O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 25 de agosto de 2013

Quando é que aprendes, Jorge Jesus?

. 14 comentários

Foto Isabel Cutileiro/SL Benfica

Este jogo foi um espelho do que tem sido o Jorge Jesus dos últimos 3 anos.

Enquanto tem hipótese de salvar a pele por si próprio, insiste nas suas soluções já mais que batidas, nos jogadores adaptados que têm que resultar seja de que maneira for, nos que por recolherem a sua simpatia têm que jogar mesmo que fora de forma ou vindos de uma lesão. 

A espaços o Benfica criou mais oportunidades do que tem sido habitual. Alguma infelicidade no momento final de cada jogada aumentava a ansiedade, quer dos adeptos quer da equipa e do treinador.
Mas na maior parte do jogo o Benfica voltou a ser uma equipa previsível, lenta de processos, e sempre insistindo na mesma forma de jogar: só se marca golos entrando com a bola pela baliza dentro. Não há remates de longe, não há espaço para a improvisação.

Até que vem a falha de Maxi Pereira. O uruguaio não faz um bom jogo há quase um ano. Mesmo assim continua a ser titular. Isto não é querer dar confiança ao jogador. É comprometer os superiores interesses da equipa e queimar o jogador em lume brando. E não é por falta de opções, com jovens portugueses como André Almeida ou Cancelo. É mais um dos caprichos de Jorge Jesus.

O desconhecido Deus estava a conseguir, como tantos outros, marcar ao Benfica e bloquear a táctica que todos conhecem de Jorge Jesus. Mais uma vez, o mestre falha.

Pouco antes, percebendo que precisava de colocar todas as cartas na mesa para salvar a pele, saem Gaitan, Salvio e Rodrigo e entram os sérvios Markovic, Djuricic e Suljemani.

Daí a equipa baralhou e deu outra vez. Os adeptos, que nunca pararam de apoiar durante todo o jogo, tiveram um feeling que algo poderia acontecer. Mas nem o mais optimista adivinhava o que viria a seguir.

Foi fantástico, em especial para os jogadores que ao contrário do que afirmou Luis Filipe Vieira não têm medo de nada. Têm é que ter espaço para colocarem o seu talento em campo. Fora da 'ideias' de um treinador teimoso que só olha para o seu umbigo.

Porque não têm os sérvios lugar na equipa inicial? Há lugares cativos na equipa?
Não pode.

Na próxima semana temos uma deslocação muito difícil perante o nosso grande rival.
Veremos se Jorge Jesus consegue aproveitar este 'click' que poderá ser a reviravolta perante o Gil Vicente. 
E se coloca em campo os que estão em melhor forma.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

14 comentários

  1. GAstamos um dinheirao em reforcos no verao e o unico gajo que joga a titular e' o coxo do defesa esquerdo. isto diz tudo da forma como se aborda o futebol pelo nosso treinador e direccao.

    grande enfarte que eu ia ter!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo em parte com o que aqui disseste.
    Digo isto por ter visto o mesmo jogo que viste e perceber (tal como tu) que o problema se situa no banco.
    O problema do Benfica chama-se Jorge Jesus, e a solução também poderia ter o mesmo nome, assim ele o quisesse...

    Temos agora uma forma previsível; como disseste (e bem); mas na qual o problema não está na vontade de entrar com a bola dominada baliza adentro. A finalização virá.

    Bem sei que as vitórias se fazem de golos, mas os campeonatos ganham-se na defesa, que é aquilo que o Benfica não tem.
    Temos uma equipa loucamente balanceada para o ataque, com uma filosofia, a meu ver, errada, que faz com que o meio-campo fique desiquilibradissimo e que com um passe se deixem 5 homens para trás (vejam o golo de hoje, vejam muitos dos golos sofridos o ano passado) e que chegado à defesa esse mesmo passe de ruptura entra sempre pelo lateral menos culto na posição - Maxi - que esta constantemente a sair quando deve conter ou vice-versa.

    Concluindo, creio que hoje e fazendo futurologia, esta época, o problema está no treinador que privilegia um modelo que é atraente e vertiginoso, mas que se mostra débil, pois a equipa não sabe como conter, como descansar com bola. Ao invés só sabe estar em alta rotação.
    O jogo de hoje é uma demonstração cabal disso. E elace só se resolve quando jogadores com cultura de posse entram e fazem a equipa respirar enquanto tem a posse de bola.

    Enfim, já vai longo este rolambó mas, creio que o problema do Benfica passa, tal como disseste, pelo orgulho autista de Jesus em não querer perceber que está errado.

    ResponderEliminar
  3. Burro velho não apreende línguas

    ResponderEliminar
  4. BENFIQUISTA DO CORAÇÃO25/8/13 23:21

    É UM ASSUNTO LATERAL MAS FICA AQUI UM PENSAMENTO.

    O SISTEMA TEM A BENFICA TV ATRAVESSADA

    A FRUTARIA ESTÁ COM MEDO QUE O BENFICA SE DISTANCIE FINANCEIRAMENTE VIA BENFICA TV

    VAMOS VER SE A FRUTARIA E O SISTEMA NÃO AJUDARÃO OS SUBMISSOS A FICAR EM SEGUNDO RELEGANDO O BENFICA PARA FORA DA LIGA DOS CAMPEÕES

    É SÓ UM PENSAMENTO DEPOIS DE VER UMAS CERTAS ARBITRAGENS.

    ESTEJAM ATENTOS

    AOS SINAIS

    E VAMOS JÁ VER NO PRÓXIMO JOGO

    ResponderEliminar
  5. O Maxi ser titular na péssima forma que se encontra deve ser mesmo gozo, com o Almeida e o Cancelo qual será a justificação? Que são tão beras como o Cortez?

    Com LFV e JJ é isto não adiante esperar mais porque não vai dar, nem que a dívida chegue ao bilião não dá para muito mais, isso e com o Artur na baliza é de quem ão quer mesmo ser campeão!

    ResponderEliminar
  6. maxi acusa fadiga...tem sido dos jogadores que mais tem jogado quer no Benfica, quer na Selecção...Viagens, e falta de descanso trazem o que vimos hoje...precisa de descanso.
    O Defesa esquerdo até fez das melhores exibições que vi.
    O Servios jogaram alguma coisa, mas precisam de ser mais regulares para terem a titularidade que exiges.
    Matic está de volta.
    Falta uma pontinha de sorte para acertar mais na baliza.
    A equipa ainda se tenta adaptar a falta do "pinheiro" Cardoso.

    ResponderEliminar
  7. Claro que há lugares reservados na equipa. Só isso explica a titularidade de Maxi. Que não é, nem nunca foi defesa para o SLB. Não fosse o resultado positivo e Maxi, nunca mais jogava tipo C. Martins. (http://enormeglorioso.blogspot.pt/)

    ResponderEliminar
  8. O futebol do Benfica continua mais do mesmo: nada atractivo, sem pressão suficiente a meio campo, visto ter apenas 2 médios, o que descompensa sobremaneira o meio campo, e falta uma referência no ataque (Tacuara). E quanto a Maxi, bem, o homem sempre foi fraco, mas hoje parece um paralítico ! Mas este futebolzeco de pacotilha que praticamos é causa sobretudo de muita instabilidade psicológica, pelos acontecimentos que têm ocorrido no Benfica. E da maneira que o Sporting tem evoluído o seu futebol, ai ai se jogarmos como tem sido regra...

    Rui

    ResponderEliminar
  9. ora bem.o benfica com esta defesa nao vai longe. sofre golos em todos os jogos, erros, artur ate pode ser tambem uma vitima, nem buffon se safava com uma defesa como esta, artur e bom para segundo gredes.maxi nao e o mesmo de a umas epocas, luisao ta mais que na hora de dar lugar a outro por exemplo steven vitoria ou lisandro, cortez devolvam-no enquanto estao a tempo de contratar um defesa esquerdo a serio. enzo perez em ma forma. ja agora podia muito bem fazer regressar airton ainda e do benfica e podia dar jeito ao meio campo.

    ResponderEliminar
  10. Paulo Beleza26/8/13 02:29

    Hoje houve um milagre mas parece-me obvio que apenas foi um pronuncio para o que esta para acontecer...esta epoca esta estragada...JJ nunca deveria ser treinador do Benfica...mas quem tem um presidente como LFV...O Benfica é grande mas dirigido por pessoas muito fracas nao vai lá. Perder campeonato e Taça que estavam na mao faz-me perguntar: quando iremos ganhar? Se ate LFV diz nao poder ser julgado em função de ser ou nao Campeao? Ate quando os Benfiquistas vao aguentar ver o fcp ganhar o 28º e o 29º e nos contentes pq ja nao perdemos por 20 pontos? Meus amigos, LFV pode ate ter feito um bom trabalho, o problema é que ele nao nos pode dar aquilo que queremos e merecemos: TITULOS! Assim seremos ultrapassados em breve...tenho medo disso e para isso caminhamos!

    ResponderEliminar
  11. Maxi cansado na segunda jornada? mas os Benfiquistas agora viraram lagartos para não perceberem de bola? A unica coisa que fez bem a carreira toda e ainda faz foi correr muito e safou o lugar uns tempos! Mas no futebol isso não basta, principalmente num clube como o Benfica, tem que saber jogar, Maxi não sabe defender, não sabe fazer marcação, não sabe fazer dobras, não sabe centrar nem rematar e falta-lhe uns 7cm para jogar na posição! e la porque corre muito nao quer dizer sequer se seja veloz, com Andre Almeida que fez sempre grandes jogos e João Cancelo nao sei qual e duvida dispensar ou vender(duvido que alguém o queira) o Maxi.

    Quanto ao resto da equipa Gaitan nos corredores dispenso e Ola John tem que ser para jogar na esquerda, tirando isso a equipa precisa do Cardozo e mais Cardozos que nao sao os piquininos que vao ganhar bolas na area, nem sao os centrais que tem que fazer de pl! der resto gosto da equipa, Markovic e Djuricic sao mt bons jogadores!

    P.S. pena termos destruído e continuarmos a destruir a geração de talentos que vinha das nossas escolas para gastarmos e jogadores que nao jogam ou nao sao melhores do que das escolas !

    ResponderEliminar
  12. Santo Tirso26/8/13 10:15

    Sobre o jogo direi que foi complicado pelo não aproveitamento das ocasiões para golo não aproveitadas.Depois para complicar veio o lance com o Maxi Pereira,o qual revela como a equipa está a jogar sobre brasas.
    Mesmo com aquela mini conferência de imprensa dada pelo Sr.LFV no final do jogo,mantenho a minha opinião já revelada no passado,falta ao Benfica poder de influência nos órgãos que mandam no futebol,e não esquecer a política de contratações que dá a entender,que só pretende valorizar ativos e esquecendo as vitórias nos jogos,pois só com elas se conseguem títulos.

    ResponderEliminar
  13. Andaram anos a refilar que o Benfica não tinha estabilidade, e agora são soluções mais que batidas! LOL a coerência no seu apogeu!

    ResponderEliminar
  14. Shdows mas o JJ ja nao presta? Apesar de algumas invencoes ha quantos anos antes dele nao lutavamos para o titulo e a jogar bom futebol?Tirando o ano de 2010/2011 nao tivemos sempre na luta? mesmo na liga dos campeoes perdemos com o chelsea mas taco a taco? E a epoca passada que so nao foi de sonho devido a algo de estranho que nao se passa com outros clubes? talvez o bruxo de Fafe tenha razao.Saudacoes benfiquistas

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking