O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 25 de agosto de 2013

Um senhor do Andebol Nacional

. 2 comentários

ALEKSANDER DONNER FALECEU AOS 64 ANOS


Morreu este sábado, na Madeira, vítima de um ataque cardíaco, Aleksander Donner, um dos mais conceituados treinadores do andebol português e que atualmente orientava o Madeira SAD. Donner Sucumbiu após o almoço, mas já tinha registado problemas de saúde nos últimos tempos. No passado dia 16, sofreu um AVC, o que ditou o seu internamento hospitalar.

Ucraniano de nascimento, mas português de coração – tinha, inclusive, nacionalidade portuguesa –, Donner de 64 anos, foi o mais bem-sucedido treinador do andebol nacional, onde chegou em 1991 para orientar o ABC e revolucionar a modalidade no nosso país, fruto de métodos e filosofia inovadores e com ambição singular. Oriundo da escola russa, Donner era de exigência extrema, competente, disciplinador e destacava-se por uma personalidade forte, o que lhe valeu diversos momentos tensos com algumas personalidades da modalidade. Foi ao serviço do ABC de Braga, onde chegou em 1992, que logrou os maiores feitos no nosso país, com oito campeonatos e ainda um lugar de finalista da Liga dos Campeões, em 1993/94.


Donner, que somou também sete taças de Portugal e cinco supertaças, foi selecionador português entre 1996 e 2000 e também passou pelo Benfica, onde se sagrou igualmente campeão nacional, e na única experiência que teve no andebol feminino, também levou o Gil Eanes ao único título nacional da sua história.


“Vou sair do país com a certeza de que fui o melhor treinador de todos os tempos em Portugal. Falam de Pokrajac e Obradovic, que são bons, sem dúvida, mas eu sou melhor”, disse o técnico, quando interrompeu a carreira em Portugal e, sem convites, chegou a regressar temporariamente à Rússia.


A Família Benfiquista, presta a devida homenagem a este senhor, e associa-se no luto da sua família e amigos, a quem endereçamos as nossas mais sentidas condolências. 

Sintam a Mística, Carrega Benfica
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

2 comentários

  1. Magnifico treinador de andebol, uma pena o Benfica o ter mandado embora, foi embora e nunca mais ganhamos o campeonato, que descanse em paz

    ResponderEliminar
  2. No Futsal os jogadores quando quiseram regabofe, perguiça, quando quiseram deixar de trabalhar correram com o Aranha.
    No andebol quando os jogadores quiseram fazer o mesmo correram com o melhor treinador de andebol de todos os tempos.
    Este é um dos exemplos do que sepassa no nosso Benfica quando os treinadores são competentes correm com eles como agora querem fazer com o Jorge de Jesus.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking