O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Rui Gomes da Silva - o Verdadeiro Diretor de Comunicação do Benfica

. 32 comentários
Num dos meus últimos escritos neste blogue, referi algo com que muitos não concordaram, que foi de certa forma culpabilizar Rui Gomes da Silva, por um notório Anti-Benfiquismo que tem sofrido um crescendo acentuado nos últimos anos.

Alguns dos que não concordaram com o que escrevi, responderam com coisas tipo: “Ah e tal, se calhar preferes o Seara ou o Gobern, esses é que são bons.” Outros responderam com “E porque raio havemos nós de nos preocupar com o anti-benfiquismo, desde quando temos nós de nos preocupar com o que os outros pensam?”

Em relação à primeira questão, eu responderia que o facto de eu não concordar, ou não gostar, da presença de RGS no programa O Dia Seguinte, não significa que tenha de gostar da dos outros em outros programas similares. Não gosto de nenhum e ponto final. E provavelmente do que gosto menos será o Malheiro, que sim, sabe responder à letra e é difícil de vergar, mas que revela sempre uma azia, uma frustração crónica e um ar infeliz de quem está de mal com a vida, que até a mim, benfiquista, consegue deixar mal disposto.

E em relação ao não termos de nos preocupar com o que os outros pensam, pois bem, eu espero que algumas pessoas não me queiram convencer de que agora o Benfiquismo também tem estilos, representantes e rostos, e que ou se gosta do estilo de RGS, ou se se não se gosta é porque não se é benfiquista ou se está preocupado com o que os outros pensam. Eu não estou decerto preocupado com o que os outros pensam. O que estou é preocupado com um clube que amo e que quero sempre que me faça orgulhoso dos valores que representa.

Como disse, não consigo ouvir Malheiro falar cinco minutos sem mudar de canal mas, ainda assim, para mim acaba por haver muito menos urticária no estômago em relação ao Malheiro do que ao RGS, porque o Malheiro não pertence aos orgãos sociais do meu clube. O que o Malheiro diz representa-o a ele, não representa os Benfiquistas e muito menos representa a voz da instituição.

Alguns dir-me-ão: “Mas Rui Gomes da Silva está no O Dia Seguinte em nome pessoal, como ele sempre diz.” E eu respondo “Uma ova!” Se RGS estivesse no programa em nome pessoal, teria liberdade para expressar opinião sobre todos os assuntos. E como sabemos, ele não o faz. Ele nunca disse o que faria em relação a Jorge Jesus. Ele durante muitas semanas nunca disse o que faria com a Olivedesportos. Sobre esses assuntos defende-se sempre com o “são assuntos internos do clube, são assuntos do nosso grande Presidente, que não dorme e sabe o que faz, e tudo o que posso dizer é que o Presidente (perdão, o GRANDE Presidente) sabe o que eu penso sobre esse tema.” 

Eu quero aqui dizer, que do ponto de vista das suas posições, me revejo quase sempre nas ideias de RGS enquanto Benfiquista. Diria mesmo que RGS pode um dia ser um candidato sério à presidência do meu clube, e quase garantia que ele terá mesmo essa ambição. Do ponto de vista do Benfiquismo, nada a apontar-lhe. 

Agora, o que eu não percebo, é a presença de RGS num programa televisivo, que se poderia dizer que é um programa de desporto mas que na verdade, de desporto tem muito pouco. É sim, um programa de peixeirada e devassa de vidas privadas, muito pouco bom senso e muitíssima clubite aguda, e de análises em camera lenta de lances de arbitragem. E é tudo.

E com quem discute RGS? Com os vices-presidentes do SCP ou do FCP? Não. Discute com meros adeptos desses clubes, que podem facilmente fazer descer o nível das conversas, porque os seus clubes como instituição nunca estão envolvidos. É que tudo isto, trocado por miúdos, é chegar à conclusão que RGS é quem é verdadeiramente o líder do Departamento de Comunicação do Benfica, e que o faz em exclusivo na SIC e num programa de pouco nível. Quem é no fundo a voz do Benfica? Perdoem-me se estou enganado, mas desde o desastroso final de época ainda não ouvi a voz de mais ninguém. O Presidente não fala (ou só fala quando está em alta), o treinador também não sentiu necessidade de dar explicações ou de transmitir confiança para a nova época, o Rui Costa deve andar a ver videos de laterais esquerdos, e o João Gabriel ninguém sabe bem o que anda lá a fazer.

No Benfica, na verdade, quem fala é Rui Gomes da Silva. E isto, na minha opinião, é errado. Porque a comunicação do meu clube só tem sido um autentico desastre nos últimos anos, porque aquele que deveria falar – o Presidente – não tem habilidade nenhuma para aparições públicas, nem sequer em escolher os timings das suas aparições. Todos os outros problemas de comunicação vêm por arrasto.

E agora eu pergunto: se RGS é de facto a verdadeira voz do Benfica, é o programa em que participa, ou são as discussões em que entra, ou as pessoas com quem discute (algumas até a quem só falta palitarem os dentes em direto), a melhor forma de dignificarem o clube? É possível participar naquele tipo de programas sem descer o nível ou sem ser engolido pela má criação ou esperteza saloia? Na minha opinião não é, e nem que fosse só por essa razão, nunca deveria ser um elemento da Direção a sentar-se naquela cadeira.

A comunicação do clube não tem de ser feita todas as semanas. A comunicação do clube, para ser eficaz, tem de ser feita com ponderação, com elevação e nos timings corretos, timings esses que só são corretos se para o clube resultar algo de positivo dessas intervenções. A comunicação do clube não pode ser banalizada nem debitada em programas de peixeiros, em que às vezes se sai por cima e outras se sai de joelhos, ou em programas em que é impossível seguir uma linha de coerência a longo prazo. 

E falta de coerência é por exemplo, ver RGS semana sim semana sim, defender a sua (e do clube) bandeira da verdade desportiva, e vê-lo incapaz de reconhecer, por exemplo, que se calhar contra o SCP também fomos beneficiados. Será que esta gente não percebe que reconhecermos que em certas alturas também somos beneficiados é sinal de força e não de fraqueza? Será que esta gente não percebe que reconhecer quando somos beneficiados nos fará merecer o respeito dos adversários? Será que esta gente não percebe que a imagem do clube em nada sai beneficiada com a óbvia desonestidade intelectual de quem diz uma coisa e faz outra? Será que esta gente não percebe que essa falta de honestidade intelectual faz de nós impostores aos olhos dos outros e só nos descredibiliza? Será que esta gente não percebe que certo tipo de discursos só fazem sentido quando se ganha?

Que me perdoe RGS e aqueles que se reveem neste tipo de discursos mas, cada vez mais me apetece mandar a verdade desportiva às urtigas e rever em certos anti-benfiquistas, de que para alguns senhores só há verdade desportiva quando o Benfica ganha!
Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

32 comentários

  1. Pedro S.3/7/13 09:17

    "...Quem é no fundo a voz do Benfica? Perdoem-me se estou enganado, mas desde o desastroso final de época ainda não ouvi a voz de mais ninguém. O Presidente não fala (ou só fala quando está em alta), o treinador também não sentiu necessidade de dar explicações ou de transmitir confiança para a nova época, o Rui Costa deve andar a ver videos de laterais esquerdos, e o João Gabriel ninguém sabe bem o que anda lá a fazer..."

    Cá está um aspecto que critico no Benfica, começou a época e nem o presidente nem o treinador se chegaram á frante com uma palavra aos sócios! Na minha opinião demonstrava união, respeito e acima de tudo o BENFICA AO PAÍS! No clube currupto no primeiro dia estavam todos os orgãos da SAD presentes no primeiro treino, o peidolas falou á TV e o treinador tambem falou...não precisamos de copiar mas fazer o que realmente se deve fazer na minha opinião!
    RGS até pode dar alguma luta aos outros comentadores, mas, nunca na vida um elemento da SAD do Benfica poderia estar num programa de televisão pois a colagem por muito que se diga que não é sempre feita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/7/13 11:56

      Exatamente aquilo que penso.
      Já para não falar que o porto já vendeu quem tinha de vender e meus amigos está a comprar muita fruta para a equipa principal.
      Será que não é a pensar na final no nosso estádio????
      Ao contrário de nós que ainda não sabemos quem sai e entradas só se for servios e avançados.
      Com muita pena minha vai ser mais um ano a velos ganhar tudo ....
      Eu tenho 38 anos e Só pergunto o que raio se passa com a gente que governa o meu clube....?
      Será que tb não querem que o clube ganhe ....

      Eliminar
    2. Anónimo3/7/13 12:55

      "não sabemos quem sai e entradas só se for sérvios e avançados".
      Presumo que os que saem irão jogar a final da Champions.
      Quanto a entradas, preferias apanhas bolas e marcianos?
      Tens 38 anos mas mais pareces ter 3,8 anos.

      Eliminar
    3. Anónimo3/7/13 17:12

      O ANONIMO DAS 12:55, SEM COMENTARIOS PARA UM COMENTARIO IDIOTA.

      Eliminar
    4. Rui Gomes da Silva NÃO faz parte da SAD, do nosso Gloriosíssimo clube.

      Eliminar
    5. Águia Preocupada3/7/13 20:45

      Ai não?! Ora vai lá ver os nomes que constam da lista...

      Eliminar
    6. Recordo que RGS disse num Dia Seguinte mais ou menos recente, que não fazia parte da SAD.

      Eliminar
  2. Acho que vai ser numa entrevista a "A Viola" mas antes tem de vir o jardineiro agradecer ao LFV o grande trabalho que tem feito no clube ou pela modalidade. Depois convocam-se alguns jornalistas de confiança e faz-se uma conferencia/entrevista.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/7/13 10:31

    O Rui Gomes da Silva,tem os TOMATES que os outros não têm e põe o dedo na ferida na altura certa.
    Mas quem queriam então para defender o BENFICA? -A madre Teresa????
    Quanto ao que os corruptos fazem...não é por terem o cagão e a sad no 1º treino que ganham...MAS SIM por serem CORRUPTOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em nenhum momento referi que RGS nao tem tomates ou que fala mentiras. Seria eventualmente um excelente comentador SE nao fosse um representante da Direcao do clube num programa de baixo nivel. Ele nao esta ali para falar apenas aquilo que pensa. Está ali comprometido com a linha de actuacao do Benfica.

      Eliminar
    2. Pedro S.3/7/13 11:20

      A Madre Teresa não digo...mas bastava o presidente do maior clube de Portugal fazê-lo sem precisar de papagaios!!

      Eliminar
  4. Anónimo3/7/13 11:07

    o Rui Gomes da Silva é uma personagem patética! Quando dizes "Será que esta gente não percebe que reconhecermos que em certas alturas também somos beneficiados é sinal de força e não de fraqueza?" toca no ponto fulcral da discussão. O Rui Gomes da Silva não tem credibilidade, pois mesmo perante a evidência afirma o seu contrário para com isso ir ao encontro, julga ele, dos benfiquistas. Isso não é ser benfiquista é ser estúpido, é ser um garoto! Defender o Benfica não é usar palas, é ter elevação, elegância, ser mordaz, acertivo, educado, e não comportar-se como uma besta quadrada que acaba sempre por ser o bobo do programa. Os outros são assim? e depois! O que ganham com isso? o Benfica devia primar pela diferença, há valores inalienáveis. Já agora, o que é que o Benfica ganha com esta atitude?? Ser gozado no final do campeonato!

    A preocupação maior do Benfica devia ser ganhar em campo e não andar a fazer figuras fora dele. A política de comunicação é uma porcaria, o treinador só diz asneiras, o presidente igualmente, ficando para a posteridade uma série de tesourinhos de deprimentes! O Rui Gomes está ao nível deste Benfica.

    Apesar de muitos não concordarem, por exemplo, o António-Pedro Vasconcelos tinha muito mais pinta que este indivíduo. Mandava as suas bocas (batia no Apito Dourado), defendia o benfica, tentava ser justo nas análises, no fundo, comportava-se como um senhor. Mas, lá está não era um quadro da SAD......

    Cumprimentos,

    Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo quase tudo, e concordo que Antonio Pedro Vasconcelos foi o maior representante que o Benfica teve ness tipo de programas.

      Eliminar
    2. Insisto que Rui Gomes da Silva NAO faz parte da SAD do nosso Glorioso.

      Depois de um sujeito repelente ter chamado PALHAÇO ao nosso Presidente da República e ser agora isento de culpa, só vem mostrar que se pode ofender a dignidade e o carácter das pessoas à fartazana...só assim se compreendem aqueles mimos com que o anónimo Pedro, mimoseia um Dirigente do Benfica como; "garoto" e "besta quadrada"

      Eliminar
    3. Anónimo4/7/13 01:50

      O António Pedro Vascocelos esse sim é que era; o homem que mais lambeu as botas do Joaquim Oliveira. Quem o conhece, sabe bem que durante anos se vendeu á Olivedesportos.

      Eliminar
  5. Anónimo3/7/13 11:16

    tenho muita pena que haja benfiquistas a darem audiências a esses programa!

    ResponderEliminar
  6. Fico incomodado com quem diz mal do RGS, é a voz do Benfica? É! Porquê? porque é o único que os tem no sítio e porque é um benfiquista genuíno como nós.

    Concordo com isto:
    "Eu quero aqui dizer, que do ponto de vista das suas posições, me revejo quase sempre nas ideias de RGS enquanto Benfiquista. Diria mesmo que RGS pode um dia ser um candidato sério à presidência do meu clube, e quase garantia que ele terá mesmo essa ambição. Do ponto de vista do Benfiquismo, nada a apontar-lhe. "

    Quanto ao resto, culpem o jesus, o vieira, o gabriel etc que esses são todos maus na comunicação. O RGS diz o que todos pensamos, sempre defendeu o corte com a olivedesportos e deve ter sido o único comentador desportivo no país que falou no hugo miguel. Há muitos exemplos e para mim este sim seria o presidente ideal para o Benfica, pelo menos o objectivo número 1 devia ser aquele que não é: GANHAR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei importante fazer essa ressalva: nao tenho nada a apontar quanto ao Benfiquismo de RGS, e considero o um benfiquista genuino, como eu ou tu.

      O que eu condeno é o estilo, o representar o Benfica Instituicao num programa de baixo nivel, e pior ainda representar a voz do dono.

      Provavelmente, no dia em que RGS for capaz de refrear certos impetos, e for capaz de adoptar uma figura de estado, estara preparado para ser um candidato serio a comandar a Nau benfica.

      Eliminar
    2. Anónimo3/7/13 13:00

      O que é a voz do dono?
      O RGS é pago pela SIC para estar no programa, como os outros.
      Ouvir o Aguiar e o lagarto aos berros a defender os seus clubes, contra a evidência das imagens, é que é uma maneira elevada de comunicação e de defesa do clube.

      Eliminar
  7. O grande presidente, não! O Rei-Sol! Um presidente que acredita que as AG's são algo de dispensável... E eleições, para quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/7/13 15:15

      Eleições já na semana que vem! Exigimos em nome da democracia!

      Eliminar
  8. Peço imensa desculpa, mas o que eu acho de RGS é diametralmente oposto ao que pensa a maioria: é uma anedota, um básico, uma pessoa fraca.. não digo que não tenha vontade, mas para defender o Benfica, como aqui se referiu, há que ter equilíbrio, há que saber reconhecer quando há erros de arbitragem que nos beneficiam, porque isso só dá credibilidade aos MUITOS MAIS erros de arbitragem que nos prejudicam.

    A lógica maniqueísta de RGS prejudica a imagem do clube. E depois tem consequências várias por esse país fora, das mais variadas formas...

    Obviamente que olho para o panorama e vejo o Seara, há mais de 15 anos a fazer que defende o Benfica, e vejo o nóvel Gobern que nem sócio é do clube, mas enfim, é mais assertivo e equilibrado que os outros dois juntos.

    Acho muito pouco. Qual a minha angústia? Porque conclui que o Benfica não tem ninguém para defender o clube de forma correcta, equilibrada, sensata, assertiva, conhecedora... O Benfica não tem NINGUÉM.... isso de sermos o maior clube de Portugal é por termos adeptos espalhados por todo o país. Mas isso não nos dá o estatuto de melhor clube. Longe disso ...

    APV foi um bom representante, muito mais próximo do perfil que acabei de descrever atrás. Só que foi punido por Vieira por ter forçado a saída do seu amigo Rui Moreira da RTP... Há dias via a foto de RM com Vieira num suposto jantar, que o próprio RM publicou na sua página do twiter... que é que uma coisa tema ver com a outra? Seguramente que não se trata de coincidências até porque APV a par de Seara, tinha mais de 10 anos de visibilidade mediática nos programas desportivos ...

    Mas os adeptos não conseguem entender qual o papel de Vieira neste Benfica do BES, do MEO, da ZON, Joaquim e dos empresários... o adepto do Benfica por regra é pouco formado e pouco critico... como tal vai por onde lhe dizem que deve ir. Quem? A comunicação social controlada por esses mesmos...

    Como tal, não percebe que a má politica de comunicação é estrategicamente pensada para dar a imagem de um clube sem uma única estratégia de comunicação... várias para fragilizar o clube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo3/7/13 15:58

      Se calhar querias ocupar o seu lugar já que o padrinho não o fez quando desbaratava o Benfica.O melhor é ires pondo uns cobre de parte para a gasolina porque 10 anos de visitas à Carregueira não são 10 meses ou dez dias.

      Eliminar
  9. Pedro S.3/7/13 13:18

    Para quem quiser ficar a par de outro campeonato, o da arbitragem, vejam a classifficação retficada dos arbitros!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo3/7/13 14:07

    FODASSE como é que podem pôr a hipótese de RGS ser presidente do Benfica? para isso mais vale logo acabar com o clube e fechar portas.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo3/7/13 17:28

    Respect. Se todos os benfiquistas tivessem esta clarividência o meu clube não ganharia tanto como ganha apenas e porque só a motivação dos jogadores/adeptos do Porto seria substituida por respeito. Graças a Deus que outros se encarregam de atestar o motor do dragão com motivação extra com as coisas que dizem e escrevem.
    Para o benfiquista Redmoon que é homem para escrever este texto, os meus respeitosos cumprimentos.

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrade Pedro Carneiro,
      O seu corrupto clube ganharia na mesma. Os métodos do xistrema mafioso usados pelo seu GERENTE DA CAIXA seriam os mesmos, independentemente de quem fosse o Presidente do Benfica.

      Eliminar
    2. Anónimo3/7/13 20:48

      Obrigado por vir reforçar o que referi acima caro Viriato. Que continue a ser o protótipo do tipico adepto do Benfica são os meus intensos desejos. Um bem haja.

      Pedro Carneiro

      Eliminar
  12. Águia Preocupada3/7/13 17:39

    Não tive tempo de comentar e perdi um pouco o combóio, mas ainda vou a tempo!
    Estou quase totalmente de acordo com o post, quiçá mais perto do exposto pelo eagle01!
    Os nossos representantes nestes pseudo programas de desporto são duma perfomance confrangedora. Mas se a uns não podemos assacar muitas responsabilidades já a RGS não se pode permitir tudo. E sim, esse espalhar de ódio ao nosso clube é muito grave pelos prejuízos causados. Os outros também são estúpidos e é preciso responder à letra? Pois sim, então arranjem alguém não conotado com a Direcção.

    Quanto a Vieira, já é sabido da minha aversão à criatura! Mas hoje, mais se adensou essa minha aversão. Não devia fazer comparações, mas elas são inevitáveis. Na apresentação dos corruptos, estava lá o sataf comandado pelo peidoso. Hoje, no treino dos submissos, lá estava o presidente, no meio dos adeptos como um deles, com a camisola do seu clube vestida. E nós, como sempre, abandonados à nossa sorte!
    Já escrevi noutro espaço e neste que JJ e os jogadores são homens sós, abandonados, à mercê da sua sorte. Serão precisas mais provas para se concluir que Vieira não é o presidente que o Benfica precisa e merece?

    ResponderEliminar

  13. Muito gostam o carneiro de marrar.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo4/7/13 04:34

    Muito gostam os carneiros ou muito gosta o carneiro. Decida--se caro conde.

    Pedro Carneiro

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking