O blog Novo Geração Benfica é agora um espaço aberto a outros bloggers benfiquistas. Os autores dos textos serão os únicos responsáveis pelos mesmos, não sendo definida qualquer linha editorial ou obrigatoriedade. novogeracaobenfica@gmail.com

domingo, 7 de julho de 2013

Quem deve ser o capitão do Benfica?

. 36 comentários

Perante uma hipotética saída de Luisão nesta pré-temporada, levanto uma questão em que venho a pensar desde o princípio da temporada, após o episódio Alemanha.
Fique ou não fique, penso que Luisão não reúne as condições para continuar a ser o capitão de equipa.

Quer pela sua atitude na Alemanha(apesar do teatro do árbitro), quer pela sua fraca intervenção junto dos colegas em todos os problemas no balneário do Benfica nestes últimos 4 anos. Foram muitos os que precisaram da protecção e aconselhamento do seu capitão e não a tiveram. 
Aliás, percebe-se que Luisão não é o líder dos colegas. É-o junto de alguns, mas não é sentido assim pelo grupo. 
O que também se entende é que Luisão é o tipo de capitão que agrada a Jorge Jesus.

O problema é a falta de referências que este Benfica tem no seio do seu plantel. Não é fácil encontrar alguém com o perfil de capitão de equipa, com aquela qualidade e capacidade de liderança a que nos habituamos no passado.

Confesso que não tenho certezas numa resposta certa a esta pergunta.
Será isto um assunto em que devemos também refletir?

Se comentar anonimamente, não use o nickname Anónimo. Deverá inserir um nick seu (em Comentar como: opção Nome/URL).

36 comentários

  1. Se sair Luisão o capitão é o Maxi.

    Nem percebo onde está a dúvida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandaia, vês o Maxi com a regularidade exibicional, presenças no 11, e postura adequadas a um capitão?
      Eu não consigo ver isso.
      Um capitão tem que ser alguém que joga sempre e não um jogador que só é opção algumas vezes, como tem acontecido com Maxi.

      Eliminar
  2. Na saida do Capitão deverá ser promovido o sub-capitão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem é o sub-capitão do Benfica? Eu não sei...

      Eliminar
    2. A ordem do ano passado era:

      Luisão, Maxi, Cardozo, Aimar.

      Eliminar
  3. SLB4EVER7/7/13 23:49

    Só tenho uma hipótese: Salvio. Pode ser apenas o seu 3º ano no Benfica mas demonstra amar o clube. Então ganhou a liga europa pelo Atlético Madrid e diz que para ele pouco significou. Só ansiava vir para o Benfica. Além do mais é lutador. e de certeza defenderia os interesses de todos. Também pensei em Maxi mas...é um pouco sem cabeça...em momentos de alta tensão não sei se saberia lidar bem com os restantes colegas..em volta do árbitro...abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salvio já é uma opção melhor que Maxi, mas ainda não estou convencido...e não termos sequer um jogador português que possamos encarar como opção...já pensaste nisso?

      Eliminar
  4. Águia Preocupada8/7/13 00:00

    Por mais voltas que dê não encontro ninguém... Voltas e mais voltas e volto sempre ao Maxi! É nestes momentos que caio à terra verdadeiramente e sinto todo o mal que têm feito ao meu clube!
    Artur? Não me parece! Matic talvez fosse uma opcção interessante mas vai sair...
    Pronto! Pouco ou nada adiantei mas já dei a minha contribuição...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conto com Matic pois parece-me que mais que ele querer sair, a direcção precisa de o vender pois ainda não fez qualquer encaixe substancial neste defeso.

      Eliminar
  5. Segundo sei, e por incrível que pareça, um dos GRANDES lideres do balneário se chama ENZO... Se é preciso braçadeira para se ser capitão, não me parece...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perante isso, é uma opção a considerar. Como só esta temporada estabilizou por cá, ainda não tenho opinião formada sobre ele quanto às qualidades como líder. Mas acredito no que dizes.

      Eliminar
    2. Problema é que o Enzo é que o menos aguenta a "calma". É o que ferve mais em agua fria. Um jogador que leva vários amarelos por protestos devido a sua exaltação não faz um bom capitão. É a minha opinião.

      Eliminar
  6. Quem tem de decidir isso é o balneário.

    Mas analisando as possibilidades temos:

    Saindo Luisão, segue-se Maxi.

    Cardozo vai sair, por isso não conta. Artur não.

    Enzo tem muita garra, mas é muito descontrolado. Não serve. Não é à toa que lhe chamam de Enzo Fúria.

    Se Luisão sair, parto do princípio que Garay fica. Por mim seria Garay. A seguir, Matic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garay seria também uma opção aceitável. Mas não me parece que vá ficar...continua o problema...

      Eliminar
  7. Em relação ao assunto, concordo a 100% com a opção Enzo. Raçudo e com vontade de vencer.

    Mas,,, Shadows, pedires aos benfiquistas para reflectir?? Sabes bem que isso n/ é necessário! Pra bom benfiquista, basta pagares cotas de sócio, pagares bilhetes para o estádio e pagar a Btv! Isso chega para benfiquista! pagar, pagar, pagar! Reflectir? Pra q'?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os irredutíveis do pensamento nunca desistem... :)

      Eliminar
  8. Se Luisão perder a titularidade, concordo com o BENFIQUISTA de Braga a braçadeira fica muito bem entregue a Enzo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já respondi ao BB, talvez seja assim. Mas não tenho ainda ideia concreta sobre esse aspecto do Enzo.

      Eliminar
  9. E já agora:

    quer pela sua fraca intervenção junto dos colegas em todos os problemas no balneário do Benfica nestes últimos 4 anos. Foram muitos os que precisaram da protecção e aconselhamento do seu capitão e não a tiveram. - Mas tens informações do que se passa no balneário ou limitas-te a a dizer o que pensas??

    Aliás, percebe-se que Luisão não é o líder dos colegas. É-o junto de alguns, mas não é sentido assim pelo grupo. - Tu tiras essa conclusão, outros tirarão outra. A mim parece ser claramente o líder do grupo.
    O que também se entende é que Luisão é o tipo de capitão que agrada a Jorge Jesus.

    O problema é a falta de referências que este Benfica tem no seio do seu plantel. Não é fácil encontrar alguém com o perfil de capitão de equipa, com aquela qualidade e capacidade de liderança a que nos habituamos no passado. - Pode não ter muitos anos de Benfica, mas por exemplo, Enzo tem perfil de capitão. Assim como também Garay e Maxi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gandaia, alguns desses problemas já foram relatados aqui no NGB.
      A parte do que penso tem a ver com isso mas também com o que me é dado a observar.
      Não vejo o grupo na sua globalidade olhar para o Luisão como o exemplo, o referencial.

      Eu não conto nem com Garay nem com Matic, pelas razões óbvias...
      Já quanto a Enzo até posso concordar mas preciso de o ver novamente com a mesma postura nesta temporada para sentir que a braçadeira lhe pode ser confiada.

      Eliminar
  10. Anónimo8/7/13 00:48

    Peço desculpa pelas palavras, mas este é um post ridículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, algo que antes era a excepção neste blog começa a ser a regra.
      Já li em algum lado alguém comentar que vem cá pela lista de blogs que aloja. E reparei que começo a vir cá cada vez mais também apenas por isso, como ponto de partida para uma volta pela blogosfera benfiquista.

      Eliminar
    2. Pelo menos o episódio da Alemanha poderia ter-vos levado a refletir um pouco sobre se Luisão está ou não em condições de continuar a envergar a braçadeira de capitão.
      Mas não...isso já é pedir demais... :)

      Eliminar
    3. A questão é que não há discussão ou espero bem que não haja. No Benfica é capitão quem tem mais anos de clube. É assim que tem sido e é assim que deve continuar a ser.
      Enquanto estiver no Benfica, o Luisão é o capitão. Quando sair, passa a capitão o jogador com mais anos de clube do plantel.

      Eliminar
  11. Se o Luisão ficar acho que a braçadeira deve continuar com ele. Não sei se viram a palestra do JJ em que ele fala do Luisão e diz que ele é um líder em campo e assume sempre a responsabilidade dos actos dos colegas. Mesmo esse episódio infeliz na Alemanha se virem ele até se encontra relativamente longe mas quando vê que o C. Martins e Maxi (2 jogadores intempestivos) vão reclamar com o árbitro ele corre para se meter no meio e evitar os confrontos e acaba por cometer aquele empurrão infeliz. Muitos jogadores do Benfica já elogiaram o Luisão dizendo que é um grande capitão. Se são os próprios jogadores que o dizem...
    Agora, se o Luisão sair a braçadeira, pelo estatuto, talvez passe para o Maxi (sub-capitão) mas eu por mim entregava-a, sem pestanejar, ao Enzo. Jogador "à Benfica".

    PS: "quer pela sua fraca intervenção junto dos colegas em todos os problemas no balneário do Benfica nestes últimos 4 anos. Foram muitos os que precisaram da protecção e aconselhamento do seu capitão e não a tiveram." Em que te baseias para dizer isto? Estás lá dentro do balneário? Dá-me exemplos de jogadores que o Luisão deixou desamparados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hertz, sobre os episódios dentro do balneário do Benfica, demos alguns exemplos aqui no NGB. Outros nunca os mencionamos.
      E não me parece que seja útil vir mencionar nomes e situações concretas nesta altura.

      Eliminar

  12. Se Kuisão ficar será ele mas penso que devia ser mais interventivo perante os corruptos apitadeiros cá do sitio.

    Se sair:

    Maxi, a seguir Enzo (penso que a braçadeira o moderará sendo até aquele que na minha opinião melhor fará a missão)) e depois Sálvio.

    è de mim ou tdos os inicios de época temos uma telenovela Luisão. Será que quer outro aumento ???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos motivos porque acho que Luisão não preenche todos os requisitos. Não houve praticamente um defeso que não falasse no contrato...

      Eliminar
  13. O grupo de jogadores com potencial para ser capitão é muito restrito se tivermos em conta apenas e só dois critérios: 1 - ser titular indiscutível; 2 - ter mais de dois anos de clube. Assim, retirando Luisão (que a continuar no clube deve ser o capitão!!!), sobram Artur; Maxi; Enzo; Sálvio. Excluindo Artur porque é guarda-redes ficam apenas Maxi; Enzo e Sálvio. Para mim a ordem seria Maxi; Sálvio e Enzo.
    Ps: Infelizmente não considerei Garay; Matic; Gaitan e Cardozo porque as suas saídas parecem inevitáveis...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesses nomes todos há um que me parece estar a mais: Cardozo. É demasiado contestado(mesmo que seja um 50/50) para ser capitão.
      Além do mais, pela sua posição estaríamos sujeitos a ficar sem o capitão várias vezes durante o jogo devido a substituições.

      Eliminar
  14. Não acredito que Luisão saia. Mas na se ele sair só vejo o Maxi ser capitão, depois temos é um problema Maxi é um dos jogadores que mais cartões vê durante a época. quanto a Enzo penso que não serve atualmente para ser capitão já que é um jogador intespestivo que ferve em pouca água e não estou a vê-lo ser lider no balneário e no campo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos problemas de Maxi é esse. Os cartões.

      Eliminar
  15. Anónimo8/7/13 10:33

    Cardozo. Não só não devia sair, como devia ser o capitão. Esta história de que "quer sair" não me convence.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cardozo não, pelo que já escrevi noutro comentário.

      Eliminar
  16. Pedro S.8/7/13 12:21

    Maxi e depois Matic se ficar no Benfica, se~sair creio que Salvio ou Artur podem ser uma boa solução!

    ResponderEliminar
  17. Enzo nunca... porque: - apesar de ter garra é um jogador extremamente nervoso, e já levou alguns amarelos pela forma com reclama; por outro lado a atitude que ele teve há 2 anos para com o Benfica foi vergonhosa e não pode ser esquecida!!
    Não acho que o Luisão vá sair, se sair maxi, dp um matic (pode ser um incentivo a ficar :P) ou Salvio!!

    ResponderEliminar

O NGB mantém registo dos comentários. Não use o nickname Anónimo, insira sempre um nickname à sua escolha (em Comentar como: opção Nome/URL). Seja moderado na linguagem, senão será rejeitado. Comente o assunto do post, salvo algum off-topic que se enquadre no contexto do blog.

ranking