O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A arte da mentira

. 11 comentários


Portugal, 4 de Setembro de 2013



Como tentei mostrar no último texto, sem qualquer pretensiosismo (embora muitos pensem que não), a comunicação social valoriza os aspectos que bem entende dos factos noticiosos (as ocorrências no “mundo” real depois transformadas em notícias e destaques) para orientar o pensamento das pessoas no sentido que mais jeito lhes dá. Dei o exemplo dos últimos dois jogos entre Benfica e SCP, o primeiro que ficou conhecido como o “maior roubo” da época, associado ao árbitro Capela, pelos destaques que a comunicação social deu aos supostos erros de arbitragem que aconteceram nesse jogo, e o último onde nada se passou em termos de destaques excepto o grande golo de Markovic.


De um jogo para o outro o critério mudou. Em vez de termos os erros do árbitro na 1ª página, como no caso Capela, desta vez tivemos a qualidade do golo do Benfica. Por acaso no jogo do Capela o Benfica marcou 1 golo que andou pelas bocas do mundo devido à sua excelência, mas isso não foi destaque em NENHUM jornal português (como agora foi o golo de Markovic), TODOS preferindo enfatizar os erros do árbitro. Ao contrário no último derby onde os erros mais graves do árbitro e com interferência directa no resultado, foram TODOS contra o Benfica mas isso não transpareceu em nenhum jornal, excepto no jornal O JOGO na metade inferior da 1ª página (a parte menos lida do jornal – vejam nos escaparates que a dobra do jornal só permite ler a metade de cima).


Resumindo em trocados, no Benfica 2 – SCP 0 para o público ficou a ideia que o Benfica ganhou com a ajuda do árbitro. No SCP 1 – Benfica 1 ficou a ideia que o Benfica só empatou devido a um grande golo, a uma jogada individual, a essas coisas raras no futebol como são os lances de inspiração. No Benfica 2 – SCP 0 não se percebeu que o Benfica jogou muito melhor que o SCP, equipa que fez o 1º remate enquadrado com a baliza aos 47 mn da 2ª parte quando WW rematou para os “3 pontos do País de Gales”. No SCP 1 – Benfica 1 não se percebeu que só na 1ª parte o Benfica mandou uma bola à trave e teve um golo perdido que não é normal no jogador que foi, Sálvio, enquanto o único golo do SCP, madrugador, foi obtido numa situação de relativa facilidade de detecção de fora de jogo.


Desconstruindo os factos que aconteceram e ficcionando-os através de “notícias”, destaques e comentários, a comunicação social (já não estou a falar só do jornal A BOLA) conseguiu inverter os parâmetros a valorizar, em claro prejuízo do Benfica, e da verdade desportiva na parte que se relaciona com os erros de arbitragem. 


Como se vê, mentir pode ter conotações artísticas. E com carteira profissional e um código deontológico a respeitar, torna-se numa arte só ao alcance de alguns...


Quem são os eleitos? Não é difícil apontar: todos os jornalistas ou não, que ano após ano aparecem nos programas de televisão ou nas rádios, que têm colunas de opinião nos jornais, contribuições pelas quais são bem remunerados. Uma vez ataquei Carlos Daniel acerca disto e das suas opiniões por e-mail, e ele respondeu-me que “era pago pelo seu trabalho”, com se fosse a coisa mais natural do mundo. Mas não me disse tudo. Ele é pago por escrever as suas opiniões enquadradas pelo lado que menos interessa ao Benfica e ao rigor dos factos. No dia em que quiser ser correcto, deixa de ganhar esse “extra” que não deve ser tão pouco como isso.


Exemplos das suas opiniões: quando Carlos Azenha empatou na Luz, com o Portimonense, 1-1, em que Jesus fez descansar mais de metade da equipa titular (o titulo estava entregue – ano do Roberto), escreveu uma opinião a enaltecer as qualidades de Azenha, que “definitivamente deixava de ser conhecido como “Azelha” e passava a conquistar o respeito dos agentes desportivos blá e blá”, sem nunca referir que o Benfica jogou desfalcado e que o penalty que dá o golo do Portimão, nasceu de uma mão de Roderick fora da área... Ora como este aspecto não se encaixa no “guião” “Benfica favorecido” (idem último jogo com SCP), desvia-se a agulha da opinião para outro lado, o lado de um amigo. Por falar nisso: onde anda essa sumidade do futebol chamada Carlos Azenha?


Mas temos mais. Este tipo de mentiras por omissão, não surge só porque uns são adeptos do SCP ou do FCP. Temos também benfiquistas como José Querido Manha, hoje Director do RECORD (dá jeito ter um tipo benfiquista à frente de um jornal de sportinguistas, para a propaganda azul e branca contabilizar que em Lisboa há dois jornais do Benfica, o Pravda e o Querido Manha) que escreveu a propósito do derby que o Benfica teve “sorte no azar”, reportando-se às substituições forçadas, em particular a de Lazar Markovic. 

Ora 8 dias antes contra o Gil Vicente, alguém se lesionou para entrar Markovic? Não. Porque “carga de água” teria JQM de distorcer o assunto, fazendo crer que Markovic não jogaria contra o SCP por opção de Jesus? Porque também há o “guião” “despedir Jesus”...


O falecido Artur Semedo, já recebia em 1998 – dito pelo próprio - no jornal o JOGO, 60 contos na moeda antiga, 300 euros por semana, em cada crónica que escrevia a “malhar” em Vale e Azevedo. 4 crónicas por mês e recebia mais do que o salário de um quadro superior... só para dizer mal de Vale e Azevedo...


Hoje em 2013 as coisas não mudaram muito. Os alvos (equipa do Benfica jogadores e treinador), e as defesas (méritos de FCP e SCP, ou erros de arbitragem pró FCP e SCP) é que passaram a ser outros. A mentira pode ser “arte”. E a “arte” tem o seu preço.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

11 comentários

  1. acho que os jornalistas em geral sao muito medrosos e muitos deles comprados e muitos alvos de chantagens. porque sera que os jornais nao fazem o mesmo alfv que fisseram a rangel?, continuando lfv agora simdevia aparecer e defender o benfica que tem sido roubado em 3jornadas consecutivas.nada fala ele mesmo na entrevista ultima disse que nao falava de arbitros porque talves tambem coma no mesmo lado. por mim rui gomes da silva e o mais indicado para presidente e lfv e pra ser corrido ja.chega de esperar. lfv ja perdeu toda a tolerançia.

    ResponderEliminar
  2. Que belo post e caso para dizer viva a mentira so me lhes apetece chamar um nome filhos duma pt@,so nao entendo porque tanta protecao a esses dois clubezecos ranhosos e desprotege-se o Benfica que lhes da mais ganho que esses dois ranhosos juntos.

    ResponderEliminar
  3. ""FC PORTO«Melhor início de época era impossível» - Paulo Fonseca""

    OS APINTADORES PENSAM O MESMO

    ResponderEliminar
  4. Anónimo4/9/13 21:19

    completamente de acordo.
    A esmagadora maioria da CS está programada para denegrir o SLB. Este ano, por efeito da BenficaTV, acentuou-se a intoxicação. Hoje o jornalismo é feito por gentalha paga para obedecer a directrizes dos donos dos pasquins, via directores. As arbitragens funcionam nos mesmos parametros de interesses.

    ResponderEliminar
  5. Tendencias clubisticas digas o que disseres dos jornais desportivos:
    A Bola: Benfica
    Record: Sporting
    Gazeta dos Desportos/O Jogo: Porto

    Depois eu acho que para ti os jornais estaram bem quando disserem bem do Benfica, jornalista que se preze é isento independetemente da sua cor clubistica e não tem que analisar os assuntos sob o prisma do adepto, claro que existem alguns tipos de jornalistas, mas se calhar o mal nem está nos jornalistas, está mais em quem são os donos dos jornais, esse é o problema da promiscuidade existente e não tanto os jornalistas. E digo-te mais aquilo que dizem os jornalistas para mim não significa nada, não influencia nada, porque para mim eles apenas dão noticias, não me conseguem influenciar a minha opinião nem a de milhões.
    Quero te ver no campo e depois diz-me lá da facilidade de veres aqueles foras de jogo, só se tiveres raioX nos olhos, até te digo mais dou-te meio metro adiantado ao jogador e se em 10 vezes apanhares 2 tens premio.
    Digo-te mais nem tu nem ninguem consegue estar concentrado em dois pontos ao mesmo tempo e quando quiseres demonstro-te isso com a maior das facilidades, e em como facilmente te desvio a atenção do teu cerebro para qualquer outro lado, antes de dares essas opiniões deves aprender mais do corpo humano e então quando souberes da mecanica do corpo humano, baseia nisso as tuas opiniões.
    Tambem te digo nenhum presidente do Benfica desde 1994, necessita que ninguem diga mal dele, pois os seus trabalhos atestam bem o que fizeram ao clube, ao contrario do que te fartas de dizer as pessoas não são incultas e estupidas, as pessoas sabem filtrar o que lêem e formar a sua opinião, que dependendo do ponto de vista de cada poderá ou não estar certa.
    Mas continua a pensar que não ganhas por causa da comunicação social, é uma coisa que nunca na vida tinha ouvido, mas parece que o centro do mundo para ti é o Benfica e se for esse o caso talvez tenhas razão, fala nos arbitros, na Uefa, na Fifa,, na Liga, na Ffp, pois eles estão todos contra o Benfica, deve ser por isso que há mais de 50 anos que não ganhamos uma competição europeia, há espera foi feitiço do feiticeiro do Exmo. Senhor Bella Gutmann, um dos poucos verdadeiros bi-campeões europeus, que por acaso até fez isso no Benfica, que com esse pensamento o Benfica vai longe, aliás esse é o tipo de pensamento que está instalado na cupula benfiquista que comporta dirigentes e adeptos, para camuflar a incompetencia que reina no clube há duas decadas, não admira que com um pensamento desses continuemos a pão e laranjas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo4/9/13 23:50

      Este é outro portista que se passa por benfiquista. Disfarça muito bem. O treino aperfeiçoa a arte de enganar.

      Eliminar
    2. Anonimo estás a ver-te ao espelho não? ou então estás a confundir-me com o presidente do Benfica ?
      Desde que me conheço que sou do Benfica, nunca fui de outro clube, nunca apoiei outro clube, e sou socio socio ha 35 anos, sou o socio 10 mil e pouco
      Não te escondas é no anonimato, dá a cara

      Eliminar
  6. Anónimo5/9/13 00:17

    A serio que há quem acredite que a imprensa ganha mais com questões negativas sobre o Benfica do que títulos?

    Exemplos? Há quantos dias duram as capas sobre a competência, qualidade, capacidade etc do Markovic????

    ResponderEliminar
  7. Anónimo5/9/13 16:43

    Outro exemplo:


    O jornal Record de hoje faz capa sobre o Cortez não ter sido inscrito na Champions, mas nada se diz sobre o Kelvin (que também não foi inscrito), herói dos portistas, o da petição para ter o nº 92 na camisola, etc... e depois vêm logo declarações de empresários e ex-jogadores a opinar sobre o assunto.

    É incrível a manipulação da comunicação social e só não vê isso quem não quer...


    André Sargento

    ResponderEliminar
  8. Pedro S.5/9/13 17:49

    Isto tudo acontece por culpa do Benfica, todas as semanas dá tiros nos pés...então Cortez já não presta para champions e fez todos os jogos do Benfica?? Isto é um exemplo...começo a acreditar que é prepositado!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking