NAQUILO QUE DEPENDE OBJETIVAMENTE DE UM TREINADOR.

      Será que algum outro treinador, mesmo os grandes Mourinho ou Guardiola seriam capazes de reverte os 22 pontos que o F.C. Porto acrescentou a mais diretamente com as decisões arbitrais e assim conseguir mais títulos para o Benfica nestes últimos 4 anos?

      Quando somamos todos os pontos "limpos" das decisões arbitrais, ou seja aqueles que foram CONQUISTADOS SEM NENHUMA INFLUÊNCIA DIRETA DE UM ÚLTIMO GOLO DE PENALTI E ANTES DE UMA EXPULSÃO, NOS 120 JOGOS O BENFICA TERIA CONQUISTADO 279 PONTOS E O F.C. PORTO 277 PONTOS DOS 360 POSSÍVEIS.

      Deixo aqui alguns dados estatísticos que deve conhecer para compreender as condições em que se disputa o titulo de modo a conhecerem a principal razão pela qual Jorge Jesus não ganhou mais títulos:

      - Nas condições regulamentares 11 contra 11 e sem o efeito direto de um último golo de penalti o Benfica e o F.C. Porto nos últimos 4 épocas tiveram um rendimento desportivo tão superior aos seus adversários no campeonato português ao ponto de terem conseguido conquistar pelo seu próprio mérito 77% dos pontos em disputa nos 120 jogos, ou seja 279 pontos e 277 pontos respetivamente. Dificilmente algum outro treinador conseguirá alguma vez acumular mais de 84% dos pontos em disputa em 120 jogos sem o efeito de pontos acrescentado diretamente com influência arbitral.

      - Infelizmente para o Jorge Jesus o seu rival beneficiou mais das decisões arbitrais que diretamente deram pontos, de tal forma que acabou acrescentado diretamente com as decisões arbitrais (penalti e expulsões) mais 22 pontos que o Benfica. Como facilmente se compreende os pontos acrescentados com um último golo de penalti e em superioridade numérica dependem diretamente duma decisão arbitral, e claramente o Jorge jesus não consegue ter qualquer influência nesta enorme diferença, dai que não deva ser responsabilizado por ter feito menos 22 pontos com influência arbitral que o seu rival. Essa responsabilidade indiscutivelmente só pode ser imputada a arbitragem, pois é uma diferença demasiado grande entre duas equipas que revelaram competências muito iguais em conquistar pontos independentes da influência arbitral, ou seja, se não houvessem alterações pontuais diretamente dependentes de decisões arbitrais.


      O rendimento das equipas no nosso campeonato é altamente influenciado pelas decisões arbitrais relevantes (Penalti e Expulsões). NESTAS ÚLTIMAS 4 ÉPOCAS OFICIALMENTE O BENFICA ACABOU ACUMULANDO 285 PONTOS, OU SEJA 2,1% DOS SEUS PONTOS GANHOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL ENQUANTO QUE O F.C. PORTO ACABOU ACUMULANDO 305 PONTOS, OU SEJA 9,2% DOS SEUS PONTOS ESTÃO DIRETAMENTE DEPENDENTES DUMA DECISÃO ARBITRAL.

      Podem consultar estes e outros dados estatísticos reveladores no Blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/

      Eliminar
    4. Á corrupçõa dura há 30 anos, mas o Benfica não ganha nada de jeito apenas há 20 anos, talvez fosse bom em vez de falarem nos arbitros e nos roubos, como se não tivessem existido nos anos 80 e 90 e bem piores que agora, pois não havia controle nenhum, valia tudo e mais alguma coisa, coitados destes jogadores e dirigentes do Benfica se tivessem que suportar no Porto aquilo que dirigentes, jogadores e adeptos suportaram em Abril de 1991, e nem mesmo isso impediu o Benfica de ser campeão, nem mesmo o arbitro que prejudicou o Benfica nesse jogo, mas como dizia talvez fosse bom verem o que se passou nesses primeiros 10 anos, mas que me desculpem, mas eram outros dirigentes, outros jogadores e outros adeptos, que não se desculpavam com os outros e exigiam era a quem estava no clube fossem dirigentes ou jogadores, mas hoje ficam todos ofendidinhos por assobiarem e verem lenços brancos, deviam era ter jogado noutros tempos no Benfica, mas não admira que com estas coisas nada ganhemos e apenas reclamemos, falavamos no Sporting e criticavamos a eles por se queixarem dos arbitros e por fazerem luto, mas diziamos que não ganhavam porque nada jogavam, mas estamos na mesma que eles ou já pior, é como o ditado não cuspas para o ar que te pode cair em cima

      Eliminar
    5. Amigo Conde, bem sabes que eu não gosto de Vieira. Bem sabes que não gosto do caminho que o clube/SAD tonou em Novembro de 2000 porque andamos a encher os bolos a toda a gente e não ganhamos nada, bem sabes que eu digo que Vieira é um"tigre de papel" a quem moldam a imagem para que tudo continue como está e os sócios paguem ara esta tralha toda...

      Eu escrevo para sócios e aderptos, porque se os sócios e adeptos na sua maioria percebessem que é pela arbitragem que temos de ganhar mais campeonato,s ou seja, por uma correcta aplicação das leis de jogo para TODAS as equipas, óbviamente que o Sr.º Vieira teria de alterar a sua forma de actuar..

      Como tiveram de o fazer quando os sócios protestaram com o azul da publicidade da TMN nas camisolas... é por isso que escrevo, para dar outras perspectivas que levem os sócios a pressionar o Sr.º Vieira ou quem lá estiver na Presidência (que nos próximos anos vai ser sempre este estorvo)

      Eliminar
  2. Um excelente artigo que demonstra bem que só não vê quem não quer ver. Infelizmente há uns poucos Benfiquistas que gostam e fazem questão de surfar esta onda, que é formada e moldada com os ventos da corrupção desportiva soprados desde o norte.

    LR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Também pretendi ironizar sobre o que é isso de fazermos o discurso do 1º lugar, que o Bruno de Carvalho criticou recentemente...

      No resto obviamente que o Benfica não perdeu o titulo no FCP, mas sim quando o FCP foi impedido de perder pontos graças aos habituais erros de arbitragem....

      Eliminar
  3. Impressionante, o nome do FC Porto tem que ser referido. Deviamos ver os erros, corrigir e melhorar. É o que o FC Porto faz, não venham com histórias de árbitros, pq todos sabem que não é essa a principal razão da SL Benfica não vencer e ter perdido o domínio do futebol.Não é por falarmos dos nossos erros na imprensa que nos destabilizam. Se não falarmos nos nossos erros a imprensa não é parva e vê os clubes que jogam bem (por exemplo SL Benfica 2009/2010), das que não jogam bem ( SL Benfica 12/13 ), e falam na mesma do SL Benfica. Por isso, O SL Benfica tem de ser superior a isso tudo, organizar-se, trabalhar e lutar para ganhar. O anti benfiquismo, são os pseudo-benfiquista que o criam, com bazófias, apagar a luz quando perdemos o titulo em casa, agressões a policias ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, não sei se és benfiquista, mas quando ainda recentemente viste o FCP ganhar ao Guimarães com 1 penalty escandaloso, e quando viste o Benfica levar com 1 golo do Belém quase 3 metros em fora de jogo, não sei o que é que a organização interna do Benfica e/ou opções do treinador têm a ver com isto.... será que o Proença não marcava o penalty a favor do FCP se o Benfica tivesse outra organização? Será que o FCP ganhava esse jogo se o penalty não fosse assinalado? Quantos penaltys de4sses viste o Proença (ou outro) assinalar a favor do Benfica? Se o penalty não é importante para o Benfica, porque é importante para o FCP?

      Eliminar
    2. O FC Porto sofreu um penalty inexistente contra o Estoril. Erros acontecem sempre, parem com a ideia que o FC Porto é sempre beneficiado e o SL Benfica é sempre prejudicado. Já vi erros a favor do FC Porto E do SL Benfica e vice-versa. Sou benfiquista e não pseudo benfiquista, nem anti e nem sou cego. Saudações benfiquistas.

      Eliminar
  4. Alguém viu aquele jogador que n tinha capacidade para o Benfica e que nem no Belenenses se ia impor, segundo uns Benfiquistas entendidos?? Viram o Miguel Rosa? TRISTES!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta não é para mim seguramente.. o Miguel Rosa não tem lugar no Benfica mas tem lugar em qualquer equipa da 1ª Liga que lute para o meio da tabela... Até acho que o Benfica deveria tê-lo na 1ª equipa pelo menos 1 época, dando-lhe uma oportunidade pelo grande profissionalismo que ele sempre demonstrou...

      Contudo o caminho de Vieira foi ir buscar o Djuricic (mais 6 milhões de euros) para aumentar mais as dificuldades de integração de Miguel Rosa...

      Como também reparaste ele foi expulso e no Benfica isso seria mau...

      Eliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking