O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BE(nfica) Plan?

. 19 comentários

A mais valia de negociar com um fundo de investimento é o facto de o mesmo pagar de imediato os jogadores que negoceia. Aliás, na minha perspectiva, é a única mais valia.

O negócio de Roberto, por muitas voltas que tentem dar, não está revestido dessa transparência que o querem fazer parecer ter.

O que entendo deste negócio é que, perante uma cagada enorme que foi o valor pago pelo guarda-redes espanhol, e olhando à forma como correu a época e ao síndrome 'Michael Thomas' que se apoderou de Roberto e dos adeptos, a direcção do Benfica tinha de resolver rapidamente este tema para evitar mais 'ruído' em torno das prestações de Roberto, do seu peso no falhanço da temporada, e porque não teria triunfado um guarda-redes que em teoria tinha tudo para o fazer. 

Surge então um primeiro comunicado do Benfica (aqui) a informar que o espanhol tinha sido vendido ao Saragoça. Sem qualquer menção de outros intervenientes ou fundos.
Após os pedidos de esclarecimento da CMVM, surge um segundo comunicado (aqui) que continua só a falar no Saragoça, mas distinguindo 2 níveis de intervenientes no negócio, clube e uma sociedade de direito espanhol, dentro da órbita do clube espanhol, que recorde-se, estava falido na altura dos acontecimentos. 

O segundo comunicado é repetido no mesmo dia, horas mais tarde.

Só a 30/07/2013 (aqui) é que o Benfica vem falar oficialmente no BE Plan e explicando que essa entidade(já não se referindo à mesma como parte do Saragoça, mas distinguindo clube e fundo) não pagou o acordado e como tal o Benfica teria exercido o previsto no contrato e recuperado o passe de Roberto.

O que retiro de tudo isto?
Na minha opinião, esta operação não tem grandes diferenças das operações efectuadas pela banca mundial quando constitui sociedades em 'off-shore' para depois adquirir acções próprias em aumentos de capital, por exemplo. As operações financeiras de aumento de capital são, aparentemente, um sucesso, mas de facto não passam de uma fachada para ir 'aguentando o barco', em muitos dos casos.

A BE Plan, que ninguém pode afirmar com certeza quem realmente está por detrás dessa sociedade, não passou de um instrumento para disfarçar um mau negócio.
Só assim se compreende a passividade do Benfica, que durante 2 anos não recebe um cêntimo da transferência de Roberto, mas não se queixa e nem exerce as garantias assim que se apercebeu de que não receberia nada.

E agora, a 'punch-line' vem da avaliação que é feita de Pizzi: 12 milhões de euros. 
Ou seja, comparando com Falcão, que não veio para o Benfica porque não quisemos pagar perto de 10 milhões, 'pagamos' agora 6 milhões, através de acerto de contas com o Atlético de Madrid, para nem sequer o português vir vestir a camisola.
Roberto, 2 anos depois, continua a ser um mau negócio para o Benfica. Pela terceira vez.

Dizia o SouBenfica no NGB em 28/08/2011 (podem ler aqui):

"Este post não é dirigido ao Benfica, mas ao futebol em geral e em particular ao que me parecem movimentos muitos esquisitos em Espanha, neste Saragoça. Depois do árabes multimilionários, estes homens do betão parecem ser o outro cancro do futebol."   


Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

19 comentários

  1. Anónimo1/8/13 12:24

    Ainda??? Vais continuar a "bater no ceguinho" ate sair sangue?

    Companheiro, este tema é o que é. Quem compreende, compreende, quem se indigna ja indignou. Queres fazer o quê? Todos os dias levantar isto de novo?

    As coisas neste tipo de negócios nem sempre sao brancas ou pretas!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo1/8/13 12:47

    Alias, fazer essa "mistura" intencionada entre o Benfica, o fundo, etc... Desculpa lá companheiro... Mas parece-me pouco adequado. Mas tu q sabes.

    ResponderEliminar
  3. Amigo, é a minha opinião. Não estou a bater em ninguém, mas sim a olhar para um negócio, que na minha perspectiva, passou-se assim.
    E ainda não tinha escrito sobre o negócio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/8/13 13:14

      Certíssimo! So estava a dar a minha perspectiva

      Eliminar
  4. copiado em tema anterior

    """BENFIQUISTA DO CORAÇÃO31 Julho, 2013 16:26

    CAROS AMIGOS E COMPANHEIROS A GENTE DÁ UMA VOLTA
    PELA BLOGOSFERA BENFIQUISTA E SÓ VÊ NA MAIORIA DOS BLOGUES CRITICAS
    E EM ALGUNS CASOS ATAQUES CERRADOS À DIREÇÃO DO
    BENFICA.

    EM ALGUMAS CRITICAS ATÉ PARECE QUE SE AS COISAS CORREREM MAL AO BENFICA, ISSO É BOM PARA OS CRITICOS. O QUANTO PIOR MELHOR

    É CERTO QUE HÁ CRÍTICAS QUE TÊM A SUA RAZÃO DE SER, MAS MUITAS VEZES A FORMA COMO SÃO FEITAS TIRA-LHES CREDIBILIDADE, PORQUE DEIXAM TRANSPARECER MÁ VONTADE, POR PARTE DE QUEM AS FAZ

    COM BENFIQUISTAS ASSIM MUITAS VEZES NÃO PRECISAMOS DE INIMIGOS

    TALVEZ FOSSE MELHOR DAR SUGESTÕES AJUDANDO A DIREÇÃO DO QUE CRITICAR POR CRITICAR DE FORMA QUE MAIS PARECE MILITANTISMO CRITICADOR

    GASTAM-SE ENERGIAS E DESPERDIÇAM-SE MUNIÇÕES EM ALVOS CHAMADOS DE NÃO REMUNERADORES. TIPO BOMBAS ATÓMICAS PARA ANULAR UM CARREIRO DE FORMIGAS.

    TALVEZ FOSSE MELHOR
    GASTAR TODA A ENERGIA E TODA A ARTILHARIA
    NA ARBITRAGEM QUE SE AVIZINHA E QUE SE PERSPECTIVA DO PIOR PARA O GLORIOSO BENFICA.

    SE TODA A BLOGOSFERA FIZESSE A UMA SÓ VOZ, DURANTE UMA SEMANA, ANTES DO CAMPEONATO COMEÇAR, UMA BARRAGEM DE ARTILHARIA (artilharia a varrer)
    SOBRE A ARBITRAGEM, CAROS COMPANHEIROS BENFIQUISTAS, NÃO TENHAM DÚVIDAS QUE ISSO PRODUZIA OS SEUS EFEITOS

    PORQUE NÃO TENHAM DÚVIDAS O XISTREMA E QUEM MANDA NELE TAMBEM LÊEM A BLOGOSFERA.

    E QUE LÊEM ELES???
    ATAQUES INTERNOS
    EHEHEHEHEHEHEEH

    ESTÃO DESCANSADOS PARA PREPARAREM TODAS AS MANINGÂNCIAS, QUE ATRAPALHARÃO O GLORIOSO...E SERÃO DEPOIS USADAS POR NÓS PARA CONTINUAR A "MALHAR" NA DIREÇÃO, NO TREINADOR, ETC

    ESTE VAI SER UM ANO CHAVE
    O XISTREMA ESTÁ COM A BENFICA TV
    NA GARGANTA, E SE POR ACASO A SPORCO SE ATASCA
    VAI SER O BOM E O BONITO.

    VÃO SURGIR MUITOS TESTAS DE FERRO INFILTRADOS

    COMO DIZIA O GRANDE ZECA AFONSO

    "MUDEM DE RUMO"

    ResponderEliminar
    RespostasAnónimo31 Julho, 2013 21:18
    Concordo 100% perdem a credibilidade por so dizerem mal de tudo. Quando deviamos estar de acordo pelo benfica.

    Ass. Antonio"""

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os principais inimigos do Benfica são aqueles que pretendem um clube de carneiros, como são a maioria dos portistas.
      Seguem cegamene o que o líder faz e diz. Sem questionar.

      Mas o Benfica nunca foi assim, nem será.

      Eliminar
  5. Anónimo1/8/13 14:33

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. não aceitamos comentários não assinados

    ResponderEliminar
  7. Anónimo1/8/13 14:44

    O Roberto custou 8,5M e saiu por 50% do passe do Pizzi. Só saberemos se foi um bom ou mão negocio, a nível financeiro, quando vendermos o Pizzi. A nível desportivo o négocio Roberto foi mau.

    Na minha opinião o negócio Aimar, foi ainda pior, custou 6,5M e saiu a custo zero.

    No entanto também temos negócios bons, Witsel por exemplo, custou 8M e saiu por 40M, podia continuar por esta linha com jogadores como Coentrão, Di Maria, David Luiz, J.Garcia, etc.

    No entanto, a verdade, é que o Benfica, nunca teve negocios tão bons, vendas tão elevadas, desde que o Vieira se tornou presidente do Benfica.

    Peço um pouco de Paciencia, a todos os blogistas, o Benfica está a crescer, com a Benfica TV. Quando o Benfica tiver os direitos televisivos dos jogos fora na primeira Liga Liga Europa e Liga dos campeões, o Benfica vai seguramente ultrapassar os 700 mil assinates. E ai vamos ser implácaveis.

    Assinado: Lana Abreu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/8/13 16:46

      Boa tarde Lana Abreu, acho que não irei cometer um grande erro ao dizer que é "impossivel" o SLB adquirir os direitos televisivos fora da Luz, simplesmente porque para isso, todos os clubes da liga (FCP e SCP incluidos) teriam de aceitar a proposta da BTV, e isso em pelo menos estes 2 clubes não estou a ver a acontecer, claro que se os restantes aceitarem, a SporTV ficará apenas com a transmissão dos jogos do FCP e SCP, mas...será assim tão simples?
      Em relação aos jogos da Liga dos Campeões e Liga Europa, se não estou em erro, os direitos são negociados pela UEFA, logo caberá à BTV cobrir a proposta feita por algum canal nacional...penso que seja assim que a coisa é feita. A menos que as transmissões sejam negociadas diretamente com os clubes.
      Se alguém me soubesse explicar realmente como é em relação a isso, agradecia! Nunca é demais aprender! :)

      Ass.: André Guimarães

      Eliminar
    2. Lana,

      O Benfica tem feito bons negócios, mas que impacto tem tido isso na diminuição da dívida? Zero.
      Compreendo-te, mas a paciência tem limites.

      Eliminar
  8. Pedro S.1/8/13 15:02

    O que fica mesmo deste negócio é a forma pouco legal e clara da coisa!
    O meu resumo é este, o Benfica não quer Roberto, como não consegue sozinho a colocação, LFV chama o superagente FIFA Jorge Mendes para o ajudar e....aparentemente entra em cena o BE-PLAN(???) compra o jogador e vende supostamente ao Saragoza...no momento da venda é "cuspido" na comunicação social uma grande venda por valores muito bons acima até dos da compra, muito bom LFV que grande negócio não fosse o Jorge Mendes dar uma mãozinha...BE-PLAN deixa de pagar o acordado e o Benfica fica com a "mercadoria" que não quer outra vez sem que o Benfica faça uma tentativa de queixa sobre essa entidade, é que nem sequer quis saber que tipo de saidas teria sobre o imcomprimento, aqui em Portugal se não pagas o que está acordado a coisa fica feia...desculpem lá mas já não consigo seguir uma linha nesta salada!!!
    Conclusão, o FCP e Pinto da Costa são mesmo nabos o Atlético de Madrid não pagava Falcão podia muito bem reaver Falcão e vender depois pelo preço que se conheceu ao Monaco, que nabos mesmo! Foi logo fazer ameaças de queixa á FIFA...
    Vamos imaginar este tipo de negócio feito pelo Pintinho...lembram-se do que disseram aqui da compra de Moutinho por parte do FCP????

    http://oantitripa.blogspot.pt/2011/06/mourtinhos-para-o-mandarem-embora.html

    È mais ou menos assim...será que foram os mesmos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tempos modernos requerem novas formas de financiamento, mas isto não foi nada disso. Foi uma forma de enganar os benfiquistas. Pelo menos, sinto-me assim.

      Eliminar


  9. Realmente já são tantas que até os indefectiveis querem esquecer depressa e seguir em passant tolhidos de medo da próxima que está já ao virar da esquina.

    Não Benfiquistas isto não pode continuar numa de varrer para baixo do tapete porque não demora que o tropeção no tapete seja fatal.

    Continuar a esconder a cabeça debaixo da areia desvalorizando mais um capitulo, escabroso, em que se bem desenrolando a gerência deste pato bravo é lavar as mãos perante um facto grave que envergonha o clube e tudo o que os Grandes Vultos do passado sempre abominaram.

    Não tirar consequências deste e de muitos factos inexplicáveis é comododismo e não será certamente Benfiquismo.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo1/8/13 23:47

    Xiuuuu Shadows, já chega de falar deste assunto. Enganam os sócios durante 2 anos, com um prejuízo de milhões mas 3 dias a discutir este assunto já enjoa. Fala antes da fruta e da corrupção e dos árbitros que esses assuntos não enjoam a aparecem logo uns quantos a bater palmas.
    Meus amigos, a melhor maneira de prever o futuro é olhar para o passado. Ponham os olhos no Alverca...e mais não digo.

    Cumprimentos,

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar

  11. Oh Carneiro olha que lá pela tua casa o lixo é tanto que até um cego o vê mas os tapetes nem com 4 olhos.

    Vai ser moralista pro....

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2/8/13 20:40

    Sempre com uma educação irrepreensível conde. O sangue azul salta à vista, nem era preciso o título. Um bem haja.

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking