O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Sob pressão

. 7 comentários


Portugal, 16 de Agosto de 2013

Sob pressão é uma das mensagens mais utilizadas hoje nos títulos do RECORD online, e que demonstra uma estratégia de comunicar desse jornal, bem assumida, enquanto os outros dois jornais optam por outras formas menos assumidas mas que procuram o mesmo objectivo: colocar o Benfica sob pressão.

O anedótico da questão é que até colocam o portista Villas-Boas a pronunciar essas palavras, logo ele que é dos treinadores mais pressionados em Inglaterra pelo falhanço de todos os objectivos da época passada: acesso à Champions, Liga Europa, Taça de Inglaterra e Taça da Liga. De facto há uma enorme diferença entre perder títulos no mn 92 e nem sequer estar lá perto.

A pressão é um dos “condimentos” do campeonato que se soma a muitos outros “condimentos” como seja a arbitragem. Há dentro do Benfica quem interprete isto com sentido positivo, como sendo fruto da dimensão do clube, sem perceber que isso faz parte, em sentido negativo, de uma estratégia – assumida ou não – de tentar fragilizar o Benfica, os treinadores e os jogadores perante os seus exigentes adeptos, tornando assim a pressão como um estimulo aos adversários e árbitros, uns para se galvanizarem, outros para se tentarem.

Nada acontece por acaso. O SCP não está sob pressão? Depois de um 7º lugar e a primeira (ou será segunda?) ausência das provas europeias, o SCP não está sob pressão? Está, e não é pouco. Está sobre pressão dos resultados desportivos porque destes dependem em boa parte, os resultados financeiros. Está também sobre pressão o treinador Leonardo Jardim, que é o oitavo treinador em 5 épocas (com esta) e se a exigência que levou ao despedimento dos anteriores, se mantiver, Leonardo poderá ter pouco tempo para mostrar o seu trabalho. Está ou não sobre pressão? É óbvio que está.

O FCP está sobre pressão? Também está. A pressão de defender o título, embora seja dos 3 o que tem menos, pois é o detentor do título de campeão da treta. Um título ganho à custa de muitas jogadas de andebol na sua área, se muitos penaltys intencionalmente não assinalados contra, mesmo existindo, de alguns penaltys intencionalmente marcados a favor, mesmo não existindo, de muitos foras de jogo não tirados ao seu ataque, mesmo existindo, da mesma maneira que foram assinalados aos seus adversários, mesmo não existindo.

Outro factor de pressão que o FCP tem é provar que consegue fazer melhor que o Benfica nas provas europeias, para que a comunicação avençada venha (finalmente) propagandear que o FCP é melhor cá dentro e lá fora, coisa que não pode dizer no presente. Eles sabem que o FCP não é melhor que o Benfica (de Jesus) nas últimas duas épocas europeias, duas épocas em que o Benfica deveria ter sido campeão, não fossem os erros de manual, da arbitragem.

Também aqui as opiniões dividem-se. Há os tais que já referi, que não percebem que não é a grandeza do Benfica que explica esta busca da pressão, mas sim uma agenda de comunicação determinada. Esses tais acham que não perdemos o campeonato pelos erros sucessivos de arbitragem com matriz nunca existente contra o FCP, mas sim pelos “erros” do treinador. E depois há os outros, como eu, que defendem que enquanto as leis de jogo forem aplicadas de forma distinta contra o FCP e contra o Benfica, não há forma de ganhar, pois o FCP não tem um plantel de 2ª divisão e ao não ser possível fazer 100% de pontos, o nosso treinador (seja qual seja) vai estar sempre sujeito a criticas.

A pressão assume muitas formas e feitios. Por exemplo, nos últimos tempos vimos noticias dando conta que o Benfica está interessado num novo guarda-redes. Para competir com Artur Moraes. Pelo menos o JOGO online referiu que Luisão estava na lista de vendas prioritárias (!?) para além de manter no seu sítio de internet o suposto interesse num avançado italiano, que o Benfica já desmentiu.

A estratégia é óbvia: colocar pressão em posições fulcrais de uma equipa de futebol: baliza, defesa e ataque. Um futebolista não gosta de saber que a sua Direcção ou o seu treinador, não estão a 100% com ele. Um jogador não pode gostar de saber que alguém vem para competir com ele, sabendo que a sua carreira, o seu contrato, passa a depender de terceiros. A possibilidade de ficar, sair a custo zero ou ser vendido deixa de depender dele. Isso faz mais mal do que bem, embora os iluminados pensem que não. Se há uma minoria de jogadores que encaixam bem essa competição, a esmagadora maioria não. Agora imagine-se quando é a posição de guarda-redes a ser pressionada....

Perante este estado de coisas, que aliás é repetitivo ano após ano, a Direcção do Benfica mais uma vez assobia para o lado. O treinador que resolva. O “faz que é Presidente” continua desaparecido, deixando que assente a “poeira” dos estranhos negócios Pizzi+Roberto+Cedências ou Farina+Cedência... tal como fez sempre nos 12 anos que leva de gestão do futebol do Benfica. A divida bancária do Benfica lá vai subindo, na inversa proporção das possibilidades do futebol do Benfica se sagrar campeão...
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

7 comentários

  1. RedSpecial16/8/13 18:16

    Este é dos textos mais sem nexo que li neste blogue. E de avanço, peço desculpa ao autor pela minha opinião! É óbvio que pressão maior está do nosso lado! Vamos para o 5º ano de JJ, com milhões gastos em aquisições. Com trapalhadas à mistura. O Sporting? Pressionado? Coitados, bem que eles que querem ter pressão, mas ninguém espera nada deles! Não admitir a pressão demonstra bem ao ponto que chegamos... Cinco anos de JJ, treze de LFV... Milhões gastos em quê? Em fracassos... Conbtínuos! A pressão está do nosso lado. Não ver isso é o grande triunfo do presidente, que mantém a exigência baixinha para assistirmos mansamente a isto... Para vermos conspirações em todo lado...

    ResponderEliminar
  2. esta temporada difilmente ganharemos algo de bom, porque? treinador mediano, presidente que nada percebe de futebol, rui costa encostado so aparece para lfv ficar bem nas fotografias para tapar a suas incomeptencias, temos 2 gredes medianos plopes e artur, temos3 gredes novos que podia-se bem dar a balisa a um oblak varela mika. temos uma defesa mediocre maxi e luisao deviam dar lugar a outros, cortez ate melga com um ano de adaptaçao consegue ser melhor mas sera despachado mesmo que fique nao joga, medios bons extremos de qualidade, avançados lima goleador rodrigo tanto faz bom jogo como maus, cardozo ainda nao se sabe como terminara a historia, mori que veio em troca de quem era o titular no river. lfv se nao tem competencia que de lugar a outro. lfv e jj nao duram ate ao natal.

    ResponderEliminar
  3. Fernando Coimbra16/8/13 19:53

    Eu diria mais RedSpecial, é completamente sem nexo.

    No fundo quase se percebe que a única equipa sem pressão é o Benfica? O actual campeão tem mais pressão do que quem o quer destronar?
    5 anos de JJ e não há pressão para não falhar pelo 4º ano consecutivo? Nãp há pressão após tantas dezenas de milhões em contratações nos últimos 3 anos?

    A culpa é dos jornais e das teorias da conspiração. Das arbitragens e dos comentários da Sporttv. E assim continua a mediocridade da cultura de exigência que o Benfica deveria obrigatoriamente ter!

    E o FCP que segundo o EAGLE01 nunca é prejudicado. Caro eagle, até eu que fico fisicamente doente quando o Benfica perde... sei reconhecer quando os nossos rivais são prejudicados ou beneficiados. Sei reconhecer quando têm bons jogadores e treinadores que não inventam em jogos do titulo.

    Resumindo perdemos os últimos 2 anos só por causa dos árbitros. Brilhante. De tão parvo que estou até o comparo à figura mitica de Joseph Goebbels na sua propaganda pela perfeição da raça. É que olhando para o ano passado eu até pensaria que não tinhamos sido campeões pela incompetência de JJ em 3 jogos fulcrais, e pela parvoice duma estrutura de futebol que se convenceu que eramos campeões na noite da Madeira!!

    Haja pachorra!!

    ResponderEliminar
  4. Na época passada como é que o Benfica foi melhor na Europa que o Porto? Quando o Porto passou a fase de grupos da champions e o slb ficou pelo caminho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto o Benfica chegou à final da Liga Europa os corruptos levaram um banho de bola do Málaga.

      Eliminar
    2. Também o Benfica só chegou à final da Liga Europa porque foi eliminado da fase de grupos da Liga dos Campeões...

      Eliminar
  5. O FUTEBOL LUSO ESTÁ PODRE
    NA PRÉ-ÉPOCA ARTUR E PATRICIO
    FORAM EXPULSOS

    KELVIN FERROU 5 ARROCHADAS/BIQUEIROS
    SEGUIDAS, POR TRÁS.....
    E NEM AMARELO VIU

    ALGUEM EM SEU PERFEITO JUIZO
    PODE ENTENDER ISTO ????

    CLARO QUE NINGUEM ENTENDE

    SÓ ENTENDEM OS BANDALHOS
    SOPRADORES QUE SE PRESTAM A ESTES PAPEIS
    E OS QUE MANDAM PORQUE VÊEM
    ...MAS NÃO FAZEM NADA

    30 ANOS DE TITULOS FRUTADOS
    NÃO É VERDADE SR FACTURAS ????

    CS E SANTOS RUI
    DO EXTRA-TEMPO NÃO DIZEM NADA ??????????????

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking