O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 25 de agosto de 2013

Luis Filipe Vieira e porque o FC Porto continuará a triunfar.

. 22 comentários

A entrevista a Luis Filipe Vieira conduzida por Hélder Conduto foi das melhores, em termos de imagem pessoal, que vi ao presidente do Benfica.
Muito por mérito de Hélder Conduto que fez quase todas as perguntas que todos queríamos fazer e penso que não poderia ir muito mais além, pois o patrão era o entrevistado.
E por Luis Filipe Vieira ter parecido estar à vontade como em poucas vezes o vimos.

Concordo com quase toda a análise do GB aqui.

Nota-se que há muitas coincidências em projectos actuais e futuros de Luis Filipe Vieira para o Benfica e o que tem sido defendido no NovoGeraçãoBenfica nos últimos anos, apesar do ruído dos que nada contribuem e nada fazem para que o Benfica seja melhor.
É um orgulho para nós saber que, dando ou não ouvidos aos benfiquistas, as boas ideias ainda encontram eco.

Há aspectos positivos da gestão de Luis Filipe Vieira de que ele se deve orgulhar.
A BenficaTV é uma delas, mesmo com os lambe-cus que ainda circulam nos seus corredores.

A justificação para o negócio de Fariña também. A aposta da imagem do clube no Dubai é uma excelente notícia, em termos de receitas futuras.

Mas esta entrevista revela que o maior erro de Luis Filipe Vieira persiste.

"Nunca ninguém me pode avaliar por ser campeão ou não ser campeão", diz o presidente do Benfica.
Errado, caro Luis Filipe Vieira. Essa é a marca de qualquer presidente vencedor do Sport Lisboa e Benfica desde sempre. E querer algo diferente é ir contra o ADN do clube.

Fala em transparência, em clareza no que é o Benfica mas fica-se pelas palavras.
O futebol continua sem uma estrutura que o defenda. Esta entrevista confirmou isso.

Rui Costa é definido com um papel genérico, mas perante a insistência do jornalista, LFV nunca diz que Rui Costa é o responsável do futebol do Benfica, e assim, de Jorge Jesus. Fala no scouting, nas contratações mas nunca se refere a Rui Costa como o chefe, abaixo do próprio Vieira.

Quando questionado sobre Carraça, enuncia sem qualquer explicação Lourenço Coelho como seu substituto, mas não tendo a transparência de explicar porque, segundo vários rumores, Carraça ainda estará a receber vencimento do Benfica.

Depois mais do mesmo. Promessas para 2014/2015 sobre os jogadores portugueses e sobre não precisar de vender jogadores, como DSO já o tinha feito em 2010.
Como já tinham existido para datas do passado.
Tudo para o futuro, explicando que é preciso tempo. Quanto tempo mais? 12 anos não chegaram?

Como o 3+1+50 passou de 4 para 5 anos.

A questão dos bilhetes e quotas, que já se percebeu que não vai cumprir, dando o dito por não dito com a justificação da subida do IVA, que aconteceu em 2012 e não agora.

A forma como desvalorizou a presença de Proença no Seixal, depois de tudo o que disse sobre ele e todas as formas como Proença prejudicou o Benfica.

A insistência em classificar quem discorda de si como membro da 'feira das vaidades'.

Faltou falar sobre o apoio a Fernando Gomes. Faltou esclarecer a fundo muitos outros temas.

"Às vezes perdendo, aprendemos muito.
Pois a sensação que fica é que Luis Filipe Vieira não aprendeu nada com as derrotas do futebol do Benfica e com os seus erros como gestor desse mesmo futebol.

Torno a dizer: há vários pontos positivos na gestão de Luis Filipe Vieira e nesta entrevista.
Mas o que conta são os resultados. Não os económicos, que são um meio para um fim.

Num clube desportivo o que conta são os títulos.

Luis Filipe Vieira diz que ainda tem um trabalho a fazer. Primeiro, terá que sossegar a sua própria direcção, coisa que parece cada vez mais complicado fazer. As unanimidades de decisão de que falou existem só na sua cabeça, Luis Filipe Vieira.

E não é desvalorizando os que assobiam ou votam contra que vai conseguir ganhar o apoio dos adeptos e sócios.

O FC Porto vai continuar a ganhar e nós a vê-los ganhar porque o presidente do Benfica não mexe no essencial dos seus erros.
Infelizmente, o trabalho de Luis Filipe Vieira parece só ir terminar quando formos ultrapassados em número de títulos nacionais.
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

22 comentários

  1. a entrevista de lfv so demostra o presidente que temos. entao nao o podemos avaliar se for campeao ou nao? bom ele tem toda a razao 11 anos 2 titulos e parece que para ele e muito.
    "Às vezes perdendo, aprendemos muito." ora bem pelos vistos os apoiantes de lfv adoram perder para aprender. mas parece que voces cairam na poeirada que lfv espetou nesta entrevista.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu este ano espero que seja o sporting campeão. Tudo menos os porcos corruptos. E nós faziamos bem entretanto em começar uma limpeza de gentes do fcp em lugares de poder na liga, federação e arbitragem, só assim isto vai limpar um bocadinho.
    Não digo que vamos ser sempre campeões mas ao menos não vamos começar já em desvantagem todos os anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com este presiente, isso não me parece possível.

      Eliminar
  4. Sou Benfiquista PONTO.
    Não sou a favor deste ou daquele para Presidente; Sou a favor do Benfica.
    Dito isto, gostaria de perguntar ao Shadows o seguinte: Quando coloca em causa a afirmação do presidente do Benfica em relação há unanimidade das decisões tomadas, baseia-se em quê? Nas actas das reuniões do conselho de administração, onde estas são discutidas e votadas e depois é colocado em acta o que foi decidido e quem e qual o voto de cada administrador; tem acesso ás actas, para poder afirmar o que diz?

    Joao Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

      Eliminar
    2. Caro anónimo das 10:45; para mim o que vale é o que está assinado em acta. Se alguém está contra e depois no fim assina em acta que está a favor, depois em a público diz o contrário (mesmo que durante a reunião por exemplo tenha defendido o que defende públicamente, mas assina no final aquilo que não defende)quem se contradiz desta forma é que tem vir a público explicar o porquê da sua contradição e/ou hipócrisia. Atenção que eu não vi o "dia seguinte".

      João Santos

      Eliminar
    3. Tem acesso às actas...é que esta a ser contraditório à sua opinião inicial. O que temos é um vice presidente do Benfica que é contra a renovação do Jesus. E não sei se por acaso reparou, mas o Vieira deixou um recado bem explicito a essa mesma pessoa.

      Eliminar
    4. João Santos, se vive no mundo da Lua ou resolve apenas emitir as suas opiniões pelo que lâ nos jornais...é consigo.
      Não espere é que outros pensem por si. Acredite no que quiser. Eu também o faço.
      E se reparar, eu falo na Direcção e não na Administração. Capice?

      Eliminar
  5. Bem vindo à realidade, só agora é que percebeste depois desta entrevista que o Porto continuará a ganhar, nem era preciso, toda a gente sabe disso, até eles Porto o sabem, os tipos até sabiam que o dinheiro do Roberto era dinheiro da treta, mas o Benfica é o modelo da transparencia. O mau da fita é a CMVM.
    Em relação à entrevista depois de ler e ouvir isto não é preciso dizer mais nada está tudo dito: A mim ninguem me pode avaliar pelo facto de ser campeão ou não, quem diz uma coisa destas num clube como o Benfica, fica subentendido qual é a sua missão, transformaram um clube de futebol num clube de construção civil, em que o que interessa é os kgs de cimento e o numero de tijolos a utilizar, pobre Benfica para onde caminhas tu com dirigentes destes e com pessoas que infelizmente acreditam nesta gente, o que terás que passar mais até que alguem decida fazer alguma coisa por ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, eu nunca fui um apoiante de Vieira. O que esperei foi sempre que ele acabasse por fazer que era melhor para o Benfica.

      Eliminar
  6. Nem tudo é mau, tambem era melhor, parece que o Oblak está de volta, a ver se o JJ não faz dele apenas um numero, que lhe verdadeiras oportunidades de ele comprovar ou não o seu valor, se sim muito bom, senão tem que prosseguir a sua carreira noutro clube, mas que lhe dê verdadeiras oportunidades.
    Hugo Vieira, mais um do departamento de scouting que nem a camisola do Benfica vestiu, a juntar a tantos outros, mas são bons negocios como o Farina no Dubai, um grande campeonato.
    Engraçado mas só portugueses que me lembre assim de repente, Hugo Vieira, Miguel Victor, Miguel Rosa, Carlos Martins, Nelson Olieira, Pizzi (se tinhamos tantos extremos compra-lo para quê, para compensar o Atletico? alguem que perceba e explique isto, e depois diz-se que não vendemos, mas a seguir está-se a dizer que senão vendermos como vamos sobreviver, é cada cambalhota) e estamos a apostar em jogadores portugueses. o que nao seria senão estivessemos a apostar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé,

      O Oblak é que tem que procurar as verdadeiras oportunidades; para já começou a época a dar um grande tiro no próprio pé com o seu incomprenssivel acto de indisciplina; depois não nos podemos esquecer que o Artur é por agora o titular de caras. Trabalhe e espere que chegue a sua oportunidade, ainda é muito novo e como é natural ainda não tem o calo dos GR maduros.

      Quem fala em Hugo Vieira, poderia falar em R. Mora, Watsel e outros que nada jogaram no Benfica; ou seja, na realidade só mostra que o departamento de Scouting está a trabalhar MUITO BEM. Tudo tem o seu timing e as boas oportunidades também. Na realidade quase sempre são jogadores que tem qualidade, com muitos clubes interessados na sua contratação e que o SLB consegue contratar a custo zero e depois ou vingam no clube, o que não tem sido o caso, ou são emprestados, vendidos ou trocados com visiveis lucros para o Benfica como se pode constatar nos respectivos R&C da Benfica SAD.

      Quanto ao Pizzi; sem dúvida que pode vir a ser uma boa aposta para o futuro e como eu referi atrás tudo tem o seu timing, se não era esta época se calhar para a próxima já não era. O Zé já pensou que para a proxima época alguns dos excelentes jogadores do plantel que fazem aquela posição, podem ser vendidos.

      João Santos

      Eliminar
  7. Na noite em que optou pela constituição da sad para o Sport Lisboa e Benfica, tinha como bandeira o controlo da Instituição por parte do presidente eleito... bem, com a derrota do professor Tadeu, veio o azedo... afinal isto não fica blindado, gritavam que eram infiéis, traidores... o que foi certo foi este sócio que vos escreve apresentar-se com 56 contos e 600 escudos do mealheiro, pagar as respectivas cotas e ir a tal assembleia ( não vi lá o lobby do betão, mas já os ouvia desde alverca )... enfim no meio de guerrilhas dava-se o passo para correr com o azedo... meus caros o euro 2004 estava à porta, o Manel precisava, as obras e "alguém" do lobby da construção entrava de fininho com a pasta do futebol, passados 14 anos e mais uns trocos ribatejanos lembra-se de sacudir mais uma vez a água do capote, "não dou pontapés na bola" , nem permite que o julguem pelos "quase títulos" ou "galos desportivos".

    Dos elogios ao Rangel ( bem, o moniz, o varandas...) a maior riqueza que obtive desta entrevista foi o oportunismo de fazer do veiga aquilo que ele é, um chulo tripeiroluxemburgues, sócio à época do alex.pinto da costa, veiculo de muita massa ( eram em contos)da industria que o nosso "alguém" já fazia parte. Meus caros em 2003 por causa da entrada deste chulo 1º empresário da industria (justificação à época era uma divida de 700 mil contraída azedamente pelo veiga)... enfim, veiga entrou porque "alguém" o impõe perante uma sad profissional. Veio tarde mas veio confirmar aquela minha promessa de 2003, só volto a ser sócio da Instituição quando ele seguir o exemplo do Manel Vilarinho, cumprindo... e sair.

    anexo: vamos jogar contra a filial nº 1 , tem um galo, tem um deus...talvez a nova partner de "alguém" o tal super j.mendes, segunda feira traga novidades ou vamos aguentar até ... os co-proprietários dos passes quiserem.

    ...acho que não é pedir muito, um alternativo todo branco, daqueles que os nossos avós tiveram, porque para abrir esta época até o preto estava presente... só pode ter sido ideia do luto desportivo ou principalmente pela falta gosto desportivo... eu que estava habituado a ouvir "oh boi preto" ainda "alguém" estava em alverca.

    Vivas a nossa melhor religião, "ser Benfiquista" seja qual for o tempo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Veiga não foi imposto...porque se alguém permite que lhe seja imposto seja que mfor, esse alguém só pode ter telhados de vidro. Certo?

      Eliminar
    2. Meu caro este "alguém" impõe ... o resto são mudanças estratégicas. Este "alguém" nunca é culpado do "galo desportivo" que atravessamos. Se este "alguém" tivesse princípios básicos da história, nunca..., mas é mesmo nunca. Nunca deixava este artista lançado pelo oliveirinha entrar , quanto mais idealizar a estrutura do futebol do Benfica, que ele veiga sempre odiou. Se havia dúvidas, repara bem no tempo perdido, na oposição perdida, e principalmente na ética desportiva.

      - Será pela postura, posicionamento perante um sistema mais que conhecido ,que o nosso "alguém" comete o seu maior pecado, junta-se a eles, os outros que são parte do sistema corrupto. Só assim faz sentido as cambalhotas do nosso "alguém" nos apoios, em vários momentos dos seus mandatos.

      anexo: Tv Benfica é mais um exemplo, "alguém" tinha o moniz como adversário em anterior mandato, tal como agora o rangel. Repara na aproximação ao moniz, que apesar de benfiquista foi e mantém grande cordialidade com banco privado desportivo que se tornou o oliveirinha com as transmissões e a publicidade estática, que será agora a principal guerra do sistema.
      Caro Shadows, o figueiredo da liga já disse que saia, mas também não era necessário dizer, nestas coisas do sistema quando outro alguém fica com parte da razão , aparece o velho pinto e põe-se ao lado (aveiro). O buraco da publicidade quanto dinheiro dá???? ... que a lei está vazia e tem muitos "ses" já deu para perceber, só não percebi quanto custou a liga inglesa e o brasileirão para o nosso "alguém" estar tão a vontade... repara que o principal problema era já não haver espaço num canal para tanto futebol internacional ... até os "princípios clubísticos" foram esquecidos não havia espaço para a vida do Benfica. Com o BTV 2 , vai haver o tal espaço para o clube, no outro canal há um "dividir do bolo" como já fez a Tvi privada do moniz no passado recente.
      Agora ironicamente, qual comando ???... tenho 2 televisões uma em cima da outra !!!
      O problema do sistema está é na lei estática da publicidade que faz entrar dinheiro em clubes com estádios vazios... mais tarde junta-se todo o bolo ou entra-se no pagar para ver:

      já se estuda a brincar, http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=678918


      Vivas à nossa religião, "Ser Benfiquista" ,até nos tempo azedos ou difíceis !!

      Eliminar
  8. LFV à vontade como poucas vezes o vimos?? Será que não percebem que aquilo é teatro, uma encenação com perguntas e respostas previamente estudadas? O LFV quando vai aos outros canais não sabe falar e quase que responde sim ou não...

    Victor Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Victor, o que digo não contradiz nada do que pensas...

      Eliminar
  9. Águia Preocupada25/8/13 10:18

    Pela frase por aqui várias vezes trazida e debatida que Vieira sagazmente e à sua maneira proferiu, vê-se o quanto ele desconhece a história do clube e dos presidentes que o antecederam. Não o podemos julgar pelos títulos não ganhos? Saberá ele que sempre que se menciona um presidente vem logo o seu curriculo de títulos ganhos? Claro que também vem agregados outros eventos... Mas a história, por exemplo de Fernando Martins diz que ganhou x campeonatos, y taças... e em rodapé, que fechou o terceiro anel! (Foi aqui que começou a lei do betão!)
    Portanto, Vieira está convicto que no Benfica que ele idealizou e pretende transformar, as vitórias não são importantes e a história é só um fait divers de alguns benfiquistas abutres e oportunistas porque querem ganhar campeonatos e taças!
    Se ele conhecesse o Benfica e fosse benfiquista, nunca diria tal blasfémia!

    ResponderEliminar
  10. O que retivw da entrevista é que o Lfv esta se a cagr para os titulos quer betao...por isso mesmoainda este mes vou desligar a BenficaTv de modo a desligar me deste Benbetao nao quero ajudar um clibe que nao quer ajuda! Emprestar um jogador acabado de comprar só porque o Dubai é bom para o negocio....comprar no Olimpiakos que por curiosidade é o clube de Roberto...no dia a seguir á entrevista JJ é o 7 melhor do mundo...até logo!

    ResponderEliminar
  11. Santo Tirso25/8/13 14:10

    Antes louvo e aprovo todo o conteúdo do texto e sobre as observações nele contidas,tenho a seguinte opinião:é impensável um Presidente do Benfica resistir ao não vencer títulos pelo menos cinco em cada década.Julgo que temos jogadores não de primeira água,mas com qualidade igual ao nosso principal adversário,só falhamos no aspecto organizativo e competência.Os atletas têm que sentir o orgulho em vestir a camisola do Benfica e temos que recuperar o respeito que nos era atribuído no passado.O Estádio do SLB tornava-se num inferno durante os jogos,e atualmente a maior parte das equipas nada receiam quando aí jogam.

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking